News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 19/02

Started by Olho Vivo, 19 de February de 2008, 03:07

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

SALVADOR CONFIA EM MACHADO E PEDE A SÓCIOS QUE ACARINHEM O PLANTEL

«Vamos até ao fim com este treinador»

Por PASCOAL SOUSA

ANTÓNIO SALVADOR não vacila perante a crescente onda de contestação dirigida a Manuel Machado e até a alguns dos jogadores mais emblemáticos da equipa bracarense. Portador de uma mensagem de esperança no futuro, o líder da SAD compreende a frustração dos adeptos, mas anuncia apoio incondicional ao chefe da equipa técnica e ao balneário.

Há muitas atenuantes na crise desportiva do Sp. Braga que António Salvador não despreza na avaliação que faz da campanha da equipa na Liga e na Taça UEFA. Foi por isso que no intervalo e final do jogo com o V. Setúbal se dirigiu ao balneário para «incentivar os jogadores» e passar para a equipa técnica «uma mensagem de tranquilidade e esperança no futuro.»

O dirigente afasta medidas drásticas exigidas pelo universo associativo do Sp. Braga. Já o fizera, de forma explícita, no Estádio AXA, perante um público hostil que ao longo do jogo com os sadinos exigiu a cabeça do treinador e o afastamento de alguns jogadores do núcleo duro do plantel. «Compreendo muito bem o sentimento dos adeptos, ninguém neste clube gosta de perder, mas sócios e simpatizantes terão de compreender que chegou o momento de provar que gostam do Sp. Braga. Mais do que nunca, os jogadores precisam de desenvolver o seu trabalho num clima de serenidade para readquirirem confiança e conduzirem o clube às metas que se propôs atingir», resume António Salvador, que acrescenta: «Estou sempre ao lado da equipa, a incentivá-la e animá-la. Só assim será possível ao Sp. Braga melhorar o seu rendimento. Gostaria que os sócios compreendessem isso e fizessem o mesmo.»

«Não podemos perder a cabeça»

Aplicar novamente a lei do chicote está, por agora, fora de questão. Ninguém pode prever o futuro, ou controlar situações de ruptura iminente, mas numa fase em que a animosidade dos adeptos para com técnico e jogadores sobe em flecha, António Salvador pede serenidade às hostes e fecha a porta a posições radicais: «Vamos com este plantel e com este treinador até ao fim.»

«Não podemos perder a cabeça», aconselha, detectando na série negra de jogos do Sp. Braga «imensos momentos de infelicidade». «O que pode o treinador fazer quando em quatros remates o adversário marca três golos e, no inverso, o Sp. Braga tem sete ou oito ocasiões e não marca? Há aqui, sem dúvida, muita infelicidade, mas também admito que há coisas a corrigir no plano técnico-táctico, mas isso já não é o meu campo e cabe ao técnico tomar as decisões mais correctas. Agora, de uma coisa estou seguro: sem tranquilidade e apoio à equipa, os problemas não se resolvem.»



EXAME CONFIRMOU AFASTAMENTO

Entorse trama Jorginho

Jorginho foi ontem submetido a uma ressonância magnética para determinar que tipo de lesão sofreu no jogo com o V. Setúbal. A baixa do brasileiro para o compromisso da Taça UEFA, que já era um dado adquirido, foi reconfirmada através do exame: o jogador sofreu uma entorse no joelho esquerdo que o inibirá de competir nos próximos dias.

É uma ausência de peso para Manuel Machado, uma vez que Jorginho tem vindo a preencher um lugar deficitário no onze (número 10) e não terá, seguramente, João Pinto em condições para defrontar o Werder Bremen. O veterano está clinicamente apto, no entanto falta readquirir os índices físicos perdidos nos dois meses e meio em que esteve a recuperar de lesão. O mesmo aplica-se a Madrid: o argentino foi integrado há uma semana no plantel e não possui níveis de forma passíveis de o colocarem na rota do jogo com os alemães.



LUZ SOBRE O ONZE

Teste nocturno à porta fechada

Na ressaca da derrota caseira com o V. Setúbal, Manuel Machado lançou ontem as bases da estratégia para o jogo com o Werder Bremen.

