News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 21/02

Started by Olho Vivo, 21 de February de 2008, 03:32

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Manuel Machado mantém fé inabalável numa cambalhota na eliminatória com o Bremen

«Até treinámos os penalties»

Por Pascoal Sousa

MANUEL MACHADO não desarma: tem fé na passagem do Sp. Braga aos oitavos-de-final da Taça UEFA e explica como pretende operar... o milagre.

— É possível passar esta eliminatória?

— No futebol tudo é possível. É a riqueza desta modalidade. Entramos para a segunda parte da eliminatória com desvantagem substancial, mas nada é impossível.

— Com tanta contestação, ainda é uma vantagem jogar em casa?

— É sempre uma vantagem. O descontentamento dos adeptos é um sentimento normal, que se pode manifestar em qualquer cidade.

— A ausência de Jorginho condiciona a sua estratégia?

— Subtrai quantidade e qualidade ao grupo.

— É uma desilusão para si ver o Sp. Braga no oitavo lugar na Liga?

— Não estou desiludido. O grupo é bom, a estrutura que o rodeia é forte, com o esforço de todos vamos ultrapassar este ciclo.

— Equaciona alterar a estrutura táctica da equipa?

— Temos processos assimilados e a resposta tem sido boa. O que fez a diferença no primeiro jogo foi o pragmatismo dos alemães. O Sp. Braga teve uma actuação digna e de grande qualidade técnica.

— O facto de o Diego não jogar facilita a tarefa do Sp. Braga?

— A resposta que dei em relação ao Jorginho aplica-se ao Diego.

«Vou proteger o Paulo Santos»

Manuel Machado falou aos jornalistas antes de anunciar a convocatória. Mas, nos corredores, já se falava da saída de Paulo Santos dos eleitos, que o treinador confirmou e justificou:

— O jogo defensivo de uma equipa não depende só do guarda-redes ou da defesa, mas do todo. Houve um ciclo complicado de jogos em que o bloco defensivo respondeu bem. Recentemente, enfrentámos outro ciclo em que sofremos muitos golos, manifestando problemas a esse nível. Sem menosprezo pela bela carreira do Paulo Santos, que nos merece respeito, chegou o momento de o proteger. É uma opção técnica que assumo abertamente.

— Admite que a eliminatória possa ser decidida nas grandes penalidades?

— É um cenário que se coloca. A equipa treinou os penalties, esta semana.



Não está agarrado ao cargo

«Se tiver de sair não levo um tostão!»

Notícias que davam conta de que a SAD bracarense só não avançou para a rescisão com Manuel Machado por factores económicos deixaram o treinador indignado. «No minuto em que esta administração entender que devo sair, não pedirei um tostão a mais, para além do que tenho de receber até ao último dia de trabalho efectivo», garantiu, revelando-se magoado por terem «mexido» com a sua dignidade: «Que fique claro que não estou aqui para delapidar os cofres do clube nem agarrado ao dinheiro! Estão a falar de uma pessoa séria, que chega a casa e gosta de olhar nos olhos os seus filhos.»

Ao esclarecimento, feito com a voz embargada, o técnico juntou um apelo aos adeptos. «Contamos com o apoio dos sócios e compreendemos e aceitamos as críticas. Apesar do momento menos positivo, o Sp. Braga quer fazer um percurso condizente com o seu passado recente e atingir os objectivos a que propôs».



Schaaf não quer facilitar

Thomas Schaaf não admite facilidades no jogo desta noite, de forma a carimbar sem grandes sobressaltos o apuramento à próxima fase da Taça UEFA. «Não dou nada por garantido. Vimos para tentar marcar cedo e vencer o jogo», deixou bem claro o treinador do Werder Bremen, antes de se pronunciar sobre a ausência de Diego: «É um bom jogador, mas todos fazem falta. E temos outros futebolistas, com outro tipo de qualidades, que também podem corresponder ao nosso desejo.»

«Português» simpático

«Devagar, por favor!» A figura tão afável e simpática não se podia dizer que não: Jürgen Born, presidente do Werder Bremen, estava preparado para conversar na nossa língua. «Falo espanhol, mas adapto facilmente o discurso ao português», confessou a estratégia, influenciada, também, por uma vinda a Portugal há alguns anos: «Estive em Guimarães, para observar o Meira, que está agora no Estugarda.» Só não lhe falem do próximo sorteio da UEFA... «Temos uma boa vantagem, mas não me esqueço de que vencemos o Ajax na época passada, por 3-0, e depois perdemos por 3-1. Imaginem que o Sp. Braga marca cedo e ainda faz o 2-0 antes do intervalo. É complicado», avisa o dirigente, depositando toda a confiança em Hugo Almeida: «É uma boa pessoa e um bom desportista. Estamos muito contentes com ele.»



Polaco, que só jogou na intercalar, rende Paulo Santos na baliza

Kieszek é o senhor das redes

A saída de Paulo Santos dos convocados para o jogo com o Werder Bremen é a nota de maior destaque no quadro de escolhas de Manuel Machado.

Aquele que nos últimos anos foi titular indiscutível das redes bracarenses, assinando exibições que o levaram a representar a Selecção Nacional, pagou dupla factura: a do desacerto do bloco defensivo do Sp. Braga nos últimos sete desafios (16 golos sofridos) e o facto de ter actuado em sacrifício, com dores resultantes de uma lesão na região lombar que o persegue há muito tempo. Mesmo assim, em nome dos interesses do colectivo, Paulo Santos colocou-se sempre à disposição de Jorge Costa, primeiro, e de Manuel Machado, mais recentemente.

O professor explicou a sua opção com a necessidade proteger o guardião, lembrando que Paulo Santos esteve em grande no melhor ciclo do Sp. Braga esta época, quando a equipa disputou 12 jogos entre Novembro e Dezembro do ano passado, e que agora conhece o reverso da medalha.

Dito isto, sobra a questão: quem é o novo dono da baliza do Sp. Braga? A resposta: Pawel Kieszek, 23 anos, o polaco que só jogou pela equipa na Liga Intercalar, mas cuja qualidade há muito convoca o mais genuíno elogio da massa associativa. Pode parecer arriscado patrocinar a estreia ao mais alto nível de um guardião sem um minuto de utilização na Liga portuguesa, na UEFA ou na Taça de Portugal, mas não é a primeira vez que Machado dá um passo desta dimensão: foi ele quem, no Nacional, apostou em Diego Benaglio, lançando o suíço quando este tinha apenas 19 anos e era um desconhecido. Kieszek é, pois, o Benaglio do Sp. Braga, relegando o espanhol Dani — 10 jogos esta época em três competições — para o banco de suplentes e Paulo Santos para a bancada.






DIEGO FICOU NA ALEMANHA PARA DESESPERO DE TRÊS JOVENS QUE SE VINGARAM NO AVANÇADO DO WERDER BREMEN

«Não fujas, Hugo Almeida!»

Por Rui Amorim

CHEGADA: 11.50 horas. Previsão de chegada: 11.40 horas. Menos dez minutos de ansiedade, foi o consolo que o placard do aeroporto Francisco Sá Carneiro conseguiu oferecer a quem já quase não tinha unhas para roer. Vício da adolescência, época dos ídolos. Ontem, com a cara de Diego. Desilusão tamanha para três fãs: o brasileiro foi poupado e ficou na Alemanha. Hugo Almeida é que não lhes escapou...

Os boatos que circulavam, dando conta da ausência de Diego da convocatória, ameaçavam uma frustração tão grande que o tempo de espera até podia estender-se por mais umas boas horas. Sacrifício a que as três meninas se dispunham desde que o brasileiro tivesse viajado para Portugal. Não veio, puderam confirmar à medida que os jogadores de Thomas Schaaf atravessaram a aerogare rumo ao autocarro.

Os olhos caíram no chão, até as máquinas fotográficas pareciam transtornadas por não poder flashar o craque que tantos fãs deixou na Invicta, aquando da sua passagem pelo FC Porto. Nestas idades, os ídolos não ficam no banco, estão em todo o lado... menos no aeroporto de Pedras Rubras numa cinzenta manhã de Fevereiro.

Havia fotografias para tirar e para mostrar, vídeos para oferecer à figura maior da Bundesliga... e Hugo Almeida como o intermediário mais desejado e conveniente para aquelas adolescentes. «Não fujas, Hugo!», suplicou-se. O ponta-de-lança distribuiu simpatia, sorrisos e autógrafos, posou para as câmaras do trio feminino e guardou na bagagem a responsabilidade de transmitir a mensagem a Diego.

«É sempre bom regressar a casa», nem podia disfarçar o internacional português, desta vez sem a companhia do número 10. «Qualquer jogador é importante no nosso plantel, mas o Diego está, efectivamente, num excelente momento e tem ajudado a equipa a ganhar vários jogos», reconhece a genialidade do centro-campista, estrela em ascensão na selecção brasileira.

E a Taça UEFA? E o Sp. Braga? E o jogo de hoje? «Trazemos avanço grande na eliminatória, mas no futebol nunca se sabe. Vamos tentar marcar para resolver logo tudo, mas não será fácil», foi convincente o futebolista dos vice-campeões alemães, antes de ouvir o apelo de um adepto bracarense: «Ó Hugo, não marques golos amanhã, pá!»



