News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 24/01

Started by Olho Vivo, 24 de January de 2008, 03:37

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Manuel Machado ciente de que só um triunfo desanuviará o sentimento de frustração dos sócios

«Compreendo os adeptos»

Por Pascoal Sousa

MANUEL MACHADO admite a existência de um sentimento de insatisfação no balneário provocado pelo recente ciclo de jogos, que culminou com a eliminação do Sp. Braga da Taça de Portugal. Mas o treinador acredita que o regresso ao Estádio AXA trará de volta a magia dos triunfos.

O capital de confiança dos jogadores não foi beliscado com a saída prematura do Sp. Braga da Taça de Portugal. No entanto, Manuel Machado compreende o descontentamento dos adeptos, sentimento que o balneário partilha:

«Para quem gosta do clube, os três últimos jogos não podem deixar ninguém contente. É compreensível. Os jogadores também não ficaram contentes. A derrota, pesada, frente ao FC Porto — embora ninguém tenha ganho no Dragão — e a eliminação da Taça de Portugal apagaram, de certa forma, o que de bom foi feito durante mês e meio.»

O regresso ao Estádio AXA, após três compromissos fora de Braga, pode funcionar como estímulo positivo para a equipa.

«Acredito que o retorno a nossa casa coincida com o regresso das vitórias. É absolutamente necessário somar os três pontos», vinca Manuel Machado, o qual lembra, a propósito do balanço do trabalho até agora desenvolvido no seu consulado, que «em comparação com igual período da época passada o Sp. Braga ocupava o oitavo posto e actualmente está em sexto lugar.»

«Quando se fizer o balanço final, à 30.ª jornada, o Sp. Braga terá cumprido a sua meta — atingir um lugar europeu», garante.

Caso Meyong? Não muda nada

A sobrecarga de jogos em Novembro e Dezembro pode também ter contribuído para a quebra de produção da equipa. Manuel Machado faz alusão «a um começo de época menos bom» que originou, mais tarde, reacção forte da equipa. Análises que não alteram significativamente o pano de fundo do jogo com o Belenenses. O Sp. Braga joga com as armas que tem e não antevê um adversário diferente do habitual por causa do caso Meyong, que abanou as fundações do emblema de Belém. «Casos administrativos não alteram o perfil de uma equipa», defende Manuel Machado.

«O adversário dará sempre o seu melhor. Temos o Belenenses muito bem referenciado, trata-se de um grande obstáculo, mas como já referi é imperioso vencer», completa.


Contreras estreia-se

Duas mexidas na defesa

As ausências de Rodriguez (castigo) e Carlos Fernandes (lesão) serão compensadas com as entradas de Contreras e Miguelito. O certificado internacional do chileno ainda não chegou, mas o Sp. Braga tem como seguro que o documento entrará na Liga a tempo de o reforço se estrear com a camisola bracarense. Miguelito, por seu turno, reassume a titularidade depois de uma estreia aziaga no Dragão que lhe custou o lugar no desafio seguinte, frente ao Estrela da Amadora. O ex-benfiquista, cuja atitude nos treinos tem sido elogiada, terá assim nova oportunidade para conquistar espaço no onze.


CARLOS FERNANDES

Carlos Fernandes está afastado do jogo com o Belenenses. O lateral foi integrado normalmente nos trabalhos mas, a cinco minutos do fim do treino, quando tudo parecia estar a correr bem, voltou a sentir dores musculares em virtude de uma contractura. A mesma lesão foi diagnosticada a Madrid. O argentino anda em maré de azar e terá de continuar a evoluir com rotações baixas.


Salvador não o quer vender

Matheus apresenta-se

José Almeida, empresário de Matheus, confirmou ontem a existência de diversas ofertas para o atleta (entra as quais a do PSV, que acenou com milhão e meio pelo passe do brasileiro), mas revelou que o futuro do extremo passa mesmo por Braga. O jogador despediu-se ontem do V. Setúbal e hoje é integrado nos trabalhos do plantel bracarense.

Uma vez que é um futebolista conhecido da massa associativa, o clube dispensou a cerimónia de apresentação oficial do reforço. Matheus tem contrato até 2009 e no final da época é possível que a SAD avalie com serenidade todas as propostas, desde que atinjam o patamar económico pretendido: dois milhões de euros.


BOAVISTA TENTA ACORDO COM FRECHAUT

Avançado à espera

Está dependente de um acordo com Frechaut (que reclama o pagamento de uma antiga dívida, a rondar os 100 mil euros), o levantamento da proibição do Boavista na inscrição de novos atletas.

