News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 01/04

Started by Olho Vivo, 01 de April de 2008, 03:22

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

EMPATE EM CASA FRENTE AO LEIXÕES PÕE EM CAUSA POSSÍVEL CONTINUIDADE DO TÉCNICO

Machado por um fio

Por ANTÓNIO CASANOVA

OS dois pontos perdidos, há dois dias, pelo Sp. Braga poderão ter consequências bem severas para o futuro de Manuel Machado. Com contrato válido apenas até final da temporada, a margem de manobra do técnico está bem mais reduzida. É verdade que a candidatura à Europa continua em aberto — o 6.º lugar, inclusive, poderá ser suficiente para o carimbar do passaporte —, mas começa a ser cada vez mais problemático repetir a classificação da última época. E concluir o campeonato abaixo do 4.º lugar equivalerá, por certo, à despedida do actual treinador.

Os triunfos somados, consecutivamente, frente a Nacional e Naval, a que se poderão juntar os empates anteriormente obtidos na visita ao Benfica e na recepção ao V. Guimarães, não tiveram a sequência desejada na jornada 24.

A igualdade consentida, em casa, diante do Leixões pôs à mostra a face mais negra e crepuscular deste Sp. Braga, decidida e dramaticamente incapaz de repetir o ciclo de jogos bem positivo registado antes do Natal, que coincidiu com a contratação, em Novembro, de Manuel Machado.

Longe vão os dias de harmonia, de pacificação absoluta e de total comunhão de ideias entre técnico e massa associativa, emergindo a certeza incontestável de que as lamentações expressas pelo universo bracarense são em proporção directa ao estranhíssimo estilhaçar dos sonhos mais íntimos da equipa.

Sem arte para manter a distância para os 4.º e 5.º classificados, que volta a ser de seis pontos, a Europa continua, ainda assim, a preencher o horizonte visual do Sp. Braga. Mas a aproximação do Nacional (os madeirenses já só estão a dois pontos) e o único ponto de diferença existente para com o Belenenses fazem adivinhar o elevar da pressão em redor dos arsenalistas, com o 6.º lugar, que também poderá ser sinónimo de presença numa competição europeia, preso por arames.

A seis jornadas do final, há em jogo 18 pontos, somatório suficiente para o Sp. Braga repetir ou superar a pontuação (50) da época passada. O problema está em materializar tamanha ambição, porque até ao último sopro da temporada há, entre outras, dificílimas visitas a Alvalade, Barreiros e Bessa para se fazer, bem como recepções complicadas ao P. Ferreira e Académica.

E porque ficar abaixo do 4.º lugar garantido em 06/07 implicará, quase inevitavelmente, a indisponibilidade do Sp. Braga em prorrogar o contrato de Manuel Machado por mais uma época, é decididamente por um fio que se encontra a vida do técnico à frente dos destinos minhotos.



HÁ UMA VIAGEM PARA OFERECER AOS SÓCIOS

Quem quer ir à Madeira?

A ideia é cativar o maior número de novos sócios e foi ontem anunciada em conferência de Imprensa. Miguel Machado, vice-presidente, João Gomes, director-geral, e Rui Romeiro, destacado elemento do departamento de marketing, deram ontem a cara pela mais recente campanha de angariação de associados promovida pelo Sp. Braga. «Sócio traz sócio» é o lema e os adeptos que mais sócios conseguirem inscrever, até ao próximo dia 17, candidatam-se a uma viagem-dupla à Madeira, com tudo pago (passagem aérea, hotel e bilhete para o jogo frente ao Marítimo, referente à 27.ª jornada, igualmente incluído). A única condição para se habilitar ao sorteio é arranjar, no mínimo, cinco novos sócios, sendo que as inscrições poderão ser feitas na secretaria do Estádio 1.º de Maio, nas galerias do Bingo e nas bilheteiras do Estádio AXA.

Numa segunda fase, segue-se uma outra promoção e, aí, cada novo sócio apresentado corresponderá a créditos, que poderão ser trocados por prémios e produtos de merchandising.

