News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 25/01

Started by Olho Vivo, 25 de January de 2008, 03:16

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

BÉTIS QUER O «CAPITÃO» MAS O NEGÓCIO TEM UM PREÇO

Paulo Jorge vale 2,5 milhões

Por PASCOAL SOUSA

O Bétis de Sevilha está interessado em Paulo Jorge e o negócio tem pernas para andar, caso o clube onde joga Ricardo apresente ao Sp. Braga uma proposta a rondar os 2,5 milhões de euros. É esse o preço que o emblema bracarense estipulou para vender, a meio da época, o patrão da defesa.

A imprensa andaluza deu à estampa a notícia: Paulo Jorge é a primeira opção para reforçar o eixo da defesa do Bétis, sector debilitado em virtude das lesões de dois jogadores importantes — Nano e Rivas. A cobiça do emblema de Sevilha no central bracarense é mesmo real, apurou A BOLA, mas a SAD aguarda calmamente por uma proposta oficial.

O Sp. Braga mantém com o Bétis relações cordiais: além de ter negociado, num passado não muito distante, o regresso de João Tomás ao Minho, os dois clubes disputam anualmente o troféu Pierlorenzo, organizado por uma empresa portuguesa que fornece fatos aos atletas de Sp. Braga e Bétis.

Não há urgência

Como é habitual neste tipo de cenários, em que o mercado fervilha, o Sp. Braga não fecha a porta aos bons negócios. Mas António Salvador tem como ponto de referência o equilíbrio entre a vertente económica e a desportiva. Neste caso, vender em Janeiro representa um risco acrescido, mais ainda tratando-se de um jogador que é capitão da equipa, símbolo do balneário e trave-mestra da defesa do Sp. Braga.

O valor estipulado pelos bracarenses — 2,5 milhões — autoriza, ainda assim, uma margem de negociação, até porque o Bétis só está disposto a gastar 1,5 milhões e tem em carteira alternativas estudadas, na Roménia e noutros mercados emergentes. Quando o passe de Nunes foi vendido ao Maiorca, por 2,2 milhões de euros, o Sp. Braga ficou com 50 por cento dos direitos desportivos do defesa-central. Caso o Bétis avance, uma transacção deste tipo não está posta de parte, pese o Sp. Braga não ter urgência em vender. O principal objectivo é chegar às competições europeias e a verdade é que o actual quadro classificativo deixa em aberto qualquer cenário — Taça UEFA e... Champions.


Matheus já se treinou

Foi debaixo de um manto de secretismo que Matheus se treinou ontem, pela primeira vez, no Sp. Braga. Em dia de treino à porta fechada, o brasileiro foi bem escondido pela organização bracarense, abandonando o Estádio AXA a toda a velocidade, num carro de um funcionário do clube. Hoje, às 10 horas, o extremo deverá integrar a sessão destinada aos jogadores excluídos do jogo com o Belenenses, embora o forte assédio a que tem sido sujeito continue a deixar em aberto todas as possibilidades.

Desde que foi conhecida o fim da sua cedência ao V. Setúbal começaram a cair na SAD bracarense várias abordagens de clubes com poder económico interessados em levar aquele que foi considerado o melhor extremo da primeira volta, mas por menos de dois milhões Matheus não sai.

Por estes dias o ex-sadino vai tratar de questões relacionadas com a mudança para Braga, devendo em breve rescindir o contrato de empréstimo com o V. Setúbal para poder ser inscrito pelos bracarenses na Liga. Até lá...

Breno nos eleitos

A grande novidade na lista de convocados do Sp. Braga é Breno, central contratado ao Náutico. Já se sabia que o chileno Contreras — cujo certificado internacional chegou ontem à Liga — tinha lugar garantido no onze, substituindo Rodriguez, castigado. Mas Breno, cuja documentação poderá chegar hoje, também pode candidatar-se a uma vaga no banco, uma vez que faz parte dos 19 eleitos por Manuel Machado para o jogo com o Belenenses.

Caso Breno possa ser utilizado, Philco, outra surpresa no lote, saltará fora da relação oficial de 18 jogadores. Destaque, ainda, para o regresso de José Manuel, que deu nas vistas no último jogo da Liga Intercalar, frente ao Gondomar, mostrando estar refeito da lesão que o afastou dos relvados.

João Pinto, por opção técnica, Madrid, Bruno Tiago e Carlos Fernandes, lesionados, estão riscados do mapa de opções do professor.


(-) A instabilidade gerada pelos últimos três resultados — empate em Coimbra e derrota no Dragão, para a Liga, desaire na Amadora, para a Taça —, numa série com oito golos sofridos; a pressão de ter de voltar imediatamente às vitórias

(+) A motivação resultante de um jogo europeu, bem como do regresso da equipa a casa, numa noite com perspectivas de um anfiteatro bem composto, prometida que está a presença de muita juventude nas bancadas do Estádio AXA


O número 16

É este o número que marca a estreia de Contreras, não só nos eleitos como também no onze do Sp. Braga, numa partida que também assinala o seu regresso aos palcos nacionais, logo no lugar do tão acarinhado Rodríguez


REGRESSO À SELECÇÃO

Áustria chama Linz

Depois de ter falhado a última convocatória, Roland Linz está de regresso à selecção austríaca. O avançado do Sp. Braga foi chamado para o jogo particular que a Áustria disputa no próximo dia 6 de Fevereiro, em Viena, frente à Alemanha. Os oito golos apontados por Linz na Liga portuguesa e a crescente preponderância que ganhou nos jogos da Taça UEFA — marcou por seis ocasiões — terão sido determinantes para o regresso do futebolista.

