News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 06/12

Started by JotaCC, 06 de December de 2007, 09:20

Previous topic - Next topic

JotaCC

Ganhar asas na Grécia



Chegou a hora de o Braga receber os "louros", em terras gregas, do respeito granjeado no Grupo F por força dos dois resultados alcançados, frente ao Bolton e Bayern de Munique. Mais dos que os dois empates, as exibições dos minhotos na Taça UEFA provaram a personalidade e experiência acumulada na temporada passada, quando apenas o Tottenham conseguiu travar as ambições de uma equipa que se estreava na fase de grupos. E se havia dúvidas quanto às recuperações de Paulo Jorge, Wender e Jaílson, o treino de ontem à noite dissipou parcialmente esse cenário, confirmando, desde logo, os avançados como opção para esta noite. Já no que toca a Paulo Jorge, será só em cima da hora que Manuel Machado determinará a sua utilização, embora as expectativas - caso assim não fosse não viajaria - apontem para a sua reabilitação. Do outro lado estará uma equipa que faz do factor casa um aliado fortíssimo - a primeira vez que perdeu esta temporada foi no último fim de semana, diante do AEK de Atenas, entre os "very-lights" que voaram para o relvado do Estádio Kleanthis Vikelidis, em mais uma confirmação da rivalidade quase doentia entre as equipas das duas principais cidades gregas - o que obrigará a equipa de Manuel Machado a ser, acima de tudo, inteligente na forma como fará a abordagem ao jogo, sendo certo que não será apenas nos minutos iniciais que defrontará um Aris raçudo e agressivo na disputa da bola.

Com jogadores conhecedores do futebol português - Ronaldo e Roland Garcia jogaram no Benfica, Siston no Santa Clara e Koke no Sporting -, o técnico Dusan Bajevic conhece também os "truques" das equipas portuguesas, ou não tenha, no final da década de 90, orientado aquele Olympiacos que, em dois anos consecutivos, disputou com o FC Porto a continuidade na Liga dos Campeões. Em suma, serão duas equipas identificadas com o adversário que vão entrar em campo em busca da vitória. E a do Braga, caso o outro jogo do grupo dê em empate, resultará na qualificação para a fase seguinte.

Aris Salonica - Braga


Estádio Kleanthis Vikelidis
19h45 | SIC

Robert Malek [Polónia]
Krzyzstof Myrmus + Konrad Sapela

Aris Salonica
Treinador Dusan Bajevic

1 | Halkias GR
2 | Neto LD
5 | Ronaldo DC
4 | Papadopoulos DC
22 | Aurélio LE
18 | Ivic MD
8 | Nacho MD
6 | Nebegleras MO
7 | Calvo AD
11 | Siston AE
10 | Koke AV
31 | Karatziovalis GR
3 | Koulouheris LD
15 | Karabelas DC
8 | Roland Garcia MD
77 | Kiriakos MO
19 | Papazoglou AV
29 | Gougoulias AV

Braga
Treinador Manuel Machado

1 | Paulo Santos GR
47 | João Pereira LD
3 | Paulo Jorge DC
2 | Rodriguez DC
13 | Carlos Fernandes LE
5 | Brum MD
17 | Frechaut MD
7 | Jorginho MO
10 | João Pinto MO
15 | Wender MO
29 | Linz AV
12 | Dani Mallo GR
22 | Anilton DC
21 | César Peixoto LE
89 | Stélvio MD
14 | Castanheira MO
77 | Lenny AD
20 | Jaílson AV
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A figura do Braga
JORGINHO


Contracorrente
Na conferência de imprensa, Manuel Machado rotulou-o como um dos jogadores com a "obrigação" de reagir bem aos ambientes adversos, pois, a par de João Pinto, representou clubes de nomeada e já tem experiência europeia. Na direita ou ao centro, o médio será hoje uma espécie de contra-corrente, pela visão, velocidade e qualidade de passe.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Recepção "higiénica"


Fernando Santos, em jeito de brincadeira, deixou o aviso na manhã de ontem, sublinhando que dificilmente o jogo de hoje vai começar à hora, por força do hábito dos gregos de arremessar papel higiénico para o relvado quando as equipas entram em campo.

Casa cheia de Gregos


Apesar de o charter que voou até Salonica ter viajado repleto, não serão muitos - e dificilmente se ouvirão - os adeptos minhotos presentes. Com capacidade para 22.800 espectadores, o estádio do Aris é uma "arma" que tem sido fatal para os adversários.

Aris fechado


Foi longe do olhar curioso dos jornalistas portugueses - a quem havia sido dito que o derradeiro treino seria no estádio - que Dusan Bajevic orientou a última sessão de trabalho, optando por fazê-lo à porta fechada e num relvado fora da cidade de Salonica.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Paulo Jorge faz teste


Paulo Jorge vai fazer hoje um teste para avaliar a sua condição física para poder defrontar o Aris de Salonica. Vítima de uma entorse no jogo do passado fim-de-semana frente ao Marítimo, o capitão bracarense foi poupado na sessão de ambientação ao relvado e iluminação artificial do recinto do clube grego, não tendo feito mais que umas corridas em torno do relvado, dado persistirem as dores que o impediram de trabalhar desde domingo.