O agora jogador do Sp. Braga apresentou uma queixa na Liga Portuguesa de Futebol Profissional, situação que inviabiliza o clube do Bessa de proceder a novas inscrições até ao dia 31.

O departamento jurídico dos axadrezados tem-se desdobrado em esforços no sentido de chegar a um acordo com Frechaut a tempo de poder inscrever pelo menos mais um avançado. Com o empréstimo de Bangoura ao Cádiz, Pacheco fica apenas com Fary como ponta-de-lança.


Bracarenses recheados de estrelas mas... sem a atitude certa

Pesos muito pesados...\

Por Pascoal Sousa

O Gondomar não se deixou intimidar com a constelação de estrelas chamada ontem por António Caldas para o onze bracarense e, sem forçar muito o andamento, construiu um resultado que se ajusta como uma luva ao que aconteceu no relvado do Estádio 1.º de Maio. De facto, de pouco valeu aos arsenalistas a arte de João Pinto, a capacidade empreendedora de César Peixoto (no jogo de ontem utilizado a trinco) ou o forte jogo aéreo de João Tomás (cada vez mais solto e a caminhar para a forma ideal). A estes argumentos de peso respondeu a equipa de Nicolau Vaqueiro com muita determinação e uma organização táctica espartana, sobretudo nas transições para o ataque, feitas quase sempre com velocidade e inteligência.

A lassidão bracarense, em especial no segundo tempo, teve como principal consequência o avolumar natural do resultado. O Gondomar chegou a estar a ganhar por 3-0 e só nos últimos dez minutos o Sp. Braga ensaiou uma reacção que o conduziria ao chamado golo de honra, apontado por Rúben — um central com muito talento e com perspectivas de futuro muito risonhas.


(-) A gritante falta de entrosamento entre o chamado núcleo duro e os juniores utilizados por António Caldas

(+) Boa primeira parte de João Tomás, a evidenciar grande subida de forma e mais instinto pelas redes contrárias


Pedem Baylon e Jaílson

Mais oportunidades!

Jaílson e Baylon. Dois avançados com lugar tapado na equipa bracarense que pedem mais oportunidades a Manuel Machado. «Respeito as opções, mas acredito que com mais oportunidades ajudaria o Sp. Braga a marcar golos», resume Jailson, que ontem entrou na segunda parte. Já Baylon é mais sintético: «Se o mister me der oportunidades, não o desiludirei!»


Taça das Taças — estreia hoje frente ao Interviú Fadesa

Sp. Braga já está na Sérvia

O Sp. Braga chegou ontem à cidade de Nis, na Sérvia, onde vai participar na Taça das Taças na qualidade de finalista vencido da Taça de Portugal.

O actual terceiro classificado da série A da II Divisão integra o grupo 2, defrontando os espanhóis do Interviú Fadesa, hoje às 20.30 horas, e os italianos Incobit Montesilvano, amanhã, à mesma hora.

«Não vamos com receio. Queremos representar o clube e o País da melhor forma», disse o treinador Pedro Palas.

No ano passado o Benfica foi o representante português na prova, tendo perdido na final frente aos espanhóis do Lobelle, detentores do título.

in A BOLA

A.COSTA

Manuel Machado: "É fundamental o retorno às vitórias"

Manuel Machado considera "compreensível" o descontentamento dos adeptos pelo afastamento "precoce" da Taça de Portugal. Agora, aponta baterias para a Liga Bwin, realçando que é fundamental "vencer" o jogo de amanhã frente ao Belenenses. 


Paulo Machado

O Sp. de Braga está de volta a casa. Um mês depois do último jogo no Estádio AXA, (23 de Dezembro, frente ao Boavista) a equipa arsenalista volta a assumir o papel de "anfitreão", desta vez, para o duelo com o Belenenses.
O Braga procura, também, a primeira vitória de 2008, dado a quebra num ciclo que estava a ser bastante positivo, agravado com a saída da Taça de Portugal. Manuel Machado mostrou-se esperançado em colocar, de novo, o clube na senda das vitórias. "Espero que este retorno ao nosso estádio coincide com o retorno aos pontos e às vitórias, aquilo que de facto é absolutamente necessário", sublinhou.

O embate com a equipa do Restelo decorre numa altura de alguma polémica, despoletada com o "caso Meyong", mas Manuel Machado refuta qualquer influência deste assunto para o jogo que vai decorrer nas quatro linhas. "Todas as equipas fazem o seu melhor em cada um de momentos, não é uma questão de carácter administrativo que altera o seu perfil no plano técnico. O Belenenses é uma equipa que está orientada em continuidade e sabe o que tem de fazer no terreno . Adivinha-se um obstáculo muito grande à semelhança de muitos outros, mas pontuar é fundamental e estamos confiantes que este retorno ao nosso estádio possa ser coincidente com a vitória. É isso que vamos tentar a todo o custo", reafirmou  o treinador dos arsenalistas, deixando bem patente a mensagem para o jogo de amanhã.

