News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 08/02

Started by Olho Vivo, 08 de February de 2008, 03:16

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

ADMINISTRAÇÃO, JOGADORES E TÉCNICOS REFORÇAM LAÇOS AO ALMOÇO

Paz e união servidas à mesa

Por Pascoal Sousa

PLANTEL, equipa técnica e SAD sentam-se hoje à mesa no restaurante de um hotel do Bom Jesus para um almoço destinado a reforçar os laços de união. Numa fase em que os resultados do Sp. Braga têm motivado críticas dos adeptos, António Salvador recupera uma tradição que remonta aos tempos de Jesualdo Ferreira.

Na contagem decrescente para o primeiro embate dos 16-avos-de-final da Taça UEFA, na Alemanha, frente ao Werder Bremen, o Sp. Braga reúne as tropas no Bom Jesus, no mesmo hotel que é palco dos estágios da equipa antes dos jogos no Estádio AXA. O repasto, patrocinado pela SAD, servirá para desanuviar a atmosfera e passar uma mensagem de tranquilidade aos jogadores.

Os almoços entre o grupo e as cúpulas da administração costumavam ser uma prática quase semanal no tempo em que Jesualdo Ferreira orientava o Sp. Braga. Na última época, por força da instabilidade que se viveu no comando técnico, a tradição de servir a paz e unidade à mesa foi respeitada de forma mais espaçada, mas os três treinadores que sucederam a Jesualdo Ferreira estimularam sempre este tipo de iniciativa — cuja grande virtude, de acordo com vozes autorizadas, é mesmo a de fomentar o espírito de grupo, permitindo, no caso concreto e actual do Sp. Braga, libertar a pressão que neste momento atinge o plantel e a própria liderança da equipa técnica.

Presidente sempre presente

De resto, na sessão aberta de ontem, António Salvador fez questão de estar perto de Manuel Machado e sentir o pulsar do plantel. É frequente a presença do presidente nos treinos, tanto nos bons como nos maus momentos, mas perante uma assistência inconformada pela recente quebra de rendimento da equipa no Campeonato, o dirigente quis deixar bem clara a sua confiança e fé na capacidade dos jogadores e treinador de inverter o ciclo.

Uma coisa é certa: a presença de António Salvador no treino de ontem pacificou imenso o ambiente em redor da equipa, cortando pela base algumas manifestações de desagrado que ameaçavam passar para o relvado.

Manuel Machado ouviu algumas bocas no final da sessão, mas nada de transcendente. Dois petardos estouraram perto do palco de trabalho, mas só teve o efeito de lembrar aos jogadores que o Carnaval já terminou...



Está recuperado

Wender sem restrições

Menos um problema para Manuel Machado: Wender libertou-se ontem do quadro de treino limitado a que esteve votado nos últimos dias, confirmando-se a plena recuperação do brasileiro de um problema de natureza muscular que lhe afectava uma coxa.

Neste momento, apenas Bruno Tiago e Madrid estão excluídos das contas de Manuel Machado para o desafio com o Werder Bremen. Contrariando as expectativas do departamento médico, o médio argentino ainda não conseguiu atingir um patamar físico considerado ideal para voltar ao contacto com o plantel.



Quarteto nos juniores

Os guarda-redes Ricardo e Diego e os avançados Jair Baylon e Philco jogam este fim-de-semana pelos juniores, pelo que ontem o quarteto foi dispensado do treino vespertino da formação sénior. O plano de emancipação destes atletas no Sp. Braga respeita uma política bem definida: são utilizados regularmente na Liga Intercalar e fazem uma perninha no Nacional de juniores.

Linz chega hoje

Nem sinal do goleador no treino de ontem. Roland Linz esteve ao serviço da selecção da Áustria (que anteontem perdeu por 3-0 frente à congénere alemã) e só hoje regressa a Braga, mas não a tempo da sessão matinal. O jogador não vai perder embalo para o jogo com o Werder Bremen, já que à tarde vai cumprir uma sessão solitária de treino para manter os índices físicos em dia.

