News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 20/01

Started by JotaCC, 20 de January de 2008, 09:06

Previous topic - Next topic

JotaCC

Feridos de guerra numa só marquesa



Nem a brincar serão permitidas explosões ou gritos de socorro. Traumatizados por uma derrota caseira e uma goleada averbada no Dragão, respectivamente, Estrela e Braga estão mais sensíveis do que nunca e só poderão salvar-se de um ataque de nervos, de consequências nefastas, com uma passagem aos oitavos-de-final da Taça. Por mais diferentes que sejam as aspirações de uns ou outros - o Braga luta, no mínimo, por um lugar europeu, enquanto o Estrela já se dará por contente com uma eventual melhor classificação de sempre - ninguém quer ficar pelo caminho nesta fase da prova, pelo que não faltará emoção no duelo marcado para esta tarde. Responsável pelo afastamento do Fátima da prova rainha do futebol português, o mesmo Fátima que se celebrizou ao eliminar o FC Porto da Taça da Liga, a equipa de Daúto Faquirá já perdeu esta época em Braga, para o campeonato, mas não deixou de ser um dos ossos mais duros de roer para os arsenalistas ainda comandados por Jorge Costa, que apenas chegaram à vantagem (2-1) perto do fim. Já o Braga vem de uma eliminatória atribulada na Camacha (3-2), embora tendo claramente em mente chegar à final da Taça, a menos que António Salvador tenha reformulado o tal objectivo de conquistar um título. Mais logo se verá. Certo é que o Braga até tem sido feliz nas deslocações à Amadora, onde não perde desde 97/98.

Equipas prováveis


Estádio José Gomes
15h00
Árbitros
João Ferreira [AF Setúbal]
Pais António + Luís Ramos

Estrela da Amadora
Treinador Daúto Faquirá
25 | Pedro Alves GR
2 | Rui Duarte LD
15 | Maurício DC
34 | Wagnão DC
55 | Hélder Cabral LE
16 | Fernando MD
30 | Tiago Gomes MD
13 | Nuno Viveiros AD
10 | Mateus MO
5 | Ndiaye AE
9 | Anselmo AV
-
12 | Filipe Mendes GR
32 | Moreno LD
28 | Marcelo Goianira MD
26 | Celestino MO
14 | Marco Paulo MO
7 | Pedro Pereira AD
17 | Adul AE

Braga
Treinador Manuel Machado
1 | Paulo Santos GR
47 | João Pereira LD
3 | Paulo Jorge DC
2 | Rodriguez DC
13 | Carlos Fernandes LE
5 | Roberto Brum MD
17 | Frechaut MD
7 | Jorginho AD
21 | César Peixoto MO
15 | Wender AE
29 | Linz AV
-
12 | Dani Mallo GR
25 | Miguelito LE
88 | Vandinho MO
10 | João Pinto MO
18 | Zé Manel AD
20 | Jaílson AV
9 | João Tomás AV
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Zé Manel e JVP de volta


Recuperados das respectivas lesões, João Pinto e Zé Manel são as novidades na convocatória para o jogo frente ao Estrela. Em relação à última partida, saem da lista Anilton e Castanheira, jogadores que já não fazem parte do plantel bracarense.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A FIGURA
Saiu inteiro da goleada


Nem tudo o que se passou na visita ao FC Porto foi para esquecer. É verdade que Manuel Machado terá anotado poucos aspectos positivos no seu bloco de apontamentos, mas pelo menos o nome de César mereceu um relevo especial. Lançado em jogo ao cabo da primeira meia hora, o ex-lateral-esquerdo do Braga, agora rotulado de extremo, entrou para a posição de médio-ofensivo e causou boa impressão. Será para continuar?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

César Peixoto terá direito a repetição




A ausência de César Peixoto foi a grande surpresa no último treino do Braga antes do jogo da Taça, mas não constitui uma baixa para a Reboleira. Antes um reforço. O número 21 apenas foi poupado devido a uma pisadela no dedo sofrida no treino de sexta-feira e acabou por ser convocado, sendo provável a sua inclusão na equipa. A sua entrada na última partida, frente ao FC Porto, dinamizou o ataque e a produção ofensiva dos minhotos melhorou a olhos vistos. O próprio Manuel Machado esteve à conversa durante alguns minutos com o jogador na sessão de quinta-feira, o que poderá indiciar alguma mexida no onze inicial que subiu ao relvado do Dragão. Com a entrada de César Peixoto, alguém será sacrificado, sendo Vandinho o candidato número um a sentar-se no banco de suplentes. Relativizando a sua prestação nos últimos jogos e numa posição que não costumava ser a sua até à chegada de Manuel Machado - a de número "10" -, Vandinho não tem demonstrado a qualidade de anos anteriores e as debilidades nas transições defesa/ataque no jogo com o FC Porto foram evidentes, mesmo actuando mais recuado e na sua posição natural. Quanto ao onze provável, Machado deve esquematizar na Amadora a seguinte equipa: Paulo Santos na baliza; na defesa, João Pereira, Carlos Fernandes, Rodriguez e Paulo Jorge; no meio-campo, Brum, Frechaut e César Peixoto; na frente, Jorginho, Wender e Linz. A exemplo do que se viu frente ao campeão nacional, Peixoto deverá actuar nas costas do ponta-de-lança (Linz). Em sentido inverso, Madrid não foi convocado por ainda não ter o ritmo desejado.

Preocupado com as bolas paradas, que têm sido um verdadeiro "monstro" para os bracarenses, Manuel Machado aproveitou ainda a semana para rever este aspecto vezes sem conta, sobretudo no último treino, durante o qual rectificou posições em várias situações de jogos. E como numa eliminatória pode acontecer tudo, incluindo decidir o vencedor através da marcação de grandes penalidades, o grupo fez uma reciclagem em cantos, livres e até penáltis. Tal como chegou a admitir na projecção do jogo, Manuel Machado anda preocupado com as constantes desconcentrações dos jogadores, que já valeram sete golos sofridos, mas acredita que tantos erros não terão repetição.^

O JOGO

JotaCC

Minhotos sem mudanças no filão da segunda via

João Pinto recuperou a condição física e regressa aos convocados

Manuel Machado aposta tudo na Taça de Portugal, colocando de lado um eventual quadro de gestão do plantel e apontando baterias ao duelo com o Estrela da Amadora. Os minhotos deslocam-se, esta tarde (15 horas), ao Estádio José Gomes, para discutirem a passagem aos oitavos-de-final da competição, uma via alternativa para conquistarem um troféu e cumprir o objectivo programado no início da temporada.