Josef Hickersberger, seleccionador austríaco, é acusado pela imprensa do seu país de alimentar uma relação turbulenta com as principais figuras da Áustria, entre as quais Linz. A guerra-fria entre o bracarense e o treinador parece caminhar para o fim, até porque os austríacos, na qualidade de co-organizador do Campeonato Europeu, precisam mesmo dos seus (poucos) craques para não fazer má figura.


FESTA NA ESCOLA — Foi ao som de bombos e muita festa que João Tomás, Kieszek e Bruno Tiago foram recebidos, ontem, no Colégio Nossa Senhora das Graças, em Braga. Foi a última etapa de um périplo que levou vários jogadores a visitar estabelecimentos de ensino da cidade para distribuir sorrisos e dez mil bilhetes para os miúdos e os respectivos pais assistirem ao jogo desta noite, no Estádio AXA.

in A BOLA

JotaCC

Estreia de Contreras no assalto... à crise



Já lá vão 41 dias desde que o Braga festejou o último triunfo. Demasiado tempo para uma equipa que vinha de uma série importante de jogos sem conhecer a derrota, interrompendo-a de forma cruel no Estádio do Dragão. Desde então, a equipa tem estado na mira dos adeptos, e a ansiedade com que jogou na Reboleira espelhou a falta de confiança que começa a assaltar os jogadores. Daí a considerar-se estar a equipa a atravessar uma crise é um relâmpago, situação que a SAD tratou de tentar inverter com a chegada de reforços para o sector defensivo e ofensivo (Breno Silva, Miguelito, Contreras e Matheus, ainda que este num regresso à casa-mãe). Depois de Miguelito se ter estreado no Dragão, hoje é a vez de Contreras aproveitar a vaga criada pela suspensão aplicada a Rodriguez para voltar a jogar em solo nacional. Breno Silva, igualmente convocado, deverá ficar no banco, enquanto Matheus ficou de fora, depois de ter estado quarta-feira em Penafiel, no último jogo dos sadinos para a Taça da Liga. De regresso também está Zé Manel, mas é pouco provável que comece a partida a titular, ainda que, de raiz, seja o único extremo-direito do plantel. Manuel Machado deverá apostar na continuidade, e as mudanças deverão acontecer apenas na defesa, num jogo em que a atitude competitiva será o mais importante para reencontrar o caminho das vitórias.

Marco Ferreira em estreia azul


Depois da estreia em "derrapagem" de Meyong na última jornada, o Belenenses apresenta hoje em Braga o seu segundo - que afinal conta como primeiro, dada a má inscrição do camaronês... - reforço: Marco Ferreira. O atacante cedido pelo Benfica ainda não está na melhor forma, mas pode começar a ganhar alguns minutos neste encontro. Em tempo de turbulência - perda de Meyong, abandono do director-desportivo e da Direcção do clube, para além do espectro da penalização de seis pontos -, os azuis viajaram para o Norte após o almoço, ainda assim em ambiente calmo.

Equipas prováveis


Estádio AXA
20h30 | Sporttv 1

Árbitro
Pedro Henriques [AF Lisboa]
Assistentes
Paulo Ramos + Gabínio Evaristo

Braga
Treinador Manuel machado
01 | Paulo Santos GR
47 | João Pereira LD
03 | Paulo Jorge DC
16 | Contreras DC
25 | Miguelito LE
05 | Brum MD
17 | Frechaut MD
07 | Jorginho AD
88 | Vandinho MO
15 | Wender AE
29 | Linz AV
-
12 | Dani GR
26 | Breno DC
21 | César Peixoto LE
89 | Stélvio MD
18 | Zé Manel AD
20 | Jaílson AV
09 | João Tomás AV

Excluídos
Rodriguez
(duplo-amarelo)

Em perigo de exclusão
Paulo Jorge, com quatro amarelos

Belenenses
Treinador Jorge Jesus
1 | Marco Gonçalves GR
27 | Cândido Costa LD
13 | Rolando DC
16 | Hugo Alcântara DC
4 | Rodrigo Alvim LE
6 | Gabriel Gómez MD
5 | Rúben Amorim MD
11 | José Pedro MO
10 | Silas MO
21 | Roncatto AV
7 | Weldon AV
-
73 | Costinha GR
2 | Amaral LD
28 | Gonçalo Brandão DC
3 | Areias LE
18 | Mano MD
8 | Marco Ferreira AD
9 | João Paulo AV

Excluídos
Nada a assinalar

Em risco de exclusão
Cândido Costa e Gabriel, com quatro amarelos

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Bétis está a planear levar Paulo Jorge




A notícia chegou ontem de Espanha, mais propriamente da Andaluzia, e promete investidas para um dos próximos dias, a cargo do milionário presidente do Bétis, Ruiz de Lopera, sobre a SAD arsenalista, procurando contratar o defesa-central Paulo Jorge. O técnico Paco Chaparro dispõe de uma lista de jogadores para o centro da defesa - e também para o meio-campo - e está a avaliar caso a caso, razão pela qual a abordagem por Paulo Jorge ainda não foi feita. Com contrato até 2011, Paulo Jorge fez toda a carreira no Braga e, aos 27 anos, vê abrirem-se-lhe novamente as portas do mercado internacional. Actualmente sem empresário, o menos mediático dos centrais minhotos - recorde-se que Rodriguez foi muito pretendido no início da época - desconhece o interesse do clube onde actua o guarda-redes internacional português Ricardo, mas não fecha a porta a uma aventura no futebol espanhol, ainda que a experiência lhe diga que o melhor é esperar para ver, sem precipitações. Paulo Jorge está há muito referenciado pelo clube andaluz, que fez várias observações para se documentar sobre o valor do capitão arsenalista. No último fim-de-semana, um emissário do Bétis, Jorge Vasquez, esteve na Reboleira para ver Tiago Gomes, mas foi Paulo Jorge quem o impressionou - entre outras coisas, atirou uma bola à barra -, pelo que voltou para a Andaluzia com dados definitivos para a equipa técnica. Com os internacionais Goian e Radoi lesionados e estando Rada nas cogitações do Steaua de Bucareste, Paulo Jorge surge como uma oportunidade de negócio para o Bétis.