Toronto FC

João Pinto sem acordo

João Vieira Pinto está de regresso ao Sp. Braga, onde deverá jogar até ao final da época, depois de terem falhado as negociações para a sua transferência para o Toronto FC, clube canadiano que compete na Major League Soccer (MLS). Na base do desacordo esteve a exigência dos responsáveis técnicos do Toronto FC em submeter o antigo internacional a um período de experiência — situação normal nos clubes da MLS, mas que foi rejeitada por João Pinto. O Toronto FC disputou ontem o seu último jogo de preparação, frente ao Chicago Fire (1-1), na Academia de Bradenton, Florida, e pretendia que o português jogasse nesse ensaio. Nada feito. João Pinto não fecha as portas à MLS, mas só mediante uma oferta concreta e sem experiências à mistura encarará a possibilidade de emigrar para os Estados Unidos.

in A BOLA

A.COSTA

#1
Olho vivo na baliza
PEDRO ROCHA


Sem ganhar há dois meses em todas as provas em que está envolvido, o Braga terá de se transcender, fazer o jogo da sua vida, para conseguir alcançar os oitavos-de-final da Taça UEFA. Dar a volta a uma desvantagem de 3-0, frente a um Werder Bremen tão confiante, tão confiante que até resolveu deixar em casa a estrela Diego com o rótulo de jogador lesionado, parece ser uma missão quimérica, mas Manuel Machado acredita que tudo é possível. É nesse espaço reduzido de possibilidades que se encontra a verdadeira "riqueza do futebol", e a equipa minhota não tem realmente outra forma de encarar esta segunda parte dos 16 avos-de-final. E, à luz da matemática o contexto que rodeia o desafio desta noite ainda se torna mais complicado, pois os bracarenses precisam de vencer por pelo menos três golos de diferença para poderem ver uma luz ao fundo do túnel, o que equivale a um empate entre as duas mãos da eliminatória, sendo certo que depois terão de aguentar o consequente prolongamento e, quem sabe até, a lotaria das grandes penalidades. Até apetece perguntar: será que esta conjugação cósmica faria sentido nesta altura se Wiese não tivesse defendido os penáltis de Roland Linz e Jorginho? Com o segundo já fora de combate, em virtude de ter sofrido uma rotura nos ligamentos do joelho esquerdo, o Braga vai apresentar-se mais inferiorizado para o derradeiro braço-de-ferro com os germânicos em termos de opções, e, nessa medida, Manuel Machado vê-se na obrigação de proceder a mais inovações, algo que já se tornou numa curiosa tradição nesta época, sendo previsível a colocação de Wender no flanco direito, antes ocupado por Jorginho, actuando, no pólo oposto, Matheus. Para lá destes remendos e da possível troca de Contreras pelo capitão Paulo Jorge no centro da defesa, o onze inicial deverá encerrar como grandes surpresas as inclusões do guarda-redes Kieszek e dos médios Roberto Brum e César Peixoto. O polaco é o suspeito número um para o lugar de Paulo Santos, que não foi convocado, enquanto Roberto deverá fazer dupla com Frechaut a trinco. Face ao mau momento de Vandinho, Peixoto será o camisola 10 de serviço.


Estádio AXA

21h30 | canal sport TV 1


Serge Gumienny [Bélgica]

Walter Vromans + Mark Simons

Johan Verbist


Braga

Treinador Manuel Machado

31 | Kieszek GR

47 | João Pereira LD

3 | Paulo Jorge DC

2 | Rodriguez DC

13 | Carlos Fernandes LE

5 | Roberto Brum MD

17 | Frechaut MD

15 | Wender AD

21 | César Peixoto MO

99 | Matheus AE

29 | Linz AV

12 | Dani Mallo GR

16 | Contreras DC

25 | Miguelito LE

89 | Stélvio Cruz MD

88 | Vandinho MO

18 | Zé Manel AD

9 | João Tomás AV


Werder Bremen

Treinador Thomas Schaaf

1 | Tim Wiese GR

8 | Clemens Fritz LD

29 | Mertesacker DC

4 | Naldo DC

15 | Owomoyela LE

6 | Baumann MD

7 | Vranjes MO

24 | Borowski MO

20 | Jensen MO

9 | Rosenberg AV

23 | Hugo Almeida AV

33 | Vander GR

13 | Tosic LE

2 | Boenish MD

11 | Mesut Ozil MO

17 | Klasnic AV

18 | Sanogo AV

34 | Harnick AV


Manuel Machado

"Jogar em casa ajudará"

PEDRO ROCHA


De acidente em acidente, Manuel Machado não cede nem se desvia do percurso traçado. O andamento do Braga já foi bem melhor nesta época, e por isso o treinador acredita que o regresso à normalidade estará ao virar da esquina, mesmo que a atravessar-se no caminho dos minhotos esteja um camião TIR poderoso chamado Werder Bremen, que provocou três valentes amolgadelas na "corrida" da primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA. "Acredito que é possível virar o resultado. O futebol tem essa riqueza. A vantagem do Bremen é substancial, mas acreditamos numa reviravolta", anunciou, sublinhando, ao mesmo tempo, "a experiência" dos seus profissionais em duelos rodeados de "dificuldades". "Noutras ocasiões, conseguiram superá-las, pelo que temos algumas possibilidades de seguir em frente", completou.

O optimismo de Manuel Machado parece ser ilimitado, e nem a insatisfação dos adeptos, que se fez sentir intensamente no jogo com o Setúbal, o faz recuar. "É sempre uma vantagem jogar em casa. O descontentamento verifica-se sempre quando as coisas correm menos bem. São manifestações comuns. Todos juntos, conjugando forças, conseguiremos um futuro mais risonho", sugeriu. Certo de que o impedimento de Diego (Werder Bremen) é tão relevante como o de Jorginho, o treinador confirmou ainda que não irá mudar de esquema táctico (4x2x3x1). "A equipa já tem processos perfeitamente assimilados", argumentou.


"Entendo que Paulo Santos deve ser protegido"

Aconteça o que acontecer esta noite ao Braga, a contestação em torno de Paulo Santos, que esteve algo infeliz nos últimos jogos do Braga, vai parar. A ausência do habitual dono da baliza arsenalista foi a grande surpresa da lista de convocados, e Manuel Machado depressa explicou que se tratava de uma opção meramente técnica. "O Paulo Santos tem 35 anos e uma carreira respeitável. É um grande guarda-redes, mas entendi que deve ser protegido, daí ter sido subtraído da convocatória. É uma opção que assumo totalmente", vincou o treinador, confirmando depois que Kieszek ou Dani Mallo - um deles será o novo dono da baliza - estão preparados para tudo, incluindo decidir a passagem aos oitavos-de-final da Taça UEFA nas grandes penalidades. "Trabalhámos hoje [ontem] nisso", revelou.

Thomas Schaaf vinga má memória portista

MÓNICA SANTOS


Pelo ar contraído de Thomas Schaaf na conferência de Imprensa, ninguém diria que o Werder Bremen parte para o jogo a vencer por 3-0, mas o treinador tem razões antigas para temer os portugueses. Ex-jogador, fez toda a carreira no clube que hoje orienta e assistiu, do banco, a uma goleada esmagadora do FC Porto em 1993/94. Jogava-se a Liga dos Campeões, e, depois de perder, nas Antas, por 3-2, o Werder Bremen não esperava que o jogo da segunda mão pudesse ser pior. Mas foi: 0-5. Prestes a resgatar essa má memória com uma qualificação facilitada por "um bom resultado" no Weserstadion, foi cauteloso e avisou que a eliminatória está "ainda no intervalo". "Teremos de jogar muito concentrados e ser muito bons", para evitar surpresas. A anunciada mudança de guarda-redes no Braga, para a qual a derrota em Bremen contribuiu, não mexer com a prudência de Schaaf. "Se o meu colega troca de guarda-redes, é porque está convicto de que o que o vai substituir é tão bom ou melhor", afirmou, mas dispensou esse argumento para comentar a ausência de Diego na sua própria equipa. "É um bom jogador - é óbvio que fará falta."

Abraço a Jorginho

Não fora o "sentimento" de "voltar a jogar no País", o que, assumidamente, mexe com ele, e o "abraço" ao "grande amigo" Jorginho, ex-companheiro no FC Porto que se lesionou para o resto da época, Hugo Almeida teria fintado com uma frieza que poderia bem ser germânica as facilidades com que a qualificação acena ao Werder Bremen. "Será como se estivesse 0-0, entraremos com o objectivo de fazer golos e ganhar", avisou o ponta-de-lança, a quem, por estes dias, o calendário exige que seja mesmo uma máquina de fazer golos, uma vez que, já depois de amanhã, a equipa defronta o Eintracht Frankfurt: "É cansativo, mas tem de ser. Estamos preparados para ganhar quinta e sábado."

Diego em casa pelo seguro
MS


Quem esperava matar saudades do drible brasileiro de Diego não terá sorte. O ex-portista, agora camisola 10 do Werder Bremen e recordista de faltas sofridas da Bundesliga - a estatística levou o clube a fazer um seguro de 98 mil euros/ano -, ficou na Alemanha, a recuperar de uma pubalgia que a sobrecarga de jogos agravou. "Não é uma lesão fácil, o problema vai e vem e, quanto maior é o esforço, mais grave se torna", lamenta, na página oficial da equipa na internet, onde garante que regressará à competição no sábado, frente ao Eintracht Frankfurt. "Dois jogos com apenas um dia de repouso seria demasiado", testemunhou.


Regresso dos castigados

Ausentes, devido a castigo, no jogo com o Setúbal, Paulo Jorge e César Peixoto constituíram as surpresas da lista de 18 convocados do Braga para o embate com o Werder Bremen. Ambos deverão até figurar no onze inicial: o capitão na defesa, César na frente.

