News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 20/11

Started by JotaCC, 20 de November de 2007, 09:16

Previous topic - Next topic

JotaCC

Rodriguez de fora



É recorrente! Rodriguez vai falhar novo jogo para a Liga em consequência de o seu regresso acontecer em cima do próximo jogo, marcado para Leiria. Foi assim em Setúbal, na quarta ronda, e repetir-se-á na próxima sexta-feira. Convocado para os jogos com Brasil e Equador, este a disputar-se amanhã, Rodriguez apenas chegará a Braga ao final do dia de quinta-feira, tarde demais para poder vir a figurar nas opções de Manuel Machado para a partida do dia seguinte, já que a convocatória será conhecida ao final da manhã, restando ainda saber em que condições físicas vai chegar o jogador, depois de uma viagem tão desgastante. Decorre daqui que o técnico poderá vir a colocar em prática a selecção de recurso, ou seja, Frechaut ao lado de Paulo Jorge, uma alternativa que, sendo previsível, tem implicações mais à frente, designadamente no desenho a meio-campo, agora na versão 4x2x3x1, onde Vandinho ou Madrid poderão surgir, ao lado de Brum, a jogar à frente da defesa minhota. O que é certo é que Rodriguez não vai jogar.

Hussain também não será opção


Outro caso prende-se com o catarense Hussain, que amanhã vai defrontar a Costa de Marfim em jogo particular a disputar no seu país. Igualmente ausente do estágio em Melgaço, o médio-ofensivo partilha com Rodriguez a "factura" de ter de recomeçar do zero com o novo treinador, embora o central seja um indiscutível na equipa. Com mais opções na linha média, a mais que provável ausência de Hussain não traz preocupações acrescidas, dada a fartura que existe na zona intermédia, em comparação com o eixo da defesa. Por isso, quando Hussain regressar, na quarta-feira, será para descansar.

Uma equipa completa de fora do treino


É costume dizer-se que não há felicidade sem ressaca, e a satisfação geral com que terminou o estágio em Melgaço trouxe como consequência mais algumas baixas no Braga. É que ontem, num treino que decorreu sob chuva constante, apenas compareceram 18 jogadores numa sessão que, de tão ligeira, apenas demorou uma hora, com promessa de novo reencontro hoje de manhã, este à porta fechada. Assim, à ausência anunciada de Jair Baylón, João Tomás e Bruno Tiago, acrescida das dúvidas em torno das presenças de César Peixoto, Carlos Fernandes e Philco, e das já conhecidas de Rodriguez, na selecção do Peru, Hussain, na do Catar, e Stélvio, nos sub-21 de Portugal, juntou-se a de Linz, que, na véspera, fora autorizado a viajar para a Áustria para tratar de assuntos particulares. O seu regresso a Braga estava previsto para ontem, ao final da tarde, pelo que é esperado que já treine hoje. Nota final para o guarda-redes Ricardo, que não esteve também no treino, não tendo sido esclarecidas as razões. Em suma, aquele que foi o primeiro treino de Manuel Machado em Braga ficou marcado por 11 ausências, numa sessão sem grande esforço para os jogadores.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ainda há três reforços à espera de uma estreia



No plantel minhoto, continua a haver extremos que se tocam, e a lei das opções e da qualidade leva a adiar, quase "sine die", os investimentos feitos na pré-época para reforçar um plantel que materializasse o sonho da SAD de conquistar um título.

E se hoje só existem três nomes na lista do jogadores pontuados a zero nas estatísticas de utilização, a culpa deve-se, em parte, a António Caldas, que começou, por assim dizer, a revolução possível no plantel, dadas as limitações conhecidas. Frente ao Sporting, além de fazer estrear Philco na convocatória - ele que não havia sido inscrito até ao último dia de Agosto e acabou por sê-lo, mais tarde, como jogador júnior -, utilizou Stélvio, o médio filho de estrela de andebol (Filipe Cruz) que, diante dos leões, teve a sua primeira meia hora na I Liga. Voltando aos extremos que se tocam, ou seja, ao facto de ser na baliza (Kieszek) e no ataque (Baylón e Philco) em que ainda há novidades por mostrar: o guarda-redes Kieszek paga a factura de uma operação ao pulso, em Março, que lhe retirou não só meses de competição, como de treino normal - uma realidade que só em meados de Outubro foi ultrapassada -, perdendo a corrida para Dani Mallo e agora para Paulo Santos, o que faz prever que o polaco terá mesmo de esperar por melhores dias. No ataque, Philco, como atrás se disse, viu o seu nome não constar da lista de inscritos por Jorge Costa e só agora pode começar a pensar em estrear-se nos seniores, depois de ter brilhado nos juniores, ao passo que Baylón nem isso, primeiro por causa do certificado internacional que nunca mais chegava, e agora devido à artroscopia a que foi submetido ao joelho direito. Decorridas dez jornadas, faltam dois terços para a Liga se concluir, tempo e jogos mais do que suficientes para qualquer dos três reforços ter uma oportunidade para jogar.

