News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 29/11

Started by JotaCC, 29 de November de 2007, 09:14

Previous topic - Next topic

JotaCC

Stélvio no plano A e João Pinto no B



Manuel Machado deixou claro na conferência de Imprensa que não quer um Braga mandão no jogo, pelo menos na fase inicial da partida, antes jogando de forma atenta e concentrada, à espera do que o jogo possa trazer. Disse, a propósito, que a sua equipa "tem alguma coisa para jogar e para tentar pontuar". Pensamento realista e ajuizado, atendendo a quem vai encontrar pela frente. Passando para os actos, foi Stélvio que surgiu em campo ao lado de Brum, uma estratégia que tentou desmistificar, mas que parece caber no que será o plano A, que inclui Vandinho à frente da dupla de trincos e Jorginho na direita. E assim parece prometer até ao intervalo, aguentando os alemães, enquanto tenta perceber as fendas por onde possa passar em busca de uma vitória. Isto, claro está, se o empate for o desfecho no descanso. É que, havendo margem para discutir o resultado, será João Pinto a avançar na segunda metade do jogo, quando o plano B ganhar corpo, aparecendo então Jorginho a jogar solto na criação de linhas de passe que conduzam a equipa ao golo. Depois, há Frechaut, que, num reencontro com o destino, volta a ter a incumbência de parar Ribéry, jogador-chave dos alemães que assume o papel de vagabundo. Uma tarefa idêntica à que protagonizou no Boavista, na Liga dos Campeões, quando teve de parar Roque Santa Cruz, que marcara o golo em Munique.

Cuidado com a dupla do ataque


O Bayern de Munique tem muitos jogadores de qualidade, ou não fosse um dos clubes europeus mais poderosos. Se Kahn, Lúcio, Van Buyten, Van Bommel, Zé Roberto ou Ribéry são jogadores de alto quilate, o que dizer de uma dupla formada por Klose e Luca Toni? Uma das mensagens que Manuel Machado há-de transmitir ao seu grupo é precisamente para ter cuidado com dois avançados que são "apenas" titulares, respectivamente, na selecção da Alemanha e na de Itália.

Com um 4x4x2 bem vincado, o Bayern privilegia a circulação de bola e o jogo pelos flancos.

Equipas prováveis


Estádio AXA, em Braga
20h00 | RTP1

Árbitro
Jonas Eriksson [Suécia]
Assistentes
Erik Bergsten + Mathias Klasenius

Braga
Treinador Manuel Machado
1 | Paulo Santos GR
47 | João Pereira LD
3 | Paulo Jorge DC
2 | Rodriguez DC
17 | Frechaut LE
5 | Brum MD
89 | Stélvio MD
88 |Vandinho MO
7 | Jorginho MO
15 | Wender MO
29 | Linz MX

Bayern de Munique
Treinador Ottmar Hitzfeld
1 |Kahn GR
30 | Lell LD
3 | Lúcio DC
5 | Van Buyten DC
21 | Lahm LE
17 | Van Bommel MD
15 | Zé Roberto MD
8 | Altintop AD
7 | Ribéry AE
18 | Klose AV
9 | Toni AV
-
22 | Rensing GR
2 | Sagnol LD
6 | Demichelis MD
16 | Ottl MD
20 | Sosa MO
39 | Kroos MO
19 | Schlaudraff AV
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A figura do Braga
PAULO SANTOS
O outro... Kahn



Não tem o mediatismo do conhecido e admirado guarda-redes do Bayern e da selecção germânica, mas a sua importância na equipa eleva-o para uma zona de protagonismo só ao alcance dos jogadores-chave. Em Leiria, defendeu um penálti e evitou a derrota, hoje está pronto para outra...

A figura do Bayern
RIBÉRY
Em boa forma



Não faltam estrelas na equipa alemã. Ribéry, uma das mais cintilantes, tem estado em boa forma e será, sem dúvida, um perigo para a defesa bracarense. A mínima distracção na marcação ao internacional francês poderá ser fatal como o destino. Convém, por isso, que lhe seja feito um policiamento apertado.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"El Mudo" e Hussain opções


Rodriguez e Hussain são as principais novidades na lista de convocados dos minhotos para hoje à noite, rendendo as vagas criadas pelas ausências de César Peixoto, por opção, e de Zé Manel, devido a ter sido acometido de uma síndrome gripal.

"Profe" feito central


A falta de Vítor Hugo, integrado nos trabalhos da Selecção Sub-20 de Portugal, abriu "espaço" para um reforço no treino de ontem, com o preparador-físico José Pedro a integrar-se num dos onzes, alinhando ao lado de Anilton no centro da defesa.

Autocarro veio de munique


Quem passasse pelo hotel, na zona da Boavista, onde os alemães estão concentrados ficaria surpreendido com o autocarro do Bayern que por ali estava estacionado. Um sinal de que os alemães não facilitam nas mais pequenas coisas.

O Jogo

JotaCC

Um jogo a duas velocidades



Apartida da Taça UEFA, entre Sporting de Braga e Bayern de Munique, que, esta noite (20 horas, RTP1), terá como palco o Estádio AXA, será muito mais do que um simples jogo de 90 minutos. É o choque entre uma Europa que continua a caminhar a duas velocidades, uma corrida entre bandeiras de regiões importantes nos respectivos países - Minho e Baviera - separadas pela crueldade dos números. Em igualdade, só mesmo no futebol. No relvado, são onze homens de cada lado. E, sendo certo que o Bayern é o adversário mais forte que os arsenalistas defrontam em 41 anos de história nas competições europeias, não seria a primeira vez que David derrotaria Golias...

Os jogadores de Manuel Machado não vão, seguramente, pensar nisso quando entrarem em campo para defrontar um dos tubarões do futebol do Velho Continente - os bávaros já celebraram a conquista de quatro títulos europeus -, mas há diferenças abissais entre os dois emblemas. O colosso de Munique foi um dos clubes europeus que mais dinheiro investiu em contratações na actual campanha 67 milhões de euros para renovar uma equipa que, na época passada, falhou na Bundesliga, mas soma 20 títulos da Alemanha.

É a velha história do anão e do gigante. A SAD do Braga, que está entre as mais bem sucedidas do futebol português, gastou 1,15 milhões de euros em aquisições, investindo na medida dos lucros da época anterior.

As diferenças acentuam-se quando se compara a dinâmica das duas cidades. Em Munique, por exemplo, circulam, diariamente, três centenas de táxis, enquanto em Braga a frota ronda as oito dezenas. Curiosamente, ambas as cidades se assumem como fortes pólos universitários. No entanto, a realidade germânica é bem diferente, desde logo na pujança da sua economia. A taxa de desemprego é mais um factor que acentua disparidades (6,7 % em Munique; 12% em Braga) e no campo das infra-estruturas as diferenças são evidentes.