Jailson também de fora

Mesmo privado de Jorginho (lesionado), Manuel Machado ainda teve de prescindir de algumas unidades. Habitual titular, Paulo Santos foi o nome mais sonante; já para o ataque, Jailson foi riscado das opções do técnico, que preferiu, desta vez, João Tomás.

Jensen passa a 10

Tal como Manuel Machado, o treinador do Werder Bremen também perdeu um criativo para a segunda mão da eliminatória. Sem Diego, Jensen fará o papel de número 10, e o meio-campo será reforçado com Borowski, em substituição de Hunt, outro lesionado.



João Pinto pode ficar

Terminou o miniperíodo de testes de João Pinto no FC Toronto. Essa foi a versão que os responsáveis do clube canadiano passaram para o exterior, mas na verdade o internacional português não teve de se submeter a qualquer treino à experiência para poder jogar na Major League Soccer (liga americana). A categoria de João Pinto é por demais conhecida no continente norte-americano (e não só), e a única questão de faltava limar eram os salários do jogador. Quando foi abordado em Portugal por emissários do FC Toronto, João Pinto foi confrontado com valores irrecusáveis, mas já no Canadá acabou por comprovar uma realidade financeira substancialmente diferente, pelo que não é totalmente líquido que João Pinto vá mesmo emigrar pela segunda vez, agora com 36 anos. O camisola 10 terá regressado ontem a Portugal, conforme combinou com a SAD do Braga, sendo provável a sua presença no Estádio AXA esta noite para assistir ao decisivo jogo com o Werder Bremen. A forte possibilidade de João Pinto optar por continuar em Braga acaba por ser, curiosamente, uma excelente notícia para o técnico Manuel Machado, que perdeu o médio-ofensivo Jorginho para o resto da época, em virtude de este ter sofrido uma rotura de ligamentos no joelho esquerdo.


INQUÉRITO ONLINE

WWW.OJOGO.PT

P | Caso Jorginho não volte a jogar esta época, que importância poderá ter a sua ausência no Braga?

A notícia de que terminou a época para Jorginho, vítima de inesperada rotura nos ligamentos cruzados do joelho esquerdo, caiu que nem uma bomba em Braga. Para a maioria dos participantes no inquérito de O JOGO, a lesão não poderia ter acontecido em pior altura, e a equipa vai certamente ressentir-se da longa ausência do jogador.


REALIZADO NOS DIAS 19 E 20 DE FEVEREIRO

VALORES EM PERCENTAGEM

N.º DE PARTICIPANTES: 486


Muita 65

Nenhuma 14

Pouca 21

in "OJOGO"
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

A.COSTA

#2
Werder Bremen veio sem a maior estrela: Diego

O destaque da equipa alemã para o jogo desta noite é a ausência do médio Diego. Para o técnico Thomas Schaaf, a eliminatória "ainda está no intervalo". 


Joana Russo Belo

A ausência de Diego é a grande nota de destaque do Werder Bremen para o jogo desta noite, no Estádio AXA, frente ao Sp. Braga, encontro da segunda mão dos dezasseis-avos-de-final da Taça UEFA.
O médio brasileiro não viajou com a equipa alemã até Braga e falhou a convocatória do treinador Thomas Schaaf devido a uma nova inflamação no osso púbico, lesão para a qual já tinha recebido tratamento intensivo em Janeiro.

Contudo, o técnico alemão desvaloriza a ausência de um dos jogadores mais importantes da equipa, lembrando que Diego "faz falta pelas suas qualidades", mas "haverá outros jogadores que vão ter outras qualidades e que vão dar tudo em campo".
Schaaf lembra que a equipa alcançou "um bom resultado" na primeira mão, no entanto, não dá a eliminató-ria como garantida: "a eliminatória ainda está no intervalo. Temos que jogar muito concentrados e muito fortes, porque vamos encontrar uma equipa que quer ganhar", sublinhou.
Quanto ao facto de o Sp. Braga ter treinado a marcação de grandes penalidades - a pensar no empate da eliminatória - Schaaf frisou que, para o Werder Bremen, "o importante é fazermos um bom jogo, concentrados para atingirmos os nossos objectivos".


O futebol é feito de grandes surpresas..."

Apesar da derrota por 3-0, em Bremen, Manuel Machado acredita que "é possível" virar hoje a eliminatória em Braga e 'vergar' os segundos classificados da Bundesliga. O treinador lembra que o futebol é feito de grandes surpresas. 

Miguel Machado

Para Manuel Machado quem não acredita na reviravolta que fique em casa! O treinador do Sp. Braga lembrou ontem, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Werder Bremen, que o futebol é feito de grandes surpresas, e assegurou que a equipa 'arsenalista' vai entrar, hoje, em campo com grande brio profissional à procura da felicidade que não teve no jogo de há oito dias, em Bremen, na Alemanha. Virar o resultado adverso de 3-0 é claramente o objectivo do Sp. Braga. "Acredito que é possível. Obviamente, conscientes de que a desvantagem de três golos para o Bremen é substancial, mas o futebol é fértil em grandes surpresas. Por isso, acredito na reviravolta", frisou Manuel Machado, desvalorizando a ausência de Diego nos alemães. "O Braga também não tem Jorginho, um jogador que nos subtrai muita qualidade ao nosso jogo", respondeu.

Um dos factores de motivação da equipa arsenalista, é precisamente a exibição conseguida em Weserstadion, pese o resultado negativo. "O Braga teve um desempenho de grande dignidade e qualidade no jogo de há oito dias. O resultado foi pesado, mas o desempenho das duas equipas foi idêntico. O que ditou o resultado final de foram três ou quatro momentos. Sofremos um golo logo aos três minutos e aos 93, que eram perfeitamente evitáveis. E falhámos dois penalties. Não fora assim e não tinhamos agora este cenário 'catastrófico'. Por isso, acredito que podemos dar a volta neste segundo jogo, sendo um pouco mais felizes", salientou.

Manuel Machado realçou ainda o profissionalismo dos jogadores e a sua força de vontade em dar a volta a este ciclo negativo. "Os atletas do Sp. Braga são profissionais, alguns muitos experientes, e já passaram por grandes dificuldades nas suas carreiras, que souberam ultrapassar graças ao seu profissionalismo. Estou confiante que vamos acabar a época com os objectivos traçados, alcançados", finalizou.


in"CORREIODOMINHO"
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JotaCC

#3
Desafiar probabilidades é a missão bracarense


Uma semana depois de ter perdido em Bremen, por 3-0, o Braga tentará hoje o que o senso comum obriga a definir como quase impossível. A atravessar o pior momento da época, sem vitórias nos oito jogos realizados ao longo dos últimos dois meses, não parece, de facto, provável que a equipa bracarense consiga marcar pelo menos três golos ao Werder Bremen, sem sofrer nenhum, para, assim, levar, no mínimo, esta eliminatória dos 16 avos-de-final da Taça UEFA para prolongamento.

Como no futebol não há impossível, Manuel Machado prefere acreditar. "O futebol tem essa riqueza. É uma modalidade fértil em surpresas. Temos consciência de que entramos neste jogo com uma desvantagem substancial, mas acredito que é possível dar a volta à eliminatória", afirmou, ontem, o treinador minhoto, mostrando confiança na capacidade que os jogadores arsenalistas têm para lidar com situações difíceis.

"A maior parte dos profissionais do Sporting de Braga são muito experientes e já passaram por situações de grande dificuldade, conseguindo ultrapassá-las. Apesar dessas dificuldades, penso que ainda temos possibilidades de seguir em frente. No jogo da primeira mão, houve quatro momentos decisivos, os dois penáltis que falhámos e os dois golos que sofremos aos três e aos 93 minutos, que ditaram um resultado demasiado pesado para aquilo que se passou", referiu.

Os maus resultados das últimas semanas, sobretudo a derrota de domingo passado com o V. Setúbal, gerou descontentamente nos adeptos bracarenses, mas Manuel Machado entende as críticas. "Esse descontentamento surge naturalmente, sempre que as coisas correm menos bem, sendo extensivo à equipa e aos dirigentes. Sabemos que estamos a passar por um momento de alguma tristeza, mas todos juntos temos condições para criar um futuro mais risonho", salientou o treinador do Braga, lamentando ainda a ausência, por lesão, de Jorginho.

O médio brasileiro não é, no entanto, o único nome sonante que não consta da convocatória bracarense para o jogo de hoje, já que o guarda-redes Paulo Santos também foi, por motivos bem diferentes, excluído da lista elaborada por Manuel Machado. O técnico arsenalista justificou a decisão com uma "opção técnica" e com a necessidade de "proteger o jogador", cujas exibições têm sido criticadas nos últimos jogos. O polaco Kieszek poderá, assim, ter finalmente a oportunidade de se estrear (até agora, jogou apenas na Liga Intercalar), depois de ter sido contratado no Verão passado e de ter recuperado de uma lesão que o impediu de fazer a pré-temporada.

Esta não será, no entanto, a única alteração no onze bracarense em relação ao último jogo, já que Paulo Jorge irá regressar ao centro da defesa e Roberto Brum poderá entrar para o meio-campo. O substituto de Jorginho deverá ser César Peixoto, que alinhará na posição de médio-ofensivo, atrás do trio ofensivo formado por Wender, Matheus e Linz.