A Taça da Liga já era, o Braga caiu logo na primeira eliminatória, e o campeonato não é a via certa para arrecadar um título. Assim, a Taça assume-se como caminho alternativo, mas privilegiado, para a equipa de Manuel Machado encher mais uma prateleira do museu arsenalista. Com essa ambição na cabeça, o treinador não facilita e vai apresentar uma equipa na máxima força, na Reboleira. Uma das poucas mudanças reside na reentrada de Frechaut no onze, depois de ter falhado a partida com o F. C. Porto, por lesão.

Os regressos de João Pinto e Zé Manuel aos convocados também consiste numa boa notícia para os bracarenses. O departamento médico está um deserto, até porque o único elemento do plantel que suscita algum cuidado é o médio Bruno Tiago - em fase final de reabilitação de uma intervenção cirúrgica -, visto que Andrés Madrid já retomou os trabalhos.

Ontem, César Peitoxo, que foi convocado por Manuel Machado, não se treinou, devido a um problema num pé, mas apenas por precaução.

Em festa pelo aniversário

O sábado foi de festa no clube minhoto, que, ontem, comemorou o 87.º aniversário. O presidente António Salvador esteve presente num almoço comemorativo, juntamente com a equipa técnica e os capitães, Paulo Jorge, Wender e Paulo Santos.

Celestino no onze


No Estrela, Daúto Faquirá vai conceder a titularidade, pela primeira vez, ao reforço de Inverno Celestino. Na baliza, Pedro Alves substitui o lesionado Nélson.



Convocados Braga Paulo Santos, Dani, Rodriguez, Paulo Jorge, Carlos Fernandes, César Peixoto, João Pereira, Frechaut, Sélvio Cruz, Vandinho, Roberto Brum, Jorginho, Miguelito, João Pinto, Wender, Zé Manel, Jaílson, Linz e João Tomás. E. Amadora Pedro Alves, Filipe Mendes, Maurício, Rui Duarte, Wagnão, Hélder Cabral, Moreno, Fernando, Marco Paulo, Tiago Gomes, Mateus, Marcelo Goianira, Adul, Celestino, Anselmo, Ndiaye, Pedro Pereira e Nuno Viveiros.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

F. C. Porto mais isolado no comando


O F. C. Porto demarcou-se ainda mais na liderança da Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores A da 1.ª Divisão. Na 22.ª jornada, os azuis e brancos venceram o mais directo adversário, Leixões, por 2-1, e aumentaram de oito para 11 pontos a vantagem na classificação. Os matosinhenses mantiveram a segunda posição, pois o terceiro posicionado, Braga, cedeu um empate a uma bola no terreno do Freamunde e está a um ponto da vice-liderança.

Os deslizes dos perseguidores do comandante permitiram ao Candal (quarto), que folgou, não se distanciar muito. Já o Guimarães, não só deu um salto na tabela, ascendendo ao quinto posto, como está mais próximo pontualmente dos gaienses (a dois pontos), após ter batido a Académica, por 2-0, atirando os estudantes para a sétima posição. O Boavista, mercê do desaire da Briosa e do triunfo sobre o Penafiel (2-1), subiu para o sexto lugar, a três pontos dos vimaranenses.

A subir estão também Vizela e Varzim. Os vizelenses foram a Vila do Conde vencer o Rio Ave, por 4-3, e ocupam agora o 11.º lugar, beneficiando ainda da derrota, por 3-1, da Naval (12.º) frente ao lanterna-vermelha Vianense, que finalmente obteve a primeira vitória na prova. Os poveiros ganharam ao Gil Vicente (oitavo), por 2-1 e passaram para o 13.º posto da classificação.

JN

JotaCC

SPORTING DE BRAGA NÃO APROVEITA DESLIZE DO LEIXÕES
«DRAGÕES» A UM PASSO DA FASE FINAL
O triunfo (2-1) sobre o Leixões, segundo classificado da Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores, abriu ao FC Porto as portas da Fase Final. O Sporting de Braga empatou em Freamunde e não aproveitou o desaire leixonense.


Os «dragões» são mais líderes e levam 11 pontos de vantagem sobre, precisamente, o adversário de ontem, e mais 12 do que o terceiro classificado Sporting de Braga que, na 22.ª jornada, não foi além de uma igualdade (1-1) no reduto do Freamunde.
Numa ronda em que o Candal, 4.º classificado folgou, e por via disso não aproveitou os deslizes dos da frente, o Vitória de Guimarães venceu (2-0) a Académica. O triunfo dos vitorianos acalenta algumas esperanças aos comandados de Rogério Rodrigues, embora a distância para o segundo, Leixões, seja ainda de oito pontos. No entanto, o Vitória minhoto tem menos uma partida realizada.
Já o Boavista alcançou uma vitória difícil (2-1) diante do Penafiel e continua, ainda assim, muito longe das posições de acesso à fase Final. Os «axadrezados» são 6.º classificados, a dez pontos dos leixonenses (vice-líderes).
No fundo da tabela, o destaque vai para a gracinha dos dois últimos classificados da Zona Norte. O «lanterna vermelha» Vianense, que ainda não tinha conquistado qualquer vitória esta temporada, recebeu e venceu a Naval, por 3-1, e soma seis pontos, insuficientes para deixar a última posição do Campeonato.
Também o Sporting de Espinho, penúltimo «cotado», conseguiu a quarta vitória da época ao derrotar (2-1) o Merelinense. Pese embora os três pontos contabilizados, os espinhenses continuam longe dos lugares tranquilos, uma vez que os «tigres» da Costa Verde estão a oito pontos das posições que dão direito à manutenção.
O Varzim ganhou novo fôlego na luta pela permanência, fruto do triunfo em Barcelos, frente ao Gil Vicente, por 2-1. Com os três pontos averbados, os poveiros somam 23 pontos e estão a dois da zona de manutenção – beneficiou do desaire da Naval no reduto do Vianense.
Completa que está a 21.ª jornada, ainda nada está definida quantos às formações que vão disputar a Fase Final bem como as equipas que vão descer à II Divisão. Ainda assim, o FC Porto está próximo de alcançar a fase que permite disputar o título e o Vianense está com um pé na II Divisão, independentemente da vitória de ontem.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

