News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME - DIA 12/01/2008

Started by filipecos, 12 de January de 2008, 02:45

Previous topic - Next topic

filipecos

Adriano vai ser titular

Oavançado Adriano tem a via da titularidade aberta para render Tarik Sektioui no onze do F. C. Porto, que hoje mede forças com o Braga. O brasileiro deve ser a surpresa no conjunto montado por Jesualdo Ferreira, meio campeonato depois de ter jogado, pela última vez, na equipa inicial. Na convocatória divulgada ontem, destaque para o regresso do lateral Fucile e do médio Bolatti, que engrossam o leque das opções portistas num dos jogos mais apelativos da 15.ª jornada. O líder do campeonato mede forças com o Braga, sexto classificado, a três escassos pontos do terceiro lugar.

A ausência de Tarik Sektioui na selecção marroquina levanta a dúvida de quem será o escolhido para render o habitual extremo titular. Adriano e Mariano González são os dois candidatos, mas o avançado brasileiro parte em vantagem, pois já foi testado ao lado de Lisandro López, precisamente na última jornada, quando os azuis e brancos defrontaram a Naval. Foi um ensaio positivo e que abre margem de manobra para se reeditar uma dupla de sucesso no ataque portista, bem à imagem da época passada. Sendo assim, Mariano González começa no banco.

Recuperado de lesão, o lateral Fucile também poderá voltar ao onze em detrimento de Marek Cech. O internacional uruguaio já treina sem limitações, depois de um problema num pé e que o obrigou a trabalhar de forma condicionada - foi esse o principal motivo que o afastou do encontro com a Naval. Face às opções de Jesualdo Ferreira, Lino acabou por ser preterido da convocatória, depois de ter entrado no decorrer da última jornada e de ter somado os primeiros minutos na Liga com a camisola dos portistas. Do ponto de vista pessoal, o jogo de logo assume um carácter especial para Jesualdo Ferreira, cujo trabalho recente à frente do Braga ainda hoje é elogiado e recordado pelos adeptos minhotos.

Miguelito convocado

No Braga, a novidade na convocatória feita ontem por Manuel Machado é a presença de Miguelito. O lateral-esquerdo, que foi contratado ao Benfica na actual reabertura do mercado de transferência, estreia-se nas opções do treinador minhoto, mas irá começar o jogo do Dragão no banco, tendo em conta o bom momento de Carlos Fernandes. Com o regresso ao lado direito da defesa de João Pereira, que cumpriu castigo por acumulação de cartões amarelos no jogo anterior, em Coimbra, Machado poderá voltar ao onze que tem utilizado preferencialmente, voltando a apostar em Frechaut para o meio-campo.

Apesar do traumatismo no ombro direito sofrido durante o treino de anteontem, Jorginho também irá manter a titularidade, podendo assim voltar a pisar a relva do Estádio do Dragão, onde jogou ao serviço do F. C. Porto nas duas últimas épocas. Roland Linz será o ponta-de-lança de serviço na formação bracarense, num jogo em que terá oportunidade de se aproximar de Lisandro no topo da lista de marcadores da Liga (o austríaco soma oito golos, menos três do que o avançado argentino dos dragões).

A exemplo do que sucedeu nas últimas semanas, Andrés Madrid, João Pinto e Zé Manuel continuam a ser as principais baixas por lesão da equipa arsenalista, que será apoiada na cidade do Porto por cerca de dois mil adeptos.

in JN

filipecos

Forcing no Algarve para garantir Alex
REUNIÃO ESTE FIM-DE-SEMANA COM O WOLFSBURGO
   
      
      
António Salvador não desiste da contratação de Alex. O defesa-direito não entra nos planos do treinador Félix Magath e a administração da Braga SAD está a desenvolver todos os esforços para garantir a aquisição sugerida por Manuel Machado no âmbito de um plano de equilíbrio do plantel previsto para esta reabertura de mercado.

Record sabe que este fim-de-semana pode mesmo revelar-se decisivo, pois o empresário do jogador, António Teixeira, vai reunir-se com os dirigentes do Wolfsburgo, no Algarve. Os alemães estão a estagiar em Albufeira e o agente FIFA procurará sensibilizar os alemães a aceitar a proposta do jogador. Alex, que tem contrato até Junho de 2009, abdica das verbas que tem a receber, mas tem vindo a debater-se com a intransigência de quem gere o futebol do Wolfsburgo, clube que pagou 2 milhões de euros ao Benfica pela sua contratação.

in Record

Olho Vivo

INDISPOSIÇÃO DO MÉDIO PODE PROMOVER ESTREIA DO PRIMEIRO REFORÇO

Miguelito à espera de Frechaut

Por AUGUSTO BERNARDINO

Sem surpresa, Manuel Machado convocou o defesa-lateral Miguelito para a deslocação ao Dragão, onde, à partida, teria reservado um lugar no banco... a menos que as dúvidas ontem levantadas em torno da utilização de Frechaut se adensem.

