News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 15/03

Started by Olho Vivo, 15 de March de 2008, 03:11

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

GUARDA-REDES PASSOU PARA O PAPEL o ACORDO VERBAL FIRMADO COM A SAD EM JANEIRO

Eduardo renovou até 2013

Por Pascoal Sousa e António Casanova

A grande época de Eduardo no V. Setúbal despertou a cobiça de emblemas poderosos, mas o futuro do guardião passa mesmo pelo Sp. Braga. SAD e jogador acertaram em definitivo um novo contrato, válido até 2013. Com esta renovação, o clube consegue blindar uma das grandes revelação da Liga.

Em Janeiro passado, A BOLA deu conta da existência de uma proposta para Eduardo prolongar o contrato com o Sp. Braga até 2013. Nessa altura, o guardião esteve nas instalações da SAD para discutir os termos do novo vínculo — o antigo terminava em 2009 — e tudo decorreu dentro de um quadro de grande serenidade e harmonia.

Para titular

Sabe-se, agora, que o acordo verbal foi passado para o papel, tornando mais difícil uma eventual saída de Eduardo para um dos muitos clubes que mostraram interesse em contratá-lo. Com estatuto reforçado por via de uma excelente campanha ao serviço do V. Setúbal, onde é totalista na Liga e um dos jogadores em destaque na equipa, Eduardo recebeu a garantia de que a baliza do Sp. Braga seria sua na próxima temporada. Nada de surpreendente, tendo em conta a instabilidade que assaltou as redes arsenalistas, esta temporada: o espanhol Dani Malo começou por ser titular nos primeiros jogos da época, mas depois foi destronado por Paulo Santos, o qual, por seu turno, perdeu o lugar para o polaco Pawel Kieszek. O novo dono da baliza tem correspondido à aposta, mas na próxima temporada será, com quase toda a segurança, sombra permanente de Eduardo.

Alguns rumores davam conta da dificuldade que a SAD estaria a experimentar para convencer Eduardo a renovar. Na verdade, o que sucede é que o Sp. Braga não revela a mínima intenção de divulgar os passos das negociações com jogadores dos seus quadros enquanto não terminar a época. A prioridade é a luta pela Europa, se bem que o regresso de Eduardo ao Sp. Braga não apanhe o balneário... desprevenido.



Macron veste todo o clube

A marca italiana Macron vai fornecer os equipamentos ao Sp. Braga na próxima época. Fornecedora oficial das selecções nacionais de andebol, a Macron substituiu a portuguesa Lacatoni como marca de referência do clube arsenalista.

Paulo Santos mais forte

Paulo Santos está progressivamente a entrar na dinâmica do plantel. O guardião, que perdeu a titularidade para Pawel Kieszek, esteve nas duas últimas semanas a fazer tratamento a um problema físico que há muito o condicionava. Agora, está a caminho da melhor forma e pronto para batalhar pela titularidade.

Kalaba com visto

O zambiano Rainford Kalaba já tem visto para viajar para Portugal, onde tem chegada prevista para dia 25. O médio vai submeter-se a testes médicos, o último e decisivo passo para assinar contrato por cinco épocas.

in A BOLA

JotaCC

Nove reforços para repetir candidatura


Com Carlos Freitas a poucos dias de iniciar funções e com a dupla Aloísio Alves e Barroso num périplo pelo Uruguai e Argentina, O JOGO apurou quais as posições que estão sobre a mesa para serem preenchidas no futuro plantel. Assim, a aposta vai para aquisição de dois laterais, um para cada lado, numa lógica que vem do facto de haver apenas um jogador de raiz em cada posição no plantel, respectivamente João Pereira e Carlos Fernandes. Ainda na defesa, na lista constam vagas para dois centrais, sendo que a explicação aqui deriva do facto de existirem apenas três jogadores para a posição e de Rodriguez, no final da temporada, ter muitos pretendentes. Continuando a "viagem" pelo plantel, há também intenções de renovar o meio campo ofensivo, com um médio direito e esquerdo, numa zona do terreno limitada com a saída de João Pinto e a lesão de Jorginho, este com regresso previsto para Agosto. Resta dizer que, pelo menos um, terá que deter o perfil para jogar na posição 10, por agora entregue a César Peixoto. Com a asa esquerda do ataque resolvida com Wender e Matheus - embora este tenha já anunciado, via empresário, a intenção de ir embora no final da temporada - vai para o lado direito, onde Zé Manel é o único extremo, a vontade de ter mais um jogador. Por último, os avançados centro, com João Tomás em final de contrato e Linz, à semelhança de Rodriguez com o mercado atento e com a hipótese de se valorizar no Euro'2008, vindo a tornar-se numa transferência frutuosa para os cofres da SAD, Salvador quer comprar dois jogadores.