Conhecidos os preços «extremamente favoráveis» dos packs para futuros associados — vão dos 10 aos 20 euros, incluem isenção de pagamento de jóia, mais a oferta das três primeiras quotas e de uma série de vouchers de descontos —, a intenção do Sp. Braga é dar continuidade à promoção que, na última semana e meia, valeu a adesão de mais 100 novos sócios, número que coloca os arsenalistas mais perto da barreira dos 20 mil. Mas até final do actual mandato, que se prolongará por mais dois anos e meio, «o objectivo é chegar aos 30 mil sócios».



César Peixoto pode voltar

Não é 100 por cento garantido, mas a possibilidade é bem forte: César Peixoto, ausente da jornada de anteontem, devido a problemas físicos, poderá esta semana receber alta clínica e autorização para integrar os trabalhos da equipa. Na pior das hipóteses, o esquerdino que Manuel Machado adaptou com sucesso considerável à posição 10 regressará às opções do técnico na 26.ª jornada. Condição idêntica é vivida por Wender, baixa de última hora no jogo com o Leixões.

Leiria joga-se à segunda

A visita do Sp. Braga a Alvalade acontece domingo, ao final da tarde (18 horas), e o desafio imediato, frente ao U. Leiria, realiza-se numa segunda-feira à noite (dia 14, concretamente). Apesar de ser início de semana, os responsáveis minhotos garantem ser perfeitamente exequível o desejo de ver o estádio muito bem composto, na confirmação de um recorde já conquistado na recepção ao Leixões, pois nunca antes o recinto projectado por Souto Moura, na pedreira de Dume, teve três jogos consecutivos com assistências superiores a 20 mil espectadores.

Outra vez na escola

Já hoje, dois futebolistas do plantel principal prometem, a partir das 15.30 horas, pôr em alvoroço a Escola Primária de S. João do Souto, dando sequência a uma operação de charme que se tem repetido semana após semana, com resultados ditos satisfatórios. Além de autógrafos, os jogadores bracarenses irão distribuir bilhetes para a partida com os leirienses. Depois de amanhã, uma outra comitiva bracarense vai à Escola de Lamaçães.

in A BOLA

JotaCC

Freitas sugere Boloni


Ainda com tudo por resolver no que toca à classificação para a próxima edição da Taça UEFA, continua a reinar também uma grande incerteza em torno de quem vai assumir o comando técnico da equipa para a temporada 2008/09. A SAD está a tratar o assunto com enorme cuidado e sob um manto de sigilo, mas é certo que não há, nem haverá uma lista longa de potenciais candidatos. A estratégia visa, por isso, definir o perfil, os alvos e "atacar" com segurança. Jorge Jesus foi, desde há algum tempo, apontado como potencial sucessor de Manuel Machado contudo, o seu nome deixou de fazer parte da lista que, por óbvia influência de Carlos Freitas, passou a incluir no topo o nome de Laszlo Boloni, técnico que foi campeão no Sporting em 2001/02 e que agora poderá também vir a ser convidado a regressar a Portugal para ocupar o cargo de treinador do Braga. Actualmente nos Emirados Árabes Unidos, onde treinar o Al-Jazira, depois de uma passagem pouco feliz pelo Mónaco - segunda experiência em França pós-Sporting, após o Rennes, Laszlo Boloni tem a facilidade de poder desvincular-se do clube árabe a tempo de começar a programar a nova temporada, regressando ao futebol europeu pela "mão" do Braga e a um campeonato que conhece bem depois de dois anos ao serviço do Sporting . De resto, um dos itens do perfil traçado pela SAD bracarense para o novo treinador define isso mesmo, ou seja, deve ser um treinador que conheça bem a realidade do futebol nacional, o que não significa que tenha de ser português. O romeno Boloni preenche esse requisito prévio, fruto de dois anos - entre 2001 e 2003 - passados em Alvalade. A questão que agora se coloca é em saber se a aposta de Carlos Freitas vingará e será o técnico romeno a assumir o comando técnico da equipa do Braga na próxima temporada. Até ao final de Abril deverá haver decisões, até porque até lá o futuro do Braga neste campeonato ficará definido.

