News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 28/02

Started by Olho Vivo, 28 de February de 2008, 03:32

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Sobram poucos bilhetes e são esperados mais de dois mil vimaranenses...

Casa cheia para o clássico

Por Germano Almeida

O dado ainda não está confirmado, mas há cada vez mais sinais de que o clássico minhoto provocará a melhor assistência da época em jogos no Estádio AXA. São esperados mais de dois mil vimaranenses, sendo já certo que o número de adeptos bracarenses ultrapassará os 20 mil. Casa cheia, ou muito perto disso, para um duelo que já adquiriu um estatuto muito especial no futebol português.
A hora, em Braga, é de reunir forças e puxar pela equipa. O caso não é para menos: com apenas três pontos na segunda volta, a recuperação prometida por Manuel Machado tarda em concretizar-se — e nada melhor do que um triunfo sobre o rival V. Guimarães para relançar a confiança. Os responsáveis bracarenses têm recebido sinais positivos em relação à forma como os adeptos irão apoiar a equipa: a procura de bilhetes tem sido intensa. A juntar-se a este entusiasmo bracarense, os bilhetes disponibilizados ao V. Guimarães estão perto de esgotar ainda hoje. Um dia depois de terem voado os mil bilhetes postos à venda a 10 euros cada, ontem foram vendidos mais 200 ingressos com o preço unitário de 15 euros — restam 700 bilhetes. «Além dos adeptos que compraram ingressos em Guimarães, contamos com muitos outros vimaranenses que adquiriram os seus ingressos em Braga», explicou-nos Alberto Oliveira, vice-presidente do V. Guimarães.

João Pinto na televisão

Manuel Machado, que ontem voltou a dirigir um treino à porta fechada, deverá repetir, amanhã à noite, a equipa que iniciou o encontro na Luz. Com uma nuance: para encaixar no esquema de Manuel Cajuda, é de admitir que o modelo táctico regresso ao 4x2x3x1.
João Pinto explicará, esta noite, em directo na RTPN, os motivos da sua recente saída de Braga.



Inauguração adiada

O Sp. Braga vai inaugurar, em breve, mais um núcleo do clube, desta vez em Ponte da Barca. A cerimónia estava agendada para esta tarde, às 14.30 horas, com recepção na Câmara Municipal, mas por dificuldades operacionais, foi adiada, para data ainda a definir.

Nova visita à escola

Em mais uma acção de proximidade com aqueles que constituirão a futura massa apoiante do clube, o Sp. Braga desenvolveu ontem mais uma visita a uma escola, desta vez a EB 2,3 Francisco Sanches. Os brasileiros Matheus e Roberto Brum deram autógrafos e conviveram com os petizes.

Bruno Tiago em «casa»

No encontro de ontem à tarde, frente ao Varzim, para a Liga Intercalar (ver página 35) foram titulares Dani Mallo, Carlos Fernandes, Vandinho, Baylón e Stélvio.

Madrid e Frechaut actuaram na segunda parte. Na bancada do Municipal, Bruno Tiago assistiu ao encontro, aproveitando o facto de morar na cidade poveira...



Jogo triste, pobre e, por isso, sem golos

Em tons de cinzento

Foi mesmo um daqueles 0-0 próximos da total... nulidade.

Talvez contagiados pela tarde cinzenta, fria e chuvosa, os jogadores de Varzim e Sp. Braga encararam o encontro como se tratasse de um treino de baixa intensidade.

Nesta partida desinteressante, pouco mais se aproveitou além dos cabeceamentos de Baylon e Stélvio, do lado bracarense, e das arrancadas de Tássio, avançado brasileiro que se estreou com a camisola do conjunto poveiro, deixando indicações positivas.

O Varzim teve mais bola, o Sp. Braga tentou compensar com um ou outro contra-ataque. O saldo redundou num empate sem golos — e, convenhamos, era pouco provável que pudesse surgir um desfecho mais estimulante.