O treinador não se inibiu, ainda, em  comentar o desagrado generalizado na massa associativa pela derrota da Amadora, no passado domingo, que ditou a despedida da Taça de Portugal. Assim, gorou-se mais um objectivo da época. "Em futebol não vale a pena estar a especular em torno de um determinado tipo de coisas. Apesar de um bom começo de temporada, depois um desempenho mais igual àquilo que tem sido às últimas temporadas, estes dois últimos jogos fora, sobretudo o afastamento da Taça de Portugal, não podem criar contentamento a ninguém que goste do clube. A insatisfação é compreensível e obrigatoriamente é interna" — assumiu — "os profissisonais também não ficaram contentes com o abandono precoce numa das competições importantes no plano nacional. Daí é compreensível também o descontentamento da sua massa associativa", referiu.

Para o técnico do Braga, há que ter em conta o desgaste acumulado no final do ano 2007, perante o elevado número de jogos realiados num curto espaço de tempo. "É evidente que o grande número de jogos que realizamos em Novembro e Dezembro, era um ciclo medonho mas foi ultrapassado com algum sucesso, poderá ter a médio-prazo algum reflexo pela sobcarga de jogos", comentou M.Machado, ainda que sem usar o argumento como desculpa.


in"CORREIODOMINHO"
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JotaCC

Benfica empata em Braga com o ABC

O Benfica empatou esta noite com o ABC em Braga, a 23 golos, em jogo da décima sétima jornada do Campeonato da Liga de andebol. Os bracarenses continuam a liderar a prova, com 39 pontos, seguidos do FC Porto, com 37, e do Benfica, com 35.

OJOGO

JotaCC

Matheus hoje em Braga

O avançado do Setúbal, Matheus, que ontem jogou em Penafiel, estará hoje de manhã em Braga, para começar a trabalhar com os seus novos companheiros.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Braga "humilhado" na Liga Intercalar

Com vários "craques" na equipa, o Sporting de Braga permitiu, ontem, no 1.º de Maio, que o Gondomar conseguisse a primeira vitória na Liga Intercalar.

DM

JotaCC

#4
"É fundamental vencer o jogo com o Belenenses"

Manuel Machado não poupou elogios ao Belenenses

Sem vitórias nos últimos quatro jogos e depois de duas derrotas dolorosas, no Dragão pelos números (4-0) e na Amadora porque ditou a eliminação da Taça de Portugal (1-0), o Braga regressa amanhã a casa para defrontar o Belenenses, no jogo de abertura da 17.ª jornada da Liga portuguesa. Manuel Machado fez, ontem, a antevisão da partida com a equipa do Restelo, reconhecendo que os minhotos estão quase obrigados a voltar aos bons resultados.

"Espero que o retorno a casa coincida com o retorno da nossa equipa às vitórias. É fundamental vencer este jogo com o Belenenses, apesar de sabermos que se trata de uma boa equipa, orientada na continuidade e que sabe o que tem que fazer no terreno", afirmou o treinador arsenalista, reconhecendo que "o afastamento da Taça deixou algum descontentamento, não só nos atletas, mas também na massa associativa do Braga", já que se tratava de uma competição em que o clube bracarense tinha expectativas elevadas.

"A Direcção fez tudo para reforçar este grupo de trabalho para que, caso continuássemos nas três frentes, pudéssemos dar uma resposta mais adequada. Agora, vamos tentar ter um bom desempenho no campeonato e na Taça UEFA. Quando se fizer o balanço final da Liga, penso que o Braga terá cumprido o grande objectivo, que é dar continuidade à sua participação europeia", acrescentou Manuel Machado.

Dúvidas sobre Matheus

A equipa bracarense faz, hoje de manhã, o último treino antes do jogo com o Belenenses, aguardando-se com expectativa a possibilidade de Matheus estar presente na sessão. O extremo fez ontem, em Penafiel, a última partida ao serviço do Setúbal, e está previsto que regresse a Braga até ao final da temporada, embora seja público o interesse de alguns clubes europeus, entre os quais o PSV Eindhoven e o Sion, na sua contratação.