Para já, uma indisposição gástrica impediu Frechaut de subir ao relvado, ausência que o treinador compensou com a inclusão de Miguelito na primeira equipa, precisamente a meio-campo. Uma ligeiríssima cambiante para alguém que conhece bem os segredos do corredor esquerdo e até do oposto. Já sem os problemas de ordem burocrática que atrasaram a entrada do ex-benfiquista nas contas do técnico, Miguelito surge como uma opção válida para a estratégia de Manuel Machado, que, depois de recuperar o lateral-direito João Pereira (castigado na última ronda), poderá voltar a ter que improvisar um pouco.

Por seu lado, Frechaut passou pelo ginásio e foi convocado antes de regressar a casa com indicações expressas para descansar, na esperança de hoje se apresentar em condições de actuar frente ao FC Porto. Preparando-se para todos os cenários, Manuel Machado chamou 19 futebolistas, com particular destaque para as presenças de Castanheira e Anilton, dois dos nomes que não fazem parte dos planos bracarenses para a segunda volta, mas que já na última ronda, em Coimbra, também estiveram em campo. Quem já não viu o nome inscrito entre as opções de Manuel Machado foi Vítor Hugo, cedido até ao final da temporada ao Maria da Fonte, equipa da Série A da II Divisão. O brasileiro Lenny continua de fora, à espera que o empréstimo fique definido, situação que deverá ser adiada para depois de amanhã.

Sem Hussaine

Quem já não participou na sessão de ontem foi Hussaine, cedido ao Boavista. Também Jair Baylón não emergiu no pelotão de que Manuel Machado dispunha ao início da manhã para o assalto ao Dragão. Sem problemas surgiu Jorginho, depois de na véspera ter sofrido um choque que o deixou por terra, com o ombro esquerdo a latejar. O próprio se encarregou de confirmar que está tudo bem. Apesar de lesionados, João Pinto, José Manuel e Madrid enfrentaram chuva e vento na esperança de acelerar a reintegração. Provação que não durou muito tempo, já que a sessão teve menos de uma hora, com a última fase especialmente dedicada ao aperfeiçoamento de lances de laboratório, em particular à marcação de livres e cantos.



Regresso ao dragão

Peixoto chegou a assustar

César Peixoto foi o último jogador a abandonar o treino... e à boleia do carro-maca, imagem que poderia traduzir mais uma baixa que a convocatória de Manuel Machado prontamente desmentiu.

O extremo bracarense ressentiu-se de um problema muscular, ainda que sem aparente relevo e esta noite, mesmo que na condição de suplente, vai marcar presença no Estádio do Dragão, uma casa que bem conhece. Além disso, tem a possibilidade de rever amigos dos tempos em que actuou no FC Porto e ajudou o clube a somar vitórias a nível nacional e internacional.



Mais um interessado

U. Leiria corre por Lenny

Colocado por Manuel Machado na relação de profissionais a dispensar até ao final da época, Lenny admitiu ontem não saber ainda onde rumará, decisão que deverá amadurecer durante o fim-de-semana. O brasileiro confirmou o desejo de prosseguir em Portugal, revelando o interesse do U. Leiria, que depois de ter perdido Hussaine para o Boavista procura reforçar as suas fileiras em Braga. As propostas para regressar ao Brasil serão, depreende-se, analisadas em segunda instância, na certeza de que com o Marítimo fora da jogada (por conflito de interesses entre dois emblemas que seguem no segundo pelotão, em perseguição de um lugar europeu) ainda restam Paços de Ferreira e U. Leiria para discutir o empréstimo do extremo. Sem preferência, Lenny declara apenas que aguarda por uma decisão.



Tribunal de Gaia deu provimento à acção sobre direitos desportivos de Linz e J. Ribeiro

João Pinto penhora passes

Por ANTÓNIO CASANOVA e PEDRO BARROS

O Tribunal de Gaia decretou a penhora dos direitos desportivos de Linz e de Jorge Ribeiro detidos pelo Boavista. A acção judicial foi interposta por João Pinto, confir- mando-se a notícia divulgada recentemente por A BOLA e que os dirigentes boavisteiros juraram desconhecer.

O Tribunal de Matosinhos já havia dado ordens para que qualquer crédito detido pelo Boavista sobre o Sp. Braga, na sequência da transferência do avançado Linz para o Minho, ficasse cativo, após acção judicial levantada por Filipe Anunciação, que denunciou uma dívida de 100 mil euros.

Agora, chegou a vez de João Pinto seguir o exemplo do actual jogador do P. Ferreira. O antigo futebolista e referência do emblema axadrezado (nas temporadas de 2004/2005 e 2005/2006 era o mais bem pago do plantel), e actualmente a representar o Sp. Braga, interpôs, também ele, uma acção para reclamar dos boavisteiros ordenados em atraso (estima-se que a dívida ultrapasse os 100 mil euros), após sucessivos e inconsequentes pedidos pessoais nesse sentido.

O Tribunal de Gaia já deu provimento à causa do menino de ouro e decretou a penhora de bens importantes da SAD da pantera: os direitos desportivos do ponta-de-lança Linz (33,3 por cento do passe do austríaco) e do médio-esquerdo Jorge Ribeiro.

