News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 04/04

Started by Olho Vivo, 04 de April de 2008, 03:04

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Machado com poder de escolha limitado: só há 16 jogadores de campo

Conta certa para Alvalade

Por António Casanova

MANUEL MACHADO vive dias bem difíceis. São as contas da Europa que tardam em ficar acertadas; são as queixas dos adeptos que se acentuam; são as lesões que não param de devastar a equipa... Alvalade é o destino de fim-de-semana e levar o melhor onze é impossível.

A causa/efeito é manifestamente declarada e demasiado explícita para ser camuflada, embora aos olhos de quem se senta na bancada pouco interessa que o treinador não tenha ao dispor os melhores homens em momentos cruciais...

As críticas e assobios provocados por uma campanha longe de corresponder às expectativas atiram Manuel Machado para uma posição ingrata, multiplicando-se as teorias de que o treinador está a prazo. Verdade? Mentira? A resposta apenas será oficialmente conhecida no final da época. Até lá, é exigido ao treinador que coloque a equipa na Europa. A missão não é fácil e a visita de domingo a Alvalade só vem elevar o grau de dificuldade da tarefa de Machado.

Pior: com tantas baixas na equipa, o treinador arrisca-se a nem precisar de redigir qualquer convocatória: bastará divulgar oralmente a lista em pleno balneário, porque o poder de escolha é superlimitado.

Às ausências confirmadas de Jorginho, João Tomás, Madrid e Wender, poderá juntar-se César Peixoto, caso não recupere dos problemas físicos que o impedem de se treinar normalmente.

Feitas as necessárias subtracções, sobram quatro guarda-redes e apenas 16 jogadores de campo.



Faltava João Pedro...

Diego e alguns milhões a mais

A notícia saiu em A BOLA, mas enfermava de um lapso terrível: é verdade que 50 por cento do passe de Diego Costa foi vendido, na última época, ao At. Madrid por 1,5 milhões de euros, mas não é real que o Sp. Braga vá receber seis milhões numa próxima venda. A receita até seria bem recebida, mas a confusão de números foi gerada pela omissão inadvertida de uma outra venda ao Atlético, registada na mesma altura: parte considerável do passe de João Pedro também foi cedida em troca de 1,5 milhões. Tudo somado, são três milhões de euros. Futuramente, a SAD poderá receber outros tantos milhões, caso decida ceder de vez os direitos dos jogadores e aí, sim, a receita total deverá atingir os tais seis milhões.



TANTOS!... — Incrível a loucura gerada por Jorginho e Miguelito na Escola EB 2-3 de Lamaçães. Ginásio à pinha, longa fila para os autógrafos da praxe, pedidos ininterruptos de bilhetes para o jogo com o U. Leiria, na próxima jornada, tudo sob temperaturas altíssimas, tudo em decibéis impressionantes, para espanto e regozijo da dupla de futebolistas do Sp. Braga. Curiosidade maior: os dois jogadores têm passado feito em grandes clubes nacionais e confirmam agora o quão apreciável é o poder magnetizante do Sp. Braga junto do universo estudantil e juvenil

A.COSTA

Agora como trinco e para fechar o leão
J.L.


Chegar, ver e vencer. Foi assim que Contreras se impôs no Braga, onde chegou durante o mercado de Inverno, mas não na posição que certamente estaria à espera. Aos 29 anos, Contreras, que na Europa representou clubes como o Mónaco, Osasuna, Celta de Vigo e, em 2002/03, o Sporting, construiu a sua carreira como defesa-central, mas, e após três jogos realizados nessa posição, subiu no terreno, fixando-se como médio-defensivo. Essa foi a forma de Manuel Machado conciliar o experiente jogador, internacional pela selecção do seu país por 41 vezes, com Paulo Jorge e Rodriguez, os habituais centrais da equipa. O primeiro teste como trinco aconteceu no Estádio da Luz, onde o Braga dividiu os pontos com o Benfica e Contreras realizou uma exibição segura, justificando a aposta do treinador. Agora, no regresso a Alvalade, seis anos depois, os adeptos leoninos terão a oportunidade de observar algumas das qualidades do chileno que desconheciam e comprovar outras que tantas saudades deixaram. É que como bom sul-americano que se preze, designadamente daqueles que têm o castelhano como língua materna, Contreras faz da raça com que aborda as jogadas a sua principal imagem de marca , característica que poderá ser decisiva para anular um meio-campo leonino que tem na técnica e na circulação de bola a sua força.


"Tem raça e experiência"

Do plantel de que fez parte em Alvalade, apenas o guarda-redes Tiago é uma cara conhecida de Contreras, que ainda jogou com Paulo Bento e Pedro Barbosa. No eixo da defesa, o chileno formou dupla com Beto, agora no Huelva, e o antigo capitão do Sporting não tem dúvidas de que o ex-colega tem qualidade para jogar no meio-campo. "Foi um prazer jogar com o Pablo. No ano passado defrontei-o e, agora, sei que está a jogar como trinco. É uma novidade, mas é um jogador com raça e experiência, por isso pode ocupar perfeitamente essa posição", referiu.