Já no que concerne a Wender e a Jaílson, as mazelas pertencem ao passado e a dupla treinou sem limitações, num treino que decorreu de forma ligeira, com a equipa técnica a insistir na circulação de bola.

No caso de não se vir a confirmar a recuperação de Paulo Jorge, será Frechaut a formar dupla com Rodriguez no centro da defesa, abrindo a vaga para Stélvio voltar a jogar ao lado de Roberto Brum no meio-campo defensivo.

O frio, esse, continua presente a todas as horas da estada do Braga em Salonica, sendo que hoje, à hora do jogo, a temperatura deverá andar pelos três graus.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Manuel Machado
"Viemos para ganhar"


Segundo Manuel Machado, os dois jogos sempre a pontuar que o Braga leva na Taça UEFA "são referências que qualquer adversário deve ter em conta", recusando a ideia avançada por Fernando Santos, técnico português do PAOK Salonica, de que o Aris assume favoritismo (55 contra 45%) na partida de hoje à noite. "É uma análise respeitável, de alguém que conhece bem as duas realidades. Vimos com muito respeito para com o adversário, mas sem vontade de ser subservientes, pelo que a percentagem de favoritismo deve ser quebrada pelo meio", argumentou o técnico arsenalista. Convidado a fazer contas para as duas jornadas que restam no Grupo F, foi claro: "Pontuar é bom, mas ganhar, ainda por cima se no outro jogo do dia se registar um empate, resolve-nos a questão do apuramento. E é para isso que aqui estamos, para ganhar".

Da equipa que vai subir ao relvado apenas deixou pistas, depois de reafirmar que Vandinho ficou em Braga por estar lesionado e Madrid por opção: "O núcleo duro da equipa vai manter-se. Haverá reajustamentos por factores de vária ordem, mas sem alterar muito aquilo que foi a equipa nos últimos dois jogos". A curiosidade versou depois as dúvidas em torno das recuperações de Wender, Paulo Jorge e Jaílson, com o técnico a argumentar que "os indicadores vão no sentido de que possam ser utilizados". "São indicadores que já vêm de Braga e, se assim não fosse, nem sequer teriam viajado", justificou, abrindo a porta à utilização do trio na partida de hoje à noite.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

João Pinto
"Sabemos bem o que temos de fazer"


Para João Pinto, o apoio fervoroso à equipa grega que vai chegar das bancadas "não vai alterar o desenrolar do jogo, já que é dentro de campo - assegura - que as coisas se vão decidir". À pergunta sobre os pontos fortes do Aris, respondeu a falar do... Braga: "Sabemos bem o que temos de fazer e será a pensar nisso que vamos entrar em campo", preferiu dizer o médio, que lembrou o poderio dos gregos a jogar em casa, espelhados na vitória por 3-0 diante do Estrela Vermelha, além do empate (1-1) em Bolton. "Por causa disto, é claro que só esperamos dificuldades", acrescentou.

Quanto à forma intermitente como tem surgido no onze inicial, explicou-o tendo como base a fase delicada que a equipa atravessa, em razão da carga de jogos que tem de fazer: "A minha presença na equipa é idêntica à de todos os meus colegas nessa fase em que é preciso gerir o plantel e eu não tenho que fugir à regra". Contudo, e tratando-se de jogos internacionais, quis o jornalista saber o que sente o criativo arsenalista, já com uma longa carreira atrás de si. "Quem é que não gosta de participar nestes jogos, que são tão competitivos e tão mediáticos? Mas isso cabe ao técnico decidir", concluiu.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Recarregar baterias


Depois de na véspera ter gasto a maior parte do dia, das 9h30 até às 22h00, com os pormenores relativos à viagem para a Grécia, os jogadores convocados por Manuel Machado conheceram ontem um dia de descanso quase absoluto, sendo que o "quase" aparece apenas pela razão de que terminaram a jornada a treinar no estádio do Aris, para a habitual sessão de ambientação ao relvado e luz artificial do palco do jogo, após o que os jogadores regressaram ao hotel da concentração do Braga, situado na periferia de Salonica.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dusan Bajevic
"Equipa perigosa"


Dusan Bajevic, à semelhança de Machado, quer vencer hoje para resolver já a questão da qualificação para os 1/16 avos, tendo, para isso que derrotar um Braga que disse "respeitar muito". "Já vi vários jogos deles e posso assegurar que são muito melhores que o Bolton, pelo que não espero facilidades", advertiu o técnico dos gregos, que não poupou elogios à equipa portuguesa. "Os seus jogadores são excelentes do ponto de vista técnico, o que torna a equipa muito perigosa", continuou, recomendando "um bom ajustamento das marcações" para que o Aris não seja surpreendido. "Este jogo é muito importante para ambas as equipas, mas se vencermos não só asseguramos o apuramento como também atingimos um momento histórico no clube, projectando-o ainda mais na Europa", argumentou Bajevic, reconhecendo que, do outro lado, podem contrariar o seu desejo. "O problema é que o Braga vem dificultar e tem um meio-campo muito forte, recheado de jogadores de elevada índice técnico", concluiu.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fernando Santos
"O Braga deve jogar com tranquilidade"


