News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 08/03

Started by JotaCC, 08 de March de 2008, 08:22

Previous topic - Next topic

JotaCC

Baylón regressa a casa

Braga e Alianza Lima chegaram a acordo para a cedência do avançado Baylón ao clube peruano, até ao final da época. O jovem atacante viaja amanhã para o país de origem, onde permanecerá até Junho, tempo suficiente para ajudar o emblema de onde ainda no último Verão se transferiu para o plantel bracarense a disputar o Torneio Abertura, a primeira fase do campeonato local. Baylón acredita que terá "hipóteses de jogar" no clube da capital peruana, ao contrário do que sucedeu nos meses que passou em Portugal: regressa a casa sem conhecer a prova principal lusa, uma vez que, entre lesões e a opção dos técnicos, só encontrou espaço para jogar na Liga Intercalar e pelos juniores.

Apesar de continuar a discutir com o Alianza Lima, via FIFA, o valor a pagar pela formação da jovem esperança do futebol do Peru, o Braga não colocou entraves ao empréstimo. Mas, como, decididamente, estes emblemas não se entendem, quando se trata de questões financeiras, a transferência chegou a estar risco porque o Alianza rejeitava pagar dos oito mil euros mensais do salário.


Braga nunca venceu na casa nacionalista

O jogo que amanhã vai opor o Braga ao Nacional, no Estádio da Madeira, não podia chegar numa altura mais ingrata para os minhotos e, por outro lado, numa fase tão boa para a equipa madeirense. Os minhotos não vencem há mais de dois meses e meio e o adversário, que até joga em casa, não perde há oito jornadas. Mais, a equipa de Manuel Machado terá pela frente um conjunto que nunca derrotou na Choupana, desde que começaram a cruzar-se na época 1988/89. Dos oito confrontos já havidos apenas em três ocasiões (1989/90; 2002/03 e 2006/07) conseguiram sair com um nulo como desfecho. A repetir-se hoje este resultado, as complicações avolumam-se para os arsenalistas que, para atalhar caminho, já fizeram a pré-inscrição para a próxima edição da Taça Intertoto. Com Paulo Santos, Jorginho, Bruno Tiago e João Tomás impedidos de dar o seu contributo, o técnico fez apenas uma alteração na convocatória em relação ao jogo com o Guimarães, trocando Stélvio por Vandinho.

A jogar em casa, o Nacional torna-se ainda mais forte. Aliás, a última vez que os madeirenses cederam pontos em casa aconteceu a 11 de Novembro de 2007, aquando do imprevisível dérbi madeirense com o Marítimo, que os verde-rubros venceram por 2-0. Desde então, somaram quatro vitórias - entre elas o que resultou da primeira derrota do FC Porto esta época - e apenas um empate.

Equipas prováveis

Estádio Madeira, no Funchal

20h30 | sport tv1

Artur Soares Dias [AF Porto]

João Silva + Rui Licínio

Nacional

treinador Predrag Jokanovic

12 | Bracalli GR

2 | Patacas LD

3 | Cardozo DC

44 | Ricardo Fernandes DC

5 | Alonso LE

6 | Cléber MD

26 | Edson MD

10 | Juliano MO

9 | Rodrigo AD

16 | Fábio Coentrão AE

31 | Lipatin AV

-

24 | Belman GR

33 | Felipe Lopes DC

28 | João Coimbra MD

88 | Reinaldo MO

23 | Juninho MO

17 | Adriano AD

21 | Pateiro AE

Braga

treinador Manuel Machado

31 | Kieszek GR

47 | João Pereira LD

3 | Paulo Jorge DC

2 | Rodriguez DC

25 | Miguelito LE

5 | Brum MD

16 | Contreras MD

21 | César Peixoto MO

18 | Zé Manel AD

15 | Wender AE

29 | Linz AV

-

12 | Dani Mallo GR

13 | Carlos Fernandes LE

17 | Frechaut MD

23 | Madrid MD

88 | Vandinho MO

99 | Matheus AE

20 | Jailson AV



Treinar, almoçar e viajar

Com viagem rumo ao Funchal marcad a para as 18h00, o plantel minhoto treinou-se ontem, como é hábito, pela manhã numa sessão que decorreu à porta fechada , com os convocados a receber instruções para se reunirem no AXA a meio da tarde para seguir viagem.


Sem marcar desde 2003/04

O historial de oito jogos entre as duas equipas na Choupana já traçou diferenças bem... dolorosas, já que no total a equipa minhota apenas apontou dois golos ao Nacional em casa. O último foi em 2003/04. Perderam por 5-1 e Wender fez o tento dos minhotos.


Nacional esteve um mês sem sofrer golos


Rafael Bracalli esteve perto de conseguir registos semelhantes aos de Helton e Quim, graças aos 412' consecutivos sem sofrer golos. Os guarda-redes do FC Porto e do Benfica mantiveram as suas balizas a salvo durante 452', e Marcelinho, da Naval, foi quem o impediu de tentar bater a marca que ainda é recorde neste campeonato.

O mês de Fevereiro do guardião foi de alto nível, depois de no final do mês anterior, à 17ª jornada, ter sido chamado à titularidade para minimizar os efeitos da transferência de Benaglio para o Wolfsburgo. Nos três encontros disputados em Fevereiro, Bracalli não sofreu golos frente a adversários como o Benfica, Guimarães e Leixões. A integridade das suas redes foi mantida com a ajuda dos centrais Ricardo Fernandes e Cardozo até que, passada ronda, a Naval marcou.

