News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

ATLETISMO: Sim ou Não?

Started by HugoSáPinto, 03 de February de 2012, 10:11

Previous topic - Next topic

HugoSáPinto

A secção de atletismo do S.C.Braga tem vindo, desde há alguns anos para cá, a viver uma situação de gradual precariedade, faltando fundos mas, acima de tudo, recursos para a manutenção e desenvolvimento da modalidade.
Os atletas formados na 'cantera', em resposta aos excelentes resultados obtidos, recebem o reconhecimento da direção com uma progressiva escassez de recursos logísticos e humanos, acabando por prosseguir as suas carreiras noutros clubes e (mais grave do que isso), chegando mesmo a abandonar a atividade. Isto sucede com todos os atletas do clube; até mesmo com aqueles que atingem marcas de relevo internacional.
Se é certo que o S.C. Braga vive momentos áureos no que ao futebol diz respeito, a verdade é que, ao longo da sua história, o atletismo foi sempre o seu baluarte, levando, além-fronteiras, o nome arsenalista, e enchendo de orgulho as hostes bracarenses, quer em representação do próprio clube, quer em representação do nosso país.
Agora que o clube apresenta lucros nunca antes vistos, importa ponderar se uma 'fatia' desse bolo não poderia ser empregue no desenvolvimento das 'pérolas' que, sem condições de trabalho, acabam por ingressar noutros clubes, ao contrário daquilo que desejavam.
Neste momento em que 'tudo são rosas', importa lançar este tema à discussão da massa adepta, de forma a perceber-se o que pensam acerca da possível extinção da modalidade no nosso clube.

1

Na minha opinião das modalidades devem ser auto sustentáveis tendo apenas como receitas comuns as quotas dos sócios que deviam ir para todas as modalidades "amadoras" de forma igualitária.

No atletismo há 2 equipas fortes em Portugal, o Maratona e a Conforlimpa.

Receitas do Maratona: organiza a maratona de Portugal e de Lisboa o que lhe dá lucro para pagar a época toda e ter as melhores atletas de Portugal

Conforlimpa: é uma empresa que "paga" para o clube existir e ter o nome da empresa.

Na minha opinião o atletismo do Braga (ou qualquer outra modalidade) só pode ter sucesso e equipa sénior forte se tiver um parceiro como o futsal tem a AAUM.
Há algumas empresas em Braga com capacidade (e visão) para patrocinar as equipas amadoras e ter o naming das empresas junto ao nome do Braga.
Por exemplo o atletismo podia ser S.C. Braga/ DST (escolhi uma empresa "ao calhas")

Com esse "patrocínio" haveriam condições financeiras para ter as melhores atletas e para termos melhores condições de treino.

Obviamente não acho que se devam desviar receitas do futebol para as actividades amadoras, outros clubes fizeram isso (tipo o bitorinha) e as coisas correram-lhes mal.

miguel_afonso

Apenas uma coisa para acrescentar ao debate:
Eu sou sócio do SC Braga, pago as minhas cotas esse dinheiro deveria ficar no SC Braga clube e ser para as modalidades amadoras.

Pago lugar anual e bilhetes para ir ver o futebol, esse dinheiro é obviamente da SAD SC Braga.


HugoSáPinto

#3
Nuno 1,

Concordo plenamente com o equacionamento dessa parceria com alguma empresa local (ou quiçá nacional). Para além disso, como referiste, seria desejável essa criação de maratonas ou meetings de âmbito nacional, de forma a angariar as tais receitas, tornando-se, preferencialmente, auto-sustentável.

De qualquer das formas, penso que, em termos de recursos logísticos e humanos, caberá ao clube esse investimento, até pelo imperativo da tradição que o nosso clube criou nesta modalidade.

O que se passa é que, atualmente, não há uma manutenção do investimento (já reduzido) de outrora. Há, isso sim, um afunilamento asfixiante de recursos, que talvez vise (tacitamente) o desaparecimento da modalidade.

Se é isso que pretendem, que o assumam de uma vez por todas, e que se invista somente no futebol. Mas, lembrem-se, o clube são os sócios. Por isso, acho justo saber a opinião de todos.

O clube não está endividado. O passivo é quase nulo, por isso, não há a 'desculpa' de não haver fundos.
Aliás, não seria suficiente, para a sobrevivência da modalidade, um orçamento similar ao de um ordenado de algum dos diretores?...  ???

1

Quote from: HugoSáPinto on 03 de February de 2012, 11:35
Nuno 1,

Concordo plenamente com o equacionamento dessa parceria com alguma empresa local (ou quiçá nacional). Para além disso, como referiste, seria desejável essa criação de maratonas ou meetings de âmbito nacional, de forma a angariar as tais receitas, tornando-se, preferencialmente, auto-sustentável.

De qualquer das formas, penso que, em termos de recursos logísticos e humanos, caberá ao clube esse investimento, até pelo imperativo da tradição que o nosso clube criou nesta modalidade.

O que se passa é que, atualmente, não há uma manutenção do investimento (já reduzido) de outrora. Há, isso sim, um afunilamento asfixiante de recursos, que talvez vise (tacitamente) o desaparecimento da modalidade.

