News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 11/03

Started by JotaCC, 11 de March de 2008, 08:29

Previous topic - Next topic

JotaCC

Crise fez de Linz suplente de luxo
Desde que ofereceu a primeira vitória a Machado, Linz só fora suplente uma vez. Até à Choupana, nunca vira um jogo todo do banco

No dia em que os professores saíram à rua para pôr um travão às reformas do sistema de ensino, Manuel Machado contrariou a corrente - não no capítulo da contestação à política educativa, pois está ao lado dos companheiros de profissão e nem hesitaria em manifestar-se com os cerca de 100 mil que, no sábado, inundaram Lisboa, mas no da disciplina que o mantém em avaliação constante, o Braga. Numa medida rara e impopular, enfrentou o Nacional sem Linz, goleador da equipa e segundo melhor do campeonato. Venceu na Madeira, com golo de Zé Manel, mas, ainda assim, a passagem do austríaco pelo banco estima-se breve. Linz fez 10 dos 24 golos bracarenses e é quase sempre decisivo, como convém a um ponta-de-lança nato. É precisamente essa característica que, aqui e ali, leva os treinadores a prescindir dele, fora de casa. Linz é um espécime de área e, em território adverso, tanto Jorge Costa como Machado já cederam à tentação de o deixar no banco, mas, ambos depressa se lhe renderam à eficácia. Desde que assinou a vitória na estreia de Machado, à sétima ronda (Nacional, 1-0), só voltou a ser suplente em Leiria (11ª). Com com tudo e todos em causa, viu o fim da crise no banco, em 90 minutos inéditos.


NÚMEROS

20

Linz chegou ao Braga à segunda jornada e ficou oito minutos no banco. A lesão de João Tomás fê-lo titular. Só falhou um jogo, opção técnica

10

O austríaco já igualou a marca da época passada, no Boavista. Mesmo no banco, é o segundo goleador da liga, atrás de Lisandro .



Zé Manel limitado mas sem fractura


Para Zé Manel, o regresso ao trabalho, no Braga, implicou mais do que o treino de recuperação. O autor do golo da vitória sobre o Nacional, na Madeira, foi submetido a um exame médico para determinar a natureza e extensão da lesão no polegar da mão direita, que revelou uma luxação.

Embora doloroso e particularmente incómodo, por limitar uma série de gestos do quotidiano, o problema não impediu o atacante de se treinar, com a mão devidamente protegida por uma tala. De resto, apesar das dores, Zé Manel disputou todo o encontro com os madeirenses sem que se percebessem as consequências de um lance disputado ainda na fase inicial do jogo em que viria a assinar o segundo golo deste campeonato, em que tem sido menos utilizado do que foi habitual em épocas anteriores. Com o Braga em crise de resultados, Zé Manel recuperou a titularidade na segunda mão da eliminatória da Taça UEFA com os alemães do Werder Bremen e tem vindo a ser opção para Manuel Machado desde então.


INQUÉRITO ONLINE

P | Apesar da vitória, Manuel Machado fez bem em deixar Linz no banco?

Os três pontos ganhos à custa de um golo de Zé Manel e de muito esforço defensivo colectivo não foram suficientes para convencer os adeptos bracarenses de quaisquer benefícios da ausência de Linz no onze titular. O internacional austríaco, de 25 anos, é, para a maioria dos que responderam ao inquérito de O JOGO, a opção ideal no ataque.

SIM 33%

NÃO 67%

Nº DE PARTICIPANTES: 963

REALIZADO NOS DIAS 9 E 10 DE MARÇO


Carlos Freitas assume gestão de todo o futebol do Braga

Carlos Freitas, ex-administrador da Sporting, SAD, vai assumir a responsabilidade pela gestão de todo o futebol do Sporting de Braga. O JOGO sabe que António Salvador, o presidente do Braga, já tem um acordo com Carlos Freitas para que este inicie funções no início de Abril.

O nome do cargo que Carlos Freitas desempenhará - "manager", gestor de activos ou outro - é considerado como o menos importante, dentro do organograma previsto por António Salvador. Essencial é que está definido que o vasto "know-how" de Carlos Freitas deverá ser posto ao serviço de uma gestão articulada de toda a pirâmide do futebol dos bracarenses, dos escalões de formação ao plantel principal - sendo que neste Rui Casaca continuará a ser director-desportivo.