Espiões na Argentina


Aloísio Alves e Barroso terminam este fim-de-semana uma viagem de prospecção pelo Uruguai e Argentina no sentido de referenciar jogadores que possam, no futuro, vir a constituir-se como eventuais reforços do conjunto minhoto. A dupla de emissários arsenalistas assistiu a vários jogos do campeonato uruguaio e viu jogadores "interessantes", uma tarefa que vai repetir hoje e amanhã nos jogos das equipas que elegeram como potencialmente interessantes para ingressar no Braga em 2008/09.

A CONTRATAR


Um lateral direito e um lateral esquerdo

Dois defesas-centrais

Um médio direito e um médio esquerdo

Um extremo-direito

Dois avançados


Tradição favorável

Apenas por uma vez - e para a Taça de Portugal - o Braga não ganhou à Naval. Foi na época 2002/03, na quinta eliminatória, sendo eliminado nos penáltis (8-7), depois de um nulo no final do prolongamento. Para a Liga, em Braga, duas vitórias (1-0, em 2005/06, e 2-1 em 2006/07). Uma tradição que aos minhotos importa manter.

Paulo Santos "anuncia-se"

Apesar de se ter mantido ontem com treino específico - fez trabalho de baliza mas sempre afastado do restante plantel, confirma-se a notícia avançada por O JOGO de que o guarda-redes Paulo Santos retoma sem limitações, a partir de terça-feira, o plano de preparação.

Táctica ensaiada

O plantel minhoto trabalhou ontem, à porta fechada, a estratégia que vai colocar em prática no Domingo na recepção à Naval. Com todos os jogadores - excepção feita aos ausentes por lesão - disponíveis, Manuel Machado pôde fazer o ensaio à medida das suas pretensões técnicas e tácticas.


INQUÉRITO ONLINE REALIZADO NOS DIAS 13 e 14 DE MARÇO
Acredita que no prazo de três anos o Braga alcançará o número de 30 mil sócios?

A crer nas projecções do inquérito a que responderam os leitores d'O JOGO online afigura-se como muito difícil para o clube atingir os 30 mil associados no decurso do mandato de António Salvador, que expira em 2010. É que 55% dos inquiridos consideram que a meta não será atingida contra os 6% dos que acreditam ser possível no prazo de um ano.

Em apenas um ano

6%

Precisa de dois anos

12%

No final dos três anos

27%

NÃO

55%

Nº de participantes: 717



O JOGO

JotaCC

Onze da Choupana é para repetir amanhã

Contreras voltará a jogar no meio-campo bracarense


Manuel Machado não irá fazer alterações ao onze do Sporting de Braga que na semana passada ganhou na Madeira ao Nacional (0-1), acabando com a série de oito jogos consecutivos sem ganhar na Liga portuguesa, no jogo de amanhã com a Naval (17 horas), no Estádio AXA.

O treinador minhoto vai manter a aposta em César Peixoto como médio-ofensivo e em Jaílson no ataque, voltando a deixar Roland Linz no banco. No meio-campo, o chileno Contreras parece ter, definitivamente, ganho o lugar de trinco, depois de ter sido contratado no mercado de Inverno para a posição de central.

Machado gostou da exibição realizada pela equipa na Choupana, onde o Braga nunca tinha ganho um jogo do campeonato, e não vê razões para mudar, numa partida em que os arsenalistas tentarão dar continuidade aos bons resultados. Depois da Naval, o Braga voltará a jogar em casa, ante o Leixões, pelo que o grande objectivo será somar três vitórias consecutivas na Liga, algo que a equipa minhota nunca foi capaz de fazer na presente temporada.

Este possível ciclo vitorioso surge numa altura em que continua por definir o nome do treinador para a próxima época. Se não conseguir o apuramento para a Taça UEFA,que a verificar-se acontecerá pelo quinto ano consecutivo, Manuel Machado não continuará em Braga, mas a verdade é que, a oito jornadas do fim do campeonato, essa meta ainda é bem possível de atingir, até porque o sexto lugar também deverá permitir a qualificação. No caso de sucesso, a decisão ficará por inteiro nas mãos de António Salvador, que naturalmente já tem outros nomes em mente, sendo o de Jorge Jesus o que mais consenso parece reunir.

Paulo Santos a recuperar

O treino de ontem não trouxe grandes novidades relativamente aos lesionados do plantel, exceptuando o facto de Paulo Santos já ter passado a uma nova fase da sua recuperação, estando agora em processo de reintegração com os companheiros. No início da próxima semana, o guarda-redes poderá começar a treinar sem limitações, o que significa que, devido à paragem do campeonato no fim-de-semana seguinte, o internacional português deverá estar em condições de voltar a lutar pela titularidade antes do jogo em casa com o Leixões.

