News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 14/12

Started by JotaCC, 14 de December de 2007, 09:14

Previous topic - Next topic

JotaCC

Léo Sousa é aposta de Janeiro



Apesar de ter apenas 21 anos, o seu passado desportivo faz corar de raiva alguns dos muitos avançados que militam no futebol português. Com passagens pelo Internacional de Porto Alegre, Boca Juniors e Grémio de Porto Alegre, Léo Sousa, o jogador que está a acelerar a pulsação na SAD minhota, é um avançado promissor e que tem mostrado serviço no discreto, mas não muito, campeonato da II Divisão, cotando-se como um jogador que já conquistou admiradores nos clubes da principal divisão do futebol nacional. Carente de avançados - Baylón e João Tomás estão lesionados e Philco não convenceu -, Manuel Machado já conhece o valor do jovem jogador - há observações e referências bem fundamentadas -, e o futebolista foi já abordado para uma conversa exploratória, fazendo-lhe sentir que a intenção é levá-lo para Braga já em Janeiro. Sendo o seu passe pertença do Atlético de Valdevez e de uma sociedade de investimentos desportivos, as conversações terão lugar em breve, "agarrando" um jogador que já começa a ter mercado muito... atento. Dotado de uma condição física impressionante (1,91 m e 82 kg), distingue-se pela forma decidida como arranca para a baliza sempre que em posse de bola e pela potência do remate. Um detalhe a jogar contra si: apesar da altura impressionante, revela carências no jogo aéreo, ainda assim um detalhe que a sua idade e margem de progressão - que, diz quem o conhece, possui - poderão, com o tempo, ajudar a corrigir. A confirmar-se a aposta - os próximos dias poderão ser reveladores nessa matéria -, o Braga volta a investir em jogadores de equipas de segunda linha na expectativa de poder vir a fazer um bom encaixe financeiro num futuro próximo. O seu passado de grandes clubes e os golos que leva marcados levam a acreditar que sim...
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Salvador garante academia até 2010
Assembleia geral decidiu trocar os votos por palmas a António Salvador, que disse esperar uma doação de terrenos da Câmara



Numa assembleia geral eleitoral que começou por homenagear o recentemente falecido secretário da Mesa da AG, Carlos Martins, o processo de reeleição de António Salvador foi simplificado por proposta da Mesa que, substituindo os votos por palmas, garantiu a unanimidade em torno do presidente. Antes disso, Salvador historiou o processo que levou à sua continuidade. Depois de confirmar a disponibilidade para continuar e de negar ter tido "desavenças" durante o processo, frisou não ter feito "nenhuma exigência" para se recandidatar. Passando para o que deseja no novo mandato, pediu "mais associados, mais gente no estádio, mais parceiros estratégicos e, sobretudo, património para o clube", numa frase que o lançou para a construção da futura academia. "Em devido tempo, apresentaremos à Câmara o projecto da futura academia", afirmou Salvador, para depois divulgar algo que até ontem se desconhecia, ao dizer já ter Mesquita Machado "afirmado publicamente que a Câmara está disponível para doar terrenos para a edificação da academia".
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum quer perder embalagem



A Mata Real não costuma oferecer facilidades aos clubes que a visitam, e o jogo desta noite, por muito que os nove pontos de diferença entre os dois clubes o possam sugerir, será mais um braço-de-ferro entre pacenses e bracarenses. Manter a tendência positiva dos últimos jogos é o objectivo de dois clubes moralizados pelos resultados mais recentes. A equipa de José Mota ganhou confiança por ter eliminado o Belenenses da Taça de Portugal, no Restelo, e conseguiu um novo fôlego para encarar a luta pela permanência, ao passo que o Braga, que passeou classe frente ao Aris de Salónica, na Taça UEFA, está a apenas quatro pontos do terceiro posto. Está claro que moral é coisa que não faltará no relvado da Mata Real.

Em posição pouco confortável na classificação - ocupam o antepenúltimo lugar -, os pacenses vão ter de mexer na equipa, por força da lesão sofrida por Valdir frente ao Belenenses. Chico Silva retomará a lateral-esquerda de uma defesa que não sofrerá mais alterações. A meio-campo, José Mota poderá apostar em Fernando Pilar, apesar de o atleta estar afastado da competição há algum tempo. No ataque, Furtado, autor de um grande golo frente ao Belenenses, deverá ser o elemento mais adiantado, apoiado pelo tecnicista Wesley e pelo rápido Edson. Um trio que procurará colocar um ponto final nas dificuldades de finalização que a equipa tem evidenciado.

