News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 10/12

Started by JotaCC, 10 de December de 2007, 09:17

Previous topic - Next topic

JotaCC

Dignidade acima de tudo


Os habitantes da pacata vila da Camacha, a terra dos vimes, que fica a 12 quilómetros do Funchal, orgulham-se de ali ter sido disputado o primeiro jogo de futebol em Portugal. Em 1875. Ontem, 132 anos depois, na primeira recepção a um clube do escalão principal, os camachenses também encontraram motivos mais do que suficientes para se orgulharem da sua equipa.

Diante de um Braga europeu, bateram-se com todas as energias possíveis e imaginárias, mostraram bons recortes de futebol e, apesar de estarem muito desfalcados - apenas quatro suplentes -, assustaram o Braga, obrigando-o a suar para atingir o objectivo de regressar a casa com o desejado bilhete de acesso à eliminatória seguinte da Taça de Portugal.

Embora tenha entrado adormecido, o Braga também exibiu dignidade e profissionalismo, terminando com sucesso a primeira etapa rumo à ansiada presença na final da Taça, a 18 de Maio do próximo ano. Menos de 72 horas depois de ter jogado para a Taça UEFA, em Salonica, com o Aris, os bracarenses entraram em cena com cinco dos habituais titulares no banco e com jogadores sem ritmo, como por exemplo João Pinto.

Com um esquema idêntico ao do adversário (4x2x3x1), o Camacha entrou cheio de gás e com uma louvável e compreensível vontade de fazer história. Diop marcou, ainda no primeiro quarto-de-hora, assustou os minhotos e estes fizeram-se ao caminho, empatando pouco depois por Rodríguez.

Já com Brum e Linz em campo, o Braga melhorou depois do intervalo, dominou o adversário e soube tirar proveito de erros, defensivos, de palmatória. Houve mérito nos golos de Lenny e de Jaílson, mas também houve uma nítida falta de concentração e de maturidade da parte dos defesas locais. Para quem julgou que o jogo estava controlado e a respectiva história encerrada, Honorato, com um grande golo, e Diop, que falhou por pouco o empate, encarregaram-se de transmitir emoção a um espectáculo digno e agradável.

Camacha 2 - Braga 3


Estádio Complexo Desportivo da Camacha
relvado razoável
800 espectadores
Pedro Henriques [AF Lisboa]
Gabínio Evaristo + Hernâni Fernandes
Rui Rodrigues

Camacha
Treinador Leonardo Jardim
1 | Adriano GR
8 | Carlos Manuel LD
5 | Agrela DC
4 | Elton DC
19 | Pita LE a 76'
16 | Emanuel Mallo MD
17 | Zé Paulo MD
18 | Alex AD
10 | Joel Santos MO
9 | Ricardo AE a 62'
20 | Diop AV
-
26 | Cortes GR
14 | Guido DC
22 | Honorato MO d 76'
6 | Rocha AD d 62'

AMARELOS 50' Diop

1-0|15'
Diop

2-3|90'+1
Honorato

Braga
Treinador Manuel Machado
1 | Paulo Santos GR
47 | João Pereira LD
22 | Anilton DC
2 | Rodriguez DC
13 | Carlos Fernandes LE
88 | Vandinho MD
89 | Stélvio MD a INT.
77 | Lenny AD a 72'
10 | João Pinto MO a INT.
21 | César Peixoto AE
20 | Jaílson AV
-
31 | Kieszek GR
5 | Brum MD d INT.
17 | Frechaut MD d 72'
14 | Castanheira MO
7 | Jorginho MO
15 | Wender AE
29 | Linz AV d INT.

GOLOS

1-1|24'
Rodriguez

1-2|61'
Lenny

1-3|71'
Jaílson
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Braga um a um




2,5 Paulo Santos


Sem culpa nos golos. Correspondeu a preceito quando foi chamado a intervir.

2,5 João Pereira


Foi, a espaços, municiando o ataque bracarense, nomeadamente na segunda parte. Não comprometeu defensivamente.