A porta fechou-se para este primeiro ensaio da semana, e para hoje está marcado novo teste, às 18.30 horas, onde o professor procurará, em segredo, trabalhar as coordenadas do onze que vai utilizar depois de amanhã.

Na véspera do desafio, o treino será aberto nos primeiros 15 minutos, para recolha de imagens.



FC PORTO CONCORDOU

Jogo da Intercalar foi adiado

Sp. Braga e FC Porto chegaram a entendimento para adiar o jogo da Taça Intercalar, que deveria disputar-se amanhã, no Estádio 1.º de Maio. Falta apenas a AF Porto, organizadora do torneio, dar provimento oficial ao pedido e marcar nova data para o desafio. O calendário apertado originado pelos compromissos nas competições europeias tornava praticamente impossível aos dois emblemas ceder jogadores do plantel principal para esta ronda da prova.



Bremen em Guimarães

O Werder Bremen chega amanhã, às 11.50 horas, a Portugal, e monta quartel-general na Pousada de Santa Marinha, em Guimarães, um antigo mosteiro do século XII convertido numa luxuosa unidade hoteleira de 49 quartos e duas suites, e com vista privilegiada para a Penha.

Nesse mesmo dia, às 19.30 horas, os alemães sobem ao relvado do Estádio AXA para a habitual sessão de adaptação ao palco do jogo.


Meio milhar de alemães

Pouco mais 500 alemães deverão estar em Braga a apoiar o Werder Bremen. Um número muito curto para as expectativas da SAD, e que se explica pelo facto de a eliminatória estar praticamente decidida. De onde se conclui que 3-0 da primeira mão também foi mau para os cofres do Sp. Braga...


Meia casa era bom...

As recentes campanhas para aumentar a média de público no Estádio AXA deram bom resultado. Frente ao V. Setúbal, estava meia casa preenchida e o desejo da SAD é que o mesmo se verifique com o Werder Bremen já na próxima quinta-feira. Pelo menos, meia casa. De resto, o bilhete mais caro para este jogo custa 20 euros (acompanhante de sócio), mas os associados com cadeira anual na Pedreira pagam entre 10 e 15 euros.


Árbitro do Europeu

O belga Serge Gumienny, de 35 anos, foi o árbitro escolhido pela UEFA para dirigir o jogo da segunda mão, em Braga.

Aliás, o juiz conhece bem a região minhota, pois foi ele quem apitou, em Barcelos, o Alemanha-Sérvia e Montenegro, desafio inaugural do Europeu de sub-21, organizado pelo nosso País.

in A BOLA

JotaCC

Machado continua... a prazo


Não se repetiu no domingo à noite, nos balneários do Estádio AXA, o episódio ocorrido na primeira volta, então nas cabinas do Estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz, quando Salvador conversou com Jorge Costa para lhe comunicar que estava dispensado das suas funções a partir daquele momento. Optando por um estilo diferente, bem menos exuberante nas manifestações públicas que faz quando os resultados não agradam, o líder da SAD tem sido mais contido nas palavras e nas acções, não reagindo tão a quente como era seu hábito no relacionamento com o grupo de trabalho. Esta forma de agir poderá estar na base do silêncio em torno do futuro do treinador, numa altura em que a impaciência dos adeptos em torno das decisões de Manuel Machado cresce ao ritmo de novos resultados negativos. Outro aspecto para o adiar de uma decisão poderá, também, prender-se com aspectos económicos - a saída de Jorge Costa custou 98 mil euros à SAD e nova saída nos mesmos moldes, agora de Machado, será um outro rombo no rigor orçamental da SAD. Por outro lado, uma vitória, agora que chegam Bremen e Benfica, poderá inverter tudo e fazer renascer uma confiança que anda muito por baixo. Na palestra que precedeu o treino de ontem, que decorreu à porta fechada, o técnico deu conta da confiança que a SAD continua a depositar no seu trabalho, ao mesmo tempo que apelou ao grupo para que continue a constituir-se como parte da solução e não do problema, lutando em torno de um objectivo que é comum e que passa por repetir a qualificação para as competições europeias.

