News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/12

Started by Pedro-SCB, 19 de December de 2007, 00:00

Previous topic - Next topic

Pedro-SCB

Lino é alvo possível para a e squerda


Por enquanto, não passa de um bom desejo de Manuel Machado, mas é possível que, até Janeiro, Lino se torne numa agradável realidade para o Braga. Pouco utilizado por Jesualdo Ferreira ao serviço do FC Porto, o lateral-esquerdo é um "velho" conhecido do actual técnico do Braga (cruzaram-se na Académica) e encaixaria como uma luva no corredor esquerdo da defesa arsenalista, posição onde apenas Carlos Fernandes é o único a contar como lateral de raiz, pois César Peixoto voltou a transformar-se em extremo com o advento de Machado. Fortíssimo na cobrança de livres e com grande poder físico, Lino já foi sondado pelos minhotos, mas tem mais emblemas interessados nos seus serviços, quer no estrangeiro, quer em Portugal, onde sobressaem, do seu leque de admiradores, Guimarães, Académica e Belenenses. Ligado contratualmente ao FC Porto até 2009, o defesa brasileiro não foi, até ao momento, colocado oficialmente na lista de excedentários dos dragões, mas talvez veja com bons olhos a possibilidade de se transferir para o clube minhoto, ainda envolvido na Taça UEFA e com fortes possibilidades de repetir um novo apuramento, reencontrando-se ao mesmo tempo com o técnico que mais fez pela sua explosão no futebol luso. Isso mesmo ficou patente quando Lino se transferiu no fim da época anterior para o FC Porto: na ocasião, Manuel Machado destacou as suas qualidades técnicas e o seu excelente temperamento. Por tudo isto, não espanta que tenha sido utilizado 29 vezes em 2006/07, marcando, ao todo, cinco golos.

=================================================================

João Tomás na liga intercalar



O avançado João Tomás está de volta à competição, após longa paragem por lesão. O regresso do dianteiro acontecerá hoje no Estádio 1.º de Maio, em jogo da Liga Intercalar frente ao Varzim. Recuperar gradualmente os índices competitivos é o objectivo desta inclusão de João Tomás na equipa orientada por António Caldas. Além de João Tomás, foram convocados mais seis jogadores do plantel principal. Kieszek, Vítor Hugo, Philco, Stélvio, Hussain e Abdou são os restantes profissionais que participarão em mais uma jornada da prova organizada pela AF Porto.

=================================================================

Microfones ligados: o relato é já a seguir


Ameaçadas por um mar imenso de televisões, rádios nacionais, jornais desportivos e até diários generalistas, as chamadas emissoras locais fazem lembrar cada vez mais ilhas perdidas, quase em vias de extinção. Depois do "boom" das rádios piratas que se verificou nos anos 80, algumas já desapareceram do mapa, mas o espírito regional (e liberal) que esteve na base do nascimento de quase todas ainda permanece bem vivo. A maioria sobreviveu, e o Braga é um dos privilegiados da sua existência, sendo certo que esta noite terá honras de transmissão directa, como sempre, em três emissoras das redondezas: Antena Minho, Mais FM e Voz do Neiva. "Os ouvintes só saem a ganhar por escolherem as nossas rádios, pois estamos mais por dentro do Braga. Seguimos a equipa para todo o lado, e depois cria-se uma empatia com os nossos relatadores", explica Tinoco Marques, um bancário de profissão, que, curiosamente, também se desdobra em relatos integrais de andebol (sempre atrás do ABC), coisa única em Portugal. "A Antena Minho até foi a única rádio a acompanhar o estágio do Braga na Alemanha", destaca o editor do desporto Rui Miguel Graça. O carinho desta rádio pelo clube mais representativo da cidade manifesta-se, por exemplo, no número de meios humanos que entrarão hoje em acção. "O relato será do José Carlos Taveira, eu farei os comentários, o Tinoco Marques fará a reportagem, e ainda teremos, no estúdio, o Abel Lages", pormenoriza Rui Miguel.

Há quem faça figas num veleiro



Deslocalizada há um ano e meio das ondas hertzianas para a internet, a rádio Mais FM tem sido um curioso sucesso, pelo menos em termos de relatos de jogos em que entra o Braga. Rui Loures, um comercial ligado ao ramo automóvel, foi apanhado pelo bichinho da rádio há mais de 15 anos, mas garante que nos últimos tempos tem vivido uma experiência absolutamente excepcional. "Através do nosso computador portátil, conseguimos detectar quem são e onde estão os nossos ouvintes. E chegamos a todo o lado: Brasil, Venezuela, Polónia e até ao Kuwait. Quando fomos ouvidos no Kuwait, fazíamos o relato do Braga-Bayern, e julgo que era por alguém ligado ao professor Neca", conta, deixando para o fim o destino mais improvável. "Um dos nossos ouvintes ligou-se num veleiro, ao largo da Austrália." Cheios de fé num grande resultado do Braga frente ao Estrela Vermelha, os repórteres da terra assumem que o Braga merece sempre uma atenção especial, mas nunca deixam de ser imparciais. "Nunca fechamos os olhos às faltas do Braga, por vezes até temos dissabores", sublinham.