Lançou Quaresma e Cristiano Ronaldo


Boloni foi um técnico que viveu duas realidades diferentes em Alvalade, sendo campeão no primeiro ano e acabou demitido no final do segundo fruto dos fracos resultados alcançados. Ainda assim, o técnico húngaro que trocou a selecção romena pelo Sporting, em 2001, foi o responsável pelo lançamento de algumas das mais cintilantes pérolas do futebol português, lançando nesse período no onze leonino Quaresma, Hugo Viana e Cristiano Ronaldo, hoje entre os melhores do Mundo.



César pode recuperar

A estratégia do Braga para a próxima jornada começa a desenhar-se, esta manhã, no departamento médico, onde César Peixoto verá reavaliada a lesão muscular que o afastou do jogo com o Leixões. Uma contractura nos gémeos interrompeu uma série de boas exibições do esquerdino no papel de número 10. A lesão do substituto de Jorginho como criativo - para este último, a época terminou frente ao Setúbal, com uma rotura de ligamentos que não lhe permitirá regressar antes de Agosto - deixou um vazio, em termos criativos, que foi notória diante do Leixões (0-0), mas que poderá ser preenchido já na próxima jornada, caso recupere para a visita a Alvalade, hipótese que os próximos dias tratarão de esclarecer. Outra avaliação particularmente significativa é a da condição de Wender. O extremo passou parte do dia de folga entregue a cuidados médicos: submetido a uma ressonância magnética, saberá hoje a natureza e dimensão da lesão muscular que o remeteu para a bancada, no domingo. Tal como Peixoto, também o brasileiro assume um papel preponderante na manobra ofensiva bracarense, que poderá em breve voltar a contar com o ponta-de-lança João Tomás. O médio Madrid (treino limitado), encerra a lista dos lesionados.


João Aurélio disputado por Braga e Benfica

João Aurélio, extremo do Penalva do Castelo, é o jogador que se segue na lista de compras da SAD. Interessado em reforçar a equipa com um extremo direito - no actual plantel, de raiz, apenas existe Zé Manel - há muito que o Braga está em prospecção em busca de jovens valores e João Aurélio esteve por três ocasiões a ser observado por Aloísio Alves (duas) e João Cardoso (uma). Os relatórios elaborados apontavam no sentido da contratação e, há cerca de duas semanas, António Salvador contactou o empresário Claudino Silva para saber das condições do jogador. Por ter de viajar para África no entretanto, o agente remeteu o assunto para a segunda semana de Abril. No entanto, o Benfica já contactao também o representante com o mesmo propósito. Ex-jogador do Guimarães, tornou-se internacional no último Torneio Internacional da Madeira, em Sub -20, onde apontou um golo na final.

Regresso com dúvidas

Gozada a folga que se seguiu ao empate caseiro com o Leixões é tempo de pensar no jogo com o Sporting, na primeira tentativa para recuperar os pontos perdidos no jogo de Domingo. Manuel Machado agendou um treino matinal, que decorrerá à porta fechada e no qual começará a preparar o jogo com os "leões", por estes dias um adversário directo na luta por um lugar na próxima edição da Taça UEFA. Depois de frente ao Leixões ter sido obrigado a colocar em campo outro sistema táctico por força das lesões de Wender e César Peixoto, o técnico vai saber hoje com o que pode contar.

Apenas 19 jogadores

As lesões que têm afectado a equipa no último mês aumentaram os problemas para Manuel Machado que, para defrontar o Leixões, dispôs de jogadores à justa. É que com três guarda-redes sobram 16 jogadores de campo, uma realidade que ajuda a explicar a convocatória de Breno frente ao Leixões. Com o jogo com o Sporting à porta, as recuperações de parte dos actuais lesionados assume, por isso, uma importância decisiva para os minhotos.