BRAGA CONQUISTA INTER-ASSOCIAÇÕES NACIONAL


A selecção Sub-19 da AF Braga conquistou o Torneio Nacional Inter-Associações Feminino, ao vencer, na final, a congénere de Leiria, por 7-3. Vitoriosa sobre a AF Algarve no jogo de atribuição do terceiro, por 1-0, Coimbra subiu ao último lugar do pódio, do qual ficaram, surpreendentemente, de fora Lisboa e Porto, principais favoritos à vitória. As lisboetas ficaram na quinta posição, depois de baterem as portuenses, por 4-2. Nas meias-finais, Braga batera o Algarve, por 5-0, e Leiria vencera Coimbra por 2-1, no desempate através de grandes penalidades. Apuramento 11.º/12.º: Viseu-Castelo Branco, 3-0; 9.º/10.º: Setúbal-Évora, 4-1; 7.º/8.º: Santarém-Aveiro, 3-1; 5.º/6.º: Porto-Lisboa, 2-4.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Sp. Braga: João Pinto e Zé Manel regressam para a Taça


Manuel Machado já pode contar com João Pinto e Zé Manel para o jogo com o E. Amadora, a contar para a quinta eliminatória da Taça de Portugal. Os dois experientes jogadores do Sp. Braga regressam após lesão e substituem Castanheira e Anílton Júnior na lista de convocados. O médio foi emprestado ao Leixões e o defesa-central foi transferido para os romenos do Pandurii.

E. Amadora estreia Celestino

O encontro realiza-se às 15 horas deste domingo, no Estádio da Reboleira.

Convocados do Sp. Braga:

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani;
Defesas: Rodriguez, Paulo Jorge, Miguelito, César Peixoto, Carlos Fernandes e João Pereira;
Médios: Frechaut, Roberto Brum, João Pinto, Vandinho e Stélvio Cruz;
Avançados: João Tomás, Jorginho, Wender, Zé Manel, Jaílson e Linz.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sporting de Braga disputa esta tarde na Reboleira a passagem à eliminatória seguinte da Taça de Portugal em futebol.    


O Sporting de Braga disputa esta tarde na Reboleira, a passagem à eliminatória seguinte da Taça de Portugal em futebol.

O Sporting de Braga defronta o Estrela da Amadora num apartida que começa às três da tarde.

Na conferência de imprensa da passada sexta-feira que antecede este jogo, o técnico do Sporting de Braga, Manuel Machado, disse que esperava defrontar um adversário tradicionalmente difícil, mas que mesmo assim esperava vencer o jogo.

ANTENA MINHO

JotaCC

"Sp. Braga será tanto maior quanto maior o número de sócios"
O Sp. Braga comemorou, ontem, o 87.º aniversário, uma data assinalada com a entrega de emblemas de ouro e prata aos sócios mais antigos. O presidente deixou um apelo aos sócios e à cidade. 



Em dia de aniversário, o pedido foi dirigido a todos os sócios e à cidade. Um apelo do presidente do Sporting Clube de Braga de olho na conquista de novos públicos e no crescimento do número de sócios. No discurso de comemoração do 87.º aniversário do clube, António Salvador foi claro: "temos plena consciência que o Sp. Braga será tanto maior, quanto maior for o número dos seus associados".

Num dia que considerou como "importante para a história do clube", Salvador dirigiu as primeiras palavras de agradecimento "a todos aqueles que, de uma forma intensa e apaixonada, contribuíram para o nascimento, crescimento e desenvolvimento do Sp. Braga".
Para o presidente, os "devotos associados" representam a "vitalidade do clube", um papel com carácter mais especial para os sócios que completam 50 anos 'de casa'. "São o maior exemplo de dedicação e amor ao nosso clube", sublinhou.

António Salvador lembrou que uma das preocupações da direcção do Sporting Clube de Braga passa por proporcionar aos seus sócios mais atenção e melhores condições. "Temos plena consciência que o Sp. Braga será tanto maior, quanto maior for o número dos seus associados. Por isso, peço que transmitam aos vossos filhos, netos, a toda a família e amigos, os valores do Sp. Braga. Ensinem a gostar do clube, a orgulhar-se dele, para que o Sp. Braga seja sempre uma das raízes de ligação à terra e região".

Quanto ao futuro, o presidente frisou que o objectivo continua a ser fazer do Sp. Braga "um clube ecléctico, digno, cumpridor, respeitado", olhando para o futuro com "optimismo e com a certeza de que as grandes vitórias e as grandes conquistas não vão demorar a chegar". "Juntos vamos seguir os objectivos que sonhamos e que também nortearam as gerações passadas que percorreram os 87 anos de vida do clube", rematou.

