News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Manuel Machado: avaliação até agora

Started by Nuno À-Braga, 12 de March de 2008, 09:24

Previous topic - Next topic

LeonelP

Continuo sem perceber esta campanha contra o Manuel Machado. A equipa não está a jogar muito, mas não me parece que estivesse a jogar antes com os mesmos jogadores. Quanto às escolhas dele para o onze, vocês acreditam mesmo que ele iria tirar o Linz e meter o Jailson porque o Jailson é melhor que o Linz? Qualquer um vê que não e algum motivo ele terá. Tal como tem nos restantes jogadores e restantes escolhas. A gente aqui não chega a saber de um décimo do que se passa lá dentro. A única coisa que podemos avaliar neste momento são os resultados e a forma de jogar. Quanto aos resultados não têm sido os melhores, mas a verdade é que poderia ser muito pior e os objectivos mínimos podem ser cumpridos perfeitamente. Quanto à maneira de jogar, também diziam que o Jesualdo jogava na retranca e depois viu-se. Sempre fui adepto de que uma equipa se constroi de trás para a frente e só com consistência defensiva é possível libertar os médios e atacantes para o que devem fazer.
Resumindo, acho que o MM não é treinador para o enorme, como tenho dito sempre faz-nos falta um Co Adrianse ou parecido. Mas acho que também não é tão mau treinador como pintam, e na actual conjuntura creio que é o melhorzinho que nos podia calhar.

Saudanções.

Nuno À-Braga

- forma como tem lidado com a indisciplina de conhecimento público, de alguns jogadores;
Começou a tentar resolver as coisas a bem, com o Vandinho, mas o mesmo jogador demonstrou que não tem estofo ético para corresponder a quem lhe deu confiança e perdoou erros. Nem lhe peço que jogue bem, mas que se esforce. Como diz a faixa: "Não exigimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar" (já agora, parabéns a quem a escreveu).

- forma como tem lidado com a indisciplina dentro do plantel, de alguns jogadores;
Parece-me que, aos poucos, embora tenha demorado (mas foi o ÚNICO a fazê-lo), está a afastar jogadores que há muito só vinham a gozar com o clube, sem nenhum esforço e muito menos assumpção da sua quota parte de responsabilidades, como o Madrid (primeiro), mas sobretudo com o Vandinho e o Paulo Santos.
Espero que também saiba, tanto quanto lhe seja possível, promover um ambiente propício ao respeito e dedicação, que os que o antecederam jamais conseguiram (ou talvez nem sequer tivessem consciência da necessidade de algo tão básico).

- forma como tem ou não contribuído para a recuperação da auto-estima e/ou desempenho desportivo e/ou atitude de profissionalismo de alguns jogadores; e - forma como tem ou não valorizado os jogadores com atitude mais profissional e abnegada;
Após algumas interrupções de coerência a nível da preferência por certos jogadores, agora, após o afastamento de jogadores que já referi, está a construir um 11 ou um 14 com os jogadores mais esforçados e, coincidentemente, com mais qualidade. Devia tê-lo feito há mais tempo: se ao princípio poderia não conhecer a fundo tal realidade, após uma primeira fase julgo que devia ter tido logo este tipo de atitudes. Porém, compreendo, à luz da possibilidade de pensar não só a curto-prazo, mas tentando castigar menos e recuperar mais cada jogador. Mas há jogadores que nem sequer correspondem à confiança de quem arrisca a sua situação por eles (o único que vai tentando, embora "sem pernas", é o César Peixoto, embora ainda com muito para evoluir em termos de atitude... Talvez por este jogador pelo menos tentar melhorar, é que tem jogado. Vandinho e Paulo Santos não têm demonstrado estofo ético para tal).
MM vai tentando também incluir Miguelito, grande jogador, mas que, devido a longa quase paragem, também precisa de tempo, que MM lhe tem dado.

Gostava de ver discutido algo que reconheço em MM: essa mesma vontade de recuperar bons jogadores, como Madrid. Oxalá consiga o mesmo com os outros. Mas não depende tudo dele, mas dos próprios jogadores. Só que MM tem essa preocupação!