Fernando Santos não encontra no jogo entre o Aris de Salonica e o Braga grandes razões para a equipa portuguesa jogar descansada. Muito pelo contrário. O treinador do PAOK deixa avisos e conselhos que podem, e devem, ser preciosos para a equipa técnica minhota. Diz mesmo que o Braga "só pode esperar dificuldades, num jogo que decorrerá num ambiente típico dos estádios gregos". "Quase de certeza que o início do jogo será atrasado pelo lançamento dos rolos de papel", brincou o técnico, sem deixar de considerar o Braga uma equipa experiente. No entanto, fez o reparo: "A jogar em casa o Aris equivale-se ao Braga e a tendência é para que se superiorize, além de que possui jogadores de valor, como o guarda-redes Halkias, que é da Selecção Nacional, o Ronaldo ou o Koke, que já jogaram no Benfica e no Sporting, respectivamente". Em suma, concluiu o técnico, "trata-se de uma equipa que sabe o que faz". Nada que, no entanto, seja castrador da esperança minhota. "Claro que o Braga pode ganhar, se souber aproveitar os espaços que o adversário abre por jogar sempre ao ataque", disse, acrescentando que se a equipa minhota entrar em campo "para jogar com tranquilidade e serenidade poderá ter algumas hipóteses", numa afirmação que convida o Braga a ser inteligente e a saber fazer a gestão do tempo de jogo. "Que ninguém se esqueça que o estádio pode pesar na decisão da partida, pois a equipa suporta-se nisso", alertou o técnico, para quem há "55 contra 45% de possibilidades" de o Aris ganhar o jogo. "Não os deixem empolgar-se, pois o favoritismo deles aumentará", concluiu o técnico português do clube rival de Salonica, PAOK.

O Jogo

JotaCC

Apuramento do Braga já hoje



Manuel Machado pretende visar o passaporte para os 16-avos-de- -final da Taça UEFA, no jogo de hoje, pelas 19.45 horas (SIC), ante o Aris , em Salónica, entrando assim na alta-roda da 2.ª Divisão das competições europeias, onde irá rivalizar - se tudo correr bem - com o Benfica e o Sporting.

No outro jogo do Grupo F, o Estrela Vermelha defronta o Bolton, em Belgrado, numa partida em que os bracarenses vão torcer para que haja um empate. Isto porque o Bolton tem três pontos e o Estrela ainda está a zero, enquanto o Braga tem dois apenas, mas recebe, na derradeira jornada, a equipa sérvia, porventura, já desqualificada.

O técnico dos arsenalistas, tentando justificar as suas ambições, lembrou que a equipa "tem feito exibições muito positivas, vide com o colosso do Bayern de Munique, pelo que qualquer adversário vai levar isso em conta."

Tendo o seu compatriota Fernando Santos aludido ao favoritismo do Aris, ele que conhece bem a equipa grega, o técnico do Braga contestou essa opinião "Obviamente, respeito muito essa análise. Com certeza assenta no pressuposto de que o nosso adversário tem um futebol com uma dinâmica aceitável. Agora, posso garantir uma coisa: jamais seremos subservientes. Por isso, acredito numa percentagem dividida de 50% para cada lado."

Objectivo? Empate ou vitória? Manuel Machado não ilude a questão "Obviamente que pontuar já é bom, mas a vitória ainda é melhor. É que, caso se verifique uma igualdade no outro jogo e nós conquistemos os três pontos, ficamos apurados. Esse é, portanto, o objectivo. Ninguém pense que vamos jogar com algum complexo de inferioridade."

Manuel Machado vai apresentar um onze quase na máxima força. A exclusão de Madrid deve-se a razões de opção técnica ("assumo claramente essa decisão", disse). Ontem, no treino de adaptação ao palco do jogo, percebeu-se que o relvado é razoável e ninguém se magoou. Assim, a dúvida subsiste na posição de lateral esquerdo Carlos Fernandes ou César Peixoto? Acreditamos que o primeiro será titular, dado o pouco ritmo competitivo do ex-portista. "Apenas há alguns reajustamentos que terão de ser feitos. Coisa de pormenor. O onze vai ser, genericamente, o habitual, que jogou no domingo e na quinta-feira passada. E quem jogar vai estar a 100%. Nem se entendia uma convocatória que integrasse jogadores com problemas físicos."

Ambiente pouco "light"


O técnico também falou sobre o propalado ambiente escaldante no estádio do Aris. Importa recordar que no último encontro, com o AEK (primeira derrota em casa, 0-1), houve chuva de "very lights" que levou à interrupção da partida por 70 minutos.