=================================================================

Lucas
"Podemos ser uns desmancha-prazeres"



No regresso a Portugal, Lucas, ex-jogador da Académica e Boavista, está convicto de que o jogo de hoje será um bom espectáculo e não esconde que gostava de ver o Braga seguir em frente na UEFA, assumindo estar a viver um dilema, próprio de quem está no futebol. "É sempre bom voltar a jogar no meu país, mas tenho a consciência de que podemos ser desmancha-prazeres", disse, reconhecendo que os adeptos bracarenses estarão à espera de uma vitória. "Apesar de já não ter nada a ganhar na Taça UEFA, o Estrela Vermelha vai procurar complicar ao máximo", avisou. Em relação ao último encontro entre as duas equipas, realizado há dois anos, também a contar para a Taça UEFA, e que originou algum conflito entre os atletas, Lucas admitiu que o assunto foi discutido no balneário. "Lembro-me desse jogo, e já conversámos, mas isso pertence ao passado, e ninguém está a dar muita importância."

Sobre a sua situação no Estrela Vermelha, onde está desde o início da época, o médio garante que o pior já passou. "Não estou nada arrependido por ter optado por esta experiência. Ainda sinto alguns problemas de adaptação, principalmente devido à língua, mas as coisas estão bem melhores, e estou muito satisfeito."

Estrela só treina hoje

A agenda do Estrela Vermelha foi alterada por completo por causa de um atraso do voo proveniente de Belgrado.

Inicialmente prevista para as 19h30, a aterragem do avião no aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras, só aconteceu uma hora depois, pelo que o treino agendado para as 20h30, no Estádio AXA, foi cancelado, bem como a conferência de Imprensa do treinador Aleksandar Jankovic.

Acompanhada por poucos adeptos, a comitiva sérvia seguiu directamente do aeroporto para Guimarães, onde ficou instalada numa unidade hoteleira. Sendo assim, os jogadores que viajaram para Portugal realizarão hoje de manhã uma ligeira sessão num dos relvados do complexo desportivo do Guimarães, estando a conferência de Imprensa do técnico agendada para as 10h30, em local a indicar após o treino.

Ao todo, foram 19 os jogadores escolhidos por Jankovic, entre os quais o português Lucas, que se fez acompanhar pela namorada.

E restam apenas nove


Do primeiro encontro (duas mãos) entre bracarenses e sérvios, há duas épocas, não restam muitos sobreviventes. No Braga, Paulo Santos, Vandinho, João Tomás, Paulo Jorge e Castanheira, e no Estrela Vermelha Randelovic, Basta, Milovanovic e Raskovic. Deste lote, apenas Castanheira e Raskovic não jogaram.


in ojogo

Pedro-SCB

Tudo ou nada
Sporting de Braga joga hoje passagem à próxima fase na Taça UEFA



O Sporting de Braga joga hoje a continuidade na Taça UEFA de futebol, necessitando de vencer o Estrela Vermelha por dois golos de diferença para passar aos 16 avos-de-final sem depender de terceiros.

A partir das 19h45, no Estádio Municipal de Braga, a equipa "arsenalista" disputa o quarto e último encontro no Grupo F, no qual ocupa a quarta posição, com três pontos, resultante de outros tantos empates (todos 1-1) em igual número de jogos, estando na luta pela qualificação com mais duas equipas.

Com o Bolton de folga e já qualificado, depois de somar seis pontos em quatro jogos, a discussão dos outros dois lugares de apuramento envolve, além dos minhotos, o Aris de Salónica e o Bayern de Munique, respectivamente segundo e terceiro, ambos com cinco pontos, que se defrontam na Alemanha.

A vitória por dois tentos deixa a formação portuguesa dependente apenas de si própria, pois dá-lhe vantagem sobre os alemães no caso de se registar um empate em Munique, que deixaria as três equipas em igualdade pontual.
Em caso de vitória do Bayern ou do Aris, basta ao Braga um triunfo por quaisquer números perante o Estrela Vermelha, campeão da Sérvia, única equipa que não somou qualquer ponto no Grupo F.

Se chegar à próxima fase, repetindo o êxito do ano passado, a equipa bracarense junta-se ao Benfica e ao Sporting, dois dos oito clubes provenientes da Liga dos Campeões que estarão entre os 32 finalistas da Taça UEFA.


in sic/Lusa


João-Braga

Sp. Braga: E. Vermelha treinou ao lado do V. Guimarães

O Estrela Vermelha, último adversário do Sp. Braga na fase de grupos da Taça UEFA, ficou instalado na vizinha cidade de Guimarães e realizou a última sessão trabalho no complexo desportivo do Vitória, a par da equipa não raras vezes rival dos arsenalistas. Lado a lado, o plantel de Manuel Cajuda e a equipa de Lucas combateram o frio matinal com uma sessão de trabalho visando objectivos distintos.

A formação sérvia, que defronta esta noite o Sp. Braga, dedicou-se a uma sessão ligeira, essencialmente virada para as questões físicas. Os jogadores ainda tiveram contacto com a bola, realizaram alguns remates à baliza e ficaram visivelmente satisfeitos com as condições que encontraram em Guimarães.

Enquanto o E. Vermelha treinava no campo número 2 do Complexo Desportivo, o V. Guimarães trabalhava noutro relvado, sem qualquer tipo de interacção. Nas bancadas, os adeptos presentes iam olhando com desconfiança para as camisolas vermelhas do adversário do Sp. Braga, mostrando-se divididos nos desejos para esta noite: uns foram fiéis à rivalidade e desejaram uma derrota arsenalista, outros optaram pela perspectiva nacionalista e ficam a torcer pelo sucesso da equipa de Manuel Machado.

in maisfutebol

JotaCC

#24
Resultado 2-0
Sp. de Braga segue em frente na Taça UEFA


O Sp. de Braga venceu esta quarta-feira por duas bolas a zero o Estrela Vermelha, num jogo disputado no Estádio Axa, em Braga, a contar para a quinta jornada do Grupo F da Taça UEFA.