Reforçando-se a área de gestão de todo o futebol do Braga, Carlos Freitas reportará directamente a António Salvador.

O JOGO

JotaCC

Roland Linz volta ao eixo do ataque

Depois de não ter saído do banco na vitória de sexta-feira, sobre o Nacional (0-1), Roland Linz deverá recuperar a titularidade na recepção à Naval 1.º de Maio, que visita o Estádio AXA no próximo domingo.

Manuel Machado prepara-se para efectuar mudanças na estrutura do ataque bracarense. Na deslocação à Choupana, o treinador arsenalista apostou na mobilidade do Jaílson para o eixo do ataque, mas está em vias de regressar à dinâmica habitual, retomando a utilização do vice-líder da lista de marcadores da Liga como unidade mais avançada.

Roland Linz é o homem-golo da equipa da Cidade dos Arcebispos, com 10 apontados no campeonato, mas não factura desde 17 de Fevereiro, quando marcou na derrota com o Setúbal (2-3). Face às características do duelo com os figueirenses, um conjunto que, previsivelmente, se apresentará muito fechado, o internacional austríaco será chamado ao comando do ataque.

Outra vez na escola

Ontem, a equipa de Manuel Machado treinou-se, à tarde, nos relvados de apoio do Estádio AXA - Jorginho, João Tomás, Paulo Santos e Bruno Tiago continuam entregues ao departamento médico -, onde voltará esta manhã, antes de nova acção de charme numa escola. Desta vez, a contemplada será a Escola Secundária de Amares.

JN

JotaCC

Zé Manuel explosivo na retoma arsenalista
JOGADOR FOI FUNDAMENTAL NOS ÚLTIMOS SUCESSOS
      
O golo decisivo na Choupana confirmou o regresso de Zé Manuel às jornadas de glória, duas semanas depois de ter apontado na Luz o tento que valeu o empate ao Sp. Braga.

Dois momentos de inspiração que deram um outro impulso à carreira do experiente extremo e que relançaram os arsenalistas na luta por um lugar europeu.

Com efeito, tardava a afirmação de Zé Manuel no seu clube do coração. Tendo começado a época na condição de suplente, o minhoto só por duas vezes entrou nas opções iniciais de Jorge Costa em jogos da Liga. Muito pouco para quem se foi habituando a fazer parte dos titulares do Paços de Ferreira e do Boavista ao longo de épocas a fio. A transição no comando técnico arsenalista devolveu-lhe o lugar que mais desejava, tendo marcado presença no onze que bateu o Sporting (3-0), sob orientação de António Caldas.

Já com Manuel Machado, foi aposta inicial frente ao Marítimo, mas uma lesão contraída no tornozelo direito, ainda na 1.ª parte, voltou a atirá-lo para fora da equipa. Só voltou a ser utilizado quase 2 meses depois, no empate com o Estrela da Amadora, saltando do banco para o lugar de Matheus.

A titularidade só viria a recuperá-la diante do Werder Bremen, em Braga, com a eliminatória praticamente perdida. Foi substituído, mas isso não o impediu de continuar entre as primeiras opções de Manuel Machado. O extremo agradeceu a confiança e retribuiu no jogo com o Benfica, tendo marcado logo nos minutos iniciais o seu primeiro golo da época. Um tento que só não valeu 3 pontos, porque Luisão restabeleceu a igualdade ainda antes do intervalo.

Depois de ter ficado em branco no dérbi do Minho, Zé Manuel voltou a ser preponderante no passado sábado, assinando o tento que valeu o regresso dos arsenalistas aos triunfos, facto que já não acontecia há quase 3 meses. O Sp. Braga ocupa o 7.º lugar da Liga e voltou a colocar-se no trilho da Europa muito por força da subida de rendimento do extremo de 33 anos.

Uma ascensão que Manuel Machado bem agradece para o que falta disputar no campeonato, a começar já pela recepção à Naval.

RECORD

JotaCC

Aproveitar o factor casa
Depois da vitória moralizadora na Madeira, o Sp. Braga tem agora dois jogos em casa (Naval e Leixões) decisivos para recuperar pontos de olho nos lugares europeus.