Aos 26 anos, Bracalli chegou ao Nacional proveniente do Paulista e teve de resignar-se a ficar na sombra do intocável Benaglio.


Machado caça-fantasmas


Pelo menos por esta vez, e por maior que seja a tentação, não há como apontar o dedo ao treinador. Se o Braga nunca ganhou na Choupana a culpa não é de Manuel Machado, que já lá saboreou pelo menos oito - as que o Nacional festejou em casa, em 2005/06, quando chegou ao quinto lugar sob a orientação do homem a quem o campeonato há dois meses e meio lhe nega essa paz que se traduz em três pontos. É já tanto tempo desde a última vitória que este tipo de pormenor "vale o que vale". "Também nunca tínhamos ganho em Paços de Ferreira e ganhámos. Espero que seja um ano de quebra desse tipo de tradição", comentou, cortês. Tudo o que interessa ao Braga é vencer e o Nacional "é um opositor directo", a atravessar "um ciclo muito interessante", que há muito não contempla derrotas: a última aconteceu em Coimbra, já lá vão oito jornadas e emblemas como FC Porto, Benfica e Guimarães. Manuel Machado sabe que, "com a entrada neste último terço da prova, os resultados começam a ter um peso decisivo". Sabe, também, que os resultados recentes não fizeram justiça ao esforço bracarense - "Nos jogos com Guimarães, Benfica e Bremen, a equipa esteve melhor e só por factores meramente pontuais não conseguiu traduzi-lo em vitórias", defendeu -, mas, nesta altura, só os pontos interessam, para não perder terreno para os "quatro ou cinco" candidatos europeus, todos melhor classificados do que este Braga que se recompõe lentamente, pelo treinador, não teme a Choupana, um pequeno recinto que encerra grandes dificuldades, seja quem for o visitante.

Diz quem já foi treinador da casa que o segredo está no "empenho dos jogadores perante um público que apoia sempre", numa "proximidade" que dá ao "factor casa" uma dimensão capaz de fazer a diferença e que o Braga tentará contrariar, concentrado apenas na própria urgência de vencer. "Seria muito importante", insistiu o treinador, à espreita de "um salto claro na tabela classificativa" nos dois jogos caseiros que se seguem, com a Naval e o Leixões, respectivamente. Por agora, porém, é "unicamente" no Nacional que se concentram os esforços para quebrar esta tradição e maldição de Dezembro.


Intertoto é "mais um caminho"

Apesar de o 5º lugar continuar ao alcance, o Braga é candidato a disputar a Taça Intertoto. Belenenses, Marítimo e Nacional, todos mais bem classificados, também apresentaram a pré-inscrição à Federação Portuguesa de Futebol, que, no dia 19, informa a UEFA da escolha final. "É mais uma porta que fica aberta, mais um caminho para o Braga e os clubes que se inscreveram poderem estar na Taça UEFA", comentou Manuel Machado. A vaga na UEFA disputa-se na pré-época.


INQUÉRITO ONLINE

Kieszek vai conseguir impor-se na baliza do Braga e continuar a tirar o lugar ao agora lesionado Paulo Santos?

Apesar de ainda não ter conseguido uma vitória para assinalar a conquista da titularidade, o polaco Pawel Kieszek já convenceu os adeptos do Braga. Uma claríssima maioria reconhece ao sucessor de Paulo Santos na baliza bracarense condições para manter o lugar que Manuel Machado lhe confiou há três jogos, no adeus à UEFA, frente ao Bremen.

REALIZADO NOS DIAS 6 E 7 DE MARÇO

VALORES EM PERCENTAGEM

Nº DE PARTICIPANTES: 469

SIM 74

NÃO 26


O JOGO

JotaCC

"Temos dado indicações de melhoria acentuada"


Manuel Machado defronta hoje uma equipa que já treinou

Mesmo sem vitórias há dois meses e meio e com um jogo pela frente num estádio onde o Sporting de Braga nunca ganhou, Manuel Machado mantém a confiança. O treinador da equipa minhota acredita que os bons resultados voltarão a aparecer com naturalidade, talvez mesmo já na partida de hoje à noite com o Nacional (20.30 horas, SportTV1), na Choupana.

"Não podemos fazer grandes projecções, pois os jogos são todos muito equilibrados e ganha-se e perde-se quando menos se espera. Em teoria, será muito importante vencer este jogo, dado que depois teremos dois em casa, ante o Naval e o Leixões, e em caso de vitória daríamos um salto claro na classificação", afirmou o técnico minhoto, ontem, desvalorizando o facto de o Braga nunca se ter saído bem nas visitas ao terreno do Nacional "A tradição vale o que vale. O Braga também nunca tinha ganho em Paços de Ferreira e ganhou lá esta época. Espero que este seja um ano de quebra desse tipo de tradições".

Machado referiu que a sua equipa tem dado "indicações de melhoria acentuada nos últimos três jogos", recordando as partidas com o Werder Bremen, Benfica e V. Guimarães, e admitiu que conquistar os três pontos na Madeira seria excelente para os objectivos europeus dos arsenalistas "Este encontro é bastante importante para o Braga, pois vai defrontar um opositor directo, que está num ciclo muito interessante, na medida em que não perde há muitas jornadas".

O plantel bracarense treinou ontem de manhã e partiu ao final da tarde para o Funchal, destacando--se na lista de convocados a presença do médio Vandinho, que não tinha sido chamado para as partidas anteriores. Manuel Machado não deverá fazer grandes alterações no onze que defrontou o Guimarães na semana passada, mas existe a hipótese de Matheus jogar de início, no lugar de Zé Manuel, e de Vandinho entrar directamente na equipa, substituindo César Peixoto no meio-campo, embora esta possibilidade seja mais remota.