De resto, uma atitude que é comum à do Braga, que espera pelos números que Lopera venha a apresentar para discutir, depois, uma eventual transferência. O técnico do Bétis quer um jogador com qualidade e experiente nas competições europeias, mas cujo passe não seja muito caro, uma realidade em que parece encaixar Paulo Jorge, ainda que uma possível saída nesta altura - a menos de uma semana de encerrar o mercado - colocasse alguns problemas à SAD para colmatar a vaga, dias depois de Contreras e Breno Silva se terem integrado no plantel e Anilton rumado ao Pandurii.

Matheus já treinou no AXA


Matheus foi um dos primeiros jogadores a chegar ao Estádio AXA para o treino matinal. O brasileiro, que anteontem se despediu do Setúbal, em Penafiel, com mais um golo marcado, em jogo referente à Taça da Liga, realizou apenas treino de recuperação e, como é lógico, ainda não se irá estrear nas convocatórias de Manuel Machado. Hoje de manhã, o extremo integrar-se-á no treino destinado aos atletas que ficaram de fora das opções para o confronto com o Belenenses e amanhã voltará a realizar trabalho de recuperação, com o jogo da próxima semana no pensamento.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

João Pinto de fora


O azar persegue João Pinto. Na partida de quarta-feira, para a Intercalar, o médio arsenalista sofreu uma pancada no tornozelo esquerdo que o impede agora de defrontar o Belenenses. No treino de ontem, o número 10 do Braga só fez tratamento.

Philco nos convocados


O avançado Philco é uma das novidades nos convocados do Braga. O brasileiro apenas foi chamado uma vez, à 10ª jornada, com o Sporting, mas foi o preterido dos eleitos e viu esse jogo da bancada. Stélvio, que passou a semana na Selecção, também é opção.

Rafael Bastos no Brasil


O médio Rafael Bastos não seguiu para Braga, atendendo a que viaja hoje para o Brasil, devido a um problema de saúde com o filho. Fora da convocatória do Belenenses ficaram ainda Hugo Leal, Fernando e Evandro, todos por motivos físicos.


O JOGO

JotaCC

Contreras e Breno são as novidades


As chamadas dos centrais Contreras e Breno Silva, ambos contratados no mercado de Inverno, são as grandes novidades da convocatória do Braga para o jogo de hoje à noite com o Belenenses (20.30 horas, SportTV1), que abre a 17.ª jornada da Liga. Como se esperava, os certificados internacionais dos dois jogadores chegaram a tempo ao Minho e Manuel Machado não hesitou em convocá-los, até porque não pode contar com o castigado Rodriguez.

Contreras irá, por isso, entrar directamente no onze, estreando-se com a camisola arsenalista numa partida que o treinador minhoto já classificou de fundamental, tendo em conta a necessidade que os bracarenses têm de voltar aos triunfos, depois de três jogos seguidos sem vitórias no campeonato e da eliminação da Taça de Portugal.

O central chileno não será o único reforço de Inverno a jogar de início, já que Miguelito também será titular no lado esquerdo da defesa, devido à lesão sofrida por Carlos Fernandes no jogo da Amadora. De resto, Manuel Machado não deverá fazer mais alterações no onze habitual, embora César Peixoto e João Tomás estejam à espreita de uma oportunidade. Linz, que ontem foi convocado para o jogo particular da Áustria com a Alemanha (6 de Fevereiro), voltará a ser titular.

O treino de ontem ficou também marcado pelo regresso a Braga de Matheus. O extremo brasileiro, que anteontem fez o último jogo pelo Setúbal, em Penafiel, está de volta ao plantel arsenalista, interrompendo, assim, o empréstimo ao clube sadino, que estava previsto durar até ao final da época. Matheus treinou à parte, pois tinha jogado na noite anterior, mas na próxima semana já entrará nas opções da equipa técnica.



Convocados Paulo Santos, Dani, João Pereira, Paulo Jorge, Contreras, Breno, Miguelito, R. Brum, Frechaut, César Peixoto, Vandinho, Stélvio, Jorginho, Zé Manuel, Wender, Linz, João Tomás, Jaílson, Philco.

JN

JotaCC

A estreia de Contreras e Breno
A grande novidade na convocatória de Manuel Machado para o jogo desta noite (20h30), frente ao Belenenses, é a estreia de Contreras e Breno. Philco e Zé Manel estão também de regresso.
   
O chileno Pablo Contreras e Breno Silva - os últimos reforços do Sp. Braga apresentados na passada semana - são a grande novidade da convocatória de Manuel Machado para o jogo desta noite, frente ao Belenenses (20h30), encontro que abre a 17.ª jornada da Liga Bwin.
Os defesas estreiam-se, assim, no lote de eleitos num confronto encarado por Machado como decisivo para o retorno às vitórias e à conquista de pontos.
Outra das novidades na convocatória de Manuel Machado é o regresso do avançado brasileiro Philco e Zé Manel.

Com a entrada de Contreras, Breno e Philco ficam, assim, preenchidas as três baixas no plantel em relação à última convocatória: Carlos Fernandes e João Pinto (estão ausentes por lesão) e Alberto Rodriguez (cumpre um jogo de castigo depois de ter sido expulso no último encontro da Taça de Portugal).
De fora, devido a lesão, ficam, ainda, Madrid e Bruno Tiago.

