News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 27/02

Started by Olho Vivo, 27 de February de 2008, 03:15

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Empate na luz soa a tiro de partida para uma recuperação... à Machado

É hora de ir andando

Por Pascoal Sousa

O quadro classificativo do Sp. Braga não é muito diferente daquele que Manuel Machado enfrentou no V. Guimarães quando, a dez jornadas do final do Campeonato da época 2003/2004, empreendeu corrida épica com destino à Europa.

Provavelmente, o professor já tinha saudades de um desafio assim. Ou não. Certo é que nas duas temporadas ao serviço do Moreirense, o melhor da história ficou reservado para o fim, ao estilo dos melhores policiais.

O final feliz em Moreira de Cónegos — com duas permanências desafogadas no currículo — foi repetido em Guimarães, na temporada 2003/2004, mas dessa vez o enredo foi densamente povoado por fantasmas, ecos de contestação, dúvidas e inquietudes que as dez últimas jornadas transformaram em festa, graças a um ciclo de seis vitórias e dois empates que permitiu aos minhotos conquistarem a Europa.

Imunes ao veneno?

O Sp. Braga está hoje na situação que o Vitória geriu há quatro anos: tem dez jogos para anular a desvantagem de cinco pontos em relação ao quinto classificado. A segunda volta dos bracarenses está aquém das expectativas, conforme se pode comprovar no quadro publicado por A BOLA. Mas estando 30 pontos ainda em discussão, o Sp. Braga tem condições para superar o desempenho da primeira metade da competição.

Para isso, terá de entrar numa corrida em contra-relógio, que não autoriza paragens nem permite desvios de rota. Machado já sabe como se faz e a equipa parece convencida de que a matemática, combinada com disciplina, fé e muita entrega, pode ser generosa para o clube.

O Sp. Braga carrega nos ombros o peso de uma dezena de jogos sem vencer, mas o empate na Luz iluminou projectos de reabilitação que o derby se encarregará de confirmar ou desmentir. Entretanto, não deixa de ser irónico que Machado faça planos para aplicar a fórmula da recuperação milagrosa precisamente na jornada em que os vitorianos visitam a pedreira. Resta saber se o conjunto de Cajuda é imune a esse veneno...







Hoje há jogo para a intercalar

Aperitivo na Póvoa

O Sp. Braga defronta esta tarde, às 15 horas, o Varzim, em jogo a contar para a quarta jornada da Liga Intercalar. Manuel Machado chamou sete jogadores do plantel principal, mas teve de deixar de fora João Tomás, que ontem evoluiu à parte do plantel, devido a um pequeno problema muscular.

Paulo Santos iniciou corrida no relvado, mas Machado deve lançar o espanhol Dani para a baliza no jogo com o Varzim. Stélvio Cruz e Madrid também farão parte das escolhas iniciais.



Bilhetes à borla

Charme na escola

A operação de charme do Sp. Braga junto das escolas do concelho conhece hoje nova etapa. Jogadores do plantel profissional visitam, às 15 horas, a escola EB 2,3 Dr. Francisco Sanches para distribuir autógrafos e bilhetes para o derby de sexta-feira.

Este tipo de iniciativa, promovido pelo departamento de marketing do clube bracarense, tem conhecido enorme sucesso, traduzido sobretudo no aumento significativo de público juvenil no Estádio AXA e no reforço dos laços entre adeptos e equipa. Na contagem decrescente para o jogo de todas as emoções, frente ao rival Vitória, todo o carinho é importante...


in A BOLA

JotaCC

#1
Madrid pode ser a nova surpresa



Cumprido o segundo treino à porta fechada da semana - em que os jogadores que alinharam na Luz continuaram a fazer treino diferenciado, em função da gestão do desgaste físico que se torna imperioso efectuar -, poucas notas há que acrescentar em matéria de programa de preparação para a partida de sábado à noite. Segundo o boletim clínico, Paulo Santos fez trabalho compensatório no ginásio e treino no relvado, mas longe da baliza, o que, à partida, o afasta do próximo jogo.