A BOLA

JotaCC

#1
Alegria de cor e salteado


Quem necessitar de uma injecção rápida de entusiasmo, a direcção é simples. Apanhe a A3 na direcção Porto-Valença, saia em Braga, dirija-se ao centro e estacione assim que avistar uma placa a indicar a escola Francisco Sanches. Só mais um pormenor: chegando acompanhado de um craque do Braga, o sucesso é garantido. Com Roberto Brum e Matheus, até chegou a roçar a histeria, uma saudável histeria, que certamente servirá de tónico para o duelo com o Guimarães. Convocados para uma sessão de autógrafos, o médio e o avançado fizeram por merecer uma eventual falta de material, pois não vinham munidos das indispensáveis lapiseiras, mas essa circunstância até serviu para quebrar o gelo. Como solução, alguém chegou a oferecer um inesperado marcador cor-de-rosa a Matheus, e depressa o riso tomou conta da delegação arsenalista. Pouco depois, era a invasão geral numa sala inicialmente grande que acabou por se tornar exígua para tanta gente - terão passado por ali mais de uma centena de jovens; primeiro "organizados" numa anarquia total, por fim em fila indiana, depois de muito esforço, alguns berros de desespero e suor dos auxiliares de educação. E a turba estudantil até vencia os muros da sala. "Ufa! Estava a ver que ia sufocar lá fora", desabafou um rapaz, depois de ter vencido o primeiro crivo rumo ao objectivo. Enquanto Brum e Matheus davam ao pulso sem parar, Jorge Diogo, o melhor aluno da escola, recebia uma camisola autografada como prémio. "Estes também são os melhores do Braga", retribuiu. De telemóveis em riste, Joana Azevedo e Sílvia Alexandre não paravam de tirar fotos e garantiam: "Aqui ninguém é do Vitória, só do Braga."


Problema num joelho trava João Tomás

Com João Tomás condicionado devido a um problema num joelho, o Braga já não se poderá apresentar amanhã na máxima força no tocante a opções disponíveis para o ataque. O trabalho do ponta-de-lança voltou a circunscrever-se ao ginásio, e, nessa medida, não deverá entrar na lista de convocados tendo em vista a recepção ao Guimarães, a menos que retome esta manhã os treinos da equipa a cem por cento. O que é improvável. Além do possível impedimento de João Tomás, a equipa arsenalista tem como baixas certas Bruno Tiago, Paulo Santos e Jorginho. O guarda-redes tem cumprido um plano de trabalho especial para superar uma lesão na cervical e nos adutores, enquanto Jorginho cumpre ainda as primeiras etapas de um longo processo de recuperação respeitante a uma intervenção cirúrgica aos ligamentos de um joelho. Depois de ter repousado alguns dias em casa, o atacante compareceu ontem de manhã no Estádio AXA e estará sob os cuidados do fisioterapeuta Francisco Miranda durante os próximos cinco, seis meses, o que significa que a época já terminou para o brasileiro. Este é, aliás, o grande calcanhar de Aquiles dos arsenalista, uma vez que João Pinto, outro camisola 10 por excelência, acertou há dias a sua desvinculação do clube


Grupo da Luz escondido

Há fortes indícios de Manuel Machado repetir amanhã o mesmo onze que arrancou um empate no braço-de-ferro com o Benfica. O grupo que actuou no Estádio da Luz, incluindo Wender e Jailson (lançados no segundo tempo), treinou de manhã à porta fechada, e só Dani, Carlos Fernandes, Stélvio Cruz, Vandinho, Madrid e Frechaut foram recrutados para entrarem em acção no jogo com o Varzim, em mais uma jornada da Liga Intercalar, disputado à tarde na Póvoa de Varzim. Deste grupo, apenas Frechaut foi utilizado frente ao Benfica.

Trincos em observação

Com o restabelecimento total de Andrés Madrid, já convocado para o jogo com o Benfica, Manuel Machado passou a dispor de várias opções para a linha média, mais concretamente para a posição de médio-defensivo. Roberto Brum e Contreras (central adaptado) foram os contemplados na última jornada, mas é crível que o treinador aposte amanhã noutro trinco: Stélvio, Madrid ou Frechaut. Os três actuaram frente ao Varzim, na Liga Intercalar.

Novo núcleo por estrear

Prossegue a diáspora do Braga em matéria de associados e abertura de delegações. O próximo núcleo do clube a inaugurar será em Ponte da Barca, e o acto oficial chegou a estar marcado para hoje, mas acabou por ser adiado devido a problemas de agenda. No entanto, é certo que o acontecimento vai merecer atenção especial da própria Câmara Municipal, que tinha prevista uma recepção especial à comitiva oficial do Braga. Curiosamente, o acto estava agendado para as 14h30, hora em que a equipa já se encontrará concentrada.