Manuel Machado chamou 19 jogadores para o desafio desta noite frente ao Belenenses. Assim, a lista de convocados é a seguinte:
Guarda-redes: Paulo Santos e Dani
Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, Contreras, Breno, César Peixoto e Miguelito
Médios: Roberto Brum, Frechaut, Vandinho, Sélvio Cruz, Jorginho e José Manuel
Avançados: João Tomás, Jaílson, Linz, Philco e Wender
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Incentivar o espírito desportivo
João Tomás, Bruno Tiago e Pawel Kieszek foram recebidos com música e euforia no Colégio Nossa Senhora das Graças. Cerca de 260 alunos receberam autógrafos e bilhetes para o jogo desta noite.   

O meu sonho é ser joga-dor de futebol quando for maior. Já jogo na Academia Bragafut na posição médio-centro. Inspiro-me no João Pinto e no Rui Costa. São os meus jogadores pre-feridos". Aos 11 anos, João Pedro satisfez um dos sonhos: viver a emoção de conversar com alguns dos ídolos do futebol nacional e receber em mãos uma camisola autografada por João Tomás, Bruno Tiago e Pawel Kieszek.

João Pedro recebu a oferta por ser o finalista do Colégio Nossa Senhora das Graças - escola que ontem recebeu a visita da comitiva do Sp. Braga - com as melhores notas, mérito que permitiu um sorriso rasgado e a presença esta noite no jogo frente ao Belenenses. "Vou levou a camisola e vamos todos com os bombos tocar. Sou adepto do Sp. Braga, vejo sempre os jogos na televisão, mas raramente fui ao estádio", contou.

Esta noite, fruto da campanha desenvolvida pelo Sp. Braga, para além do João, as bancadas do Estádio AXA vão encher com convidados especiais: 5 mil jovens de seis escolas do concelho receberam bilhetes para assistirem à partida na companhia de um dos pais, uma campanha que pretende cativar e aproximar os mais novos ao clube.
Recebidos com música pelos 260 alunos do 1º ao 6º ano, os jogadores arsenalistas distribuíram autógrafos e responderam a perguntas dos mais novos. Entre as mensagens, João Tomás apelou aos jovens para terem "o hábito de praticar qualquer tipo de desporto" e que "não se limitem a estar ligados à playstation e ao computador". "Divirtam-se fora de casa com os amigos, para que tenham um corpo saudável", referiu.

Dez mil bilhetes distribuídos pelas escolas

O jogo desta noite, entre Sp. Braga e Belenenses, contará com a presença de convidados especiais: cinco mil jovens de seis escolas (Palmeira, Real, Cávado, Quinta da Veiga, Colégio D. Diogo de Sousa e N. Sr.ª das Graças) recebe-ram bilhetes para levarem um dos pais ao futebol. A ideia é cativar os mais novos e, ao mesmo tempo, aproximar os pais. "O clubismo nasce nos miúdos, são eles o futuro. Queremos que eles sejam acompanhados pelos pais para aderirem e serem também sócios. Vai ser assim em todos os jogos em casa, até ao final da época. Vão ser distribuídos 10 mil bilhetes para cada jogo", explicou Miguel Machado, vice-presidente para a área de marketing.
Esta noite, haverá ainda um sorteio entre os adeptos de duas viagens para o jogo da Taça UEFA, na Alemanha.

CM

JotaCC

José Marinho na calha para comunicação bracarense
JORNALISTA DEIXA SPORT TV NO FIM DO MÊS

O jornalista José Marinho sai da Sport TV no final do mês e, tudo indica, será o próximo director de comunicação da SAD bracarense
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Paulo Jorge na agenda do Betis
CONTRERAS E BRENO CONVOCADOS PARA BELÉM
   
O interesse do Betis de Sevilha nos serviços do defesa-central Paulo Jorge, anunciado ontem na imprensa espanhola, foi acolhido com evidente agrado pelo jogador arsenalista.

"É claro que fico orgulhoso, por ser o reconhecimento do meu trabalho e um sinal de que não tenho passado despercebido", comentou o central a Record, dizendo-se ao corrente das observações que lhe fizeram os responsáveis do clube andaluz, mas alheio a eventuais conversações com o Sp. Braga.

De momento sem empresário, Paulo Jorge está ligado ao clube até 2011 por um contrato que não tem cláusula de rescisão, pelo que "tudo terá de passar pelo Sp. Braga". Mas não desdenha a hipótese de se transferir para o futebol espanhol, mediante uma "boa proposta".

Matheus já se treinou

O treino matinal de ontem, à porta fechada, ficou marcado pelo reingresso de Matheus na equipa, depois de ver cancelado o empréstimo ao V. Setúbal. A participação no jogo nocturno da véspera, pelo ex-clube, não impediu o avançado de se apresentar bem cedo no Estádio AXA para um treino de recuperação activa.

As chamadas de Contreras e Breno Silva foram as novidades da convocatória para o jogo com o Belenenses. Registe-se ainda que o ponta-de-lança Linz voltou a ser chamado para representar a selecção austríaca no particular a jogar no dia 6 de Fevereiro com a Alemanha

RECORD


JotaCC

BRAGA PERDE COM INTERVIÚ NA TAÇA RECOPA

O Sporting de Braga/AAUM foi derrotado pelo poderoso Interviú, por 10-3, na primeira jornada da Taça Recopa (Taça das Taças), que se está a disputar na Sérvia. Ao intervalo, os portugueses perdiam por 4-2, acabando por baquear na segunda metade do jogo. Hoje, os bracarenses defrontam os italianos do Montesilvano.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Sp. Braga: Contreras e Breno estreiam-se na convocatória

Pablo Contreras e Breno Silva, reforços do Sp. Braga nesta reabertura do mercado, estream-se nas convocatórias de Manuel Machado, reforçando o leque de opções para a recepção ao Belenenses, nesta sexta-feira.