"Nunca falarei em ambiente hostil. Isso, em futebol não deve existir. Falo em festa. E nós vamos participar nela. O estádio vai lotar e ajudar os atletas a valorizar o espectáculo. Para mim, será um privilégio. Temos jogadores com muito traquejo internacional. Casos de João Pinto ou de Jorginho. Ninguém vai, pois, deixar-se influenciar."


Vandinho insatisfeito

"Desde que ele assumiu funções, percebi que não tinha muitas possibilidades de jogar". As palavras são de Vandinho, em rota de colisão com o treinador Manuel Machado. O médio jogou, ontem, frente ao Aves, na Liga Intercalar, e justificou, assim, por que "não ficou surpreendido" por não ter sido convocado para a Grécia.



Lotação deve esgotar

Segundo jornalistas gregos, o estádio vai estar cheio. Com uma lotação de 22 800 lugares, será apoio incondicional à equipa da casa será brutal.



Frio sim, chuva não

O tempo em Salonica é próprio da época e de acordo com uma cidade que fica a norte, paredes meias com a Macedónia e perto da Albânia. Algum frio (à noite chega aos cinco graus), mas sem chuva. O sol ontem até brilhou por entre as nuvens. Ao fim e ao cabo, um clima igual ao de…Braga.



Chegada de madrugada

A comitiva do Braga parte logo a seguir ao jogo, pelas 23.45 horas (21. 45 em Portugal) estando prevista a chegada ao aeroporto Sá Carneiro para as 1.40 de amanhã. O estádio, em zona urbanizada de Salonica, dista do aeroporto cerca de 30 km.

JN
   
   

JotaCC

Coragem, rapazes!

Imaginem um estádio para 23 mil pessoas. Coisa pouca, verdade? Agora imaginem essas 23 mil almas, durante 90 minutos, a gritar, estridente e ininterruptamente, num linguarejar estranhíssimo...

Acrescente-se uma infinidade de tochas, fumo de um cinza impenetrável a tornar o cenário mais opressor, assustador, e os ecos de uma paixão que chega a ser demencial propagados por mais de um quilómetro. Senhoras e senhores, bem-vindos ao Estádio Kleanthis Vikelidis. Aqui joga hoje o Sp. Braga muito do seu futuro na UEFA. Coragem, rapazes!

Com arbitragem de Robert Malek (Polónia), as equipas prováveis são as seguintes:

ARIS – Chalklas; Neto, Papadopoulos, Ronaldo e Aurélio; Ronald Garcia e Ivic; Calvo, Nebegleras e Siston; Koke.


SP. BRAGA – Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez e Frechaut; Roberto Brum e Stélvio; Jorginho, João Pinto e Wender; Linz.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Paulo Jorge falha treino

O «capitão» do Sp.Braga não cumpriu hoje o treino de adaptação ao relvado do Aris Salónica, mas o jogador deverá ser titular, na quinta-feira, frente à equipa grega, em jogo para a Taça UEFA.

Perante muito frio os pupilos de Manuel Machado cumpriram o derradeiro treino antes do desafio com o Aris. Nessa partida a equipa inicial do Sp.Braga não deverá andar muito longe da seguinte: Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez e Carlos Fernandes; Roberto Brum e Frechaut; Jorginho, João Pinto e Wender; Linz.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
João Pinto reconhece qualidade do Aris



João Pinto abordou o jogo de amanhã frente ao Aris Salónica e admitiu que vão ter problemas para vencer a equipa grega devido ao valor que tem demonstrado nos anteriores jogos da Taça UEFA.
João Pinto
ASF
«O Aris é uma equipa forte e que ganhou 3-0 ao Estrela Vermelha em casa. É uma equipa que empatou com os ingleses do Bolton. Perante isto é óbvio que estamos a contar com dificuldades por irmos defrontar uma boa equipa», afirmou João Pinto.

A Bola

JotaCC

Sporting de Braga: Minhotos defrontam hoje o Aris
Vitória vale qualificação na UEFA


O Sporting de Braga defronta nesta noite, na Grécia, o Aris de Salónica (19h45, SIC), no terceiro e penúltimo jogo da fase de grupos da Taça UEFA.

Com dois pontos já garantidos – empates diante do Bolton (fora) e Bayern de Munique (casa) –, a equipa de Manuel Machado pode desde já garantir diante dos gregos o apuramento para a fase seguinte da competição.

"Pontuar seria bom, mas se houver um empate no outro jogo do grupo [entre o Estrela Vermelha e o Bolton] e nós vencermos a questão da qualificação fica resolvida", disse o técnico bracarense, que mesmo assim não antevê facilidades diante do Aris de Salónica.

"É um adversário que nos merece todo o respeito. É uma equipa bem construída, com uma dinâmica muito aceitável dentro do relvado, mas não estamos aqui com qualquer tipo de subserviência", avisou Manuel Machado, apostado em garantir o triunfo na Grécia.