Segurança pode atingir os 200 efectivos

Os acertos finais do esquema de segurança que vai ser levado a cabo em torno do dérbi minhoto só hoje vão ser acertados, mas a PSP, pela voz do sub-intendente Azevedo, já divulgou, a O JOGO, as linhas gerais de actuação das forças de autoridade. Centrada em várias frentes, a acção da PSP começará por se focalizar no movimento das claques, sendo certo que os White Angels e os Insane Guys serão acompanhados desde a Cidade-Berço até ao Estádio AXA, sob vigilância apertada. Segundo aquele responsável da PSP, "poderá mesmo haver um condicionamento de percurso" às claques, fazendo evitar zonas consideradas de risco em Braga. No final do jogo, repetir-se-á o acompanhamento no sentido inverso, num esforço para evitar confrontos, numa semana já marcada pelas rixas em Lisboa, alegadamente entre membros das claques do Sporting e do Benfica. Ainda segundo o subintendente Azevedo, serão colocados, no plano de segurança, cerca de uma centena de efectivos da PSP, um número que poderá até ser maior, dado que existem sempre elementos de prevenção para qualquer eventualidade. A este número acresce outro tanto, da empresa de segurança 2045, que acrescentará mais 20 elementos ao corpo de segurança tradicional nos jogos de risco médio, precisamente para seguir de perto, e dentro do estádio, as movimentações dos adeptos vimaranenses.

História interminável

Já ultrapassou o meio século de idade o mais mediático dos dérbis minhotos, iniciado em Dezembro de 1950, num jogo então disputado no Estádio 1.º de Maio. A partida era relativa à 13.ª jornada do então Campeonato Nacional, e, tal como vai acontecer amanhã, o Guimarães surgiu à frente dos bracarenses na tabela classificativa, sendo 9.º, com 12 pontos, enquanto os visitados estavam no 11.º lugar, com menos um ponto. Num Campeonato então disputado por 14 equipas, foi o Braga a sair vencedor, com golos da autoria de Rodrigues, logo ao segundo minuto, e de Mário, aos 43.

As equipas alinharam da seguinte forma:

Braga - Cesário, Palmeira, Abel, Fonseca, Moreira, Marques, Rodrigues, Elói, Mário, Diamantino e Joaquim;

Guimarães - Silva, Costa, Vieira, Magalhães, Cerqueira, Rebelo, F. Mota, Brioso, J. Mota, Alcino e Franquelim. Passados quase 58 anos, recorde-se, o palco do duelo será diferente.

Um segredo muito bem guardado

É missão impossível tentar saber como está a decorrer a venda de bilhetes para o principal dérbi minhoto, com a SAD a não divulgar nem a autorizar a informação de quantos ingressos, até ao final do dia de ontem, foram vendidos. Escudando-se num "estamos a trabalhar para ter a casa cheia", o director-geral João Gomes contornou todas as questões de O JOGO, insistindo que o AXA vai estar repleto à hora em que o jogo se iniciar. Se atendermos ao facto de, mesmo praticando preços populares, nunca o Braga ter enchido o recinto municipal - a única vez foi na temporada passada, frente ao Belenenses, e porque foram abertos os portões -, o mínimo que se pode dizer de tanta confiança é que dá para desconfiar. Assim, os únicos números certos de bilheteira transaccionados foram aqueles enviados para Guimarães, num total de 1900 e que estão rapidamente a ser absorvidos pelo adeptos do clube da Cidade-Berço, adensando a expectativa de que a sua presença no AXA atinja ou ultrapasse os dois mil seguidores.

Mais de 20 autocarros

Começou a contagem decrescente para o dérbi entre o Braga e o Vitória, e, com o aumento do entusiasmo junto dos adeptos vimaranenses, tudo aponta para que mais de 20 autocarros saiam amanhã de Guimarães em direcção ao terreno dos vizinhos e eternos rivais.

Um pouco por toda a cidade, estão a ser realizadas excursões entre sócios e elementos das claques, que prometem dar um outro colorido às bancadas do Estádio AXA. Uma onda de alegria justificada pelo regresso da equipa ao terceiro lugar, com reflexos visíveis no aumento de filiações, já muito perto dos 29 mil associados. Um número que deverá ser atingido entre hoje ou amanhã, já próximo da fasquia dos 30 mil sócios recentemente traçada pela Direcção presidida por Emílio Macedo. As cadeiras vendidas no D. Afonso Henriques continuam também a crescer, aproveitando-se o desconto de 50 por cento, e quase 19 mil vitorianos já reservaram o seu lugar.