Belenenses: Marco Ferreira chamado

O técnico arsenalista não pode contar com Alberto Rodriguéz, que cumpre castigo. Madrid, Carlos Fernandes, João Pinto e Bruno Tiago ficam de fora devido a lesão, enquanto Zé Manuel e Philco estão de regresso à lista de convocados.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani;
Defesas: Paulo Jorge, João Pereira, Contreras, Breno Silva, Miguelito e César Peixoto;
Médios: Brum, Jorginho, Frechaut, Vandinho, Stélvio e Philco;
Avançados: João Tomás, Wender, Zé Manuel, Jaílson e Linz.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

A equipa de futsal do Sporting de Braga/AAUM perdeu, ontem, por 10-3 frente aos espanhóis do Interviu Fadesa, em encontro da jornada inaugural da Taça das Taças, a decorrer na Sérvia.

A equipa espanhola, conhecida como máquina verde, foi totalmente superior à bracarense, sobretudo na segunda parte... Ao intervalo, os arsenalistas ainda perdiam apenas por 4-2.

André Machado, que inaugurou o marcador, Marrocos e Fabrício marcaram pela equipa minhota.

O conjunto bracarense defronta hoje os italianos do Montesilvano.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os recentes reforços do Sporting de Braga, Pablo Contreras e Breno Silva estão convocados para jogo desta noite contra o Belenenses no estádio AXA.
Os dois defesas centrais, reforços do Sporting de Braga no mercado de Inverno, estreiam-se nos eleitos do técnico arsenalista Manuel Machado.

De regresso às convocatórias estão os avançados Zé Manel e Philco. De fora ficaram Andrés Madrid, Carlos Fernandes, João Pinto, Bruno Tiago e o castigado Alberto Rodriguez.

Manuel Machado convocou os seguintes dezanove atletas.

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani

Defesas: Paulo Jorge, João Pereira, Miguelito, Breno Silva e Pablo Contreras

Médios: Roberto Brum, Frechaut, Vandinho, Stélvio Cruz, Jorginho e César Peixoto

Avançados: Zé Manel, Jaílson, Philco, Wender, Roland Linz e João Tomás

O jogo está agendado para as 20:30 horas de hoje no Estádio AXA e marca a abertura da 17.ª jornada da Liga Bwin.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O lisboeta Pedro Henriques foi o juiz designado pela Liga de Clubes para dirigir a recepção do Sporting de Braga ao Belenenses, agendado para amanhã, às 20:30 horas no Estádio AXA.
No Estádio D.Afonso Henriques, no desafio entre o Vitória de Guimarães e o Benfica, vai estar o setubalense João Ferreira.

Para o clássico de Alvalade, entre o Sporting e o Futebol Clube do Porto, foi escolhido o albicastrense Carlos Xistra.

Lista completa das nomeações:

SC Braga - Belenenses,
Pedro Henriques (Lisboa)
V. Guimarães - Benfica,
João Ferreira (Setúbal)
U. Leiria - Académica,
Bruno Paixão (Setúbal)
Leixões - P. Ferreira
Vasco Santos (Porto)
Naval - E. Amadora,
Elmano Santos (Madeira)
Nacional - V. Setúbal,
Rui Silva (Vila Real)
Sporting - FC Porto,
Carlos Xistra (Castelo Branco)
Marítimo - Boavista,
Duarte Gomes (Lisboa)

JotaCC

Sp. Braga - Belenenses inicia jornada

A 17.ª jornada do Campeonato, marcada pelos encontros entre os quatro primeiros classificados, tem início esta noite com o Sp. Braga a receber o Belenenses, a partir das 20.30 horas.

Duas equipas com estatuto europeu e actualmente separadas apenas por um ponto na tabela classificativa, ainda que o Belenenses esteja em vias de perder seis na secretaria, devido ao conhecido «caso» Meyong.

De qualquer forma, espera-se um bom aperitivo para o resto da jornada, que tem como pratos fortes o encontro de sábado entre V. Guimarães e Benfica, enquanto domingo há clássico em Alvalade, com o Sporting a receber o líder FC Porto.

Eis o programa da jornada:

Sexta-feira (25 Jan)
Sp. Braga - Belenenses, 20.30 horas


Sábado (26 Jan)
V. Guimarães - Benfica, 21.15 horas

Domingo (27 Jan)
U. Leiria - Académica, 16 horas
Leixões - Paços de Ferreira, 16 horas
Naval - Est. Amadora, 16 horas
Nacional - V. Setúbal, 18 horas
Sporting - FC Porto, 20 horas

Segunda-feira (28 Jan)
Marítimo - Boavista, 19.45 horas

A BOLA

JotaCC

#9
Futsal - Sp.Braga no Recopa 2008


Braga estreia-se a perder, por 10-3, com o Interviu Fadesa, no Recopa-2008
A equipa de futsal do Sporting de Braga/AAUM perdeu, quinta-feira, por 10-3, frente aos espanhóis do Interviu Fadesa, em encontro da jornada inaugural da Recopa-2008, a decorrer em Nis, Sérvia.

O conjunto bracarense defronta, sexta-feira, os italianos do Montesilvano. 

RTP

JotaCC

"Pedreira" recebe o Braga-Belenenses, jogo entre equipas que estão longe do que fizeram a época passada


O Belenenses, ainda com pretensões à Europa do futebol, mas debilitado pelo caso Meyong, visita hoje o concorrente Sporting de Braga, no arranque da 17.ª jornada da Liga.
Sob o risco de perderem seis pontos e com a Direcção demissionária, consequência da utilização irregular do avançado camaronês Meyong, os "azuis" vão tentar amealhar o máximo de pontos para escapar a um final de época em sobressalto com a descida de divisão, caso se confirme a sua punição.
Marco Ferreira, último reforço do Belenenses, é a grande novidade na lista de convocados de Jorge Jesus.