Como Carvalhal acertou contas com o passado


Os três golos sofridos domingo pela equipa arsenalista, que perpetuaram a crise de resultados do conjunto liderado por Manuel Machado, trouxeram também à tona mais um detalhe da crise minhota, fazendo entrar o Braga no grupo das equipas com saldo negativo entre os golos apontados e sofridos (22-24). Sem ganhar para a Liga desde... 2007, o Braga há muito mais tempo que não via tantos golos - em partidas a contar para a I Liga - entrarem na sua baliza nos jogos disputados no Estádio AXA. E quem pensar que foram Sporting, Benfica ou FC Porto os últimos a marcá-los, desengane-se, já que foi o Marítimo, outra equipa habituada a complicar a vidas aos minhotos, a última a sair de Braga com uma fartura de golos no pecúlio. Ainda assim, é preciso recuar até Outubro de 2006, numa altura em que o técnico do Braga era... Carlos Carvalhal. A recepção ao Marítimo terminou com 1-4 no marcador e, na ronda seguinte, depois de novamente goleado em Alvalade (3-0), Carvalhal abandonou o comando técnico da equipa.


"Bocas" aos jogadores


O final de noite no Estádio AXA, após a derrota (mais uma) com o Setúbal, acirrou ainda mais os ânimos dos adeptos arsenalistas, que se despediram do treinador acenando-lhe lenços brancos. Mas não foi tudo, já que parte deles fez ainda questão de se deslocar para o portão de saída do parque de estacionamento para dar corpo à sua insatisfação. Um a um, os jogadores foram saindo, e as "bocas" ouviram-se. Manuel Machado e António Salvador optaram por sair por outra porta, contornando a manifestação que os aguardava lá fora.

Negociações em curso


Ainda não está confirmado, mas tudo indica que a recepção do Braga ao Werder Bremen, da Alemanha, depois de amanhã, será transmitida por um canal televisivo. As negociações entre os interessados estão em curso, pelo que falta saber se a partida será transmitida em canal aberto ou fechado. Em cima da mesa estão também a transmissão televisiva para a Alemanha e a hipótese de os cofres da SAD do Braga ficarem mais recheados.

Um belga no Estádio AXA


O jogo de depois de amanhã entre Braga e Werder Bremen, referente à segunda mão dos 16 avos da Taça UEFA, será arbitrado pelo belga Serge Guimienny. A restante equipa de arbitragem é composta pelos assistentes Walter Vromans e Mark Simons e pelo quarto árbitro Johan Verbit, todos da mesma nacionalidade. A partida inicia-se às 21h30.



Jorginho falha Luz

Poderá ser mais demorada do que se previa a recuperação do médio Jorginho, vítima no domingo de uma torção no joelho esquerdo, ainda não estava cumprida a primeira meia hora de jogo. Em posse da bola, o jogador tentou mudar de direcção e o pé ficou preso na relva, descompensando o movimento da articulação superior, promovendo a torção e matando logo ali as possibilidades de Jorginho permanecer em campo. Prontamente assistido, as suspeitas apontavam para um estiramento, uma lesão que, a confirmar-se, o afastaria desde logo do jogo de quinta-feira com o Werder Bremen. Ontem submetido a uma ressonância magnética, Jorginho terá de esperar até hoje para saber o resultado e, por consequência, conhecer o tempo de paragem a que vai estar sujeito. No entanto, outro sintoma faz prever uma paragem maior. O jogador continuava ontem, 24 horas volvidas sobre o infortúnio, com dores na articulação e só caminhava com o auxílio de canadianas, o que deixa margem para acreditar que também vai falhar o jogo com o Benfica, no próximo fim-de-semana, uma dor de cabeça agravada para a equipa técnica, que apostava nele como o principal criativo da equipa.