Também ausente na sessão vespertina esteve o avançado João Tomás, que surgiu com pequenas queixas e esteve no ginásio, sendo que hoje vai ser reavaliado. Sem jogar desde Dezembro, mas cada vez mais próximo da forma ideal, Madrid poderá vir a ser a surpresa que Manuel Machado tem guardada para o confronto com o Guimarães, depois de ter sido suplente não utilizado na partida com Benfica. Entretanto, o médio Jorginho já deu início ao programa de reabilitação, mas ontem fez trabalho em casa, iniciando hoje a terapia diária nas instalações médicas do Estádio AXA.


Vizinhos que se revêem


Quando sexta-feira as duas equipas entrarem em campo, estarão cumpridos dois anos e um mês sobre a última vez que os emblemas minhotos se defrontaram no agora denominado Estádio AXA. Despromovido à II Liga no final da temporada 2005/06, o Guimarães cumpriu a sua missão na época seguinte, mas só agora, por imperativos de calendário, foi possível reeditar o principal duelo do Minho, depois de em Setembro último se terem defrontado no Estádio D. Afonso Henriques, com a vitória a pender para os vimaranenses, pela margem mínima (1-0). E, por falar em resultados, o Braga, desde que o novo milénio entrou, apenas por uma vez, na temporada 2002/03, perdeu em casa com o arqui-rival minhoto, num desfecho pesado (2-4) para a equipa da casa. No resto, entre confrontos para a Liga e a Taça de Portugal, o Braga contabiliza (quase) só vitórias, com a única excepção a acontecer na temporada 2001/02, quando se deu um nulo. Nota para o facto de a penúltima vitória do Guimarães em solo bracarense ter sucedido na temporada 1999/2000, e pelo mesmo resultado de 2002/03 (4-2), um número curioso na longa estatística de jogos entre os dois clubes em Braga (54), com os locais a somarem 32 vitórias, 11 empates e 11 derrotas.



Minhotos com o pior registo desde 2000/01

O empate alcançado na Luz está longe, sequer, de mascarar a crise de resultados que assola a equipa minhota, a ponto de fazer perigar a tão desejada qualificação para as próximas competições da UEFA. Uma leitura pela classificação dos minhotos - à vigésima jornada - desde que se iniciou o novo milénio mostra que esta é a pior de sempre, nunca tendo o Braga somado tão poucos pontos à chegada a esta fase da temporada. Com seis vitórias, oito empates e seis derrotas, os minhotos só recuando até à temporada 2001/02 se aproximam nos números, verificando-se então que nessa data somavam 27 pontos, classificando-se no mesmo nono lugar. A título de curiosidade, refira-se que no final dessa temporada o Braga se classificou no 10.º posto da geral classificativa, bem longe dos lugares que tem como objectivo esta temporada. Para se poderem cifrar as diferenças, o melhor registo aconteceu na época 2005/06, sob o comando técnico de Jesualdo Ferreira. Era quarto na tabelam com 39 pontos. ^


Claques prometem só mandar "bocas"


As duas claques arsenalistas, Red Boys e Bracara Legion, deverão aumentar a sua presença nas bancadas do Estádio AXA para o confronto com o vizinho de Guimarães, numa presença que, no entanto, prometem "ser para apoio exclusivo ao Braga". No entanto, Paulinho, líder da segunda claque - que fica situada na bancada em frente daquela onde se vão posicionar os adeptos adversários -, deixou no ar a possibilidade de, durante o jogo, alguns "piropos" atravessarem o relvado em direcção aos seguidores vimaranenses. "Não será com o intuito de os provocar, mas de brincar com eles, com alguma malícia..." - sublinhou. Já Jô Mané, líder dos Red Boys, afastou qualquer intenção de partir para a provocação, fazendo depender do desenrolar do jogo o romper da atitude passiva com que, disse esperar, os cerca de mil membros da claque vão seguir o jogo. De referir, a título de números, que os Bracara Legion deverão comparecer com cerca de 600 elementos. ^