Inscrição na Intertoto

Manuel Machado confirmou ontem a inscrição do Braga na Taça Intertoto, como forma de "acautelar algum imprevisto no que concerne ao apuramento para as competições europeias". O nono lugar que a equipa minhota ocupa na Liga (poderá passar a oitavo, caso se confirme o castigo de seis pontos ao Belenenses), a nove jornadas do fim, dificulta a concretização do objectivo de nova presença na Taça UEFA, mesmo sabendo que o sexto posto poderá chegar para garantir o apuramento, tendo em conta o facto de o F. C. Porto, Benfica, Sporting e V. Setúbal estarem nas meias-finais da Taça de Portugal.

Em Braga, continua a acreditar-se que a equipa de Manuel Machado será capaz de se qualificar directamente para a Taça UEFA, pelo quinto ano consecutivo, apesar da dificuldade do calendário no que resta do campeonato, mas esta inscrição na Intertoto dá alguma margem de manobra ao treinador. Convocados Pawel Kieszek, Dani Mallo, João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez, Miguelito, Carlos Fernandes, Frechaut, Roberto Brum, Andrés Madrid, Contreras, Vandinho, César Peixoto, Zé Manuel, Matheus, Wender, Roland Linz, Jaílson.
      
JN

JotaCC

"Importante ganhar este jogo"
A tradição diz que o Sp. Braga nunca venceu na Choupana, por isso, o encontro desta noite (20h30), frente ao Nacional, promete emoções fortes. As equipas estão separadas por apenas dois pontos.

Diz a tradição que vencer nunca foi um verbo conjugado pelo Sp. Braga nas deslocações à Choupana. O histórico dos embates entre Nacional e Sporting de Braga mostra que os arsenalistas nunca conseguiram vencer um jogo na Madeira, por isso, o encontro desta noite (20h30), a contar para a 22.ª jornada da Liga Bwin, promete emoções fortes entre duas equipas separadas por apenas dois pontos.
A equipa bracarense partiu, ontem, de olho em quebrar esta 'maldição' e trazer na bagagem para o Continente três pontos que relancem a equipa na tabela.
"É uma tradição que vale o que vale, também nunca tínhamos ganho em Paços e ganhámos, esperemos que seja um ano de quebra desse tipo de tradição e, por isso, é um jogo muito importante para o Sp. Braga. É um opositor directo, que está num ciclo muito interessante, na medida em que não perde há seis ou sete jornadas", sublinhou o técnico Manuel Machado, lembrando que a entrada no último terço do campeonato  faz com que os resultados tenham "um peso decisivo".

Machado considera que o Sp. Braga "vem de uma fase de resultados menos interessantes", no entanto, nos últimos jogos (V. Guimarães e Benfica) "tem dado uma notória indicação de que tende a melhorar o rendimento" e só por "factores pontuais não conseguiu traduzir os jogos em vitórias". "Esperamos que desta vez o consiga fazer", frisou, acrescentando que a equipa está consciente das dificuldades e do Nacional ter o hábito de aproveitar da melhor forma o factor casa.
O confronto na Choupana abre um ciclo de jogos decisivo para as aspirações do Sp. Braga esta época, daí que o técnico é claro: "seria muito importante ganhar este jogo. Depois temos dois jogos em casa que, ao serem consumados em vitórias, nos faria dar um salto claro na tabela".

Baylón emprestado ao Alianza Lima até Junho


O jovem peruano Baylón foi emprestado pelo Sp. Braga  ao Alianza Lima, até Junho. O avançado, de 18 anos, teve pouco espaço no clube arsenalista e terá, assim, oportunidade de prosseguir no clube de onde saiu para assinar contrato de cinco anos pelo Sp. Braga, no início desta temporada.
Recorde-se que Baylón - apesar de ter feito uma pré-época de destaque - foi pouco utilizado, primeiro devido a problemas burocráticos (apenas em Janeiro foi inscrito na Liga de Clubes) e depois devido a lesão.
Em declarações ao site oficial do Sp. Braga, Baylón considerou que a oportunidade de voltar a jogar num clube grande como o Alianza é boa para o seu futuro, até porque, não vinha a ser opção na primeira equipa dos arsenalistas. "Aqui não tenho tido oportunidades de jogar na primeira equipa, mas não baixo os braços. Penso que esta foi a melhor solução para mim e para o Sp. Braga, mas depois quero voltar bem, como um goleador, para ajudar este clube", frisou. O jogador parte amanhã para o Peru.

CM

JotaCC

Quatro clubes inscritos na Intertoto
BELENENSES, MARÍTIMO, NACIONAL E SP. BRAGA

Foram quatro os clubes portugueses que decidiram avançar com as respectivas inscrições para poderem competir na Taça Intertoto da próxima época. São eles Belenenses (actual 6.º classificado na Liga), Marítimo (7.º), Nacional (8.º) e Sp. Braga (9.º).

Estes quatro clubes entregaram os documentos na Federação Portuguesa de Futebol, que os encaminhará para a UEFA. No entanto, caso algum deles alcance um lugar na Liga de acesso à Taça UEFA, a inscrição fica automaticamente anulada, entrando nesta última competição directamente.