Futebol americano...

O Estádio Municipal de Braga continua a ser fonte de inspiração de milhares de estudantes de arquitectura. Ontem à tarde, jovens americanos oriundos de uma escola de Los Angeles visitaram o recinto e o sentimento geral era de estupefacção pela dimensão da obra. No final da excursão pelos bastidores da arrojada casa do Sp. Braga, o grupo aventurou-se nos relvados secundários com uma bola de futebol. Quem pensou que a combinação daria em desastre enganou-se: o soccer, como é conhecido o futebol em terras do Tio Sam, já não tem segredos para as novas gerações de americanos. A diferença, neste caso, é que as meninas têm mais jeito que os rapazes...



AGENTE DO ATLETA E SAD PERTO DE UM ACORDO

Matheus preparado para renovar até 2011

José Almeida, representante de Matheus, esteve ontem em Braga para iniciar conversações com a SAD para a renovação do contrato do extremo. Ainda há aspectos a limar no acordo entre as partes, mas tudo indica que amanhã as negociações conheçam desfecho favorável às pretensões do atleta e do emblema minhoto.

Em cima da mesa está a prorrogação do vínculo de Matheus até 2011 (o actual contrato termina em 2009), o que implicará, naturalmente, a melhoria das condições salariais que o atleta usufruiu actualmente.

Muito cobiçado na última reabertura do mercado transferências de Inverno, Matheus viu antecipado o seu regresso ao Minho, depois de meia época em que brilhou ao serviço do Vitória de Setúbal. Entre os vários dossiers em análise, a renovação do contrato do brasileiro estava no topo das prioridades da administração bracarense e agora tudo caminha no sentido de o Sp. Braga segurar o extremo para as próximas três épocas.

in A BOLA

A.COSTA

#1
Zé Manel ressuscitou problemas disciplinares
PEDRO ROCHA


As "feras" continuam inquietas na pedreira de Braga. Quatro dias depois de César Peixoto ter reagido numa entrevista às críticas do técnico Manuel Machado, que verberou a sua expulsão no jogo com o Estrela, e sofrido logo as consequências, Zé Manel entrou inesperadamente no grupo dos jogadores já castigados esta época à luz do regulamento interno do clube. Irado com a (má) arbitragem de Miguel Peixoto no jogo Guimarães-Braga, na abertura do Torneio da Primavera da Liga Intercalar, Zé Manel perdeu o sangue frio aos 69 minutos, quando a equipa vitoriana já vencia por 2-0, e acabou por ser expulso por acumulação de cartões amarelos, vistos em simultâneo, ao travar-se de razões (de forma imprópria) com o juiz da partida, prejudicando assim a equipa arsenalista, que teve de aguentar até ao fim em inferioridade numérica. Como a origem desta expulsão é inteiramente disciplinar, o extremo não terá salvação: uma multa será descontada no seu vencimento.

Este episódio não assumiu internamente as mesmas proporções que tiveram os casos recentes de César Peixoto e Vandinho, este por ter contestado o facto de não ter sido convocado para o jogo com o Aris Salonica (Taça UEFA), mas entronca numa estranha maré de desordem disciplinar e descontrolo emocional, aspectos que Manuel Machado depressa identificou quando assumiu o comando técnico da equipa, tendo-o apontado inclusivamente numa entrevista concedida a O JOGO. O primeiro caso desta estirpe teve como protagonista João Pinto, ainda na era do técnico Jorge Costa. A presença do camisola 10 na festa do primeiro aniversário da Porto Canal chegou a originar a abertura de um processo disciplinar e a rescisão com justa causa só não se verificou pois conseguiu provar que a sua saída nocturna não se verificou para além das horas consideradas razoáveis.