Matheus foi suturado com três pontos na face


Menos grave foi a situação que envolveu Matheus, que foi atingido por Janício num lance na segunda parte, na frontal esquerda, acabando por ter de ser suturado com três pontos. O extremo integrou-se ontem no treino de recuperação e está considerado como apto para os próximos compromissos dos minhotos. Por outras palavras, Matheus reúne todas as condições para defrontar quinta-feira o Werder Bremen. Ainda sobre o treino, os jogadores mais utilizados no jogo com o Setúbal fizeram trabalho de recuperação, numa sessão que terá sequência hoje, com a diferença de se iniciar às 18h30.


INQUÉRITO ONLINE
REALIZADO NOS DIAS 17 E 18 DE FEVEREIRO



P | Depois da derrota com o Setúbal, Manuel Machado tem condições para continuar à frente do plantel do Braga?

Embora a decisão caiba, em última instância, à SAD do Braga, a derrota diante do Setúbal pode mesmo ter significado a gota de água que fará transbordar o copo da continuidade de Manuel Machado, com dois terços dos participantes do inquérito de O JOGO online a considerarem não ter o técnico mais condições para continuar à frente da equipa técnica minhota.

NÃO  - 66%

SIM - 34%

Nº de participantes: 533



O JOGO

JotaCC

Jorginho está fora de combate


Menos de 24 horas depois do jogo com o V. Setúbal, o plantel do Braga começou, ontem à tarde, a preparação para a partida de depois de amanhã com o Werder Bremen (21.30 horas), a contar para a segunda mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA. O grande ausente da sessão foi, como se esperava, o médio Jorginho, que torceu o joelho esquerdo no encontro com os sadinos, tendo sido substituído na primeira parte.

O brasileiro ainda terá de ser reavaliado, mas é certo que ficará afastado dos relvados nas próximas semanas, começando por falhar o jogo com o Werder. A ausência de Jorginho é mais uma dor de cabeça para Manuel Machado, que assim terá de voltar a mexer na equipa. No caso de o treinador entender repetir a estratégia utilizada em Bremen, Contreras será o escolhido para alinhar no meio-campo, uma vez que Paulo Jorge já estará disponível para jogar no centro da defesa, depois de ter ficado de fora ante o Setúbal devido a castigo da Liga. Se a estratégia for mais ofensiva, há várias hipóteses em aberto, como o regresso à titularidade de Roberto Brum, a entrada no onze de César Peixoto ou a aposta em Jaílson.

A equipa arsenalista volta a treinar hoje à tarde (18.30 horas), estando marcado para amanhã um jogo da Liga Intercalar com o F. C. Porto, no qual não irão participar jogadores que estejam nos planos de Manuel Machado para a partida da Taça UEFA.

JN

JotaCC

Sp. Braga trabalha à porta fechada

Com Jorginho fora de hipóteses para a recepção ao Werder Bremen, o Sporting de Braga começou, ontem, à porta fechada, a preparar este encontro.

DM

JotaCC

António Salvador com as mãos atadas
SAD SEM CONDIÇÕES PARA PROCEDER A NOVA MUDANÇA DE TREINADOR
      
Pesadas todas as vertentes da crise desportiva do Sp. Braga – mais de dois meses sem vitórias, iminência de eliminação da Taça UEFA depois do afastamento precoce das taças internas, incidentes disciplinares no balneário e uma equipa afectada pela contestação dos sócios –, o presidente António Salvador percebeu há muito que não tem margem de manobra para despedir Manuel Machado.

Refém da imagem de líder intempestivo que se tornou mais notória desde a saída de Jesualdo Ferreira, em Maio de 2006, com a mão-cheia de treinadores (Carvalhal, Rogério Gonçalves, Jorge Costa, António Caldas e Manuel Machado...) que se sucederam a velocidade vertiginosa no banco arsenalista nos 21 meses seguintes, Salvador concluiu que não é esse o caminho. A desaconselhar nova tomada de posição impulsiva, jogam a escassez de treinadores disponíveis no mercado e o apertado e exigente calendário imediato (Werder Bremen depois de amanhã, Benfica no domingo e, uma semana depois, dérbi em Guimarães). E a falta de garantias de sucesso no "objectivo Liga", agora que a continuidade na UEFA passou a ser pouco mais que uma "miragem".