Para o embate em Salónica, o técnico arsenalista não conta com os lesionados José Manuel, Baylon, João Tomás e Bruno Tiago.

Manuel Machado prescindiu do argentino Andrés Madrid para o jogo com o Aris, apostando nos regressos de César Peixoto, Carlos Fernandes e Lenny.

Paulo Jorge e Jailson, que acusaram ligeiros toques na sequência do jogo com o Marítimo, foram chamados a este importante encontro na Grécia, onde o Sp. de Braga joga o futuro na Taça UEFA.

Correio da Manha

JotaCC



Com respeito mas para ganhar



O Sporting de Braga está na Grécia e quer resolver a questão do apuramento.

Os arsenalistas jogam para a terceira jornada da Taça Uefa e, se houver um empate no Estrela Vermelha - Bolton, uma vitória na Grécia garante o apuramento.

O técnico Manuel Machado diz que pontuar já seria bom, mas mostra-se esperançado na obtenção da vitória:
"Pontuar seria bom, mas no contexto da jornada, mais precisamente se houver um empate no outro jogo do grupo, sabemos que se conseguirmos ganhar podemos resolver a questão do apuramento. O Aris merece todo o respeito, é uma equipa bem construída, com dinâmica muito aceitável dentro do relvado. De qualquer forma, não estamos aqui com qualquer tipo de subserviência".

O encontro entre o Aris de Salónica e os portugueses começa às 19h45

RR

JotaCC

O Sporting de Braga está hoje obrigado a pontuar no terreno do Aris de Salónica para manter a esperança de atingir a próxima fase da taça UEFA.     [/b]




O Sporting de Braga está hoje obrigado a pontuar no terreno do Aris de Salónica, em jogo da quarta jornada do Grupo F da Taça UEFA de futebol, para manter a esperança de atingir a próxima fase.

Nos dois primeiros jogos, o Sporting de Braga conseguiu dois importantes empates, o primeiro no terreno do Bolton (1-1) e o segundo em casa com o "gigante" Bayern de Munique, pelo que uma vitória em Salónica colocaria os bracarenses em excelente posição para se juntar ao Benfica e Sporting nos 16 avos-de-final

Para o encontro em Salónica, onde um ambiente "explosivo" espera os bracarenses, o treinador Manuel Machado não poderá contar com Zé Manel, que se lesionou frente ao Marítimo, e Andres Madrid, que ficou de fora por opção técnica, estando ainda em dúvida o capitão Paulo Jorge e Jaílson.

O Aris de Salónica, actualmente quinto classificado da Liga grega, tem feito uma boa carreira na segunda prova europeia de clubes e, em caso de vitória, festejará frente ao Sporting de Braga a qualificação.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hóquei de Braga venceu ontem o Valongo num jogo intenso e de resultado imprevisível atá ao fim.
   



Hóquei de Braga venceu ontem o Valongo num jogo intenso e de resultado imprevisível atá ao fim.

2-1, são os números da vitória da equipa bracarense que jogou em casa, no Pavilhão das Goladas, que tinha mais público afecto à equipa portuense.

No final do jogo, o técnico ho Hóquei de Braga, Rui Sérgio, mostrou-se satisfeito com mais esta vitória difícil perante o Valongo.

Já o técnico da equipa visitante, Tiago Sousa, criticou o comportamento da arbitragem neste jogo.
O técnico do Valongo disse à Antena Minho que a sua equipa foi prejudiciada.

Das restantes equipas minhotas que disputam o Nacional de Hóquei em Patins, a Juventude Viana venceu em casa a Académica de Espinho por 2-1; e o Hóquei de Barcelos empatou a quatro bolas na casa do Oliveirense.

Na tabela classificativa do campeonato nacional, o Hóquei de Braga partilha o sexto lugar com a equipa do Gulpilhares.

Antena Minho

brk

    TacaIntercalar » Aves3 Braga0
Imaturos e ingénuos para serem "reserva"
MELO ROSA


Com os principais em Salonica, na Grécia, para mais um jogo da Taça UEFA, e com os "espiões" portistas Bandeirinha e Lima Pereira na bancada, o Braga foi à Vila das Aves com uma equipa de recurso, estreando-se da pior forma na Liga Intercalar: perdeu por 3-0 e levou uma lição de futebol, em especial na primeira parte. Um período em que Henrique Nunes, o novo técnico do Aves, sentado num banco a escassos metros do banco de suplentes, aproveitou para observar o onze normalmente titular. Aí, destacou-se a eficácia na hora de atirar à baliza e algumas jogadas de bom recorte técnico.

Com Madrid e Vandinho de rendimento mínimo, o Braga mostrou empenho, mas muita imaturidade e ingenuidade. Os golos sofridos são apenas alguns exemplos de naturais deficiências de uma equipa formada maioritariamente por juniores. E não foi mais humilhado porque o polaco Kieszek fez extraordinárias defesas na estreia oficial como guarda-redes do Braga.