João Pereira é totalista


Trocou Barcelos por Braga já com a época em curso e afirmou-se, de pleno direito, como o dono do lado direito da defesa arsenalista, tendo sempre sido a primeira escolha tanto de Jorge Costa como de António Caldas. Tudo somado, são dez jogos completos para a Liga e um total de 900 minutos, uma estatística que não só atesta a sua qualidade, mas confirma a importância que tem para a equipa. Logo atrás, surge o capitão Paulo Jorge, que, somando o mesmo número de jogos, totaliza menos quatro minutos.

Paulo Santos atrasou-se


Jogador com mais jogos e minutos somados na época passada, o guarda-redes Paulo Santos viu o destino pregar-lhe uma partida, quando se lesionou com gravidade em Billerbeck, o que o afastou da competição vários meses. Voltou na Taça UEFA, em Bolton, e estreou-se na Liga com a Naval para não mais perder a titularidade, relegando Dani Mallo para o banco dos suplentes, de onde não deve sair tão cedo, sabendo-se da qualidade e regularidade do guardião português, que parece apenas permeável a... lesões.

OUTROS CASOS
Vítor Hugo (defesa-central)


Um produto dos escalões de formação do Braga, o central que brilhou na véspera da partida para o estágio de pré-temporada na Alemanha, ao apontar o golo da vitória na Póvoa de Varzim, foi aposta de Jorge Costa, mas nunca utilizado, sendo o único central sem minutos em nenhuma das competições em que o Braga já participou esta temporada.

Ricardo (guarda-redes)


Outra aposta para o futuro, o ainda guarda-redes júnior treina sempre integrado no plantel principal e joga ao fim-de-semana pelos juniores, num percurso considerado natural e que o motiva a continuar a trabalhar em prol de uma carreira que se pode vir a desenhar risonha, se souber aprender com os seus actuais parceiros de trabalho na baliza.

Lenny (avançado)


Já foi utilizado, na partida contra do Benfica, entrando para jogar os derradeiros vinte minutos. Uma das revelações da equipa na pré-temporada, a par de Baylón, também tem pago a factura de alguma inadaptação ao futebol português, aliada a algumas lesões. O seu futebol é alegre e explosivo, mas precisa de ganhar tarimba e de lidar com a realidade europeia.

Anilton Júnior (defesa-central)


É, da lista dos jogadores menos utilizados no plantel, o que conta mais minutos, em resultado da sua utilização em Setúbal, num jogo de má memória para os arsenalistas, que perderam 3-1, onde acabou rendido aos 62'. Veio do Aves para ser alternativa à dupla titular, mas tarda em afirmar-se, além de que parece muito permeável a pequenas mazelas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Laterais em testes físicos


Carlos Fernandes e César Peixoto, por esta ordem, cumpriram ontem um programa de treino que visava testar a aptidão física de ambos a poucos dias do jogo em Leiria. Os dois atletas partilharam a acção entre o ginásio e o relvado, onde correram de forma ligeira durante 15 minutos, sendo que têm nova reavaliação preparada para hoje, não estando excluída a presença de pelo menos um dos dois laterais na sessão privada da manhã.

Anilton e Madrid OK


Madrid, que saíra de Melgaço a pagar os efeitos do muito frio que se fez sentir no local, tendo sido poupado no jogo-treino devido a um surto gripal, treinou ontem sem limitações, surgindo em campo de "collants" e camisola de gola alta, para se precaver do frio e da chuva. Outro regresso foi o do central Anilton, que está refeito da lesão muscular e começou a trabalhar ontem sem limitações, em vésperas da viagem para Leiria.

Duas vezes fechado


O jogo com o Leiria está à porta, e, à exposição pública ocorrida no trabalho desempenhado em Melgaço, sucedem-se agora dois treinos à porta fechada, hoje e amanhã. Manuel Machado quer não só entrar com o pé direito na sua aventura em Braga, mas também - e teve a oportunidade de o frisar como muito importante - manter o hábito de vitória na passagem pelo Estádio Dr. Magalhães Pessoa. Na quinta-feira, já deverá haver autorização para ver os jogadores a trabalhar.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INQUÉRITO ONLINE REALIZADO
NOS DIAS 19 E 20 DE NOVEMBRO



P | O Braga será capaz de repetir, frente ao Leiria, o nível exibicional evidenciado contra o Sporting e conseguir a segunda vitória fora?

Embalado. É o que pensam os leitores da edição online de O JOGO, que, maioritariamente, consideraram que o Braga está em condições de chegar a Leiria e exibir-se de forma idêntica à patenteada frente ao Sporting na pretérita jornada - e que lhe valeu um claro triunfo por 3-0. Se assim for, os bracarenses somarão a segunda vitória fora da temporada.