   
   
A equipa bracarense precisava de ganhar para seguir em frente na Taça UEFA e a equipa treinada por Manuel Machado não se desviou do seu objectivo.

O relógio contava apenas 11 minutos quando Wender recupera a bola à entrada da área e, num cruzamento perfeito, oferece a Linz o primeiro golo.


Correio da Manha

Na segunda parte, o Sp. de Braga não se distraiu do seu objectivo e alargou a vantagem no marcador. Aos 66 minutos, Wender, que já tinha dado a marcar o primeiro tento, voltou a brilhar, marcando o segundo golo da partida.

Em Munique, o Bayern venceu por seis bolas a zero o Aris de Salónica. Com este resultado, o Sp. de Braga está apurado para os 16º avos da Taça UEFA.

De recordar que Sporting e Benfica estão na fase de eliminatórias da Taça UEFA, em virtude dos lugares ocupados na fase de grupos da Liga dos Campeões (3ºlugar).



Correio da Manha


JotaCC

Braga vence Estrela Vermelha e qualifica-se para a fase seguinte

O Braga venceu esta noite o Estrela Vermelha, por 2-0, em jogo da quinta e última jornada do Grupo F da Taça UEFA, resultado que colocou a equipa nos 16 avos-de-final da prova, fase em que já se encontram o Sporting e o Benfica. Com um quarteto defensivo atrás de Frechaut e de Brum, que apoiavam um trio constituído por Vandinho, Jorginho e Wender, e com Linz como único ponta-de-lnaça, o Braga começou bem o jogo e logo aos 11' conseguiu o almejado golo. Cruzamento da esquerda de Wender e Linz a aparecer ao segundo poste a encostar para o golo. Estava feito o mais difícil. Mas a equipa sérvia, sem qualquer ponto conquistado neste Grupo F, quis salvar a honra e soltou-se, partindo para o ataque com algum perigo. Castillo, aos 14', de cabeça, quase bateu Paulo Santos, mas o guarda-redes bracarense estava atento e defendeu com segurança. Também Koroman, um avançado muito versátil, provocou alguns calafrios, mas haveria de ser o Braga a desperdiçar novo golo, por Wender, aos 41'. O brasileiro, bem solicitado por Linz, ficou sozinho diante de Banovic, mas o guardião sérvio fez a mancha e evitou o pior. Na segunda parte o Braga surgiu disposto a dilatar a vantagem, que lhe renderia o apuramento, se bem que nessa altura, com o Bayern de Munique a vencer em casa o Aris, a qualificação estava praticamente garantida. Mas o segundo golo era importante e acabou por surgir aos 66', obra de Wender, que, numa bela iniciativa, disparou à entrada da área contrária forte e com êxito. Estava consumada a qualificação. Havia só que administrar os dois golos de diferença. Manuel Machado procedeu então às três substituições permitidas precisamente para poupar jogadores e para a equipa continuar estável. Até final nada mais se passou digno de registo, a não ser que o Braga esteve mais perto de fazer o terceiro golo do que o Estrela Vermelha de chegar ao tento de honra.

O Jogo

João-Braga

Sp. Braga segue em frente na Taça UEFA

O Sp. Braga saiu esta noite vitorioso do jogo com o Estrela Vermelha, por 2-0, golos de Linz (10 m) e Wender (66 m), tendo desse modo assegurado a passagem para os 16 avos-de-final da Taça UEFA, onde irá juntar-se ao Benfica e Sporting.

Os «arsenalistas» cumpriram por inteiro os objectivos estabelecidos para este jogo. Logo aos 10 minutos inauguraram o marcador na primeira ocasião de golo. Excelente lance de Wender, que entra pela ala esquerda e cruza direitinho para Linz, que ao segundo poste fez o desvio certeiro. O golo cedo acalmou os jogadores do Braga na sua luta pela qualificação. Perto do intervalo surgiu nova clara ocasião de golo, com Linz a assistir Wender, o extremo brasileiro fica isolado e entra na área, tendo Banovic conseguido deter o seu remate.

Na etapa complementar o Sp.Braga criou mais situações de golo através de Vandinho e Linz, mas foi apenas Wender que encontrou o caminho para o golo. Aos 66 minutos o extremo brasileiro teve uma excelente arrancada e mesmo perante um defesa e o guarda-redes encontrou espaço para marcar. Até ao final do jogo apenas Jaílson teve uma oportunidade para elevar a contagem, no entanto o guarda-redes Banovic conseguiu evitar o pior.

Com este resultado o Sp.Braga terminou no segundo posto do Grupo F e está qualificado para os 16 avos-de-final da Taça UEFA.

Ficha de jogo

Estádio AXA, em Braga

Árbitro: Vladimir Hrinak (Eslováquia)

Equipas:

SP.BRAGA - Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez e Carlos Fernandes; Brum (Andrés Madrid, 88m), Vandinho e Frechaut; Jorginho (Jaílson, 73m), Linz e Wender (César Peixoto, 70m).

ESTRELA VERMELHA – Banovic; Basta (Lucas, 17m), Djordjevic, Bajalica e Andjelkovic; Castillo e Milovanovic; Salas (Maurício, 60m), Milijas e Barcos (Filip Djordjevic, 88m); Koroman.

Ao intervalo: 1-0

Marcadores: 1-0, Linz (10m); 2-0, Wender (66m)

Acção disciplinar: cartão amarelo a Paulo Jorge e Koroman.