A SAD minhota não pretende abrir mão do brasileiro, até porque interrompeu o empréstimo para apostar na sua utilização imediata em Braga, a menos que seja compensada financeiramente com os valores considerados adequados à qualidade do jogador (dois milhões de euros).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Benfica atrasa ABCna frente do campeonato

Gaifém na altura do remate com Ferreirinho pronto a defender




OABC empatou com o Benfica (23-23), num jogo da 17.ª jornada, que marcou o regresso do Campeonato da Liga de Andebol. Para já, os minhotos mantêm--se na liderança, mas podem ser ultrapassados pelo F. C. Porto, se os dragões baterem o Sporting no domingo.

O equílibrio foi a nota dominante na primeira parte do jogo de Braga. Embora o ABC estivesse quase sempre à frente do marcador, só por uma única vez, conseguiu estar a vencer por dois golos, visto que o Benfica, sempre atento, não permitiu à equipa anfitriã impor-se. Apenas nos minutos finais houve um desnivelamento no resultado. Os encarnados, explorando ao máximo uma defesa demasiado macia dos bracarenses, passaram para a frente, conseguindo a maior vantagem no encontro na primeira parte. Desta forma, ao intervalo, o Benfica vencia por três golos (11-14).

No reatar do jogo, a equipa da casa apresentou-se com inúmeras dificuldades para bater o pé ao moralizado Benfica, marcando o primeiro golo apenas aos oito minutos. Os erros no ataque e a ineficácia na finalização em situações fáceis foram, nesta fase, o maior entrave à recuperação minhota. Mas o Benfica começou a precipitar-se e a cometer falhas.

Tantos erros de parte a parte, sobretudo, no segundo tempo, deram origem a um jogo pouco atractivo. O Benfica foi o que esteve menos mal até ter "perdido a cabeça" e ter estado a jogar muito tempo em inferioridade numérica. Período em que o ABC empatou o jogo (18-18), acabando por acabar igualado a 23 golos.

ABC 23
Benfica 23

Jogo no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga. Árbitros António Trinca e Tiago Monteiro.



ABC Carlos Ferreira e Ivo Silva; Luís Bogas (7), Vladimir Zelenovic, Dario Andrade (6), José Costa (1), Eduardo Gaifém (6), Carlos Matos (2), Tiago Pereira, Eduardo Ferreira, Hugo Rocha (1), Fábio Magalhães, Alberto Basto e Jorge Rodrigues. Treinador J. Rito.



Benfica João Ferreirinho e Nuno Silva; Carlos Carneiro (4), Rui Silva (2), Claúdio Pedroso (4), George Zaikin (7), Pedro Jerónimo (3), Luís Nunes (2), João Lopes, João Antunes, António Areia, Pavel, João Pais e David Mira. Treinador Aleksander Donner.



Ao intervalo 11-14.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Acordo com Frechaut está para breve


Joaquim Teixeira, que ontem assistiu à derrota do Boavista com o Aves, na Liga Intercalar, garantiu que "o acordo com Frechaut para saldar a dívida que lhe diz respeito deverá ficar concluído até à próxima semana". O presidente axadrezado desvalorizou a questão, explicando que "tudo está a ser tratado no sentido de ficar resolvido brevemente".

"Sabemos que está de boa fé. Nós também estamos. Por isso mesmo, vamos tentar chegar a acordo para que tudo fique resolvido", afirmou ainda Joaquim Teixeira....
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Só foi surpresapara quem não viu...



O Gondomar conseguiu ontem a primeira vitória na Liga Intercalar, e logo na deslocação a Braga (3-1), num jogo com um resultado inesperado, mas que corresponde por inteiro ao que se passou no Estádio 1.º de Maio.

Apesar de ter contado com vários jogadores do plantel principal, incluindo João Pinto, que assim se estreou nesta competição, a equipa bracarense não foi capaz de ligar jogadas ao longo de quase toda a partida. João Tomás teve duas boas oportunidades para marcar, quando o resultado ainda estava empatado a zero, mas foi o Trofense que chegou ao golo, por intermédio do extremo Guerreiro, a apenas três minutos do intervalo.

Na segunda parte, impulsionados pela exibição de Vargas (foi o melhor em campo, tendo começado o jogo a lateral-esquerdo e terminado a extremo direito...), os visitantes dilataram o marcador para números inesperados, aproveitando a apatia bracarense. Luís Neves fez o 2-0 de cabeça, aos 61 minutos, na sequência de uma jogada confusa na área minhota, e Tinho festejou o terceiro golo dos gondomarenses logo a seguir, após uma assistência perfeita do inspirado Vargas, no lance mais bonito do encontro.

