News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 11/02

Started by Olho Vivo, 11 de February de 2008, 03:28

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

DUPLA MATHEUS/JAILSON EM PERSPECTIVA, MAS POR LINZ JOGA A EXPERIÊNCIA

Interrogações no ataque

Por NUNO VIEIRA

A 48 horas do jogo da primeira mão dos 1/16-avos -de-final da Taça UEFA, Manuel Machado ainda não denunciou qual a sua estratégia de ataque para o jogo de Bremen. O desafio da Liga Intercalar, anteontem, com o D. Aves, permitiu perceber que o técnico projecta uma mudança táctica radical, abdicando do habitual 4x3x3 para dar lugar ao 4x4x2. Resta saber quais os nomes a escolher para as diferentes posições.

É no ataque que residem as maiores dúvidas de quem observa os trabalhos de perto e... dos próprios jogadores, que não sabem ainda quem vai jogar de início frente ao poderoso Werder Bremen. Na defensiva, a única alteração prevista é a entrada de Carlos Fernandes para o lugar de Miguelito, mas nos outros sectores da equipa as interrogações são muitas.

No esquema testado no sábado, tornou-se claro que Contreras deve ser o escolhido para jogar à frente dos centrais, com a missão específica de tentar anular os desequilíbrios causados pelo brasileiro Diego, a referência do meio-campo e principal unidade da equipa germânica.

Stélvio e Vandinho foram os escolhidos para as restantes posições mais recuadas no miolo, mas Frechaut apresenta-se como uma solução mais sólida, até pela experiência que pode conferir à equipa num jogo de previsível pressão intensa adversária.

Jorginho pode assumir o papel de organizador do ataque, sector sobre o qual recaem as principais dúvidas dos bracarenses. Matheus e Jailson foram testados frente ao Desp. Aves, com resultados animadores, mas em Bremen a exigência será bem maior. É aqui que surge o nome de Linz, um jogador mais habituado aos grandes palcos e uma seta importante apontada às redes contrárias. Wender também contabiliza vários jogos europeus, mas a última palavra cabe a Manuel Machado.



Abrantes — Aloísio presente

Sp. Braga viu Kátio

Aloísio, observador do Sp. Braga, esteve ontem na Covilhã para analisar Kátio, médio do Abrantes, jogador que acabou por jogar apenas seis minutos e que até já tem um princípio de acordo com os cipriotas do Omonia Aradipou. À margem do encontro de ontem, a Direcção do Abrantes deverá pagar esta semana ao plantel um dos dois meses de ordenados que estão em atraso, sendo possível que até final de Fevereiro seja pago o segundo mês de salários em dívida, situação que deverá alterar o estado de espírito do plantel que não ganha desde a 12.ª jornada (Rio Maior, 1-0).



Adversário do Sp. Braga empatou (1-1) no terreno do líder Bayern

Diego continua a brilhar

Por Roland Popp

Correspondente de «A BOLA» na Alemanha

BERLIM — A história da Bundesliga faz-se de grandes duelos entre Bayern Munique e Bremen e o clássico de ontem não fugiu à regra. Jogo intenso, com Diego a marcar logo aos seis minutos e o empate a surgir aos 32 minutos, com remate imparável de Zé Roberto.

A primeira parte foi jogada a ritmo alucinante, com o Bremen (adversário do Sp. Braga na Taça UEFA) a apostar tudo no contra-ataque, enquanto os homens da casa forçavam, tendo o italiano Luca Toni desperdiçado uma grande penalidade ainda antes de ter surgido o empate.

No segundo houve menos velocidade, mais domínio do Bayern, mas não houve mais golos.





(-) Muitos problemas no ataque. Sanogo ainda não regressou da CAN, Klasnic continua lesionado e Hugo Almeida esteve castigado.
(+) A grande forma de Diego; defesa sólida que deixou poucas oportunidades ao Bayern, apesar da pressão; Wiese defendeu um penalty.