"Fico até a SAD entender"

No final da conferência de imprensa de ontem, Manuel Machado rebateu as críticas dos últimos dias, dizendo que ficará em Braga "enquanto a SAD entender". "Em nome pessoal, quero dizer que não ficarei nem um minuto a mais em relação ao que a direcção quiser e, se acontecer, a minha saída não custará nem mais um tostão ao clube", afirmou o técnico, frisando que "não há problemas entre os jogadores e o treinador, ao contrário do que algumas pessoas têm vindo a fazer crer". "Apesar de as críticas serem aceites e tidas como normais, o grupo de trabalho conta em todos os momentos com o apoio dos sócios e adeptos do Sporting de Braga", concluiu.


Uma missão quase impossível à espera do Braga

O Sporting e o Benfica defendem, hoje, as vantagens conseguidas na primeira mão para tentarem assegurar a qualificação para os oitavos-de-final da Taça UEFA. O Braga enfrenta uma missão quase impossível anular três golos ao Werder Bremen. Os leões estão na situação mais confortável, depois de terem vencido os suíços do Basileia por 2-0. As águias viajaram com um golo de vantagem até Nuremberga.

Sportinguistas e benfiquistas já sabem que, se passarem, os seus adversários serão Bolton (Ricardo Vaz Tê) ou Atlético Madrid (Simão Sabrosa e Zé Castro) e AEK Atenas (Manu e Geraldo) ou Getafe, respectivamente. Ou seja, Simão poderá regressar a Alvalade, o mesmo acontecendo aos "gregos" Manu, Moretto e Manduca em relação à Luz.

O Atlético Madrid e o AEK precisam de rectificar os maus resultados da primeira mão - derrota por 1-0 em Inglaterra e empate a um golo em casa. Os colchoneros enfrentarão a segunda mão sem Simão e Zé Castro (lesionado) e a estrela Aguero, que, expulso em Bolton, viu a UEFA aplicar-lhe dois jogos de castigo.

Se conseguir operar o "milagre", o Braga poderá proporcionar o regresso de José Peseiro a Portugal, caso o Panathinaikos afaste o Rangers - os gregos conseguiram um nulo em Glasgow.

Depois de excelentes vitórias fora, o Tottenham (Ricardo Rocha), Everton (Manuel Fernandes e Nuno Valente), Hamburgo e a Fiorentina têm todas as condições para confirmarem, em casa, frente ao Slavia Praga, Brann e Rosenborg, respectivamente, o apuramento para os oitavos-de-final. O PSV Eindhoven também garantiu uma vantagem confortável (2-0) frente ao Helsinborg. Abertas estão as eliminatórias entre Villarreal e Zenit (0-1) e Bordéus e Anderlecht (1-2). Adriano Rocha



16 avos-de-final (Segunda mão)
Basileia (Suíça)-SPORTING (PORTUGALl) - 0-2 na primeira mão; Nuremberga (Alemanha)-BENFICA (PORTUGAL) - 0-1; BRAGA (PORTUGALl)-Werder Bremen (Alemanha) - 0-3; Bayer Leverkusen (Alemanha)-Galatasaray (Turquia) - 0-0; Hamburgo (Alemanha)-Zurique (Suíça) - 3-1; Spartak (Rússia)-Marselha (França) - 0-3; Panathinaikos (Grécia)-Rangers (Escócia) - 0-0; Bayern Munique (Alemanha)-Aberdeen (Escócia) - 2-2; Villarreal (Espanha)-Zenit (Rússia) - 0-1; Getafe (Espanha)-AEK (Grécia) - 1-1; Helsingborg (Suécia)-PSV (Holanda) - 0-2; Fiorentina (Itália)-Rosenborg (Noruega) - 1-0; Atlético Madrid (Espanha)-Bolton (Inglaterra) - 0-1; Everton (Inglaterra)-Brann Bergen (Noruega) - 2-0; Tottenham (Inglaterra)-Slavia (República Checa) - 2-1.
JN

JotaCC

FC Porto e Benfica empatam e o ABC afasta-se

O FC Porto e o Benfica empataram (33-33) no jogo mais importante da 21ª. jornada da Liga Halcon em andebol. Entretanto, o ABC vencedor do Sporting da Horta (27-17) alargou ainda mais a vantagem de que já dispunha no comando da classificação. RESULTADOS (21ª. Jornada): FC Porto-Benfica, 33-33; Sporting-Belenenses, 30-27; ABC-Sporting da Horta, 25-17; ISAVE- S. Bernardo, 22-23; Sporting de Espinho-Águas Santas, 24-25. CLASSIFICAÇÃO: 1. ABC, 54 pontos; 2. Benfica, 46; 3. FC Porto, 46; 4. Belenenses, 44; 5. Madeira SAD, 39; 6. Sporting, 40; 7. Liberty S. Bernardo, 39; 8. ISAVE, 31; 9. Sporting da Horta, 30; 10. Águas Santas, 30; 11. Sporting de Espinho, 21.

O JOGO

JotaCC

Taça UEFA: Sp. Braga sem Paulo Santos na recepção ao Werder Bremen

A ausência do guarda-redes Paulo Santos, habitual titular da equipa, é a principal nota nos convocados do Sporting de Braga para a recepção, quinta-feira, ao Werder Bremen, em jogo dos 16 avos-de-final da Taça UEFA.
Para esta segunda mão da eliminatória com os alemães, e depois do 3-0 sofrido no primeiro jogo, o técnico Manuel Machado ''assumiu'' o afastamento de Paulo Santos da convocatória, justificando a decisão com o facto de ''proteger o atleta''.

Bastante contestado pelos adeptos ''arsenalistas'' nos últimos encontros que a equipa disputou, Paulo Santos, que desde que chegou a Braga, em 2004/05, tem sido quase sempre titular, fica assim fora da convocatória, com Machado a chamar o espanhol Dani Mallo e o polaco Kieszek.

Ausente, por lesão, está ainda o avançado Jorginho - que não deverá jogar mais esta época - e ainda João Pinto, que deve regressar quinta-feira dos Estados Unidos, onde está a prestar provas no Toronto.

Relativamente ao jogo com o Vitória de Setúbal do último domingo, derrota em casa por 3-2, as novidades são os regressos do defesa central Paulo Jorge e do esquerdino César Peixoto.

O Sporting de Braga-Werder Bremen disputa-se a partir as 21:30 de quinta-feira, no Municipal de Braga.

Lista de convocados:

- Guarda-redes: Dani Mallo e Kieszek.

- Defesas: João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Pablo Contreras, Carlos Fernandes e Miguelito.

- Médios: Roberto Brum, Vandinho, Stélvio Cruz, Frechaut e César Peixoto.

- Avançados: João Tomás, Wender, Zé Manel, Linz e Matheus.


Werder Bremen: Treinador diz que eliminatória com o Braga não está ganha

O treinador do Werder Bremen considerou hoje que a eliminatória com o Sporting Braga, dos 16 avos-de-final da Taça UEFA de futebol está bem encaminhada para os alemães, mas ainda não está ganha.
ver jogosver jogos
Falando em conferência de imprensa no Municipal bracarense, antes do treino de adaptação da sua equipa ao palco do jogo da segunda mão, Thomas Schaaf disse que a vantagem (3-0) da primeira mão ''é muito boa'', mas só por si não garante a passagem do Bremen aos oitavos-de-final.

''Conseguimos um bom resultado na primeira mão, mas a eliminatória não está ganha. Está apenas no intervalo e teremos que ser uma equipa muito forte e concentrada se quisermos passar à fase seguinte'', disse Thomas Schaaf.

O técnico alemão não deu grande importância à alteração na baliza do Braga, com o habitual titular, Paulo Santos, a ficar de fora das opções, afirmando que ''se Manuel Machado vai proceder a essa alteração é porque sabe que o outro pode render mais''. ''Para nós tanto faz'', acrescentou.

Já quanto ao ex-portista Diego, poupado na equipa germânica, p treinador reconheceu tratar-se ''de um jogador importante, que faz sempre falta pela sua qualidade'', mas sublinhou que o Bremen tem ''outros jogadores, com outras qualidades e que vão dar tudo por tudo dentro de campo para mostrar ao seu valor''.

Por último, e quanto à possibilidade da eliminatória ser resolvida nas grandes penalidades - um cenário pouco provável -- Thomas Schaaf afirmou que para o Bremen ''é apenas importante jogar de forma concentrada para conseguir os seus objectivos''.

O Sporting de Braga-Werder Bremen, da segunda mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, disputa-se quinta-feira, a partir das 21:30, no Estádio Municipal de Braga.

LUSA


JotaCC

MANUEL MACHADO E A MISSÃO DO BRAGA
FUTEBOL É FÉRTIL EM GRANDES SURPRESAS


É quase impossível ao Braga recuperar hoje, diante do Werder Bremen, de uma desvantagem de 3-0 trazida da Alemanha. Mas o técnico Manuel Machado recusa desistir da UEFA. "O futebol é fértil em grandes surpresas", diz.


O resultado pesado da primeira «mão» comprometeu seriamente as possibilidades do Sporting de Braga seguir em frente na Taça UEFA, mas o treinador Manuel Machado exige à sua equipa que, pelo menos, lute pela vitória na partida que se realiza esta noite (21h30), no Estádio AXA.
Na conferência de imprensa de antevisão do encontro dos 16 avos de final da Taça UEFA, Manuel Machado manifestou a sua fé na reviravolta da eliminatória. "Acredito que é possível. Entramos na segunda volta com uma desvantagem substancial, mas o futebol é fértil em grandes surpresas. Os jogadores do Sporting de Braga já passaram por grandes dificuldades e conseguiram superá-las", comentou o técnico.
No dia em que foi tornado público um apelo de um grupo de adeptos do clube, pedindo lenços brancos para hoje, para «a despedida de Manuel Machado», o técnico disse que só ficará no Braga "até quando a SAD entender". "Quando isso deixar de acontecer, posso garantir que não vou custar nem mais um tostão ao clube e não estarei aqui nem mais um segundo", assegurou, acrescentando que a equipa "conta com o apoio dos adeptos".