Reunião hoje no AXA

Vem aí o Guimarães, e todos os cuidados serão poucos na preparação do jogo de sexta-feira à noite, numa altura em que pelo menos um milhar de adeptos vimaranenses vai comparecer nas bancadas do Estádio AXA. No sentido de preparar esse reencontro - quase sempre efervescente - de adeptos dos dois principais clubes minhotos, SAD e forças de segurança vão reunir-se hoje no Estádio AXA para o acerto de detalhes no que concerne à segurança. É que o Guimarães, no que toca à massa adepta que arrasta, merece sempre um tratamento em tudo semelhante ao "disponibilizado" às claques que seguem os principais clubes da liga portuguesa. A SAD mantém algumas reservas quanto ao tipo de segurança que será levada a cabo, mas não hesita em admitir medidas extraordinárias para um jogo que colocará frente a frente velhos rivais. A aposta, como sempre, vai no sentido de prevenir, por forma a evitar ao máximo os confrontos, desde logo, entre claques e posteriormente, já no interior do estádio, com os outros adeptos. Noutro âmbito, a aposta em termos de bilheteira vai também para a presença de cerca de 15 mil pessoas nas bancadas do estádio arsenalista. ^


João Tomás "rei" nos últimos dérbis

Se há jogador no actual plantel arsenalista que marcou os últimos dérbis minhotos, é João Tomás, responsável por três golos em outros tantos jogos. Mais, o avançado internacional apenas não participou em dois deles, desde que, vindo de Sevilha, trocou... Guimarães por Braga. É que, sem nunca ter sido feliz na Cidade-Berço na época que lá passou (2003/04), a chegada a Braga resultou numa metamorfose, com o avançado a marcar 30 golos em duas temporadas, mais... 27 do que nos dois anos anteriores (Bétis e Guimarães). Vítima de uma lesão grave em Sevilha e colocado na lista de dispensas por Victor Fernández, foi Inácio que o recuperou para o futebol português, levando-o para Guimarães num ano terrível para os minhotos e que Jorge Jesus, qual salvador, transformou em manutenção sobre o gongo final. Em Braga, sob a orientação de Jesualdo Ferreira, reencontrou a motivação e o caminho dos golos, tornando-se de novo um avançado com forte nome na praça, naqueles que foram os melhores momentos que passou no clube arsenalista. Em final de contrato, mas com proposta para renovar, João Tomás tem um novo dérbi à porta. Resta saber se o jogará.


"Maldição" de Valhadolid entre um ano em seco


Vítima de duas lesões ligamentares esta época, João Tomás (quase) não tem tido oportunidades para mostrar as suas qualidades, percebendo-se a olho nu que a sua condição física e psicológica não está nos melhores níveis, consequências da "falta de moral" e da falta de golos. Contudo, o ano de menor fulgor que o jogador atravessa não é inédito na sua carreira. Em Sevilha e, depois, em Guimarães, já viveu situações semelhantes, razão porque acredita ter condições para dar a volta e ser o avançado que fez a diferença nas temporadas anteriores. Ainda recentemente, frente ao Boavista, em novo regresso à competição depois da segunda lesão da época, teve duas ocasiões soberanas para marcar, mas o instinto não funcionou. Este episódio traz à memória outro, vivido ao serviço do Bétis, quando, em Valhadolid, a cruzamento de Joaquin, cabeceou uma bola que embateu na barra, depois no solo e novamente na barra, sem entrar...



Propensão para marcar


A recém-criada Liga Intercalar acentuou a propensão de João Tomás para marcar ao Guimarães, fazendo-o nas duas vezes que as equipas se defrontaram desde que a novel competição se iniciou. No entanto, os dois golos tiveram interpretações diferentes por parte das equipas de arbitragem, pois apenas o primeiro foi validado, já que o segundo, no D. Afonso Henriques, foi (mal) anulado por fora-de-jogo. 