Fim da partida: 2-0

in abola

João-Braga

Braga 2 Estrela Vermelha 0
Braga repete o êxito da época passada, juntando-se a Benfica e Sporting, dois dos oito clubes provenientes da Liga dos Campeões, que estarão entre os 32 finalistas da Taça UEFA.

Roland Linz e Wender marcaram para a equipa minhota, que terminou o Grupo F na segunda posição.
Nem foi necessária a ajuda do Bayern de Munique, que goleou os gregos do Aris de Salonica por 6-0, com um «poker» de golos do italiano Luca Toni, um de Lell e outro de Lahm.

Ficha do Jogo:
Estádio Axa, Braga
Árbitro: Vladimir Hrinak (Eslováquia)

SP. BRAGA
Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez e Carlos Fernandes; Frechaut, Roberto Brum (Madrid) e Vandinho; Jorginho (Jaílson), Wender (César Peixoto) e Roland Linz

Suplentes não utilizados: Dani Mallo, Anílton Junior, Castanheira e Lenny.
Treinador: Manuel Machado

ESTRELA VERMELHA
Banovic; Basta (Lucas), Bajalica, Salas Franklin (Molina) e Andjelkovic; Dordevic, Castillo, Milovanovic e Milijas; Hernan Barcos (Filip Dordevic) e Koroman

Suplentes não utilizados: Radivojevic, Trajkovic, Burzanovic, Molina e Raskovic
Treinador: Aleksandar Jankovic

1-0 aos 11' - Wender dribla um adversário e cruza para a entrada de Linz, que, sem dificuldade, inaugura o marcador.
2-0 aos 66' - Wender entra na área, faz uma simulação sobre Djordjevic e bate o guarda-redes Banovic.

in rr

João-Braga

Braga não falha
O Sporting de Braga garantiu o apuramento para os 16 avos-de-final da Taça UEFA, ao receber e bater o FK Crvena Zvezda, por 2-0, em partida relativa à quinta e última jornada do Grupo F. Os golos de Roland Linz e de Wender catapultaram os "arsenalistas" para o segundo lugar do seu agrupamento, pelo que Portugal terá três representantes no sorteio desta sexta-feira.

Wender marcou o segundo golo do Braga frente ao Estrela Vermelha

Golo a abrir
Já eliminado e sem nada a perder, o Estrela Vermelha surgiu atrevido em Braga, tendo mesmo mais tempo de posse de bola durante os primeiros dez minutos. No entanto, a equipa da casa, que até esse momento parecia estar a acusar a pressão de ter de ganhar, marcou na primeira vez em que chegou com perigo à área adversária. Wender passou bem por Dušan Basta no lado esquerdo, antes de cruzar com precisão para a conclusão de Liz ao segundo poste. O tento, obtido logo aos 11 minutos, abria ainda mais as portas do apuramento, totalmente escancaradas na eventualidade de novo golo bracarense.

Wender desperdiça
Os visitantes não desanimaram e poderiam mesmo ter empatado apenas três minutos volvidos, mas Segundo Castillo cabeceou à figura de Paulo Santos, isto após um excelente centro de Dušan Andjelković. Novo aviso foi dado aos 20 minutos, quando Ognjen Koroman rematou forte de pé esquerdo, correspondendo o guardião português com mais uma defesa atenta. O Braga, que após marcar tinha voltado a revelar problemas na condução do seu jogo, desperdiçou uma soberana ocasião para ir para o intervalo a vencer por 2-0. Linz quis retribuir a assistência de Wender e isolou o brasileiro aos 42 minutos, mas Zoran Banović efectuou uma defesa providencial e impediu o extremo de festejar.

Linz falha bis
Certamente ciente que o Bayern de Munique vencia o Aris por 2-0 no outro jogo do grupo (resultado que permitia o apuramento do Braga em caso de vitória frente ao Estrela Vermelha), os anfitriões regressaram dos balneários bem mais tranquilos. Quem pagou a factura foram os sérvios, que passaram a sentir mais dificuldades, ao mesmo tempo que revelavam desconcentração no seu sector mais recuado. Vandinho foi o primeiro a aproveitar essas veleidades, aos 54 minutos, mas o seu remate em jeito não logrou iludir Banović. Linz, com a baliza totalmente à sua mercê, atirou por cima da barra três minutos volvidos, isto numa altura em que era evidente a superioridade da equipa de Manuel Machado.

Wender sentencia
E o 2-0 acabou mesmo por surgir aos 66 minutos, na sequência de um rápido contra-ataque. Wender apareceu em progressão na esquerda, bailando perante Vladimir Djordjević e rematando forte de pé esquerdo, sem hipóteses de defesa para o guardião contrário. Com a vitória no encontro e a tão desejada qualificação praticamente garantidas, apenas restou aos jogadores do Braga gerirem o cronómetro e as suas emoções, perante um adversário que foi tentando, sem sucesso, chegar pelo menos ao tento de honra.

À espera de um adversário
O triunfo fez com que o Braga terminasse o grupo no segundo posto, com seis pontos, enquanto o Estrela Vermelha despediu-se das competições europeias sem ter pontuado. O Bayern venceu o agrupamento após ter goleado (6-0) o Aris, enquanto o Bolton garantiu o último lugar que dá direito a marcar presença no sorteio dos 16 avos-de-final, agendado para esta sexta-feira. Uma coisa é certa: o Braga vai defrontar uma das equipas que transitou da UEFA Champions League.

in uefa

João-Braga

SP. BRAGA-ESTRELA VERMELHA, 2-0 (Linz 11', Wender 66')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA

      
21:36 - Termina a partida. O Sp. Braga está apurados para os 16 avos-de-final da Taça UEFA.