O Sporting de Braga, mesmo sem vencer no campeonato há três partidas, encontra-se no sexto lugar, a um ponto do Vitória de Setúbal, tal como o Marítimo (sétimo), enquanto o Belenenses é oitavo, a um ponto de minhotos e madeirenses.
Pablo Contreras e Breno Silva, reforços de Inverno, estreiam-se nas convocatórias de Manuel Machado.

RR

JotaCC

SP. BRAGA-BELENENSES, 1-1 (Linz 66'; Rolando 39')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
   
      
      
------------------------------------

22:23 - FIM DA PARTIDA.

------------------------------------

90'+2 - SUBSTITUIÇÃO no Belenenses. JOÃO PAULO rende Weldon.

90' - Mais 4 minutos.

89' - SUBSTITUIÇÃO no Sp. Braga. Jaílson rende Wender

89' - SUBSTITUIÇÕES no Belenenses. MARCO FERREIRA e DEVIC entram para o lugar de Silas e Goméz.

83' - CARTÃO AMARELO para Paulo Santos por protestos.

79' - Incrível: Wender estica-se para chegar a um passe, atira ao poste na área e a bola ressalta para as mãos de Costinha!

O Sp. Braga está na mó de cima, mas não logra dar o golpe de misericórdia porque o Belenenses mantém a organização.

66' - GOLO DO SP. BRAGA POR LINZ. Wender ganha uma bola na esquerda e centra; a bola desvia num defesa e aparece mesmo a jeito para a cabeça de Linz que bate o desamparado Costinha quase à queima-roupa

59' - SUBSTITUIÇÃO no Sp. Braga. JOÃO TOMÁS entra para o lugar de Jorginho.

58' - César Peixoto corre por vários adversários em jogada individual e remata de pé esquerdo ao lado.

57' - CARTÃO AMARELO para Rodrigo Alvim por falta sobre Jorginho.

56' - Livre directo de muito longe por Zé Pedro obriga Paulo Santos a estirar-se cedendo canto.

53' - Silas remata em posição central por cima.

53' - César Peixoto remata de primeira em salto na direita da área para as mãos de Costinha.

Os arsenalistas entram mexidos com vontade de empatar.

46' - SUBSTITUIÇÃO no Sp. Braga. CÉSAR PEIXOTO rende Roberto Brum.

-------------------------------------

21:33 - REINÍCIO DA PARTIDA.

-------------------------------------

21:18 - FIM DA PRIMEIRA PARTE.

-------------------------------------

45' - Mais um minuto.

45' - Linz desmarca-se na esquerda da área e remata cruzado para defesa em dois tempos de Costinha.

39' - GOLO DO BELENENSES POR ROLANDO. Weldon cabeceia ao segundo poste num livre da direita de Zé Pedro, e Rolando surge para a recarga de pé direito na pequena área.

37' - Silas assiste na área Roncatto que gira e tenta o chapéu a Paulo Santos... muito por cima.

36' - Novo remate de Silas para Paulo Santos segurar.

33' - Costinha hesita na saída e cria uma situação de apuro que defesa resolve.

33' - Novo remata, agora de Gómez, para Paulo Santos defender junto ao outro poste: fase de predomínio azul.

32' - Grande oportunidade do Belenenses! Silas ganha posição frontal e remata rasteiro para defesa de Paulo Santos juntinho ao seu poste direito.

O Belenenses corre riscos permitindo o domínio bracarenese para depois tentar o contra-ataque ou as bolas paradas.

24' - CARTÃO AMARELO para Gómez.

24' - Miguelito marca em arco um livre da direita que obriga Costinha a sair com decisão; Roncatto falha o corte e Jorginho aproveita para mais um centro perigoso da esquerda que Costinha anula.

21' - Roncatto atira rasteiro ao lado na ressaca de um canto.

18' - Paulo Santos vai ao seu ângulo direito desviar livre directo forte e colocado de Zé Pedro.

15' - Costinha consegue antecipar-se a Linz que esperava na pequena área entre dois centrais após centro quase perfeito da esquerda de Jorginho.

Enviados de Sevilha, Valencia, Corunha, Pontevedra, Marselha, St. Etienne, Werden Bremen, Liverpool, U. Leiria e Sporting observam a partida, enquanto as crianças não param de tocar bombo e puxar pelos minhotos, entre os cerca de 10 mil espectadores nas bancadas

10' - Cabeçada de Rolando num canto obriga Paulo Santos a defesa apertada a dois tempos: o Belenenses equilibrou as operações.

5' - Fora-de-jogo mal assinalado a Linz que estava isolado na cara de Costinha após um livre.

O Sp. Braga está a encostar o Belenenses à área.

2' - Remate de fora da área de Vandinho obriga Costinha a defesa a dois tempos perante a ameça de Linz.

----------------------------------------

20:33 - INÍCIO DA PARTIDA. SAI O SP. BRAGA

----------------------------------------

20:31 - As equipas perfilam-se e os capitães Paulo Jorge e Silas escolhem campo e bola.

20:30 - As equipas entram no relvado ladeadas de estudantes de várias escolas (visitadas durante a semana pelos jogadores arsenalistas) que apoiam o Sp. Braga.

BWIN LIGA - 17.ª JORNADA

SP. BRAGA-BELENENSES


Estádio AXA, em Braga
Hora: 20:30
Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)

SP. BRAGA
Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Contreras e Miguelito; Frechaut, Roberto Brum e Vandinho; Jorginho, Linz e Wender.

