News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 02/04

Started by Olho Vivo, 02 de April de 2008, 03:35

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

COFRES BRACARENSES VÃO RECEBER, EM BREVE, INESPERADO REFORÇO DE CAPITAL

Diego Costa rende mais seis milhões

Por ANTÓNIO CASANOVA

MILHÕES à vista no Sp. Braga. Desportivamente, a época até está longe de corresponder às expectativas, mas financeiramente o clube continua a acumular créditos valiosíssimos. Os seis milhões de euros que estão para entrar nos cofres bracarenses referem-se à transferência de Diego Costa para o Atlético de Madrid. Acrescente-se, ainda, 1,5 milhões inicialmente pagos pelos espanhóis e o negócio total atingirá a impressionante soma de 7,5 milhões de euros. Para um jogador que chegou a custo zero, é obra.

Do brasileiro já poucos bracarenses se devem lembrar. O facto de Diego apenas ter vestido durante meio ano a camisola do Sp. Braga ajuda a explicar estranha e justificada amnésia dos adeptos.

Contratado na temporada 2005/2006, com apenas 18 anos, Diego logo foi emprestado ao Penafiel. Aí, o atacante nascido em S. Paulo permaneceria época e meia, não chegando a concluir a temporada 2006/07 porque os bracarenses viram nele valor suficiente para se fixar na primeira equipa.

Ordenado o regresso antecipado ao Minho, Diego esteve a um pequeno passo de se tornar reforço do FC Porto. Bracarenses e dragões chegaram a sentar-se à mesa, houve propostas e contrapropostas, mas o negócio abortou por indicação do líder arsenalista, pois os valores oferecidos pelo clube do Dragão estavam longe de corresponder às exigências de António Salvador.

Do pouco tempo que jogou em Braga, ainda deu para ver Diego Costa assinar um golo importantíssimo, na Taça UEFA, frente ao Parma, que valeu a passagem da equipa aos oitavos-de-final da prova. Desse remate certeiro, que na ocasião valeu ouro, à assinatura de contrato e mudança para o At. Madrid foi um instante.

Braga-Madrid-Vigo

Os espanhóis pagaram, logo no acto legal que confirmou a transferência de Diego, 1,5 milhões de euros por 50 por cento do passe do jogador. Além disso, ficou estipulada uma cláusula de rescisão no valor de 12 milhões de euros e foi dada a garantia de que, a haver futuros interessados no brasileiro, o Sp. Braga receberia metade desse montante.

É exactamente isso que está para acontecer. Diego nem se encontra a jogar pelo At. Madrid — o atacante está emprestado ao Celta de Vigo e cumpre uma época que a Imprensa espanhola diz ser super- interessante... —, mas os madridistas é que terão de repartir os 12 milhões com o Sp. Braga. Isto, porque já há um outro clube europeu disposto a accionar a cláusula de rescisão.

Assim, ao At. Madrid restam duas soluções: vender o jogador ou fazer valer o direito de preferência, comprando os 50 por cento do passe que continuam a pertencer aos minhotos.

Qualquer que seja a solução dos dirigentes colchoneros, quem sairá espantosamente beneficiado é o Sp. Braga, já que o emblema português verá sempre a conta corrente reforçada em mais seis milhões de euros.






João Tomás foi surpresa

Surpresa absoluta no primeiro treino da semana, realizado à porta fechada: João Tomás já passou pelo relvado, iniciando os trabalhos de reintegração, sinal fortíssimo de que até final da temporada ainda haverá hipótese de ver o atacante em acção, contrariando os diagnósticos mais pessimistas, que davam como terminada a temporada para o internacional português.


Madrid fora de Alvalade

Quem também esteve presente na sessão de trabalho de ontem foi Andrés Madrid. O argentino só ainda não recebeu autorização para cumprir o treino integralmente, assim se explicando as reservas exibidas pelo corpo clínico para anunciar a data exacta do regresso do médio à competição, isto num ano bastante aziago para Madrid, tantas e sucessivas as ausências devido a problemas físicos.

Uma coisa é certa: a possibilidade deste centro-campista acompanhar a equipa a Alvalade é bem remota. Cenário idêntico é o que envolve César Peixoto e Wender. Os dois estão entregues aos cuidados do departamento médico e serem convocados para domingo soa quase a improbabilidade.