in A BOLA

JotaCC

Braço-de-ferro pode ditar afastamento


Tarda a paz desejada em Braga, registando-se problemas em (quase) todas as áreas do clube, espoletados pela falta de resultados positivos da equipa, mas também por cenas pouco edificantes, como trocas de palavras entre jogadores e treinador sobre matérias que deveriam ser resolvidas na privacidade do balneário. E se, entre a massa adepta arsenalista, há quem diga que, ao ir buscar Matheus a Setúbal, António Salvador poderia estar a comprar uma "guerra" de dimensões difíceis de prever, a verdade é que esta parece já ter começado, ainda que por motivos extradesportivos. Iludido pela promessa de um melhor salário, Matheus aceitou voltar a Braga, antecipando em meio ano o final do empréstimo decidido em Julho para Setúbal. Figura de proa da equipa de Carlos Carvalhal, Matheus rumou a Braga numa fase em que, entre outros, os holandeses do PSV e os suíços do Sion acenavam com convites mais tentadores do ponto de vista salarial. A verdade é que, chegada ao dia de hoje, a promessa ainda não foi cumprida - deveria sê-lo com a renovação de contrato. Matheus está vinculado ao Braga até 2009, e a SAD quer segurá-lo até 2011.

Ontem de manhã, já depois de ter tido conhecimento da proposta que lhe foi entregue pelo empresário José Almeida, António Salvador conversou com o jogador, a quem apresentou novos números, mesmo assim insuficientes para satisfazer a ambição do atleta.

Ainda com consequências por descortinar, mas que poderão, em último caso, provocar um afastamento do jogador, certo é que Matheus não está disposto a ceder neste braço-de-ferro.



O vício bom de marcar sempre fora

Vem aí o jogo em Bremen, e, diz a tradição das competições europeias, é sempre bom marcar fora de casa, uma regra que os minhotos têm levado (quase) sempre à risca desde que começaram a ser frequentadores habituais das competições europeias. Numa presença assídua na Taça UEFA desde a temporada 2004/05, o Braga, em jogos a eliminar, apenas por uma ocasião não marcou fora - num empate que custou a chegada à fase de grupos. Foi em Belgrado, na temporada 2005/06, com o nulo então verificado a beneficiar os sérvios, que, mercê de novo empate, agora com golos (1-1), em Braga, acabariam por seguir em prova. Na época anterior, frente ao Hearts, perdeu na Escócia por 3-1, para em 2006/07 um golo de Wender, no prolongamento, qualificar a equipa para a tão desejada fase de grupos à custa do Chievo Verona (2-1). Em Parma, Diego marcou o golo da vitória, e em Londres, nos oitavos-de-final, foram mais dois os golos fora de casa.

Já esta época, o Hammarby foi a última "vítima" (2-1). A manter-se a tradição, o Braga vai marcar em Bremen, resta saber quantos.

Dia de recuperação

Sem direito a folgas até que se cumpra a recepção ao Setúbal, no próximo domingo, o plantel reuniu-se ontem nos relvados do Estádio AXA para uma sessão de treino a dois tempos, com os titulares no jogo com o Aves a fazerem treino de recuperação, enquanto os restantes cumpriram uma sessão de trabalho técnico-táctica. Nota para o facto de nenhum dos jogadores que sábado jogaram na Liga Intercalar frente ao Aves, e nos juniores - Philco e Baylón - diante do Guimarães, - apresentar queixas, ainda que os dois últimos não figurem como opções na última actualização de jogadores enviada para a UEFA. Dito isto, foi Madrid o único a treinar-se de forma limitada, prosseguindo com trabalho de ginásio mais corrida e exercícios no relvado. Por força da necessidade de recuperar os jogadores mais utilizados diante do Aves, a sessão de campo que vai preparar o confronto com o Werder Bremen foi adiada para hoje à tarde, num apronto que será também à porta fechada.

Stélvio falha sub-19

Stélvio Cruz está nas pretensões do técnico Manuel Machado para o importantíssimo jogo de quarta-feira em Bremen, uma informação que se junta à obtida durante a semana num ensaio em que começou a trabalhar uma estratégia com três centrais e em que o internacional jovem surgia a jogar a trinco, em dupla com Vandinho. No sábado, para a Liga Intercalar, esse esquema foi ensaiado e parece ter pernas para andar, a avaliar pela satisfação que o técnico deu conta no final. Em face disto, o clube pediu à FPF a dispensa de Stélvio do estágio de dois dias (hoje e amanhã) aprazado para o Estádio Nacional, pelo que Stélvio continuará hoje a marcar presença na preparação para o jogo em Bremen, na sessão aprazada para as 15h30 de hoje (curiosamente à mesma hora em que, em Lisboa, Agostinho Oliveira começará a trabalhar com os sub-19). Assim sendo, dos três arsenalistas convocados para a concentração, apenas Diego e Pizzi estarão presentes.