RECORD

JotaCC

Seia anos depois Carlos Carvalhal voltou a enfurecer os adeptos bracarenses

Técnico do Vitória está
a recuperar em Setúbal
a boa imagem que deixou
ao serviço do Leixões e que lhe valeu uma inédita final da Taça de Portugal


Carlos Augusto Soares da Costa Faria Carvalhal
Idade 42 (4-12-1965)
Naturalidade Braga
Nacionalidade Portuguesa
Clubes anteriores Sp. Espinho, D. Aves, Leixões, Belenenses, Sp. Braga e Beira-Mar
a Há sensivelmente seis anos (21 de Fevereiro de 2002), um jovem treinador, de 36 anos, fazia história em Braga ao colocar uma equipa do terceiro escalão futebolístico nacional na final da Taça de Portugal. Carlos Carvalhal alcançava prematuramente o pico da sua carreira técnica, ao serviço do Leixões, que jogava então na Zona Norte da II Divisão B. O técnico escandalizou com a eliminação (3-1) os adeptos minhotos no Estádio 1.º de Maio, tal como ontem os enfureceu no novo Axa, depois da derrota frente ao Vitória de Setúbal (3-2).
A final do Jamor deu um impulso definitivo na ainda imberbe carreira deste antigo defesa (Sp. Braga, FC Porto, Beira-Mar, Chaves e Sp. Espinho), licenciado em Desporto e Educação pela Universidade do Porto. Abriram-se outros projectos, encabeçados pelo Vitória de Setúbal, na época 2003-04, que regressaria no final desse ano desportivo ao convívio dos "grandes" pela mão do jovem técnico. Encerrava-se também aqui um ciclo de relativo sucesso desportivo de Carvalhal, mas não a sua ascensão.
Seguiram-se projectos com outras ambições. Primeiro o Belenenses, entre 2004 e 2006, depois o Sp. Braga, na última temporada. Os resultados não acompanharam a carreira, que foi interrompida abruptamente no início de 2007. Quatro meses após depois ter assumido o banco bracarense, motivos "pessoais e familiares" levaram ao divórcio, surpreendendo poucos meses depois a sua contratação efémera pelo Beira-Mar: sairia em Janeiro, depois da chegada de investidores espanhóis a Aveiro.
A travessia do deserto acabou por ser curta e, em Maio, voltaria a cruzar-se com o Vitória, num timing perfeito para o clube e o treinador. Com um orçamento reduzidíssimo, Carvalhal está perto de alcançar o objectivo máximo do emblema sadino na Liga: a manutenção. Voltou a fazer história ao alcançar a final da primeira edição da Taça da Liga e está nos quartos-de-final da Taça de Portugal, onde eliminou recentemente o Vitória de Guimarães de Manuel Cajuda... que treinava o Sp. Braga na noite mais feliz de Carvalhal, há seis anos.

SOBE E DESCE
Manuel Machado
Sp. Braga

A contestação ao treinador bracarense está a subir, mesmo sendo verdade que o clube pode lutar pelo quinto lugar. A derrota com o Setúbal agravou a situação de um técnico que em nove jogos na Liga apenas venceu dois. E o mais recente foi a 14 de Dezembro. Há dois meses.

PUBLICO

JotaCC

Taça UEFA: Benfica e Sporting contra a tradição e Braga pelo milagre

Benfica, Sporting e Sporting de Braga jogam quinta-feira a passagem aos oitavos-de-final da Taça UEFA, mas o caminho só parece ''desbravado'' para os dois grandes de Lisboa, perto de contrariarem a tradição.
ver jogosver jogos
Os ''encarnados'' visitam o Nuremberga, depois da vitória por 1-0 na Luz. O histórico com equipas alemãs nas competições europeias é, porém, desfavorável ao clube português, que só ganhou quatro das 13 eliminatórias com germânicos.

Os números agravam-se se forem contabilizadas apenas as ocasiões em que o Benfica disputou o jogo decisivo em solo alemão. Em seis eliminatórias, o clube da Luz só uma vez superou uma equipa germânica e, mesmo assim, com um empate (4-4), diante o Bayer Leverkusen (1-1 em casa), nos quartos-de-final da extinta Taça dos Vencedores das Taças, na época de 93/94.