RECORD

JotaCC

Manuel Machado realça importância de um triunfo na Madeira

O treinador de futebol do Sporting de Braga, Manuel Machado, considerou, hoje, que vencer o Nacional da Madeira, no jogo de sábado, é muito importante para galvanizar a equipa que, depois, tem dois encontros seguidos em casa.
Nacional da Madeira e Sporting de Braga defrontam-se sábado, na Choupana, em encontro da 22ª jornada da Liga, num confronto entre adversários directos na luta por um lugar europeu e, também por isso, o técnico "arsenalista" realça a importância de um triunfo.

O Nacional da Madeira ocupa a oitava posição da Liga, com 29 pontos, mais dois que o Sporting de Braga, nono da tabela.

''Não podemos fazer grandes projecções pois os jogos são todos muito equilibrados e ganha-se e perde-se quando menos se espera. Em teoria será muito importante vencer este jogo, dado que, depois teremos dois jogos em casa (Naval e Leixões) e em caso de vitória daríamos um salto claro na classificação'', disse Manuel Machado.

O técnico, que falava em conferência de imprensa após o último treino da equipa antes da partida para a Madeira, referiu, no entanto, que o momento é ''apenas de concentração na partida com o Nacional''.

O Sporting de Braga nunca venceu na Choupana - onde Manuel Machado já trabalhou - mas o técnico diz que a tradição ''vale o que vale'', lembrando que ''o Braga também nunca tínhamos ganho em Paços de Ferreira e ganhou esta época (2-0)''.

Manuel Machado mostrou-se esperançado que este ''seja um ano de quebra desse tipo de tradições'', referindo ainda que a partida com o Nacional ''é muito importante para o de Braga pois vai defrontar um opositor directo e que está num ciclo muito interessante, na medida em que não perde há sete ou oito jornadas''.

Mesmo sem vencer há nove jogos, Manuel Machado diz que a sua equipa diz que a sua equipa ''nos últimos três ou quatro jogos, tem dado indicações de uma melhoria acentuada'', recordando as partidas com Guimarães, Benfica e Werder Bremen.

O técnico confirmou, ainda, a pré-inscrição do Sporting de Braga para a Taça Intertoto, como forma de ''acautelar algum imprevisto no que concerne ao apuramento para as competições europeias''.

Nacional da Madeira e Sporting de Braga jogam a partir das 20:30 de sábado, na Choupana, com arbitragem do portuense Artur Soares Dias.

LUSA

JotaCC

IMPORTANTE VENCER NA CHOUPANA

O treinador do Sporting de Braga considera que vencer hoje (20h30) o Nacional é muito importante para galvanizar a equipa que, depois, tem dois encontros seguidos em casa. Nacional e Sporting de Braga defrontam-se hoje, na Choupana, num confronto entre adversários directos na luta por um lugar europeu e, também por isso, Manuel Machado realça a importância de um triunfo. "Não podemos fazer grandes projecções pois os jogos são todos muito equilibrados e ganha-se e perde-se quando menos se espera. Em teoria será muito importante vencer este jogo, dado que, depois teremos dois jogos em casa (Naval e Leixões) e em caso de vitória daríamos um salto claro na classificação", disse o técnico.
Manuel Machado referiu, no entanto, que o momento é "apenas de concentração na partida com o Nacional". O Sporting de Braga nunca venceu na Choupana – onde Manuel Machado já trabalhou –, mas o técnico diz que a tradição "vale o que vale", lembrando que "o Braga também nunca tinha ganho em Paços de Ferreira e ganhou esta época (2-0)".
Manuel Machado mostrou-se esperançado que este "seja um ano de quebra desse tipo de tradições", referindo ainda que a partida com o Nacional "é muito importante para o de Braga pois vai defrontar um opositor directo e que está num ciclo muito interessante, na medida em que não perde há sete ou oito jornadas".
Mesmo sem vencer há nove jogos, Manuel Machado diz que a sua equipa "nos últimos três ou quatro jogos, tem dado indicações de uma melhoria acentuada", recordando as partidas com Guimarães, Benfica e Werder Bremen.
A pré-inscrição do Sporting de Braga para a Taça Intertoto é, segundo o treinador, uma forma de "acautelar algum imprevisto no que concerne ao apuramento para as competições europeias".

Vandinho regressa

O regresso de Vandinho e a ausência de Stélvio são as novidades nos convocados. Ausente por opção técnica do dérbi minhoto, o médio brasileiro volta a ser chamado por Manuel Machado, podendo ser uma das opções para o onze.
Devido a lesão, continuam igualmente ausentes o guarda-redes Paulo Santos, o médio ofensivo Jorginho e o ponta-de-lança João Tomás.
A comitiva «arsenalista» viajou ontem ao final da tarde para a Madeira.
Convocados: Dani Mallo e Kieszek; João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Pablo Contreras, Carlos Fernandes e Miguelito; Roberto Brum, Frechaut, Andrés Madrid, César Peixoto e Vandinho; Zé Manel, Jaílson, Wender, Roland Linz e Matheus.


ALA NUN'ÁLVARES RECEBE BRAGA AMANHÃ

O Ala Nun'Álvares e o Sporting de Braga, duas equipas que ainda não conseguiram vencer na Série dos Últimos da Divisão A1, defrontam-se amanhã. A partida entre as duas equipas que, na fase regular, ocuparam os dois últimos lugares da tabela classificativa, está agendada para as 16h00.