O JOGO

JotaCC

Recuperar ânimo e lesionados para Alvalade

Wender está em dúvida para o jogo de Alvalade


Passada a folga de ontem, o plantel do Braga começa hoje de manhã a pensar no jogo de domingo com o Sporting (18.30 horas, SportTV1), em Alvalade, a contar para a 25.ª jornada da Liga portuguesa. Os próximos dias serão decisivos para a recuperação das lesões musculares sofridas por Wender e César Peixoto, que os impediram de jogar na partida de anteontem com o Leixões.

Os impedimentos de última hora dos dois jogadores, que ficaram inesperadamente de fora da convocatória no sábado, depois de terem sido dados como titulares ao longo de toda a semana passada, criaram problemas ao treinador Manuel Machado, obrigado a reformular toda a estratégia ofensiva na recepção aos leixonenses.

A exibição da equipa bracarense ressentiu-se desse factor, até porque nesta altura Machado não tem grandes alternativas para o lugar que Peixoto ou Wender iriam desempenhar no meio-campo, e o empate a zero registado não foi o resultado que os minhotos ambicionavam, frustrando o objectivo de somar a terceira vitória seguida na Liga, mas as esperanças de apuramento para a Taça UEFA continuam intactas.

A seis jornadas do fim do campeonato, o Braga mantém-se no sexto lugar, que é sinómino de acesso à Europa, mas a concorrência continua a apertar, podendo dizer-se que, até ao 10.º classificado (Belenenses, Nacional, Marítimo e Boavista), todas as equipas ainda podem sonhar com a UEFA. Até ao final da época, os arsenalistas têm três jogos fora com adversários da primeira metade da classificação (Sporting, Marítimo e Boavista) e três partidas em casa com equipas do fundo da tabela (União de Leiria, Paços de Ferreira e Académica), pelo que as contas da corrida europeia estão completamente em aberto.

No final do encontro com o Leixões, Manuel Machado queixou-se de alguns erros de arbitragem, responsáveis pela subtracção de vários pontos ao Braga durante o campeonato, que se fossem conquistados poderiam permitir a entrada na luta pelo terceiro lugar. A verdade é que esse patamar está já muito distante (o Guimarães tem mais dez pontos do que o Braga) e o grande objectivo é agora segurar o sexto lugar ou chegar ao quinto.

JN

JotaCC

Academia do Sp. Braga no Parque da Ponte
A Academia Desportiva do Sp. Braga vai nascer na zona envolvente do Parque da Ponte, aproveitando o Estádio 1.º de Maio, Campo da Ponte e Camélias. A obra arranca hoje com o lançamento da primeira pedra às 15 horas.
   

A Academia Desportiva do Sporting de Braga está a um passo de se tornar numa realidade, já que hoje mesmo é lançada a primeira pedra deste grandioso projecto.
O novo espaço do Sp. Braga, depois de muitas outras hipóteses, foi encontrada após várias reuniões com a Câmara Municipal e fica bem próximo do 'coração' da cidade. O novo espaço do clube vai ser construído na zona envolvente do Parque da Ponte, em Braga, aproveitando a estrutura do Estádio 1.º de Maio, que servirá de apoio aos trabalhos da equipa profissional e escalões de formação.

Neste contexto será, ainda, incluído o actual Campo da Ponte, que se pauta como a base de trabalho para o futebol de formação do clube arsenalista, estendendo-se ainda ao Campo das Camélias, que entre outras obras vai receber relvados sintéticos, e que passa a albergar todas as equipas de formação do Sp. Braga que participam nos 'distritais'.

A construção de mais campos relvados, bem como a remodelação do pavilhão Flávio Sá Leite — que passa a pertencer ao Sp. Braga para aí receber as modalidades amadoras (futsal, basquetebol, etc) — são outras das obras que fazem parte do projecto e que avançam ainda no primeiro semestre deste ano.
Um dos grandes desafios de António Salvador, na eleição para o actual mandato, foi sempre a construção de uma Academia Desportiva, sendo considerado como uma "estrutura necessária" para a evolução do clube.