65% - SIM
35% - NÃO


Nº DE PARTICIPANTES: 597


O Jogo

JotaCC

Problemas à esquerda


César Peixoto e Carlos Fernandes continuam a recuperar de problemas físicos, o que provoca alguma apreensão no treinador Manuel Machado, que poderá ter de recorrer a uma solução inovadora para a esquerda da defesa frente à União de Leiria (sexta-feira, 20.30 horas, Sport TV1).

Cumprido o estágio em Melgaço, Manuel Machado orientou ontem, pela primeira vez, um treino nos relvados secundários do Estádio AXA. Andrés Madrid e Anilton Júnior retomaram os trabalhos, mas a grande questão reside em saber se César Peixoto e/ou Carlos Fernandes recuperam a tempo do jogo de sexta-feira. Ontem, ambos evoluíram condicionados, o que poderá obrigar à utilização de Castanheira no flanco esquerdo da defesa.

Manuel Machado já estava, de qualquer forma, a preparar alterações no sector defensivo, uma vez que o central Rodríguez encontra-se ao serviço da selecção peruana - foi titular no domingo, frente ao Brasil - e não chegará a tempo do encontro com a União. Frechaut é a alternativa.

Juvenis vencem no Qatar


A formação de juvenis A do Braga, que se encontra em digressão no Qatar, bateu o Aspari Academy, por 1-0, no Estádio Kalhifa, com golo de João Gomes.

A estreia dos arsenalistas na Liga Intercalar - um dérbi minhoto, com o Guimarães -, foi adiada para 29 de Dezembro, às 15 horas, no Estádio 1.º de Maio.

JN

JotaCC

Lado esquerdo a meio gás
PEIXOTO E FERNANDES CONDICIONADOS
   
      
      
O Sp. Braga regressou ontem aos treinos, mas Manuel Machado não pôde contar com nenhum dos laterais-esquerdos.

César Peixoto (tendinite) e Carlos Fernandes (mialgia) ainda trabalharam de forma condicionada, embora os responsáveis arsenalistas acreditem que, pelo menos o primeiro, possa recuperar para a deslocação a Leiria.

Com Linz ausente – na Áustria, devidamente autorizado –, Anilton foi reintegrado e Philco fez um exame ao traumatismo no joelho direito.

O jogo da Liga Intercalar, diante do V. Guimarães, foi adiado para o dia 29 de Dezembro.


Record

João-Braga

'Operação Leiria' em movimento
Foi debaixo de intensa chuva que o treinador Manuel Machado orientou ontem pela primeira vez a equipa bracarense em "casa", nos relvados de apoio ao Estádio AXA. Foi o arranque da preparação do jogo em Leiria, da 11.ª jornada, agendado para sexta-feira (20h30).

Lar doce lar. Depois de um mini-estágio produtivo em Melgaço, e da merecida folga, o plantel do Sporting de Braga regressou ontem 'à pedreira' onde iniciou a preparação da deslocação a Leiria, onde joga sexta-feira, na abertura da 11.ª jornada da Liga Bwin. Um arranque debaixo de chuva, que marcou também a estreia do treinador Manuel Machado em "casa", já que na semana passada, orientou todos os trabalhos no Alto Minho.
Sem tempo a perder, porque o jogo com os leirienses é já daqui a quatro dias — e agora é a doer! — os bracarenses deitaram mãos ao trabalho, com empenho e dedicação, conscientes das dificuldades que vão encontrar em Leira. Os adversário é o actual 'lanterna vermelha', mas também vem de uma chicotada-psicológica (agora sob o comando da 'velha raposa' Vitor Oliveira), pelo que todos os cuidados são poucos.

Por outro lado, a equipa bracarense — com a estrondosa exibição frente ao Sporting — voltou a perder o efeito surpresa. Manuel Machado também não esconde a táctica de ninguém (4x2x3x1), e isso obriga também a trabalho mais árduo por parte dos jogadores, para que a estratégia seja mortífera como é preciso.
Para o jogo com o Leiria, Manuel Machado vai ter que resolver nestes quatro dias algumas questões importantes na formação da equipa titular.

Rodriguez está no outro lado do Atlântico, ao serviço da Selecção do Peru, e chegará em cima da hora do jogo, pelo que é preciso ter uma alternativa para a eventualidade do central peruano não vir nas melhores condições físicas.
A asa esquerda da defesa também está coxa (César Peixoto e Carlos Fernandes iniciaram a semana condicionados). Para não falar do dilema do meio campo, onde Brum parece ter ganho o lugar a Madrid (já recuperou da constipação), e Vandinho está de volta após castigo. No ataque é que as coisas parecem estar mais claras.

Rodriguez em bom plano no empate com o Brasil
O defesa central internacional peruano, do Sporting de Braga, acrescentou na última madrugada mais uns euros ao já seu valioso passe. Rodriguez foi mais uma vez titular pelo Peru, jogou os 90 minutos, e este-ve em grande plano no empate frente ao Brasil (1-1), em jogo de qualificação para o próximo Campeonato do Mundo de futebol. O central tem ainda mais um jogo (quarta-feira) e só regressará depois a Portugal, estando em dúvida para Leiria.

in CM