Nos minutos finais, o Braga construiu, finalmente, algumas jogadas de perigo, tendo reduzido a desvantagem a cinco minutos dos 90, num remate aparentemente defensável do central Rúben, mas que o guarda-redes visitante não conseguiu segurar. O jovem Ruca podia ter feito o 3-2 no lance seguinte, mas desta vez Murta impediu que a bola entrasse na baliza gondomarense, com uma defesa segura.

JN

JotaCC

Derrota (1-3) frente ao Gondomar
BRAGA PERMANECE NO OITAVO LUGAR DA LIGA INTERCALAR

O Sp. Braga sofreu hoje uma derrota um tanto pesada frente ao Gondomar ao perder (1-3) em jogo da oitava jornada da Liga Intercalar.

A equipa bracarense esteve mesmo a perder por 3-0 até ao minuto 85', altura em que Ruben reduziu a diferença.

João Pinto e José Manuel, que estiveram ausentes dos relvados durante um longo período, regressaram neste encontro disputando a primeira parte da partida.

Com mais esta derrota, o Sp. Braga mantém a oitava posição na classificação, com apenas 8 pontos.

Do lado do Gondomar, equipa da Liga Vitalis que conquista os primeiros três pontos na prova, marcaram Guerreiro (42'), Luís Neves (61') e Tinho (70').

RECORD

JotaCC

"Craques" não resolveram
O Sporting de Braga, com  alguns jogadores da equipa principal, permitiu ontem ao Gondomar a primeira vitória na Liga Intercalar (1-3).   

O Sporting de Braga foi derrotado ontem, em casa, pelo Gondomar por 3-1, em jogo a contar para a 8.ª jornada da Liga Intercalar. Mesmo com alguns dos principais "craques" da primeira equipa, os braca-renses apresentaram um baixo nível de futebol. Uma equipa com jogadores como Rodriguez, César Peixoto, João Tomás, Zé Manuel e João Pinto faria inveja a qualquer outro clube do escalão principal do futebol nacional. Mas a verdade é que nem o recurso a alguns destes craques permitiu ao Braga chegar à vitória.
É claro, alguns destes atletas também estão numa fase de reintegração, como os exemplos evidentes de Zé Manuel e João Pinto, depois de um longo período ausentes devido a lesão.

Para a história fica a vitória dos gondomarenses, mas o jogo acabou por decorrer de forma equilibrada, particularmente no primeiro período. João Tomás chegou a estar nos dois lances de maior perigo para a baliza de Murta (6 e 15 m). Numa das jogadas, o avançado foi carregado em falta, mas o árbitro da partida nada assinalou.
Vargas levou a equipa do Gondomar aos ombros e os visistantes acabaram por chegar ao intervalo em vantagem. Guerreiro inaugurou o marcador, depois de uma perda de bola de Rodriguez. Mesmo em cima do intervalo, Pedro quase fazia o golo do empate, após solicitação de Edu, mas rematou à figura do guarda-redes.
Na segunda parte, o Gondomar dilatou marcador aos 62 minutos, com golo de Luís Neves. Tinho "matou" aos 69 minutos, fazendo o 3-0. Em cima do apito final, Ruben ainda fez o golo de honra do Sp. de Braga.

CM

JotaCC

 O programa de formação das camadas jovens do Hoquei de Braga vai ser apoiado com 37 mil euros enquanto o programa de desenvolvimento desportivo do "Merelinense Futebol Clube" recebe 49 mil euros.

A decisão de apoiar estas duas colectividades desportivas foi arpovada hoje na reunião quinzena da câmara de Braga

O "Hóquei de Braga" tem esta época em competição oficial seis equipas de formação que envolvem cerca de 90 jovens

Assumindo-se como «a segunda colectividade desportiva mais representativa do concelho», o Merelinense Futebol Clube fundamenta o estabelecimento deste contrato-programa com o facto de movimentar nas suas várias secções amadoras «mais de 260 jovens por época».

A autarquia bracarense decidiu também apoiar financeiramente"Os Alegrienses" e o Lomarense Ginásio

ANTENA MINHO

JotaCC

#8
Manuel Machado
"É absolutamente necessário vencer"


Depois de Coimbra, Porto e Amadora, este para a Taça de Portugal, o Braga volta a jogar em casa, facto que sucede pela primeira vez em 2008, frente a um adversário, considerou Manuel Machado, que "não se vai deixar afectar pelas questões do foro administrativo resultantes do 'caso Meyong'". "Cada equipa dá o seu melhor em campo, e o Belenenses possui um bom conjunto e será um obstáculo grande para nós", disse o técnico na antevisão ao jogo de amanhã. "Espero que o retorno a casa se concretize com bons resultados e pontos, que são absolutamente necessários", sublinhou Manuel Machado para quem é "fundamental ganhar" amanhã.