No total, o Benfica não se dá definitivamente bem em terras alemãs, onde nunca conseguiu vencer, num total de 14 jogos (apenas três empates e 11 derrotas).

O Sporting também corre contra a estatística, embora o triunfo mais folgado por 2-0, sobre o Basileia, abra boas perspectivas para contrariar a ''malapata'' com clubes suíços.

Esta é a quinta vez que o Sporting se cruza com um representante helvético nas competições europeias. Nas quatro anteriores, apenas um êxito dos lisboetas, diante o FC Zurique, em 73/74, curiosamente também nuns quartos-de-final da Taça das Taças.

Bem pior parece ser o cenário do Sporting de Braga, que completou este domingo o sexto jogo sem vencer para a liga portuguesa (derrota em casa com o Setúbal, por 2-3), preparando, num cenário de contestação dos adeptos, a recepção ao Werder Bremen, que na Alemanha bateu os bracarenses por 3-0.

No campeonato interno, a formação de Bremen continua a seguir de perto o líder Bayern de Munique e este fim-de-semana manteve-se a três pontos dos bávaros depois de bater em casa, por 2-0, precisamente o Nuremberga, que continua na zona de despromoção da Bundesliga (é antepenúltimo, a dois pontos do 15º).

Esta é a terceira vez que o clube minhoto defronta uma equipa alemã nas competições europeias, mas só em uma ocasião disputaram um confronto a eliminar, na terceira ronda da edição de 97/98 da Taça UEFA, diante o Schalke 04, que recebe hoje o FC Porto na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Um empate sem golos em casa uma derrota por 2-0 em Gelsenkirchen ditaram o afastamento dos bracarenses, que reencontraram de novo uma equipa germânica já esta temporada, o Bayern de Munique, durante a fase de grupos da segunda competição europeia (1-1 em Braga).

LUSA

JotaCC

UEFA designou um árbitro belga para o desafio entre o Sporting de Braga e o Werder Bremen     

A UEFA designou o belga Serge Gumienny para o desafio entre o Sporting de Braga e o Werder Bremen, a segunda mão dos dezasseis avos-de-final da segunda competição mais importante no velho continente.

O jogo da Taça UEFA está agendado para o Estádio AXA, depois de amanhã a partir das 21:30 horas e da Alemanha os bracarenses trazem uma desvantagem de três golos.

Na deslocação do Benfica a Nuremberga o organismo que tutela o futebol europeu escolheu o croata Babek, e a visita do Sporting a Basileia vai ser arbitrada por um norueguês.

Dezasseis avos-de-final da Taça UEFA
SC Braga - Werder Bremen
Estádio AXA (21:30 horas)
Dia 21 de Fevereiro

Árbitro:
Serge Gumienny (Bélgica)
Árbitros assistentes:
Walter Vromans e Mark Simons (Bélgica)
Quarto árbitro:
Johan Verbist (Bélgica)
Delegado da UEFA
Emmanouil Mavrokoukoulakis (Grécia)
Observador
Jozef Marko (Eslováquia)

ANTENA MINHO

JotaCC

Sp. Braga: João Pinto nos Estados Unidos para estudar proposta   

João Vieira Pinto viajou para os Estados Unidos, devidamente autorizado pelo Sporting de Braga, para estudar uma proposta de um clube que disputa a Major League Soccer. Aos 36 anos, o internacional português pode aceitar o último desafio da sua carreira, pisando os mesmos relvados que David Beckham.

Segundo as informações recolhidas pelo Maisfutebol, João Pinto seguiu viagem na segunda-feira de manhã, na companhia de Marisa Cruz, com destino a Miami. O jogador comunicou ao Sp. Braga que recebeu uma abordagem de um clube, tendo recebido permissão para viajar e regressar ao trabalho na quinta-feira.

João Pinto tem contrato com o emblema arsenalista até ao final da presente temporada e já manifestara o desejo de concluir o seu trajecto em Portugal nessa altura. Agora, mediante as negociações nos Estados Unidos, poderá sair nas próximas semanas ou esperar pelo Verão.