INQUÉRITO ONLINE REALIZADO NOS DIAS 9 E 10 DE FEVEREIRO

Deve Manuel Machado investir na ideia de jogar com três centrais no onze do Braga frente ao Werder Bremen?


Não parece representar uma boa aposta a metamorfose táctica que o técnico quer operar na equipa para o desafio em Bremen, saindo do tradicional 4x2x3x1 para um modelo com três centrais. Os leitores de O JOGO online entendem que Manuel Machado faz mal em alterar a mecânica táctica da equipa, com 58% a dizer não a esse cenário.

NÃO

58%

SIM

42%

Nº de participantes:570



Wiese travou Bayern

Um golo de Diego ao sexto minuto da partida, num lance em que ultrapassou meia defesa bávara, e uma defesa de Wiese, aos 29', de um penálti de Luca Toni, obrigaram o Bayern de Munique a perder dois pontos na luta pelo topo de classificação, num jogo em que Thomas Schaaf se viu obrigado a recuar Baumann para central, devido ao jogo de suspensão de Naldo, e fez entrar Harnik para formar dupla com Rosenberg na frente, recuando Hunt para o meio-campo ofensivo, ao lado de Borowski.

Perante 69 000 pessoas no Allianz Arena, o Werder Bremen entrou forte no jogo e só depois da meia hora - altura em que Luca Toni, em tarde de desinspiração, falhou o penálti - começou a sentir a reacção dos líderes da Bundesliga, depressa materializada no empate, numa conclusão de Zé Roberto - o brasileiro que brilha a grande altura no tapete bávaro. Até final, o alto ritmo da partida manteve-se, ainda que o Bayern tenha assumido as rédeas do jogo, obrigando Wiese a grande trabalho, num jogo que só não deu em derrota para o Werder Bremen - que, com o empate conseguido, segurou os bávaros a três pontos de distância na luta pela Bundesliga - porque Luca Toni, já perto do final, atirou forte, mas sobre a barra.

Humildade e espírito de sacrifício valeram empate


Sem nenhum espião do Braga nas bancadas do Allianz Arena, o que ressalta dos comentários ao duelo dos líderes da Bundesliga, no que ao Werder Bremen diz respeito, é que a equipa soube ser equilibrada nos diferentes momentos do jogo. Primeiro, apostou na surpresa e na confusão táctica no meio-campo, jogando com a capacidade de explosão e de penetração de Diego, para, depois do empate, mostrar outra faceta: a de grande espírito de sacrifício. Perante a incapacidade de lutar de igual para igual com os bávaros, foi a correr quilómetros que os homens de Bremen evitaram uma derrota comprometedora.


O JOGO

JotaCC

Revolução no onze para o Werder Bremen

Contreras deve ser titular


Manuel Machado está a preparar uma pequena revolução no onze e no esquema táctico que o Braga irá apresentar no jogo de depois de amanhã com o Werder Bremen (19.30 horas), a contar para a primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA. O treinador da equipa bracarense já ensaiou, nos últimos treinos e na partida da Liga Intercalar com o Aves, disputada anteontem, um sistema em que o chileno Contreras funcionará como médio-defensivo bem encostado aos centrais Paulo Jorge e Rodriguez, com a missão específica de vigiar de perto o brasileiro Diego, a grande estrela do Werder.

JN
Está não será, no entanto, a única alteração relativamente ao onze habitual. O jovem Stélvio Cruz também deverá entrar para o meio-campo, para alinhar ao lado de Vandinho e atrás de Jorginho, que voltará a avançar no terreno rumo a uma das faixas, para formar o trio da frente com Matheus e Roland Linz. No lado esquerdo da defesa, Carlos Fernandes irá recuperar a titularidade, rendendo Miguelito.

Os minhotos irão, assim, apresentar um onze com mais cuidados defensivos, para tentar travar a força atacante do Werder Bremen, que, sobretudo em casa, consegue criar um grande volume de jogadas ofensivas. No ataque, a equipa arsenalista procurará aproveitar alguns espaços que os alemães costumam proporcionar, apostando sobretudo na velocidade. Linz será o jogador mais avançado, apesar de não ter treinado durante quase toda a semana passada devido à presença na selecção austríaca e de Jaílson ter dado boas indicações na partida com o Aves.