NÚMEROS
2000


É o número de adeptos do Guimarães esperado amanhã à noite para apoiar a equipa no Estádio AXA, frente

ao Braga

500

Deverá ser o número total de membros das claques Insane Guys e White Angels que vão ficar instalados no sector A7 e A8 do AXA

30 000

O Braga diz esperar ter a lotação esgotada à hora do jogo. Um número que levanta interrogações, até porque será... inédito



Nulo que explica tudo

Numa tarde chuvosa e com pouco público nas bancadas, o jogo entre Varzim e Braga teve poucos motivos de interesse, terminando com um nulo que espelha bem a pouca produtividade ofensiva de ambas as formações.

Se pelo lado alvi-negro as atenções estiveram centradas no avançado Tássio, que se estreou e mostrou que, com a sua elevada estatura (1,93 m), pode ser útil à equipa na Liga Vitalis, o destaque na equipa bracarense vai por inteiro para a forte aposta na juventude. Manuel Machado utilizou nove juniores, dando também minutos a 'consagrados' como Carlos Fernandes, Vandinho ou Madrid.

Depois do ascendente dos minhotos na primeira parte e do equilíbrio nas poucas situações para golo nas duas balizas, as entradas ao intervalo de Yazalde e Candeias inclinaram o relvado na direcção da área bracarense, apesar de o perigo ter surgido quase sempre em contra-ataque.

Candeias recuperado


No jogo com o Aves, Candeias saiu antes do intervalo devido a uma lesão lombar, e já depois de ter sido protagonista num lance de penálti. O avançado quis assumir a responsabilidade, apesar de ser Malafaia o marcador de serviço. Depois de alguma discussão, Malafaia assumiu e... falhou. Com um segundo penálti minutos depois, e já sem Candeias em campo, foi a vez de Bruno Moreira tentar a sorte e também falhar. O Varzim venceu e o caso foi resolvido no balneário. Ontem, Candeias alinhou 45 minutos e mostrou estar recuperado.



O JOGO

JotaCC

Duelo minhoto em preparação com nove ausentes


A dois dias do aguardado embate com o vizinho e rival de Guimarães, o Sporting de Braga deu, ontem de manhã, continuidade à preparação de forma bastante condicionada, tendo em conta o facto de à tarde ter sido realizado mais um jogo da Liga Intercalar, na Póvoa de Varzim (0-0). Manuel Machado orientou um treino no qual não participaram nove jogadores do plantel principal, para além dos lesionados Jorginho, Bruno Tiago e Paulo Santos.

O avançado João Tomás continua a realizar trabalho específico, sendo praticamente certa a sua ausência no duelo minhoto de amanhã à noite (20.30 horas, SportTV1). Hoje, o treinador arsenalista voltará a dar um treino à porta fechada, antes de fazer a antevisão da partida na sala de imprensa e da divulgação da lista de convocados.

Os bilhetes para o jogo com o V. Guimarães têm sido vendidos a bom ritmo, esperando-se que cerca de 20 mil adeptos, mais de dois mil dos quais vindos da cidade-berço, assistam ao encontro nas bancadas do Estádio AXA. Recorde-se que há ingressos a cinco euros (sócios do Braga), dez euros (público) e 30 euros (cativos), sendo que os associados bracarenses até aos 14 anos terão entrada gratuita.

JN

JotaCC

"Casa cheia" em perspectiva

Os adeptos arsenalistas e vitorianos estão a correr em bom número às bilhe-teiras, a criar "a expectativa" de lotação para o derby. João Gomes, director Geral do Sp. Braga, aconselha as pessoas a chegar cedo ao jogo, amanhã.

A venda de bilhetes para o 'clássico' minhoto está a decorrer a bom ritmo, a corresponder às expectativas de 'jogo grande', amanhã (20h30), no Estádio AXA, na abertura da 21.ª jornada da Liga Bwin.
João Gomes, director Geral do Sp. Braga, espera que os bracarenses apoiem em massa a equipa, neste importante jogo para os objectivo do clube.
"As expectativas é ter sempre o estádio cheio. É isso que gostavamos que acontecesse. E tudo leva a crer que possa acontecer, o que é bom para o clube e para o espectáculo que se deseja. Precisamos sempre do apoio dos nossos adeptos", frisou o responsável arsenalista, confirmando os indicadores de boa adesão dos adeptos para o derby de amanhã.
Face a esta perspectiva de 'casa cheia' ou bem composta, o director Geral do Sp. Braga deixa ainda algumas dicas úteis para o dia do jogo. João Gomes conselha as pessoas a chegar cedo ao jogo para evitar a confusão de filas longas à entrada para o estádio, porque o controlo (revista dos seguranças) será apertado, como é norma. Os TUB's fazem também transporte gratuito do centro da cidade para o estádio.