Aves 3 - Braga 0


Estádio |CD Aves | Vila das Aves
Árbitro | Bruno Pinheiro [AF Porto]

Aves
Zé Eduardo
Grosso
S. Carvalho INT.
S. Nunes INT.
P. Geraldo INT.
N. Mendes
Marcelo 62'
Castro
Octávio INT.
Tatu
Pascal
Treinador Vitinha

Rafael
Elio INT.
Ronaldo INT.
Mércio INT.
Alexandre 62'
Robert INT.

Marcadores
[1-0] Octávio 5';
[2-0] Sérgio Carvalho 22'; [3-0] Pascal 33'

Cartões Amarelos
Castro 81'

Cartões Vermelhos
Nada a assinalar

Braga
Kieszek
Dani
Vítor Hugo
Sibide
Maicon
Madrid
Vandinho
Philco
53' Pizzi
58' Forbes
67' Pedro
Treinasdor António Caldas

Ricardo
67'Zé Pedro
Abdou
53'Rui Lopes
58'Daniel
Hussain
Baylon

Cartões Amarelos
Nada a assinalar

Cartões Vermelhos
Nada a assinalar

------------------------

Vandinho
"Percebi que não tinha chances"


Vandinho decidiu dizer o que lhe vai alma. "Não fiquei surpreendido", confessou no final do jogo com o Aves, a propósito de não ter sido escolhido por Manuel Machado para integrar o grupo que em Salonica defronta hoje o Aris para a Taça UEFA.

Sem papas na língua, o médio brasileiro explicou por que razão pensa assim: "Desde que este treinador assumiu, percebi que não tinha muitas chances; cada treinador tem a sua filosofia de trabalho e eu não encaixo na dele", argumentou.

Vandinho garantiu que não está "muito preocupado", não parando nos desabafos: "Estou cá há três anos e meio e ele chegou agora. Vamos ver... Tenho mais três anos e meio de contrato, pretendo cumprir o meu contrato e não vou baixar a cabeça", prometeu.
O nome nas costas da camisola não é o importante, é sim o que está no símbolo!

João-Braga

"Queremos resolver aqui o apuramento"
O treinador do Sporting de Braga está consciente das dificuldades que a equipa irá encontrar esta noite, no confronto com os gregos do Aris Salónica. No entanto, Manuel Machado quer resolver na Grécia a passagem à fase seguinte da Taça UEFA com uma vitória.

Thessaloniki - Manuel Machado apareceu sorridente na sala de imprensa montada no Hotel Hyatt Regency - 'quartel-general' do Sp. Braga até à hora do jogo  - perante um autêntico 'batalhão' de jornalistas portugueses e gregos.
O técnico fez questão de reforçar a ideia que tem deixado no ar nos últimos dias, de que a equipa bracarense parte para a quarta jornada com o claro objectivo de "resolver aqui na Grécia o apuramento" para a fase seguinte da Taça UEFA.

Lembrando que a equipa tem consolidado "no plano internacional uma posição diferenciada pela prestação nos últimos dois jogos", encontros que podem ser referência para qualquer adversário, Manuel Machado recordou ainda que, na última época, o Sp. Braga passou a fase seguinte da competição "e, este ano, encaminha-se no mesmo sentido".

Dando seguimento à mensagem transmitida antes da última ronda frente ao colosso do Bayern Munique - os pequenos por vezes ganham aos grandes -, Manuel Machado sublinhou que têm conhecimento suficiente do Aris para saber que é preciso "respeito" pelo adversário. No entanto, o técnico é claro: "abdicamos de qualquer tipo de subserviência relativamente ao adversário".

Questionado sobre se o empate seria o suficiente para as aspirações do clube, Machado refere que "pontuar é bom", contudo, tendo em conta o contexto da jornada e o desafio entre Estrela Vermelha e Bolton) "sabemos que, se conseguirmos ganhar ou o resultado der uma divisão pontual podemos hoje mesmo resolver a questão do apuramento". Por isso, frisou, "queremos resolver, aqui mesmo, esta segunda fase da prova".
Sem desvendar o onze que entrará em campo esta noite, Machado revelou somente que o núcleo duro dos últimos jogos vai manter-se, com apenas "alguns reajustamentos".

"Trazemos respeito pelo Aris, mas não subserviência"
Face às declarações do técnico português Fernando Santos - que comanda o PAOK Salónica e atribuiu o favoritismo ao Aris no confronto com o Sp. Braga, Manuel Machado diz respeitar a opinião e análise de um treinador "conhecedor da equipa bracarense e do futebol grego", mas encara a divisão percentual de uma outra forma. Machado reparte o favoritismo e destaca que há sempre a possibilidade de ganhar uma outra equipa: "vimos para a Grécia com muito respeito pelo adversário, porque é uma equipa bem construída, com uma dinâmica aceitável. Trazemos respeito, mas não trazemos subserviência".
Relativamente ao ambiente hostil dos estádios gregos, Machado considera que a equipa "já passou por muitos ambientes diferenciados e o núcleo duro está calejado para qualquer tipo de ambiente. Os jogadores têm obrigação de não abanarem, desde que haja civismo".

in CM

JotaCC

#8
Taça UEFA Ao Vivo: Sp. Braga com apuramento no horizonte







O Sp. Braga joga esta quinta-feira na Grécia com o apuramento para os 16 avos-de-final da Taça UEFA no horizonte. Depois de dois empates, frente a Bolton e Bayern Munique, os minhotos partem em boa posição para o jogo com o Aris Salónica e até podem garantir já hoje a qualificação, se vencerem e Bolton e Estrela Vermelha empatarem.