CONFRONTO DE «TITÃS» NA SÉRIE DOS PRIMEIROS

A partida entre o Belenenses e o Vitória de Guimarães, às 15h00, é o «prato» forte da segunda jornada da Série dos Primeiros da Divisão A2. As «azuis» do Restelo ocupam a primeira posição da tabela e vêm de uma vitória ante o Boavista, por 3-1, enquanto as vimaranenses bateram o Arcozelo, pelo mesmo resultado. Também amanhã, mas às 17h00, as «axadreza-das» deslocam-se ao reduto do Arcozelo. Na Série dos Últimos, o CV Lisboa recebe hoje a Juventude Pacense, às 15h00, e o Santo Tirso joga em casa do Oeiras, às 18h00. Amanhã, às 17h00, o Póvoa recebe a Académica, às 17h00.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Sporting Braga: Baylon emprestado ao Alianza Lima     

O Sporting de Braga confirmou , o empréstimo, até final de Junho, do avançado peruano Jair Baylón ao Alianza Lima, do Peru.

Com 19 anos, Jahirsino Julio Baylón Yglesias chegou ao Sporting de Braga no início da temporada, mas nunca foi opção para a sua equipa principal, tendo-se limitado a jogar nos juniores, ou na Liga Intercalar. Hoje, os "arsenalistas" confirmaram, no seu site oficial, a cedência do atleta ao Alianza Lima, permitindo, desta forma, "a evolução desportiva do jogador num clube que disputa competições ao mais alto nível". O Alianza Lima é o clube onde Jair Baylón fez a sua formação desportiva, e ao serviço do qual conseguiu o estatuto de internacional em sub-17 e sub-21 pelo seu país.


Braga recebe Naval no Domingo à tarde      
   
O jogo entre Sporting de Braga e Naval Primeiro de Maio, da 23ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol, revelou hoje a LPFP no comunicado de alterações à jornada. Já o Sporting vai  fechar a 23ª ronda de futebol (segunda-feira) tendo em conta que a equipa leonina uns dias antes, na quinta-feira de 13 de Março, joga a segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA no Estádio de Alvalade, com o Bolton. O Benfica, que na semana anterior jogará a 12 de Março com os espanhóis do Getafe, entra em acção no mingo, com uma visita ao Estádio dos Barreiros, onde defrontará o Marítimo a partir das 19:00. O líder FC Porto jogará no sábado de 15 de Março, às 21:15, no Estádio do Mar, frente ao Leixões e numa jornada que abre um dia antes, na sexta-feira, com a recepção do lanterna vermelha União de Leiria ao Vitória de Guimarães (20:30).
Jogos da 23ª jornada:
Sexta-feira, 14 Mar:
União de Leiria - Vitória Guimarães, 20:30 (SportTV1)
Sábado, 15 Mar:
Académica - Belenenses, 19:15 (SportTV1)
Leixões - FC Porto, 21:15 (TVI)
Domingo:
Boavista - Estrela da Amadora, 16:00
Paços de Ferreira - Vitória de Setúbal, 16:00
Sporting de Braga - Naval 1º de Maio, 17:00
Marítimo - Benfica, 19:00 (SportTV1)
Segunda-feira, 17 Mar:
Sporting - Nacional, 19:45 (SportTV1)

MAIS ACTUAL

JotaCC

Campeonato Nacional de Hóquei em Patins

Jogos da 26.ª jornada do Nacional de Hóquei em Patins, que se disputam este sábado


    Académica Espinho - Juventude Viana, 18:00

    FC Porto - Juventude Ouriense, 18:00

   Valongo - HC Braga, 18:00

    Candelária - Gulpilhares, 18:00 (17:00, horas locais)

    Portosantense - Alenquer Benfica, 18:00

    Óquei Barcelos - Oliveirense, 18:00

    Cambra - Benfica, 18:00.

RTP

JotaCC

Braga vence o Nacional na Madeira

O Braga não ganhava há quase três meses e nunca o conseguira no estádio do Nacional. Hoje quebrou estes dois enguiços, num jogo interessante, com oportunidades para ambos os lados. Acabou por ser Zé Manuel, na marcação de um livre-cruzamento ao qual ninguém chegou, a obter o tento do triunfo dos minhotos, que alcançaram o Marítimo no sétimo lugar, enquanto o Nacional se mantém, para já, na oitava posição. O jogo começou logo de forma intensa, com as duas equipas à procura do golo, mais o Braga, através de potentes remates de César Peixoto. O único golo da partida chegou cedo, aos 26', por Zé Manuel, que marcou um livre sobre a esquerda do ataque minhoto sem que ninguém tenha conseguido tocar na bola, que só parou no fundo da baliza de Bracalli. Respondeu o Nacional de imediato, mas só aos 45' dispôs de uma verdadeira chance de golo, com Kieszek a largar uma bola que só não parou no fundo da sua baliza porque João Pereira o evitou. No segundo tempo o jogo continuou atractivo, com as duas equipas empenhadas num futebol atacante. Aos 66', Lipatin, em excelente posição atirou ao lado, mas seria César Peixoto a ter nos pés o 2-0. O médio do Braga isolou-se e correu uns bons vinte metros com a bola para rematar ao lado diante do "aterrorizado" Bracalli. Fábio Coentrão rematou à barra naquela que seria a derradeira oportunidade de golo do jogo.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga estreia-se a vencer na Choupana

O Sp. Braga somou esta noite a primeira vitória na Choupana, vencendo o Nacional por 1-0. Golo solitário de José Manuel, no minuto 26, permitiu aos «arsenalistas» interromper série de oito jogos sem vencer, impondo, por outro lado, o primeiro desaire ao conjunto madeirense nas últimas nove partidas.