A cidade minhota, pujante de história, possui nove museus, rivalizando com os 14 da urbe que viu nascer o Bayern. Mesmo assim, há um mundo a separá-las, apesar de Braga estar mais perto da capital do país. O centralismo é uma realidade que afecta, também, o futebol. Porém, este será um dos poucos campos onde os portugueses têm condições de bater-se de igual-para-igual. Ninguém se admire se a ambição do arsenalista fizer estragos e todos esqueçam, por 90 minutos, este imenso oceano de diferenças.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quarteto pode garantir qualificação




Algumas equipas podem ver definido hoje, à terceira jornada, o seu futuro na Taça UEFA. Para o bem (apuramento) ou para o mal (eliminação). O Braga, único clube português, recebe o favorito Bayern Munique, após ter descansado na ronda anterior. O jogo ainda não é decisivo para as ambições bracarenses, mas a equipa alemã, líder do Grupo F, é uma das quatro que, em caso de vitória, garantem a qualificação.

Dos outros líderes, só a Fiorentina (comanda o Grupo E com o Villarreal) pode garantir o apuramento, caso vença os gregos do AEK. Também os russos do Zenit (Grupo A) e os suecos do Helsingborg (H) seguirão em frente se superarem o Nuremberga e o Áustria Viena, respectivamente.

Com duas derrotas em dois jogos, Larissa (Grupo A), Toulouse (E), Hapoel Telavive (G) e Galatasaray (H) correm o risco de dizer hoje adeus à Taça UEFA.


Terceira jornada - Grupo A Zenit (Rússia)-Nuremberga (Alemanha); AZ Alkmaar (Holanda)-Larissa (Grécia). Grupo B Lokomotiv Moscovo (Rússia)-Copenhaga (Dinamarca); Atlético Madrid (Espanha)-Aberdeen (Escócia). Grupo C Elfsborg (Suécia)-Mladá Boleslav (República Checa); AEK (Grécia)-Fiorentina (Itália). Grupo D Hamburgo (Alemanha)-Rennes (França); Brann (Noruega)-Dínamo Zagreb (Croácia). Grupo E Sparta de Praga (República Checa)-Spartak Moscovo (Rússia); Zurique (Suíça)-Toulouse (França). Grupo F Braga (Portugal)-Bayern Munique (Alemanha); Bolton (Inglaterra)-Aris Salonica (Grécia). Grupo G Tottenham (Inglaterra)-Aalborg (Dinamarca); Getafe (Espanha)-Hapoel Telavive (Israel). Grupo H Hensingborg (Suécia)-Áustria Viena (Áustria); Panionios (Grécia)-Galatasaray (Turquia).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hitzfeld quer festejar no Minho


O treinador do Bayern Munique, Ottmar Hitzfeld, afirmou ontem, no Porto, que apesar de respeitar o valor do Braga pretende vencer e garantir já a passagem à fase seguinte da Taça UEFA.

Em conferência de imprensa, Ottmar Hitzfeld minimizou as ausências de Lukas Podolski, Schweinsteiger e Jansen, todos lesionados, para a partida de hoje, do Grupo F da UEFA, liderado pelos germânicos (quatro pontos em dois jogos). Pela segunda vez esta época em Portugal, depois de eliminar o Belenenses na eliminatória de acesso aos grupos da Taça UEFA, Hitzfeld assume que o Bayern "é favorito, mas terá que jogar com a máxima cautela e concentração".

Hitzfeld destacou "a organização da formação portuguesa, quer defensiva quer ofensivamente, com rápidas transições de bola", e considerou que o Bayern terá que "jogar de forma compacta para não se deixar surpreender". O facto de o Braga apresentar um novo treinador, com apenas um jogo realizado, mereceu também um reparo por parte de Ottmar Hitzfeld, que preferia já "conhecer melhor a filosofia e o sistema de jogo" de Manuel Machado.

"Nós já estamos devidamente documentados com as últimas equipas apresentadas pelo Braga e com a sua forma de jogar, pelo que creio que isso não será problema", referiu o treinador da equipa bávara. Ottmar Hitzfeld surgiu na sala acompanhado pelos brasileiros Zé Roberto e Lúcio, que, à falta de tradução oficial, desempenharam as funções de tradutores entre os jornalistas lusos e o técnico.

Zé Roberto referiu que "a motivação é grande para o jogo com o Braga" e que "o Bayern Munique, independentemente de jogar em casa ou fora, tem sempre no pensamento a vitória e os três pontos". "Respeitamos o Braga, mas o nosso objectivo é conquistar os três pontos", referiu Zé Roberto, que antevê "um jogo mais complicado do que com o Belenenses" e em que "vai ser necessária muita paciência". Lúcio, que apesar de castigado na Bundesliga está nas contas de Hitzfeld, realçou a "importância" do jogo. O jogador respeita o valor do Braga, "caso contrário não se teria qualificado para esta fase.

JN

JotaCC

Sp. Braga também joga em Bolton

O duelo entre o Bolton e o Aris, no palco do Estádio Reebok, poderá assumir aspectos determinantes para a classificação do Sp. Braga, que recebe hoje o Bayern Munique (20 h), em jogo do Grupo F da Taça UEFA.

A formação inglesa, que somou empates nos dois jogos já realizados (1-1, na recepção ao Sp. Braga e 2-2 em Munique frente ao Bayern), encontra-se moralizada na sequência da vitória sobre o Manchester United na última jornada da Premiership (1-0). Além do mais, os jogadores vão tentar que o treinador Gary Megson (substituiu, recentemente, Sammy Lee) festeje a vitória no jogo de estreia perante os adeptos do Bolton.

O Aris, apesar de ter conhecido a primeira derrota no campeonato grego no último sábado (0-2, em Levadia) — «alguma vez teríamos de perder», afirmou o técnico Dusan Bajevic —, espera ser bem-sucedido como aconteceu na segunda jornada do Grupo C quando levou a melhor sobre os sérvios do Estrela Vermelha. Entre os convocados, há jogadores que já passaram pelo futebol português: Ronaldo (Benfica), o médio ofensivo Ronald Garcia (Benfica e Alverca), Koke (Sporting) e Siston (Santa Clara).

O Atlético Madrid recebe o Aberdeen, no Vicente Calderón. Dos portugueses em campo de início frente ao Valladolid na última jornada da Liga (José Castro, Maniche e Simão), apenas Maniche deverá ser titular. O AEK defronta em Atenas a Fiorentina, sem Geraldo (lesionado), mas com Manu.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vandinho faz de João Pinto



Manuel Machado tem duas estratégias para o jogo com o Bayern Munique, mas deverá optar, inicialmente, por uma abordagem mais conservadora, com Stélvio e Roberto Brum a formar a primeira barreira de protecção às investidas dos médios alemães e Vandinho a funcionar como número 10.
Manuel Machado
ASF
A grande novidade na defesa situa-se no lado esquerdo, subitamente tomado de assalto pela polivalência de Frechaut, que substitui César Peixoto, formando com João Pereira, Rodriguez e Paulo Jorge o quarteto que terá a árdua tarefa de travar Luca Toni, Klose e Ribéry O ex-portista sai da convocatória por opção técnica e logo numa semana de relativo desafogo competitivo, dado que o esquerdino não pode ser utilizado no jogo de domingo, com o Marítimo, por estar castigado.