Uma paixão chamada Sp. Braga


Mais de 200 pessoas estiveram, ontem, reunidas nas cerimónias de comemoração do 87.º aniversário do Sporting Clube de Braga. Entre elas, os sócios mais antigos, com já 50 anos de dedicação e apoio ao clube, que foram agraciados com emblemas do clube em ouro, num sinal de agradecimento e reconhecimento. Para além de serem associados há 50 anos, em comum têm todos aquilo que dizem ser "uma paixão pelo Sporting de Braga".
"Nestes 50 anos, é uma paixão ser sócio e viver o clube em toda a sua história. Tenho muita honra em ser sócio do Sp. Braga, também já fui durante muitos anos dirigente e, como tal, é com muita alegria que vivo este dia", revelou João Carvalho.
Associado desde 22 de Setembro de 1957 - "na altura tinha 17 anos" - João Carvalho confessa que o que marcou mais na história do clube foi "a conquista da Taça de Portugal". "É, de facto, o momento histórico na vida do clube. Esperemos que no futuro o Sp. Braga nos possa dar alegrias idênticas, penso que estará no bom caminho e, brevemente, iremos conseguir um feito desse género", destacou.

Lembrando a época em que decidiu tornar-se sócio do emblema arsenalista, João Carvalho recorda que, "nessa altura o Sp. Braga era muito diferente, não tem nada a ver com aquilo que é hoje". "De facto era tudo muito amador, mas é assim que nascem as coisas, pequenas e com muitas dificuldades. Nessa altura, o Sp. Braga vivia muitos momentos difíceis, porque era um clube pobre. Apesar disso, teve grandes atletas e grandes equipas que nos habituaram a ter grandes feitos", afirmou João Carvalho.

Quanto ao futuro, o desejo é também unânime entre os sócios: "gostava que o Sp. Braga continuasse a ter esta estrutura, dinâmica e projecção para, num futuro próximo, chegarmos onde todos os associados e a direcção deseja que é chegarmos a campeões nacionais", sublinhou João Gomes Oliveira. Na memória do antigo presidente (1996-2001) estão "momentos como estes de grande emoção, em que é  reconhecido o contributo que os sócios emprestam ao clube".

Emblemas de ouro para 17 sócios do clube há 50 anos


O momento alto das comemorações do 87.º aniversário do Sporting Clube de Braga foi a entrega dos emblemas em ouro para os sócios mais antigos, que somam já 50 anos de dedicação ao clube. António Salvador entregou emblemas a 17 sócios que se orgulham de ser os mais antigos do clube.
São eles: António Silva Braga, Fernando Ferreira Santos, Rui Martins Braga, Manuel José Ferreira, Lino Ferreira Silva, Augusto Dias Silva, Francisco Barbosa Ribeiro, Fernando Gonçalves Dias, José Freitas Ferreira, José Simões Maia, Francisco Gomes Silva, João Costa Carvalho, Artur Fernandes Ferreira, Agostinho Martins Ferreira, José Ferreira Barros, José Pinto Costa e José Peixoto Rodrigues.

CM

Olho Vivo

José Manuel e João Pinto reforçam comitiva minhota, determinada a dar uma resposta ao desaire do dragão

No máximo para prova de fogo

Por Augusto Bernardino

MAIS do que a passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal, o Sp. Braga pretende perceber, de forma inequívoca, até que ponto o grupo ficou chamuscado pelo bafo do Dragão. Manuel Machado não está disposto a facilitar e chamou os recuperados João Pinto e José Manuel, apresentando-se assim na máxima força para nova prova de fogo.

A ambição do Sp. Braga não permite que se encare com reservas de qualquer ordem esta eliminatória da Taça de Portugal, especialmente quando todos esperam uma resposta cabal da equipa, depois do desaire do Dragão, antes de retomar o trilho da Liga.

O treinador Manuel Machado não descurou nenhum pormenor, concluindo mesmo a manhã que antecedeu o início do cerco à Amadora com um pelotão de fuzilamento destacado para ensaiar a possibilidade de o jogo ser levado para as grandes penalidades. Pormenor bem revelador das intenções dos minhotos, reforçadas com os regressos de João Pinto e José Manuel.

Peixoto na comitiva para a Amadora

No plano dos imponderáveis, destaque para a ausência de César Peixoto, que apesar de não ter participado na sessão de trabalho foi convocado por Manuel Machado. Episódio semelhante sucedera na véspera da deslocação ao Dragão, com Frechaut, que acabou por ceder o lugar a Miguelito. Desta feita, tendo em consideração o facto de o próprio César Peixoto estar a lutar pelo regresso à titularidade, não são esperadas alterações significativas. Apenas, e caso se confirme que o Sp. Braga não vai aproveitar a prova para qualquer tipo de alternância no plantel, o regresso de Frechaut ao onze inicial, precisamente por troca com Miguelito, isto em relação às escolhas para o último jogo.

Foi, de resto, essa a indicação deixada na sessão de ontem, onde o argentino Andrés Madrid surgiu completamente integrado e Bruno Tiago acelerou a recuperação.

Num dia especial para os bracarenses, houve ainda tempo para promover o nome do clube e da região além-fronteiras, com a equipa de reportagem venezuelana da Meridiano TV a entrevistar algumas das principais referências da equipa. Paulo Santos, João Pinto e o recém-chegado Miguelito dirigiram uma mensagem a um público muito especial, com destaque para os portugueses radicados no país presidido por Hugo Chávez.



Sofreu toque no tornozelo

Vandinho «OK»

Já na fase final da sessão, Vandinho sofreu um toque no tornozelo direito, sem contudo precisar de assistência médica.

O brasileiro cerrou os dentes, avaliou os estragos, superou a dor e prosseguiu em campo, tendo apenas sido dispensado da marcação de grandes penalidades, juntamente com o defesa-central Rodriguez e com os colegas que não entram nas contas deste embate para a Taça de Portugal.



António Salvador desmente saída de Baylón

«Não há contrapartidas a Matheus»

António Salvador garante que o resgate de Matheus ao V. Setúbal «não envolve contrapartidas excepcionais», desmentindo a possibilidade do jovem avançado peruano Jair Baylón rumar ao clube do Sado, onde se encontram já por empréstimo Eduardo e Filipe Gonçalves.