Assim se percebe a razão por que o negócio (venda da fatia do passe do austríaco) proposto pelo Boavista a um clube português, em Dezembro passado, foi recusado.

O internacional Jorge Ribeiro também tem interessados no seu concurso — existindo propostas de um clube nacional e de emblemas estrangeiros —, mas o actual cenário poderá inviabilizar a concretização de qualquer transferência.

Transferências em risco...

A Federação Portuguesa de Futebol, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e o Boavista já foram notificados desta decisão, que diminui drástica e inevitavelmente a margem negocial da SAD axadrezada, liderada por Álvaro Braga Júnior, interessada que está em realizar dinheiro para solucionar os gravíssimos problemas de tesouraria que afectam o dia-a-dia do clube.

O extremo polaco Grzelak foi vendido recentemente e o objectivo do clube do Bessa passa pela transferência de mais futebolistas.



MÉDIO-ESQUERDO ASSUME

«Há proposta nacional»

Quem quer contar com Jorge Ribeiro ainda este mês? A pergunta foi colocada ao esquerdino do Boavista, após a cerimónia de entrega do prémio de melhor jogador da Liga no mês de Novembro, instituído pelo Sindicato dos Jogadores. A resposta foi evasiva, mas entende-se que a margem de permanência do esquerdino no Bessa é reduzida. «Há uma proposta nacional», desvendou Jorge Ribeiro. E os clubes capazes de seduzir o atleta também são poucos: resumem-se a FC Porto, Benfica, Sporting e... Sp. Braga.


in A BOLA

JotaCC

Miguelito convocado para o Dragão
O Sp. Braga tem, hoje (pelas 21h15), um duro teste no Estádio do Dragão, frente ao líder FC Porto. A grande novidade no lote de convocados é Miguelito, reforço proveniente do Benfica.
   


O lateral-esquerdo Miguelito, reforço de Inverno proveniente do Benfica, é a grande novidade da convocatória de Manuel Machado para o jogo grande desta noite, no Estádio do Dragão, frente ao líder FC Porto, agendado para as 21h15.
Miguelito - que chegou a Braga no início de Janeiro - falhou o jogo da última jornada com a Académica e estreia-se, assim, em jogos oficiais no lote de eleitos de Machado para o 'ataque ao Dragão'.
Recorde-se que o defesa foi titular no jogo da Liga Intercalar, no início desta semana, frente ao Penafiel.

Quem está de regresso é João Pereira, habitual titular e um dos pilares da equipa esta época. O jogador regressa após cumprir um jogo de castigo em Coimbra.
Em relação à última convocatória, regista-se a saída de Vítor Hugo, jovem que foi cedido por empréstimo ao Maria da Fonte, da II Divisão Nacional.
Quanto a Castanheira e Anílton Júnior - ao que tudo indica a caminho da Académica e Pandurri (Roménia), respectivamente - ainda entram nos planos de Manuel Machado.
De fora dos convocados, devido a lesão, estão João Pinto, Zé Manel, Bruno Tiago e Andrés Madrid.

A lista de convocados para o jogo no Estádio do Dragão é a seguinte:

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani
Defesas: João Pereira, Anílton, Rodriguez, Paulo Jorge, Carlos Fernandes, César Peixoto e Miguelito
Médios: Roberto Brum, Frechaut, Sélvio, Castanheira, Vandinho e Jorginho
Avançados: Wender, Jaílson, João Tomás e Linz.

CM

JotaCC

Miguelito é a novidade da convocatória de Manuel Machado para o jogo que o Sporting de Braga disputa esta noite no estádio do Dragão contra o Futebol Clube do Porto.     


Miguelito é a novidade da convocatória de Manuel Machado para o jogo que o Sporting de Braga disputa esta noite no estádio do Dragão contra o Futebol Clube do Porto.

O jogo a contar para a décima sexta e primeira jornada da segunda volta da Ligabwin, começa logo às nove e um quarto da noite.

Na véspera dso jogo, o treinador Manuel Machado disse ontem em conferência de imprensa que o Sporting de Braga vai com o pensamento na vitória para esta partida que reconheceu também ser difícil para a sua equipa.

antena minho

JotaCC

Sp. Braga: Ex-jogador do Benfica
Defesa Miguelito convocado

   
Contratado ao Benfica no início de Janeiro, Miguelito faz assim a sua estreia nos convocados depois de ter falhado o encontro com a Académica, enquanto João Pereira, titular em todas as outras partidas, regressa após cumprir um jogo de castigo.

De resto, a convocatória é semelhante à do jogo de Coimbra, registando ainda a saída de Vítor Hugo, que foi emprestado ao Maria da Fonte, da Série A da II Divisão.

