News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 27/01

Started by Olho Vivo, 27 de January de 2008, 03:11

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

VENCER NA REBOLEIRA É AGORA CRUCIAL PARA AFASTAR FANTASMAS DA CRISE

Machado de guerra numa paz provisória

Por PASCOAL SOUSA

O ambiente em Braga não está para festas. O empate com o Belenenses confirmou a pior série da equipa no Campeonato — em 12 pontos possíveis, os arsenalistas conquistaram apenas três — o que acentuou o descontentamento dos adeptos. Ontem, o plantel fechou-se a sete chaves no Estádio AXA para reflectir e ganhar embalo para vencer numa casa maldita, a Reboleira...

Manuel Machado vive num equilíbrio precário em Braga? Num clube que num ano e cinco meses conheceu quatro técnicos (cinco, se contarmos com António Caldas, que orientou a equipa frente ao Leixões e Sporting), a resposta é... nim. Em face do que é o padrão normal das crises cíclicas que afectam o emblema minhoto, a única certeza é que o próximo jogo com o Estrela da Amadora se reveste de uma importância crucial na definição do futuro do treinador e, até, de alguns jogadores.

Da euforia à inquietação

Olhando para o que tem sido o percurso de Machado em Braga, tira-se logo uma conclusão: houve um período de euforia (sete jogos sem perder em todas as competições) que terminou a 19 de Dezembro do ano passado, com o triunfo sobre o Estrela Vermelha, na Taça UEFA. A partir daí, na Liga, as coisas começaram a descambar um pouco: empates com o Boavista, Académica e Belenenses, e derrota pesada com o FC Porto, para a Liga. Pelo meio, surgiu a eliminação prematura da Taça de Portugal aos pés do Estrela da Amadora — por ironia o próximo obstáculo que é imperioso o Sp. Braga saltar com sucesso para recuperar a estabilidade entretanto perdida.

«Chicote» funcionou?

Quais foram, afinal, os efeitos da mudança técnica no Sp. Braga? O jogo com o Estrela trará luz sobre a questão. No quadro que A BOLA publica pode avaliar-se os resultados alcançados na Liga por Jorge Costa e Manuel Machado. O professor tem menos um jogo, mas iguala o seu antecessor na Reboleira. Se ganhar, a chicotada terá algum (pouco) valor acrescentado, traduzido na conquista de mais dois pontos. Se o Sp. Braga perder ou empatar dará razão a quem defende que na maior parte dos casos a mudança de treinador não resolve nada.

Um dado não escapa à lupa de quem observa por fora este Sp. Braga: o balneário está muito abatido com a quebra de produção, mas Manuel Machado tem a maioria dos jogadores do seu lado e acredita que o barco vai vencer a tempestade.

Apesar das críticas vindas do exterior, muitos adeptos não querem o regresso ao quadro da época passada, quando a equipa alcançou a UEFA à custa de três treinadores. Ser uma espécie de cemitério de técnicos não combina bem com a imagem de estabilidade e crescimento sustentado que o clube e a SAD têm conhecido no consulado de António Salvador.


INTEGRADO ESTA SEMANA

Andrés Madrid vai voltar

Andrés Madrid deverá regressar esta semana ao convívio do plantel, depois de um período em que evoluiu de forma condicionada, por causa de uma microrrotura. Os bons progressos clínicos do argentino deixam margem para uma possível chamada para o jogo com o Estrela da Amadora. Em relação a Carlos Fernandes, há mais reservas, dado que o lateral-esquerdo continua a sentir dores musculares.

Contreras, que ontem se estreou pelo Sp. Braga, acusou alguma fadiga. O chileno está, contudo, em condições para jogar e terá agora de lutar por um lugar no onze com Rodriguez, central que cumpriu castigo frente ao Belenenses. Matheus estará já em condições de alinhar pelos arsenalistas na Reboleira.

in A BOLA

JotaCC

#1
Matheus
"Será uma briga sadia"