Se é isso que pretendem, que o assumam de uma vez por todas, e que se invista somente no futebol. Mas, lembrem-se, o clube são os sócios. Por isso, acho justo saber a opinião de todos.

O clube não está endividado. O passivo é quase nulo, por isso, não há a 'desculpa' de não haver fundos.
Aliás, não seria suficiente, para a sobrevivência da modalidade, um orçamento similar ao de um ordenado de algum dos diretores?...  ???

Parece-me que nos últimos 3 parágrafos vais contra as modalidades serem autosustentaveis e independentes entre si.
O Braga que eu saiba só tem directores/gestores na SAD que é (e deve ser) independente do clube.
Tirar dinheiro da SAD (que tem as receitas do futebol) para mandar para o clube para suportar as modalidades amadoras não é boa politica.

Como diz e bem o miguel_afonso o dinheiro das quotas deve ficar no clube (e acrescento eu) apoiar as modalidades amadores.
O dinheiro dos bilhetes, cadeiras e (acrescento eu) merchadising deve ficar na SAD.

Só isso deve dar para ajudar e bem as modalidades.

HugoSáPinto


1

Quote from: HugoSáPinto on 03 de February de 2012, 12:41
E é isso que tem sido feito?

Não, como todos sabemos as modalidades continuam muito esquecidas.

Mas a natação e o atletismo pelo o que tenho visto são as mais esquecidas infelizmente  :'(

darkshines

Obviamente que sim!

Atletismo e natação sempre foram duas modalidades que dignificaram e bem o nosso club, e também duas das quais em representei no nosso clube. Aliás,  face às condições que têm, podemos dizer que estes sim são os verdadeiros campeões!


JR1287

Tendo em conta o que foi dito, nas hipóteses apresentadas falta uma opção: "Sim, mas assegurando a sua auto-sustentabilidade".

ddbraga

O dinheiro que o clube ganha com o futebol TEM de ficar para o futebol.
As modalidades devem garantir o seu fundo através de patrocinadores e etc. Afinal se o atletismo eleva tanto o bom nome do Braga (não estou a ser irónico, pois acho que e verdade) não deve ser muito dificil arranjar alguns parceiros/patrocinadores.
Mas vou ser sincero... prefiro de longe o futsal, até porque tem mais visibilidade.
100% BRAGA

HugoSáPinto

Quote from: JR2052 on 03 de February de 2012, 16:46
Tendo em conta o que foi dito, nas hipóteses apresentadas falta uma opção: "Sim, mas assegurando a sua auto-sustentabilidade".

Tens razão.
Feito.

JR1287

Quote from: HugoSáPinto on 03 de February de 2012, 19:30
Quote from: JR2052 on 03 de February de 2012, 16:46
Tendo em conta o que foi dito, nas hipóteses apresentadas falta uma opção: "Sim, mas assegurando a sua auto-sustentabilidade".

Tens razão.
Feito.

Votado!

Augustita

O Salvador ainda ha pouco disse numa entrevista que o Braga era um clube ecletico, portanto, porque nao investir um pouco mais pelo menos para nao deixa fugir os talentos?

Guarda-Redes

#13
Do meu ponto de vista, de observador exterior, o atletismo segue pelo mesmo caminho da natação. Afundar-se!
Tenho ideia que o que ainda o vai segurando é o trabalho e o carisma da Prof. Sameiro Araújo, sem ela, a modalidade que mais importantes títulos deu ao clube vai por água abaixo. Não sei se já se esqueceram, mas entre muitas outras coisas tivemos uma atleta CAMPEÃ DO MUNDO de maratona.
Nos últimos anos tivemos enormes valores como a Ana Dulce Felix, a Jéssica Augusto ou a Marisa Barros...provavelmente as três melhores fundistas nacionais da actualidade. Que é feito delas? foram-se todas embora, podem ter ido por diferentes razões, mas já cá não estão, e isso é um facto! Algo vai mal! Muito mal! E se não dermos a volta, provavelmente ficamos sem os valores que nos restam, p.e. a Ercília Machado.

Vemos num tópico na secção "Atletismo" deste forum, pessoas com maior conhecimento de causa do que a generalidade de nós, a denunciar uma enorme falta de condições e amadorismo por parte de quem deveria dirigir bem o clube. Ainda tivemos esta semana uma entrevista da Prof.Sameiro Araújo, que vem no seguimento de outras, onde ela se mostra profundamente desmotivada apontando falhas na nossa secção de atletismo.

Pelos postes que li anteriormente, penso que é consensual entre todos ou quase todos, que é imperioso que a modalidade tenha que ser auto-sustentável. Deixem-me discordar, o que tem que ser auto-sustentável é o clube como um todo e não cada modalidade por si só independentemente das outras. E pergunto eu, se cada modalidade tivesse que ser auto-sustentável, há quantos anos não tínhamos futebol?