A lista de convocados conta ainda com as presenças de Castanheira e Anílton Júnior, dois atletas que deverão sair para Académica e Pandurii (Roménia), respectivamente, mas que ainda entram nos planos de Manuel Machado.

correio da manha

JotaCC

#6
"Depois do jogo com o Bayern, não há "Dragão" que meta medo ao Sp. Braga"


Roland Linz fala do bom momento de forma, da dívida do Boavista, de Lisandro Lopez,
das ambições do Sp. Braga e das suas: marcar hoje ao FC Porto e chegar a um grande clube


A mãe trabalhava todos os dias num hospital. O pai caía de amores pela Tailândia, para onde se mudaria em busca da actual mulher. Ele dividia-se entre treinos e um curso de cozinha. Parece mentira, mas era a vida que Roland Linz tinha na Áustria aos 16 anos, antes de assinar contrato com um clube alemão (Munique 1860). Já lhe auguravam futuro nas selecções jovens, mas o único salário que recebia era a fazer pequenos-almoços num hotel.
Hoje, o avançado austríaco não cozinha: faz as delícias dos adeptos do Sp. Braga e deixa a salivar os três "grandes". É responsável por 45 por cento dos golos da equipa no campeonato, marcou cinco vezes na Taça UEFA e dinamiza como ninguém o ataque minhoto. Por isso fala sem problemas na promoção a um "grande" e no duelo com Lisandro pelo título de melhor marcador.
PÚBLICO - Chegou, tomou o lugar de João Tomás e venceu. Qual a explicação?
ROLAND LINZ - Os golos são reflexo da atmosfera que me rodeia. Fui eficaz, é verdade, mas também ajudado pelo meus companheiros.
Vai aguentar-se no "pódio" dos melhores marcadores?
Tentarei, mesmo sabendo que o campeonato é uma prova de regularidade e é complicado repetir a primeira volta. Não quero parecer pretensioso, mas sinto que tenho condições para continuar e até fazer melhor. O melhor Linz ainda pode estar para vir.
Contava ser o segundo melhor marcador nesta altura?

Estava optimista para esta época, mas confesso que não esperava o segundo lugar, e logo atrás do Lisandro.
Por ser atrás do Lisandro ou por não acreditar em si?
Francamente, foi uma supresa a eficácia dele. Achei que o Liedson ia ter um percurso arrasador, não o Lisandro. É inteligente, adaptou-se ao futebol que o Jesualdo Ferreira levou para o FC Porto e tira proveito.
Quer bisar no Dragão, como fez em Coimbra?
Nem sempre conseguimos o que desejamos. Mas não seria abuso eu marcar e o Sp. Braga ganhar ao campeão nacional.
Como é que o Sp. Braga deve jogar para vencer?
Depois do Bayern, não há Dragão que nos meta medo. Já ganhámos ao Sporting, marcámos a vários adversários europeus, jogámos bem contra o Benfica. Se fizermos o que é normal em nós - dominar as bolas paradas e atacar na hora certa -, podemos ganhar.
Conhece Jesualdo dos tempos no Boavista?
Sim. E fiquei com uma excelente impressão dele. O FC Porto tem jogadores que desequilibram, mas também tem um treinador de topo.
É mais fácil defrontar o FC Porto ou equipas pequenas?
Prefiro grandes, porque têm menos preocupações defensivas. As pequenas seguem o mesmo ritual: colocam-se atrás da bola e chegam a ter 11 a defender.
Quem é o melhor do FC Porto?
O Lisandro, claro. E o Quaresma é sempre o Quaresma. O Tarik tem sido importante, mas não fará falta ao FC Porto.
Quem são os mais valiosos da primeira metade da época?
O Lisandro e um ou dois jogadores do V. Setúbal. Também estive bem.
O que mudou no Sp. Braga com a entrada de Manuel Machado?
O treinador anterior [Jorge Costa] era muito bom, mas não conseguiu resultados condizentes com as exibições da equipa. O mister Machado trouxe estabilidade. Não tenho visto o Sp. Braga a entrar em pânico.
Quem é a voz de comando do balneário?
O João Pinto. Está lesionado, mas, quando regressa, é a voz mais activa, por ser o mais internacional. Tudo num regime saudável: não há lutas pelo poder no nosso balneário.
Que chances tem o Sp. Braga de derrubar o Werder Bremen na Taça UEFA?
Muitas. Por que motivo não seríamos capazes de fazer o que fizemos frente ao Bayern? O Bayern é superior a eles.
Guarda ressentimentos em relação ao Boavista ou a Jaime Pacheco?
O único problema que tenho é uma dívida que vou reclamar em tribunal.
Falou com a nova direcção?
Não. Mandei um advogado encaminhar a acção para recuperar as verbas em falta.
Conta jogar no Europeu de 2008?
Tudo indica que serei convocado e será um prazer jogar no meu país.
Chegaram a Portugal ecos de um desentendimento seu na selecção. O que se passou?
Entrei em rota de colisão com o presidente da federação de futebol [da Áustria]. Foi numa altura em que era o segundo melhor marcador e era o melhor nos passes decisivos da equipa. Bizarro, não? Felizmente, já passou.
O que viu o Sp. Braga em si que escapou aos três "grandes"?
Os golos? Não sei bem [risos]. No Verão, falou-se do interesse de outros "grandes", ligaram-me jornalistas, mas nada de convites preto no branco. Não sei se foi distracção ou se chegou algo ao Boavista e pediram muito dinheiro.
Quem marca cinco golos na Taça UEFA, mais oito na primeira volta, não serviria para um "grande"?
Serviria e serve. Tenho qualidade para jogar num clube grande. É a meta que jurei a mim mesmo atingir.
Quando é que a vai alcançar?
Durmo tranquilo, sem pensar em transferências. É importante estar bem e ajudar o Sp. Braga.
FC Porto, Mónaco, Rennes e um clube italiano. Todos potenciais destinos para si. O que sabe do assunto?
Sim, sim, conheço os nomes. Mas só li nos jornais ou ouvi da boca de pessoas que não estão dentro do futebol. O meu salto para um "grande" há-de chegar até ao final da época.
Mas agrada-lhe a hipótese FC Porto?
Claro que agrada. É campeão em título, uma das melhores equipas da Europa.
O seu passe está dividido em três partes iguais (de 33,33 por cento) por si, o Sp. Braga e o Boavista. Não é complicado fazer-se negócio?
É um mero pormenor que diz respeito a mim e aos clubes. Não vejo onde está o obstáculo.
Poderá abdicar da sua parte para baixar os seis milhões da cláusula de rescisão?
Não comento. Que apareçam primeiro os clubes de topo [risos].
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reserva de bilhetes a partir de 21 de Janeiro