Paulo Jorge regressa



Ausente em Salónica e na Camacha, o capitão Paulo Jorge é a principal novidade na convocatória arsenalista para a partida de hoje à noite. Refeito de lesão, vai voltar a ocupar o seu lugar no centro da defesa, fazendo dupla com Rodriguez e remetendo Anilton para os reservistas. Outra novidade tem que ver com a saída provável de César Peixoto, mantendo-se Carlos Fernandes na lateral esquerda. Ao todo, Manuel Machado convocou os 18 jogadores disponíveis, uma vez que o jogo de quarta-feira para a Liga Intercalar provocou alguns condicionalismos ao nível da condição física dos jogadores.

PAÇOS DE FERREIRA - BRAGA


Estádio da Mata Real
20h30 | Sport tv 1

Àrbitro: Elmano Santos (AF Madeira)
Assistentes:Sérgio Serrão+Valter Oliveira

PAÇOS DE FERREIRA
Treinador: José Mota

24 | Peçanha GR
30 | Ferreira LD
55 | Tiago Valente DC
16| Kiko DC
3 | Chico Silva LE
17 | Fernando Pilar MD
77 | Dedé MD
8 | Pedrinha MO
80 | Wesley AD
7 | Edson AE
20 | Furtado AV
12 | Coelho GR
18 | Mangualde LD
4 | Rovérsio DC
96 | Filipe Anunciação MD
15 | Ricardinho AD
10 | Cristiano AE
13 | Renato Queirós AV

BRAGA
Treinador: Manuel Machado

1 | Paulo Santos GR
47 | João Pereira LD
3 | Paulo Jorge DC
2 | Rodriguez DC
13 | Carlos Fernandes LE
17 | Frechaut MD
5 | Brum MD
7 | Jorginho MO
88 | Vandinho MO
15 | Wender MO
29 | Linz AV
12 | Dani Mallo GR
22 | Anilton DC
89 | Stélvio MD
14 | Castanheira MO
21 | César Peixoto MO
70 | Lenny AD
20 | Jaílson AV
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Manuel Machado
"Temos de ter atitude"
Tácticas à parte, Manuel Machado entende que, para vencer em Paços de Ferreira, é preciso jogar de mangas arregaçadas



Ensaiar a estratégia a utilizar antes de um jogo é o trabalho de qualquer treinador, que, ao realizá-lo, terá certamente de estudar a forma de jogar do adversário em causa. Ora, a atitude do Paços de Ferreira quando actua no Estádio da Mata Real é bem conhecida de todos, pelo que, nos últimos dias, o técnico Manuel Machado não se tem cansado de alertar os seus jogadores para as dificuldades com que terão de se confrontar na Capital do Móvel. "Vou insistir na mesma mensagem até ao momento do jogo. Para além das normais questões de carácter físico, táctico e técnico, a resolução desta partida para o nosso lado passa essencialmente por uma questão de abordagem. Temos de ter atitude", referiu, frisando que a disponibilidade dos seus atletas terá de ser "total". "Se não tivermos a mesma postura que o adversário, se não corrermos, no mínimo, o mesmo, não vencemos. É tão simples quanto isso." Tal simplicidade de processos motivou Manuel Machado a abrir o jogo, a ponto de divulgar a equipa titular para o jogo de hoje, o que raramente acontece. "Como não é só por uma questão de modelo táctico que se resolve um jogo em Paços de Ferreira, não tenho problemas em adiantar que a equipa titular será aquela que treinou hoje junta, salvo qualquer contratempo de última hora", disse, confiante em que os escolhidos darão uma resposta positiva.

"Tenho de utilizar um discurso mais simples"


Deveria estar Manuel Machado a sobrevoar o oceano Atlântico, na noite de domingo passado, depois de o Braga ter eliminado o Camacha da Taça de Portugal, na Madeira, quando, na sua rubrica "Tesourinhos deprimentes", os Gato Fedorento exploraram várias conferências de Imprensa dadas pelo actual técnico bracarense para justificarem a criação de um novo dicionário, ao qual atribuíram a denominação de "Manuelmachadês", numa alusão ao palavreado elaborado do treinador para responder a questões relativamente simples. Ontem, Manuel Machado revelou um enorme poder de encaixe, a ponto de ter sido o primeiro a brincar com a situação, e logo na primeira conferência de Imprensa pós-Gato Fedorento. Estava o técnico a falar dos "níveis motivacionais da equipa" para explicar a importância de mais uma vitória, quando desatou a rir: "Tenho de utilizar um discurso mais simples. 'Motivacionais', se calhar, entra no tal dicionário..."

"Manter ciclo positivo"


A deslocação a Paços de Ferreira antecede a recepção ao Estrela Vermelha, na próxima quarta-feira, jogo que o Braga terá de vencer para passar à fase seguinte da Taça UEFA - e por uma diferença de dois golos, se na partida entre o Bayern de Munique e Aris de Salónica se registar uma igualdade. Nesse sentido, e depois de duas vitórias consecutivas, para a Taça de Portugal, frente ao Camacha, e para a Liga, diante do Marítimo, Manuel Machado entende ser importante "manter o ciclo positivo". "É desaconselhável qualquer quebra de rendimento nesta altura, pois a equipa está motivada e para a semana há um jogo muito importante", completou o técnico dos bracarenses.