A imprensa canadiana aponta o Toronto F.C. como destino para o avançado português. João Pinto é esperado no clube que disputa a Major League Soccer, que está a fazer o seu estágio de pré-época em Bradenton, precisamente na Florida. Contudo, face ao seu historial, poderão surgir convites de outras equipas.

Por outro lado, os clubes da MLS costumam promover «trials» de uma semana, períodos de experiência que abrangem todos os jogadores, mesmo os mais cotados. Kiki Musampa, antigo internacional holandês que alinhava no AZ Alkmaar, está neste momento a treinar com o Toronto F.C nessas condições. João Pinto não o poderá fazer, pois é esperado em Braga na quinta-feira.

João Vieira Pinto realizou apenas 9 jogos (1 golo) na Liga 2007/08 e estava a recuperar de uma lesão nas últimas semana. A equipa tem treinado à porta fechada, fazendo com que a ausência do jogador, nas sessões de segunda e terça-feira, tenha passado despercebida.

O antigo internacional português, confrontado pelo Maisfutebol ao início da tarde, mostrou-se mesmo surpreendido com a notícia e não quis prestar quaisquer esclarecimentos. Mas rumou, podemos garantir, aos Estados Unidos para estudar soluções para o futuro.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

João Vieira Pinto nos EUA para estudar proposta

João Vieira Pinto viajou ontem para os EUA, devidamente autorizado pelo Braga, para estudar uma proposta de um clube que disputa a Major League Soccer. João Pinto foi a Miami na companhia da esposa, Marisa Cruz, e deverá regressar a Braga na próxima quinta-feira. Aos 36 anos, o antigo internacional português pode vir a fazer ainda um grande contrato, tendo em conta que o vínculo que o liga aos bracarenses termina no final da presente temporada.

O JOGO

JotaCC

Jorginho falha jogos com Bremen e Benfica
O duelo com o Setúbal deixou mossas na formação bracarense. Jorginho sofreu uma entorse no joelho esquerdo e arrisca-se a uma longa paragem. Certo, para já, é que não entra nas contas de Manuel Machado para os próximos encontros.

Chegou mais uma má notícia ao plantel do Sporting de Braga. Jorgi-nho é uma carta fora do baralho para os jogos com o Werder Bremen, na quinta-feira, e Benfica, no domingo. O futebolista saiu lesionado no jogo de domingo passado, diante do Vitória de Setúbal, a contas com uma entorse no joelho esquerdo. O atleta efectuou ontem uma ressonância magnética, cujo resultado de-verá ser conhecido hoje.

Mas é certo que será uma baixa de vulto no Sporting de Braga, pois trata-se de um jogador que tem sido uma presença regular no "onze". Nos 19 jogos da Liga Bwin, Jorginho completou 16 e foi sempre opção prioritária para Manuel Machado. Com a camisola do Braga, o atleta brasileiro apontou três golos, um na vitória sobre o Sporting (3-0) e os outros contra a Académica (3-3) e Estrela da Amadora (1-1). Com a saída de Jorginho do onze, resta saber qual será a opção de Manuel Machado.

As alternativas podem recair em Zé Manuel, a jogar pelo flanco direito, ou João Pinto, a funcionar como camisola 10, além de César Peixoto. Este último chegou a ser testado na posição de número 10 por Manuel Machado e pode ser uma alternativa a ter em conta. A aposta em jogadores para os flancos deve manter-se inalterável, com Matheus (um dos melhores em campo no último jogo) e Wender a serem as apostas principais de Manuel Machado. Mas, por outro lado, há que ter em conta a gestão do plantel. Ou seja, Manuel Machado poderá reservar alguns jogadores na partida com o Bremen, tendo em conta o jogo na Luz, frente ao Benfica, já no domingo

CM

JotaCC

João Pinto viaja para os Estados Unidos
JOGADOR ESTUDA PROPOSTA DE EQUIPA DA MLS
      
João Vieira Pinto viajou para os Estados Unidos, devidamente autorizado pelo Sporting de Braga, para estudar uma proposta de um clube que disputa a Major League Soccer, avançou o site "Maisfutebol".