INQUÉRITO ONLINE

P | Deve Manuel Machado apostar no onze que jogou na Luz para o confronto do Braga com o Guimarães?
Sendo verdade que, na véspera, a maioria dos leitores d'O JOGO online não acreditava que o empate na Luz resultasse em motivação adicional para o jogo seguinte, uma percentagem muito elevada (81%) entende que não deverão existir mexidas no onze utilizado e que Manuel Machado deve apostar nos mesmos jogadores para sexta-feira.

REALIZADO NOS DIAS 25 E 26 DE FEVEREIRO

VALORES EM PERCENTAGEM

SIM: 81

NÃO: 19

N.º DE PARTICIPANTES: 607


O JOGO

JotaCC

Paulo Santos longe do dérbi minhoto

Paulo Santos ainda em dúvida


O Braga continuou ontem a preparar o dérbi minhoto com o Guimarães, agendado para depois de amanhã às 20.30 horas (SportTV1). O guarda-redes Paulo Santos continua a recuperar de lesão e é a grande dúvida para um encontro que é considero fundamental para os arsenalistas.

O internacional português falhou os dois últimos encontros da formação minhota, após ter sido titular na derrota caseira, por 3-2, com o Setúbal. Seguiram-se os duelos com Werder Bremen, para a Taça UEFA, e a visita ao Benfica, para o campeonato, nos quais a aposta de Manuel Machado recaiu no polaco Kieszek. Paulo Santos está a recuperar de uma cervicalgia e ontem já fez corrida no relvado, mas a sua presença no dérbi é cada vez mais uma miragem. João Tomás também apresenta queixas físicas e continua a trabalhar à parte do plantel, pelo que a sua recuperação a tempo de defrontar o Guimarães é bastante improvável. Sem qualquer hipótese de jogar depois de amanhã estão Bruno Tiago e Jorginho. O primeiro está em fase final de recuperação, após ter partido a perna no estágio de pré-época, enquanto o brasileiro começou ontem a fazer tratamento, depois de ter sido operado ao ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, e enfrenta seis meses de paragem.

JN

JotaCC

#3
No «adeus» de João Pinto, os melhores momentos em vídeo

Depois de cinco temporadas no Boavista, oito no Benfica, quatro no Sporting e mais duas no Sp. Braga, João Pinto disse esta segunda-feira adeus ao futebol português.

Os jogos e golos de João Pinto por clube:
BOAVISTA (1988/92 e 2004/06): 108 jogos/22 golos (1 golo a cada 4,9 jogos)
BENFICA (1992/2000): 220 jogos/64 golos (1 golo a cada 3,4 jogos)
SPORTING (2000/2004): 115 jogos/28 golos (4,1)
SP. BRAGA (2006/08): 33 jogos/3 golos (11)

Entre os quase meio milhar de jogos (476) que João Pinto realizou no campeonato português, há um que vai ficar irremediavelmente ligado à sua carreira: a vitória por 6-3 no Estádio de Alvalade, na temporada de 1993/94, em que marcou os três primeiros golos. Mas há mais?

João «Maravilha» Pinto (apresentação no Sp. Braga)


http://www.youtube.com/watch?v=pBCKbw0qLSU&eurl=http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=920238&div_id=1676

MAIS FUTEBOL

JotaCC

#4
João Tomás trabalhou à parte

Manuel Machado começou hoje a preparar com mais profundidade o jogo de sexta-feira, diante do Vitória de Guimarães, e o técnico não contou com o ponta-de-lança João Tomás, que trabalhou à parte do grupo, realizando trabalho específico.
Paulo Santos já corre. O guarda-redes mantém o plano de recuperação e hoje subiu ao relvado realizando algumas corridas. Já Bruno Tiago continua a realizar integração progressiva.