Com cinco equipas já apuradas (Everton, Atlético de Madrid, Villarreal, e Hamburgo e Basileia), esta quinta-feira adivinham-se mais decisões, na penúltima jornada da fase de grupos.

Resultados da quarta jornada:

Jogos de quinta-feira


Grupo E

Spartak Moscovo- FC Zurique
B. Leverkusen-Sparta Praga

Grupo F
Aris-SP. BRAGA
Estrela Vermelha-Bolton

Grupo G
Alborg-Getafe
Anderlecht-Tottenham

Grupo H
Austria Viena-Panionios
Bordéus-Helsingborg

Jogos de quarta-feira

Grupo A

Nuremberga-AZ Alkmaar, 2-1
(Mintal, 83 e 85) (Zeeuw, 29)

Everton-Zenit, 1-0
(Cahill, 85)

Grupo B

FC Copenhaga-At. Madrid, 0-2
(Simão, 21; Aguero, 62)

Panathinaikos-Lokomotiv Moscovo, 2-0
(Salpingidis, 70 e 74)

Grupo C

Mlada Boleslav-AEK, 0-1
(Nsaliw, 46)

Villarreal-Elfsborg, 2-0
(Tomasson, 2 e 51)

Grupo D

Dínamo Zagreb-Hamburgo, 0-2
(De Jong, 88; Trochowski, 90 g.p.)

Basileia-Brann, 1-0
(Carlitos, 40)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Taça UEFA: Sp. Braga quer «resolver apuramento» em Salónica



O Sp. Braga já está em Salónica, Grécia, onde esta quinta-feira defronta o Aris, na penúltima jornada da fase de grupos da Taça UEFA. Com a equipa minhota viajaram as contas do apuramento, que, na opinião de Manuel Machado, poderá decidir-se esta ronda.

«Pontuar seria bom, mas no contexto da jornada, mais precisamente se houver um empate no outro jogo do grupo [Estrela Vermelha-Bolton], sabemos que se conseguirmos ganhar podemos resolver a questão do apuramento», perspectivou o treinador português, esta manhã, na antevisão do encontro europeu, referindo-se à classificação do grupo F: Bayern Munique (5), Aris (4), Bolton (3), Sp. Braga (2) e E. Vermelha (0).

Mas não é por estar confiante num resultado positivo... nos dois jogos do dia, que Manuel Machado desvalorizou o adversário de amanhã. «Merece todo o respeito. É uma equipa bem construída, com dinâmica muito aceitável dentro do relvado. De qualquer forma, não estamos aqui com qualquer tipo de subserviência.»

Quanto ao ambiente adverso que o Sp. Braga poderá encontrar no Estádio Kleanthis Vikelidis, o treinador preferiu imaginar uma atmosfera festiva. «Hostil é uma palavra que não deve existir. No futebol, os protagonistas gostam é de ambientes de festa e, se esse for o ambiente, será um prazer para todos nós participarmos no jogo. Nenhum interveniente, seja jogador ou treinador, gosta de estádios vazios», perspectivou.

Também João Pinto, o mais carismático jogador da equipa, participou na conferência de imprensa, reiterando o mesmo discurso confiante. Por ser um jogo que «todos os jogadores gostam de disputar», frente a adeptos muito exigentes, o atacante encarou com «naturalidade» o esperado apoio à equipa da casa, lembrando, contudo, que «quem decide os jogos são os jogadores e não o público».


Mais futebol

JotaCC

Machado: «Pontuar é bom mas ideia é resolver já»
TÉCNICO NÃO QUER FAZER CONTAS NA ÚLTIMA JORNADA
   
      
      
Empatar em Salónica não é para qualquer um, mas Manuel Machado só pensa na vitória. Como bom português, o técnico sabe o que é fazer contas à vida e pretende evitar o recurso à calculadora na última jornada do grupo. Por isso, a postura arsenalista será virada para o ataque. "Viemos com muito respeito pelo adversário, mas não prestamos subserviência. Pontuar é bom, mas a ideia é resolver já a passagem à próxima fase", garantiu o técnico.

Manuel Machado tem ouvido de vários quadrantes que o favoritismo é repartido com o Aris. O técnico alinha pelo mesmo diapasão, mas acrescenta que os bons resultados recentes fazem qualquer equipa respeitar os bracarenses. "Este clube tem consolidado uma posição pelas prestações acumuladas. Fez uma carreira muito boa na última época e este ano caminha no mesmo sentido. São coisas que fazem os adversários respeitar-nos", salientou.