"Está menos assombrado"



Aos poucos, o trabalho do departamento clínico começa a diminuir. O técnico bracarense espera poder contar com a totalidade do plantel num futuro próximo, mas não deixa de estar satisfeito com a evolução dos acontecimentos. "O boletim médico está menos assombrado, mas, embora estejam numa fase de reintegração, jogadores como o João Tomás e o Bruno Tiago ainda não estão disponíveis para competir."


O Jogo

JotaCC

António Salvador reconduzido na presidência
Salvador continua até 2010




António Salvador foi ontem reconduzido, por aclamação, na presidência do Braga, para mais um mandato de três anos, durante a assembleia eleitoral do clube minhoto. Concluiu-se, assim, um processo algo atribulado, já que a assembleia tinha sido suspensa no passado dia 12 de Outubro, por falta de candidaturas aos órgãos sociais. Nessa altura, Salvador ainda não tinha alterado os planos de não se recandidatar, o que acabou por fazer durante o mês de Novembro.

O dirigente arsenalista, que chegou ao comando do Braga em 2003, conseguiu aumentar os activos da SAD para 12,5 milhões de euros nos últimos quatro anos, diminuindo o passivo do clube em cerca de 75%. No novo mandato, o grande objectivo de António Salvador será a construção de uma academia de futebol, capaz de lançar as bases para o futuro do clube e aproximá-lo ainda mais dos três grandes.

A nível desportivo, Salvador continua a sonhar com a conquista de um título, embora para já a equipa só possa lutar pela vitória final em provas como a Taça da Liga ou a Taça de Portugal, já que ganhar o campeonato continua a ser uma "missão impossível". A consolidação do estatuto europeu do Braga, que participa este ano pela segunda vez consecutiva na fase de grupos da Taça UEFA, e com fortes hipóteses de se apurar para a ronda seguinte, é outra das ambições do presidente.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Manuel Machado pede empenho e atitude

Manuel Machado espera a segunda vitória seguida do Braga na Liga




Antes de decidir, na próxima quarta-feira, o destino na Taça UEFA, o Braga tem hoje um jogo importante em Paços de Ferreira (20.30 horas, SportTV1), que abre a 13.ª jornada da Liga portuguesa. Manuel Machado considera que a equipa bracarense atravessa "um período de confiança e motivação", e espera que os jogadores se concentrem primeiro em vencer na Mata Real, e só depois pensem na partida com o Estrela Vermelha.

"Já falei com os jogadores e este é um jogo que, tal como qualquer partida de futebol, passa por questões físicas, técnicas e tácticas, mas essencialmente pela atitude. Só se corrermos, no mínimo, o mesmo que o adversário, é que poderemos chegar à vitória", afirmou ontem o treinador arsenalista, na antevisão que fez do encontro de hoje à noite, mostrando-se confiante num bom resultado em Paços de Ferreira.

"Sem que este esteja a ser um ciclo brilhante, penso que acrescentámos qualquer coisa ao que vinha sendo feito, por isso é importante que não aconteçam quebras nesta altura, até porque nos aproximamos de outros grandes desafios", acrescentou, referindo-se à partida de quarta-feira, que os bracarenses terão de ganhar para poderem seguir em frente na UEFA.

Machado lamentou a lesão sofrida no fim-de-semana anterior por João Pinto, que o afastará da competição durante pelo menos um mês, embora considere que o panorama clínica esteja nesta altura "menos ensombrado" do que num passado recente. Na convocatória divulgada ontem, regista-se o regresso de Paulo Jorge, já recuperado da lesão num tornozelo que o afastou dos dois jogos anteriores. O capitão vai, assim, voltar ao centro da defesa, relegando Anilton novamente para o banco.

Como se esperava, Andrés Madrid não foi convocado, apesar de já estar a treinar sem limitações desde anteontem. O argentino continua de fora das opções do técnico, abrindo caminho para a continuidade de Roberto Brum e Frechaut nas posições mais defensivas do meio-campo. João Tomás, que também já está a treinar a 100%, ainda não foi chamado para a curta deslocação à Mata Real, já que ainda terá de ganhar ritmo depois de mais de um mês de ausência dos relvados, devido a uma lesão muscular.

Roland Linz, autor de três golos nos últimos quatro jogos, voltará ao onze, depois de ter começado o jogo da Taça com o Camacha no banco. No apoio ao avançado austríaco, jogarão Jorginho e Wender nas alas, enquanto Vandinho assumirá o lugar de médio-ofensivo, confirmando-se que o recente desentendimento entre o brasileiro e o treinador está completamente ultrapassado. César Peixoto sai do onze, perdendo o lugar de extremo e também o de lateral-esquerdo, agora entregue a Carlos Fernandes. Convocados Paulo Santos, Dani Mallo, João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez, Anilton, Carlos Fernandes, Roberto Brum, Frechaut, Castanheira, Vandinho, Jorginho, Stélvio, Wender, César Peixoto, Lenny, Jaílson, Roland Linz.