Laços serão reforçados

Em contagem decrescente para mais uma jornada europeia, o plantel às ordens de Manuel Machado almoça hoje numa unidade hoteleira do Bom Jesus, juntamente com toda a administração da SAD, equipa técnica e restantes colaboradores ligados ao departamento de futebol profissional. Chegados a uma fase crucial da época, marcada por alguns resultados negativos, os responsáveis do clube entenderam que o grupo precisa de reforçar os seus laços de amizade e rever os seus objectivos nas três provas em que está envolvido (Campeonato, Taça UEFA e Liga Intercalar) e António Salvador poderá mesmo usar da palavra no sentido de aplicar uma valente injecção de ânimo aos craques arsenalistas.

Ausente no treino de ontem à tarde, por ter estado ao serviço da Selecção da Áustria, Linz regressa hoje a Portugal e, em princípio, poderá já marcar presença no referido repasto, treinando de seguida à tarde, pois não está prevista a sua inclusão na sessão marcada para esta manhã. Com Madrid ainda entregue aos cuidados do fisioterapeuta Franscisco Miranda (apenas fez corrida), a última novidade dos minhotos foi a reintegração em pleno do extremo Wender, que nos últimos dias trabalhou no ginásio por uma questão de precaução. Baylón e Philco regressaram aos juniores.


Líderes do Campeonato em cartões amarelos
O espírito latino dos minhotos está bem patente no acumulado de amarelos da equipa (51) no campeonato. Atendendo a que passaram apenas 18 jornadas, o número é elevado e torna-se mais preocupante se comparado com as restantes equipas da BwinLiga, pois coloca o Braga em primeiro lugar neste indesejável ranking, à distância de seis cartões do Paços de Ferreira e a oito do Benfica, sendo igualmente curioso o facto de o líder FC Porto ser o menos penalizado da prova, com apenas 30 amarelos. Já no tocante a cartões vermelhos, os arsenalistas têm sido mais comedidos, pois apenas somam quatro, dividindo actualmente com o Marítimo a quarta posição nos 16 mais admoestados com ordens de expulsão. Paulo Jorge, João Pinto e César Peixoto, todos por acumulação de amarelos, já passaram por esta experiência, mas no caso do terceiro em dose dupla, sendo o episódio mais recente a expulsão na Amadora, que depressa foi criticada por Manuel Machado.


"Processo de Baylón estará encerrado em dois meses"

JORGE FONSECA

 
 

Conforme O JOGO avançou em primeira mão na semana passada, o processo relativo à transferência de Jair Baylón do Alianza de Lima para o Braga - ocorrida no Verão passado -está já sob mediação da FIFA e aguarda apenas pelo final das averiguações que a Comissão de Apelo do Jogador está a levar a cabo. Segundo Luiz Pizarro, vice-presidente do clube peruano, "a FIFA já dispõe de um ficheiro em que se comprova que Baylón fez a formação no Alianza de Lima", conforme foi exigido pela SAD minhota no momento em que a transferência avançou, por subsistirem dúvidas quanto ao tempo que o jogador passou em formação no clube da capital peruana.

Contactado por O JOGO, aquele responsável confirmou, ainda, os valores reclamados ao abrigo dos direitos de formação, explicando que, pelo facto de Baylón ter representado o clube entre os 12 e os 18 anos, o Alianza de Lima exige ser ressarcido em 350 mil euros. O documento, como atrás se disse, em que se comprova a presença já foi entregue na Comissão de Apelo do Jogador, tendo chegado já depois de a FIFA ter emitido o certificado internacional provisório do jogador, que desde então ficou autorizado a representar a equipa minhota - o que só não aconteceu na equipa principal por opções da equipa técnica.

Ainda de acordo com o vice-presidente do clube peruano, é convicção deste que "o processo estará encerrado num prazo nunca inferior a dois meses", o que atira para Abril a resolução do negócio, embora o Braga nunca tenha negado que iria pagar ao Alianza de Lima, apenas exigindo o valor de acordo com a tabela da FIFA sobre os direitos de formação.