Suplentes: Dani Mallo, Breno, Stélvio, César Peixoto, Zé Manel, Jaílson e João Tomás.

Treinador: Manuel Machado

BELENENSES
Costinha; Cândido Costa, Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Gabriel Gómez, Rúben Amorim, José Pedro e Silas; Roncatto e Weldon.

Suplentes: Marco, Devic, Areias, Gonçalo Brandão, Mano, Marco Ferreira e João Paulo Oliveira.

Treinador: Jorge Jesus

RECORD

JotaCC

Braga e Belenenses empatam (1-1)



Braga e Belenenses empataram esta noite (1-1) no jogo inaugural da 17ª. jornada da Bwin Liga, disputado no Municipal de Braga. Foi uma partida bem disputada, interessante pela vontade das duas equipas em alcançar golos, e que teve quanto ao desempenho duas fases distintas. Na primeira parte, foi o Belenenses quem conseguiu impor uma toada mais ofensiva e consequentemente marcou o primeiro golo, por Rolando, aos 38 minutos. Depois, no segundo tempo, foi o Braga que saiu em busca de atenuar o prejuízo e fruto de um melhor acerto defensivo dispôs de bolas jogáveis e recuperações a meio-campo que em muito beneficiaram as acções dos seus avançados. O golo de Linz, iam decorridos 65 minutos, foi o corolário lógico dessa actuação. Em suma, o empate aceita-se em função do que as duas equipas produziram.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Empate desta noite não favorece a classificação de Braga e Belenenses


Braga e Belenenses mantém as posições relativas que já ocupavam na tabela classificativa antes do empate desta noite (1-1) no jogo inaugural da 17ª. jornada da Bwin Liga. O resultado não beneficiou nenhuma das duas equipas, uma vez que em função dos resultados que venham a obter os seus principais opositores, Braga e Belenenses poderão ficar mais longe dos lugares europeus. CLASSIFICAÇÃO: 1º. – FC Porto, 41 pontos; 2º. – Benfica, 30; 3º. – Vitória de Guimarães, 28; 4º. – Sporting, 27; 5º. – Vitória de Setúbal, 24; 6º. – Braga, 24; 7º. – Marítimo, 23; 8º. – Belenenses, 23; 9º. – Nacional, 20; 10º. – Boavista, 19; 11º. Estrela da Amadora, 16; 12º. – Académica, 16; 13º. – Leixões, 16; 14º. – Naval, 15; 15º. – Paços de Ferreira, 15; 16º. – Leiria, 5.

O JOGO

JotaCC

«Não tivemos a sorte do jogo» (Manuel Machado)


O técnico do Sp.Braga considera que o empate alcançado frente ao Belenenses (1-1) não expressa o que realmente aconteceu no terreno, onde alega que a sua equipa devia ter conquistado os três pontos.

«A equipa trabalhou o suficiente para ter os três pontos. O Belenenses contra a corrente do jogo chegou ao golo, ainda para mais num lance de bola parada. Nós na segunda parte estivemos muito próximos da vitória, tendo inclusive rematado ao poste. Nós não tivemos a sorte do jogo», afirmou Manuel Machado, em declarações à Sporttv.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Belenenses empata em Braga

Sp. Braga e Belenenses empataram (1-1) hoje, na cidade dos arcebispos, no jogo inaugural da 17.ª jornada da Liga portuguesa. Rolando e Linz foram os autores dos golos.

O Sp. Braga entrou mais forte no jogo e criou uma boa situação logo aos dois minutos, num remate de Vandinho. O belenenses reagiu e criou também uma situação de perigo para a baliza de Paulo Santos, aos nove minutos, num desvio de cabeça de Rolando. A toada de equilíbrio prevalecia, até que, aos 39 minutos, os azuis do Restelo colocam-se em vantagem, por Rolando, na recarga, após livre batido por José Pedro e cabeceamento de Weldon ao poste.

Esperava-se a reacção dos bracarenses na segunda parte. Manuel Machado mexeu na estrutura da equipa, fazendo entrar César Peixoto e João Tomás. A pressão ofensiva aumentou e os bracarenses chegaram ao golo do empate, aos 65 m, por intermédio de Linz, de cabeça, após cruzamento de Wender. O segundo golo dos arsenalistas esteve à vista aos 78 m, mas Wender acertou no poste da baliza de Costinha.

Em semana agitada no Restelo, face à crise directiva do Belenenses, em consequência do «caso» Meyong, o técnico Jorge Jesus soube «aguentar» o barco, levando a que a sua equipa conquistasse um ponto no sempre difícil reduto dos bracarenses.

De assinalar, ainda, as estreias Contreras (Sp. Braga) e Marco Ferreira (Belenenses).

Estádio AXA, em Braga

Árbitro: Pedro Henriques (AF Lisboa)

SP. BRAGA – Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Contreras e Miguelito; Roberto Brum (César Peixoto, 46 m) e Frechaut; Jorginho (João Tomás, 58 m), Vandinho e Wender (Jailson, 89 m); Linz.

BELENENSES
– Costinha; Cândido Costa, Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Rúben Amorim, Gomez (Devic, 88 m) e Silas (Marco Ferreira, 88 m); Weldon (João Paulo, 90 m), José Pedro e Roncatlo.

Ao intervalo: 0-1

Golos: 0-1, Rolando (39 m); 1-1, Linz (65 m).

Resultado final: 1-1

Cartão amarelo a Gomez, Rodrigo Alvim
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Paulo Jorge desconhece interesse do Bétis



O «capitão» do Sp.Braga referiu hoje que não está corrente do alegado interesse dos espanhóis do Bétis nos seus serviços.