NÃO COMPREENDO NEM ACEITO as dispensas do Castanheira e do Hussaine que, para mim, deveriam ser titulares! Mas talvez não tenham sido decisões só de MM.
Aliás, que interferências haverá, talvez não só de agora (caso existam), de interesses exteriores na constituição do plantel e até do 11? Espero que nenhumas.

- forma como tem lidado com os adeptos; e - forma como tem falado sobre o clube a nível público;
MM tem mostrado respeito e uma atitude positiva em relação aos adeptos e ao clube. Parece mostrar que gosta realmente de cá estar, que teria até talvez um prazer suplementar por ter sucesso especialmente aqui no Braga. Julgo que, a este nível, está bem melhor que o malfadado Jesualdo (quanta falta de respeito tinha, com os seus complexos de pequenez em relação a nós enquanto clube), ou o Rogério ou o Jorge Costa.
Todavia, MM ainda não foi categórico na motivação dos adeptos.
Tristes declarações antes da académica e, ainda pior, o discurso antes do Bremen!!! Perder por um é bom?!?! Nem no Panoiense contra o Real Madrid!!! Depois teve que se transfigurar completamente e até já achava muito possível ganhar-lhes 3-0... Eu também achava, só que antes não achava bom perder por 1, nem sequer empatar.

- desempenho nos jogos em termos de selecção de jogadores, de estratégia e táctica.
Concordo mais com as opções de MM do que com qualquer outro treinador que o antecedeu nas épocas anteriores, mas só com as últimas opções, desde o afastamento de jogadores que referi atrás e da aposta nos esforçados que, coincidente e felizmente, são também melhores.
Vinha a discordar mais da táctica (embora não sempre), até que finalmente vejo dois extremos a abrir a defesa adversária concedendo mais espaços para atacar. Todavia, a nível de estratégia, falta uma maior aposta na subida APOIADA dos laterais e sua COMPENSAÇÃO.
Não o considero tão defensivo como dizem, e acho que é bem menos defensivo em termos de táctica e, sobretudo, em termos de atitude, do que, por exemplo, o Jorge Costa (nem preciso de recordar o jogo de Bolton, pois há MUITOS mais exemplos).

Parece-me que MM é um treinador muito melhor do que a porcaria que por aqui tem passado desde o Rogério. Se fizer bons resultados, julgo que deveria ficar na próxima época.
Também ele precisou naturalmente de um período de adaptação, de estudo, e com muitas contrariedades. Se, mesmo assim, chegar ao fim apenas com 3 ou 4 derrotas, acho que é positivo. Não nos esqueçamos da forma como não ganhámos a: Belenenses, Boavista, Benfica, Guimarães. Se tivéssemos esses 8 pontos a mais que os árbitros nos roubaram, estaríamos muito à frente. Isto já não contando com os 4 pontos que deixamos de ganhar no último minuto dos jogos com Académica, Estrela, mas isso não teve a ver com falta de verdade desportiva.

Uma situação que acho que MM tem gerido muito bem é a participação da Liga Intercalar com, por exemplo, a utilização nesses jogos de jogadores que não jogaram na última jornada na equipa principal, de forma a manter o ritmo e, ao mesmo tempo, fazendo-os jogar não muito, só para manter a forma, para estarem prontos para a equipa principal na jornada seguinte.

Acredito que, com menos estrangeirada e mais jogadores raçudos, sobretudo Portugueses (embora não obrigatoriamente só nacionais, mas na maioria), MM poderá levar-nos longe. Pelo menos pôr-nos ao longo do caminho de algo maior.

Porém, também concordo que a sua continuidade dependerá dos resultados nos jogos que faltam, para os quais estou optimista, se nao voltarem os jogadores-coveiros que estão de parte.

P.S.: embora não considere MM um grande treinador, julgo que é do melhor que por cá anda. E devíamos aproveitar o facto de já estar adaptado e consciente dos problemas do SCB. E reconhecer-lhe que os tenta mudar, quando outros insistiam em intensificá-los. Espero que continue a agir dessa forma.

P.S.2: a minha opinião vale o que vale. Apenas sou alguém atento e que gosta de analisar as questões na sua globalidade. Não sou grande defensor do MM, enquanto que odiava rogérios, jorges costas, etc. MM é bem melhor que esses. Pode ainda não ser quem nos levará muito longe, mas Jesualdo também não era. Mas pode ser quem nos levará longe. Quero sempre melhor, mas também acho que Jorge Jesus não é melhor. Nem Emerson Leão. Nem qualquer Jair Picerni de regional. Gosto do Caldas, mas a minha opinião vale o que vale.