Salvador com José Marinho

António Salvador e José Marinho têm previsto encontrar-se hoje em Lisboa para acertar os detalhes finais da contratação do segundo para o cargo de director de comunicação. O acordo já existe desde meados de Dezembro e desde o último dia de Janeiro que o jornalista aguarda apenas pela conversa para iniciar as novas funções no Braga.
 

De regresso à escola

O périplo pelas escolas do concelho de Braga prossegue hoje, com a visita de alguns elementos do plantel arsenalista à EB 2/3 de Gualtar para mais uma sessão de autógrafos. Na ocasião, como nas anteriores, os atletas tentarão cativar os mais jovens para assistir ao jogo com o Setúbal, da próxima jornada da I Liga.


INQUÉRITO ONLINE

REALIZADO NOS DIAS 6 E 7 DE FEVEREIRO

P | As recentes expulsões de César Peixoto e de Zé Manel são um sinal de indisciplina na equipa do Braga?

Mais do que um sinal de indisciplina, a votação dos leitores d'O JOGO online reflectem uma preocupação crescente em redor dos últimos incidentes em torno da equipa minhota, com 71% dos que responderam ao inquérito a considerar ter havido indisciplina nos actos levados a cabo por César Peixoto e Zé Manel nos últimos jogos.


SIM - 71%

NÃO - 29%

Nº de participantes: 381


Boenisch e Pasanen voltaram aos treinos

Continua complicado, embora mais desanuviado depois dos regressos ontem verificados, o panorama de lesões no Werder Bremen, numa altura em que se desconhece ainda como vão regressar os jogadores internacionais que estiveram ao serviço das diversas selecções nacionais. Assim, para Thomas Schaaf, a boa notícia foi o regresso aos treinos da dupla Boenisch e Pasanen. O primeiro depois de quatro meses e meio a recuperar de uma lesão, enquanto o finlandês foi obrigado a parar por uns dias devido a queixas nos adutores.

Baumann, Wiese, Pellatz, Vander e Fritz treinaram sem limitações, enquanto Artmann e Owomoyela limitaram-se a fazer corrida ligeira. Numa semana de capital importância para a carreira do Werder Bremen na Bundesliga - visita no fim-de-semana o Bayern de Munique - e para a Taça UEFA, com a recepção ao Braga, sobram razões para o técnico Thomas Schaaf andar preocupado.


in "OJOGO"
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

A.COSTA

Wender já recuperou ...Madrid ainda não

Ainda sem Linz, que esteve ao serviço da selecção austríaca, o plantel bracarense realizou ontem mais uma sessão de trabalho, com destaque para a recuperação do extremo brasileiro Wender. António Salvador assistiu ao treino. 


Miguel Machado

Menos uma dor de cabeça para Manuel Machado na preparação do embate europeu com o Werder Bremen, agendado para a próxima quarta-feira, na Alemanha. O extremo brasileiro Wender, que iniciou a semana combalido, já treinou ontem normalmente, numa sessão que contou com a presença do presidente António Salvador.
Ainda em estado KO, apesar das notícias de que estaria de regresso a breve trecho, continua o argentino Madrid, a fazer companhia a Bruno Tiago no boletim clínico.

Os jogadores que jogaram na quarta-feira, em Guimarães, na Liga Intercalar, foram poupados a uma sessão mais puxada. Os restantes, tiveram que suar a camisola e mostrar serviço.
Ausente ainda dos trabalhos arsenalistas está o ponta de lança Roland Linz, que esteve ao serviço da sua selecção, na Áustria. O jogador já deve treinar hoje.
Até ao jogo com os alemães, o plantel do Sp. Braga não terá folgas. A vontade em triunfar na Taça UEFA é um forte objectivo que o clube persegue para esquecer a 'agridoce' campanha interna.
O Sp. Braga recebe amanhã o Desp. Aves, às 11 horas, em mais uma jornada da Liga Intercalar. Um jogo a realizar no Estádio AXA. Os sócios entram de borla.

in"CORREIODOMINHO"
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JotaCC

Sem paragens até à viagem para a Alemanha


O plantel do Braga continuou ontem a preparar o jogo da próxima quarta-feira com o Werder Bremen, referente à primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, num treino em que o técnico Manuel Machado só não pôde contar com os lesionados Madrid e Bruno Tiago. A possibilidade de o médio argentino estar a postos para a deslocação à Alemanha parece, assim, ser cada vez mais difícil de se concretizar.