Paulo Jorge regressa
Paulo Jorge e César Peixoto foram convocados por Manuel Machado para o encontro de hoje com o Werder Bremen. O «capitão» e o esquerdino estiveram ausentes no último encontro para o Campeonato, por castigo, e regressam à lista de 18 convocados. O treinador dos minhotos não poderá contar com Jorginho e Bruno Tiago, por lesão, enquanto João Pinto está nos Estados Unidos. O guarda-redes Paulo Santos fica de fora por opção.
Guarda-redes: Dani e Kieszek. Defesas: Rodriguez, Paulo Jorge, Carlos Fernandes, Contreras e Miguelito. Médios: Roberto Brum, Frechaut, César Peixoto, João Pereira, Vandinho e Stélvio Cruz. Avançados: João Tomás, Wender, Zé Manel, Linz e Matheus.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

"Sp. Braga pode chegar às grandes penalidades"

Não há missões impossíveis no discurso de Manuel Machado para a segunda mão com o Werder Bremen. Apesar da derrota pesada por 3-0 em casa dos alemães, o treinador do Sp. Braga diz que "ainda é possível virar o resultado" e resolver nas grandes penalidades a passagem aos oitavos-de-
-final da Taça UEFA. As armas serão "o profissionalismo" dos jogadores e "a união de todos".
Frontalidade não faltou na conferência de imprensa, com direito a tradutor para chegar aos ouvidos dos jornalistas alemães. É que Machado não queria deixar passar em branco a onda de contestação que se gerou em Braga, na sequência dos maus resultados da equipa. "Atravessamos um momento menos condizente com o passado do clube, mas não foi hipotecado o objectivo traçado no início da época", frisou. O treinador não deixou de se solidarizar com o descontentamento dos minhotos, dizendo que a equipa "entende e aceita o sentido crítico e de exigência dos adeptos", além de prometer "fazer tudo para dar a melhor resposta".
Num tom mais sério, quis clarificar a sua posição à frente do comando técnico do Sp. Braga, mesmo sem ter sido questionado nesse sentido. "Face a alguns comentários na comunicação social, a darem conta de prazos, saídas prematuras e de um treinador a poder dilapidar os cofres do clube, quero deixar bem claro que o treinador sairá quando a SAD quiser e não custará nem mais um tostão."
Sobre o Werder Bremen, voltaram as palavras mais brandas: "Temos uma desvantagem substancial, mas ainda podemos seguir em frente, porque o futebol é cheio de grandes surpresas". A ideia de Machado é "marcar cedo e fazer uma exibição que permita chegar às grandes penalidades". "Treinámos muito as grandes penalidades já a contar com essa possibilidade. Acreditamos que é possível virar o resultado", avisou.
Na equipa titular, não vai estar Paulo Santos, já que o treinador deixou-o de fora da convocatória. O motivo, explicou, "foi proteger o atleta das críticas". "É uma opção técnica e sem menosprezo pela experiência deste jogador de 35 anos. Esta é uma fase complicada em que a equipa tem sofrido muitos golos", continuou. César Peixoto, no lugar de Vandinho, e Carlos Fernandes, no posto habitualmente entregue a Miguelito, são outras mudanças de relevo na equipa titular.
Jorginho, com uma lesão grave, também falhará o jogo. O mesmo acontecerá com João Pinto, que regressa hoje de uma viagem aos EUA, onde não conseguiu chegar a acordo para se transferir para o FC Toronto.


Hugo Almeida a titular

O Werder Bremen chegou sem o brasileiro Diego ao Minho, onde efectuou um treino de adaptação ao Estádio AXA. A formação germânica vai jogar hoje com uma vantagem de três golos, mas portou-se como se o marcador registasse só zeros para ambas as equipas. "A eliminatória só está no intervalo e temos de resolver tudo no tempo regulamentar", atirou Thomas Schaaf, à chegada ao recinto minhoto.
A frase serviu de aperitivo para Hugo Almeida, internacional português do Werder Bremen e provável titular contra o Sp. Braga: "Temos vantagem, mas no futebol nunca se sabe o que pode acontecer. Vamos tentar marcar mais golos para resolver a eliminatória. É preciso dar o máximo".
Jurgen Born, o presidente do rival alemão do Sp. Braga, também antecipou com cautelas a partida. "Nada é seguro no futebol. Lembro-me que, numa eliminatória, vencemos por 4-0 e depois, na segunda mão, o Ajax conseguiu marcar quatro golos. Felizmente, marcámos um nesse jogo e seguimos em frente", disse, desejoso de que o Sp. Braga fique em branco: "Se fizer um golo rápido e marcar de novo antes do intervalo, complica sempre. Há que evitar golos deles".
A ausência de Diego, poupado por causa do esforço despendido ao serviço da selecção do Brasil, foi comentada pelo central Naldo. O também brasileiro do Werder Bremen elogiou o colega, mas garantiu que a equipa "tem outras opções boas para jogar e ganhar ao Sp. Braga". M.R.D.
"No futebol, nunca se sabe o que pode acontecer. É preciso dar o máximo", alerta
o avançado


PUBLICO

JotaCC

#8
Estados Unidos: Médio ofensivo em testes
João Pinto persegue o sonho americano

João Vieira Pinto estará prestes a cumprir o sonho americano. O veterano médio ofensivo do Sp. Braga, de 36 anos, viajou na segunda-feira para os Estados Unidos da América para prestar provas no Toronto FC, equipa canadiana que alinha na liga norte-americana.

   
   
Contudo, à hora do fecho desta edição ainda não era conhecido o desfecho das negociações. Ao que o CM apurou, caso a transferência não se concretize, João Pinto tem de regressar hoje aos arsenalistas, dia em que finda a licença de três dias.

Acompanhado da mulher, Marisa Cruz, o antigo internacional português não terá estado em Bradenton, no estado da Florida, onde os Toronto FC estão a treinar. "Ele não está no campus e ainda não assinou nada. Não posso fazer mais comentários", disse ao CM Michelle Lissel, directora de comunicação do Toronto FC.

João Pinto anunciara que esta seria a última época no futebol português, tendo em conta que o contrato com os arsenalistas expira em Junho de 2008. O CM sabe, ainda, que foi o jogador – e não o Toronto FC – a pedir ao Sp. Braga para se ausentar dos treinos.

O CM sabe que os dirigentes bracarenses estão dispostos a facilitar a saída do médio, que tem feito uma época pouco conseguida. Uma entorse no tornozelo esquerdo e a entrada do técnico Manuel Machado contribuíram decisivamente para o eclipse do jogador em Braga. Todavia, ainda fez 14 jogos em 2007/08 e pode despedir-se de Portugal com 476 jogos na Liga e 115 golos, repartidos por Boavista, Benfica, Sporting e Sp. Braga. O CM tentou falar com João Pinto, mas este esteve incontactável.

SEGUNDA EXPERIÊNCIA

Com 36 anos, esta poderá ser a segunda aventura de João Pinto no estrangeiro. O veterano jogador emigrou para Espanha ainda jovem, com 18 anos, para o At. Madrid B, uma experiência que não correu muito bem.

PERFIL

Nascido há 36 anos (19/08/1971) na Campanhã (Porto), João Manuel Vieira Pinto despontou no Boavista aos 17 anos na época 88/89, mas foi no Benfica que se notabilizou durante oito épocas (1992/2000), tendo ganho um campeonato e duas Taças de Portugal. Em 2000 mudou-se para o rival Sporting. Foi essencial no título leonino em 2001/2002. Fez parte da geração de ouro da Selecção, somando 82 internacionalizações e 23 golos. Regressou ao Boavista em 2004 e está no Sp. Braga há dois anos.

MARISA CRUZ AUSENTE DA GALA DA TVI

Marisa Cruz foi convidada pela TVI para assistir à gala da estação, que decorreu ontem à noite, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a propósito do 15.º aniversário, mas a apresentadora do 'Euromilhões' não terá assistido à cerimónia, por se encontrar nos Estados Unidos da América.

A modelo e actriz terá acompanhado o antigo internacional português na na viagem para o Canadá.

Caso fique definida a saída do Sporting de Braga, esta mudança poderá significar um novo rumo na carreira de Marisa Cruz. A apresentadora poderá tentar a sua sorte na televisão norte-americana. Aliás, João Pinto e Marisa Cruz não estarão sozinhos nos Estados Unidos. O jogador poderá reencontrar Abel Xavier (LA Galaxy), antigo colega no Benfica e na selecção nacional.


Taça UEFA: Frenta a Werder Bremen
Machado acredita na passagem


O técnico do Sp. Braga, Manuel Machado, garantiu ontem que acredita na possibilidade de afastar o Werder Bremen da Taça UEFA, apesar da derrota por 3-0 sofrida na 1.ª mão. "Acredito que é possível, até porque o futebol é fértil em grandes surpresas. Os jogadores do Sp. Braga já passaram por grandes dificuldades e conseguiram superá-las", disse o treinador bracarense.