JN

JotaCC

Paços de Ferreira-Sp. Braga no arranque da 13.ª jornada

A 13.ª jornada da Liga portuguesa de futebol arranca hoje, com o Paços de Ferreira a receber o Sp. Braga. FC Porto e Benfica jogam amanhã, enquanto o Sporting entra em cena no domingo.

O Benfica desloca-se amanhã ao Estádio do Restelo para mais um derby lisboeta, enquanto o FC Porto recebe o V. Guimarães, equipa sensação do campeonato. O Sporting tem viagem mais longa, à Madeira, para defrontar o Marítimo (domingo).

Quadro da 13.ª jornada:

Sexta-feira:
Paços de Ferreira-Sp. Braga (20.30 h)

Sábado:
Belenenses-Benfica (19.30 h)
FC Porto-V. Guimarães (20.45 h)

Domingo:
Académica-Nacional (16 h)
Boavista-Naval (16 h)
Estrela da Amadora-V. Setúbal (16 h)
Leixões-U. Leiria (16 h)
Marítimo-Sporting (20 h)

JotaCC

Salvador elege adademia como prioridade
PRESIDENTE REELEITO POR UNANIMIDADE
     

"A construção de uma academia desportiva e a manutenção da posição de quarto grande no universo desportivo nacional" foram as duas ideias de força lançadas por António Salvador na assembleia geral que o reconduziu para um novo mandato de três anos.

Eleito por unanimidade e aclamação pelos cerca de 70 sócios presentes, Salvador referiu o apoio de Mesquita Machado ao seu projecto: "O presidente da Câmara Municipal já afirmou que a autarquia está disponível para doar um terreno para a academia. Em devido tempo apresentaremos o respectivo projecto."

Com os líderes dos restantes órgão sociais a manterem os seus cargos, a novidade passa pelo aumento do número de vice-presidentes da direcção, de que apenas saiu Maria do Céu Faria. Foram ontem empossados Francisco Machado, Nádia Covas, Fernando Jorge, Manuel José Lopes e Francisco Nogueira.

Antes do início da AG foi cumprido um minuto de silêncio em memória do falecido secretário da mesma, Carlos Martins.

Record

JotaCC

Sp. Braga: António Salvador reeleito por três anos



António Salvador foi hoje reeleito para a presidência da Direcção do Sporting de Braga por um período de três anos, numa assembleia geral que teve a presença de algumas dezenas de associados.

António Salvador foi eleito por aclamação e prometeu aos associados que tudo fará para ter uma academia de formação ao serviço do clube.

No final, o presidente reeleito recordou que o emblema tem crescido «15 por cento ao ano ao nível dos associados». «Iremos certamente tentar ganhar e ficar próximo dos grandes e se possível ficar nesses lugares», disse.

A mesa da Assembleia Geral continuará sob a presidência de João Marques e o Conselho Fiscal será liderado por António Martins Ferreira.

No executivo, António Salvador terá os vice-presidentes Manuel Rodrigues, Gaspar Borges, Paulo Resende e Manuel Costa, registando-se as entradas de Francisco Machado, Nádia Covas, Fernando Jorge e Manuel José Lopes, igualmente para vice-presidências.

A presidência do Conselho Geral do Sporting de Braga continua a pertencer a Monsenhor Eduardo Melo.

mais futebol

JotaCC

BRAGA JOGA HOJE EM PAÇOS DE FERREIRA
PAULO JORGE REGRESSA AOS CONVOCADOS


Recuperado da lesão, o defesa-central Paulo Jorge está de regresso aos convocados do Braga, que hoje defronta o Paços de Ferreira. O jogador será titular ao lado do peruano Rodriguez.


O treinador do Sporting de Braga, Manuel Machado, disse ontem que quer uma equipa com atitude na visita de hoje ao Paços de Ferreira, no jogo que abre a 13ª jornada da Liga. "Já falei com os jogadores e este jogo passa por uma questões de ordem técnica e táctica, mas passa sobretudo por uma questão de atitude e por isso a equipa que vai jogar é aquela que viram no treino", disse Manuel Machado, após o treino de ontem.
O técnico antevê um jogo muito disputado e entende que, para vencer, a sua equipa "terá, no mínimo, de correr tanto como o adversário". O Sporting de Braga, que vêm de um triunfo na Camacha, para a Taça de Portugal, recebe a 19 de Dezembro os sérvios do Estrela Vermelha na última jornada da fase de grupos da Taça UEFA.