Todos rumo à capital

À semelhança do que tem acontecido nos últimos tempos, o Sp. Braga colocou à disposição dos seus adeptos e associados um pack para quem quiser acompanhar a equipa a Lisboa.

O preço? Trinta euros e inclui viagem ida e volta, mais o bilhete para o desafio frente ao Sporting, que tem início às 18.30 horas. As inscrições poderão ser feitas na secretaria do 1.º de Maio. Quem só quiser ingresso, também poderá adquiri-lo no mesmo local, por 15 euros.



A FESTA CONTINUA — Ontem na Escola Primária S. João do Souto, amanhã na Escola de Lamaçães. Verdadeiramente impressionante a festa criada pela visita de jogadores do Sp. Braga aos estabelecimentos de ensino do concelho, iniciativa que se prolongará até final da época. Pawel Kieszek, actual n.º 1 da equipa principal, e Ricardo, n.º 1 da formação de juniores mas com direito a pertencer aos quadros da primeira equipa, foram os últimos jogadores a testemunhar o poder de sedução que o emblema possui no universo bracarense mais juvenil. Sócios do futuro? É a intenção, é a intenção...

in A BOLA

JotaCC

Wender fora do baralho para o jogo de Alvalade

Os dias risonhos do Braga no Campeonato duraram pouco. No rescaldo da última jornada, a equipa perdeu fôlego na luta europeia - sem perder o sexto lugar, mas agora à mercê do Belenenses - e perdeu-o também em termos ofensivos: uma ressonância magnética confirmou que Wender é baixa que se prolongará para lá do jogo com o Sporting.

Como se não fosse suficientemente mau perder um elemento-chave no ataque, Manuel Machado viu ontem subtraídos outros dois extremos à cada vez mais curta lista de opções para o sector ofensivo. Zé Manel amanheceu com gripe e Matheus apresentou queixas musculares que o remeteram para um exame médico. O mesmo sucedeu com Frechaut, que também foi forçado a trocar o trabalho de campo por uma ecografia. Só mais adiante se saberá se Matheus recupera, e, até lá, sobram dúvidas na estratégia de Manuel Machado para o encontro com os leões.

A longa lista de lesionados do Braga inclui ainda Jorginho, Andrés Madrid, João Tomás e César Peixoto, pelo que apenas sobraram 14 jogadores de campo, ontem de manhã, no primeiro ensaio para Alvalade.

Por agora curta, a lista de disponíveis deverá em breve incluir o nome de César Peixoto, o que constitui um enorme alívio para Manuel Machado, que, nos últimos tempos, tem visto sucumbir a lesões as sucessivas opções para o meio-campo ofensivo. Depois de Jorginho (rotura de ligamentos), Peixoto adaptou-se na perfeição ao lugar de criativo, que poderá recuperar no domingo, desde que a condição física o permita. Tal como sucedeu com Wender, também esta ausência empobreceu o desempenho bracarense, no nulo com o Leixões, que deixou o quarto lugar a seis pontos, a outras tantas jornadas do fim. Esta distância pontual pode vir a ser irreversível para Manuel Machado, cuja permanência no clube para a próxima época tinha como fronteira a quarta posição. A actual, sem comprometer os objectivos da SAD, abre a porta a outras opções para o comando técnico, sendo. Jorge Jesus, actual treinador do Belenenses, foi o primeiro a ser equacionado, mas entretanto descartado, e o romeno Laszlo Boloni, campeão pelo Sporting, em 2001/02, é o mais recente. Foi sugerido ao presidente António Salvador por Carlos Freitas, que em breve iniciará funções directivas na SAD. Face às lesões, porém, Boloni será o menor dos fantasmas que assombram a semana de Manuel Machado.



João Tomás no relvado

Nem tudo foram más notícias no regresso ao trabalho do plantel do Braga. João Tomás recebeu autorização do departamento médico para regressar ao relvado, embora ainda com limitações na preparação.

O ponta-de-lança lesionou-se no joelho esquerdo em meados de Fevereiro e tem estado a recuperar desde então, iniciando agora uma fase bem mais animadora, que o aproxima dos restantes companheiros no trabalho diário, embora ainda não dispense os tratamento e o ginásio, numa rotina semelhante à que cumpre o médio Andrés Madrid.