Depreende-se, então, que a actuação de Peixoto em Leiria lhe terá custado o lugar. Uma surpresa, tendo em conta que nos tempos em que Machado orientou o V. Guimarães era um apreciador das qualidades de César Peixoto. Que na altura actuava... a extremo-esquerdo.

João Pinto no plano B

O plano B de Manuel Machado para o desafio desta noite é mais atrevido: João Pinto funcionaria como referência criativa, forçando ao recuo de Vandinho para trinco, ao lado de Brum. Nesse caso, Stélvio Cruz começaria a partida no banco. Tudo leva a crer que o técnico esteja mais inclinado para aguentar as batidas previsivelmente mais fortes do Bayern no primeiro tempo, investindo abertamente no ataque após o intervalo.

Não está posta de parte a possibilidade de o treinador inverter os seus planos, compactando o Sp. Braga num modelo mais ofensivo nos primeiros 45 minutos, procurando apanhar de surpresa o Bayern. Mas pelo discurso de Machado no lançamento do jogo a primeira ordem é clara: muita contenção.

Por outro lado, Ottmar Hitzfeld conhece muito bem os perigos que a deslocação a Braga encerra e não caiu no erro de desprezar o valor do Sp. Braga, num clara demonstração de respeito pelos minhotos. O Bayern estabeleceu comparações entre Belenenses, adversário na fase de qualificação, e o Sp. Braga e concluiu que a tarefa é tudo menos fácil. Depois, há esse 3-0 aplicado pelos arsenalistas ao Sporting a deixar no ar a suspeita... e a desconfiança.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

«Bayern é favorito, mas...» (Ottmar Hitzfeld)

Ottmar Hitzfeld, treinador do Bayern de Munique, diz que quer vencer quinta-feira a partida em Braga, em jogo do Grupo F da Taça UEFA, mas refere que os alemães terão de «jogar de forma compacta para não se deixar surpreender».
Ottmar Hitzfeld
AP
Na segunda passagem por Portugal para disputar a Taça UEFA (afastou o Belenenses na eliminatória de acesso à fase de grupos), o Bayern de Munique chegou a Braga sem Lukas Podolsky, Schweinsteiger e Jansen, todos lesionados. Hitzfeld minimiza a ausência dos jogadores e afirma que o Bayern «é favorito, mas terá que jogar com a máxima cautela e concentração».

O técnico assumiu que a equipa bávara terá que «jogar de forma compacta» para não se deixar surpreender pela «organização defensiva e ofensiva da formação portuguesa, com rápidas transições de bola».

Hitzfeld referiu ainda que preferia «conhecer melhor a filosofia e o sistema de jogo» de Manuel Machado, treinador que comandou o Sp. Braga em apenas um jogo oficial. «Já estamos devidamente documentados com as últimas equipas apresentadas pelo Sp. Braga e com a sua forma de jogar, pelo que creio que isso não será problema», referiu o treinador.

Em caso de vitória, o Bayern (1º classificado com quatro pontos) destaca-se no comando do Grupo F, ao passo que o Sp. Braga, 4º com um ponto, precisa pontuar para manter expectativas numa passagem à fase seguinte.

A Bola

JotaCC

Sporting de Braga e Bayern de Munique jogam hoje á noite.    


O Bayern de Munique, clube que já se sagrou quatro vezes campeão europeu de futebol, joga pela segunda vez este ano em Portugal, desta vez defronta o Sporting de Braga, novamente para a Taça UEFA.

O Sporting de Braga, com Manuel Machado a estrear-se na UEFA com as cores arsenalistas, pode ficar em excelente posição para chegar à próxima fase da competição se pontuar com os germânicos.
Na fase de grupos da Uefa o actual líder da Bundesliga soma quatro pontos em dois jogos no grupo, .
O Braga, com apenas uma partida disputada (folgou na segunda jornada), tem já um ponto que resulta do empate 1-1 em Bolton.



O jogo entre o Sporting de Braga e o Bayern está marcado para as 20:00 horas, no estádio Axa em Braga, e terá arbitragem do sueco Jonas Eriksson.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Andebol: ABC recebe esta noite o Sporting no regresso do campeonato     



Afastado prematuramente das competições europeias, o ABC volta ao Pavilhão Flávio Sá Leite, onde esta noite recebe o Sporting, em jogo da 13.ª jornada da Liga Halcon.

Uma tarefa complicada para os campeões nacionais, mas Jorge Rito sabe muito bem o que o ABC tem de fazer para levar de vencida o Sporting, resultado que lhe permitirá manter a liderança isolada da classificação.

RM: 5 JORGE RITO (ABC-SPORTING)

ABC-Sporting... clássico do andebol nacional joga-se hoje no `Sá Leite, a partir das nove da noite.

A jornada iniciou-se ontem com a realização de três jogos. O F.C.Porto foi a Aveiro vecer o S.Bernardo por 24-21; o Benfica saíu vitorioso da deslocação à Maia, onde venceu o Águas Santas por 29-26 e, finalmente, o Belenenses ganhou em casa ao Madeira SAD por 35-29.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Adeptos do Sporting de Braga estão confiantes na vitória, esta noite, frente ao Bayern de Munique    



Os adeptos do Braga estão confiantes sobre a prestação do Sporting de Braga esta noite, frente ao Bayern de Munique.

O jogo, a contar para a terceira jornada do Grupo F da Taça Uefa, está marcado para as 20 horas no estádio AXA e os bracarenses acreditam na vitória da formação arsenalista.

Também o presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado está confiante da prestação do Braga Europeu.

Sporting de Braga encontra esta noite o Bayern de Munique, num jogo a contar para a terceira jornada do Grupo F da Taça Uefa. O desafio está marcardo para o Estádio AXA a partir das 20 horas.

Antena Minho

JotaCC

#4
Taça UEFA: o dia em que o Bayern Munique joga em Braga


O Sp. Braga recebe esta quinta-feira o Bayern Munique e pode seguir o grande encontro europeu AO VIVO no Maisfutebol. Um jogo de gala para a equipa portuguesa, que faz a segunda partida na fase de grupos da Taça UEFA.

Depois do empate na primeira ronda frente ao Bolton, o Sp. Braga mantém as esperanças de apuramento e terá especial atenção ao encontro entre os ingleses e o Aris Salónica, a outra partida do grupo. Quanto ao resto, é saborear a oportunidade de estar frente a frente com um dos gigantes da Europa.

Nesta terceira jornada da fase de grupos haverá mais portugueses em campo. Em Madrid, onde o Atlético recebe o Aberdeen, mas também na Grécia, onde o AEK de Geraldo e Manu defronta a Fiorentina.