O mau momento que a equipa atravessa levou a que um grupo de adeptos se organizasse e pedisse lenços brancos na bancada para "a despedida de Machado". O técnico desvaloriza estas questões e coloca o seu futuro nas mãos da direcção arsenalista: "O grupo de trabalho conta com o apoio dos adeptos e a crítica é tida como normal. Fico até quando a SAD entender. Quando isso deixar de acontecer, garanto que não vou custar nem mais um tostão ao clube e não estarei aqui nem mais um segundo."

Fora da recepção ao Bremen ficou o guarda-redes Paulo Santos, opção tomada pelo próprio técnico. "É uma decisão da minha inteira responsabilidade, de protecção de jogador", explicou.

SP. BRAGA / W. BREMEN, 21h30, Transmissão SporTV1

TAÇA UEFA: 16 AVOS-DE-FINAL - 2.ª MÃO - RESULTADOS DA PRIMEIRA MÃO

Vilarreal / Zenit S. Peters, 0-1

B. Leverkussen / Galatasaray, 0-0

Getafe / AEK Atenas, 1-1

Everton / Brann, 2-0

Sp. Braga / Werder Bremen, 0-3

Spartak Moscovo / Ol. Marselha, 0-3

Helsingborg / PSV Eindhoven, 0-2

Bordéus / Anderlecht, 1-2

Panathinaikos / G. Rangers, 0-0

Basileia / Sporting, 0-2

Bayern Munique / Aberdeen, 2-2

Zurique / Hamburgo SV, 1-3

Fiorentina / Rosenborg, 1-0

Tottenham H. / Slavia Praga, 2-1

Atlético Madrid / Bolton Wand, 0-1

Nuremberga / Benfica, 0-1


CORREIO DA MANHA

JotaCC

#9
João Pinto regressa hoje a Portugal
VEM MEDITAR SOBRE PROPOSTA DO TORONTO FC
   
   
João Pinto aterra hoje em Portugal depois dos dias que passou nos Estados Unidos para negociar com o Toronto FC. O jogador fez uma contraproposta e os americanos responderam com novos argumentos.

Agora, o grande artista ficou de meditar e dar uma resposta breve, que deve, no entanto, ser positiva. João Pinto termina contrato com o Sp. Braga em Junho, mas, a confirmar-se a transferência, esta terá lugar imediatamente

RECORD

JotaCC

O Sporting e o Benfica defendem hoje na Suiça e na Alemanha a vantagem da primeira nos 16 avos-de-final da Taça UEFA     

O Sporting, em Basileia, e o Benfica, em Nuremberga, vão tentar carimbar hoje o passaporte para os oitavos-de-final da Taça UEFA em futebol.

Com dois golos de vantagem, graças ao "bis" de Vukcevic, agora lesionado, o "onze" de Paulo Bento é favorito, mas não pode esquecer os desastres de Salzburgo em 1993 e de Viena com o Rapid, em 95.

Por seu lado, o Benfica, vencedor em casa com um golo solitário de Ariza Makukula tem menor margem de erro, mas sabe que um golo fora representará praticamente o apuramento e poderá mesmo ditar uma histórica primeira vitória na Alemanha.

Se Sporting e Benfica estão bem posicionados para chegar aos "oitavos", o Braga, em profunda crise de resultados, tem pela frente uma missão impossível, depois do desaire por 3-0 em Bremen, onde desperdiçou duas grandes penalidades (Roland Linz e Jorginho).

Os encontros dos "grandes" lisboetas estão marcados para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa), enquanto o embate entre os "arsenalistas" e os germânicos, de Hugo Almeida e do ex-portista Diego (poupado), começa às 21:30.


Na Liga Halcon de andebol, equipas minhotas tiveram sortes diferentes. O ABC venceu o Sporting da Horta e o ISAVE perdeu com o São Bernardo.     

Na Liga Halcon de andebol, equipas minhotas têm sortes diferentes.

O ABC vencecu o Sporting da Horte e o ISAVE perdeu com o São Bernardo.

O ABC recebeu e venceu no Sá Leite o Sporting da Horta por 25-17.

Já o ISAVE também jogou em casa e perdeu nos úlimos segundos da partida com o São Bernardo, por 22-23.

Os dois jogos disputaram-se ontem à noite e contaram para a 21ª e penúltima jornada da Liga Halcon de andebol.

Após esta vitória, o ABC confirmou a passagem ao paly-off que lhe permite agora passar à fase seguinte da competição para lutar pela revalidação do título de campeão nacional de andebol.


Sporting de Braga sonha em derrotar o Werder Bremen e seguir em frente na Taça UEFA     

O Sporting de Braga defronta a partir das 21:30 horas, no Estádio AXA, o Werder Bremen, na segunda mão dos dezasseis avos-de-final da Taça UEFA.

No primeiro jogo, os alemães venceram por três golos sem resposta, o que lhes garante uma margem confortável, mas na capital minhota há a esperança de seguir em frente.
O jogo entre o Sporting de Braga e o Werder Bremen está agendado para as 21:30 horas no Estádio AXA e tem transmissão na Rádio Antena Minho.

ANTENA MINHO

JotaCC

Olho vivo na baliza


Sem ganhar há dois meses em todas as provas em que está envolvido, o Braga terá de se transcender, fazer o jogo da sua vida, para conseguir alcançar os oitavos-de-final da Taça UEFA.

Dar a volta a uma desvantagem de 3-0, frente a um Werder Bremen tão confiante, tão confiante que até resolveu deixar em casa a estrela Diego com o rótulo de jogador lesionado, parece ser uma missão quimérica, mas Manuel Machado acredita que tudo é possível.

É nesse espaço reduzido de possibilidades que se encontra a verdadeira "riqueza do futebol", e a equipa minhota não tem realmente outra forma de encarar esta segunda parte dos 16 avos-de-final.

E, à luz da matemática o contexto que rodeia o desafio desta noite ainda se torna mais complicado, pois os bracarenses precisam de vencer por pelo menos três golos de diferença para poderem ver uma luz ao fundo do túnel, o que equivale a um empate entre as duas mãos da eliminatória, sendo certo que depois terão de aguentar o consequente prolongamento e, quem sabe até, a lotaria das grandes penalidades.

Até apetece perguntar: será que esta conjugação cósmica faria sentido nesta altura se Wiese não tivesse defendido os penáltis de Roland Linz e Jorginho? Com o segundo já fora de combate, em virtude de ter sofrido uma rotura nos ligamentos do joelho esquerdo, o Braga vai apresentar-se mais inferiorizado para o derradeiro braço-de-ferro com os germânicos em termos de opções, e, nessa medida, Manuel Machado vê-se na obrigação de proceder a mais inovações, algo que já se tornou numa curiosa tradição nesta época, sendo previsível a colocação de Wender no flanco direito, antes ocupado por Jorginho, actuando, no pólo oposto, Matheus.

Para lá destes remendos e da possível troca de Contreras pelo capitão Paulo Jorge no centro da defesa, o onze inicial deverá encerrar como grandes surpresas as inclusões do guarda-redes Kieszek e dos médios Roberto Brum e César Peixoto. O polaco é o suspeito número um para o lugar de Paulo Santos, que não foi convocado, enquanto Roberto deverá fazer dupla com Frechaut a trinco. Face ao mau momento de Vandinho, Peixoto será o camisola 10 de serviço.


Estádio AXA

21h30 | canal Sport TV 1


Serge Gumienny [Bélgica]

Walter Vromans + Mark Simons

Johan Verbist


Braga

Treinador: Manuel Machado

31 Kieszek GR

47 João Pereira LD
3 Paulo Jorge DC
2 Rodriguez DC
13 Carlos Fernandes LE
5 Roberto Brum MD
17 Frechaut MD
15 Wender AD
21 César Peixoto MO
99 Matheus AE
29 Linz AV

12 Dani Mallo GR
16 Contreras DC
25 Miguelito LE
89 Stélvio Cruz MD
88 Vandinho MO
18 Zé Manel AD
9 João Tomás AV


Werder Bremen

Treinador: Thomas Schaaf

1 Tim Wiese GR
8 Clemens Fritz LD
29 Mertesacker DC
4 Naldo DC
15 Owomoyela LE
6 Baumann MD
7 Vranjes MO
24 Borowski MO
20 Jensen MO
9 Rosenberg AV
23 Hugo Almeida AV

33 Vander GR
13 Tosic LE
2 Boenish MD
11 Mesut Ozil MO
17 Klasnic AV
18 Sanogo AV
34 Harnick AV


Liga Halcon
FC Porto e Benfica empatam e o ABC afasta-se

O FC Porto e o Benfica empataram (33-33) no jogo mais importante da 21ª. jornada da Liga Halcon em andebol.

Entretanto, o ABC venceu o Sporting da Horta (25-17) e alargou ainda mais a vantagem de que já dispunha no comando da classificação.

No "derby" de Lisboa, o Sporting venceu no pavilhão do Casal Vistoso o Belenenses por 30-27.

INFORDESPORTO

JotaCC



JVP regressa a casa


João Pinto não chegou a entendimento com o Toronto. Antigo internacional terá rejeitado periodo de experiência no clube do campeonato norte-americano...

João Vieira Pinto está de regresso ao Sp. Braga, onde deverá jogar até ao final da época, depois de terem falhado as negociações para a sua transferência para o Toronto FC, clube canadiano que compete na Major League Soccer (MLS).
Na base do desacordo terá estado a exigência dos responsáveis técnicos do Toronto FC em submeter o antigo internacional a um período de experiência — situação normal nos clubes da MLS, mas que foi rejeitada por João Pinto.