Nesse jogo, o esquema desenhado por Machado resultou na primeira parte (ao intervalo, o Braga ganhava por 2-0) e as coisas só se complicaram no segundo tempo, depois de o técnico ter efectuado várias substituições. Antes da partida para a Alemanha, marcada para amanhã de manhã (9.30 horas), o plantel do Braga realizará mais um treino, hoje à tarde (15.30 horas). Na sessão de ontem, os lesionados Madrid e Bruno Tiago voltaram a ser os ausentes.

JotaCC

#3
Onze em manobras
MACHADO PORMOVE AJUSTES EM TODOS OS SECTORES
   
      
Sem que se possa falar em revolução no sistema de jogo ou nos seus principais intérpretes, o técnico Manuel Machado pondera fazer ajustes de pormenor em todos os sectores da equipa que se prepara para medir forças com o Werder Bremen.

Com o experiente Paulo Santos de "pedra e cal" na baliza, as mexidas começam no quarteto defensivo, com Carlos Fernandes na calha para render Miguelito e Rodriguez a recuperar o lugar que, após a expulsão com o Belenenses, parecia perdido para Contreras. Mas o central chileno está a ser testado para actuar à entrada da área na marcação a Diego e a intenção de dar "músculo" à linha média ficou ainda mais vincada no jogo de anteontem, com o Aves, que registou a entrada de Stélvio para o lugar de Frechaut.

Apesar do maior traquejo deste último, que vem sendo preponderante no meio-campo, a opção que está em análise resultaria numa remodelação completa, depois de Brum ter deixado de integrar as escolhas em finais de Janeiro, depois de exibição apagada com o Belém.

Vandinho avança

Vandinho, que na última jornada da Liga actuou a trinco, volta a assumir as tarefas de distribuidor de jogo, descaindo Jorginho para o flanco direito. À esquerda, a dúvida reside entre Matheus e Wender, que recolhe o favoritismo pela maior experiência internacional. Foi poupado aos dois jogos "intercalares" da semana para recuperar de um ligeiro toque, mas já prepara com afinco a retoma.

RECORD

JotaCC

ABC venceu ontem o Belenenses, continuando assim na liderança da tabela classificativa     

O ABC venceu ontem o Belenenses por 28-25, naquele que foi o jogo mais importante da 19.ª jornada da Liga Halcon.

Jorge Rito, treinador dos bracarenses, diz que a equipa jogou melhor na segunda parte, mas que venceu por mérito próprio.

O ABC continua na liderança da tabela classificativa nesta fase regular, com boas oportunidades de assim se manter até ao final.

Também o ISAVE saiu vencedor desta 19.ª jornada da Liga Halcon.... a equipa conseguiu uma preciosa vitória sobre o Águas Santas, por 30-27.

ANTENA MINHO

JotaCC

#5
Taça UEFA: Linz (Sp. Braga) na corrida a melhor marcador


Roland Linz está na corrida ao título de melhor marcador da Taça UEFA. O avanado do Sp. Braga já marcou cinco golos na edição deste ano da prova e, à partida para os 16 avos-de-final, que começam a jogar-se esta semana, está a apenas um golo dos três jogadores que lideram a lista.

Luca Toni, do Bayern Munique, divide o comando com dois jogadores dos suecos do Helsingborg: o veterano Henrik Larsson e Razak Omotoyossi.

Qualquer um deles está ainda bem longe de atingir o recorde de sempre de golos numa edição da prova, detido por Juergen Klinsmann desde 1995/96: nessa época, o avançado alemão marcou seis golos só ao Benfica. O segundo melhor marcador numa edição da Taça UEFA é de resto Derlei, que apontou 12 golos na campanha do F.C. Porto até à conquista da prova em 2003.

Os melhores marcadores da Taça UEFA 2007/08

6 golos

Luca Toni (Bayern Munique)
Henrik Larsson (Helsingborgs)
Razak Omotoyossi (Helsingborgs)

5 golos

Dimitrios Papadopoulos (Panathinaikos)
Stefan Kiessling (Bayer Leverkusen)
Agüero (Atlético de Madrid)
Fernando Cavenaghi (Bordéus)
Roland Linz (Sp. Braga)

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Três reforços convocados para a Alemanha
BRENO, JOÃO PINTO, JOÃO TOMÁS E MADRID DE FORA
         
O avançado Matheus, o defesa central Pablo Contreras e o esquerdino Miguelito, três dos quatro reforços de Inverno do Sp. Braga, foram convocados para jogo de quarta-feira com o Werder Bremen, referente aos 16-avos-de-final da Taça UEFA.