Desde a primeira hora que António Salvador conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga na evolução deste projecto, tendo definido a zona envolvente do Parque da Ponte para a construção de uma estrutura com diversos edifícios, de acordo com um projecto arquitectónico que se encontra definido, implicando um investimento de mais de 20 milhões de euros e para os quais o Sp. Braga já tem alguns apoios.

As obras do novo espaço do Sp. Braga arrancam hoje, com o lançamento da primeira pedra. A cerimónia está agendada para as 15 horas junto ao Estádio 1.º de Maio e conta com a presença das altas patentes do clube, bem como da Câmara Municipal.


CM
Esta deve ser do 1º de Abril

JotaCC

Wender em dúvida para Alvalade
CÉSAR PEIXOTO TAMBÉM SERÁ HOJE REAVALIADO
      
O plantel principal arsenalista volta hoje ao trabalho. No treino que Manuel Machado orientará às 10 horas e à porta fechada, não estará Wender, por se encontrar lesionado.

O brasileiro fez ontem uma ecografia à coxa esquerda, mas o resultado só hoje será conhecido. O extremo sente dores musculares e, embora a lesão não seja de preocupação máxima, está em dúvida para a visita a Alvalade.

Outro esquerdino que poderia jogar a meio campo – César Peixoto – também está lesionado e será hoje reavaliado. De resto, do jogo contra o Leixões não resultou qualquer baixa adicional, nem por lesão nem tão-pouco por castigo.


Meta nos 30 mil sócios
NOVA CAMPANHA PARA APROXIMAR CLUBE DA CIDADE   
Miguel Machado, vice-presidente para o marketing, apresentou ontem uma nova campanha com o objectivo de levar o Sp. Braga a atingir a meta dos 30 mil sócios.

Assim, qualquer sócio que proponha a filiação de pelo menos outros cinco, fica habilitado para o sorteio, a realizar a 17 de Abril, de uma viagem dupla à Madeira, com estada e bilhete para o Marítimo-Sp. Braga.

Numa segunda fase, quem propuser um sócio acumula um crédito no seu cartão. Quantos mais créditos forem somados, maiores serão as vantagens na aquisição de produtos oficiais do clube.

Recentemente, o Sp. Braga fez uma actualização e viu baixar o número de sócios de 23 para 17 mil. Agora há que tirar resultados das ofertas de convites. "Queremos a recompensa, que é ver essas pessoas tornarem-se sócias", disse Miguel Machado. E por falar em borlas, hoje (15.30) serão dados bilhetes para o jogo com a U. Leiria na Escola S. João de Souto. Quinta-feira é a vez da Escola de Lamaçães.

RECORD

JotaCC

Ranking IFFHS: Sporting é agora o melhor português

De acordo com o ranking da Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS), o Sporting é neste momento o melhor clube português. Para tal, foi decisiva a permanência nas competições europeias, ao contrário de F.C. Porto e Benfica que foram afastados no decorrer do mês de Março.

Os leões seguem no 36º posto da tabela, seguidos de perto pelos vizinhos da Segunda Circular, que desceram para o 39º lugar. Apesar de ter escalado nove postos, o F.C. Porto ainda é 45º. Sp. Braga, Leiria e V. Setúbal continuam a figurar por esta ordem no ranking, sendo que só os sadinos estão mais bem colocados em relação ao último mês.

O Chelsea continua a liderar a tabela da Federação de História e Estatística do Futebol, mas tem agora o Manchester United a escassos pontos. A equipa de Cristiano Ronaldo e Nani recuperou o segundo lugar, «empurrando» o Milan e o Sevillha. O Hamburgo subiu ao top 10, mas o grande destaque vai para a única equipa não-europeia dos primeiros dez: o Boca Juniors da Argentina arrecadou 44 pontos em Março.