De resto, Bruno Tiago, Jorginho e João Tomás continuam lesionados, sendo o avançado o único que poderá voltar a jogar em breve. Hoje de manhã (10 horas), a equipa bracarense voltará a treinar à porta fechada, seguindo-se a conferência de imprensa de Manuel Machado, que fará a antevisão à partida com a Naval, e a divulgação, ao início da tarde, da lista de convocados.
      
JN

JotaCC

Paulo Santos ainda não conta
POLACO KIESZEK ESTÁ FIRME
         
Apesar de já se treinar praticamente sem limitações, após aproveitar o mês em que esteve afastado da baliza para curar uma cervicalgia, o guardião Paulo Santos ainda não deverá constar das opções de Manuel Machado.

Chamado à titularidade nos últimos quatro jogos, o polaco Kieszek tem dado conta do recado, pelo que não se justifica a antecipação do regresso do anterior titular.

Jorginho, João Tomás e Bruno Tiago são as outras cartas fora do baralho.

RECORD

JotaCC

Sem margem para erro...
Depois de ter 'matado' o borrego na Choupana, a equipa arsenalista vai tentar agora matar outro... estrear-se a vencer, em casa, neste ano 2008! Faltam oito jogos para o final da Liga e o cerco à UEFA está cada vez mais apertado.

Garantir o apuramento directo para a Taça UEFA — sem ter que recorrer  ao 'suplício' da Taça Intertoto na pré-época — é o mínimo que se pode exigir à equipa do Sporting de Braga, depois de um 'arranque' onde se chegou a falar em títulos e até de ataque à Liga dos Campeões. Um objectivo (Taça UEFA) que está, todavia, longe de ser facilmente alcançado pelos bracarenses, face ao aperto que já existe (Belenenses, Marítimo, Nacional e também Boavista à espreita) e desvantagem pontual para o... Sporting, primeira equipa acima da linha das competições europeias.

Daí que, os próximos dois jogos consecutivos — no Estádio AXA — assumem-se de crucial importância para o Sporting de Braga. O primeiro já, amanhã, frente à Naval 1.º de Maio. Depois, segue-se uma recepção ao aflito Leixões. Duas pêras pouco doces, mas que os comandados de Manuel Machado têm obrigação de digerir sem 'engasgos', sob pena de hipotecarem a tábua de salvação da presente temporada.

O cenário é nebuloso, faltam apenas oito jogos para dar a volta ao texto, mas o borrego matado na Choupana pode ser o ponto de viragem, para uma recta final de campeonato mais condizente com o valor do plantel, o que não tem sido, de facto, até este momento, nem mesmo após a entrada de Manuel Machado ao comando da equipa. Em 19 jogos o Braga venceu apenas... cinco!

É, portanto, sem margem para erro que Manuel Machado prepara a recepção à Naval. O técnico joga também o seu futuro no Braga. Falhar a UEFA será fatal.
Dentro das quatro linhas, o plantel do Sp. Braga treinou ontem à porta fechada, o mesmo sucede esta manhã naquele que será o último apronto antes do jogo.

CM

JotaCC

INICIADOS
2.ª FASE DO NACIONAL ARRANCA AMANHÃ

A 2.ª fase do Campeonato Nacional de Iniciados arranca amanhã (11h00). 12 equipas, divididas por quatro zonas (A, B, C e D) vão disputar quatro lugares, isto é, o primeiro classificado de cada zona assegura o «passaporte» para a Fase Final, a que atribui o título de campeão nacional.
Já amanhã, na Zona A, disputam-se os jogos Repesenses-Sporting de Braga e o FC Porto-Marítimo. No plano teórico, «dragões» e «arsenalistas» são os favoritos à conquista do primeiro posto, embora os insulares do Marítimo sejam uma incógnita pelo facto de terem disputado o Campeonato regional.
No que respeita à Zona B, a concorrência parece ser, teoricamente, menor, ainda que os valores dos clubes envolvidos seja, de alguma forma equilibrado. Assim, a Oliveirense recebe o Feirense e o Beira-Mar desloca-se a Guimarães para jogar com o Vitória. Das quatro equipas, duas disputaram a mesma série a fase regular: a Oliveirense e o Beira-Mar, que disputaram a Série C. Já o Feirense esteve inserido na Série B, enquanto o Vitória de Guimarães actuou na Série A. Jogos da 1.ª jornada da 2.ª Fase: Zona A – Repesenses-Sporting de Braga e FC Porto-Marítimo. Zona B – Oliveirense-Feirense e V. Guimarães-Beira-Mar.

O NORTE DESPORTIVIO