90'+2 - Última substituição no estrela Vermelha. Sai Barcos, entra FILIP DJORDJEVIC.

90' - Mais dois minutos para jogar.

89' - Última alteração nos bracarenses. Sai Brum, entra MADRID.

O Bayern aumenta a vantagem. 6-0 ao Aris...

84' - CARTÃO AMARELO para Paulo Jorge e também para Koroman, que se desentenderam. Foram os primeiros cartões da partida.

82' - Grande jogada de Jailson, apassar à entrada da área por uma série de adversários e a rematar de pé esquerdo para defesa incompleta de Banovic. Linz estava lá para a recarga mas primeiro apareceu Bajalica, a cortar pela linha de fundo.

76' - João Pereira cruza para um belo movimento de Linz, que remata à figura de Banovic.

75' - César Peixoto marca o pontapé de canto no lado esquerdo. Depois de uma série de falhanços de parte a parte, Jailson atira ao lado.

74' - Nova alteração nos arcebispos. Sai Jorginho, entra JAILSON.

71' - Substituição no Sp. Braga. Sai Wender, debaixo de uma grande ovação, entra CÉSAR PEIXOTO.

Quatro golos de Luca Toni em Munique colocam neste momento o Bayern a vencer o Aris por 4-0. Só uma catástrofe tirará o Sp. Braga da próxima fase da UEFA.

66' - GOLO DO SP. BRAGA. Wender entra na área pelo lado esquerdo, faz uma simulação sobre Djordjevic e bate Banovic pela segunda vez. 16 avos-de-final à vista!

60' - Segunda alteração nos sérvios. Sai Franklin Salas, entra MAURÍCIO MOLINA.

57' - Grande oportunidade desperdiçada por Linz. Wender, na esquerda, assiste o austríaco, que, de baliza aberta, atira por cima. Que perdida!

54' - João Pereira cruza para o segundo poste, onde Vandinho recebe de peito e atira para defesa incompleta de Banovic. Linz tenta a recarga mas faz falta sobre o guarda-redes.

51' - Livre para Milovanovic , com a bola a morrer nas mão de Paulo Santos, perante a ameaça Castillo.

48' - Vandinho remata ao lado da baliza de Banovic.

20:49 - Recomeça a partida em Braga.

........................................................

20:32 - Intervalo.

45'+1- Bom movimento de Barcos, que, sem deixar cair, atira ligeiramentre ao lado da baliza de Paulo Santos. No entanto, o argentino estava em posição irregular.

45' - Mais um minuto para jogar na primeira parte, assinala a placa do 4.º árbitro.

41' - Grande oportunidade para os bracarenses. Linz isola Wender, que na cara de Banovic permite a defesa com o pé esquerdo ao guarda-redes dos sérvios.

Toni bisa em Munique. O Sp. Braga está cada vez mais perto do apuramento.

38' - Andjelkovic cruza da esquerda, valendo o corte providencial na área de Carlos Fernandes.

32' - Brum serve Jorginho, que enche o pé, com o remate a sair por cima da trave.

Em Munique, o Bayern marca ao Aris por Luca Toni. Com esta conjugação de resultados, o Sp. Braga apura-se para os 16 avos-de-final.

25' - Remate de Lucas, sem perigo para Paulo Santos.

20' - Koroman ganha espaço à entrada da área bracarense e remata depois para defesa fácil de Paulo Santos.

18' - Wender entra na área e remata às malhas laterais da baliza de Banovic.

18' - Alteração no Estrela Vermelha. Sai Basta, entra LUCAS.

15' - Castillo cabeceia à figura de Paulo Santos.

12' - Respondem os sérvios. Koroman "senta" Carlos Fernandes e remata fraco, com Rodriguez a cortar pela linha de fundo.

11' - GOLO DO SP. BRAGA. Wender recupera a bola à entrada da área, descai sobre a esquerda, passa por Basta e faz um cruzamento perfeito para a entrada de LINZ, que, sem dificuldade, inaugura o marcador em Braga.

1' - Wender vai à linha de fundo no lado esquerdo. Dordevic corta e o brasileiro fica a queixar-se do ombro mas recupera logo de seguida.

19:46 - Começa o encontro. Sai o Estrela Vermelha com a bola.

...........................................................

TAÇA UEFA - 5.ª JORNADA (GRUPO F)

SP. BRAGA-ESTRELA VERMELHA

Estádio Axa, Braga
Hora: 19:45
Árbitro: Vladimir Hrinak (Eslováquia)

SP. BRAGA

Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez e Carlos Fernandes; Frechaut, Roberto Brum e Vandinho; Jorginho, Wender e Roland Linz

Suplentes: Dani Mallo, Anílton Junior, César Peixoto, Castanheira, Madrid, Lenny e Jailson

Treinador: Manuel Machado

ESTRELA VERMELHA
Banovic; Basta, Bajalica, Franklin Salas e Andjelkovic; Dordevic, Castillo, Milovanovic e Milijas; Hernan Barcos e Koroman

Suplentes: Radivojevic, Trajkovic, Burzanovic, Lucas, Maurício Molina, Raskovic e Filip Dordevic

Treinador: Aleksandar Jankovic

in record

João-Braga

Sporting de Braga está na próxima fase e vai encontrar clube da 'Champions'
O Sporting de Braga bateu hoje o Estrela Vermelha por 2-0, na última jornada do Grupo F da Taça UEFA em futebol, e qualificou-se para a fase a eliminar, na qual vai medir forças com uma equipa proveniente da Liga dos Campeões

A equipa bracarense, que precisava de vencer por dois golos de diferença para depender apenas de si e seguir em frente, alcançou o objectivo com tentos de Linz (11 minutos) e Wender (66), que a deixaram no segundo lugar do grupo, com seis pontos, atrás do vencedor Bayern de Munique, que hoje goleou o Aris de Salónica por 6-0.