O departamento clínico dos arsenalistas teve um novo cliente, isto porque Jorginho começou com o trabalho de reabilitação, depois da operação cirúrgica a que foi alvo.

O Sporting de Braga regressa amanhã ao trabalho, a partir das 10 horas, numa sessão à porta fechada e o treinador dos bracarenses só vai abordar o jogo com o Vitória de Guimarães quinta-feira, véspera do derby minhoto.


Pli foi o futsalista do ano no troféu `O Minhoto` e considera o tributo como um prémio carreira.

O guarda-redes do Sporting de Braga, Pli, foi distinguido como o melhor futsalista do ano no reino minhoto.

O atleta sente que venceu um prémio carreira e mostrou-se bastante feliz pela sua designação.

Pli foi o `Minhoto` do ano na modalidade de futsal e levou a melhor sobre o seu colega de equipa André Machado e Ana Azevedo, atleta do Vermoim.


Dario Andrade venceu o troféu `O Minhoto` na categoria andebol e considera que estão atentos ao seu trabalho
     

Dario Andrade foi o vencedor do troféu `O Minhoto` na categoria de andebol, derrotando o seu colega de equipa José Costa e Eduardo Salgado, atleta do ISAVE.

Na gala que se realizou em Fafe, Dario Andrade estava bastante orgulhoso com o prémio e considera que estão atentos ao seu trabalho.
A XI Edição do Troféu `O Minhoto` foi um sucesso em todas as vertentes.

ANTENA MINHO

JotaCC

Pawel Kieszek assegura o futuro
PONTO DE VIRAGEM COMEÇOU NA BALIZA   
      
O último jogo do Sp. Braga na UEFA foi o ponto de viragem para Kieszek, promessa nas selecções jovens da Polónia, que tardava a afirmar-se. Estreado, com 18 anos, na baliza do Polónia Varsóvia, saiu em plena afirmação para a Grécia, mas no Aigaleo fracturou o pulso esquerdo.

Kieszek transitou para Braga no Verão, mas a consolidação da fractura impediu-o de disputar o lugar com Mallo no arranque da época e obrigou-o a partir atrasado para o duelo com Paulo Santos. Titular nos últimos jogos da Liga Intercalar, ansiava há mais de um ano o regresso "a sério", que foi proporcionado na derrota caseira com o V. Setúbal. Com 16 golos sofridos nos 7 jogos de 2008, Paulo Santos viu a contestação ganhar contornos de ameaça e Manuel Machado entendeu protegê-lo.

Chegava assim a hora de Kieszek, numa aposta que Rui Correia entende ser "normal, quando uma equipa sofre golos, joga menos bem e não ganha." Para o guarda-redes que defendeu as redes arsenalistas entre 92 e 97, "alguma coisa tem de se mudar e, em 80 por cento dos casos, sobra para o guarda-redes, mesmo que a culpa não seja dele."

A experiência de Rui Correia fá-lo prever a preparação de uma nova aposta para a baliza. "Vejo que está a ser preparado o futuro. Mas não sei se será com Kieszek, Mallo, Eduardo – que tem feito uma grande época em Setúbal – ou mesmo o miúdo Ricardo, que me dizem ter muita qualidade", acrescenta Correia, actualmente a colaborar com a Sanjoanense, após sair em Novembro, com Luís Martins, do Portimonense.

RECORD

JotaCC

Liga de Clubes e FPF decretam minuto de silêncio por Cabral Ferreira    

A Liga de Clubes e a FPF decretaram um minuto de silêncio em memória de Cabral Ferreira, ex-presidente do Belenenses que falaceu ontem vítima de doença prolongada.

Nos desafios da Taça de Portugal, bem como em todos os campeonatos de futebol, vai cumprir-se antes do início de cada partida esta homenagem a Cabral Ferreira.

ANTENA MINHO