P.S.3: nunca ouvi as claques a mandarem "pró ca.ra.l..." rogérios, jorges costas, vítores manueis, vítores oliveiras nem carlos manueis nem castros santos... A esses, mandei-os eu para tais lados. Haja respeito, antes de mais pelo SCB, pelo EMB, pela nossa terra, pois somos nós que ficamos mal. E, tais palavras, se tiverem de vir a ser engolidas, vão custar muito... Espero que nessa altura, caso chegue, sejam realmente engolidas por muito que custe.
Já a crítica fundada e educada, não é para ser engolida. Tem todo o direito a existir.

xpt_nautilus

Boa analise. Crieo que muitas vezes tem faltado paciencia e consciencia aos adeptos do Braga. As espectativas eram mais que muitas e o rendimento nao tem sido nada de excepcional, alias muito abaixo do espectavel. Eu acredito e sempre o afirmei no valor de Manuel Machado enquanto treinador, acredito que fara uma boa ponta final e se o fizer, porque todos dependem disto, devera continuar a comandar a equipa. Não faz sentido andar à procura constantemente de treinadores, quando o que necessitamos é tranquilidade. A ver vamos o que este resto de epoca nos reserva.

fmrabit

Manuel Machado
"Não masco chiclete nem praguejo no banco "
JORGE FONSECA

Manuel Machado quebrou ontem a sua atitude "low profile" para tecer duras críticas a Jorge Jesus, mescladas com o apontar de dedo a aspectos característicos do técnico do Belenenses. Sem nunca pronunciar o nome de treinador dos azuis do Restelo, Manuel Machado mostrou desagrado por alegadas manobras de bastidores com o objectivo de promoverem Jorge Jesus a treinador do Braga na próxima temporada. Respondendo à questão sobre como estava a lidar com as notícias de novos nomes para assumir o comando técnico da equipa a partir do final desta época, Machado assegurou que o seu futuro será decidido "após a 30.ª jornada da I Liga". "Até lá, só me preocupo em ganhar os jogos, colocando o Braga nas competições europeias", disse, antes de começar um "ataque" ao treinador do clube do Restelo, noticiado esta semana como estando na órbita de potenciais treinadores que interessam à SAD bracarense. "Não me revejo em comportamentos de alguns colegas de profissão. Tenho princípios, ética e valores, mas tenho assistido a comportamentos diários que são uma autêntica porcaria." Reconhecendo à SAD o "direito legítimo de escolher o técnico de acordo com os objectivos que tem em mente para a próxima temporada", Machado manteve o tom crítico: "Não troco o meu currículo pelo dele."

Mantendo o tom e sem nunca pronunciar o nome de Jorge Jesus, Manuel Machado quis facilitar a identificação do alvo das duras palavras. "Não sou técnico de mascar chiclete de boca aberta nem de praguejar no banco dos suplentes, nem sou um iluminado da táctica nem da estratégia, mas apenas uma pessoa que faz o seu trabalho e que possui uma folha de serviços que pode ser consultada e comparada com a de qualquer colega de profissão deste país. E que ponho à vossa disposição para que vejam o que fiz de melhor no período em que estou no activo", concluiu, no remate final da conferência de antevisão. Manuel Machado quis responder ao que considerou serem "recados" passados para a opinião pública. Curioso ainda foi o facto de ter pedido e repetido, diversas vezes, que as declarações sobre o técnico dos azuis do Restelo, cujo nome não pronunciou, fossem transcritas textualmente.

"Só a vitória interessa"

Frente a um adversário que observou nas últimas duas jornadas, Manuel Machado espera ter um Braga "com índices anímicos um pouco melhores, fruto dos três últimos resultados averbados", para uma partida que será de "dificuldade máxima" mas, ao mesmo tempo, de "tolerância zero" para a equipa minhota. "Não há mais tempo para cometer deslizes, por isso só a vitória nos interessa", sublinhou. "Há 24 pontos em disputa, e cada um deles vale ouro para quem tem objectivos e está no limite para os alcançar", acrescentou, apelando à massa associativa para que compareça em peso e que apoie a equipa na primeira das "finais" que restam.

aurelio II

O Sr. Manuel Machado é o treinador do meu clube! De certeza que faz tudo para vencer os jogos mas, por vezes, isso nem sempre está dependente dele. Posso não concordar com algumas das suas opções tácticas mas tenho de as respeitar.