A equipa germânica venceu com quatro golos de Luca Toni (25, 38, 64 e 66), um de Lell (78) e outro de Lahm (81) e terminou o grupo na frente, com oito pontos, mais dois que Braga e Bolton, terceiro.

Para superar a equipa inglesa na classificação final, o conjunto luso beneficiou da melhor diferença de golos (5-3, contra os 5-4 dos ingleses), o primeiro critério de desempate, que o colocou no caminho de uma das equipas provenientes da Liga dos Campeões, com excepção para Sporting e Benfica.

Glasgow Rangers, Olympique de Marselha, Rosenborg, Werder Bremen (de Hugo Almeida), PSV Eindhoven ( de Manuel da Costa) e Slavia de Pragab são os possíveis rivais do Sporting de Braga nos 16-avos-de-final da Taça UEFA.

O Benfica e o Sporting, que chegam à Taça UEFA via Liga dos Campeões, podem vir a defrontar, por seu turno, o Spartak de Moscovo, o Tottenham ou o Helsingborg, equipas que concluíram os grupos E, G e H no segundo posto.

Os rivais lisboetas têm, no entanto, de ficar à espera do desfecho dos restantes quatro grupos (A, B, C e D), quinta-feira, para saber quais as outras equipas que são segundas e podem vir também a ser seus rivais.

O sorteio da Taça UEFA realiza-se sexta-feira, em Nyon, na Suíça, e, além dos segundos com os clubes provenientes da 'Champions', vai emparelhar os primeiros com os terceiros classificados da segunda competição europeia de clubes.

Assim, o Bayern de Munique, o Bayer Leverkusen, o Getafe e o Bordéus podem vir a medir forças com qualquer equipa terceira classificada dos outros sete grupos, uma vez que não podem voltar a jogar com a equipa que já defrontaram na fase de grupos.

São os casos do Leverkusen com o Zurique (Grupo E), dos bávaros com o Bolton (Grupo F), do Getafe com o Anderlecht (Grupo G), do Bordéus com o Helsingborg (H).

Falta apenas conhecer o desfecho dos jogos de quinta-feira para saber quem acaba em que posição os Grupos A, B, C e D, cujos jogos estão todos marcados para as 19h45 de Lisboa.

in SOL/LUSA

João-Braga

Taça UEFA, Grupo F: Sp. Braga-Est. Vermelha, 2-0 (crónica)

Este Sp. Braga tem arcaboiço europeu. Demonstrou-o, uma vez mais, diante do Estrela Vermelha, na noite em que assegurou a passagem aos 16-avos-de-final da Taça UEFA. Pela segunda temporada consecutiva, registe-se. A vitória por 2-0 resume-se bem em duas palavras: crença e paciência.

Mesmo a jogar apenas o suficiente, a formação de Manuel Machado foi sempre superior aos sérvios e terá a oportunidade de seguir em frente nesta competição. Um motivo de orgulho para o emblema minhoto, que vai sobrevivendo às constantes mudanças de treinador e mantém-se a um nível bastante bom, quer na Liga Bwin quer nesta Taça UEFA.

Diante do histórico Estrela Vermelha os minhotos tinham questões antigas por resolver. Ainda há duas épocas, o histórico clube sérvio viera arruinar as ambições do Sp. Braga nesta mesma prova. Numa noite fria, houve empate a uma bola e confusão entre os jogadores no final do jogo.

Felizmente, este Estrela Vermelha está muito longe daquele que conquistou a Europa em 1991. Sinisa Mihajlovic, Dejan Savicevic, Robert Prosinecki e Darko Pancev deixaram um legado pesado de mais aos seus humildes sucedâneos. O resultado está à vista nesta edição da Taça UEFA: quatro jogos, quatro derrotas e um adeus natural à competição.

É no meio-campo que se começam a ganhar os jogos

A crença do Sp. Braga permitiu-lhe um início muito forte. Ciente da sua superioridade sobre o adversário, a equipa de Manuel Machado explorou com arrojo os flancos, principalmente o esquerdo.

Wender estava endiabrado e aos dez minutos cruzou para o golo de Linz. O mais difícil parecia estar feito, até porque a estrutura apresentada pelos sérvio favorecia o Braga. Frechaut, Brum e Vandinho tinham superioridade numérica e qualitativa sobre Castillo e Milovanovic no meio-campo e sabe-se que é nesta zona que se começam a ganhar os jogos.

Wender dissipa a incerteza
Mas a vencer o Sp. Braga tornou-se condescendente. Ou excessivamente paciente, se preferirem. Olhou com desdenho o oponente e passou tempo de mais a gerir o resultado e a posse de bola. Koroman ainda assustou Paulo Santos em duas ocasiões, mas a diferença era realmente grande.

A actuar em ritmo baixo e sem necessitar de trincar os lábios, o Sp. Braga usufruiu de duas oportunidades fabulosas para marcar, mas Wender (aos 41 minutos) e Linz (aos 57) adiaram a felicidade e a certeza.