Ver os jogos de Portugal na primeira fase do Europeu de Futebol de 2008 - realiza-se entre 7 e 29 de Junho e é co-organizado pela Áustria e Suíça - custará o mínimo de 45 euros e o máximo de 110 euros. Para isso, é preciso reservar bilhetes entre as 12h de 21 de Janeiro e as 17h30 do dia 31. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou ontem que naquele período todos os pedidos serão aceites. "Em meados de Fevereiro, proceder-se-á a um sorteio para atribuir os bilhetes, caso, como se prevê, a procura exceda a oferta", explica a FPF, deixando claro que "os primeiros pedidos a chegar não terão qualquer vantagem em relação aos últimos". O preço aumenta para as fases seguintes do torneio: entre 60 e 180 euros nos quartos-de-final, entre 80 e 300 euros nas meias-finais, entre 160 e 550 euros na final. O preço de cada bilhete será ainda acrescido de cinco por cento (taxa administrativa da UEFA), até ao máximo de 10 euros.

publico

JotaCC

Campeonato Nacional de Hóquei em Patins

Jogos da 18.ª jornada do Nacional de Hóquei em Patins, sábado, 12

    HC Braga - Oliveirense, 17:00

    Gulpilhares - Alenquer Benfica, 18:00

    Juventude Ouriense - Benfica, 18:00

    FC Porto - Candelária, 18:00

    Valongo - Cambra, 18:30

    Académica Espinho - Portosantense, 18:30

RR

JotaCC

FC PORTO-SP. BRAGA, 4-0 (Lisandro 5', 82', Raul Meireles 18', Farías 90'+1)
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
   
      
      
23:10 - FINAL DO JOGO.

90'+ 5 - Quaresma, na marcação de um livre, obriga Paulo Santos a fazer uma defesa difícil.

90'+ 4 - CARTÃO AMARELO para VANDINHO, por falta sobre Quaresma.

90'+1 - Golo do FC Porto, por Farías.
Após um passe desastrado de Paulo Santos, "El Tecla", com um belo remate, faz o quarto golo da noite.

Segunda parte terá quatro minutos de compensação.

90' - Quaresma remata de fora da área, mas a bola não leva a direcção da baliza.

85' - SUBSTITUIÇÃO no FC PORTO: sai Paulo Assunção e entra BOLATTI.

84' - Helton faz uma defesa elástica após um cabeceamento de Wender.

83' - SUBSTITUIÇÃO no FC PORTO: sai Lisandro e entra MARINO GONZÁLEZ.

82' - Golo do FC Porto, por Lisandro.
Após um lançamento da esquerda, o recém-entrada Farías ajeita a bola para mais um remate certeiro de Lisandro. É o 13.º golo do avançado argentino na Liga.

81' - Jaílson cabeceia com estilo e quase marca para o Sp. Braga. A bola passou muito perto da trave da baliza defendida por Helton.

81' - SUBSTITUIÇÃO no FC PORTO: sai Adriano e entra FARÍAS.

77' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: sai Jorginho e entra JOÃO TOMÁS.

75' - CARTÃO AMARELO para ROBERTO BRUM, por falta sobre Bosingwa.

65' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: sai Linz e entra JAÍLSON.

64' - Lucho González acerta o poste direito de Paulo Santos após uma excelente jogada do compatriota Lisandro pela esquerda.

60'- Vandinho remata em arco e sem muita força, com Helton a fazer uma defesa tranquila.

56' - Linz livra-se de Bruno Alves, entra na área e, apesar de estar em posição frontal, falha um golo quase certo.

O ritmo do jogo caiu drasticamente nestes primeiros minutos da segunda parte. O Sp. Braga não consegue incomodar a defesa portista e o líder da Liga gere a vantagem conseguida no período anterior.