2 Anílton


À semelhança do seu colega de sector, também teve culpas na tremedeira que a equipa viveu no primeiro período.

2 Rodriguez

Muitas dificuldades para travar Diop. O poderio físico do seu oponente complicou a sua tarefa.

2 Carlos Fernandes


Foi ultrapassado por Alex no lance que deu o primeiro golo. Perdeu na luta individual com o jovem camachense.

3 Vandinho

Regresso feliz à equipa. A sua aplicação evitou males maiores na etapa inicial e depois, acompanhou o grupo quando a velocidade do jogo aumentou.

2,5 Stélvio Cruz


Esforçado mas pouco esclarecido. Substituído ao intervalo.

2,5 Lenny


45 minutos a ver passar o tempo e outros 25 - até sair - a meio-gás, o suficiente para fazer um golo.

1,5 João Pinto

Lesionado, ficou nos balneários ao intervalo, sem ter mostrado nada de muito significativo.

2,5 César Peixoto

Teve a felicidade de apontar dois cantos que resultaram em outros tantos golos. Muito mexido no segundo tempo.

2,5 Brum

Trouxe maior clarividência à zona intermediária. Pouco lesto na entrega do esférico.

2 Linz


Importante o seu desvio para o segundo golo. Sempre bem tapado.

1 Frechaut


Entrou a tempo de sofrer a pressão camachense nos instantes finais.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Manuel Machado
"No cômputo geral fomos melhores"



"No cômputo geral o Braga foi melhor". Manuel Machado não teve dúvidas relativamente ao triunfo, embora tenha deixado uma "palavra simpática para a Camacha, que fez aquilo que lhes era possível fazer". O treinador bracarense considerou que o "resultado acaba por assentar bem à equipa que mais fez por ganhar. Fez q.b.". O Braga, aliás, "jogou a dois tempos" segundo o seu treinador, que não gostou de "dois blocos de 15 minutos, os iniciais e finais da partida". No entretanto, a equipa "acordou depois de estar a perder e construiu um resultado pacífico". O problema é que voltou a adormecer e permitiu a recuperação da Camacha: "Fizeram um golo e criaram outro à beira do fim". Ultrapassado o obstáculo de ontem, Machado garante que o Braga quer estar na final da Taça "como todos os outros". "Tudo depende do sorteio" focou.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

João Pinto lesionou-se


João Pinto saiu da Camacha de canadianas. Uma entrada dura de um adversário antes do intervalo, deixou-o com um traumatismo na tibiotársica esquerda. Embora não deva ser "nada de especial", como revelou o médico Álvaro Couto, o médio será hoje reavaliado para se ficar com uma ideia mais precisa da extensão da lesão. Não vai, por isso, participar no treino da tarde.

O Jogo

JotaCC

#1
MANUEL MACHADO
Mais cabeça rendeu vitória aos minhotos



AAssociação Desportiva da Camacha foi eliminada da Taça de Portugal, ao perder, pela diferença mínima, com o Sporting de Braga. Os arsenalistas entraram mal na partida e deixaram-se surpreender pelos madeirenses, que, logo aos 15 minutos, colocaram-se na frente do marcador. O Braga empatou pouco depois, mas, só na segunda parte, é que se empenhou a fundo para garantir a qualificação. Mesmo assim, já em tempo de compensações, os insulares quase levaram o jogo para prolongamento, não fosse o grande falhanço de Diop, que não acertou com a baliza de Paulo Santos.

A Camacha entrou com o passo bem acertado e viu a sua tarefa mais facilitada perante alguma apatia do conjunto arsenalista. O avançado Diop foi um quebra-cabeças para a defesa do Braga e, por várias vezes, deu a entender que a sua equipa não se sentia minimizada ao enfrentar uma equipa da Liga. E tanto assim foi que aos 15 minutos colocou a sua equipa em vantagem, ao fazer o primeiro golo.