Andrés Madrid apruma o físico para o 'derby'


O médio azul celeste actuou, ontem, durante meia parte no empate sem golos na Póvoa de Varzim, para aumentar o ritmo competitivo... para o duelo minhoto.

No jogo que valeu o primeiro ponto do Sporting Clube de Braga no Torneio Primavera da Liga Intercalar, isto porque a provável vitória diante do Desportivo das Aves, na jornada anterior ainda está em secretária, cimentou-se o mais que provável aparecimento de Andrés Madrid no derby de amanhã.
O médio defensivo argentino actuou durante quarenta e cinco minutos, jogando à frente dos centrais Breno Silva e Sibidé, com a clara missão de aumentar o volume competitivo. Manuel Machado tirou notas e deve mesmo oferecer a titularidade a Andrés Madrid no desafio diante do Vitória de Guimarães.

No Estádio Municipal da Póvoa de Varzim assistiu-se a um desafio com alguns momentos interessantes, nomeadamente na primeira etapa, com Pizzi e Dani a abrirem o apetite para um futuro risonho. O lateral direito e o extremo, duas mais valias de António Caldas na equipa que está em alta no nacional de juniores, mostraram serviço ao técnico principal.
Na segunda etapa e com algum cansaço acumulado o ritmo de jogo desceu de nível e o Varzim acabou por crescer, mas o nulo manteve-se até ao final.


Mais de mil 'adeptos' em delírio

A campanha de marketing e angariação de novos sócios que o Sp. Braga tem vindo a realizar pelas escolas do concelho continua em grande força e mostra ser uma aposta mais do que ganha. Na Escola Preparatória Dr. Francisco Sanches o cenário foi de muita animação, ansiedade e euforia.


Foram mais de mil os jovens que, na tarde de ontem, estiveram presentes em mais uma iniciativa de marketing e angariação de novos sócios organizada pelo Sporting Clube de Braga, desta feita para os alunos da Escola Preparatória Dr. Francisco Sanches.
Um cenário de animação, ansiedade e euforia, os atletas do emblema minhoto Matheus e Roberto Brum, fizeram as delícias dos alunos que, num ambiente de alguma confusão, esperavam ansiosamente poder confratenizar um pouco com dois dos seus ídolos no mundo do futebol e conseguir arranjar aquele tão aguardado autógrafo.

Foi ao som de praticamente mil vozes a gritar "Braga! Braga! Braga!" que foi dada a ordem para que pudesse começar a 'caça' ao autógrafo. E, num ambiente de grande alegria e alguma azáfama, os jogadores do Braga mostraram sempre muita disponibilidade para os 'miúdos' e não se cansaram de dar os tão esperados autógrafos e também de cumprimentar cada um dos alunos presentes.
Jorge Amado, presidente da Comissão Executiva Ins-taladora da Escola Prepara-tória Dr. Francisco Sanches recebeu, das mãos dos atletas, um galhardete e um livro do clube e fez questão de agradecer a presença dos jogadores e a atitude do Sporting de Braga, e também de frisar que "estas iniciativas são de louvar e devem ser mantidas porque incentivam os jovens a esforçar-se na escola em vez de enveredarem por maus caminhos e se perderem".


CM

JotaCC

Ponte da Barca recebe novo núcleo
INAUGURAÇÃO MARCADA PARA BREVE
      
A reactivação dos núcleos do Sp. Braga terá mais um impulso com a abertura, em Ponte da Barca, de um novo posto de angariação de sócios, venda de bilhetes para os jogos e artigos de "merchandising" do clube.

O núcleo barquense ficará instalado na Cervejaria da Vila, cujo interesse em colaborar com o Sp. Braga se manifestou na recente deslocação de jogadores da equipa principal a um estabelecimento de ensino da vila.

Lançados no início desta década, durante a gerência de João Gomes Oliveira, os núcleos de sócios foram-se distribuindo pelas freguesias do concelho e outras localidades (não só no Minho, mas também no Algarve e na Madeira) e desenvolvidos na gestão seguinte de Fernando Oliveira, mas viriam a ser desactivados durante a actuação de António Salvador.

Para além da venda de ingressos e adereços do clube, nalguns dos cerca de 30 núcleos organizaram-se excursões para os jogos do Sp. Braga. Tal não evitou que, por dificuldades de coordenação, o projecto acabasse por ser posto de lado passado algum tempo. É agora retomado no âmbito da política de expansão do clube, que esta época se afirmou com a profusão de visitas de futebolistas seniores às escolas da região, facto que tem entusiasmado os alunos.