O regresso de João Tomás à equipa não se perspectiva para este fim-de-semana, embora o ataque seja candidato a alterações, que, no que respeita ao ponta-de-lança, não serão forçadas por lesões. Nas últimas três jornadas, Machado apostou em Jailson para goleador, por sacrifício de Roland Linz, terceiro na lista dos melhores marcadores do Campeonato. Perante o nulo e a exibição pobre do Braga com o Leixões, o internacional austríaco poderá recuperar o lugar no onze inicial em Alvalade, enquanto espera pela concorrência de Tomás.


Proibido descansar


O desgaste acumulado ao longo da temporada, aliado a um quadro clínico preocupante, aconselharia para esta semana uma preparação mais ligeira, algo a que o Braga não se pode permitir. Esta tarde, a equipa recebe o Trofense, em jogo da Liga Intercalar que confirmará a passagem às meias-finais da prova. Não será possível poupar o plantel a este desafio, uma vez que têm de alinhar pelo menos sete profissionais - metade do número de jogadores de campo ontem disponíveis. Não é o cenário ideal para o Braga, mas o Sporting acumulará mais cansaço na jornada europeia de Glasgow.


À conquista de adeptos


Os guarda-redes Pawel Kieszek e Ricardo foram ontem à tarde os embaixadores do Braga em mais uma missão de angariação de jovens adeptos para o clube, numa sessão de autógrafos, na escola EB1 de S. João do Souto. Amanhã, será a vez de um outro estabelecimento de ensino local - EB2/3 de Lamaçães - receber uma dupla de atletas profissionais e bilhetes à borla para o próximo encontro caseiro da equipa de Manuel Machado, na jornada 26, frente ao Leiria. Estas acções têm melhorado a assistência do Braga.^


INQUÉRITO ONLINE

P | Manuel Machado deve voltar a lançar Linz como titular?

Linz, já! O nulo com o Leixões esgotou a paciência dos adeptos do Braga relativamente à ausência do ponta-de-lança Roland Linz entre os titulares. O melhor marcador da equipa, agora terceiro do campeonato, atrás de Lisandro (FC Porto) e Cardozo (Benfica), perdeu o lugar com o Nacional, e 93 por cento das respostas pedem o regresso.


REALIZADO NOS DIAS 31 DE MARÇO E 1 DE ABRIL

VALORES EM PERCENTAGEM

SIM: 93

NÃO: 7

N.º DE PARTICIPANTES: 852


O JOGO

JotaCC

Recuperação difícil para Wender e César


Wender e César Peixoto não estiveram no treino realizado ontem de manhã pelo plantel do Braga, o primeiro da semana que antecede o jogo com o Sporting, marcado para domingo à tarde (18.30 horas, SportTV1), em Alvalade. O extremo brasileiro fez apenas tratamento à lesão muscular sofrida na passada sexta-feira, enquanto o português ficou no ginásio, também em tratamento à contractura nos gémeos que o afastou da equipa, pelo que a recuperação de ambos para a importante partida com os leões parece complicada.

Os próximos dias serão decisivos, mas o treinador Manuel Machado deverá mesmo ter de começar a pensar numa estratégia que não inclua os dois esquerdinos e que pode passar por manter na deslocação a Alvalade o onze que alinhou no jogo de domingo passado com o Leixões, com Vandinho no meio-campo no lugar que seria de César Peixoto, e Matheus na vez de Wender como extremo-esquerdo.

O treino de ontem ficou marcado pela presença no relvado de João Tomás, que passou para a fase seguinte da recuperação do problema físico que o afasta da competição há várias semanas. O avançado português fez corrida ao lado de Andrés Madrid, que também está indisponível, e, tal como o médio argentino, deverá estar em breve às ordens de Manuel Machado, a tempo de ser opção para o técnico minhoto na parte final da temporada. As outras baixas da equipa arsenalista são Bruno Tiago e Jorginho, que continuam a recuperar de lesões graves.

Hoje, o plantel bracarense voltará a treinar de manhã (10 horas), mas privado dos jogadores que, à tarde, defrontarão o Trofense em mais um jogo da Liga Intercalar, marcada para o Estádio 1.º de Maio (16 horas). Recorde-se que a equipa bracarense lidera a tabela do Torneio Primavera, podendo apurar-se para as meias-finais da prova em caso de vitória ou empate.