Estádio da Madeira, na Choupana

Árbitro: Artur Soares Dias, Porto

Nacional: Bracali; Patacas, Ricardo Fernandes, Cardozo e Alonso; Cléber, Edson e Juliano; Juninho (Lipatin, 54m), Rodrigo (Adriano, 83m) e Pateiro (Fábio Coentrão (54m)

Suplentes não utilizados: Belman, Felipe Lopes, João Coimbra e Reinaldo

Sp. Braga: Kieszek; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez e Carlos Fernandes; Contreras (Frechaut, 75m) e Roberto Brum; José Manuel (Andrés Madrid, 66m) César Peixoto e Wender (Matheus, 58m); Jaílson

Suplentes não utilizados: Dani, Miguelito, Linz e Vandinho

Ao intervalo: 0-1

Disciplina: Cartão amarelo para Juninho (17m), Contreras (19m), Pateiro (23m), Roberto Brum (52m), César Peixoto (72m), Frechaut (86m)

Marcadores: 0-1, José Manuel (26m)

Resultado final: 0-1


FC Porto «esmaga» Ouriense

O FC Porto cilindrou hoje o Juv. Ouriense por 14-1, em jogo da 26.ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins, e vai defrontar o Gulpilhares, que terminou a primeira fase na oitava posição, nos play-offs.

Já o Benfica, que venceu o Cambra por 5-2, terminou a primeira fase em segundo lugar e vai defrontar o Candelária, sétimo classificado.

Oliveirense e Portosantense, terceiro e sexto classificados, respectivamente, vão disputar entre si os play-off, ao passo que o outro jogo discute-se entre Juv. Viana (4.º) e O. Barcelos (5.º).

No grupo de despromoção ficaram HC Braga, Valongo, Cambra, Acad. Espinho, Juv. Ouriense e Alenquer Benfica.

Resultados

Acad. Espinho - Juv. Viana, 3-3
FC Porto - Juv. Ouriense, 14-1
Valongo - HC Braga, 7-5
Candelária - Gulpilhares, 6-0
Portosantense - Alenquer Benfica, 7-0
O. Barcelos - Oliveirense, 4-5
Cambra - Benfica, 2-5


A BOLA

JotaCC

Machado fala em resultado importante, Correia elogia jogadores

Manuel Machado, treinador do Sp. Braga, depois da vitória na Madeira frente ao Nacional, da 22ª jornada da Bwin Liga, em declarações à SportTV:

«Felizmente conseguimos vencer, apesar da simpatia que nutro por este clube, do qual levei muito boas recordações. Apesar da estatística apontar para um passado menos bom aqui, quebrámos esse registo. É importante, porque o campeonato está a chegar ao fim. Não temos tido muita felicidade e temos sdo penalizados. Este resultado dá-nos moral para o resto da época.»

[Sobre a justiça no resultado] «Controlámos muito bem o meio-campo, onde há dois, três jogadores de grande qualidade. Com dois médios de contenção conseguimos anular esse aspecto do nosso adversário. Conseguimos marcar e no segundo tempo sabíamos que ia haver uma reacção natural do Nacional. Não me lembro de grandes defesas do meu guarda-redes, apesar da bola na trave do Coentrão... Mas antes disso tivemos a melhor oportunidade para matar o jogo, nos pés do César Peixoto.»

Duarte Correia, adjunto do castigado Jokanovic:


«Dou os parabéns ao Sp. Braga, que foi feliz como obteve o golo. Não fomos inferiores, fizemos tudo para ganhar este jogo, mas não conseguimos. Tivemos boas oportunidades e os jogadores deram tudo. Pelo menos nesse aspecto estamos de parabéns.»

[Questionado se a derrota tinha sido um revés na luta pela Europa] «O Nacional luta pela estabilização e permanência na Liga. Queríamos ganhar este jogo, mas foi um percalço nesta caminhada para esse objectivo.»

[Sobre a ausência de Jokanovic do banco] «A equipa está habituada a uma certa liderança e a sua falta faz-se sempre notar.»


Nacional-Sp. Braga, 0-1 (ficha)



O Sp. Braga foi vencer o Nacional à Madeira e ultrapassou o adversário desta noite na classificação colando-se ao Marítimo no sétimo lugar.

Zé Manel marcou o golo decisivo aos 26 minutos cobrando para a área um livre que acabou por entrar sem que alguém tocasse na bola.

Foi um jogo bem interessante o desta noite de sábado, que merecia ter mais golos.`

à 22ª jornada, os barcarenses voltaram a ganhar oito jogos depois, assim como os madeirenses perderam ao final do mesmo números de partidas.


Nacional-Sp. Braga, 0-1 (crónica)


O Braga estava obrigado a vencer. E venceu. Após nove jornadas, Manuel Machado viu a sua equipa regressar aos triunfos após oito jogos e manter a esperança na obtenção de um lugar Europeu. O Nacional quebrou uma série de oito jogos sem perder ao ser anulado em termos tácticos e só Coentrão mexeu um pouco com essa apatia.

Agora, os «alvinegros» ficam mais distantes da Taça UEFA, sendo mesmo ultrapassados pela equipa minhota.

O Nacional surgiu com um onze onde Pateiro foi a grande surpresa no lugar de Fábio Coentrão e com Juninho também na equipa. Desta forma, Jokanovic apostava em fechar bem os flancos bracarenses. Manuel Machado também surpreendeu ao deixar Miguelito e Linz no banco.