João Pinto de fora
O regresso do defesa central Paulo Jorge, é o maior destaque da lista de convocados do Sporting de Braga para a partida em Paços de Ferreira. Ausente dos dois últimos confrontos dos «arsenalistas», devido a lesão, Paulo Jorge vai regressar ao onze inicial dos bracarenses, fazendo companhia ao peruano Alberto Rodriguez no eixo central do sector defensivo. De fora, por lesão contraída no jogo da Camacha, para a Taça de Portugal, fica o «criativo» João Pinto, que assim faz companhia a Zé Manel, ausente pelo mesmo motivo.
Apesar de clinicamente recuperado, o avançado João Tomás continua de fora das convocatórias de Manuel Machado, por falta de ritmo competitivo, o mesmo acontecendo com o centrocampista argentino Andrés Madrid.

Convocados
Guarda-redes: Paulo Santos e Dani. Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez, Carlos Fernandes, Anilton e César Peixoto. Médios: Roberto Brum, Castanheira, Stélvio Cruz, Vandinho e Frechaut. Avançados: Lenny, Linz, Jaílson, Wender e Jorginho.

onortedesportivo

JotaCC

Sp. Braga: Para jogo com P. Ferreira
Manuel Machado pede atitude


O treinador do Sp. Braga, Manuel Machado, frisou ontem que quer uma equipa com atitude no jogo de hoje em Paços de Ferreira (20h30), referente à 13.ª jornada.

"Já falei com os jogadores e este jogo passa por questões de ordem técnica e táctica, mas também pela atitude", disse Manuel Machado após o treino de ontem.

Manuel Machado antevê um jogo muito disputado e entende que, para vencer, a sua equipa "terá, no mínimo, de correr tanto como o adversário."

O Sp. Braga, que vem de um triunfo na Camacha (Madeira) para a Taça de Portugal recebe, a 19 de Dezembro, os sérvios do Estrela Vermelha na última jornada da fase de grupos da Taça UEFA.

Os arsenalistas partem para Paços de Ferreira na sexta posição da Liga, com 18 pontos, enquanto os anfitriões ocupam a 13.ª posição, com nove pontos.
Correio da manha

JotaCC

Correr mais do que os castores é a receita de treinador do Braga para a vitória em Paços de Ferreira, no jogo que abre mais uma jornada da liga portuguesa de futebol     




O Sporting de Braga defronta hoje o Paços de Ferreira e a receita de Manuel Machado é clara e concisa: correr mais do que o adversário



Manuel Machado vai apostar em João Pereira, Paulo Jorge, Rodrigues e Carlos Fernandes à frente do guarda-redes Paulo Santos; o meio-campo vai ser composto por Frechaut, Roberto Brum e Vandinho e o ataque vai estar entregue a Jorginho, Wender e Linz.

O jogo realiza-se às 20:30 horas no Estádio da Mata Real e marca a abertura da 13.ª jornada da Liga Bwin.

Antena Minho

JotaCC



Paços de Ferreira-Sporting de Braga

Jornada 13 inicia-se na Mata Real. Bracarenses procuram a segunda vitória fora de portas

Paços de Ferreira e Sporting de Braga abrem hoje no Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira, a 13ª e penúltima jornada de 2007 do campeonato da Liga de futebol, marcada pela recepção do FC Porto ao Vitória de Guimarães.

No 14º e antepenúltimo lugar da tabela, com apenas mais um ponto que a primeira equipa da zona de despromoção, a Académica de Coimbra, o Paços de Ferreira regressa ao campeonato uma semana depois de ter afastado da Taça de Portugal o Belenenses, finalista vencido da última edição da prova, em pleno Estádio do Restelo.

O Sporting de Braga, que só ganhou um jogo fora de casa, na distante segunda jornada (2-0 no Restelo), visita os pacenses a poucos dias de definir o futuro na Taça UEFA, quando receber o Estrela Vermelha de Belgrado na última jornada do Grupo F.