Reconhecendo o peso da eliminação precoce na Taça, o técnico lembrou que a equipa "teve um começo menos bom da época", uma situação que a sua chegada normalizou com desempenhos "mais iguais ao que foi o passado". Sobre o desagrado dos adeptos na véspera, disse que "ninguém que gosta do clube fica contente com a eliminação, pelo que é compreensível o descontentamento manifestado". Ainda assim, foi apelando a uma (nova) leitura do passado recente que avançou na conversa, considerando "normal" a derrota no Dragão, ainda que por números que rotulou de exagerados, e que a derrota na Reboleira contribuiu para uma mudança na imagem "de tudo o que foi feito antes". "À décima jornada, o Braga estava no 8.º lugar e hoje é sexto e, com excepção do líder, ganhámos pontos a toda a gente e, apesar dos últimos resultados, os objectivos, excepção feita à Taça de Portugal, continuam ao nosso alcance", lembrou o treinador num discurso virado para o balneário.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Contreras e Miguelito vão jogar

A questão ficou para o fim da conferência de Imprensa de Manuel Machado, ainda que a sua importância tenha a dimensão da do jogo que a equipa terá que disputar amanhã à noite frente ao conjunto do Restelo. Com Rodriguez impedido de alinhar depois de ter sido expulso na partida da Reboleira, importava saber como estava Carlos Fernandes, que abandonara o treino matinal com queixas, e de que forma o técnico estava a planear suprimir as duas vagas que nasceram no sector defensivo. Manuel Machado confirmou que o lateral fez um teste físico "e voltou a manifestar incapacidade muscular para jogar", situação que o afasta do lote das opções para o jogo de amanhã à noite. Assim sendo, reconheceu Manuel Machado, há que deitar mão aos reforços, e foi dessa forma que anunciou Miguelito e Contreras no onze que vai defrontar o Belenenses. No caso do chileno com a ressalva de que "tal acontecerá ainda a frio", ao mesmo tempo que deu conta da sua confiança quanto à questão burocrática que envolve o ex-jogador do Celta poder estar resolvida, confirmando haver indicações de que o certificado internacional do defesa-central chegará a tempo de este poder ser utilizado frente ao clube da cruz de Cristo.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um ciclo de confiança

Tendo no horizonte um mês de jogos muito difíceis e determinantes para o que resta da temporada em termos de ambições do colectivo, com visitas a Amadora e à Luz e a recepção ao Setúbal - pelo meio há um jogo com o Werder Bremen para a Taça UEFA -, Manuel Machado disse ir tentar que a equipa "tenha um bom desempenho nas duas frentes", ao mesmo tempo que mostrou confiança em que esta "atinja o grande objectivo de qualificação para as provas europeias".
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Saudades da sobrecarga


A eliminação na Taça de Portugal teve um lado positivo - o de diminuir a carga de jogos dos minhotos até ao final da temporada -, ainda assim uma dor de cabeça da qual o técnico já manifesta saudades. "Não me importava de ter essa sobrecarga, mas o esforço medonho feito em Novembro e Dezembro, e que foi ultrapassado com sucesso, pode muito bem vir a ter efeitos nefastos no desgaste dos jogadores num futuro próximo", frisou Machado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acerto de estratégia


Depois de dois dias a treinar à porta aberta - e devido ao facto de ontem apenas dispor de 16 jogadores para o único treino do dia, atendendo à "cedência" de nove atletas à equipa que jogou na Liga Intercalar -, Manuel Machado agendou para hoje a sessão em que vai preparar a estratégia que colocará em campo.

Em função desta decisão, a sessão matinal marcada para hoje decorrerá à porta fechada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jaílson
"Vivemos de resultados"

Jaílson chegou esta época ao Braga, emprestado pelo Benfica. Mesmo não sendo uma aposta frequente da equipa técnica, o avançado brasileiro continua a analisar com frieza e realismo o momento actual. A nível individual e colectivo. "Temos que continuar a trabalhar. Neste novo ano, ainda não ganhámos, é preciso paciência e trabalhar cada vez mais para que seja possível inverter esta tendência", observou.

Jaílson não encontra uma justificação para explicar a onda de resultados que contrariam a sequência anterior sob a orientação de Manuel Machado. "Temos jogado bem, temos trabalhado dentro do campo com a intenção de vencer, mas infelizmente os resultados não estão a aparecer. Compete-nos ter paciência, trabalhar muito e com certeza que os resultados hão-de aparecer", perspectivou.