Que chegariam de mãos dadas aos 66 minutos. Por Wender. Desta vez o esquerdino não esteve com delongas e acabou com a incerteza nas gélidas bancadas da «pedreira» minhota.

Com naturalidade, sem grande esforço nem especial inspiração, o Sp. Braga segue em frente na Taça UEFA. Principalmente por ser melhor do que o Estrela Vermelha. O que não deixa de ser uma boa razão



Salvador critica adeptos do Braga e elogia os de Guimarães
António Salvador, presidente do Sp. Braga, não deixou de lamentar a pouca afluência a um jogo tão importante como este. O líder dos minhotos não se coibiu mesmo de comparar o aquilo que se passa no V. Guimarães, rival histórico.


«Queremos afirmar-nos como o quarto grande e ser também um habitue na Europa. Os nossos jogadores merecem tudo de bom. Quero também dar os parabéns aos oito mil associados que vieram cá. Mas com a nossa organização e a qualidade das nossas equipas, pensava ter muito mais adeptos no estádio. Se tivéssemos a massa associativa de um clube que regressou este ano à Liga Bwin, estaríamos ainda melhor».

Sobre as razões de ter pouca gente: «Contra o Bayern eram os preços. Hoje não sei. Se calhar o erro é meu. Este clube merece mais desta cidade e desta região. Estou esperançado que no futuro teremos tantos adeptos como o V. Guimarães tem».

Sobre o futuro na UEFA: «O objectivo foi alcançado, mas queremos chegar mais à frente. Contratações em Janeiro? Estamos satisfeitos com os jogadores que temos, mas vamos fazer uma análise. Se calhar precisamos de reajustamento na defesa».



Manuel Machado e o futuro na UEFA: «No futebol tudo é possível»
Manuel Machado, técnico do Sp. Braga, ressalvou a qualificação para a próxima fase da Taça UEFA. Sobre a actuação desta noite, qualificou-a como «cerebral».


«O Sp. Braga foi cerebral e geriu bem uma vantagem que cedo alcançou. Sabíamos que a prioridade era não sofrer golos e que acabaríamos por dilatar essa vantagem. O 2-0 deu-nos segurança e alcançámos a qualificação, que era o que desejávamos. Fica o registo do segundo lugar no grupo, à frente do Bolton e atrás de um colosso do futebol mundial. É um dia marcante para este emblema, para a cidade e para as suas gentes. No resultado final, se algo houvesse a alterar, seria para o lado do Sp. Braga».

Sobre o adversário da próxima fase: «Adianta ter preferências? O sorteio é que vai ditar a nossa sorte. O lote tem equipas de grande dimensão, mas isso não nos atemoriza. Serve, isso sim, para nos motivar ainda mais. Diante do Bayern e do Bolton estivemos muito bem e essas duas equipas são grandes. Houve, por isso, uma aprendizagem boa. Depois, no futebol tudo é possível».



«Pagámos bem caro os erros», diz o treinador do Est. Vermelha
Alexander Jankovic, treinador do Estrela Vermelha, teve um discurso duro para com os seus jogadores no final da derrota por 2-0 em Braga. O técnico considerou justa a derrota e lamentou não ter conquistado qualquer ponto neste grupo.


«Quero dar os parabéns ao Sp. Braga por esta vitória justa. Este jogo provou que na Europa os erros pagam-se muito caros. Esta equipa é limitada e quando erra é penalizada. É triste porque já fomos campeões da Europa e agora terminámos este agrupamento sem qualquer ponto conquistado. Na primeira parte estivemos bem e até tivemos algumas oportunidades, mas a segunda parte foi pior e cometemos muitos erros. Num deles o Sp. Braga fez o 2-0 e a equipa não teve força para se reerguer».

Sobre o futuro: «Temos uma árdua tarefa pela frente. Atravessámos um período turbulento no clube e na própria equipa, mas depois das férias veremos quem tem ou não condições para fazer parte desta equipa. Temos 43 atletas sob contrato profissional, mas já tenho uma ideia clara sobre aquilo que pretendo».

Sobre o português Lucas: «Ele costuma actuar no meio-campo, mas esta noite foi lateral porque temos muitos atletas lesionados. É um bom jogador e tem a capacidade de fazer estas duas posições».



Taça UEFA, Grupo F: Sp. Braga-Est. Vermelha, 2-0 (destaques)

Roland Linz, faminto por golos
Este austríaco tem atracção pelo golo. Para ele o futebol só faz sentido quando jogado perto da baliza adversária. Nessa zona movimenta-se com assinalável à-vontade, farejando toda e qualquer bola que lhe possa ser benéfica. Foi assim que inaugurou o marcador esta noite, surgindo faminto ao segundo poste, após cruzamento de Wender. É um guerreiro, um atacante corajoso. Mesmo mal servido durante largos períodos, não deu um momento de sossego aos seus marcadores, Dordevic e Bajalica. Nota negativa na sua actuação apenas o falhanço escandaloso aos 57 minutos, quando falhou o mais fácil de baliza aberta.

Wender, o leão de Braga
Aquele Wender dos primeiros 25 minutos fez lembrar o jogador que despertou o interesse do Sporting há uns anos. Tudo lhe saiu bem nesse período. As arrancadas, os dribles e os cruzamentos. Foi, de resto, através de um centro bem medido que serviu Roland Linz para o primeiro golo da noite. Mais tarde, aos 41, teve uma oportunidade de ouro para fazer o 2-0, mas Banovic levou-lhe a melhor. A recompensa para tão boa actuação surgiria mais tarde, ao fazer o 2-0 com muita classe. Atravessa um bom momento.