49' - Jogo está interrompido para assistência a Pedro Emanuel.

Público oficial presente no Estádio do Dragão: 40.089 adeptos.

22:20 - COMEÇA A SEGUNDA PARTE.

----------------------------------------------------

22:04 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE.

45' - Primeira parte terá um minuto de acréscimo.

41' - Paulo Jorge, o capitão do Sp. Braga, cabeceia com muito perigo após um livre marcado por César Peixoto na direita.

38' - Remate fortíssimo de César Peixoto de fora da área, mas a bola sai um pouco por cima da baliza defendida por Helton.

34' - Atento, Paulo Santos sai da área, antecipa-se Adriano, que já fugira à marcação, e coloca a bola para fora do relvado.

30' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: sai Carlos Fernandes e entra CÉSAR PEIXOTO.

28' - Quaresma quase faz o 3-0 após uma iniciativa individual, mas Paulo Santos defende bem para canto.

O Sp. Braga fez uma espécie de haraquiri na fase inicial do encontro, o FC Porto aproveitou as dádivas oferecidas pelo opositor e vence com todo o mérito.

20' - CARTÃO AMARELO para PAULO ASSUNÇÃO, por falta sobre Miguelito.

18' - Golo do FC Porto, por Raul Meireles.
Após um lançamento milimétrico de Lucho González para o interior da área, Raul Meireles aparece sem marcação e, de cabeça, dilata a vantagem portista.

13' - Quaresma remata de longe mas sem direcção, num lance sem perigo para a baliza bracarense.

5'- Golo do FC Porto, por Lisandro.
O estreante Miguelito perde a bola em zona proibida, Bosingwa avança pela direita e faz um centro mortal para a entrada fulminante do goleador argentino.

2' - Jogo parado para Jorginho ser assistido na sequência de uma disputa com Paulo Assunção.

21:18 - COMEÇA O JOGO.

-------------------------------------------

BWIN LIGA - 16.ª JORNADA

FC PORTO-SP. BRAGA

Estádio do Dragão, no Porto
Hora: 21:15
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)

FC PORTO
Helton, Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Cech; Lucho González, Paulo Assunção e Raul Meireles; Lisandro, Adriano e Quaresma

Suplentes: Nuno, João Paulo, Fucile, Bolatti, Kazmierczak, Mariano e Farías

Treinador: Jesualdo Ferreira

SP. BRAGA
Paulo Santos, João Pereira, Paulo Jorge, Rodríguez e Carlos Fernandes; Vandinho, Roberto Brum e Miguelito; Jorginho, Linz e Wender

Suplentes: Dani, Anilton, Jaílson, Frechaut, Stélvio, César Peixoto e João Tomás

Treinador: Manuel Machado

record


JotaCC

FC Porto derrota Braga e alarga vantagem sobre o Benfica

O FC Porto venceu tranquilamente o Braga, por 4-0, esta noite no Dragão, num jogo em que cedo conseguiu uma boa vantagem, administrando depois a partida sem grandes problemas, até porque os minhotos não conseguiram uma oposição capaz. Nos últimos dez minutos Ernesto Farias substituiu Adriano, a tempo de oferecer um golo a Lisando e ele próprio marcar outro. A equipa de Jesualdo Ferreira iniciou o jogo completamente ao ataque e logo aos 5' inaugurou o marcador, por Lisandro. Bosingwa cruzou da direita e o dianteiro argentino aproveitou para bater Paulo Santos. Os portistas mantiveram a toada sufocante e, aos 18', novo golo, desta feita por Raul Meireles. Lucho cruza da direita e o médio internacional português cabeceou ante a apatia da defensiva bracarense. Sentiu-se no estádio que o jogo estava ganho. Os adeptos, já conhecedores do empate cedido na Luz pelo Benfica diante do Leixões, entoavam os cânticos do costume, enquanto no terreno o FC Porto passou a jogar como é habitual nestas circunstâncias, isto é, no contra-ataque. Só aos 40' o Braga deu um ar da sua graça. Livre de Miguelito e Paulo Jorge a cabecear ao lado. Antes, porém, Quaresma poderia ter elevado a vantagem, mas Paulo Santos defendeu para canto. No segundo tempo, a equipa de Manuel Machado subiu um pouco mais no terreno e o FC Porto agradeceu, já que lhe rendia muito mais espaço para o contra-ataque. Aos 50', o Braga conseguiu a sua primeira chance de golo, com Linz a ludibriar a marcação de Bruno Alves e, isolado diante de Helton, rematou ao lado. Num dos contra-ataque portista, Lucho, aos 64', atirou fortíssimo ao poste direito da baliza de Paulo Santos. Manuel Machado, que ainda na primeira parte substituíra Carlos Fernandes por César Peixoto, retirou depois Linz para a entrada de Jaílson. Mais tarde, no derradeiro quarto de hora, João Tomás entra para a saída de Jorginho, muito aplaudido pelo público do Dragão. As substituições em nada alteraram o rumo dos acontecimentos enquanto Jesualdo procedia às mudanças tendo em conta a gestão do plantel. Farias substituiu Adriano, aos 81', e logo no minuto seguinte ofereceu novo golo a Lisandro, que assim bisou na partida. O jovem argentino haveria de chegar também ele ao golo, aos 90+1', aproveitando um erro de Paulo Santos. O FC Porto alarga a vantagem para o Benfica, que é agora de 11 pontos, enquanto o Sporting, que só joga amanhã, em Coimbra, frente à Académica, está a 15.

