News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A propósito de sócios e politicas de captação...

Started by ric, 02 de March de 2008, 17:46

Previous topic - Next topic

ric

Amigos:

Sou associado do ENORME há 33 anos. O meu numero de sócio ronda o milhar.
tenho uma filha com 12 anos de filiada. O seu numero ronda os 4 mil.
Uma outra com 8 anos e o seu numero ronda os 6 mil.
por fim, uma terceira com 4 anos e numero de sócia a rondar os 8 mil. Todas foram "feitas" sócias no dia que nasceram

Mas o que eu quero trazer á vossa consideração?
~
Simples:

1ª constatação - De 1974 até 1995 , o nosso clube conseguiu manter (!!!!) 3 mil associados.

2ª constatação- de 95 a 2000 , aumentamos 2 mil associados

3ª constatação - de 2000 a 2004  AUMENTAMOS 2 MIL ASSOCIADOS  e curiosamente este peiodo foi coincidente com o arranque último desta nova fase vitotiosa do clube

4ª constatação - de 2004 e fazendo fé que temos 16 mil sócios , aumentamos cerca de 7 mil associados

Ou seja,

1- O clube não consegue segurar os seus sócios mais antigos
2- Com a renumeração mais recente, mais de metade da sua massa adepta tem "antiguidade" inferior a 4 anos
3- Apenas cerca de 1500 associados (10%da sua totalidade) têm mais de 25 anos
4 Apenas cerca de 4500 (20%) associados tem mais do que uma dúzia de anos de filiação

Somos efectivamente um clube de gente nova. E nova leia-se "de filiação, pois não disponho dadaos que me permitam aferir se esta metade de associados com menos de 4 anos são maiores ou menores. mas , pelo que penso deverão ser na maioria menores....-
Se isto é um factor de regozijo pode ser tb muito preocupante. Estes 50% de sócios com menos de 4/5 anos de filiação podem ser dos associados melhores "captados" mas também podem ser daqueles que vieram para o clube pelos bonms resultados recentes e que podem "ir-se" embora de um momento para o outro, falhe a performabce desportiva  ou a capacidade de manutenção nesta familia.

Mas , podemos equacionar então um outro lado da questão dizendo: "onde estão os sócios  mais antigos , aqueles que seriam os "indefectíveis"? Esses fugiram..Nem sequer podemos contar com eles...."

Ora, nesta situiação , meus amigos está o cerne da questão.

Um clube tem que assentar a sua base de sustentação numa alargada familia de btraguistas cujos anos de filiação lhe possa dar sustento, base, mistica e união. São com sócios antigos de filiação que o clube resiste a maus e bons resultados e persiste como colectividade.
Sem ter uma base forte de associados com "peso" de experiencias de muitos campeonatos, de trem visto muitos craques e decepções , qq clube é pobre e pode definhar.

na última renumeração de associados, registou-se- talvez - a maior deserção dos últimos anos do SCBRaga. Ora este assunto, não me pareceu merecer importancia por parte da SAD e clube. Não conhci nenhumas medidas extraordinarias tendentes a saber e conhecer as razões de desistencia de associados com 10 e mais anos. Não se pode assumir , pura e simplesmente, que não estavam interessados ou que...morreram todos. Isso não aconteceu!

O que me parece é que existiram razões para este fastamento e à cabeça de todoas enumero duas:

1- acabar com os cobradores
2- Novo estádio

No primeiro caso, perderam-se centenas (milhares???) de associados que o eram não para ir ao futebol mas sim porque sentiam, no fundo que era um dever ser associado da maior colectividade do distrito . E os cobradores eram os seus "avisadores" para que este elo de união prevalecesse anos e anos. O clube tb deve respeitar este tipo de associado, quantos deles incapazes de irem a qq actividade do clube mas resistentes como "pagadores". e membros deste clube

O segundo caso, devido ás condicionantes proprias e fisicas do novco estadio e que todos compreendem.

Ora esta situação - debandada dos associados - devia merecer mais atenção da SAD.

Que eu saiba não conheci qq tentativa que se fizesse para conhecer a razão de qq desistência e nem sequer para saber o que se passou com associados que tinham dezenas de anos de filiação e que deixaram de o ser.
Cusatava muito um contacto directo por telefone efec tuado por uma equipa de telefonistas? Não valeria a pena um maior esforço na tentativa de conecer as razões da desistencia e tentar demovê-la?

Dizem as regras de gestão que mais dificil do que comquistar um cliente é mantê-lo. Ora isso foi o que a SAD não fez! mesmo tratando-se de uma entidadae agora mais "empresarial" que o simples clube....
è fácil cativar sócios nium momento de resultadfos positivos como o actual mas estes noivos sócios podem ser os que mais rapidamente se vão embora e então o clube pode esvaziar-se na sua base de sustentação.

Do mesmo nível com que se gasta dinheiro e energias na promioção e cativação de novos associados se deveria ter atitudes para assegurar a sua permanencia.