Contrariamente ao verificado com Castanheira e Anilton, respectivamente cedidos a Leixões e Pandurii, Jair Baylón continua a trabalhar com o plantel e ontem evoluiu normalmente, alternando — ainda que por breves instantes — com João Tomás e Jaílson, num trabalho específico de finalização, que o afastou momentaneamente do grupo. Recuperado de um problema físico, depois de meio campeonato em branco — também marcado por problemas burocráticos —, Baylón poderá extrair destas declarações do responsável máximo do clube um forte incentivo para continuar a lutar pelo seu espaço numa equipa onde a concorrência está ao rubro.

in A BOLA

JotaCC

Estrela da Amadora foi a sensação da ronda ao afastar o Braga

O Estrela da Amadora foi a sensação dos jogos desta tarde da quinta eliminatória da Taça de Portugal, ao receber e afastar o Braga. Com um golo de Matheus, de penálti, aos 8' da primeira parte. Também a Naval esteve em bom plano, ao eliminar em casa o Boavista, por esclarecedores 4-1. Laionel até marcou primeiro, para os axadrezados, aos 7', mas Saulo, aos 19, Marcelinho, aos 69' e 73', e Dudu, aos 76', estabeleceram um resultado que poucos esperariam. No outro jogo entre equipas do principal escalão, o Guimarães derrotou o Nacional no Estádio D. Afonso Henriques, por 1-0, com um tento de Flávio Meireles, aos 21'. Resultados de hoje da quinta eliminatória: Oliveirense 0-1 Marítimo; Penafiel 1-1 Sertanense (joga-se o prolongamento); Naval 4-1 Boavista; Estrela da Amadora 1-0 Braga; Leixões 1-0 Anadia; Gil Vicente 3-0 Lusitano de Évora; Guimarães 1-0 Nacional; Rio Ave 2-2 Olhanense (joga-se o prolongamento). Decorre ainda o Paços de Ferreira-Abrantes.

O JOGO

JotaCC

Taça - E. da Amadora vence Sp. de Braga


Um golo madrugador de Mateus garantiu hoje a vitória por 1-0 do Estrela da Amadora na recepção ao Sporting de Braga e a qualificação parta os oitavos de final da Taça de Portugal em futebol.
O defesa Rodriguez fez falta sobre Anselmo na grande área e Mateus,
o jogador mais dinâmico da equipa da Reboleira, estabeleceu aos sete minutos o resultado de um jogo que os minhotos actuaram durante toda a segunda parte em inferioridade numérica, por expulsão do mesmo Rodriguez aos 43, por acumulação de cartões amarelos.
     
 
     
Jogo no Estádio José Gomes, na Reboleira.
     
    Estrela da Amadora - Sporting de Braga, 1-0.
     
     
    Ao intervalo: 1-0.
     
    Marcador:
     
    1-0, Mateus, sete minutos (g.p.).
     
     
    Equipas:

     
    - Estrela da Amadora: Pedro Alves, Rui Duarte, Wagnão, Maurício, Hélder Cabral, Fernando, Tiago Gomes, Moreno (Nuno Viveiros, 63), Mateus, Celestino e Anselmo.
     
    (Suplentes: Filipe Mendes, Pedro Pereira, Marco Paulo, Nuno Viveiros,
Adul e Marcelo Goianira). .
     
    - Sporting de Braga: Paulo Santos, Rodriguez, Paulo Jorge, Carlos Fernandes (Miguelito, 34), João Pereira, Frechaut, Roberto Brum, Vandinho, Wender, Jorginho (Jailson, 62) e Linz.
     
    (Suplentes: Dani, César Peixoto, Miguelito, João Pinto, Stélvio Cruz,
Jailson e João Tomás).
     
     
Árbitro: João Ferreira (Setúbal).
     
Acção disciplinar: cartão amarelo para Rodriguez (5 e 43), Vandinho
(6), Wender (45), Taigo Gomes (48). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Rodriguez (43).
     
Assistência: cerca de 1500 espectadores.

RR
     

JotaCC

Boavista, Nacional e Sp. Braga eliminados


Boavista, Nacional e Sp. Braga despediram-se este domingo da 68.ª edição da Taça de Portugal, ao serem derrotados respectivamente por Naval, V. Guimarães e Est. Amadora, que fizeram prevalecer o factor casa. A surpresa veio de Penafiel, onde a equipa local caiu diante do Sertanense.

O actual terceiro classificado da Série D da III Divisão, que já na ronda passada tinha eliminado o Portimonenense, levou de vencida o adversário da II Liga através do desempate através de grandes penalidades, depois de empate a um golo no final do tempo regulamentar.

Trata-se da grande surpresa desta quinta eliminatória da Taça de Portugal, que mantém assim um representante da III Divisão. Da II Divisão B seguem em frente Moreirense e Atlético Valdevez (este por isenção), conseguindo ter tantos presentes como os da II Liga, Gil Vicente e Rio Ave, que ultrapassaram hoje Juv. Évora e Olhanense, respectivamente.

De resto, neste domingo prevaleceu o factor casa e/ou a lei do mais forte, sendo prova disso as vitórias de Marítimo, Leixões e Paços de Ferreira frente a Oliveirense, Anadia e Abrantes, respectivamente. Nos encontros entre equipas do escalão maior, realce para os números da vitória da Naval diante do Boavista (4-1), que até chegou a estar em vantagem no marcador. O Sp. Braga caiu na Reboleira diante do Est. Amadora, fruto de um único golo apontado de grande penalidade. Também através de golo solitário, o V. Guimarães levou de vencida o Nacional.