Quando há um ano aceitou alistar-se no Beira-Mar para participar numa guerra sangrenta, a luta pela manutenção, Matheus nem imaginava que depressa seria protagonista de um dos resgates mais emocionantes do futebol português, por ter sido tão chorado por um lado (Setúbal) e festejado por outro (Braga). Seis meses de luxo ao serviço do Setúbal, sempre por empréstimo, fizeram dele uma das principais estrelas do campeonato e o Braga nem quis esperar pelo fim da época para ordenar o seu regresso. "Só pensava em fazer o meu trabalho e ser reconhecido pelo meu valor. O Braga reconheceu e trouxe-me de volta, espero agora ajudar", sublinha o atacante, recordando com satisfação as "amizades" que fez em Setúbal e colocando uma pedra sobre os interesses manifestados pelo Sion e PSV Eindhoven. "O Setúbal é passado, agora só penso no Braga. Sobre os outros clubes, só tomei conhecimento pelos jornais. Não tive conhecimento de propostas", assegura. Talhado para actuar sobre a esquerda, Matheus tem apenas a certeza de que não será fácil destronar Wender. "Tem feito boas exibições, mas vou fazer o meu trabalho. Espero que seja uma briga sadia e depois o mister só tem de decidir", perspectiva, manifestando-se igualmente disponível para jogar na direita. "Curiosamente, no Braga joguei sempre nessa posição. Estou disponível para ajudar e assumir qualquer função", garante. A segunda estreia pelos arsenalistas poderá acontecer já na Amadora e o brasileiro mostra-se optimista. "As últimas actuações do Braga não têm sido boas, mas vamos dar a volta por cima", promete.

"Fenómeno" Ronaldo enche-lhe as medidas


Basta recuar seis anos no tempo para descobrir um Matheus absolutamente desconhecido na esfera do futebol profissional. Com 19 anos, o atacante representava o Itabaiana (Brasil) em futsal e ainda tinha de trabalhar num supermercado de Ribeirópolis (Sergipe), como transportador de compras, para ganhar a vida. "Apenas tenho cinco anos de futebol de campo", esclarece. Mal surgiu uma oportunidade para mudar de modalidade, nem pensou duas vezes e o seu ídolo de sempre, Ronaldo (Milan), o "Fenómeno", não deixa margem para dúvidas quanto às suas preferências. "Apesar de tudo, será para sempre o melhor jogador", destaca, considerando ao mesmo tempo um "objectivo impossível" uma futura chamada à selecção do Brasil. "Nem penso nisso", atalha. Sobre a sua actual veia goleadora - já marcou cinco golos para o campeonato, cinco para a Taça da Liga e um para a Taça de Portugal, Matheus diz que é uma novidade na sua curta carreira. "O máximo que consegui foram nove golos ainda no Brasil", precisa.

Já provou fato da UEFA


Os últimos indícios só podem confirmar as suspeitas de que Matheus vai figurar na lista de jogadores do Braga para a próxima eliminatória da Taça UEFA, frente aos alemães do Werder Bremen. "Curiosamente, já provei o fato oficial para essas deslocações, pelo que acredito que serei inscrito", aponta. Depois de se ter estreado em competições europeias na época anterior, frente ao Libérec, o atacante espera agora causar boa impressão na Alemanha, embora sem egoísmos. "Primeiro pensarei na equipa, só depois em mim", afiança.

Rodriguez de volta


Ausente no jogo com o Belenenses em virtude de ter sido expulso frente ao Estrela, a contar para a Taça de Portugal, Rodriguez poderá regressar ao "local do crime" já na próxima jornada. E acabará por ser uma agradável dor de cabeça para Manuel Machado, pois o chileno Contreras já ultrapassou os problemas físicos que evidenciou na sexta-feira.

José Marinho por três anos


Será apenas na segunda semana de Fevereiro que José Marinho assumirá o cargo de director de comunicação do Braga. O jornalista despede-se na quinta-feira da SportTV - ontem relatou o Lille-PSG e está escalado para o Sporting-Penafiel na quarta - e deverá vincular-se aos minhotos por três anos, correspondentes ao mandato de António Salvador. Já a entrada de Carlos Freitas na estrutura do futebol continua a ser descartada pela SAD.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma imagem com dois lados




Quando assumiu a responsabilidade de orientar o Braga, Manuel Machado disse, aberta e frontalmente, que necessitava de um mês para que a equipa começasse a jogar de acordo com a sua imagem. Azar dos azares, a produtividade desceu significativamente no segundo mês sob a orientação do técnico que sucedeu a Jorge Costa.

Contas feitas à rentabilidade da gestão de Manuel Machado em três provas (Bwin Liga, Taça de Portugal e Taça UEFA), o Braga somou 18 pontos em 36 possíveis, resultantes de quatro vitórias, seis empates e duas derrotas. No primeiro mês com Manuel Machado à frente da equipa, foram obtidas quatro vitórias e cinco empates em nove jogos (cinco para o campeonato, três para a UEFA e um para a Taça de Portugal), ou seja, 17 pontos em 27 possíveis. Nos encontros disputados no presente ano, nem uma vitória. Dois empates (em Coimbra e, anteontem, em casa, com o Belenenses) e duas derrotas (no Dragão, por números expressivos, e na Amadora, para a Taça). Dois pontos em 12 possíveis é, sem dúvida, muito pouco, agravado pelo facto de ter sofrido nove golos.