JN

JotaCC

SOS na pedreira
WENDER CONTRAIU MICRORROTURA E NÃO DEFRONTA O SPORTING
      
Confirmou-se o pior cenário, depois das limitações constatadas no jogo com o Leixões ao nível das soluções ofensivas. Wender lesionou-se a dois dias da partida com os matosinhenses e, para além da ausência nesse jogo, em casa, ficou ontem a saber-se que não joga em Alvalade e está em risco de falhar a partida com a U. Leiria. O brasileiro contraiu uma microrrotura na face posterior da coxa direita e de momento está limitado a tratamento e ginásio. No sábado, véspera do jogo com o Leixões, abandonou o estádio com evidentes dificuldades de locomoção e anteontem foi submetido a uma ressonância magnética que viria a confirmar as suspeitas do departamento médico minhoto.

César Peixoto ainda limitado

O primeiro treino da semana de preparação para a deslocação a Alvalade não foi animador, pois Manuel Machado contou apenas com 14 elementos, devido aos muitos problemas físicos. Para além da questão de Wender, mais o facto de César Peixoto se manter num regime condicionado e em dúvida, surgiram três novos casos (Matheus, Frechaut e Zé Manuel) a juntar aos que se arrastam no tempo: Bruno Tiago, Jorginho, Madrid e João Tomás. Este último, porém, subiu ontem de manhã ao relvado e trabalhou na companhia do médio argentino.

RECORD

JotaCC

Bracarense Vilas Boas arbitra provável jogo do titulo entre Porto e Estrela da Amadora enquanto Bruno Paixão vai estar no Sporting / Braga.     

O bracarense João Vilas Boas foi hoje nomeado para dirigir sábado a recepção do Porto ao Estrela da Amadora, da 25ª jornada da Liga portuguesa de futebol, que poderá coroar os dragões como tricampeões nacionais.

Também na cidade Invicta, o setubalense Lucílio Baptista arbitra domingo a visita do Benfica ao Boavista, enquanto Bruno Paixão, também de Setúbal, vai estar na partida entre o Sporting e o Sporting de Braga também no domingo.

Na luta pela Liga dos Campeões, o Vitória de Guimarães visita depois de amanhã o Paços Ferreira, num jogo que será dirigido pelo lisboeta Pedro Proença, sendo que o portuense Jorge Sousa estará na partida entre a Académica e o Vitória de Setúbal.


Augusto Duarte, de Braga, que será julgado no âmbito do processo "Apito Dourado" relativo ao jogo Beira-Mar-FC Porto da época 2003/2004, continua fora das nomeações.


ABC e Isave voltam a encontrar-se esta noite, no Sá Leite     

ABC e ISAVE voltam a encontrar-se esta noite no Sá Leite, no segundo jogo dos quartos-de-final do `play-off` da Liga Halcon.

O ABC parte em vantagem, já que venceu o primeiro jogo por 30-28, e Jorge Rito está convencido que dificilmente o ISAVE fará melhor.

A mesma leitura não faz Pedro Ferreira, treinador do ISAVE, que até está convencido que a sua equipa não precisa de melhorar, basta repetir a exibição do primeiro jogo.


ISAVE-ABC... esta noite... a partir das oito... em jogo dos quartos-de-final do `play-off` da Liga Halcon.



Trabalhadores do Bingo estiveram reunidos com o inspector do Trabalho    

Os dezassete trabalhadores do Bingo do Sporting de Braga deslocaram-se esta tarde à Inspecção do Trabalho para pedir o cumprimento dos deveres de fiscalização e o levantamento de autos pela falta de pagamento de três meses ordenados.

A reunião durou cerca de uma hora e os trabalhadores sairam satisfeitos com as promessas feitas pelo inspector. Um dos elementos, Nuno Carvalho, considerou que estão a ser discriminados.

Os trabalhadores prometeram estar amanhã no Estádio AXA em protesto e anunciaram que no próximo dia 10 vai acontecer uma vigília junto à empresa de António Salvador.

ANTENA MINHO

JotaCC

Sp. Braga procura 1.º lugar na Intercalar

O Sporting de Braga recebe, às 16h00 de hoje, no 1.º de Maio, o Trofense, em encontro da última jornada do campeonato da Primavera e onde um empate é suficiente para garantir o primeiro lugar.

DM