Estes querem mesmo ver o Braga a ganhar
M.S.


Passadeira vermelha no centro do pavilhão, enchente à porta durante uma hora e uma pergunta insistente: "E os bilhetes? Os bilhetes?". Miguelito e Jorginho esfalfam-se a assinar postais e todos são poucos para os putos da escola EB 2/3 de Lamaçães. Eles já conhecem as regras deste jogo: com os craques do Braga vêm bilhetes para ver o futebol. É assim que o clube tem enchido as bancadas.

Tiago, óculos sisudos, postais em riste, assistiu ao jogo com o Guimarães. Tem 10 anos e só espera que o pai possa voltar ao Estádio AXA na segunda-feira da recepção ao Leiria. "É à noite, os pais estão disponíveis", atira Henrique, com um encolher de ombros. Olhar verde vivo, traz o Braga na ponta da língua. "Tem jogadores de qualidade, mas o treinador está a estragar a coisa. O Jesualdo é que era bom, mas está no FC Porto... e é ainda melhor", ri, numa energia que parece disparar com o Sol, multiplicada por muitos pequenotes que, cada vez mais, dão expressão do hino do clube: aqui, vê-se o Braga a ganhar.

Jorginho volta à relva

Foi um pequeno passo na longa caminhada até retomar a competição: Jorginho voltou, ontem, a pisar a relva, pela primeira vez desde que uma rotura de ligamentos o atirou para o departamento médico. Um joelho cedeu durante o jogo com o Setúbal (19ª jornada), pondo termo ao campeonato do atacante. Com perspectivas de um regresso bem mais rápido continuam César Peixoto, Frechaut e Matheus, candidatos a um lugar no onze titular, em Alvalade, que continua a ser testado à porta fechada. Fora de hipótese, também devido a lesões, estão Wender, Madrid e João Tomás.

INQUÉRITO ONLINE

P | Quem deve suceder a Manuel Machado?

Manuel Machado está, ao que tudo indica, de saída do Braga. O quarto lugar, que automaticamente renovaria o contrato do treinador, está longe. Não falta quem o critique, mas, na hora de apontar sucessores, é difícil encontrar, por agora, uma tendência clara. Jesus, a primeira opção da SAD, e Boloni, também proposto, dividem os adeptos.



REALIZADO NOS DIAS 2 E 3 DE ABRIL

VALORES EM PERCENTAGEM


JORGE JESUS: 36

LAZLO BOLONI: 38

OUTRO: 36


Nº DE PARTICIPANTES: 551


in "OJOGO"
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JotaCC

Frechaut pode entrar nas contas para Alvalade

Manuel Machado prepara-se para fazer alterações no onze do Braga que subirá ao relvado do estádio de Alvalade no jogo de depois de amanhã com o Sporting (18.30 horas, SportTV1). A entrada na equipa de Frechaut, no lugar que na partida com o Leixões foi de Roberto Brum, afigura-se como provável, existindo ainda a hipótese de Linz recuperar a titularidade no ataque, em detrimento de Jaílson.

Recuperado dos problemas musculares que o afectaram no início da semana, Frechaut entra nos planos do treinador para alinhar ao lado de Contreras no miolo. Machado deu, anteontem, um sinal claro dessa intenção, ao utilizar Brum de início na partida da Liga Intercalar com o Trofense. Geralmente, os jogadores titulares na Intercalar não o são no jogo seguinte da Liga, pelo que o médio brasileiro deverá mesmo perder o lugar para Frechaut.

No treino de ontem, ficou praticamente definido que César Peixoto não recuperará da contractura nos gémeos da perna direita a tempo do embate com o Sporting. O esquerdino continua a fazer parte do boletim clínico e, tal como Wender, Madrid e João Tomás, não será convocado. A novidade da sessão foi, no entanto, a presença no relvado de Jorginho. O brasileiro, que em Fevereiro sofreu uma rotura de ligamentos num joelho, entrou numa nova fase da recuperação, tendo realizado alguns exercícios de fisioterapia, enquanto o restante plantel acelerava a preparação para a viagem a Alvalade.

SAD desmente notícias

Ontem, a SAD bracarense desmentiu oficialmente algumas notícias veiculadas nos últimos dias, relacionadas com o alegado interesse do F. C. Porto na contratação de João Pereira e com o possível encaixe financeiro de seis milhões de euros pela venda de 50% do passe de Diego Costa.

Em relação a João Pereira, os minhotos afirmam que não chegou à SAD qualquer proposta dos dragões, ou de qualquer outro clube, a exemplo do que se passa com os outros jogadores do plantel. Quanto a Diego, que representa actualmente o Celta de Vigo, por empréstimo do Atlético de Madrid, os bracarenses mantêm o sigilo sobre um eventual negócio, embora seja verdade que detêm uma parte dos direitos desportivos do avançado, no caso de uma eventual venda do passe pelos "colchoneros".

JN

JotaCC

A receita de António Caldas no último abate aos 'leões'
O último confronto entre a equipa arsenalista e o Sporting é de boa memória para os arsenalistas. O Braga venceu por 3-0, com António Caldas a ditar as ordens no banco e Manuel Machado a assistir ao jogo na bancada...