Numa análise pormenorizada, conclui-se que a mudança de ano fez mal à equipa bracarense e que, uma vez apreendidos os métodos do "professor", os resultados baixaram preocupantemente. Motivo mais do que suficiente para uma introspecção colectiva e, quem sabe, para fazer algumas alterações. De ordem técnico-táctica e de "peças" a colocar no "tabuleiro".

Se o passado recente não é moralizador, o futuro próximo não é nada animador. O ciclo de cinco jogos que o Braga tem pela frente, do dia 1 ao dia 24 de Fevereiro, não será mais do que uma exaustiva e complicada prova de fogo às reais capacidades de uma equipa que tem dado sinais de irregularidade.

O primeiro teste está marcado para a próxima sexta-feira. Vingar a eliminação da Taça, na Amadora, é a missão a cumprir. Segue-se um prolongado intervalo competitivo superior a dez dias que servirá para recarregar energias e preparar estratégias. É que, em nove dias, os bracarenses jogam na Alemanha, com o Werder Bremen, para a Taça UEFA, recebem o Setúbal, discutem, com os alemães, a segunda mão da prova europeia e vão ao Estádio de Luz, a 24 de Fevereiro, defrontar o Benfica. É caso para perguntar: será este terceiro mês da gerência de Manuel Machado melhor que o anterior ou de nível idêntico ao primeiro? O tempo há-de responder. Como sempre.

Balanço da "era" Machado


25/11/07 Leiria-Braga 0-0
29/11/07 Braga-Bayern** 1-1
02/12/07 Braga-Marítimo 2-1
06/12/07 Aris Salonica-Braga** 1-1
09/12/07 Camacha-Braga* 2-3
14/12/07 Paços de Ferreira-Braga 0-2
19/12/07 Braga-Estrela Vermelha** 2-0
23/12/07 Braga-Boavista 0-0
04/01/08 Académica-Braga 3-3
12/01/08 FC Porto-Braga 4-0
19/01/08 Estrela da Amadora-Braga 1-0
25/01/08 Braga-Belenenses 1-1
* Taça de Portugal
** Taça UEFA

Fevereiro quente


01/02/08 Estrela da Amadora-Braga
13/02/08 Werder Bremen-Bragaª
17/02/08 Braga-Setúbal
21/02/08 Braga-Werder Bremen*
24/02/08 Benfica-Braga

* 16/avos-de-final da Taça UEFA

"Fevereiro quente traz o diabo no ventre". Um provérbio que encaixa na previsão do ciclo verdadeiramente diabólico que espera pelo Braga. Este mês começa com o regresso ao estádio onde foi eliminado da Taça e termina com uma deslocação à Luz. Pelo meio, dois conforntos com o Bremen e a recepção ao sensacional Setúbal.

NÚMEROS
9


Os golos sofridos nos últimos quatro jogos, todos disputados em 2008. Nos oito anteriores, ou seja, desde que Manuel Machado assumiu o comando técnico, Paulo Santos tinha encaixado apenas quatro.

2


A diferença do número de empates entre a "era de Jorge Costa e a de Manuel Machado. Na primeira, dois empates (Benfica e Naval) e na segunda, quatro: Leiria e Académica fora; e Boavista e Belenenses, em casa.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


INQUÉRITO ONLINE

REALIZADO NOS DIAS 25 E 26 DE JANEIRO


Após o empate com o Belenenses, Manuel Machado continua a ter condições para ser o treinador do Braga?


António Salvador fez bem em nem sequer beliscar a figura do actual treinador do Braga. O empate com o Belenenses foi um duro revés para as expectativas dos minhotos, mas a maioria dos participantes no inquérito de O JOGO entende que Manuel Machado é o homem certo para os próximos embates, merecendo por isso manter-se em funções.

NÃO

72%

SIM

28%

Nº de participantes: 589

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Braga 3 - Gulpilhares 3


Árbitros | Paulo Almeida e Alcides Pires
Local | Pavilhão das Goladas

Braga
Treinador Rui Teixeira
Jorge Correia GR
Márcio Rodrigues -
Jorge Maceda 1
André Centeno 1
Hélder Teixeira -
Serafim Moreira -
Álvaro Pinto -
Gonçalo Favinha 1

Gulpilhares
Treinador Fernando Almeida
GR Alexandre Saraiva
- Vasco Ferreira
- André Pinto
- Tiago Ferraz
1 Nélson Gomes
- João Paulo
- Rúben Pereira
- Luís Costa
2 Leandro Vada

Intervalo | 2-2

Cartões azuis | H.Teixeira, V.Ferreira, L.Vada

Cartões vermelhos | Serafim Moreira, Jorge Maceda, Rui Teixeira e Nélson Gomes

Marcador| 1-0 | 1-1 | 2-1 | 2-2 | 3-2|3-

O JOGO

JotaCC

Ligeiro treino de recuperação
Manuel Machado orientou, ontem, um ligeiro treino de recuperação física na ressaca do empate caseiro, com o Belenenses. Hoje o plantel está de folga.
   