O Toronto FC disputou ontem o seu último jogo de preparação, frente ao Chicago Fire (1-1), na Academia de Bradenton, Florida, e pretendia que o português jogasse nesse ensaio. Nada feito!

João Pinto não fecha as portas à MLS, mas só mediante uma oferta concreta e sem experiências...




Lesão grave obriga a cirurgia.



Afinal a lesão de Jorginho é muito mais grave do que se previa. O brasileiro tem o resto da época perdida em virtude de uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, que será corrigida na sexta-feira, através de uma intervenção cirúrgica.

Este tipo de lesões implica paragem competitiva que varia entre os três e os seis meses, portanto dificilmente Jorginho voltará a ser opção para Manuel Machado esta temporada.

Em declarações à página oficial do clube na Internet, o médio lamentou o azar e manifestou confiança numa vitória do Sp. Braga sobre o Werder Bremen.


RR

JotaCC

Acreditar até ao fim

Manuel Machado ainda acreditaManuel Machado ainda acredita

O treinador do Sp. Braga, Manuel Machado, está ciente das dificuldades, mas acredita que é possível dar a volta à eliminatória e afastar o Werder Bremen.

"Desvantagem substancial"

Os bracarenses saíram derrotados do Werserstadion por 3-0, há uma semana, na primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, mas falharam duas grandes penalidades que poderiam ser bastante úteis à equipa nesta altura. Por isso, o técnico mantém-se optimista quanto à possibilidade de conseguir um bom resultado: "Acredito que é possível. Temos uma desvantagem substancial, mas o futebol é fértil em surpresas".

Jorginho lesionado
No entanto, o cenário para os lados do Minho não é o melhor, também devido aos mais recentes maus resultados na Liga portuguesa e frente à formação onde actua o ponta-de-lança lusitano Hugo Almeida, Machado não poderá contar com Jorginho, que fez uma entorse no joelho esquerdo no jogo do fim-de-semana. Além disso, o experiente João Pinto e Paulo Santos também não constam da convocatória, mas Machado explicou a ausência do guarda-redes: "Foi uma decisão da minha inteira responsabilidade e que visa proteger o jogador".

UEFA

JotaCC

Taça UEFA: Benfica, Sporting e Sp. Braga jogam hoje o futuro

Depois da noite aziaga do FC Porto em Gelsenkirchen, esta quinta-feira, é a vez de Sporting, Benfica e FC Porto regressarem à Europa, embora com estados de espírito diferentes: leões e águias jogam fora mas têm todas as hipóteses de seguir em frente na prova, bracarenses actuam em casa, mas será difícil recuperar de uma desvantagem de 0-3.

A jogar na Suíça, o Sporting volta a reencontrar o Basileia com a confiança em alta, fruto de uma vitória, por 2-0, em Alvalade, no jogo da primeira mão.

Na altura, os suíços mostraram ser um adversário perfeitamente ao alcance dos leões, saindo de Lisboa vergados não só ao peso de uma derrota, mas certamente também convencidos da melhor qualidade futebolística leonina.

Exibição bem menos convincente protagonizou, no jogo da primeira mão, o Benfica, que ainda assim desloca-se hoje à Alemanha em vantagem na eliminatória, mercê do 1-0 no Estádio da Luz.

Camacho, no entanto, já se manifestou satisfeito com a vantagem e confiante na passagem à eliminatória seguinte, uma vez que, recordou, não tem sido fácil, esta época, marcar dois golos ao Benfica.

Mas se os encarnados não podem descansar à sombra do resultado obtido no primeiro jogo, o Sporting Braga tem de, decididamente, colocar para trás das costas a concludente derrota sofrida na Alemanha e entrar, esta noite, na Pedreira, «de faca nos dentes», com um único pensamento – marcar golos. E não sofrer nenhum!

Depois dos 0-3 da primeira mão, os arsenalistas do Minho têm pela frente uma missão de alto grau de dificuldade, também por do outro lado do campo estar uma das melhores equipas da Bundesliga, esta temporada – o Werder Bremen. Que, além do mais, conhece bem a forma de jogar dos bracarenses, ou não tivesse no seu plantel dois jogadores que os portugueses recordam perfeitamente – o brasileiro Diego e o português Hugo Almeida, dois ex-FC Porto.

DIARIO DIGITAL

JotaCC

Sp. Braga despede-se com nova derrota

Depois da derrota por 0-3 no encontro da Alemanha, o Sp. Braga voltou a ser derrotado pelo Werder Bremen e despediu-se da Taça UEFA. Os «arsenalistas» mostraram empenho, estiveram perto de marcar, mas foi Klasnic, aos 77 minutos, quem confirmou o rumo da eliminatória.

A atravessar período complicado (ainda não venceu em 2008), o técnico Manuel Machado apresentou algumas novidades e pode dizer-se que a equipa realizou exibição que justificava melhor sorte neste jogo.

Porém, à medida que foi balanceando o seu jogo para a frente também abriu espaços na defesa e foi num desses deslizes que o Werder Bremen, com Hugo Almeida a titular e em bom plano, chegou ao golo. Passe a isolar o recém-entrado Klasnic, que teve calma suficiente para ultrapassar o guarda-redes Kieszek e atirar a contar para o fundo da baliza.

Ficha do jogo:


Estádio Municipal de Braga

Árbitro: Serge Gumienny (Bélgica)

Sp. Braga – Kieszek; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez e Carlos Fernandes; Stélvio (Vandinho, 60 m) e Roberto Brum; José Manuel (Matheus, 46 m), César Peixoto e Wender (João Tomás, 46 m); Linz.

Suplentes não utilizados: Dani Mallo, Contreras, Frechaut e Miguelito.

Werder Bremen – Wiese; Fritz, Mertesacker, Naldo e Owomoyela: Ozil, Baumann, Jensen e Borowski (Boenisch, 78 m); Hugo Almeida e Rosenberg (Klasnic, 69 m).

Suplentes não utilizados: Vander, Vranjes, Tosic, Sanogo e Harnik.

Disciplina: cartão amarelo a Borowski (18 m), Roberto Brum (42 m), Fritz (48 m), Naldo (56 m), Stélvio (57 m) e Paulo Jorge (82 m).

Marcador: 0-1 por Klasnic (77 m).

ABOLA

JotaCC

Manuel Machado: «Foi complicado logo no sorteio»
TÉCNICO DIZ QUE A EQUIPA SAIU DIGNAMENTE      
      
Manuel Machado frisou que o sorteio, que ditou que o adversário do Sp. Braga seria o Werder Bremen, foi desde logo o mais difícil, mas frisou que a equipa se bateu de forma digna.

"Tornou-se complicado logo a partir do sorteio, porque o Bremen é a equipa que lidera, junto com o Bayern, o campeonato alemão. Tivemos a tarefa dificultada que começou logo na primeira mão, com dois erros defensivos. Hoje fizemos uma entrada interessante, não perdemos as forças. Temos jogadores de qualidade, profissionais que se bateram conforme o pedido, com dignidade", disse o técnico que desdramatizou as críticas dos adeptos.

"Os adeptos compreenderão que não é pela negativa que se dá o golpe. O descontentamento é normal e é extensível ao balneário mas o grupo tem qualidade e vai dar a volta à situação", garantiu Machado.



SP. BRAGA-WERDER BREMEN, 0-1 (Klasnic 78')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
      
23.18 - FINAL DA PARTIDA.

90' - Dois minutos de compensação.

86' - Linz aparece isolado na cara de Wiese, mas permite a defesa do guarda-redes dos alemães.

82' - CARTÃO AMARELO PARA PAULO JORGE, por falta sobre Hugo Almeida.

79' - SUBSTITUIÇÃO NO WERDER BREMEN. BOENISCH rende Borowski.

78' - Golo do Werder Bremen. Klasnic aproveita um lançamento em profundidade, contorna o guarda-redes e inaugura o macador.

75' - Remate de Matheus. Wiese defende.

74' - Vandinho remata de longe, ao lado da baliza.

71' - Boa iniciativa individual de Matheus, que cruza para boca da baliza. Linz chega atrasado.

70' - SUBSTITUIÇÃO NO WERDER BREMEN. KLASNIC rende Rosenberg.

69' - Bom cruzamento de Carlos Fernandes, desaproveitado por João Tomás, que cabeceia muito ao lado.

62' - César Peixoto tenta o remate de longe. A bola sai por cima da barra.

61' - SUBSTITUIÇÃO NO SP. BRAGA. VANDINHO rendeu Stélvio Cruz.

58' - CARTÃO AMARELO para STÉLVIO CRUZ, por falta sobre Vranjes.

57' - SUBSTITUIÇÃO NO WERDER BREMEN. Saiu Osil e entrou VRANJES.

57' - CARTÃO AMARELO PARA NALDO, por simulação de grande penalidade.

49' - João Pereira cruza mas João Tomás não chega. Pontapé de baliza para o Werder.

48' - CARTÃO AMARELO para Fritz.

22:32 - Recomeça a partida e com duas alterações no Sp. Braga. JOÃO TOMÁS e MATHEUS entraram para os lugares de Wender e Zé Manuel.

........................................................

22:15 - Intervalo.

45' - Lance polémico na área minhota, com João Pereira em despique com um jogador do Werder Bremen que aparece estatelado. Uns queriam penálti, outro o amarelo por simulação...

Manuel Machado manda aquecer dois homens de ataque: João Tomás e Matheus.