Ranking de clubes da IFFHS (Março)

1. Chelsea
2. Manchester United
3. AC Milan
4. Sevilha
5. Liverpool
6. Boca Juniors
7. Roma
8. Hamburgo
9. Barcelona
10. Arsenal
(...)
36. Sporting
39. Benfica
45. FC Porto
144. Sporting de Braga
318. União de Leiria
321. Vitória de Setúbal

MAIS FUTEBOL

JotaCC

#6
Torregri de Inverno



EXCELENTES PRESTAÇÕES...


O Sporting Clube de Braga (SCB) participou no Torneio Torregri de Inverno – Escalão Cadetes (31 nadadores: 20 masculinos e 11 femininos), no qual estiveram presentes 144 nadadores representativos de nove clubes, todos eles pertencentes à Associação de Natação do Minho.

No escalão Cadete "A" as provas do programa foram: 100m Mariposa, 100m Costas, 100m Bruços, 400m Livres e 200 Estilos, enquanto que para os nadadores do escalão Cadete "B" as distâncias foram mais curtas (50m Mariposa, 100m Costas, 100m Bruços, 100m Estilos e 200m Livres), fazendo ainda parte do programa de provas as tradicionais estafetas: 4x50m Livres e Estilos e 4x100m Livres e Estilos.

Não obstante o excelente desempenho desportivo demonstrado por todos os nadadores, destacaram-se da comitiva arsenalista os seguintes nadadores: Laura Gomes (2º lugar aos 100m Estilos, 1º lugar aos 100m Costas, 1º lugar aos 200m Livres e 1º lugar aos 50m Mariposa); Maria Ribeiro (3º lugar aos 100m Estilos, 2º lugar aos 100m Bruços, 2º lugar aos 200m Livres e 2º lugar aos 50m Mariposa); Diogo Ribeiro (3º lugar aos 100m Estilos e 1º lugar aos 50m Mariposa); Luís Ribeiro (2º lugar aos 50m Mariposa); Pedro Gonçalves (3º lugar aos 100m Costas); David Martins (2º lugar aos 100m Costas); Diogo Nelas (2º lugar aos 100m Bruços e 3º lugar aos 200m Livres); Diana Silva (2º lugar aos 200m Estilos e 1º lugar aos 100m Mariposa); Sara Costa (3º lugar aos 100m Costas e 1º lugar aos 400m Livres); Rita Miranda (1º lugar aos 100m Bruços); Pedro Martins (1º lugar aos 400m Livres e 3º lugar aos 100m Bruços); António Silva (2º lugar aos 200m Estilos, 1º lugar aos 100m Costas e 1º lugar aos 100m Mariposa). As equipas de estafetas também alcançaram o primeiro lugar nas seguintes estafetas: 4x50m Estilos e 4x50m Livres (Cadete B Masculino) e 4x100m Estilos e 4x100m Livres (Cadete A Feminino).

A próxima competição realizar-se-á já no próximo mês de Maio – dias 3 e 4 (Torneio de Abertura de Verão) nas piscinas municipais de Barcelos.


ERCÍLIA MACHADO VENCE EM VIGO


TIAGO COSTA 3º CLASSIFICADO

Realizou-se na manhã de hoje em Vigo, a "2ª Carrera Internacional da Universidade de Vigo", numa distância de 10Km.

Com partida e chegada no Campus Universitário, esta corrida contou com a presença de 470 atletas federados, populares e universitários de Portugal e Espanha.

Tiago Costa esteve sempre no comando da corrida com mais 2 atletas espanhóis. Com a meta à vista os 3 atletas estavam a lutar lado a lado pela vitória. Apenas a 50m do final o nosso atleta claudicou um pouco e os 2 atletas espanhóis mais rápidos foram 1º e 2º classificados, tendo Tiago Costa obtido a 3ª posição. Ricardo Vale foi 6º classificado e 1º atleta sub 23.

No sector feminino Ercília Machado comandou a prova desde o início e foi uma folgada vencedora. Raquel Pereira classificou-se na 4ª posição (1ª Júnior) e Sara Pitães foi a 7ª classificada (2ª Júnior).

SC.BRAGA