Continuidade

Reavaliada a sua importância para a aproximação do Sp. Braga à região e respectivas populações, existe a vontade de reactivar progressivamente os diversos núcleos a partir do próximo mês e criar novos pontos de contacto em concelhos próximos, como é o caso de Póvoa de Lanhoso.

António Salvador não desiste de tornar o Sp. Braga um clube de referência a nível nacional.

RECORD

JotaCC

Sporting de Braga empatou sem golos na Póvoa de Varzim para a Liga Intercalar     

O Sporting de Braga empatou sem golos na Póvoa de Varzim, num jogo que valeu o primeiro ponto à equipa de Manuel Machado no Torneio Primavera da Liga Intercalar

Os bracarenses foram melhores no primeiro tempo, mas a segunda etapa pertenceu aos varzinistas.

O técnico do Sporting de Braga considerou o jogo agradável e que cumpriu os requisitos exigidos.

Nesta quarta jornada da competição destaque para o triunfo do Vitória de Guimarães no Bessa, por 2-0, que permitiu aos minhotos assumir a classificação do Torneio Primavera da Liga Intercalar.

Varzim: Marafona, Neto, Telmo (Sarmento, 64), Pedro Santos, Campinho, Fredson, Nuno Ribeiro, Nicola (Ruben, 54), Emanuel II (Candeias, 46), Rui Filipe (Yazalde, 46) e Tássio (Hugo Costa, 71)

SC Braga: Dani Mallo, Sibidé, Breno Silva, Dani, Carlos Fernandes (Maicon, 46), Abdou (Madrid, 46), Pedro, Vandinho (Frechaut, 46), Baylon, Stélvio (Philco, 46) e Pizzi (Rui Lopes, 65)

Árbitro: Eduardo Cardoso, auxiliado por Bruno Ferreira e Filipe Reis

Cartão amarelo para Breno Silva (79).

Resultados:
Boavista – V. Guimarães, 0-2
Varzim – Sp. Braga, 0-0
Penafiel – Trofense, 1-0
Dep. Aves – FC Porto, adiado para 28/2
Leixões – Gondomar, adiado para 21/03

Classificação:
1. V. Guimarães, 9 pontos
2. Trofense, 9
3. Leixões, 8
4. Gondomar, 8
5. D. Aves, 7
6. Penafiel, 5
7. Boavista, 2
8. Sp. Braga, 1
9. Varzim, 1
10. FC Porto, 0

ANTENA MINHO

JotaCC

Sporting de Braga quer ganhar três pontos ao Guimarães


O treinador do Sporting de Braga, Manuel Machado, está confiante na conquista de pontos ao Vitória de Guimarães no jogo desta sexta-feira.

Os arsenalistas têm tido esta temporada um desempenho abaixo do esperado, mas, depois da boa resposta dada no Estádio da Luz na última jornada, Manuel Machado espera agora conseguir resgatar pontos frente aos vimaranenses.

"Espero que [o Sporting de Braga] seja eficaz o suficiente, quer defensiva, quer ofensivamente, para ficar com os três pontos", revelou o técnico da equipa bracarense na conferência de imprensa desta manhã.

Manuel Machado não pode contar com Jorginho, Paulo Santos, João Tomás e Bruno Tiago que estão lesionados.

O derby minhoto disputa-se esta sexta-feira a partir das 20h30 no Estádio Municipal de Braga. Pode ouvir o relato da partida em exclusivo aqui no site de Desporto da RTP.

RTP

JotaCC

Vandinho fica de fora do «derby»


O médio brasileiro Vandinho ficou de fora da lista de convocados do Sp. Braga para a recepção desta sexta-feira ao V. Guimarães, no «derby» minhoto que abre a 21.ª jornada do Campeonato.

A saída de Vandinho da convocatória é mesmo a única alteração tendo em conta o compromisso anterior dos «arsenalista», domingo passado diante do Benfica (empate a um golo).

Paulo Santos, Bruno Tiago, Jorginho e João Tomás continuam de fora devido a lesão, sendo que este último será mesmo sujeito a uma intervenção cirúrgica para debelar uma bursite do joelho esquerdo.

Eis a convocatória completa:


Guarda-redes: Dani Mallo e Kieszek;

Defesas: João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Contreras, Carlos Fernandes e Miguelito;

Médios: Roberto Brum, Madrid, Stélvio Cruz, Frechaut, José Manuel e César Peixoto;

Avançados: Wender, Matheus, Jaílson e Linz.