A vantagem dos madeirenses pouca reacção criou ao conjunto adversário que, mesmo sem grandes esforços, empatou a partida aos 24 minutos, por Rodriguez. O empate acabou por embalar a equipa do Braga que, a espaços, conseguia chegar junto à área contrária. No entanto, a Camacha continuava com o seu pendor atacante e, por mais de uma vez, até poderia ter marcado um ou dois golos.

Na segunda parte, o Braga jogou com mais cabeça, fruto das substituições de Manuel Machado, e conseguiu dominar, não tanto pelo futebol praticado, mas porque os madeirenses entraram numa fase mais calma. Foi nesse período que o Braga voltou a marcar, por intermédio de Lenny. Estávamos no minuto 60 e pouco tempo depois os arsenalistas voltaram a dilatar a vantagem, por Jaílson na sequência de um canto.

A ganhar por 3 -1, o Braga voltou a desacelerar e, aos poucos, a Camacha foi tomando conta do jogo, tendo Honorato, nos descontos, diminuído a vantagem. Na última jogada do desafio, os madeirenses poderiam ter castigado o Braga com o prolongamento, não fosse o cabeceamento de Diop sair ao lado da baliza de Paulo Santos.

Camacha 2-Braga 3



Local Jogo no Campo da Nogueira, na Camacha Árbitro Pedro Henriques (Lisboa) Treinador



Leonardo Jardim


Adriano

Carlos Manuel

Agrela

Elton

Pita

(Honorato, 75)

Alex

Emanuel

Joel

Ricardo

(Rocha, 61)

José Paulo

Diop





Treinador

Manuel Machado

Paulo Santos

João Pereira

Anilton

Rodriguez

Carlos Fernandes

Vandinho

Stélvio Cruz

(Robert Brum, 46)

Lenny

(Frechaut, 71)

João Pinto

(Linz, 46)

César Peixoto

Jailson Ao intervalo 1-1 Golos Diop (15), Rodriguez (24), Lenny (60) , Jailson ( 69) e Honorato (90+2) Cartão amarelo Diop (50)




Treinador da Camacha


"Tivemos perto de empatar e forçar o prolongamento. Fomos a melhor equipa na primeira parte, equilibrámos e criámos muitas situações para marcar, mas, no entanto, falhámos em alguns capítulos da finalização. Pecámos no sistema táctico defensivo e, em dois cantos, sofremos dois golos. O Braga melhorou na segunda parte, porque lançou dois atletas que são titulares no campeonato."




Treinador do Braga

"A minha equipa quando acordou já estava a perder, mas conseguimos reagir e empatámos. Na segunda parte, fomos melhores e marcámos dois golos, mas perto do fim jogámos mal e a equipa da Camacha podia ter empatado. A Camacha estava desfalcada de alguns jogadores importantes, mas nunca desistiu. Esta colectividade não sai minimizada ao ser eliminada da Taça de Portugal."

JN

JotaCC

Manuel Machado: «Jogámos o quanto baste para ganhar»
TÉCNICO DO BRAGA ASSUME EXIBIÇÃO MENOS CONSEGUIDA
   

      
      
No final do encontro frente ao Camacha, o técnico do Sp. Braga, Manuel Machado, assumiu que a a equipa jogou o suficiente para ganhar (3-2) e para passar à 5.ª eliminatória da taça de Portugal.

"Em termos técnicos o resultado assenta bem à equipa que mais fez, embora não tenha feito tudo quanto podia, jogando apenas o quanto baste para vencer. Foi um Sp. Braga muito diferente entre os primeiros e os últimos 15 minutos de jogo. Entrámos a pensar que, em qualquer momento, poderíamos resolver e quando demos por nós já estávamos a perder por 0-1. Depois sim, reagimos bem e chegámos a uma vantagem de 3-1, que deu para gerir até final. Depois, alguma desaceleração voltou a permitir ao Camacha fazer o 2-3 e criar mais um lance que podia ter originado o 3-3. Mas, no geral, o Sp. Braga foi melhor".