Eu sou pelo Braga, logo, apoio incondicionalmente o Manuel Machado! Espero que seja o melhor treinador do mundo... à frente do meu Braga!

FORÇA Manuel Machado!!!
Braga até ao fim!

Geresiano

Faço minhas as tuas palavras. Estou, INCONDICIONALMENTE, com o treinador, equipa técnica e jogadores. É com eles que vamos entrar, de novo, no trilho europeu. Hoje, como sempre, lá estarei para mais um salto na tabela. Eu acredito. Viva o SCB!

Kilo

Óbvio que quero que a equipa ganhe e se apure para a UEFA, mas a minha opinião sai cada vez mais reforçada: este gajo é um imbecil!!!!

É coisa que se diga esta m€rda???  :o :o :o :o :o

Eu so lhe respondia: "Uns são pretendidos por vários clubes, outros, tem a maioria a fazer figas pelas suas costas para que desapareça o mais rápido possível"!!!

Haja paciência...

Olho Vivo

Quote from: Kilo on 16 de March de 2008, 13:45
Óbvio que quero que a equipa ganhe e se apure para a UEFA, mas a minha opinião sai cada vez mais reforçada: este gajo é um imbecil!!!!

É coisa que se diga esta m€rda???  :o :o :o :o :o

Eu so lhe respondia: "Uns são pretendidos por vários clubes, outros, tem a maioria a fazer figas pelas suas costas para que desapareça o mais rápido possível"!!!

Haja paciência...

São palavras deselegantes? São. São palavras despropositadas? Talvez. Haveria que perceber melhor as motivações do MM, se como alegam alguns jornais Jorge Jesus se tem movimentado nos bastidores lançando rumores do interesse deste e daquele.

Do que tenho a certeza é de uma coisa: quem fica pior na fotografia é a nossa SAD que, fica numa posição muito incómoda, de quem apenas se ouviu... silêncio, quando há ainda objectivos a cumprir nesta temporada...

Seria preciso ser muito inteligente para que alguém na SAD percebesse que, mal rumores da substituição de Manuel Machado surgissem na imprensa, haveria que cortar o mal pela raíz, através de comunicado oficial, sublinhando que temos técnico até final da temporada, que há objectivos a cumprir e que até lá nenhuma decisão quanto à liderança técnica seria tomada - independentemente de a SAD ir trabalhando sobre o assunto?

É aliás sintomático que, segundo alguns dos jornais, um funcionário do Braga tenha tentado terminar a conferência de imprensa quando percebeu o caminho que esta levava. Esta incomodidade evidente (é evidente que estes rumores e esta polémica podem trazer prejuízos à carreira da equipa nesta fase final da época) poderia ser tão facilmente atalhada se houvesse uma gestão da comunicação profissional!!!!

NOTA: quanto a curricula, MM não mente. Sem querer defendê-lo, é muito discutível que o seu próprio currículum seja pior que o de Jorge Jesus...

Kilo

Independentemente de ter razão ou não para o que disse, disse-o num contexto completamente despropositado e de forma, mais uma vez, grosseira e sem qualquer nexo! Desculpem-me, mas não me revejo neste tipo de atitudes! Se houvesse realmente qualquer coisa a dizer, deveria ter sido dito e, como disse o pedro ribeiro, sob a forma de um comunicado da SAD!

Depois da lagosta, as chiclets...  ::)

pamg

Talvez estas palavras do MM sejam como uma critica pra dentro, pois ninuem da SAD negou os rumores que sairam nos jornais( o tal comunicado que faltou... ), e nao tendo esse apoio, talvez sentindo-se "injustiçado" começou a disparatar nesta conferência...

Ana Cunha

Quote from: Kilo on 16 de March de 2008, 15:18
Independentemente de ter razão ou não para o que disse, disse-o num contexto completamente despropositado e de forma, mais uma vez, grosseira e sem qualquer nexo! Desculpem-me, mas não me revejo neste tipo de atitudes! Se houvesse realmente qualquer coisa a dizer, deveria ter sido dito e, como disse o pedro ribeiro, sob a forma de um comunicado da SAD!