Segundo as informações recolhidas pelo referido site, João Pinto seguiu viagem na segunda-feira de manhã, na companhia de Marisa Cruz, com destino a Miami. O jogador comunicou ao Sp. Braga que recebeu uma abordagem de um clube, tendo recebido permissão para viajar e regressar ao trabalho na quinta-feira.

João Pinto tem contrato com o emblema arsenalista até ao final da presente temporada e já manifestara o desejo de concluir o seu trajecto em Portugal nessa altura. Agora, mediante as negociações nos Estados Unidos, poderá sair nas próximas semanas ou esperar pelo Verão.

A imprensa canadiana aponta o Toronto FC como destino para o avançado português


UEFA nomeia árbitro belga
JOGO QUINTA-FEIRA COM WERDER BREMEN
         
O Sp. Braga-Werder Bremen será dirigido por um trio belga, chefiado por Serge Gumienny, que será auxiliado Walter Vromans e Mark Simons.

A equipa arsenalista tem pela frente uma tarefa difícil, uma vez que perdeu na Alemanha por 3-0, num jogo em que desperdiçou duas grandes penalidades.

RECORD

JotaCC

Portuense Jorge Sousa dirige deslocação do Sporting de Braga ao Estádio da Luz 


A Liga de Clubes designou o árbitro Jorge Sousa, da Associação de Futebol do Porto, para arbitrar a deslocação do Sporting de Braga ao Estádio da Luz.

O jogo entre o Benfica e os arsenalistas está agendado para domingo, a partir das 20 horas, e é um dos pratos fortes da jornada 20 da Liga Bwin.

Na recepção do Vitória de Guimarães à Naval 1.º Maio vai estar o setubalense Bruno Paixão.

Já o árbitro bracarense Augusto Duarte foi escolhido para dirigir o embate entre o Estrela da Amadora e o lanterna vermelha da prova, União de Leiria.

Árbitros da 20.ª jornada da Liga Bwin:

Académica - Boavista,
Lucílio Baptista (Setúbal)
FC Porto - Paços de Ferreira,
Paulo Costa (Porto)
Belenenses - Marítimo,
Rui Silva (Vila Real)
Estrela Amadora - União Leiria,
Augusto Duarte (Braga)
Vitória Setúbal - Sporting,
Olegário Benquerença (Leiria)
Benfica - SC Braga,
Jorge Sousa (Porto)

Vitória de Guimarães - Naval 1.º Maio,
Bruno Paixão (Setúbal)
Nacional - Leixões,
João Capela (Lisboa)

ANTENA MINHO

JotaCC

Mercado: João Pinto nos Estados Unidos, pode assinar pelo Toronto FC

O futebolista do Sporting de Braga João Vieira Pinto encontra-se nos Estados Unidos onde poderá vir a assinar contrato com o Toronto FC, clube canadiano que disputa o principal campeonato norte-americano.
O avançado arsenalista já não participou no treino que a equipa realizou hoje, à porta fechada, e deverá prestar provas durante os próximos dias no Toronto FC.

A viagem feita pelo atleta foi confirmada hoje à Agência Lusa por uma fonte arsenalista, que adiantou que o atleta a realizou ''devidamente autorizado'' e para ''tratar de assuntos pessoais''.

Com 36 anos de idade, e afastado da competição desde Dezembro de 2007, João Pinto poderá, assim, iniciar uma nova etapa na sua já longa carreira futebolística, se chegar a acordo com o Toronto FC.

João Pinto lesionou-se na partida que o Sporting de Braga disputou na Camacha, no dia 9 de Dezembro de 2007, para a quarta eliminatória da Taça de Portugal e, desde então, apenas participou, no dia de 23 de Janeiro, num jogo da Liga Intercalar, frente ao Gondomar.

Para o campeonato, o último jogo em que participou foi frente ao Marítimo, disputado no dia 2 de Dezembro, naquela que foi a última vitória caseira (2-1) dos arsenalistas.

Com 36 anos de idade, João Vieira Pinto regista passagens pelo Boavista, Atlético de Madrid, Benfica, Sporting e Sporting de Braga.

LUSA