Manuel Machado confiante na conquista dos três pontos



O técnico do Sp. Braga, Manuel Machado, espera que a sua equipa continue a somar bons resultados e que assim consiga conquistar os pontos em disputa amanhã, frente ao V. Guimarães (20h30), na partida referente à 21.ª jornada da Liga, e onde se esperam cerca de 20 mil espectadores.

«Espero que o Sp. Braga continue a mostrar o seu desempenho como aconteceu na semana passada e que seja eficaz o suficiente, tanto na defesa, como no ataque para ficar com os três pontos», afirmou o técnico arsenalista.

De fora é certo que ficam, por razões físicas, Jorginho, Paulo Santos, João Tomás e Bruno Tiago.

A BOLA

JotaCC

Manuel Machado: «Não podemos falhar»
TÉCNICO ABORDA JOGO COM V. GUIMARÃES      
      
Manuel Machado abordou o encontro com o V. Guimarães frisando que é essencial conquistar pontos apesar "de as contas só se fazerem no fim".

"O Sp. Braga não pode falhar para conseguir o objectivo de mais uma qualificação europeia", disse o treinador.

Manuel Machado quer o Sp. Braga a "dar continuidade ao desempenho razoavelmente conseguido com o Benfica".

"Temos de ser eficazes defensiva e ofensivamente para conquistar os 3 pontos", referiu, admitindo que o jogo "tem particulares para além dos aspectos desportivos e os pontos em disputa".


Reunião define esquema de segurança
CLAQUES DO VITÓRIA ACOMPANHADAS NA VIAGEM
   
Arantes Dias, comissário da polícia, João Gomes, director-geral do Sp. Braga, e o representante dos assistentes de recinto acertaram esta manhã os pormenores do esquema de segurança para o Sp.Braga-V. Guimarães.

100 polícias e 250 assistentes de recinto vão zelar pela segurança dos adeptos, número que corresponde a um jogo de grande taxa de ocupação como se espera.

São esperados em Braga 2 mil adeptos do V. Guimarães. As claques do Vitória terão acompanhamemto na viagem e os autocarros vão ficar estacionados na alameda do estádio de modo a evitar confrontos entre os simpatizantes dos dois clubes.

RECORD

JotaCC

Vandinho não foi convocado

Vandinho ficou de fora da lista de convocados do Braga para a recepção desta sexta-feira ao Vitória de Guimarães, em jogo queabre a 21.ª jornada da Bwin Liga. Paulo Santos, Bruno Tiago,Jorginho e João Tomás também continuam todos de fora devido a lesão, sendo que no caso deste último vai ser operado a uma
bursite no joelho esquerdo. CONVOCADOS: Dani Mallo, Kieszek,João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Contreras, CarlosFernandes, Miguelito, Roberto Brum, Madrid, Stélvio Cruz,Frechaut, José Manuel, César Peixoto, Wender, Matheus, Jaílson e Linz.

RECORD

JotaCC

Vandinho fica de fora do derby com o Vitória de Guimarães     

O médio brasileiro Vandinho ficou de fora da lista de convocados do Sporting de Braga para o jogo de amanhã com o Vitória de Guimarães.

A saída de Vandinho é mesmo a única alteração na convocatória de Manuel Machado, em relação ao compromisso anterior dos arsenalistas, que resultou num empate no Estádio da Luz.

Paulo Santos, Bruno Tiago, Jorginho e João Tomás continuam de fora devido a lesão. Este último será mesmo sujeito a uma intervenção cirúrgica para debelar uma problema do joelho esquerdo.

Eis a convocatória completa:

Guarda-redes: Dani Mallo e Kieszek;

Defesas: João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Contreras, Carlos Fernandes e Miguelito;

Médios: Roberto Brum, Madrid, Stélvio Cruz, Frechaut, José Manuel e César Peixoto;

Avançados: Wender, Matheus, Jaílson e Linz.


Manuel Machado quer oferecer uma vitória aos sócios bracarenses    

Cem polícias e 150 stewards estão destacados para o jogo Braga - Guimarães, que abre a 21.ª jornada da Liga Bwin, amanhã.

Manuel Machado, técnico do Braga diz que se trata de um jogo em que a sua equipa tem de vencer pelos três pontos e pelos pelos adeptos, face à rivalidade Braga - Guimarães.

O Sporting de Braga recebe amanhã o rival Guimarães no Estádio AXA, a partir das 20h30, o jogo abre a 21.ª jornada da Liga Bwin.