42' - CARTÃO AMARELO para BRUM, após entrada violenta sobre um adversário na zona central.

41' - Livre para o Sp. Braga, após mão de um jogador alemão. Sem perigo.

36' - Agora foi a vez de Brum testar o seu forte pontapé, de fora da área, obrigando o guardião contrário a atenta defesa.

33' - Remate de Hugo Almeida à trave. Um "tiro" de meia distância. O Werder Bremen ameaça também, aproveitando o normal e esperado adiantamento da equipa minhota.

Os bracarense continuam a pressionar o último reduto alemão, mas faltam os golos que possam "empurrar" a formação arsenalista para uma recuperação tão difícil quanto improvável

28' - Fora de jogo mal assinalado a Linz. O austríaco esteva em posição legal.

19' - Peixoto levanta o livre para a área e Wender salta mais alto que toda a defesa alemã, cabeceando ligeiramente ao lado da baliza de Wiese. Mais uma boa oportunidade para os arcebispos.

18' - Falta feia de Borowski sobre João Pereira. CARTÃO AMARELO.

13' - Grande oportunidade para o Braga. João Pereira cruza da direita, Linz não chega de cabeça e Wender remata ao poste dos alemães.

11' - Owomoyela centra do lado esquerdo e Carlos Fernandes corta de carrinho, a evitar que a bola chegasse a Rosenberg.

3' - Canto para César Peixoto e Paulo Jorge a cabecear por cima.

Passa uma galinha preta mesmo em frente a Manuel Machado no banco de suplentes do Sp. Braga. É Carlos Fernandes quem se voluntaria para retirá-la do campo. Misticismo...

21:30 - Começa a partida. Sai o Werder Bremen com a bola.

...................................................

TAÇA UEFA - 16 avos-de-final, 2.ª mão

SP. BRAGA-WERDER BREMEN


Estádio Axa, Braga
Hora: 20:05
Árbitro: Serge Gummienny (Bélgica)

SP. BRAGA
Kieszek; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez e Carlos Fernandes; Stélvio e Brum; Zé Manuel, Wender e César Peixoto; Linz

Suplentes: Dani, Contreras, Miguelito, Frechaut, Vandinho, Matheus e João Tomás

Treinador: Manuel Machado

WERDER BREMEN
Wiese; Fritz, Mertesacker, Naldo e Özil; Baumann; Owomoyela, Borowski e Jensen; Rosenberg e Hugo Almeida

Suplentes: Christian Vander, Boenisch, Tosic, Vranjes, Klasnic, Sanogo e Harnik

Treinador: Thomas Schaaf

RECORD


JotaCC

Sp. Braga-Werder Bremen, 0-1 (crónica)



O Sp. Braga confirmou o afastamento da Taça UEFA com uma derrota no final de uma exibição muito transpirada mas pouco inspirada.

A ilusão de dar a volta a uma desvantagem de três golos esgotou-se em vinte minutos, de resto. Que foi quanto durou a euforia inicial.

A equipa até tinha entrado bem no jogo.

Logo aos dois minutos Paulo Jorge cabeceou por cima da barra, aos treze Wender desviou ao poste e aos dezoito o mesmo Wender cabeceou às malhas laterais.

Nem com galinhas pretas

Se tivesse marcado nessa altura, talvez a galinha preta enviada para dentro do relvado no primeiro minuto conseguisse mesmo afastar o mau agoiro.

A verdade é que a própria galinha preta pareceu querer pouco com o Sp. Braga. Caminhou uns dois metros à frente do banco de Manuel Machado até que foi retirada.

Um sinal de que também o mau agoiro parece pouco interessado em dar a curva no destino do Sp. Braga. Aquela bola no poste foi provavelmente o melhor exemplo.

Até porque a partir daí a formação de Manuel Machado voltou a cair nos erros do costume. Muita vontade, mas pouca capacidade.

Mais músculo do que talento

É certo que encostou o Werder Bremen à retaguarda e até quinze minutos do fim pareceu estar perto de conseguir pelo menos a vitória.

Mas fê-lo num jeito musculado, muito de repelões, de iniciativas individuais, de remates de longa distância, de cruzamentos à procura da sorte.

O futebol atlético de Roberto Brum e Stélvio no centro, duas novidades no onze, tiveram o mérito de trazer músculo ritmado à equipa, mas faltou depois quem lhe desse talento.

Até porque César Peixoto desapareceu muito cedo. Custa aliás a perceber como Machado o deixou em campo o jogo todo. É certo que entrou bem, teve uns minutos iniciais promissores, mas depois começou a arrastar-se sem poder de explosão.

Matheus contra a corrente

Por isso a segunda parte viveu das iniciativas de Matheus. Um jogador que também custa a perceber como começou no banco. Com ele em campo a equipa ganhou génio.

Faltou o resto. Faltou quem trouxesse outras soluções, que aparecesse nas costas dos dois avançados, quem preenchesse o buraco que havia entre o meio-campo e o ataque, procurando também as segundas bolas.

Até porque a entrada de João Tomás ao intervalo trouxe agressividade ao ataque, mas retirou força ao meio-campo. A equipa viveu toda a segunda parte, por isso, das iniciativas de um único jogador. O que foi muito pouco.

O Werder Bremen, que na primeira parte já tinha ameaçado num remate de Hugo Almeida à trave, não se intimidou, continua a deixar o Sp. Braga atacar e tentar em contra-ataque chegar à vitória.

Acabou por consegui-la com um golo marcado aos 77 minutos, num rápido contra-ataque de Klasnic, que apanhou toda a gente desprevenida. Até os adeptos, que naquela altura contavam com tudo menos uma derrota. Imerecida, sem dúvida.


Taça UEFA: Sp. Braga-W. Bremen, 0-1 (ficha)

O Werder Bremen voltou a derrotar o Sp.Braga (0-1), desta feita em Portugal e por 1-0, e segue tranquilamente para os oitavos-de-final da Taça UEFA.

O único golo da partida foi apontado por Klasnic, aos 77 minutos.



Sp. Braga-Werder Bremen, 0-1 (destaques)
   

Klasnic
Deu o golpe de misericórdia no Sp. Braga, com um arranque portentoso em direcção à baliza contrária, e merece natural destaque, não só pelo golo, mas também pela luta que travou com o seu próprio organismo para continuar a jogar futebol. Klasnic debateu-se com graves problemas renais, sujeitou-se a um transplante falhado, uma vez que o seu organismo rejeitou o rim doado pela mãe, e só recuperou a alegria de jogar à segunda. Com um rim doado pelo pai, Klasnic evitou o ponto final na carreira. Está bem e recomenda-se.

Hugo Almeida
Bela exibição do internacional português no regressou ao seu país, demonstrando ter argumentos para lutar por um lugar no ataque da selecção nacional para o Campeonato da Europa de 2008. O Werder Bremen apresentou-se no Municipal de Braga sem grandes preocupações atacantes, mas Hugo Almeida ainda cheirou o golo num par de ocasiões. Em duas bombas de fora da área, sem qualquer tipo de preparação, o ponta-de-lança português comprovou a sua evolução. Na primeira, fez tremer a baliza do Sp. Braga. Na segunda, viu Kieszek sacudir para canto.

Wender
Em quarenta e cinco minutos, conseguiu ser o protagonista das melhores oportunidades do Sp. Braga em todo o encontro. Ao 13º minuto, após cruzamento de João Pereira, fez um carrinho que levou a bola a embater no poste da baliza do Werder Bremen. Esse terá sido um momento decisivo, na réstea de esperança arsenalista. Pouco depois, na sequência de um livre cobrado por César Peixoto, voltou a falhar o golo por centímetros. Acabou por ser substituído ao intervalo, porventura por problemas físicos não perceptíveis ao longo da etapa inicial.

Pawel Kieszek
Referência pela estreia na baliza do Sp. Braga, em partidas oficiais. Testado por Manuel Machado nos jogos da Liga Intercalar, o guardião polaco surgiu no onze para substituir Paulo Santos, «protegido» por Manuel Machado face aos resultados recentes da equipa. Travou duelo interessante com Hugo Almeida, principal foco de perigo para as suas redes na etapa inicial. Começou por denotar confiança à passagem da meia-hora, arriscando uma finta sobre o português. Pouco depois, viu Hugo Almeida atirar à trave e, na etapa complementar, teve de se aplicar a fundo para desviar um remate sem preparação do avançado. Cumpriu, nada podendo fazer no golo do Werder Bremen.

Roberto Brum
Principal reforço da equipa no legado de Manuel Machado, Roberto Brum transmite tranquilidade a um sector em défice, nesse aspecto. Aguerrido, sempre interventivo, o trinco brasileiro varre o seu espaço com uma tranquilidade impressionante e serve de primeira mola para as investidas ofensivas da sua equipa. Pendular.

João Pereira
Torna-se cansativo destacar o lateral direito de forma sucessiva, bem como acompanhar visualmente todas as suas incursões pelo corredor. Fonte inesgotável e renovável de energia, é um constante alerta contra o conformismo, servindo como extremo quando tudo o resto falha.

Stélvio
O miúdo, filho do andebolista Filipe Cruz, tem mesmo qualidades inatas para se assumir como um bom valor do futebol português. Raçudo, empolgante na forma como aborda os lances, está a conquistar os exigentes adeptos do Sp. Braga, com mérito. Percebeu-se isso mesmo pela enorme salva de palmas, quando foi substituído por Vandinho à passagem da hora de jogo.

MAIS FUTEBOL