Logo aos dois minutos, Juninho rematou forte ao lado, mas com algum perigo, após um bom trabalho individual. Continuando a aposta em resolver cedo a contenda, Alonso rematou à baliza de Kieszek com perigo, à entrada da grande área. O Braga teimava em acertar marcações e a sair para o ataque.

Os bracarenses reagiram finalmente aos 12 minutos, num bom cruzamento de Wender e que Fernando Cardozo cortou para canto, com César Peixoto em boas condições para rematar. Ao minuto 17, Ricardo Fernandes, num corte, isolou Jailson mas o árbitro auxiliar assinalou fora_de-jogo deste bracarense, mal diga-se, e com muitos protestos do banco visitante.

Zé Manuel marca de livre directo

Dando expressão à subida de rendimento, muito por culpa de César Peixoto que se mostrou rematador e inconformado, o Braga inaugurou o marcador por intermédio de Zé Manuel, na marcação de um livre directo, onde Bracali terá sido traído pelo movimentação de Wender que tentou o desvio de cabeça.

Os «alvinegros» tentaram subir no relvado e reagir ao golo sofrido. Aapós um livre de Juliano aos 36 minutos, a bola bateu num defesa e Rodrigo tentou o remate de bicicleta mas saiu alto. A turma de Manuel Machado, bem «fechada», saía em contra-ataque com perigo e, aos 38 minutos, após um bom passe de César Peixoto, Jailson rematou forte para grande defesa de Bracali.

Após a cobrança de um canto e numa grande confusão na área, Kieszek larga a bola, Juninho de cabeça bate num defesa e Rodrigo também de cabeça empurra para a baliza, onde João Pereira surge sobre a linha de baliza a salvar.
A partida estava animada, apesar das muitas faltas assinaladas por Artur Soares Dias, que saiu para intervalo debaixo de muitos assobios.

Nacional só mexe aos 55 minutos

Em desvantagem, pensou-se que o técnico nacionalista fosse alterar a sua equipa ao intervalo, mas tal não aconteceu. Só aos 55 minutos é que Duarte Correia (Jokanovic está suspenso) mexeu na formação local, lançando Coentrão e Lipatin, retirando os apagados Pateiro e Juninho.

Machado respondeu cirurgicamente retirando Wender e Zé Manuel, fazendo entrar Matheus e Andrés Madrid que deram continuidade a uma táctica muito bem estudada e de quem conhece bem os cantos à casa. Machado não deixou jogar o Nacional tapando os flancos e Juliano não pôde brilhar.

Só aos 78 minutos, e num livre, Patacas assustou Kieszek, que se mostrou uma vez mais inseguro, largando um remate. E no mesmo minuto, após um cruzamento de Rodrigo, João Pereira salva para canto com Coentrão por perto.

Peixoto falha xeque-mate, Coentrão acerta na barra


Na resposta, César Peixoto isola-se após passe de Matheus, mas só com Bracali pela frente remata rasteiro ao lado. A partida voltou a animar. Após uma assistência de Lipatin de cabeça, Coentrão encheu o pé e acertou na barra, aos 80 minutos.

O Braga voltou a estar perto de marcar aos 85 minutos, quando Matheus, após um trabalho na linha de fundo, cruzou e Bracali evitou o pior com Peixoto por perto.

A vitória dos minhotos aceita-se pela forma como souberam fechar os caminhos para a baliza e foram mais eficaz na hora do remate. O Nacional não teve uma noite feliz e só num forcing final é que causou mais problemas à defesa visitante.


MAIS FUTEBOL

JotaCC

NACIONAL-SP. BRAGA, 0-1 (Zé Manuel 25')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
      
22:24 - Final da partida.

90'+3 - Brum assiste Jaílson e este tem um remate que tabela num defesa e quase que trai Bracalli, que tem de se esforçar para safar pela linha de fundo.

90' - Mais quatro minutos para jogar.

87' - Juliano bate o livre contra a barreira.

86' - CARTÃO AMARELO para Frechaut, que derrubou Edson.

86' - Matheus cabeceia para defesa fácil de Bracalli, após centro de Frechaut.

85' - Grande jogada de Matheus na esquerda, após solicitação de Frechaut. O brasileiro passa por Ricardo Fernandes e cruza em força para a entrada de César Peixoto, só que a defensiva madeirense afasta.

83' - O Nacional da Madeira esgota as substituições. Sai Rodrigo, entra ADRIANO.

80' - Bomba de Fábio Coentrão à barra da baliza bracarense. Esteve à vista o empate.

79' - Incrível! César Peixoto, lançado por Matheus e só com o guarda-redes pela frente, atira ao lado. Tinha tudo para matar o jogo...

79' - João Pereira tira "o pão da boca" a Fábio Coentrão, à boca da baliza. Mais um bom corte do lateral do Sp. Braga.

78' - Livre para Patacas, que obriga Kieszek a defender para a frente. Roberto Brum afasta o perigo.

76' - Manuel Machado esgota as substituições. Sai Contreras, entra FRECHAUT.

75' - Livre para Juliano. Sai por cima da barra bracarense.

73' - César Peixoto, no chão, envolve-se com Alonso e Cléber e vê o CARTÃO AMARELO.

72' - Lipatín, à segunda, remata à meia-volta para defesa segura de Kieszek.

68' - Alteração no Sp. Braga. Zé Manuel deu o lugar a ANDRÉS MADRID.

68' - César Peixoto, de fora da área e em passada, remata para as bancadas.

66' - Lipatín desmarca-se bem na direita, aproveitando a falha de Rodriguez após passe de Edson, mas o remate do uruguaio sai muito torto.

64' - Fábio Coentrão, descaído na esquerda, remata por cima.