Jogos desta quinta-feira:

Grupo A

Zenit St Petersburgo-Nuremburga, 16:00
AZ Alkmaar-Larissa, 19:45

Grupo B

Lokomotiv Moscovo-FC Copenhaga, 17:30
Atlético Madrid-Aberdeen, 19:45

Grupo C

Elfsborg-Mlada Boleslav, 17:15
AEK Atenas-Fiorentina, 19:00

Grupo D

Hamburgo-Rennes, 18:00
SK Brann-Dinamo Zagreb, 19:15

Grupo E

Sparta Praga-Spartak Moscovo, 17:30
FC Zurique-Toulouse, 19:15

Grupo F

Bolton-Aris Salonica, 20:00
Sp. Braga-Bayern Munique, 20:00

Grupo G

Tottenham-Aalborg, G, 19:45
Getafe-Hapoel Tel-Aviv, 19:45

Grupo H

Helsingborgs-Áustria Viena, 19:15
Panionios-Galatasaray, 19:00
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

«Sp. Braga vai ser mais complicado do que o Belenenses», diz Zé Roberto

O brasileiro Zé Roberto foi um dos tradutores de serviço na conferência de imprensa do Bayern de Munique, visto não haver intérprete para o técnico Ottmar Hitzfeld.
No entanto, o médio também anteviu a partida desta quinta-feira com o Sp. Braga, a contar para a Taça UEFA.

«A motivação é grande para o jogo, mas o Bayern de Munique, independentemente de jogar em casa ou fora, tem sempre no pensamento a vitória e os três pontos», referiu o jogador, citado pela Lusa, e acrescentando que tem «respeito pelo Sp. Braga».

Os alemães já vieram a Portugal esta época, para defrontar o Belenenses na primeira eliminatória da coompetição. A vitória sorriu ao Bayern, mas Zé Roberto está certo que o encontro de Braga será diferente daquele que disputou com os azuis do Restelo.

«Vai ser um jogo mais complicado do que com o Belenenses, em que vai ser necessária muita paciência», referiu, analisando que os bracarenses possuem «jogadores rápidos, que criam desequilíbrios e que obrigam os adversários a redobrar a atenção».
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sp. Braga-Bayern: Hitzfeld preferia conhecer melhor Manuel Machado

Quando defrontou o Belenenses, na primeira eliminatória da Taça UEFA, o treinador do Bayern de Munique, Ottmar Hitzfeld, afirmou que o clube que orienta «é sempre favorito». Esta quarta-feira, em conferência de imprensa de antevisão ao confronto com o Sp. Braga, o técnico voltou a referi-lo, embora avise que os alemães terão de «jogar com a máxima cautela e concentração».

O treinador alemão sublinhou que o Sp. Braga está bem organizado «quer defensiva quer ofensivamente, com rápidas transições de bola», e voltou a avisar que o Bayern terá de «jogar de forma compacta para não se deixar surpreender».

Hitzfeld reconheceu que desejava «conhecer melhor a filosofia e o sistema de jogo» de Manuel Machado, novo treinador dos bracarenses, que estreia-se nas competições europeias esta quinta-feira. No entanto, o alemão admitiu estar «devidamente documentado com as últimas equipas apresentadas pelo Sporting de Braga e com a sua forma de jogar, pelo que isso não será problema».
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sp. Braga. Rodríguez e Hussain estão de volta para jogo com o Bayern

Os regressos de Rodríguez e de Hussain aos convocados do Sp. Braga são as duas novidades da lista de anunciada esta por Manuel Machado para o jogo com o Bayern de Munique esta quinta-feira.

Mas o treinador da equipa minhota tem também uma baixa de última hora, pois Zé Manel está com uma virose e juntou-se ao grupo de lesionados, já composto por Carlos Fernandes, João Tomás, Baylón e Bruno Tiago.

Em relação à última lista de convocados (o empate 1-1 em Leiria), Manuel Machado deixou de fora por opção técnica César Peixoto, que foi titular na última jornada da Bwin Liga.

O Sp. Braga vai fazer o segundo jogo no Grupo F, onde tem um ponto depois de um empate em Bolton (1-1) e de ter folgado na segunda ronda.

Lista de convocados:

Guarda-redes:
Paulo Santos e Dani;

Defesas:
João Pereira, Paulo Jorge, Anílton, Rodriguez e Frechaut;

Médios:
Roberto Brum, João Pinto, Castanheira, Andrés Madrid, Vandinho e Stélvio Cruz;

Avançados:
Jorginho, Hussaine, Wender, Jaílson, Linz e Lenny.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sp.Braga: «Bayern está no topo da pirâmide», diz Manuel Machado
A Taça UEFA colocou de novo o Bayern de Munique no caminho de uma equipa portuguesa. Depois de ter eliminado o Belenenses, os alemães defrontam amanhã o Sp. Braga, na fase de grupos da prova. O treinador dos bracarenses, Manuel Machado, não esconde que o adversário «é um colosso mundial», no plano teórico, e que um empate não seria mau para os arsenalistas.

«Pontuar é sempre positivo», disse, em conferência de imprensa, acrescentando que o Bayern «é uma equipa recheada de individualidades do mais alto nível, tem uma estrutura bem diferenciada, está no topo da pirâmide e tem de se ter noção que há um diferencial de argumentos muito grande entre os dois conjuntos».

No entanto, o técnico recorreu aos mistérios do futebol para explicar que não é impossível bater o emblema alemão: «Felizmente estamos numa modalidade em que os resultados imprevisíveis acontecem e é com base na consciência da diferença, mas também na ambição, daquilo que caracteriza a modalidade, que vamos enfrentar o jogo.»

Manuel Machado estreia-se em competições europeias, refere que a partida de amanhã, em Braga, «é apenas mais um jogo» e não critica o Bayern por ter escolhido treinar-se no Estádio do Dragão, preterindo o Municipal de Braga.

«Não vejo aí arrogância, vejo rotinas. Há clubes que optam por ficar na cidade onde vão jogar, há outros que fazem o contrário e prescindem do treino no espaço onde vão realizar o jogo não vejo aí qualquer tipo de arrogância», afirmou, citado pela Lusa.

Sobre as ausências de Podolski e Schweinsteiger, o treinador arsenalista minimizou-as. Manuel Machado observou os bávaros na liga alemã, no sábado, e referiu que «sem eles [Podolski e Schweinsteiger] o Bayern mostrou-se muito poderoso».

Mais Futebol

JotaCC

#5
UEFA: Arsenalistas defrontam Bayern
Apelo à contenção


De olhos no currículo do adversário, Manuel Machado apela à contenção e mostra-se comedido nas expectativas para o jogo desta noite frente ao Bayern de Munique, na terceira jornada do grupo F da Taça UEFA. O treinador arsenalista classifica mesmo como "óptimo" não perder. Mas avisa que, "às vezes, o pequeno ganha ao grande" e confessa que ainda não decidiu qual a melhor estratégia para contrariar os alemães.


"Temos que ter noção que há um diferencial de argumentos muito grande. Mas, felizmente, estamos numa modalidade em que os resultados imprevisíveis acontecem e é com base na consciência da diferença, e também na ambição, que vamos enfrentar o jogo", explicou Manuel Machado, no final do último treino da equipa antes daquele que será o primeiro confronto europeu do treinador bracarense.