Roberto Brum, do ostracismo ao protagonismo
Ostracizado por Jorge Costa ao longo de vários meses, recuperou com Manuel Machado a confiança que mostrou em Coimbra ao longo de várias épocas. Conquistou o lugar que pertencia a Andrés Madrid e o melhor elogio que se lhe pode fazer é que quase ninguém se deve ter lembrado esta noite do argentino. Brum não falha um passe, está sempre bem colocado, movimenta-se com uma frescura impressionante e ainda tem tempo de alvejar a baliza adversária. Está em grande forma!

Vandinho, em crescendo
Ultrapassada a pequena questiúncula com Manuel Machado, voltou a jogar o seu bom futebol. Frente aos sérvios até teve um início discreto, mas foi melhorando com o avançar dos ponteiros do relógio. Movimentou-se muito, quis ter a bola nos pés e quase marcava no início da segunda parte, num remate em arco que merecia melhor sorte.

Lucas, regresso positivo a Portugal

O ex-jogador da Académica e do Boavista iniciou surpreendentemente a partida no banco de suplentes do Estrela Vermelha, mas cedo foi chamado à acção. Aos 15 minutos entrou para o lugar do lesionado Dusan Basta, ocupando o lugar de lateral direito. Uma posição que ocupou muitas vezes na temporada passada, de resto. E, coincidência ou não, Wender baixou muito de rendimento desde esse momento. Uma entrada positiva, pois.

Koroman, veneno sérvio

A principal dor de cabeça para a defesa do Sp. Braga. Um avançado de baixa estatura, mas muito mexido e habilidoso. Tem 29 anos e já representou vários clubes ao longo da sua carreira. Desde os modestos Spartak de Subotica e OFK Belgrado, aos russos do Dínamo de Moscovo e do Krylia Sovetov. Em Braga mostrou que poderia ter passado por palcos mais atraentes.



Taça UEFA, Grupo F: Sp. Braga-Estrela Vermelha, 2-0 (ficha)

O Sp. Braga venceu o Estrela Vermelha por 2-0 e garantiu a passagem aos 16/avos de final da Taça UEFA.

O primeiro golo do triundo bracarense foi marcado por Roland Linz (10m), com Wender a apontar o 2-0 final aos 66 minutos.

Veja a FICHA e o AO MINUTO clicando nos links relacionados.



Lucas no regresso a Portugal: «O Sp. Braga foi mais forte»
Lucas, jogador do Estrela Vermelha, regressou a Portugal e não foi feliz. No final da derrota em Braga, falou à comunicação social.


«Tinha dito que gostaria de acabar bem a Taça UEFA, mas não foi possível. O Sp. Braga foi um justo vencedor. Desejo-lhe muita sorte para a próxima eliminatória. Sabíamos que o Braga em casa é muito forte. Hoje fiquei no banco de suplentes, mas tenho jogado quase sempre. São coisas do futebol. Gostei de rever amigos como o Linz. Vou continuar a minha aventura na Sérvia, mas primeiro quero desfrutar as férias».

in maisfutebol

João-Braga

«Esta vitória é fruto do trabalho de todos» (Wender)
Wender esteve em grande plano na vitória do Sp. Braga sobre o Estrela Vermelha (2-0), ao assistir Linz no primeiro golo e ao marcar o segundo. No final do jogo, o jogador bracarense não escondia a alegria pela passagem à fase seguinte da

«O mais importante foi a passagem à próxima fase da Taça UEFA. Agora, tudo faremos para dar sequência a esta brilhante campanha», afirmou Wender, ao mesmo tempo que repartiu os «louros» da vitória pelos seus companheiros: «Estou satisfeito, mais pelo resultado. É lógico que tentamos sempre jogar bem, mas o Sp. Braga vale pelo conjunto. Esta vitória é fruto do trabalho de todos.»



«Um dia marcante» (Manuel Machado)
Objectivo cumprido. O Sp. Braga está nos 16 avos-de-final da Taça UEFA, após vencer esta noite os sérvios do Estrela Vermelha (2-0). Manuel Machado, técnico dos bracarenses, era naturalmente um homem feliz no final da partida.

«O Sp. Braga foi cerebral, o necessário, para gerir a vantagem que cedo alcançou. Sabíamos que a prioridade era não sofrer golos, porque mais cedo ou mais tarde acabaríamos por dilatar o resultado. Os meus jogadores fizeram uma gestão muito adequada dessa vantagem inicial, dilataram o resultado e alcançaram a qualificação, que era, no fundo, aquilo que perseguíamos», começou por afirmar Manuel Machado.

E acrescentou: «Fica o registo do segundo lugar no grupo, à frente de uma equipa chamada Bolton, de um futebol diferenciado no contexto europeu, e atrás de um colosso do futebol mundial, chamado Bayern de Munique. Para o emblema que representamos, é um dia marcante.»



«Os erros pagam-se muito caro» (Jankovic)
O técnico do Estrela Vermelha reconheceu que o Sp.Braga foi «melhor» e que «mereceu vencer» o jogo. Alexander Jankovic realça que nas competições europeias os «erros pagam-se muito caro».

«O Sporting de Braga foi melhor e mereceu vencer este jogo. Os erros, na Europa, pagam-se muito caro e nós ainda precisamos de muitos desafios para conseguirmos melhores resultados. Vamos continuar a trabalhar. Os jogadores tentaram tudo, mas a experiência do adversário foi determinante», afirmou Jankovic, que ainda elogiou o médio português Lucas, que hoje teve de jogar a lateral direito.

in abola