Recorde-se que, devido ao facto de já ter sido eliminada da Taça de Portugal, a equipa bracarense irá aproveitar este fim-de-semana para disputar o jogo da próxima jornada da Liga Intercalar, ante o Aves, marcado para amanhã de manhã (11 horas). Ao contrário do habitual nesta prova, a partida terá lugar no relvado principal do Estádio AXA, e não no Estádio 1.º de Maio.

Até à viagem para Bremen, agendada para a próxima terça-feira de manhã (9.30 horas), o plantel arsenalista não terá direito a folgas. Manuel Machado optou, desta forma, por manter a equipa em alerta constante, numa altura em que se prepara para um dos ciclos mais difíceis da época, com quatro jogos (em Bremen, em casa com o Setúbal e Werder Bremen, e na Luz com o Benfica), em apenas 12 dias.


JN

JotaCC

Matheus tem novo contrato
SALVADOR REUNIU-SE COM O EMPRESÁRIO
      
A renovação do contrato de Matheus teve ontem à tarde uma primeira abordagem entre o presidente do Sp. Braga, o jogador e o empresário José Almeida. Apesar de estar vinculado aos arsenalistas até Junho de 2009, a renegociação do acordo está em aberto desde a antecipação do regresso de Matheus a Braga, a meio do empréstimo ao V. Setúbal. As boas exibições no clube sadino justificaram a promessa de alargamento do vínculo, com melhoria salarial e aumento da cláusula de rescisão.

O encontro de ontem foi meramente exploratório e não permitiu, ainda, estabelecer as bases do entendimento, que deverá vigorar até 2012. Por esta altura, a SAD não tem pressa. "Nesta fase decisiva da época, as atenções estão viradas para os aspectos desportivos", comentou António Salvador.

O presidente evita também pronunciar-se sobre João Pinto, João Tomás e Carlos Fernandes, todos em fim de contrato. Recorde-se que João Tomás viu ser-lhe negada a possibilidade de rumar ao Larissa (Grécia), abrindo-se a perspectiva de activação da opção por mais um ano favorável ao Sp. Braga.

RECORD

JotaCC

Jogadores do Sporting de Braga vão hoje à Escola de Gualtar para uma sessão de autógrafos     

Os jogadores do Sporting de Braga vão hoje à Escola EB 2,3 de Gualtar para mais uma sessão de autógrafos e para oferecer bilhetes para o jogo com o Vitória de Setúbal.

À imagem do que tem acontecido nas últimas semanas o emblema da capital minhota continua a realizar uma operação de charme junto das escolas do concelho, para cativar mais espectadores e sócios.

Hoje, a partir das 15:30 horas, alguns membros do plantel principal vão fazer as delícias dos mais novos na Escola de Gualtar.


ANTENA MINHO

JotaCC

Três centrais na Alemanha
MANUEL MACHADO TESTA SISTEMA INÉDITO
         
A fazer fé no treino de hoje, Manuel Machado deve jogar com três centrais na Alemanha, no jogo de quarta-feira com o Werder Bremen para a Taça UEFA. A escolha deve recair em Paulo Jorge, Rodríguez e Contreras, num sistema táctico inédito.

Baylón treinou com a mão direita ligada devido a um traumatismo mas de forma integrada.

Andrés Madrid treinou à parte. Retoma os trabalhos de grupo na próxima semana, depois de a equipa regressar da Alemanha.


RECORD