O ambiente grego costuma ser um aliado de peso dos locais, mas Machado não encara isso como um obstáculo. "Esta equipa já passou por vários ambientes e o seu núcleo duro está habituado a todas as situações. Têm obrigação de não abanar", vincou.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Recorde para quebrar
REPETIR ESTREIA EUROPEIA DE 66/67 EM ESTÁDIO INVENCÍVEL NA UEFA
   
      
      
O Estádio Kleanthis Vikelidis vai viver hoje uma das mais marcantes noites europeias do Aris. Os gregos pretendem apurar-se para a 3.ª fase da Taça UEFA e, para isso, precisam de prolongar um recorde que detêm a nível europeu: são a única equipa sem derrotas caseiras em jogos a contar para a Taça UEFA. Já lá vão 17 partidas desde a estreia em 1970.

O apoio dos seus adeptos transforma o estádio num autêntico Inferno para quem o visita e faz jus ao cognome de "guerreiros", que provém do Deus grego da guerra – Aries – que deu nomenclatura ao clube que o acolheu como símbolo. O apoio é de tal forma fanático, que o estádio é conhecido pelo "La Bombonera", mítica casa do Boca Juniors, da Argentina, e dos seus famosos "inchas."

Esta noite, o Inferno entra em ebulição. Se a tradição grega é favorável, a do Sp. Braga não se fica atrás. A estreia arsenalista nas competições europeias aconteceu precisamente em terras helénicas. Estávamos em 1966/67 e os portugueses foram a Atenas vencer o AEK por 1-0, repetindo o triunfo em casa (3-2) para garantir o apuramento na extinta Taça das Taças.

Record

JotaCC

Confiança em alta no campo bracarense
Sp. Braga pretende resolver hoje na Grécia o apuramento para a fase seguinte da Taça UEFA


Vandinho assumiu a má relação com Manuel Machado: "As nossas filosofias não se encaixam"

Não há receios no Sp. Braga para a visita ao Aris de Salónica. Os minhotos estão preparados para um jogo difícil frente aos gregos, mas admitem que o embate surge num quadro favorável, motivado pelo empate com o Bayern e o triunfo doméstico sobre o Marítimo. Por isso, Manuel Machado assume que "a ambição é resolver agora o apuramento para a fase seguinte da Taça UEFA".

A campanha positiva dos minhotos nas últimas semanas é um aperitivo para o compromisso europeu desta noite, em Salónica. O treinador Manuel Machado tem gostado da atitude da sua equipa e quer dar continuidade aos bons resultados, elevando a fasquia ao nível de uma vitória. "O Braga tem conseguido consolidar a sua afirmação no plano nacional e internacional com jogos como o de amanhã [hoje]", frisou, para acrescentar: "Pontuar é bom. Mas sabemos que podemos resolver o apuramento agora e a nossa ambição é essa".

João Pinto também deu voz à confiança que abunda entre os minhotos. Reconheceu que o Aris "é forte", mas deixou bem claro que o conjunto helénico é superável. "É um jogo que todos os jogadores gostam de disputar. Vamos com respeito mas a pensar num bom resultado", avisou. E também garantiu a imunidade dos minhotos ao ambiente hostil que se espera no Estádio Kleanthis Vikelidis: "Quem decide os jogos são os jogadores e não o público".

Manuel Machado convocou Carlos Fernandes e César Peixoto para o duelo na Grécia, mas deixou de fora Vandinho e Andrés Madrid, por opção. Madrid esteve ontem na derrota robusta (3-0) dos minhotos frente ao Desportivo das Aves, para a Liga Intercalar. E Vandinho assumiu más relações com o treinador: "Não fiquei surpreendido por fi car de fora. Com este treinador não tenho hipótese. As nossas filosofias não se encaixam", lamenta.

Na Grécia, o treinador do Sp. Braga admitiu fazer "reajustamentos" no seu 4x2x3x1. Tudo indica que Frechaut seja sacrificado, devendo dar o lugar no lado esquerdo da defesa a César Peixoto. No meio-campo, há a possibilidade de João Pinto jogar, relegando Jorginho para a asa direita. E Stélvio Cruz poderá ocupar o lugar de Madrid. Zé Manel, com uma lesão grave, é outro ausente de peso.

O adversário grego do Sp. Braga também acredita na vitória. Tem mais dois pontos que a equipa portuguesa, está à frente do Bolton (que tem mais um jogo), e só se encontra atrás do líder Bayern de Munique, no Grupo F. Além disso, nunca perdeu em casa para as competições europeias, desde a estreia em 1970. Mas o conjunto grego não deixa de abordar o jogo com cautelas. "Queremos ganhar, mas sabemos que será difícil. O Sp. Braga é melhor que o Bolton", frisou o treinador, Dusan Bajevic.

Publico