"É mais um jogo de futebol, não passa disso", garantiu Manuel Machado, que desvalorizou o facto do Bayern ter optado por se instalar no Porto e prescindido do treino de adaptação ao Estádio Axa. Em seu entender, não se trata de "qualquer tipo de arrogância" alemã, mas antes de "rotina", lembrando que há outros clubes que fazem o mesmo tipo de opções.

O treinador mostra-se mais preocupado com o valor do adversário: "Um colosso mundial", "líder do grupo e o que tem melhores ferramentas para vencer a Taça UEFA". Por isso, sustenta que, "neste caso, pontuar é sempre positivo, seja um ou três pontos".

Para isto, Manuel Machado frisou que o Braga tem que adoptar "uma estratégia de alguma contenção, devido ao diferencial", embora salvaguardando a confiança em poder surpreender o adversário, ainda que sem levantar o véu sobre o modelo de jogo previsto.

"Se tivessem visto o treino de terça-feira, seria completamente diferente do de hoje (ontem). Será uma mistura dois esquemas. Vou ver qual será o que melhor se adequará", afirmou Manuel Machado, adiantando apenas que o brasileiro Stélvio "é um profissional e poderá jogar".

O Sporting de Braga parte para este encontro com um ponto conquistado, fruto do empate (1-1) em Bolton, na primeira jornada, enquanto o Bayern Munique lidera o grupo, com quatro pontos.

HITZFELD "RESPEITA" BRACARENSES

O treinador do Bayern Munique, Ottmar Hitzfeld, afirmou ontem, no Porto, que apesar de respeitar o valor do Sporting de Braga pretende vencer e garantir já a passagem à fase seguinte da Taça UEFA.

Em conferência de imprensa, Ottmar Hitzfeld minimizou as ausências de Lukas Podolsky, Schweinsteiger e Jansen, todos lesionados, para a partida de hoje (20h00), do Grupo F da UEFA, liderado pelos germânicos (quatro pontos em dois jogos), e no qual os bracarenses seguem em quarto.

Pela segunda vez esta época em Portugal, depois de eliminar o Belenenses na eliminatória de acesso aos grupos da Taça UEFA, Hitzfeld assume que o Bayern "é favorito, mas terá que jogar com a máxima cautela e concentração".

Hitzfeld destacou "a organização da formação portuguesa, quer defensiva quer ofensivamente, com rápidas transições de bola", e considerou que o Bayern terá que "jogar de forma compacta para não se deixar surpreender".

O facto de o Sporting de Braga apresentar um novo treinador, com apenas um jogo realizado, mereceu também um reparo por parte do Ottmar Hitzfeld, que preferia já "conhecer melhor a filosofia e o sistema de jogo" de Manuel Machado.

JOGADORES

CONVOCADOS

Manuel Machado convocou 19 jogadores: Paulo Santos, Dani, Rodriguez, Paulo Jorge, R. Brum, Jorginho, Hussaine, João Pinto, Castanheira, Wender, Frechaut, Jaílson, Anílton, Madrid, Linz, João Pereira, Lenny, Vandinho e Stélvio Cruz.

DE FORA

César Peixoto ficou de fora dos convocados por opção. De fora ficaram ainda Carlos Fernandes, Bruno Tiago, Baylón, João Tomás e Zé Manuel, por constarem no boletim clínico. Este último apresentou-se ontem de manhã com uma virose, pelo que já foi devidamente medicado e está em repouso. Vítor Hugo também não marca presença por se encontrar ao serviço da Selecção Nacional Sub-20.

Correio da manha

JotaCC

#6
Taça UEFA - 3.ª jornada



Sporting de Braga-Bayern, jogo da 3.ª jornada da fase de grupos da Taça UEFA
O Sp. Braga recebe, quinta-feira, 29, às 20h, o colosso alemão FC Bayern München, naquele que será o seu segundo jogo no Grupo F.

Ainda com Jorge Costa ao leme, no primeiro jogo, os bracarenses empataram a um golo no reduto do Bolton Wanderers FC.

O Bayern lidera o Grupo F, após um triunfo por 3-2 no terreno do FK Crvena Zvezda e de um empate, em casa, a duas bolas, frente ao Bolton. Um triunfo sobre o Braga garantirá, desde logo, o apuramento dos alemães para a fase seguinte.

Caso o Braga ganhe, iguala o Bayern, ficando ambos com quatro pontos.

No outro jogo do grupo F, o Bolton recebe os gregos do Aris Salonica

RTP

Pedro-SCB

"É difícil, mas isto é futebol"


Manuel Machado abordou ontem o jogo com o Bayern Munique com total realismo e admitiu que um empate, hoje, no Estádio AXA, será sempre um "resultado positivo", frente ao colosso alemão que aponta como principais candidatos a vencer a Taça UEFA. Ainda assim, piscou o olho à vitória!

Respeito sim. Receio não. O treinador do Sp. Braga, Manuel Machado, mostrou ontem, na sala de imprensa, plena "consciência das dificuldades" no embate desta noite, frente ao colosso alemão Bayern Munique, (20h00), no Estádio AXA — jogo da 3.ª jornada da fase de grupos da Taça UEFA — mas lembrou que o futebol, por vezes, é fértil em... surpresas, e, "felizmente uma modalidade onde os resultados imprevisíveis acontecem", frisou, numa clara demonstração de optimismo e confiança na sua equipa.

É com este espírito, de total noção da realidade — "no plano teórico este Bayern é um colosso mundial, uma equipa recheada de jogadores do mais alto nível, e que está no topo da pirâmi-de do futebol mundial" —  mas, também, cheios "de ambição" que a equipa do Sp. Braga vai encarar este jogo europeu, vincou Manuel Machado.

Face ao poderio do adversário alemão, que é o líder do Grupo F e, sem dúvida, "favoritos" e o mais forte candidato a vencer a competição, o técnico da formação bracarense mostrou, todavia, total realismo para o jogo de hoje. "Podia ter dois tipos de discurso, mas prefiro falar a verdade. Há claramente, entre o Sp. Braga e Bayern Munique, uma diferença de argumentos muito grande. Vai ser um jogo muito difícil, mas isto é futebol, temos ambições, e tudo pode acontecer", asseverou Manuel Machado.

No entanto, e sem qualquer tipo de constrangimento, Manuel Machado admitiu, sem rodeios, que empatar com o Bayern, uma das melhores equipas do mundo da actualidade, seria um "resultado positivo".
O treinador do Sp. Braga desvalorizou ainda o facto da equipa bávara ter optado por ficar em estágio na cidade do Porto (quando o mais normal seria fazer a estadia em Braga) e dispensado também o treino de adaptação ao palco do jogo. Manuel Machado não viu nisso "nenhuma atitude de arrogância" dos alemães. "ê-se aí rotinas", afirmou com sensatez, explicando de seguida: "é uma opção do  Bayern e não há que tirar grandes ilações desse facto. Felizmente, hoje, em Portugal temos também uma boa rede viária, e a distância do Porto a Braga é somente de cerca de 30 minutos. Não vejo aí qualquer transtorno", afirmou.