Custou, mas foi. Depois de oito jogos consecutivos sem vencer para o campeonato e mais dois na Taça UEFA, o Sporting de Braga virou a página ao vencer na Madeira o Nacional, na última jornada, triunfo que fez sorrir ainda mais a equipa pelo facto de ter sido a primeira vez que os arsenalistas trouxeram na bagagem da Choupana uma vitória.
Uma vitória com sabor especial, que parece ter sido o tónico que a equipa precisava para sair da crise dos últimos tempos e regressar de corpo e alma aos triunfos, de olho nos lugares europeus.
A última vitória do Sp. Braga datava de Dezembro, no confronto na Mata Real, com o Paços de Ferreira (2-0) e, desde essa jornada - a 13.ª do campeonato - a formação orientada por Manuel Machado somou seis empates e duas derrotas, frente ao FC Porto e Vitória de Setúbal.

Um percurso negativo que atirou a equipa dos lugares de acesso à Europa na pró-xima época, mas que teve um ponto final com a vitória na Madeira.
Ultrapassada a crise, o Sp. Braga - que ocupa o 7.º lugar com 30 pontos - terá agora duas oportunidades flagrantes de subir na tabela, com dois jogos em casa nas próximas jornadas.
Aproveitar o factor casa é, por isso, a palavra de ordem para retomar o caminho da Europa, recuperar pontos, e apagar da memória a fase 'cinzenta' dos últimos dois meses. No pensamento está já a recepção à Naval 1º Maio, no domingo, e o Leixões, na 24.ª jornada. Dois importantes jogos antes da deslocação ao Sporting.

Treino de recuperação e mais uma visita às escolas

Depois da vitória moralizadora na Choupana, frente ao Nacional, o plantel do Sp. Braga está já com o pensamento no próximo adversário - Naval 1º Maio. O plantel treinou, ontem à tarde, nos relvados de apoio do Estádio AXA, um apronto em que o técnico Manuel Machado visou a recuperação física dos jogadores que participaram no encontro na Madeira. Os restantes jogadores efectuaram treino normal.
No que diz respeito ao boletim clínico, não há novidades a assinalar. Jorginho e João Tomás mantém-se em tratamento, enquanto Paulo Santos efectua trabalho de reintegração progressiva no relvado e Bruno Tiago continua o treino condicionado.
Hoje, o plantel treina no Estádio AXA, pelas 10h, novamente à porta-fechada.
Prosseguindo a campanha de promoção junto dos mais novos, alguns jogadores do Sp. Braga deslocam-se esta tarde, pelas 15h30, à Escola Secundária de Amares para distribuir autógrafos e bilhetes para o jogo de domingo.

CM

JotaCC

Sobe e desce


A Subir
Carlos Carvalhal
V. Setúbal

Com o mais baixo orçamento da Liga, Carlos Carvalhal construiu uma equipa que está a três pontos de um lugar de acesso à Liga dos Campeões. O treinador não assume a candidatura a um lugar europeu, mas é incontornável que, a oito jornadas do fim da prova, os sadinos estão bem instalados no pelotão da frente.

Quaresma/Jesualdo
FC Porto

É verdade que Pedro Roma facilitou, mas o extremo voltou a ser decisivo em mais três pontos na caminhada solitária dos portistas para o título. Com um novo contrato por mais um ano à vista, Jesualdo festejou o 50.º triunfo entre os "dragões".

Manuel Machado
Sp. Braga

Venceu pela primeira vez este ano e num terreno complicado, de onde só Benfica e Marítimo haviam saído com três pontos esta temporada. Frente ao Nacional, os minhotos interromperam um ciclo de oito partidas consecutivas sem triunfos, que pode marcar o início da recuperação da equipa no campeonato.




A Descer
Paulo Bento
Sporting

Faltará memória aos sportinguistas para recordarem uma temporada em que, após 22 jornadas, somassem menos 20 pontos do que o líder do campeonato. Mais inédito ainda, e totalmente contra a corrente da história futebolística do clube lisboeta, tem sido a sobrevivência do treinador a todos os desaires da época.

Carlos Brito
Leixões

A sétima derrota do Leixões na Liga nem é o mais preocupante, face aos 12 empates que já retiraram 24 pontos ao clube. Sem qualquer vitória fora de portas, a equipa estacionou perto da zona de despromoção, com duas deslocações de alto risco no horizonte: Dragão e Braga. Os alarmes soaram e Carlos Brito recebeu guia de marcha.


PUBLICO