Resultados:
Oliveirense (II) - Marítimo (L), 0-1
V. Guimarães (L) - Nacional (L), 1-0
Leixões (L) - Anadia (II), 1-0
Naval (L) - Boavista (L), 4-1
E. Amadora (L) - Sp. Braga (L), 1-0
Penafiel (LH) - Sertanense (III), 1-1 (4-5, após g.p.)
Gil Vicente (LH) - Juv. Évora (II), 3-0
Rio Ave (LH) - Olhanense (LH), 3-3 (2-1, após g.p.)
P. Ferreira (L) - Abrantes (II), 4-0

Ontem:
Beira Mar (LH) - Moreirense (II), 0-1
Benfica (L) - Feirense (LH), 1-0
V. Setúbal (L) - U. Leiria (L), 1-0
Sporting (L) - Lagoa (II), 4-0
FC Porto (L) - Desp. Aves (LH), 2-0
Isento: Atlético Valdevez (II)

A BOLA

JotaCC

#10
E. AMADORA-SP. BRAGA, 1-0 (Mateus, 7' g.p)
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA

 
Jogo marcado pela desinspiração do Sp. de Braga que fica pela 5.ª eliminatória da Taça de Portugal e somou a terceiar derrota consecutiva. O Estrela da Amadora segue em frente com algum mérito, já que esteve bem na defesa e até chegou a desperdiçar algumas oportunidades

90' + 4 - João Ferreira apita para o final da partida.

90' + 2 - AMARELO a Hélder Cabral por ter agarrado Jailson

90' - Vamos ter mais 4 minutos de jogo

O Sp. Braga teve apenas duas oportunidades de golo até agora no encontro e ambas por Paulo Jorge de cabeça. Os bracarenses entram em desespero com balões lá para a frente

83' - Paulo Jorge cabeceia à trave após livre de Wender, com João Tomás na recarga a atirar ao lado

80' - Grande defesa de Paulo Santos a remate de Wagnão que surge na área com muito perigo. Canto, mas sem perigo

Os tricolores começam a conseguir gerir bem a posse de bola, perante alguma descrença dos jogadores do Sp. Braga

77' - Arrancada de Rui Duarte que remata de fora da área para defesa de Paulo Santos. Do canto não resultou qualquer perigo

A equipa bracarense arrisca tudo por tudo e pressiona bastante o último reduto do Estrela

75' - Protestos no banco do Braga por alegada mão de Wagnão na área. O árbitro João Ferreira diz que não

72' - SUBSTITUIÇÕES no Estrela da Amadora. Sai Celestino e entra MARCO PAULO. Sai Mateus e entra PEDRO PEREIRA

70' - AMARELO a Fernando por falta sobre Roberto Brum

69' - SUBSTITUIÇÃO no Sp. Braga. Sai Miguelito, que já tinha entrado na partida, e entra João Tomás. Manuel Machado joga o tudo por tudo

O Sp. Braga tenta ir para o ataque, mas as coisas não saem bem aos bracarenses porque o Estrela defende muito bem, com Fernando e Celestino em grande a tapar os caminhos para a baliza

66' - AMARELO a Roberto Brum por agarrar Tiago Gomes

62' - AMARELO a Jailson por ter tocado a bola com a mão

60' - Pontapé decanto para o Estrela da Amadora após boa jogada, com Nuno Viveiros a rematar contra João Pereira. Sem perigo

59' - SUBSTITUIÇÃO no Estrela da amadora. Sai Moreno e entra NUNO VIVEIROS

58' - SUBSTITUIÇÃO no Sp. Braga. Sai Jorginho e entra JAILSON

54' - Grande arrancada de Wagnão que passa por toda a defesa bracarense, mas depois atrapalha-se quando apertado por Paulo Santos e deixa fugir pela linha de fundo

53' - AMARELO a Tiago Gomes por jogar com a mão a meio-campo

51' - O Sp. Braga instala-se no meio campo do Estrela da amadra sem, contudo, conseguir criar oportunidades

50' - Moreno cai mal no relvado e precisa de ser assistido

João Tomás e César Peixoto aquecem no Sp. Braga. No Estrela aquecem Nuno Viveiros e Pedro Pereira

16:09 - REINÍCIO DA PARTIDA

----------------------------------------------------------------------------------------

Manuel Machado vai para as cabines a pensar em como dar a volta ao resultado na 2.ª parte. Para já, João Tomás aquece

15:53 - INTERVALO

45' + 2 - Canto para o Estrela da amadora, mas sem perigo

45' - Mais 4 minutos de compensação

44' - AMARELO para Wender

43' - CARTÃO VERMELHO a Rodriguez, que viu o segundo cartão amarelo após falta sobre Mateus. O segundo cartão amarelo foi, no enatnto, algo exagherado

42' - Jogada de perigo para os tricolores Fernando faz uma bela abertura para a direita, Mateus engana Miguelito e cruza para a pequena área onde Rodriguez desarma Anselmo que se preparava para marcar


As equipas estão nitidamente à espera do intervalo. O jogo está algo embrulhado a meio-campo e a ser disputado a um ritmo lento

40' - Mais um canto, com a bola a sobrevoar a área e a sair pela linha lateral

39' - Canto para os bracarenses, marcado por Wender, mas sem perigo

34' - SUBSTITUIÇÃO no Sp. Braga. Sai Carlos Fernandes e entra MIGUELITO

32' - Carlos Fernandes queixa-se ao banco de dores na coxa esquerda. Miguelito, que não teve uma estreia muito feliz com a camisola do Sp. Braga, sai de imediato para aquecimento

31' - Celestino cruza para a área, mas Paulo Santos segura a bola sem problemas.

28' - O Sp. Braga domina o jogo, circula melhor a bola, mas o Estrela, bem fechado lá atrás, vai defendo a vantagem e tentando lançar venenosos contra-ataques

23' - Anselmo reentra em jogo (incrível como João Ferreira demorou tanto tempo a dar-lhe ordem para entrar no relvado)

22' - Anselmo assistido após carga de Frechaut, com o avançado do Estrela tem mesmo de sair do relvado a coxear bastante

20' - Livre sem perigo para as redes de Pedro Alves, bastante seguro na ausência do habitual Nélson (não foi convocado)

18' - Grande jogada individual de Celestino! Depois de galgar vários metros, disparou contra Paulo Jorge já na área

14' - Livre de Wender e Paulo Jorge, solto na área, a cabecear para grande intervenção do guarda-redes do Estrela da Amadora, Pedro Alves

12' - Boa reacção do Braga, com vários cantos consecutivos a criar perigo.