Rodriguez e Hussaine de volta aos eleitos

O extremo Zé Manel foi 'baixa' de última hora no plantel bracarense para o jogo importante desta noite com o Bayern Munique. Zé Manel não treinou ontem de manhã, por estar com gripe, e foi dispensado, não integrando também a convocatória de Manuel Machado.
O guarda-redes espanhol Dani Mallo falhou também o último treino — devidamente autorizado para assistir ao nascimento do seu primeiro filho — mas foi convocado.

O treinador do Sp. Braga convocou 19 'guerreiros' pa-ra o jogo, sendo que os regressos aos eleitos do catari Hussaine e do peruano Rodriguez constituem as principais novidades, depois de terem estado ausentes da última convocatória, depois de terem estado ao serviço das respectivas selecções. Destes dois, o central peruano terá mesmo entrada directa no onze titular, onde fará dupla com o 'capitão' Paulo Jorge.
De fora da lista ficaram os lesionados João Tomás, Baylón, Carlos Fernandes e também Bruno Tiago.

Eis a lista completa dos convocados:

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani Mallo.
Defesas: Paulo Jorge, Rodriguez, João Pereira, Anílton e Frechaut.
Médios: Roberto Brum, Madrid, Vandinho, Castanheira, Stélvio, João Pinto e Jorginho.
Avançados: Roland Linz, Jaílson, Lenny, Wender e Hussaine.


in correiodominho

Pedro-SCB

Manuel Machado acredita que é possível roubar pontos ao colosso alemão
«Por vezes os pequenos ganham aos grandes»



Ofutebol não é uma guerra, mas a analogia serve para Manuel Machado reforçar a ideia central do jogo desta noite: no conflito entre o Vietname e os Estados Unidos, o mais forte saiu a perder. O Bayern é, seguramente, uma das superpotências mundiais na modalidade, mas subtrair pontos aos bávaros não é uma missão impossível para um Sp. Braga moderadamente ambicioso.

— Acha que houve arrogância por parte do Bayern ao escolher a cidade do Porto para preparar o jogo com o Sp. Braga?

— Não. Cada clube tem rotinas próprias: uns gostam de se instalar nas cidades onde jogam, outros preferem ficar longe. Portugal tem uma rede viária optimizada e a viagem desde o Porto não implica desgaste. Acho a opção normal.

— Pontuar é a grande meta da sua equipa?

— Um ponto ou três pontos, somar é sempre positivo.

— Mas tem o Sp. Braga argumentos para vencer um colosso como o Bayern?

— Há um historial de jogos entre o Bayern e equipas portuguesas no qual apenas por uma vez os alemães perderam... Eles estão no topo da pirâmide competitiva, há um diferencial de argumentos muito grande, mas no futebol os resultados imprevisíveis acontecem. Vamos entrar com uma estratégia de alguma contenção, mas sabemos que por vezes os pequenos ganham aos grandes. O Vietname derrotou uma potência militar como os Estados Unidos; Israel resiste numa zona geográfica adversa. Não faltam exemplos.

«Não abro o jogo»

— E o último exemplo é, aliás, significativo: o Bolton empatou em Munique...

— O Bayern lidera o grupo e é o mais forte candidato a vencer a Taça UEFA.

— Vai lançar o Stélvio Cruz no onze?

— É um profissional como os outros, tem boas hipóteses de jogar mas pode também ficar no banco. Tenho duas estratégias montadas, mas não seria inteligente da minha parte abrir o jogo tão cedo. Por isso não o farei.

— É a sua estreia em competições europeias. Algum sentimento especial?

— É um jogo normal, com o mesmo significado de outros...


in abola

JotaCC



SP. BRAGA-BAYERN, 1-1 (Linz 66'; Klose 47')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
   
      
      
21:52 - FINAL DA PARTIDA.

90'+1 - SUBSTITUIÇÃO no BAYERN: SAGNOL rende Ribéry.

88' - Grande trabalho de Jailson sobre o lado esquerdo da área, mas o remate do brasileiro acaba por embater num adversário e a bola sai pela linha de fundo.

86' - CARTÃO AMARELO a LUCA TONI, por falta sobre João Pereira.

83' - Schlaudraff choca com alguma violência com Paulo Santos, que precisa de ser assistido. O guardião acaba por recuperar...

81' - SUBSTITUIÇÃO no BAYERN: Hamit Altýntop cede o lugar a SOSA.

80' - Excelente cabeceamento de Rodriguez após canto na direita, com Lell a evitar o golo sobre a linha. Os bracarenses ainda reclamam a existência de mão na bola do defesa alemão mas o árbitro nada assinala.

77' - Zé Roberto tenta a sua sorte de fora da área, mas a bola sai ao lado do poste direito da baliza de Paulo Santos.

76' - João Pereira evita o golo sobre a linha após cabeceamento de Demichelis.

O Sporting de Braga reagiu bem ao golo sofrido logo no início da segunda parte e chegou mesmo ao empate, numa partida equilibrada, em que os minhotos não desistem de chegar à vitória.

74' - CARTÃO AMARELO a LELL, por falta sobre Jailson.

74' - Cruzamento perigoso de Ribéry, da direita, mas Paulo Santos agarra apesar da proximidade de Klose.

72' - CARTÃO AMARELO a MADRID, por falta sobre Schlaudraff.

72' - João Pinto cruza para a área e Kahn afasta a bola com um soco.

70' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: Wender dá lugar a MADRID.

67' - SUBSTITUIÇÃO no BAYERN: Klose sai para a entrada de SCHLAUDRAFF.

66' - GOLO DO SP. BRAGA, por LINZ
Excelente trabalho de Linz a fugir a Lúcio e Demichelis, concluindo o lance com um remate rasteiro e colocado, fora do alcance de Kahn.

66' - Ribéry isola-se sobre a direita da área mas o remate sai à figura de Paulo Santos.

57' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: Stélvio Cruz dá lugar Jaílson.

54' - CARTÃO AMARELO a STÉLVIO CRUZ, por uma falta sobre Van Bommel.

52' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: JOÃO PINTO entra para o lugar de Vandinho.

51' - Bom cruzamento de João Pereira da direita e, na área, Vandinho e Linz atrapalham-se mutuamente na hora do remate, com a bola a chegar sem problemas a Kahn.

49' - Paulo Jorge cabeceia ao lado após livre no flanco direito.

47' - GOLO DO BAYERN, por KLOSE
Luca Toni cruza da direita e Klose, no coração da área, não tem qualquer dificuldade em atirar a bola para a baliza deserta.

21:03 - COMEÇO DO SEGUNDO TEMPO.

------------------------

20:46 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE.

45' - Desentendimento entre Kahn e Linz gera confusão na área do Bayern. O árbitro resolve a situação mostrando o CARTÃO AMARELO aos dois jogadores.

44' - Kahn volta a responder com uma intervenção difícil a um bom remate de Wender.

41' - Os bracarenses reagiram bem nos últimos minutos, criando duas boas oportunidades para chegar ao golo, numa fase em que o Bayern tem jogado mais recuado.