Já Leonardo Jardim, treinador do Camacha, considerou que os seus pupilos deixaram uma boa imagem: "Estes jogos são diferentes dos encontros de campeonato e, pelo menos, deixámos uma boa imagem, até porque aqui temos mais mediatismo que o habitual. Nunca tivemos tantos jornalistas como hoje, apesar de já termos conseguido dois terceiros lugares no Campeonato Nacional da II Divisão".

Record

JotaCC

Machado diz que a equipa jogou q.b., Jardim feliz com a imagem deixada


Leonardo Jardim, treinador do Camacha, após a derrota por 2-3 com o Sp. Braga e consequente eliminação da Taça de Portugal:

«É verdade que estivemos perto da igualdade, mas perdemos uma oportunidade flagrante já no final do jogo. De qualquer forma, penso que falhámos em duas situações de bola parada, onde sofremos dois golos, e de uma posição de vantagem ficámos em desvantagem, por 1-3. Aí as coisas tornaram-se mais difíceis. O Sp. Braga melhorou no segundo tempo com as duas entradas [Roberto Brum e Roland Linz], sendo mais consistente. A minha equipa lutou até ao final da partida. Estes jogos são diferentes dos encontros de campeonato e, pelo menos, deixámos uma boa imagem, até porque aqui temos mais mediatismo que o habitual. Nunca tivemos aqui tantos jornalistas como hoje, apesar de já termos conseguido dois terceiros lugares no Campeonato Nacional da II Divisão.»

Manuel Machado, treinador do Sp. Braga, comentou a vitória e o apuramento para a V eliminatória da Taça de Portugal:

«Em termos técnicos o resultado assenta bem à equipa que mais fez, embora não tenha feito tudo quanto podia, jogando apenas o quanto baste para vencer. Foi um Sp. Braga muito diferente entre os primeiros e os últimos 15 minutos de jogo. Entrámos a pensar que, em qualquer momento, poderíamos resolver e quando demos por nós já estávamos a perder por 0-1. Depois sim, reagimos bem e chegámos a uma vantagem de 3-1, que deu para gerir até final. Depois, alguma desaceleração voltou a permitir ao Camacha fazer o 2-3 e criar mais um lance que podia ter originado o 3-3. Mas, no geral, o Sp. Braga foi melhor.»



maisfutebol

JotaCC

Sporting de Braga vence Camacha e segue para a quinta eliminatória da Taça de Portugal     


O Sporting de Braga segue em frente na Taça de Portugal, após ter derrotado por 3-2, na Madeira, o Camacha.

Os arsenalistas entraram lentos na primeira parte, mostraram a sua garra durante quase todo segundo tempo, não conseguindo evitar, no entanto, a marcação de mais um golo do Camacha, já em período de descontos.

Para Manuel Machado, técnico dos arsenalistas, a equipa dividiu-se em dois tempos... e sofreu por isso.

Os golos dos arsenalistas foram apontados por Rodrigues, por Lenny e Jailson, e colocaram o Sporting de Braga na quinta eliminatória da Taça de Portugal
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Trabalhadores da Sala do Bingo de Braga queixam-se de falta de respeito por parte do clube e manifestam-se hoje, mais uma vez, frente à Arcada, em Braga     

O Sporting de Braga tem demonstrado uma grande falta de respeito pelos trabalhadores da sala de Bingo do clube.

Assim o diz Francisco Figueiredo, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares.

Por isso mesmo, e para demonstrar mais uma vez a sua insatisfação para com o processo, os trabalhadores do Bingo agendaram para esta tarde, às 15 horas, uma acção de luta, para pedir a viabilização da sala de jogo do Bingo, pela garantia dos postos de trabalho e pelo pagamento dos salários em atraso.

Após a acção de hoje, outras serão realizadas até ao Natal... a última das quais, frente à casa do Presidente do Clube.

Antena Minho