rr

JotaCC

Braga vence na Mata Real e ultrapassa Sporting

O Braga venceu esta noite o Paços de Ferreira, por 2-0, na Mata Real, no primeiro jogo da décima terceira jornadas da Bwin Liga, vitória que coloca a equipa de Manuel Machado no quarto lugar, à frente do Sporting, ainda que transitoriamente. Os pacenses até iniciaram a partida ao ataque, e logo no primeiro minuto Furtado conseguiu um espaço, mas foi derrubado por Paulo Jorge, que recebeu logo aí o primeiro dos dois cartões amarelos com que foi admoestado, logo seguido do vermelho. Mas foi sol de pouca dura, uma vez que os bracarenses, aos 7', estiveram porto do golo. Wender apareceu sozinho diante de Peçanha, mas atirou à figura do guardião pacense. Aos 16', novo lance de perigo do Braga, com João Pereira a cruzar da direita e Jorginho a cabecear, mas Peçanha estava atento e agarrou. Seguiu-se um período de equilíbrio, mas seria o Braga a inaugurar o marcador, por Linz, aos 34'. Lançamento rápido de Frechaut para a área contrária, onde surgiu Wender a desviar para o dianteiro austríaco marcar à vontade. Até final da primeira parte nada de significativo ocorreu. No segundo tempo José Mota fez entrar Cristiano, saindo Filipe Anunciação. Era o sinal de inconformismo por parte do técnico pacense. Mas, aos 59', Brum lança muito bem Wender sobre a esquerda, que cruza de imediato para Vandinho concluir com um remate frontal. O jogo parecia resolvido, mas Paulo Jorge deixou no ar alguma expectativa ao rasteirar Wesley perto da sua área. Viu o segundo amarelo e acabou expulso, aos 64'. Minutos depois Manuel Machado procedeu a dupla substituição. Saíram Linz e Wender e entraram Jailson e Anilton. O Paços de Ferreira tomou então conta do jogo, mas o Braga defendeu bem a preciosa vantagem. E Manuel Machado ainda deu mais um sinal do que pretendia ao substituir Vandinho por Castanheira. Mais um para defender. O Braga trepa na classificação, enquanto o Paços de Ferreira continua em antepenúltimo, com 9 pontos, correndo o risco de ser ultrapassado pela Académica, que domingo joga em Coimbra com o Nacional.

O Jogo

JotaCC

P. FERREIRA-SP. BRAGA, 0-2 (Linz 34' e Vandinho 59')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
   
      
      
22:23 - FIM DA PARTIDA.

90'+2 - Furtado chuta de longe na passada mas Paulo Santos agarra à segunda.

90' - Mais 4 minutos de jogo.

90' - Cristiano rouba uma bola e remata de longe com o a canhota... mas enrolado e ao lado do poste esquerdo.

Queima-se os últimos cartuchos na Mata Real com os castores a tentarem marcar para colocar pressão nos derradeiros minutos sobre os arsenalistas, que só gerem o jogo às espera do apito final.

78' - SUBSTITUIÇÃO no Sp. Braga. CASTANHEIRA entra para o lugar de Vandinho.

75' - CARTÃO AMARELO para Carlos Fernandes por falta sobre Cristiano.

José Mota põe a carne toda no assador para beneficiar da inferoridade numérica dos bracarenses, que já mostrar só querer defender o resultado.

73' - SUBSTITUIÇÃO no Paços de Ferreira. Kiko dá o lugar a FERNANDO PILAR.

69' - SUBSTITUIÇÕES no Sp. Braga. Saem Linz e Wender e entram JAILSON e ANILTON.

69' - Livre directo de Wesley ao lado.

64' - CARTÃO VERMELHO para Paulo Jorge por acumulação de amarelos após falta sobre Cristiano.

63' - SUBSTITUIÇÃO no Paços de Ferreira.RENATO QUEIRÓS rende Edson.

59' - GOLO DO SP. BRAGA POR VANDINHO. Golo quase igual ao primeiro com alguns protagonistas diferentes. Agora é Vandinho que lança para Wender que, na esquerda da área, assiste de primeira em salto para Vandinho atirar colocado para o fundo da baliza.

Corre-se muito, talvez para minorar os efeitos do intenso frio, mas joga-se pouco em termos de lances ligados e eficazes.

51' - SUBSTITUIÇÃO no Paços de Ferreira. Sai Filipe Anunciação e entra CRISTIANO.

47' - Bom pormenor de Wender tentando desmarcar de calcanhar Linz em contra-ataque, mas a bola sai pela lateral esquerda.

21:34 - REINÍCIO DA PARTIDA.

-------------------------------------

21:19 - FIM DA PRIMEIRA PARTE.

-------------------------------------

45' - Mais 2 minutos na Mata Real.

A reacção pacense ao golo tem sido desgarrada, e são os bracarenses quem mais tem aproveitado para explorar contra-ataques velozes.

34' - GOLO DO SP. BRAGA POR LINZ. Frechaut lança no limite do fora-de-jogo Wender, que se isola na esquerda da área e, à saída de Peçanha, dá à direita para Linz encostar.

O jogo está a atravessar uma fase da má qualidade, com muitas faltas e interrupções e poucas jogadas construídas.

30' - Paulo Santos deixa escorregar a bola das mãos ao saltar a um canto da direita mas o falhanço não tem consequências.

24' - Linz não consegue chegar na área a um lançamento de Wender da esquerda.

22' - Frechaut centra da direita tenso mas ninguém consegue a emenda na área.

18' - Peçanha afasta a pontapé a bola saindo da área antecipando-se a Wender, e choca com o avançado do Sp. Braga. Ambos estão recompostos.

16' - Boa defesa de Peçanha a cabeceamento na área de Jorginho após centro da direita de João Pereira.

Após um período de domínio dos castores, o Sp. Braga tem criado mais perigo junto à baliza de Peçanha.

8' - Wender não aproveita falha de Ferreira na intercepção de um centro da direita e permite a defesa de Peçanha.