40' - Grande defesa de Kahn, com a mão esquerda, na sequência de um remate de primeira de Wender, após assistência de Jorginho.

39' - Stélvio Cruz é atingido com alguma violência por Zé Roberto. O árbitro assinala falta mas não mostra amarelo...

36' - Bela iniciativa de João Pereira pela direita, com Linz a não conseguir depois desviar o cruzamento do lateral e Lúcio desvia para canto. A bola acaba por sair muito perto do poste direito...

32' - Cruzamento da esquerda do ataque bávaro, com Luca Toni a cabecear para uma boa defesa de Paulo Santos. Na sequência do canto, Lúcio remata à figura do guardião bracarense.

21' - Linz coloca a bola no fundo da baliza do Bayern após ganhar um ressalto mas o árbitro invalida o golo bracarense por alegada falta de Wender sobre Lúcio. Ficam algumas dúvidas...

15' - Os visitantes têm assumido as despesas na partida e já chegaram várias vezes com perigo à baliza defendida por Paulo Santos. Os minhotos criaram uma boa oportunidade logo no início mas depois pouco se viram...

11' - Livre em posição perigosa para o Bayern, com a bola a bater na barreira. Na sequência do lance, Klose atira sobre a barra após centro-remate de Ribéry.

10' - CARTÃO AMARELO a ROBERTO BRUM, por impedir a marcação de um livre.

8' - Passe longo a lançar Toni na área, mas a bola acaba por chegar sem problemas a Paulo Santos.

6' - Van Bommel, em posição frontal, remata rasteiro ligeiramente ao lado do poste direito.

3' - Cruzamento da direita e Vandinho, na área, cabeceia ao lado do poste direito da baliza de Kahn.

20:00 - INÍCIO DA PARTIDA.

----------------------------

TAÇA UEFA - 3.ª JORNADA (GRUPO F)

SP. BRAGA-BAYERN


Estádio Municipal de Braga
Hora: 20:00
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)

SP. BRAGA - Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez, Frechaut, Roberto Brum, Stélvio Cruz, Jorginho, Vandinho, Wender, Linz.

Treinador: Manuel Machado.

Suplentes: Dani Mallo; João Pinto, Castanheira, Jailson, Anilton, Andrés Madrid e Lenny.

BAYERN - Kahn; Lell, Lúcio, Demichelis, Lahm, Hamit Altintop, Van Bommel, Zé Roberto, Ribéry, Toni, Klose.

Treinador: Ottmar Hitzfeld.

Suplentes: Rensing; Sagnol, Van Buyten, Ottl, Schlaudraff, Sosa e Kroos.

Record

JotaCC

Um grande Braga empata com o poderoso Bayern Munique

Um Braga de luxo empatou esta noite (1-1), com o colosso Bayern Munique, em jogo da terceira jornada da fase de grupos da Taça UEFA, disputado esta noite no Estádio Municipal de Braga. Bem a defender durante todo o primeiro tempo, o conjunto bracarense aguentou bem os minutos iniciais de assédio dos alemães para depois com os laterais a subirem bem pelas respectivas alas passar para o comando das operações e pressionar o Bayern em contra-ataques verdadeiramente perigosos. Os últimos minutos da metade inicial foram aliás de grande pressão para a baliza de Oliver Khan, com o guarda-redes internacional alemão a fazer um punhado de defesas de grande nível. Veio depois o "balde de água fria". Aos 46 minutos, Miroslav Klose fez o 0-1 para o Bayern Munique numa desatenção da defesa bracarense, de todo em todo imerecida. Mas não se desconjuntaram os jogadores bracarenses e partiram em busca do empate, conseguido por Linz, aos 65 minutos. Exibição conseguida e resultado curto o obtido pelo Braga, que merecia a vitória.


O Jogo

JotaCC

Sp. Braga-Bayern Munique, 1-1 (destaques)


Linz, ele bem que já tinha ameaçado
Era o jogador que mais merecia o golo do empate. Chegou a marcar na primeira parte, mas foi-lhe anulado por falta (discutível) de Wender. Marcou mesmo depois, deixando Demichelis nas covas. Pelo meio ainda assistiu Wender para soberba oportunidade.

Roberto Brum, uma muralha no centro

O brasileiro nem sempre entrega bem a bola, mas defensivamente ninguém passa por ele. Uma verdadeira muralha à frente da defesa. Esta noite, por exemplo, o melhor que o Bayern fez pelo meio foi um remate de Van Bommel sem perigo. Esteve em todas.

João Pereira, bem a atacar
Sentiu algumas dificuldades perante Ribery, sendo que a maior parte das vezes até foi ultrapassado. Apesar disso, subiu várias vezes no terreno, esticando o jogo em velocidade. Numa das saídas, serviu o golo numa bandeja a Linz, mas o austríaco falhou.

Wender, a aplicação de sempre
A forma como disputa cada jogada, levaram-no a enfrentar a fúria de Lell e Klose. Não se intimidou e continuou uma fonte de problemas. Serviu Linz para um golo que parece mal anulado e rematou com muito perigo na melhor oportunidade da primeira parte.

Ribery, tem fogo nos pés

O francês é um caso aparte no Bayern. Esta noite, por exemplo, foi o único que sempre que pegou na bola criou perigo. Rapidíssimo e com boa técnica, fugiu várias vezes a João Pereira. Num dos muitos centros, Toni obrigou Paulo ]Santos à defesa da noite.

Zé Roberto, o futebol fica mais redondo

O tempo não passa por este brasileiro de 33 anos. Para além de requintado no toque de bola, tem uma técnica genial e uma visão de jogo admirável. Não perdeu uma bola, deu fluidez ao futebol e lançou com uma excelente abertura Luca Toni para o golo de Klose.

Luca Toni, o tamanho também conta
O italiano é um gigante, que para além de tudo sabe tratar a bola. Um perigo. Esteve perto de marcar quando cabeceou para boa defesa de Paulo Santos e quando atirou de bicicleta por cima da barra. Pelo meio ainda serviu Klose para o golo da vitória.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sp. Braga-Bayern Munique, 1-1 (crónica)



No regresso a casa depois da goleada sobre o Sporting, o Sp. Braga encostou um dos maiores colossos europeus às cordas e arrancou um ponto que pode ser decisivo.

No final até pode parecer que o colosso era o Sp. Braga, mas é melhor não entrar em equívocos. Do outro lado estava uma equipa recheada de estrelas e internacionais.

Uma equipa ainda que está no sítio errado à hora errada. Este Bayern Munique é equipa de Liga dos Campeões e só por infeliz acaso veio parar à Taça UEFA. Onde se apresenta, claro, como o maior candidato à vitória.

Nada intimidado com estes pergaminhos, o Sp. Braga lutou sempre de peito aberto, soube contornar o natural desânimo pelo golo fortuito que uma desatenção provocou logo no primeiro minuto da segunda parte e criou as melhores oportunidades de golo.