«Não sei de nada. Neste momento apenas penso no Sp.Braga. Aquilo que sei foi o que li nos jornais, mas é claro que fico orgulhoso por ver o meu trabalho reconhecido», afirmou Paulo Jorge, em declarações à Sporttv.

Os «arsenalistas» empataram hoje frente ao Belenenses, mas o «capitão» do Sp.Braga defende que deveria ter ganho: «o Braga era o único justo vencedor, mas não conseguimos ganhar. Vamos tentar conquistar os três pontos no próximo jogo.»

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga-Belenenses, 1-1 (crónica)



Há vida em Belém para lá do «caso Meyong». O empate desta noite em Braga não o desmente. O Sp. Braga não aproveitou a previsível ansiedade da equipa de Jorge Jesus e a divisão de pontos ajusta-se ao que nos foi dado a ver. Rolando e Linz fizeram os golos, as duas equipas continuam separadas por um ponto na classificação. Pelo menos até ver.

Os que vaticinaram um Belenenses urdido pela possibilidade de perder seis pontos na secretaria, enganaram-se redondamente. Os azuis do Restelo apresentaram-se tranquilos, personalizados e não acusaram a melhor entrada em jogo do Sp. Braga.

Uma melhor entrada que não significa, necessariamente, uma boa entrada. Isto porque, apesar do maior tempo de posse de bola e do aparente controlo do jogo, os minhotos foram incapazes de incomodar verdadeiramente Costinha.

Nas alas, Jorginho e Wender raramente levaram a melhor sobre Alvim e Cândido Costa, e pelo centro as coisas saíram ainda piores. Roberto Brum esteve muito abaixo do que tem feito nas últimas semanas - saiu ao intervalo e muito bem - e Vandinho provou, uma vez mais, não ser o homem ideal para ocupar a posição número dez. Salvou-se Frechaut.

Rolando aproveita anemia minhota

No meio de tudo isto, sobravam a apatia e a auto-comiseração por um Belenenses em risco de baixar vários lugares na tabela. Um remate de Vandinho, logo a começar, e um centro perigoso de Jorginho, aos 15 minutos, foi o melhor que a equipa de Manuel Machado conseguiu no primeiro tempo.

Aproveitou, por isso, o Belenenses. Vendo tão frágil e anémico o oponente (teoricamente mais forte), a equipa de Jorge Jesus começou a circular muito bem a bola a partir da meia-hora, com os resultados práticos a surgirem pouco depois.

Minuto 39. Zé Pedro apontou um livre da direita, a bola bateu no corpo de Contreras, foi ao poste e na recarga Rolando fez o primeiro golo do jogo. Um lenitivo importante para uma equipa que tentava superar o trauma causado pelo recente imbróglio burocrático que envolveu Meyong.

Sp. Braga desabrocha e marca

Os bloqueios belenenses davam frutos. Manuel Machado percebeu-o e ao intervalo abdicou de um médio-defensivo (Brum) e apostou em César Peixoto, que entrara muito bem no Estádio do Dragão. Voltou a fazê-lo esta noite, principalmente depois de ter recuado para o lado de Frechaut, deixando Linz e João Tomás (que substituíra Jorginho) no eixo do ataque.

O futebol do Sp. Braga desabrochou. Com Wender bem aberto na esquerda, dois pontas-de-lança, Peixoto no apoio e Vandinho pela direita, Machado criou as condições que não tinham existido até então.

A equipa percebeu que era hora de arriscar e assim o fez. Não admirou, portanto, o 1-1 apontado por Roland Linz aos 66 minutos, como não admiraria que o Sp. Braga tivesse marcado mais.

Wender, de resto, esteve muito perto de o fazer, quando rematou ao poste a dez minutos do final. Foi o melhor que o Sp. Braga conseguiu até ao apito final do árbitro Pedro Henriques, que merece nota positiva no abrir da 17ª jornada da Liga Bwin.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sp. Braga-Belenenses, 1-1 (ficha)


   
Sp. Braga e Belenenses empataram a um golo no jogo de abertura da 17ª jornada da Liga 2007/08. Divididos por apenas um ponto na tabela classificativa, as duas equipas equilibraram forças no Estádio Municipal de Braga.

Rolando colocou a formação visitante em vantagem, ao minuto 39. Na etapa complementar, os arsenalistas acentuaram a pressão e lograram chegar ao empate, por intermédio de Roland Linz (66m).

Confira a ficha do encontro, as notas atribuídas aos jogadores e recorde os melhores momentos.

MAIS FUTEBOL



JotaCC



Sp. Braga, 1 - Belenenses, 1

Empate no jogo de abertura da 17.ª jornada da Liga.


Estádio AXA, em Braga

Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)

SP. BRAGA: Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Contreras e Miguelito; Frechaut, Roberto Brum (César Peixoto)e Vandinho; Jorginho (João Tomás), Linz e Wender (Jailson).

Treinador: Manuel Machado

BELENENSES
Costinha; Cândido Costa, Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Gabriel Gómez (Devic), Rúben Amorim, Zé Pedro e Silas (Marco Ferreira); Roncatto e Weldon (João Paulo).

Treinador: Jorge Jesus

0-1 Rolando (Belenenses) aos 39 minutos

1-1 Linz (Sp. Braga) aos 66 minutos

RR

david

Sp. Braga: José Marinho é o sucessor de Eládio Paramés

Está encontrado o nome do novo director de comunicação do Sp. Braga. José Marinho, ainda jornalista da SporTV, é o homem que vai suceder a Eládio Paramés no cargo.

Marinho esteve esta noite em Braga, a assistir ao empate com o Belenenses, mas só deverá assumir funções em Fevereiro. Até ao final do presente mês, o jornalista continuará a exercer as suas funções no canal de desporto