Dentro da perspectiva que é o clube que tem que ser auto-sustentável e não cada modalidade, há vários aspectos a discutir nomeadamente no que diz respeito ao protocolo clube/SAD. Não conheço os relatórios e contas do clube em pormenor, mas há questões que podem ser levantadas. Qual é a percentagem de cotas de associados que é transferida para a SAD? É o clube compensado pelas transferências de futebolistas por si formados (p.e. quanto receberá o clube por uma eventual transferência do PIzzi?)? Como é feita a distribuição dos dinheiros do clube entre as diferentes modalidades? É que aparentemente os juniores de futebol têm dinheiro para contratar brasileiros. E o contrato programa com a câmara? Não poderia, num momento de aparente desafogo no futebol profissional, tudo isto ser revisto para dar mais condições às diferentes modalidades do clube? E se calhar quando falo em condições, podem até nem ser as financeiras as mais importantes...isso já não sei.

Um outro aspecto diz respeito à capacidade da secção de atletismo de gerar receitas próprias. É que se o dinheiro que têm não chega, é para isso que a direcção está lá. É que aparentemente clubes como o Maratona, Benfica, Sporting, Académica, J.Vidigalence, JOMA.... a julgar pelos resultados do nacional de clubes, têm conseguido dar condições aos seus atletas  e ter equipas competitivas.
O que fazem esses clubes para arranjar conseguir isso? Da maior parte deles não faço ideia, mas o Maratona organiza as maratonas de lisboa e de Portugal, o que lhes dá rios de dinheiro. E o Braga o que organiza? Nada. Ainda há poucos dias em Viana houve uma meia-maratona, com cerca de 2500 inscritos, patrocinios de grandes empresas, sendo uma corrida bastante apelativa para os "atletas de pelotão". Não sei que lucros poderia trazer uma corrida deste tipo em Braga, mas de certeza que no mínimo serviria para afirmar a marca "Braga-Atletismo", tornando-a dinamica aos olhos das pessoas, chamando a atenção dos adeptos, maximizando as condições para a obtenção de patrocinios para a nossa equipa.  Para ter patrocinadores, não basta por uma frase de apelo, algures no síte (Que até há bem pouco tempo, tinha o plantel de atletismo de 2006)

Por isso, e em jeito de conclusão, muito mais é preciso fazer. Mas mesmo muito. É que esta do não há nada a fazer, não me convence nadinha.  Ter um clube que consiste em jogos de futebol 15 em 15 dias, para poder brincar aos marroquinos e espanhois, é o oposto da minha forma de ver o papel do principal emblema da cidade!

O Braga não é um grande é o Enorme!

jaimec

O atletismo é fundamental como desporto de massas, e devia ser praticado por todos ... ainda é de borla correr na estrada ! Nem que seja descalço, como os quenianos.
O de alta competição ... se gerar receitas próprias, acho muito bem, senão, não. Infelizmente .

Pode parecer simplista, mas não há milagres. Enfim, fica a minha opinião .

spinto

Como o futebol está em grande, as modalidades amadoras são esquecidas e "chutadas para canto", há uns anos atrás quando se lutava para não descer e eramos geridos quase sempre por comissões administrativas ou como é que se chamam, toda a gente se orgulhava do atletismo ser campeão nacional, europeu, e com fortes participações dos nossos atletas "femininas" nas grandes competições (j.olimpicos, mundiais e europeus).

Não se esqueçam que fomos durante muitos anos, campeões europeus de estrada, corta-mato e já ganhámos medalhas olimpicas.

Sei do que falo pois cresci a sentir e a conviver com as dificuldades de quem competia pelo clube por amor á camisola, repito amor á camisola, treinava-se ao frio e chuva sem qualquer condições e mesmo assim ganhava-se tudo.

Obviamente que o dinheiro do futebol nunca poderá ir para as modalidades amadoras, mas a cotização e patrocinios e apoios governamentais e camarários podem e devem ir.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

joaquim gomes

Vejo que há muita gente a confundir o Clube com a SAD. Para que fique bem claro, A SAD diz respeito ao futebol profissional e o Clube a tudo o resto. O Atletismo bem como outras modalidades não necessita das receitas do futebol.  Até à bem poucos anos, a equipa de futebol não era ela própria auto-suficiente e as modalidades amadoras viviam sem os problemas actuais.
O Atletismo e a Natação, as duas mais emblemáticas modalidades do clube, poderiam bem sobreviver sem os actuais problemas se tudo funcionasse correctamente.
Das cotizações dos associados uma percentagem bem significativa é para o clube, pelo menos é o que está legislado. Também o contrato programa celebrado entre o clube e a camara municipal é para o Clube, isto é para as modalidades amadoras. Agora os funcionários da SAD não podem é ser pagos com o dinheiro do clube, tem que ser a SAD a pagar.
Lamento sinceramente a falta de cultura desportiva dos dirigentes que se servem do clube para se promoverem, ou promoverem os seus negócios.
O atletismo apesar de tudo ainda vai conseguindo ganhar algumas coisas, mas até quando?
Pelas informações que vou obtendo, duvido que no final desta época haja alguém que fique para contar a história.

Pé Ligeiro

BRAGA SEMPRE MAIS!