Depois de três jogos fora (empate em Coimbra, goleada no Dragão e afastamento da Taça na Amadora), o Braga regressa sexta-feira a casa. Motivo mais do que suficiente para recuperar o tempo perdido. "Jogamos com o apoio dos nossos torcedores, e o nosso intuito é vencer, como sempre fazemos. Espero que, diante do Belenenses, consigamos vencer e convencer".

Não há resultados, mas o moral não está reduzido. "A confiança ainda está em alta. Somos profissionais, sabemos do nosso dever em campo; nunca entramos em campo com o pensamento de derrota: é sempre para vencer."

Ser eliminado da Taça não ajudou, mas não pode servir para desmoralizar o grupo. "Todos vivemos de resultados. Fomos eliminados, agora há que levantar a cabeça; sofremos com esse resultado, mas o mais importante é ter personalidade e trabalhar cada vez mais para que seja possível rectificar", atirou.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Sempre de cabeça levantada"


O Braga perdeu ontem com o Gondomar para a Liga Intercalar e está em antepenúltimo lugar. Jaílson diz que não há falta de motivação. "Há muitos jogadores jovens, que nos tentam ajudar. É preciso paciência, porque nestes jogos também entramos sempre de cabeça levantada."
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Carlos Fernandes fez teste e ressentiu-se

Carlos Fernandes surgiu ontem a treinar sem limitações no apronto matinal cumprido nos relvados de apoio do Estádio AXA, numa sessão a que apenas compareceram 16 atletas dado que os restantes estavam envolvidos na equipa que, à tarde, defrontou o Gondomar para a Liga Intercalar. Só que o que parecia ser a confirmação da recuperação do lateral-esquerdo acabou por determinar o inverso, ou seja, no momento em que disputava uma peladinha em campo curto, o lateral ressentiu-se e abandonou o relvado com queixas.

Longe dos olhares manteve-se Madrid. Submetido na véspera a uma ecografia, o médio argentino acusou uma microrrotura e vai permanecer afastado dos treinos por mais algum tempo, não tendo o departamento médico determinado uma data para p regresso dos dois jogadores à competição. A sessão durou aproximadamente 1 h e 45 m.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Estou à espera"

Jaílson continua a reclamar por mais tempo de utilização. Com pouco mais de 500 minutos de participação, resultantes de 14 jogos (13 incompletos, apenas um completo e três como titular), o avançado brasileiro diz que não tem tido muitas oportunidades. "Estou naturalmente à espera de mais; trabalho diariamente para concretizar esse objectivo, sei do meu potencial, sei do que posso render e não seria nada mau se me dessem uma sequência de jogos", defendeu.

Mais uma confissão. "Tenho total respeito por cada jogador do Braga, mas confio em mim. Sabendo o que posso render, faltam-me apenas mais oportunidades", adiantou sem demagogia.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Baylón anseia pela estreia

Depois de dois jogos na Liga Intercalar, Baylón afirma-se pronto para se estrear pela equipa principal dos minhotos. Ultrapassada que está a paragem forçada devido a lesão, o jovem avançado peruano diz-se ansioso por "agarrar uma oportunidade" e garante que Manuel Machado vai ter de contar com ele a partir dessa altura. Sobre a eventualidade de vir a ser cedido ao Setúbal, o jogador afirmou desconhecer essa possibilidade. "Não sei de nada, ninguém falou comigo nem a questão me foi posta, e tudo o que sei vi nos jornais", confessou o atleta, que, ainda assim, prefere continuar a sua carreira em Braga
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Matheus não é para vender

Depois do Sion, o PSV Eindhoven. Matheus continua a ser alvo da cobiça de clubes estrangeiros. Desta vez foi o empresário do avançado brasileiro, José Almeida, que em declarações ao sítio "Mais Futebol", deu conta do interesse, oficial, do clube holandês. "O PSV estava disposto a dar um milhão e meio de euros, mas o Braga pede dois milhões", revelou. Fonte da SAD bracarense garantiu, no entanto, que Matheus começa hoje a treinar e que não é para vender.


O JOGO



JotaCC

Taça das Taças: Sp. Braga defronta hoje o poderoso Interviu

Tem início hoje, na Sérvia, mais uma edição da Taça das Taças (Recopa). O representante português, Sp. Braga, defronta nem mais nem menos o poderoso Interviu, num embate onde o favoritismo pende claramente para a equipa espanhola.