De fora ficam o defesa central Breno Silva, igualmente reforço de Inverno, mas que não foi inscrito na UEFA, e ainda os avançados João Pinto e João Tomás, ambos por opção técnica.

O médio Andrés Madrid, afastado da equipa há várias semanas, continua em fase de recuperação de uma lesão, e ficou igualmente de fora.

O Sporting de Braga parte terça-feira de manhã, para a Alemanha, realizando, à tarde, um treino de adaptação ao estádio do Werder Bremen.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani Mallo.

Defesas: João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Pablo Contreras, Carlos Fernandes e Miguelito.

Médios: Roberto Brum, Frechaut, César Peixoto, Vandinho e Stélvio Cruz.

Avançados: Jorginho, Wender, Zé Manel, Jaílson, Linz e Matheus.

RECORD

JotaCC

Três reforços de Inverno convocados para visita ao Werder Bremen

O avançado Matheus, o defesa central Pablo Contreras e o esquerdino Miguelito, três dos quatro reforços de Inverno do Sporting de Braga, foram convocados para jogo de quarta-feira com o Werder Bremen, dos 16-avos-de-final da Taça UEFA.
Já utilizados a nível interno, os três atletas fazem agora a sua estreia
europeia pelo Sporting de Braga no encontro com o Werder Bremen, agendado para as 20:45 de quarta-feira, na Alemanha.
     
De fora ficam o defesa central Breno Silva, igualmente reforço de Inverno,
mas que não foi inscrito na UEFA, e ainda os avançados João Pinto e João
Tomás, ambos por opção técnica.
     
O médio Andrés Madrid, afastado da equipa há várias semanas, continua
em fase de recuperação de uma lesão, e ficou igualmente de fora.
     
O Sporting de Braga parte às 09:30 de terça-feira do aeroporto Sá Carneiro, realizando à tarde, um treino de adaptação ao estádio do Werder Bremen.
     
     
   Lista de convocados:
     
    - Guarda-redes: Paulo Santos e Dani Mallo.
     
    - Defesas:João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Pablo Contreras, Carlos
Fernandes e Miguelito.
     
    - Médios: Roberto Brum, Frechaut, César Peixoto, Vandinho e Stélvio
Cruz.
     
    - Avançados: Jorginho, Wender, Zé Manel, Jaílson, Linz e Matheus.
     
RR

JotaCC

Estreia europeia para Contreras e Miguelito

Reforços de Inverno do Sp. Braga, Contreras e Miguelito têm estreia europeia marcada pelos «arsenalistas» no jogo com o Werder Bremen, quarta-feira, a contar para a primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA.

Os dois defesas figuram na lista de convocados de Manuel Machado para o embate com a formação germânica, tal como o avançado brasileiro Matheus, que volta assim a representar o emblema minhoto nas competições europeias.

Andrés Madrid e Bruno Tiago, lesionados, não integram a comitiva que amanhã viaja para a Alemanha.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani;

Defesas: Rodriguez, Paulo Jorge, Carlos Fernandes, Contreras, Frechaut, César Peixoto, Miguelito e João Pereira;

Médios: Roberto Brum, Jorginho, José Manuel; Vandinho e Stélvio;

Avançados: Wender, Linz, Matheus e Jaílson.


Klasnic e Pasanen em dúvida para o Sp. Braga

O avançado croata Ivan Klasnic e o defesa finlandês Petri Pasanen estão em dúvida no Werder Bremen para a recepção de quarta-feira ao Sp. Braga, em jogo a contar para a primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA.

Impedido de se treinar nos últimos dias, a contas com uma lesão no pé esquerdo, Klasnic foi reintegrado esta segunda-feira nos trabalhos da equipa germânica, evoluindo, contudo, de forma condicionada.

«Acredito que posso estar recuperado a tempo do jogo com o Sp. Braga. Vamos ver como o pé reage aos treinos», disse o croata.

Para além de Ivan Klasnic, também o defesa finlandês Petri Pasanen está em dúvida na equipa onde milita o avançado português Hugo Almeida. O jogador, de 27 anos, saiu lesionado no embate de ontem com o Bayern (0-0), sendo que o treinador dos «verdes», Thomas Schaaf, diz que será preciso esperar por terça-feira para saber se poderá ser dado como apto para defrontar a equipa portuguesa.

A BOLA