Sobre o final da partida, assumiu ser melhor, empurrou os alemães para um lugar vulgar e apertou forte à procura do segundo golo. O Baeyern só queria que o jogo acabasse.

Uma entrada forte que galvanizou toda a gente


Ao contrário do que Manuel Machado dissera, o Sp. Braga nunca se encolheu, nunca foi uma equipa de contenção. Entrou no jogo a mandar e criou a primeira oportunidade de golo, num cabeceamento de Vandinho que assustou Oliver Kahn.

O Bayern respondeu aos dez minutos também numa excelente ocasião, num desvio de Klose que saiu pouco ao lado. A partir daí moralizou-se, mas foi coisa pouca.

O Sp. Braga voltou logo a seguir para a frente e marcou mesmo, por Linz. Um golo anulado por falta de Wender. Mal anulado, parece. Não se percebe onde esteve a falta do brasileiro.

O árbitro foi aliás uma das figuras do encontro. Sobre o final da primeira parte, um toque de Linz em Kahn provocou a fúria do guarda-redes alemão. Que de repente vai atrás do austríaco e lhe dá duas peitadas. Agressão, obviamente.

Mesmo que não fosse grande penalidade, porque o jogo reatou com um livre favorável ao Bayern, o que significa que já estava parado, era óbvio que Kahn devia ter sido expulso. Numa atitude salomónica, mas pouco, o árbitro deu amarelo aos dois atletas.

Mais e melhores oportunidades


No resto do jogo que ficara para trás, o Sp. Braga ficou perto do golo num desvio de Linz a um metro da baliza que saiu ao lado e dois remates de Wender que obrigou Kahn a duas excelentes defesas. O Bayern só assustou Paulo Santos num desvio de Lúcio.

Acabou assim a primeira parte e avançou-se para a segunda. Esperava-se então que o Sp. Braga apertasse a pressão, mas uma desatenção fatal logo no primeiro minuto permitiu a Klose desviar com sucesso um cruzamento de Luca Toni.

Os bracarenses não se deixaram derrubar pelo balde de água fria, saíram para o ataque, ameaçaram num cabeceamento de Stélvio Cruz e num pontapé acrobático de Linz e marcaram mesmo num excelente movimento de Linz sobre Demichelis.

Faltavam vinte e cinco minutos para o fim e pensava-se que o Sp. Braga tinha tudo para partir à procura da vitória. O que, de facto, foi um pouco verdade. Até que Manuel Machado tirou Wender para meter Madrid e devolver à equipa o equilíbrio que tinha tirado quando meteu Jaílson e João Pinto no lugar de Stélvio e Vandinho.

Mesmo assim, Jaílson ainda obrigou Kahn a defesa segura e o Sp. Braga carregou sempre sobre a defesa adversária. Não deu para a vitória, mas o empate deixa tudo em aberto. Até porque seguem-se Aris Salónica fora e Estrela Vermelha em casa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Taça UEFA: Sp. Braga-Bayern Munique, 1-1 (ficha)


O Sp. Braga empatou com o Bayern Munique (1-1), na 3ª jornada do Grupo F da Taça UEFA, com uma exibição de luxo em que olhou o «gigante» bávaro olhos nos olhos.

Os alemães marcaram primeiro, por Miroslav Klose, aos 46 minutos, mas Roland Liz respondeu aos 66, num jogo em que os minhotos estiveram perto de ganhar.


Mais futebol

JotaCC

Resultados completos da Taça UEFA

Resultados completos dos jogos desta noite da Taça UEFA. O Sp. Braga empatou na recepção ao Bayern Munique (1-1), precisamente o mesmo resultado verificado na outra partida deste agrupamento, entre Bolton e Aris Salónica.

Os bracarenses estão agora na quarta posição do grupo, com dois pontos em dois jogos, entrando novamente em acção no próximo dia 6 de Dezembro, na Grécia, diante do Aris.

Eis os resultados e classificações:

Grupo A:
Zenit St. Petersburgo (RUS) - Nuremberga (ALE), 2-2
AZ Alkmaar (Hol) - Larissa (GRE), 1-0
Folga: Everton (ENG)

Classificação:

1. Everton, 2/6
2. AZ Alkmaar, 2/4
3. Zenit St. Petersburgo, 3/4
4. Nuremberga, 2/1
5. Larissa, 3/0

Grupo B:
Lokomotiv Moscovo (RUS) - FC Copenhaga (DIN), 0-1
Atlético Madrid (ESP) - Aberdeen (ESC), 2-0
Folga: Panathinaïkos (GRE)

Classificação:
1. Panathinaikos, 2/6
2. Atlético Madrid, 2/4
3. Lokomotiv Moscovo, 3/2
4. FC Copenhaga, 2/3
5. Aberdeen, 3/1

Grupo C:
Elfsborg (SUE) - Mlada Boleslav (RCH), 1-3
AEK (GRE) - Fiorentina (ITA), 1-1
Folga: Villarreal (ESP)

Classificação:
1.º Fiorentina, 3 jogos/5 pontos
2.º Villarreal, 2/4
3.º Mlada Boleslav, 2/3
4.º AEK, 2/2
5.º Elfsborg, 3/1

Grupo D:

Hamburgo (ALE) - Rennes (FRA), 3-0
Brann (NOR) - Dínamo Zagreb (CRO), 2-1
Folga: Basileia (SUI)

Classificação:
1. Hamburgo, 2/6
2. Basileia, 2/4
3. Brann, 3/4
4. Dinamo Zagreb, 2/1
5. Rennes, 3/1

Grupo E:
Sparta Praga (RCH) - Spartak Moscovo (RUS), 0-0
FC Zurique (SUI) - Toulouse (FRA), 2-0
Folga: Bayer Leverkusen (ALE)

Classificação:
1. FC Zurique, 2/6
2. Spartak Moscovo, 2/4
3. Sparta Praga, 2/4
4. Bayer Leverkusen, 2/3
5. Toulouse, 3/0

Grupo F:
SP. BRAGA (POR) - Bayern (ALE), 1-1
Bolton (ING) - Aris (GRE), 1-1
Folga: Estrela Vermelha (SER)

Classificação:
1. Bayern, 3/5
2. Aris, 2/4
3. Bolton, 3/3
4. SP. BRAGA, 2/2
5. Estrela Vermelha, 2/0

Grupo G:
Getafe (ESP) - Hapoel Telavive (ISR), 1-2
Tottenham (ING) - Aalborg (DIN), 3-2
Folga: Anderlecht (BEL)

Classificação:

1. Tottenham, 3/6
2. Anderlecht, 2/4
3. Getafe, 2/3
4. Hapoel Telavive, 3/3
5. Aalborg, 2/1

Grupo H:
Panionios (GRE) - Galatasaray (TUR), 0-3
Helsingborg (SUE) - Austria Viena (AUT), 3-0
Folga: Bordéus (FRA)

Classificação:
1. Helsingborg, 3/7
2. Bordéus, 2/6
3. Galatasaray, 3/3
4. Panionios, 2/1
5. Austria Viena, 2/0

A Bola