A pergunta também, diga-se, foi despropositada! O que tem isso a ver com o jogo de hoje?! O certo é que a imprensa já faz estas perguntas para "picar" e ele respondeu-lhes, e muito bem. Pode ter sido deselegante, tudo bem, mas e a pergunta não o foi? Como se sentirá um técnico ao comando de uma equipa a saber que se fala que a SAD está a tentar contratar o da próxima época?! Para além de coisas que nós nem devemos saber, mas pelo tom do MM ("tenho assistido a coisas...", "falta de ética e profissionalismo de colegas", etc.), este denota que algo se passa e que não sabemos o que é! Pelas suas palavras, parece que os rumores do JJ fazem sentido. E quem está errado então? Quem é que não está a ser profissional? Não me parece que seja o nosso treinador. A SAD, isso sim, é que deveria impedir estas situações. Mal se falou na possibilidade deveria ter desmentido, mesmo sendo verdade, para dar estabilidade ao clube, que é o que mais precisa para os próximos jogos! Mas não, calam-se e deixam os jornais especular. E nós, adeptos, não sabemos da missa a metade e especulamos também entre nós. Depous quem conta um conto acrescenta um ponto e pronto... lá está o "fantástico" clima de instabilidade que se vive no meio do clube.

Olho Vivo

Se houvesse realmente qualquer coisa a dizer, deveria ter sido dito e, como disse o pedro ribeiro, sob a forma de um comunicado da SAD!

Sim... mas não foi dito. E isso faz toda a diferença. Todos nós sabemos dos problemas de autoridade que os diversos técnicos que por aqui têm passado têm tido, fruto a meu ver da pouca cobertura e apoio que a SAD lhes oferece (frequentemente com atitudes contraproducentes). Este silêncio corrói a autoridade do técnico. Era necessário eliminar este foco de instabilidade. Perante o silêncio da SAD, MM resolveu vir a terreiro. Fê-lo para marcar uma posição na corrida ao lugar de nosso técnico para a próxima época? Fê-lo porque sentiu que o balneário poderia reagir com desmotivação perante a sua autoridade diminuída? Não sei. Sei que o fez de forma deselegante (independentemente do comportamento de JJ poder ter sido menos ético) até porque, para o público, não são claras as razões da sua reacção. Não chega essas razões serem insinuadas...

A questão é que, a mim, o Manuel Machado e o Jorge Jesus, pouco importam, com o devido respeito que os dois me possam merecer. O que sai de tudo isto é uma posição fragilizada da SAD... e não creio que a autoridade do técnico tenha sido preservada - o que seria essencial para manter o plantel 100% motivado e concentrado nos objectivos que a equipa ainda deve atingir nesta temporada. Isso é o que me preocupa. Nada mais

Ana Cunha

Quote from: Pedro Ribeiro on 16 de March de 2008, 15:38
Se houvesse realmente qualquer coisa a dizer, deveria ter sido dito e, como disse o pedro ribeiro, sob a forma de um comunicado da SAD!

Sim... mas não foi dito. E isso faz toda a diferença. Todos nós sabemos dos problemas de autoridade que os diversos técnicos que por aqui têm passado têm tido, fruto a meu ver da pouca cobertura e apoio que a SAD lhes oferece (frequentemente com atitudes contraproducentes). Este silêncio corrói a autoridade do técnico. Era necessário eliminar este foco de instabilidade. Perante o silêncio da SAD, MM resolveu vir a terreiro. Fê-lo para marcar uma posição na corrida ao lugar de nosso técnico para a próxima época? Fê-lo porque sentiu que o balneário poderia reagir com desmotivação perante a sua autoridade diminuída? Não sei. Sei que o fez de forma deselegante (independentemente do comportamento de JJ poder ter sido menos ético) até porque, para o público, não são claras as razões da sua reacção. Não chega essas razões serem insinuadas...