Na ressaca do empate caseiro frente ao Belenenses, o Sp. Braga regressou ao trabalho já com o pensamento no próximo jogo do campeonato, com o Estrela da Amadora.
O técnico Manuel Machado orientou, ontem, pela manhã, um treino destinado à recuperação física dos jogadores que estiveram em campo na sexta-feira. Os restantes atletas, que não disputaram a partida com o Belenenses, realizaram o plano normal de treino.
No que diz respeito ao boletim clínico, não há qualquer alteração a registar, com João Pinto, Andrés Madrid, Carlos Fernandes e Bruno Tiago ainda a efec-tuarem trabalho de recuperação.

O técnico Manuel Machado concedeu folga ao plantel bracarense este domingo.
O regresso do grupo aos trabalhos está agendado para amanhã, com um treino que arranca às 10h, e decorre à porta-aberta.
Recorde-se que o Sp. Braga já não prova o sabor de uma vitória no campeonato desde o jogo frente ao Paços de Ferreira, na 13.ª jornada, já lá vão quatro jornadas. Em 2008, a equipa ainda não venceu e, para além do empate nesta ronda, vinha de uma pesada derrota no Dragão (4-0) e na Reboleira (1-0), que ditou o afastamento da Taça de Portugal.

CM

JotaCC

Matheus: «Colocar a equipa no lugar que merece»
BRASILEIRO FELIZ POR VOLTAR "A UM GRANDE DE PORTUGAL"
 
A transferência definitiva das bagagens para Braga só lhe permitiu chegar ao Estádio Axa na segunda parte do jogo com o Belenenses mas, pelo que Matheus ainda viu sexta-feira à noite, "o Sp. Braga merecia ter chegado à vitória".

Ao abandonar as instalações, o ex-emprestado ao V. Setúbal já falava "à Braga" e, apesar de grato ao Bonfim, encarava o regresso como uma promoção: "O Sp. Braga é um dos grandes clubes em Portugal, com ambições na UEFA. Em Setúbal tive um ambiente muito bom, que facilitou a minha progressão. Agora espero ajudar a recolocar a equipa no lugar que merece na Liga", regista, certo de ter chegado para ficar: "O que soube do interesse de clubes estrangeiros foi através dos jornais. Mas o meu pensamento, nesta altura, está todo virado para Braga."

Para começar, a aposta passa por jogar mais vezes do que em 2006, quando acabou emprestado ao Beira-Mar. "Com certeza que tenho agora mais condições de discutir a titularidade no Braga. Nas duas vezes que fui emprestado o meu valor foi reconhecido por muita gente, inclusive no Sp. Braga, que me foi buscar de volta", remata, "agradecido ao técnico Carvalhal pela aposta fez" e por tudo o que aprendeu: "Graças a Deus correu tudo bem e regresso com mais capacidades

RECORD

JotaCC

GULPILHARES EMPATA EM BRAGA
Enquanto o FC Porto, no Nacional da I Divisão, venceu sem dificuldade o Barcelos, por 5-2, em Braga a equipa da casa empatou (3-3) com um adversário directo na luta pela manutenção, Gulpilhares.


O Benfica viajou até Espinho para golear a equipa local por 5-1, enquanto o Portosantense rumou ao reduto do Valongo e triunfou por dois golos sem resposta. Destaque ainda para os três pontos conquistados pelo Alenquer em Ourém, com as duas equipas, agora, a partilharem os mesmos 11 pontos e os dois últimos lugares da classificação. À hora do fecho desta página ainda decorria o Juventude Viana-Oliveirense, assim como o Candelária-Cambra.
No Nacional feminino (Zona Norte), destaque para a vitória suada do Centro Desportivo da Nortecoope no terreno de um rival de classificação, o Carvalhos, por 3-2. Já o Arazede foi a Fânzeres e goleou por 8-3, enquanto o Alfena recebeu e venceu o Vila Boa do Bispo, por 3-0. Hoje joga-se a partida grande da ronda 14, entre Mealhada e as líderes da Fundação Nortecoope.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Interviu vence Recopa



Na final espanhola da Recopa a "máquina verde" bateu o vencedor da época passada por 6-4. Scumacher foi o homem do jogo ao rubricar 3 golos ajudando a sua equipa a conquistar mais um troféu Europeu para juntar ao seu já vas pecúlio. eis a marchado marcador.
Quanto à equipa Portuguesa do Braga/AAUM despediu-se da competição com uma vitória por 4-2 sobre a equipa da casa, garantindo desta forma o 5º lugar.

FUTSAL

FOTOS DO TORNEIO EM http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=535.500