4' - Furtado falha remate de cabeça, atirando ao lado quando estava isolado entre os dois centrais na área.

1' - CARTÃO AMARELO para Paulo Jorge por falta sobre Furtado.

20:31 - INÍCIO DA PARTIDA. SAI O SP. BRAGA.

20:28 - As equipas entram no relvado perante o público enregelado: 1 grau na Mata Real.

BWIN LIGA - 13.ª JORNADA

P. FERREIRA-SP. BRAGA

Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira
Hora: 20:30
Árbitro: Elmano Santos (Madeira)

P. FERREIRA

Peçanha; Ferreira, Kiko, Tiago Valente, Chico Silva; Pedrinha, Filipe Anunciação; Edson, Dedé e Wesley; Furtado.

Suplentes: Coelho, Rovérsio, Paulo Gomes, Cristiano, Renato Queirós, Fernando Pilar, Mangualde.

Treinador: José Mota

SP. BRAGA
Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez, Carlos Fernandes; Frechaut, Roberto Brum, Vandinho; Jorginho, Linz e Wender.

Suplentes: Dani, Castanheira, Jailson, César Peixoto, Anilton Junior, Lenny, Stélvio Cruz.

Treinador: Manuel Machado
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Machado: «Valia técnica fez-se sentir»

TÉCNICO SATISFEITO COM RESPOSTA A CICLO COMPLICADO
   
      
      
O treinador do Sp. Braga, Manuel Machado, apontou as qualidades técnicas dos jogadores bracarenses como principal motivo para a vitória, não esquecendo dos sacrifícios que os jogadores tiveram de fazer.

"Sabíamos que era um jogo difícil, porque o Paços trabalha muito bem e imprime grande intensidade de jogo. Avisei os jogadores que teríamos de correr mais que o Paços de Ferreira para levar daqui os três pontos. Felizmente, os jogadores entenderam a mensagem e a mais valia técnica fez-se sentir", destacou.

Manuel Machado mostrou ainda satisfação pela "resposta positiva que a equipa tem estado a dar ao ciclo complicado que está a atravessar".

Questionado se encontra mérito próprio na evolução da equipa, Manuel Machado recusou ser o grande culpado: "O Sp. Braga tinha trabalho anterior. Não posso estar a puxar para o meu lado algo que não se constrói em mês e meio".

Relativamente a reforços, o técnico bracarense remeteu para a direcção a "responsabilidade" de efectuar qualquer mudança.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jornada 14 abre quinta-feira na Luz
ÚLTIMA RONDA DO ANO DIVIDIDA POR QUATRO DIAS
   
      
      
A 14.ª jornada da Liga abre na quinta-feira com o Benfica-Estrela da Amadora, no Estádio da Luz, e fecha domingo com o Sporting de Braga-Boavista. Pelo meio, o FC Porto visita o Nacional na sexta-feira, enquanto o Sporting recebe o Paços de Ferreira no sábado.

Naquela que é a última ronda do ano - o futebol profissional vai de férias durante o período de Natal e da passagem de ano, regressando apenas no primeiro fim-de-semana de 2008 -, haverá 5 encontros transmitidos em directo pela televisão: 1 na TVI (Benfica-Estrela da Amadora) e 4 na SportTV1.

Programa da 14.ª jornada:

- Quinta-feira (20 Dez):
Benfica-E. Amadora, 21:15 (TVI)

- Sexta-feira (21 Dez):
Nacional-FC Porto 20:30 (SportTV1)

- Sábado (22 Dez):
Naval-Académica, 18:00
V. Guimarães-Belenenses, 18:15 (SportTV1)
Sporting-P. Ferreira, 20:30 (SportTV1)

- Domingo (23 Dez):
U. Leiria-Marítimo, 16:00
Leixões-V. Setúbal, 16:00
Sp. Braga-Boavista, 20:15 (SportTV1)

Record

JotaCC

Lenny (Sp. Braga) descarta regresso ao Brasil

O avançado brasileiro Lenny, emprestado pelo Fluminense ao Sp. Braga, está a ser dado como potencial reforço do Corinthians já no próximo mês de Janeiro. No entanto, o seu empresário já garantiu que o objectivo do jogador é permanecer em Portugal.

«O Lenny está feliz e adaptado em Portugal, tem contrato em vigor com o Sp. Braga e são remotas as possibilidades de ele sair antes do fim do compromisso», afirmou Cassiano Pereira, citado pela imprensa brasileira.

No entanto, o avançado, de 19 anos, pouco tem sido utilizado, registando apenas uma presença no campeonato.

A Bola

JotaCC

P. Ferreira-Sp. Braga, 0-2 (destaques)


Wender, um assistente às ordens dos arcebispos
O extremo brasileiro foi uma das figuras do triunfo bracarense. Aos 34 minutos surgiu solto na área e ofereceu o tento inaugural a Roland Linz. Aos 59 minutos teve atitude idêntica, ao receber um passe longo de Brum e a servir, de primeira, Vandinho, que dilatou a vantagem. Duas assistências para a conta pessoal.