Apesar dos protestos dos jogadores do Sporting de Braga, que pediam falta fora da área, a verdade é que foi dentro e o defesa Rodriguez deveria ter sido expulso

7' - GOLO do ESTRELA DA AMADORA. Mateus rematou para a esquerda, com Paulo Santos a lançar-se para o lado oposto

6' - AMARELO a Rodriguez e Vandinho (protestos)

5' - Penálti para o Estrela da Amadora. Rodriguez faz falta sobre Anselmo

3' - Jorginho ia lançado para a área, mas foi levantada a bandeirola. Fora-de-jogo.

O encontro na Reboleira tem alguns "espiões" nas bancadas, nomeadamente do Ajax, Feynoord, Werder Bremen e Bétis. Também o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira é esperado no Estádio

15:03 Início da partida. Sai o Estrela da Amadora
----------------------------------------------------

Taça de Portugal - 5.ª eliminatória

Estádio José Gomes, Amadora
Hora: 15:00
Árbitro: João Ferreira (Setúbal)

E. AMADORA-SP. BRAGA

E. AMADORA: Pedro Alves, Rui Duarte, Maurício, Wagnão e Hélder Cabral; Fernando, Tiago Gomes, Celestino, Moreno, Mateus; Anselmo

Suplentes:Filipe Pendes, Pedro Pereiro, Nuno Viveiros, Marco Paulo, Adul, Marcelo Goianira, NDiaye

Treinador: Daúto Faquirá

SP. BRAGA: Paulo Santos, João Pereira, Paulo Jorge, Rodríguez e Carlos Fernandes; Frechaut, Vandinho e Roberto Brum; Jorginho, Linz e Wender

Suplentes: Dani Mallo, Stélvio, Miguelito, César Peixoto, Jailson, João Pinto e João Tomás

Treinador: Manuel Machado
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Machado: «Os meus jogadores trabalharam muito»

PENÁLTI NO INÍCIO E EXPULSÃO DE RODRÍGUEZ DETERMINANTES

   
O Sporting de Braga despediu-se da Taça de Portugal com uma derrota na Amadora e Manuel Machado não escondeu a desilusão, queixando-se da forma como sofreu o golo e, sobretudo, da expulsão de Rodríguez.

"A derrota deve-se a três factos: golo de penálti logo início; uma lesão num jogo que poderia ter prolongamento e uma expulsão. Estes factores acabam por ser determinantes. Os meus jogadores trabalharam muito quando jogámos uma hora sem um jogador. Estiveram perto de conseguir, mas o único que conseguiu marcar, na forma como marcou, foi o Estrela. Lamento a saída precoce da Taça de Portugal", reconheceu o treinador minhoto.

Sobre o trabalho do árbitro, Machado admitiu não ter ficado contente mas recusou-se a criticar abertamente João Ferreira. "Quando se perde, o caminho mais fácil é justificar com decisões do árbitro. A ideia é que não estou muito contente. Julgo que há um diferencial no capítulo disciplinar. No penálti foi o árbitro assistente que acabou por assinalar", acrescentou.


RECORD




JotaCC

Taça de Portugal: E. Amadora afasta Sp. Braga da prova


Um golo madrugador de Mateus garantiu hoje a vitória por 1-0 do Estrela da Amadora na recepção ao Sporting de Braga e a qualificação parta os oitavos de final da Taça de Portugal em futebol.
ver jogosver jogos
O defesa Rodriguez fez falta sobre Anselmo na grande área e Mateus, o jogador mais dinâmico da equipa da Reboleira, estabeleceu aos sete minutos o resultado de um jogo que os minhotos actuaram durante toda a segunda parte em inferioridade numérica, por expulsão do mesmo Rodriguez aos 43, por acumulação de cartões amarelos.

Com mais posse de bola na primeira parte, o Braga tentou reagir ao golo da equipa da casa, mas nunca conseguiu criar perigo para a baliza de Pedro Alves, muito devido à boa exibição da defesa do Estrela da Amadora.

Apenas aos 14 minutos, através de um lance de bola parada, o guarda-redes ''tricolor'' teve que se esmerar: na sequência de um cruzamento da direita de Wender, Paulo Jorge, na grande área, rematou de cabeça ao segundo poste, mas Pedro Alves protagonizou a defesa da tarde.

O Estrela controlou bem o jogo e Celestino, em jogo de estreia, quase aumentou a vantagem aos 18 minutos, com uma arrancada que só foi parada por Paulo Jorge, guarda-redes bracarense.

Perto do intervalo, o Braga viu Rodriguez ser expulso, mas, mesmo em inferioridade, ao ''cair do pano'', Wender deixou Rui Duarte para trás e cruzou para a entrada de Linz, na única vez que a bola chegou aos pés do avançado austríaco, que foi batido apenas por Wagnão.

Ficha do Jogo:

- Estrela da Amadora: Pedro Alves, Rui Duarte, Wagnão, Maurício, Hélder Cabral, Fernando, Tiago Gomes, Moreno (Nuno Viveiros, 63), Mateus, Celestino e Anselmo.

(Suplentes: Filipe Mendes, Pedro Pereira, Marco Paulo, Nuno Viveiros, Adul e Marcelo Goianira).

- Sporting de Braga: Paulo Santos, Rodriguez, Paulo Jorge, Carlos Fernandes (Miguelito, 34), João Pereira, Frechaut, Roberto Brum, Vandinho, Wender, Jorginho (Jailson, 62) e Linz.

(Suplentes: Dani, César Peixoto, Miguelito, João Pinto, Stélvio Cruz, Jailson e João Tomás).

Árbitro: João Ferreira (Setúbal).

Acção disciplinar: cartão amarelo para Rodriguez (5 e 43), Vandinho (6), Wender (45), Taigo Gomes (48). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Rodriguez (43).

Assistência: cerca de 1500 espectadores.