o jogo

JotaCC

F.C. Porto-Sp. Braga, 4-0 (crónica)


Um F.C. Porto absolutamente cirúrgico marcou dois golos no primeiro quarto-de-hora e arrumou num instantinho um jogo que, em boa verdade, durou pouco mais do que isso.

Pelo caminho garantiu mais uma vitória tranquila. Que lhe garante uma caminhada ainda mais tranquila para o título. Em duas jornadas desde que mudou o ano, aliás, já ganhou quatro pontos ao Benfica.

Com isso continua a esvaziar de emoção a Liga e a encher de orgulho os adeptos por tamanha superioridade sobre rivais. O mais curioso é que não precisa de forçar o ritmo.

A vitória sobre o Sp. Braga foi o espelho disso mesmo. Nos dois primeiros remates que fez à baliza adversário, o F.C. Porto marcou dois golos.

Sp. Braga abre o flanco... esquerdo

Há nesta vitória um nome que merece ser sublinhado: Miguelito. O extremo fez uma asneira do tamanho do Mundo na estreia. Tentou fintar Bosingwa quando não tinha cobertura do lateral. Um erro de principiante.

Muito mais rápido, muito mais forte, o lateral portista roubou-lhe a bola, correu para a área e entregou o golo numa bandeja a Lisandro. O argentino fez o resto.

O golo madrugador tranquilizou a equipa, que dez minutos depois chegou ao segundo numa jogada perfeita. Um golo que só existe porque existe o talento de Lucho. Perfeito a ver a desmarcação de Raul Meireles e a colocar-lhe a bola para um golo fácil.

Inovações de Jesualdo e equívocos de Machado


O segundo golo destacou também o mérito da estratégia de Jesualdo. Sem Tarik, o treinador colocou Adriano ao lado de Lisandro na frente e deixou a equipa sem extremo direito. Raul Meireles e Lucho apareciam por ali.

Ora a inovação pressupunha grande dinâmica na frente, com várias trocas posicionais, descidas no terreno e entradas dos médios. Numa delas Raul Meireles marcou.

Do outro lado Manuel Machado falhou redondamente. O treinador do Sp. Braga apostou em Miguelito como extremo-esquerdo, sobretudo para travar as subidas de Bosingwa. O problema é que não travou.

Bem pelo contrário, o posicionamento recuado convidava o lateral portista a subir. Machado emendou então a mão à passagem da meia-hora, tirou Carlos Fernandes, fez recuar Miguelito e desviou Wender para o centro.

Com os homens certos nos lugares certos, a liberdade de Bosingwa terminou.

Deu para tudo, até para Farias marcar

No meio destas contas todas, o jogo seguia com a vantagem tranquila do F.C. Porto. Ora sentindo-se na necessidade de dar a volta ao resultado, o Sp. Braga veio para a frente e tomou conta da posse de bola.

O F.C. Porto esfregou as mãos de contente e respondeu em saídas rápidas para o ataque. Meia dúzia de toques habilidosos, bons projectos de ataque e um remate perigoso de Quaresma permitiram um bom aplauso à saída para o intervalo.

Na segunda parte porém a equipa explodiu explodiu. E o aplauso dos adeptos no fim ficou enorme.

Dois golos, uma bola na trave, defesas formidáveis de Paulo Santos, enfim, deu para tudo. Até para Farias se estrear a marcar.

O Sp. Braga não conseguiu mais do que três bolas com perigo, a primeira de Linz, as duas últimas de Jaílson. Muito pouco para quem tinha que virar o resultado.

Até prova em contrário, a passagem pelo Porto pareceu ser só para exultar o talento do campeão.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

F.C. Porto-Sp. Braga, 4-0 (destaques)

   

Lisandro López
Jesualdo Ferreira garantira que a ausência de Tarik não seria compensada com o regresso de Lisandro López aos flancos. Pensou-se em Mariano, surgiu Adriano no onze, mas «Licha» não foi sacrificado com o afastamento definitivo do eixo. Beneficiou da presença na área contrária para reinventar-se enquanto goleador, mas abriu caminho para o triunfo do F.C. Porto com o movimento da praxe. Instinto e rapidez para responder num ápice à solicitação de Bosingwa. Foi acumulando pormenores de qualidade até espalhar de novo veneno, com um remate seco após assistência de Farías. 13 golos na Liga 2007/08.