Um associado com mais de 20 anos de filiação não aí por qq razão e o clube DEVIA  ouvir as suas razões e tentar remediar os probçlemas. Não ouvimos os antigos, não conhecemos o que os fez deixar o clube e deu-se como efectivo o seu desaparecimento sem lhe dar qq atença~ºo nem valor.

No meu entender não se devria fazer e como disse atrás, andamso a cativar assoaciados e pouco ou nada fazemos para manter os que temos.

Escrevo isto para colocar á consideração de todos vós e da SAD.

E não me venham dizer que o periodo de renumetração foi longo e devidamente anunciado. Para mim, mesmo com estes justifiocativos, os associados antigos devia, merecer outro tipo de atenção. Que não tiveram!

NOTA 2 - Na renumeração foi apresentadop um questionário sobre algumas caractyeristicas do associado e suas preferencias. Não existem resultados? Não se sabe quel é o tipo base do associado arsenalista?Era urgente que se fizesse essa descrição para que posteriormente se "ataque " doutras formas a sua cativação

Bracarense

Tens toda a razão Ric.

E o exemplo dos cobradores é evidente: andam todos a gritar para se poder pagar pela internet mas esqueceram os sócios antigos. Pessoalmente conheço 3 (na casa dos 60-70 anos) que já quase não iam ao futebol mas mantinham-se pagadores regulares quando o cobrador aparecia.
Agora, continuam a vibrar com o clube mas deixaram de pagar. O cobrador deixou de aparecer e para eles: "se o Braga não precisa de vir buscar o dinheiro das quotas não vou andar km para ir la pagar; se me apetecer ver um jogo,pago uma vez"

PAF

Pena este nov director de marketing ter chegado 1/2anos atrasado, pelo que tem feito penso que as coisas teriam sido feitas de outra maneira!
O meu pai foi um dos que deixou de ser sócio, muito em parte por falta de cobradores, pois ia lá a casa e acabava sempre por levar o dinheiro das cotas, mesmo não indo sempre aos jogos.

ric

sim, quro dizer que vejo com bons olhos bastantes mudanças no marketing e promoção.
Só que gostaria que a casa se fizesse por baiso.

Ando há anos a pugnar por um Provedor dos sócios, figura que serviria de elo de ligação entre sócios e clube. Este provedor, por não estar dentro das politicas desportivas do clube (não seria director) teria uma posição neutral o que traria inúmeras nbenesses nas relações clube/ associados.

E qdo digo começar de baixo, pelos alicerces, sustento:
1- Incrementar Nucleos sem verifiocar as causas e os p+roblemas dos actuais é andar á frente dos bois
2- Ir ás escolas sem um projecto de futuro e de contionuidade são ...medidas avulsas
3- pretender  sócios sem cativar os que temos e recuperálos é irreal
4- Carivar sócios e existir uma disparidae de obstáculos para pagar quiotas e vender bilhetes é do sec. XIX
5- dar bilhtes para encher estadio e  ter o mesmo numero de pprtas abertas que num jogo de 5 mil é.,..estupidez...
6- querer aumentar vendas de produtos e não existirem artigos nem camisolas oficiais é..uma risota
7- Fechar as portas da loja aos sabados e feriados é ..andar para trás
8- Não fazer nada para que nos hipers da cidade se tenha produtos arsenalistas é...vergonhoso
9- querer conquistar a cidade e não ir ao encontro dela é ...insensato

enfim...como dizia o outro: a roda está inventada". è só copiar

fjmp_scb

Tens razão, mas acho que ainda vamos melhorar isto significadamente.
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

(S)oon(C)hampion(B)raga

mas não vai haver agora cobranças por multibanco ???
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

spinto

Por acaso tenho um tio que deixou de ser sócio por o cobrador deixar de "trabalhar".
Tinha 24 anos de sócio, deixou andar,andar,andar e ficou com meses de cotas em atraso e desistiu.

faltou-lhe o "aviso" diz que não se preocupou durante 24 anos pq o senhor vinha receber á porta, depois disso pago hoje, pago amanhã, tiro a cota hoje , tiro amanhã e foi mais um e faltava-lhe 1 ano para receber o prémio de filiação de 25anos.

enfim, devem ser centenas assim
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

SCM

Nos ultimos tempos tem se mudado várias coisas, não há cobradores mas passou a haver o débito directo não é a mesma coisa mas é parcido e não dá trabalho.

Em Guimarães no continente por exemplo existe a primeira foto tirado ao Guimarães na fundação e a dizer faz-te socio, é uma das situações que poderiam fazer não igual mas parecido aqui em Braga.

É bom viver o Braga.

spinto

Um dos grandes males e que estamos a melhorar significativamente é a pouca agressividade na imagem e apelos ao clube.
Deviamos ser mais agressivos e elevar o espirito colectivo, empreendedor e chamar os naturais nascidos e criados na cidade á responsabilidade.

Sabemos dizer é bom viver em braga (cidade)  e dizemos pouco é bom sentir o braga (clube).
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!