61' - Outra vez Lipatín, agora a cabecear por cima. O Nacional carrega.

60' - Ricardo Fernandes cabeceia ao lado após o livre da esquerda de Juliano.

59' - Alteração no Sp. Braga. MATHEUS rende Wender.

56' - Lipatín, de pontapé de bicicleta, atira fraco, sem problemas para Kieszek.

54' - Dupla substituição nos madeirenses. Entram LIPATÍN e FÁBIO COENTRÃO para os lugares de Juninho e Pateiro.

Lipatín e Fábio Coentrão preparam-se para entrar no Nacional

52' - CARTÃO AMARELO para Roberto Brum, depois de uma falta feia sobre Juliano Spadacio.

49 ' Juninho cruza da esquerda e Rodrigo a cabecear por cima.

48' - Wender faz o primeiro remate da segunda parte, de pé esquerdo de fora da área. Não sai muito longe da baliza de Bracalli.

21:35 - Recomeça a partida. Sem alterações nas equipas.

.....................................................

21:18 - Intervalo na Choupana.

45' - Mais um minuto para jogar.

44' - Paulo Jorge e João Pereira salvam o Sp. Braga em cima da linha de golo, depois do remate de Rodrigo, a aproveitar a falha de Kieszek, que largou a bola.

44' - Edson quase surpreende Kiszek de fora da área.

39 ' - César Peixoto, na direita, assiste Jaílson, que estoira para uma grande defesa de Bracalli, a ceder pontapé de canto.

37' - Livre para Juliano que bate na defensiva bracarense. A bola sobra para Alonzo e este assiste de cabeça Rodrigo, que, de costas para a baliza, atira por cima.

34' - Zé Manuel atira por cima.

32' - Remate fraco de Juliano, à figura de Kieszek.

Joga-se a bom ritmo na Choupana. O Sp. Braga chegou ao golo num lance algo caricato mas os ilhéus já mostraram que não vão vender barata a perda de pontos em casa.

28' - Inconformismo madeirense. Remate perigoso de Pateiro, ao lado do poste direito de Kieszek.

25' - GOLO DO SP. BRAGA... Livre descaído na esquerda para Zé Manuel. A bola sobrevoa toda a área e acaba por entrar na baliza sem que ninguém lhe tocasse.

23' - CARTÃO AMARELO para Pateiro, por ter simulado uma falta à entrada da área. Rodriguez não lhe tocou.

20' - Zé Manuel solicita no centro César Peixoto, que atira muito perto da baliza madeirense.

17' - CARTÃO AMARELO para Juninho, depois de derrubar César Peixoto pelas costas.

15' - Novo remate por cima de Rodrigo à entrada da área.

14' - Livre para o pé esquerdo de Peixoto. Ao lado.

13' - Respondem os madeirenses: Juninho atira por cima.

12' - Remate de César Peixoto, ao lado do poste esquerdo de Bracalli.

12' - Cardozo corta de cabeça na área, não deixando que o centro de Wender chegue a César Peixoto.

Zé Manuel, com dores no pulso, solicita assistência médica.

9' - Bom corte em carrinho de João Pereira na área bracarense, a impedir que o passe de Juliano chegasse a Pateiro.

5' - Remate cruzado perigoso de Alonzo de fora da área. Com o pé esquerdo, o lateral atira ligeiramente ao lado da baliza de Kieszek.

2' - Juninho atira ao lado, naquele que foi o primeiro remate da partida.

20:32 - Começa a partida. Sai o Nacional com a posse de bola.

.......................................................

BWIN LIGA - 22.ª JORNADA

NACIONAL-SP. BRAGA

Estádio da Madeira, no Funchal
Hora: 20.30 horas
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)

NACIONAL
Rafael Bracalli; Patacas, Ricardo Fernandes, Fernando Cardozo e Alonso; Cléber; Edson, Juliano, Juninho e Pateiro; Rodrigo

Suplentes: Belman, Felipe Lopes, João Coimbra, Reinaldo, Adriano, Fábio Coentrão e Lipatín

Treinador: Pedrag Jokanovic

SP. BRAGA
Kieszek; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez e Carlos Fernandes; Contreras e Brum: Wender, Zé Manuel e César Peixoto; Jaílson

Suplentes: Dani, Frechaut, Andrés Madrid, Miguelito, Vandinho, Matheus e Linz

Treinador: Manuel Machado



Manuel Machado: «Três pontos bastante importantes»

TÉCNICO BRACARENSE CONSIDERA RESULTADO JUSTO
         
No rescaldo do jogo da Choupana, Manuel Machado considerou que o resultado foi justo, apesar do equilíbrio registado em campo.

"Controlámos bastante bem na primeira parte conseguindo impedir as acções dos criativos madeirenses, mérito do trabalho realizado pelos nossos médios de cobertura. Marcámos um golo e marcámos outro que me parece mal anulado", considerou o técnico bracarense no final do encontro.

"Esperávamos uma reacção na segunda parte por parte do Nacional, o que se veio a registar, mas tivemos o 2-0 nos pés do César Peixoto, que desperdiçou", analisou o técnico dos arsenalistas.

"Quebrámos a tradição de não vencer aqui na Choupana e levámos os três pontos, que são bastante importantes para nós, visto estarmos a entrar na recta final do campeonato", disse ainda Machado.

"Apesar de aceitar a divisão do nível exibicional, de oportunidades e de posse de bola, considero que tivemos a sorte do nosso lado, o que me parece justo", concluiu.


RECORD