O "forcing" do Sporting de Braga pelos lugares cimeiros da classificação, tendo em vista o apuramento para as competições europeias passa, já, pelo Estádio de Alvalade XXI, tendo em vista o duelo com o Sporting, no domingo (18.30 h). João Tomás, Madrid, César Peixoto, Jorginho e Wender estão de "baixa" e podem falhar o dessafio. Deste lote, os dois últimos funcionaram como peças fulcrais na equipa que levou de vencida os "leões" por 3-0, realizado no Estádio AXA (11 de Novembro). É um jogo de boa memória para os bracarenses, que o diga António  Caldas.

O actual treinador dos juniores do Braga orientou a equipa nessa partida, numa fase de transição de Jorge Costa para Manuel Machado. Caldas teve uma passagem temporária pela formação arsenalista, com uma derrota com Leixões e um triunfo em casa sobre o Sporting. O actual técnico do Braga assistiu ao jogo na bancada e viu Frechaut, Linz e  Jorginho a marcarem os golos da turma arsenalista, deixando a equipa de Paulo Bento de rastos. Por isso, António Caldas tem a receita, face a aposta  na táctica de 4x2x3x1. E surtiu efeito...
Praticamente, foi aí que começou a recuperação do Braga na classificação geral, com Manuel Machado a entrar na semana seguinte ao desafio com os leões. Por isso, o jogo do próximo domingo, marcará a conclusão de uma volta completa de Manuel Machado aos comandos do Sp. Braga.

CM

JotaCC

Manuel Machado com muitas baixas para alvalade

O Sporting de Braga  o boletim clínico mantém-se em sinal vermelho.

Jorginho, Bruno Tiago, Wender, João Tomás são baixas confirmadas para o jogo em Alvalade.

Frechaut e Matheus estão a caminhar para a recuperação e César Peixoto é a grande dúvida para domingo. Se não recuperar Manuel Machado tem apenas 18 jogadores disponíveis para o jogo com o Sporting.


Lazlo Boloni sondado pelo sporting de braga

O Sporting de Braga abordou Lazlo Boloni para ser o treinador dos bracarenses na próxima temporada. O romeno que lançou Hugo Viana, Quaresma e Cristiano Ronaldo no Sporting é o desejado e já foi contactado pela SAD bracarense.

Boloni está actualmente no Al Jazeera, nos Emirados Árabes Unidos, e no seu currículo consta um título português e uma Taça de Portugal.

O principal entrave prende-se com o nível salarial que Boloni aufere actualmente, contudo o romeno vê com bons olhos o regresso à Europa. O facto de Carlos Freitas assumir nos próximos dias toda a estrutura do futebol dos arsenalistas é um ponto a favor da entrada de Lazlo Boloni no Sporting Clube de Braga, isto porque foi o antigo director do Sporting que contractou o técnico à selecção romena no Verão de 2001.


ANTENA MINHO

JotaCC

Um mês para convencer
BRENO DA SILVA ACREDITA QUE VAI ASSINAR CONTRATO ATÉ 2011
      
Breno da Silva chegou em Janeiro para mostrar qualidades até ao final da temporada e justificar, perante a equipa técnica e SAD do Sp. Braga, a assinatura de um contrato válido por 3 anos. A verdade é que das "enormes esperanças" com que se apresentou no Minho não resultaram efeitos práticos: disputou 6 encontros para a Intercalar e na Liga, tapado pela dupla Paulo Jorge/Rodriguez, foi suplente não utilizado nas partidas com o Belenenses (17.ª) e Leixões (24.ª).

Defesa-central de 21 anos, confessa que não está desiludido. "Não é por falta de qualidade que não jogo. A concorrência é muito forte e veja-se os internacionais que estão na equipa e o facto de haver uma estrutura que estava cimentada", explica, confiante que a sua "dedicação e profissionalismo" nos treinos possa ser um contributo para a assinatura do desejado contrato. "Apesar de não estar a jogar na principal competição, sinto que tenho vindo a evoluir. Honestamente, estou satisfeito e julgo que posso, um dia, vir a ser uma peça importante nesta equipa", projectou.

RECORD

JotaCC


Alterações à 26ª jornada

Benfica na sexta, FC Porto no sábado e Sporting no domingo...

A Liga revelou as alterações à 26.ª jornada da Liga, na qual os três "grandes" jogarão em dias diferentes.

Calendário da 26ª jornada:

Sexta-feira, dia 11:
Benfica – Académica, às 20.30 horas


Sábado, dia 12:
E. Amadora – Belenenses, às 17.00 horas


Vit. Guimarães – Boavista, 19.00 horas

Vit. Setúbal – FC Porto, às 21.15 horas


Domingo, dia 13:
Nacional – P. Ferreira, às 16.00 horas


Naval – Marítimo, 16.00 horas


Sporting – Leixões, 19.15 horas


Segunda-feira, dia 14:
Sp. Braga – U. Leiria, às 19.45 horas

RR