Taça das Taças - Recopa Cup 2008
Nis (Serbia)

- Grupo A
Lobelle de Santiago (Espanha)
Koska Nis (Sérvia)
Aktobe BTA (Casaquistão)

- Grupo B
Interviu Fadesa (Espanha)
Sp. Braga/AAUM (PORTUGAL)
Icobit Montesilvano (Itália)

24/1/2008
18.30 Koska Nis - Aktobe BTA
20.30 Interviu Fadesa - Sp. Braga/AAUM

25/1/2008
18.30 Koska Nis - Lobelle de Santiago
20.30 Icobit Montesivano - Sp. Braga/AAUM

26/1/2008
17.00 Lobelle de Santiago - Aktobe BTA
19.00 Icobit Montesilvano - Interviu Fadesa

27/1/2008
15.00 - 5º/6º lugares
17.00 - 3º/4º lugares
19.00 - FINAL

O JOGO



JotaCC

Matheus já no treino
DESPEDIU-SE DO V. SETÚBAL COM GOLO
   
Matheus chegou pouco depois da 9 horas, foi apresentado aos colegas no balneário e participou nos trabalhos dirigidos por Manuel Machado.
Como jogou ontem pelo V. Setúbal para a Taça da Liga - despediu-se com um golo - fez um treino de recuperação.

RECORD

JotaCC


Paulo Jorge na mira do Bétis


Defesa e capitão do Braga tem vindo a ser observado e agrada ao clube da Andaluzia

O capitão do Braga, o defesa central Paulo Jorge, interessa ao Bétis de Sevilha.

Paulo Jorge tem 27 anos, não conheceu outro clube senão o Braga.
Estreou-se na equipa principal em 2002 pela mão do espanhol Fernando Castro Santos, depois de ter dado nas vistas na equipa B.

O Bétis tem seguido os seus desempenhos e pode formalizar uma proposta ao Braga a qualquer momento.

RR

JotaCC

Manuel Machado chama Breno e Contreras

Apresentados na passada sexta-feira como reforços do Sp. Braga, os defesas Breno e Contreras já estão na convocatória do Sp. Braga para a recepção desta sexta-feira ao Belenenses, jogo que abre a 17.ª ronda do Campeonato.
Contreras
ASF
Como novidade na lista de eleitos divulgada hoje pelo técnico Manuel Machado surge ainda o avançado brasileiro Philco, ficando assim preenchidas as três «baixas» em relação à última convocatória: Rodriguez (castigado), Carlos Fernandes e João Pinto (ambos por lesão).

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani;

Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, Contreras, Breno, César Peixoto e Miguelito;

Médios: Roberto Brum, Frechaut, Vandinho, Sélvio Cruz, Jorginho e José Manuel;

Avançados: João Tomás, Jaílson, Linz, Philco e Wender.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: Contreras e Breno estreiam-se nos convocados

O chileno Pablo Contreras e o brasileiro Breno Silva, novos centrais do clube, são os destaques da lista de convocados do Sporting de Braga para a partida com o Belenenses, da 17ª jornada da Liga, a disputar sexta-feira, no Estádio Municipal de Braga.
Chegado ao clube na semana passada, Contreras, ex-jogador do Celta de Vigo e do Sporting, entra desde já nas contas para o ''onze'' inicial de Manuel Machado, que se viu privado da utilização de Alberto Rodriguez, expulso na partida do passado domingo, frente ao Estrela da Amadora, para a Taça de Portugal (1-0), enquanto Breno Silva, também convocado, deverá iniciar o encontro no banco.

De regresso aos eleitos de Manuel Machado está o avançado Zé Manel, após uma lesão que o afastou dos relvados durante várias semanas,

De fora, apesar de na quarta-feira ter jogado frente ao Gondomar para a Liga Intercalar (1-3), ficou João Pinto, que volta a ser ''colocado'' no lote dos lesionados.

Mas não se ficam por aqui os impedimentos de Manuel Machado, uma vez que Carlos Fernandes, lesionado na partida do último domingo, na Amadora, não recuperou e não é opção para a recepção ao Belenenses, o mesmo acontecendo com Andrés Madrid, que continua lesionado.

O Sporting de Braga ocupa a sexta posição da tabela classificativa, com 23 pontos, enquanto o Belenenses é oitavo, com 22. O encontro inicia-se às 20:30 de sexta-feira, no Municipal de Braga.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani.

Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, Pablo Contreras, Breno Silva, Miguelito e César Peixoto.

Médios: Roberto Brum, Jorginho, Frechaut, Vandinho e Stélvio Cruz.

Avançados: João Tomás, Philco, Wender, Zé Manel, Jaílson e Linz.

LUSA