LUSA


JotaCC

Rodriguez (Sp. Braga): «Não me pareceu penalty»

Rodriguez foi expulso na Reboleira depois de ter visto dois cartões amarelos. O primeiro no lance que deu origem à grande penalidade. Depois por uma falta, a meio-campo, sobre Mateus. No final o defesa-central do Sp. Braga comentou da seguinte forma a eliminação da Taça de Portugal:

«O adversário é que veio para cima de mim, mas infelizmente o árbitro não viu assim o lance. Também não me pareceu penalty, mas paciência. Estamos tristes, mas temos é de pensar todos no jogo de sexta-feira com o Belenenses.»

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Manuel Machado: «Lamento a saída precoce da Taça de Portugal»

Manuel Machado, treinador do Sp. Braga, analisou da seguinte forma a eliminação da Taça de Portugal, após derrota (1-0) na Reboleira:

«Deve-se a três factos. Golo de penalty logo início; uma lesão num jogo que poderia ter prolongamento e uma expulsão. Estes factores acabam por ser determinantes. Os meus jogadores trabalharam muito quando jogámos uma hora sem um jogador. Estiveram perto de conseguir, mas o único que conseguiu marcou, na forma como marcou, foi o Estrela. Lamento a saída precoce da Taça de Portugal.»

Comentando a actuação do árbitro João Ferreira: «Quando se perde o caminho mais fácil é justificar com decisões do árbitro. A ideia é que não estou muito contente. Julgo que há um diferencial no capítulo disciplinar. No penalty foi o árbitro assistente que acabou por assinalou.»
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Taça de Portugal: E. Amadora-Sp. Braga, 1-0 (crónica)



Mateus é o jogador que mais se destaca na equipa do E. Amadora. Já é normal o camisola 10 dar nas vistas no conjunto de Daúto Faquirá, mas neste domingo o toque de bola do brasileiro foi determinante para a eliminação do Sp. Braga na Taça de Portugal. Vitória do E. Amadora por 1-0 garante o passaporte para os oitavos-de-final.

Numa altura em que as equipas ainda assentavam na Reboleira Anselmo foi travado em falta na área por Rodriguez e o árbitro João Ferreira assinalou penalty a favor do Estrela depois de indicação do assistente. Decorria o minuto cinco quando a confusão se instalou na área bracarense. Rodriguez viu amarelo pela falta. Vandinho foi advertido por protestos. Mateus foi chamado a converter o castigo máximo e não falhou.

O Estrela da Amadora estava a vencer o Sp. Braga (1-0) quando se jogava o minuto oito. Uma vantagem confortável que obrigou os bracarenses a reagir e a subir no terreno.

A equipa tricolor prestava especial atenção nas marcações com o objectivo de garantir a preciosa vantagem.

Aos 14 minutos aconteceu a grande oportunidade de golo para o Sp. Braga. Na sequência de um livre de Wender, Paulo Jorge obrigou Pedro Alves à defesa da tarde na Reboleira.

Manuel Machado retirou Carlos Fernandes (com queixas) e fez entrar Miguelito (34m), mas o ex-benfiquista esteve pouco em jogo. Mas já lá iremos¿

Mateus voltou a fazer estranhos. Aos 42 minutos cruzou com perigo e obrigou Rodriguez a corte na pequena área, antes de Anselmo ter oportunidade para rematar. Na jogada seguinte o médio «arrancou» a expulsão do central. Num lance a meio-campo Mateus «sacou» uma falta de Rodriguez. O árbitro mostrou-lhe o segundo cartão amarelo e este foi expulso. O Sp. Braga ficou reduzido a 10 e limitado nas intenções de responder à desvantagem, frente a um Estrela que via neste lance uma preponderância semelhante ao penalty.

Atacar, gerir e passar


Com Frechaut obrigado a recuar para o centro da defesa, os bracarenses tentavam gerir a desvantagem no marcador e nas peças do relvado, enquanto Daúto Faquirá via a equipa ganhar forças para arriscar mais na segunda parte.

Se o primeiro canto dos tricolores só aconteceu ao minuto 45, na etapa complementar assistiu-se a um Estrla mais atrevido no ataque e a jogar sem medo frente ao Sp. Braga.

Wagnão esteve perto de marcar (54m), mas adiantou de mais a bola e esta saiu pela linha de fundo. Manuel Machado tentou acalmar os ataques do Estrela tirando Miguelito e fazendo entrar João Tomás (69m). Mesmo com mais um jogador na frente o Sp. Braga não conseguiu desfazer o resultado da primeira parte.

Aos 73 minutos o entrado Nuno Viveiros falhou o 2-0 por pouco, após cruzamento de Rui Duarte. Aos 77 foi o lateral-direito que obrigou Paulo Santos a defesa apertada para canto.

Antes do final assistiu-se ainda a boa jogada de ataque do central Wagnão (80m) e um remate à trave do bracarense Paulo Jorge (85m). Na recarga João Tomás atirou ao lado da baliza.

O E. Amadora deixou o Sp. Braga fora da Taça de Portugal num jogo bem disputado.

Ficha de jogo

Estádio José Gomes, na Reboleira
Árbitro: João Ferreira, auxiliado por Pais António e Luis Ramos
4º árbitro: António Taia

E. AMADORA: Pedro Alves; Rui Duarte, Wagnão, Maurício, Hélder Cabral, Fernando, Tiago Gomes, Mateus (Pedro Pereira, 71m), Celestino (Marco Paulo, 71m), Moreno (Nuno Viveiros, 59m) e Anselmo.
Treinador: Daúto Faquirá
SP. BRAGA: Paulo Santos, João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez, Carlos Fernandes (Miguelito, 34m, entra João Tomás, 69m), Roberto Brum, Frechaut, Vandinho, Jorginho (Jailson, 58m), Wender e Linz.
Treinador: Manuel Machado
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Mateus, 8m g.p.
Cartões: amarelos para Rodriguez (5 e 43m); Vandinho (5m) Wender (45m), Tiago Gomes (53m), Jailson (62m), Roberto Brum (66m), Fernando (69m), Hélder Cabral (90m); vermelho para Rodriguez (43m)


MAIS FUTEBOL