A questão é que, a mim, o Manuel Machado e o Jorge Jesus, pouco importam, com o devido respeito que os dois me possam merecer. O que sai de tudo isto é uma posição fragilizada da SAD... e não creio que a autoridade do técnico tenha sido preservada - o que seria essencial para manter o plantel 100% motivado e concentrado nos objectivos que a equipa ainda deve atingir nesta temporada. Isso é o que me preocupa. Nada mais

Concordo a 100% com o Pedro Ribeiro. Aliás, penso mesmo que o problema fulcral do nosso clube vem da SAD, que não apoia e "protege" o clube - treiinador e jogadores - deste tipo de "ataques". Depois claro que a paciência se esgota e é isto que se vê. Não é à toa que no meio de tantos treinadores que temos tido nos últimos tempos, a estabilidade não tenha aparecido! Lamento que o nosso presidente só saiba vir falar a público para criticar os adeptos, quando deveria falar em casos bem mais importantes.

Kilo

Quote from: Ana Cunha on 16 de March de 2008, 15:26

A pergunta também, diga-se, foi despropositada! O que tem isso a ver com o jogo de hoje?! O certo é que a imprensa já faz estas perguntas para "picar" e ele respondeu-lhes, e muito bem. Pode ter sido deselegante, tudo bem, mas e a pergunta não o foi? Como se sentirá um técnico ao comando de uma equipa a saber que se fala que a SAD está a tentar contratar o da próxima época?! Para além de coisas que nós nem devemos saber, mas pelo tom do MM ("tenho assistido a coisas...", "falta de ética e profissionalismo de colegas", etc.), este denota que algo se passa e que não sabemos o que é! Pelas suas palavras, parece que os rumores do JJ fazem sentido. E quem está errado então? Quem é que não está a ser profissional? Não me parece que seja o nosso treinador. A SAD, isso sim, é que deveria impedir estas situações. Mal se falou na possibilidade deveria ter desmentido, mesmo sendo verdade, para dar estabilidade ao clube, que é o que mais precisa para os próximos jogos! Mas não, calam-se e deixam os jornais especular. E nós, adeptos, não sabemos da missa a metade e especulamos também entre nós. Depous quem conta um conto acrescenta um ponto e pronto... lá está o "fantástico" clima de instabilidade que se vive no meio do clube.

Às vezes um " Não comento rumores" fica tão bem... ::)

Mas concordo com todos em relação ao comportamente da SAD, que mais uma vez foi questionável!

NightHawk

Não é pela recente melhoria nos resultados que mudo a opinião que tinha.

o Manuel Machado não é treinador para o Braga, não tem a ambição necessária nem qualidade para tal.

Ganhamos na Madeira com 1 golo caído do céu e tirando isso e mais 2 oportunidades estivemos 90mn a defender.

Hoje tivemos a sorte de marcar um golo aos 33 seg. com a ajuda de um adversário. Passamos a 1ª parte a defender e a 2ª parte, se a equipa tivesse algum discernimento podia ter goleado sem favor.

Continuamos longe da qualidade que deviamos ter. Reconheço a melhoria de performance, mas alguma dela à custa da pressão dos sócios para que Vandinho e Paulo Santos saíssem da equipa, e só quando as coisas estiveram por 1 fio é que se dignou a ver o que qualquer um via.

Já nem vou falar da titularidade do Jaílson, porque até acho que ele é o que tem menos culpa nisso, não tenho dúvidas que esse senhor está cá com 1 contrato com obrigação de fazer alguns jogos a titular. Hoje até esteve bem e acabou por ser o melhor em campo por ter estado nos 3 golos, mas está muito, muito longe da qualidade do Linz.

Em suma, o MM não saiu simplesmente porque estavamos a 10 jornadas do fim da época e não havia ninguém para pegar no comando da equipa.

Tal como disse no ano passado com o Jorge Costa, digo com o Manuel Machado: Não tem qualidade para ser treinador do Braga, deve sair no final da época e vir alguém com créditos firmados. Vão haver pelo menos 3 treinadores portugueses com melhores capacidades no desemprego no fim da época: Manuel José, Fernando Santos e José Peseiro, embora eu continue a preferir um treinador estrangeiro (o Irureta está livre...)

Nuno À-Braga

Era bonito de ver era que comentassem o MM de acordo com critérios que buscam permitir uma análise o mais objectiva possível, tais como os sugeridos neste tópico e outros que achem pertinente.