João Pereira, em alta rotação

O lateral direito do Sp.Braga aproveitou a falta de oposição directa (Wesley aparecia pouco no flanco) e tirou o máximo proveito da sua vertente ofensiva. Empurrou a equipa para o ataque e tirou vários cruzamentos perigosos. Foi um dos grandes alimentadores do ataque arsenalista, nomeadamente na primeira parte.

Vandinho, um golo para o perdão
O médio brasileiro apontou o segundo golo bracarense, a passe de Wender, encontrou assim a forma ideal de colocar um ponto final na polémica com o técnico Manuel Machado. Exibição tacticamente rica, entre uma posição mais central e o apoio ao flanco esquerdo, em zonas mais ofensivas.

Linz à meia dúzia
O avançado austríaco marcou o sexto golo na presente edição da Bwin Liga e por certo terá sido um dos tentos mais fáceis da carreira. Foi apenas preciso encostar para o fundo da baliza, com todo o tempo do mundo, depois de Wender ter tirado Peçanha do caminho.

Furtado foi espelho da equipa
Logo nos primeiros minutos apareceu em bom plano, a colocar em sentido os centrais bracarenses e a arrancar mesmo o primeiro cartão amarelo ao capitão Paulo Jorge (que viria a ser expulso). Depois foi perdendo gás e denotando pouco poder de fogo, à imagem do que aconteceu com a restante equipa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

P. Ferreira-Sp.Braga, 0-2 (crónica)

O Sp. Braga está provisoriamente no quarto lugar da Liga, depois de ter vencido esta sexta-feira no reduto do Paços de Ferreira. Os bracarenses mostraram-se pragmáticos e levaram a melhor sobre um Paços de Ferreira pouco perigoso, tendo em conta aquilo que já foi tradição na Mata Real. Nem mesmo a superioridade numérica dos últimos 25 minutos deu à equipa da casa a capacidade para colocar em causa o triunfo alheio.

As duas equipas entraram no recinto com esquemas idênticos muito semelhantes. Tanto José Mota como Manuel Machado apresentaram três «pivots» no meio-campo, no apoio a uma frente de ataque com o mesmo número de elementos (dois mais móveis e um mais fixo).

O primeiro tempo ficou marcado por algum equilíbrio, mas ainda assim foi a formação visitante que revelou maior ascendente, muito por culpa do seu flanco direito. João Pereira aproveitou a falta de opositor directo (Wesley flectia para o meio) e esteve bastante ofensivo, contando ainda com a ajuda de Frechaut.

Foi deste flanco que surgiu a primeira oportunidade de golo, logo aos oito minutos. Ferreira interceptou mal um cruzamento de Vandinho e deixou a bola nos pés de Wender, que permitiu a defesa de Peçanha.

A equipa «arsenalista» estava mais estendida em campo e circulava melhor a bola, acabando por conseguir inaugurar o marcador aos 34 minutos. Frechaut fez um passe a rasgar a defesa pacense e encontrou Wender na área. O extremo, perante a saída de Peçanha, tocou para o lado e ofereceu a Linz o tento inaugural.

A falta de poder de fogo abriu caminho ao perdão de Vandinho


Para a segunda parte esperava-se um Paços de Ferreira mais perigoso, mas a equipa visitada confirmou uma falta de poder de fogo que já tinha evidenciado no primeiro tempo.

Perante isto acabou por ser o Sporting de Braga a aumentar a vantagem, quando estavam decorridos 59 minutos. Roberto Brum fez uma grande abertura para Wender e este assistiu de primeira Vandinho, que fuzilou Peçanha.

Cinco minutos os visitantes ficaram reduzidos a dez elementos, quando o capitão Paulo Jorge viu o segundo cartão amarelo, mas o Paços de Ferreira mostrou-se incapaz de colocar em causa o triunfo «arsenalista».

José Mota abdicou de um central (Kiko), para a entrada de Fernando Pilar (antes já Cristiano tinha rendido Filipe Anunciação), mas Manuel Machado respondeu com a entrada de Anilton Júnior, que foi fazer dupla com Rodriguez. O Sp. Braga manteve o equilíbrio e geriu a vantagem, assegurando os três pontos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

P. Ferreira-Sp.Braga, 0-2 (ficha)


O Sporting de Braga venceu esta sexta-feira no reduto do Paços de Ferreira (0-2), no jogo inaugural da 13ª jornada da Bwin Liga.

Linz inaugurou o marcador aos 34 minutos e Vandinho fechou as contas aos 59. Ambos os tentos contaram com assistências de Wender.

Os visitantes terminaram a partida com apenas dez jogadores, devido à expulsão do capitão Paulo Jorge (64m), mas não deixaram fugir os três pontos.

mais futebol