Raul Meireles

Atravessa um belo momento de forma e transporta alegria nos pés, percorrendo vários caminhos para criar soluções ofensivas. Com Paulo Assunção a varrer todo o sector e Lucho González a pautar jogo, Raul Meireles teve liberdade para desaparecer e surgir em múltiplas funções, como factor de desequilíbrio para o adversário. Num desses momentos de transformações, vestiu o fato de ponta-de-lança, olhou para Lucho e respondeu de cabeça (!) ao passe do argentino. Segundo golo consecutivo, o quarto na Liga 2007/08.

Farías
Finalmente, pensaram os adeptos do F.C. Porto. Em cerca de dez minutos, mostrou mais que nas restantes aparições. Entrou, assistiu Lisandro num ápice e ainda teve tempo para estrear-se a marcar, com um belo remate à entrada da área. 2008 será o seu ano? Adriano, por seu turno, falhou a oportunidade para somar pontos na solidificação da posição. Correu, correu muito como é seu hábito, mas a transpiração não compensa a desinspiração.

Lucho González
A geometria ao serviço do futebol. 100 jogos com a camisola do F.C. Porto, inúmeras demonstrações de simplicidade de processos, numa construção leve, essencialmente fácil, mas tão bela quanto o mais rendilhado dos movimentos. Face à ausência de Tarik, surgiu com maior assiduidade no flanco direito, ponto de partida para uma assistência primorosa, ao minuto 27. Raul Meireles arrancou e, dois segundos depois, já tinha a bola ao alcance da sua testa, na área do Sp. Braga. Um desenho perfeito, um exemplo de qualidade superior. O golo ficou a centímetros, na etapa complementar, mas teve de se contentar com o poste.

Bosingwa

Ele bem diz que o segredo da sua eficácia ofensiva passa por explorar o desgaste físico dos adversários, mas desta feita não foi preciso esperar muito. Manuel Machado promoveu a estreia de Miguelito com a clara intenção de garantir uma cobertura adequada para Bosingwa, mas perdeu a aposta em quatro minutos. Sem ritmo competitivo, devido à parca utilização no Benfica, o esquerdino foi batido na luta pela posse de bola e na corrida para a linha de fundo, permitindo ao lateral portista cruzar para o tento inaugural de Lisandro López. A assistência do costume surgiu de forma precoce, mas as altas rotações foram uma constante ao longo do encontro.

Roland Linz
Não subsistem grandes dúvidas sobre a sua qualidade. No Estádio do Dragão, mesmo sem o devido acompanhamento, lançou algumas ameaças, sobretudo após um belo trabalho sobre Bruno Alves, na etapa complementar. Estranhamente sacrificado por Manuel Machado, pouco depois.

Miguelito
Estreia com a camisola do Sporting de Braga, com a hercúlea tarefa de travar as cavalgadas ofensivas de Bosingwa. Miguelito surgiu uns metros à frente de Carlos Fernandes mas recuou para cometer um pecado capital em zona proibida. No primeiro duelo com o lateral direito do F.C. Porto, perdeu e pagou um preço alto, assistindo ao golo de Lisandro. Ainda na primeira parte, com a troca de Carlos Fernandes por César Peixoto, Miguelito viria a recuar no terreno, mas foi revelando algumas dificuldades ao longo do encontro.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

F.C. Porto-Sp. Braga, 4-0 (ficha)

   

O F.C. Porto venceu este sábado o Sp. Braga por 4-0 e aumentou para 11 pontos a vantagem sobre o segundo classificado Benfica.

Os dragões ganharam mais uma grande embalagem na luta pelo título com uma goleada em que Lisandro marcou duas vezes e com Raul Meireles e Farias também a facturarem.

O Sp. Braga teve uma derrota pesada, mas continua com o sétimo lugar assegurado no final da 16ª jornada.

maisfutebol

JotaCC

Dragão imperial ao ritmo do tango

Sem espinhas! O FC Porto goleou o Sp. Braga por 4-0 e deu mais um passo na caminhada para o «tri». Exibição sem mácula do bicampeão, coroada com golos de Lisandro (2), Raul Meireles e Farías, traduzem-se em 11 pontos de vantagem para o Benfica, o mais directo (!) perseguidor dos «azuis-e-brancos».
Lisandro «bisou» no Dragão

Ficha de jogo

Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)

FC Porto: Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Cech; Lucho, Paulo Assunção (Bolatti, 85m) e Raul Meireles; Lisandro (Mariano, 83m), Adriano (Farías, 81m) e Quaresma

Suplentes não utilizados: Nuno, Fucile, João Paulo e Kaz

Sp. Braga: Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez e Carlos Fernandes (César Peixoto, 29m); Roberto Brum e Vandinho; Jorginho (João Tomás, 77m), Wender e Miguelito; Linz (Jaílson, 65m).

Suplentes não utilizados: Dani, Anilton, Frechaut e Stélvio

Ao intervalo: 2-0

Disciplina: Cartão amarelo para Paulo Assunção (20m), Roberto Brum (75m), Vandinho (90+3),

Marcadores: 1-0, Lisandro (5m); 2-0, Raul Meireles (18m); 3-0, Lisandro (82m); 4-0, Farías (90+1)

Resultado final: 4-0.