Segurança reforçada

Cem polícias e 150 stewards estão destacados para o jogo Braga - Guimarães, que abre a 21.ª jornada da Liga Bwin, amanhã.Manuel Machado, técnico do Braga diz que se trata de um jogo em que a sua equipa tem de vencer pelos três pontos e pelos pelos adeptos, face à rivalidade Braga-Guimarães.

ANTENA MINHO

JotaCC

Sp. Braga: Treinador diz não se pode falhar frente a Guimarães
O treinador do Sporting de Braga reconheceu, hoje, que a sua equipa não pode falhar, sexta-feira, no "derby" minhoto com o Vitória de Guimarães, se quiser continuar a lutar por um objectivo europeu n a Liga portuguesa de futebol.

Manuel Machado, um vimaranense que se prepara para disputar o primeiro "derby" pelo Sporting de Braga, depois de o ter feito, já, pelo Vitória, mostra-se confiante no desempenho da sua equipa no encontro que abre a 21ª jornada, sobretudo depois do moralizador empate conseguido na Luz (1-1).

Para este jogo, que tem sempre um sabor especial, sobretudo para os adeptos, Manuel Machado mostra-se "pragmático" e dá apenas importância aos pontos em disputa, reconhecendo que a sua equipa "não tem margem de erro".

"O que espero - prosseguiu - é que o Braga possa dar continuidade ao desempenho conseguido na semana passada (empate na Luz, 1-1) e fique com os três pontos".

Colocado perante a distância que já separa as duas equipas na tabela classificativa - oito pontos - Manuel Machado reconhece que as posições estão, este ano, algo invertidas, uma vez que "o Braga (9º) tem feito umas boas temporadas e o Vitória (3º), depois de uma ida à Europa, foi despromovido".

No entanto, remete o balanço "para a 30ª jornada" da Liga, pois, acrescenta, "aí se verá em que posição ficam as equipas. Aí será a hora da verdade para todos. Falta um terço do campeonato e ainda estão 30 pontos em jogo".

Falando do seu adversário, Manuel Machado reconhece que "o Vitória está a fazer um bom campeonato, tem feito bons jogos, tem uma boa dinâmica, mas é o seu todo, o conjunto que apresenta, que deve ser merecedor da atenção".

Quanto à sua ligação ao Vitória de Guimarães, clube onde trabalhou durante vários anos, Manuel Machado lembra que "do outro lado também está um treinador (Manuel Cajuda) que tem uma forte ligação" ao Braga e, como tal, não é por aí que o "derby" deva ser valorizado.

"Neste momento há que estar concentrado apenas na conquista dos três pontos. Ganhar o jogo é que prende a atenção a mim e ao meu colega", disse.

Convicto de que vai vencer o "derby", Manuel Machado recorda que "o Braga tem objectivos definidos que são o alcance de uma posição europeia, dando continuidade ao que a equipa tem conseguido nos últimos anos e estou convencido que o vamos conseguir".

Na forma como a equipa vai abordar o jogo com o Vitória minhoto, o técnico diz que não vai inventar nada, e que apostará na continuidade.

"Independentemente da nossa classificação, os pequenos detalhes é que nos têm penalizado", disse, recordando os pontos perdidos em Coimbra (3-3) e Amadora (1-1), com golos sofridos na compensação.

"Bastaria termos esses quatro pontos - para não falar de outros jogos - e estaríamos agora numa posição europeia e não haveria tanto barulho em redor da equipa. Vamos ter calma no futuro", afirmou.

A fazer um bom campeonato, o Vitória de Guimarães parte para este "derby" minhoto na terceira posição da Liga portuguesa de futebol, com 34 pontos, mais oito que o Sporting de Braga, que é nono.

Sporting de Braga e Vitória de Guimarães defrontam-se sexta-feira, a partir das 20h30, no Estádio Municipal de Braga, em que partida que abre a 21.ª jornada da Liga.


Sp. Braga: Vandinho fora do derby minhoto

A ausência do médio brasileiro Vandinho é a única novidade na convocatória do Sporting de Braga para a recepção, na sexta-feira, ao Vitória de Guimarães, em mais um derby do Minho.

De fora por lesão continuam Paulo Santos, Bruno Tiago, Jorginho e João Tomás.

Convocados:


Guarda-redes: Dani Mallo e Kieszek
Defesas: João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Contreras, Carlos Fernandes e Miguelito
Médios: Roberto Brum, Madrid, Stélvio Cruz, Frechaut, José Manuel e César Peixoto
Avançados: Wender, Matheus, Jaílson e Linz

DIARIO DIGITAL/LUSA