News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/11

Started by Olho Vivo, 17 de November de 2007, 03:47

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Manuel Machado dispõe de um alargado leque de soluções para actuar no meio-campo

Duplas para todos os gostos

ENCONTRADO o esquema táctico, resta saber quais serão os jogadores que vão ocupar cada posição. Do estágio que hoje termina, resta a sensação de que Manuel Machado não deverá mexer naquilo que encontrou. Ou seja, uma equipa encaixada e moralizada pela vitória frente ao Sporting. Mas a luta pela titularidade promete, principalmente entre a dupla de médios-defensivos, porque são imensas as soluções à disposição do treinador do Sp. Braga.

Foi na partida com os leões que se desenrolou o primeiro ensaio daquilo que será o futuro da equipa do Sp. Braga em termos tácticos. António Caldas optou pelo 4x2x3x1, e é precisamente esse o desenho que mais agrada a Manuel Machado, que já confirmou dar sequência àquilo que estava a ser feito.

Assim sendo, resta saber se na deslocação a Leiria a equipa vai apresentar o mesmo onze. Apesar de ser prematuro lançarem-se conjecturas, nalguns sectores do terreno o risco de erro apresenta-se bastante baixo e, a haver mudanças, elas só acontecerão devido a problemas físicos com algum dos atletas candidatos à primeira equipa.

As principais interrogações colocam-se no meio-campo defensivo, dada a abundância de soluções. Depois do jogo com o Sporting, Frechaut e Roberto Brum partem da linha da frente, mas é importante que estejam atentos porque a lista de candidatos inclui nomes como Andrés Madrid, Vandinho, Stélvio e até mesmo Castanheira.

Nos últimos anos, os desempenhos do argentino valeram-lhe imensos elogios e até a atenção de equipas como o FC Porto. Deste modo, será sempre uma opção de luxo. O mesmo se pode dizer de Vandinho e do jovem Stélvio, que ontem trocou o estágio do Sp. Braga pelo da selecção portuguesa de sub-21.



Jogo-treino encerra estágio em Melgaço

Gilistas no primeiro ensaio

Esta manhã, Manuel Machado estreia-se a orientar a equipa durante um jogo e o adversário escolhido foi o Gil Vicente, da Liga de Honra.

Com Carlos Fernandes afastado dos treinos, devido a uma mialgia na coxa esquerda, e César Peixoto em tratamento a uma tendinite, resta o júnior Maicon para o lado esquerdo da defesa.

O elevado número de atletas a recuperar de problemas físicos e a chamada de futebolistas às selecções, acabou por condicionar parte daquilo que poderia ter sido feito durante os cinco dias de estágio em Melgaço.

No entanto, Jorginho garante serem positivos os resultados desta concentração: «Vamos sair daqui mais fortes.»

in A BOLA

Olho Vivo

Jorginho: «Joguei a número 10 e foi essa a diferença»

BRASILEIRO MARCA POSIÇÃO APÓS O GRANDE DESEMPENHO CONTRA O SPORTING

Compatibilizar Jorginho e João Pinto na mesma equipa é uma questão que há muito se discute em Braga. A opção já se viu, mas nunca com os frutos desejados. Jorginho não gosta de jogar na linha e garante que está "na melhor forma da época" porque tem mais liberdade. "Desta, contra o Sporting joguei como n.º 10, que é a posição que sempre gostei. Foi essa a diferença", explicou, a propósito da grande exibição que desempenhou.

Hussaine é o outro médio-ofensivo e mais um a aumentar a dificuldade de Manuel Machado, que parece apostado em lançar dois alas de raiz, evitando a adaptação de jogadores para que todos os grandes nomes possam caber na equipa.

in Record

Olho Vivo

Jorginho diz que está na melhor forma da época

OBraga termina hoje o miniestágio que está a realizar desde o início da semana em Melgaço, com um jogo de preparação em que terá como adversário o Gil Vicente (10.30 horas). Ontem à tarde, a equipa minhota efectuou mais um treino, no qual o capitão Paulo Jorge já participou sem limitações, depois de recuperar totalmente da ligeira entorse no tornozelo sofrida anteontem.

Carlos Fernandes, a contas com uma mialgia na coxa esquerda, e o jovem Stélvio Cruz, que foi chamado pela selecção portuguesa de Sub-21 para o jogo de terça-feira com a Inglaterra, foram os principais ausentes do dia, sendo certa a ausência de ambos no jogo-treino de hoje. O extremo Lenny também já está a treinar a 100%, reduzindo para cinco o número de jogadores lesionados no plantel (César Peixoto, Anilton, Baylón, João Tomás e Bruno Tiago).

Depois do treino, Jorginho falou sobre o momento actual da equipa arsenalista, referindo que "o Braga vai sair mais forte deste estágio, para que as coisas corram sempre como correram no jogo com o Sporting". O médio brasileiro afirmou que ainda é muito cedo para apontar diferenças entre a forma de trabalhar de Manuel Machado e de Jorge Costa, mas sempre foi dizendo que o sistema táctico que o novo treinador se prepara para adoptar (4x2x3x1) lhe agrada particularmente.

"Sempre gostei de jogar como número dez. Foi como joguei na última partida e penso que isso se reflectiu na diferença de rendimento. A ala não é local do campo onde me sinto melhor, mas estarei sempre à disposição do técnico, desde que seja para jogar", sublinhou o ex-portista, acrescentando que se sente num grande momento "Estou na melhor forma da época. Sinto-me bem, motivado e preparado para ajudar a equipa a cumprir os objectivos delineados para esta temporada". Recorde-se que, no passado domingo, Jorginho marcou o terceiro golo da vitória do Braga sobre o Sporting (3-0), tendo rubricado uma excelente exibição.

in JN

JotaCC

Juventus e Milan lado a lado na perseguição a Stélvio Cruz



Chamado por Rui Caçador à Selecção Nacional de Sub-21 para substituir o sportinguista Yannick Djaló, que se lesionou no treino de quarta-feira, Stélvio Cruz voltou ontem a estar no centro das atenções. Depois de ter sido utilizado frente a Malta, em Agosto, o médio-defensivo poderá cumprir, na próxima terça-feira, a segunda internacionalização com as cores nacionais, caso entre em acção contra a Inglaterra, mas não lhe faltam motivos para andar feliz da vida. Com apenas 18 anos e um largo futuro à sua frente, o filho do ex-andebolista Filipe Cruz foi colocado recentemente numa lista de potenciais reforços do Milan, pelo diário desportivo italiano "Corriere dello Sport", e ontem foi a vez de o sítio "Calciomercato" avançar que também a Juventus, onde joga o português Tiago, segue atentamente os seus passos, pois em causa estará "uma grande promessa" do futebol português. O caso não será para menos, pois Stélvio até já foi comparado com o internacional francês Patrick Vieira.

A ser verdade este curioso despique - e nestas coisas costuma haver sempre algum fogo no meio de tanto fumo -, a SAD do Braga prepara-se então para efectuar mais uma transacção bastante rentável do ponto de vista financeiro, passo que poderá ser dado já em Janeiro, na reabertura do mercado ou apenas no fim da presente temporada, sendo certo que este dossiê está exclusivamente nas mãos do presidente bracarense António Salvador e do agente FIFA Jorge Mendes. Aliás, o "Patrick Vieira do Minho" que agora anda na boca do Mundo não será o único potencial negócio do clube arsenalista, que continua entre os melhores na arte de exportar jogadores para os mercados nacional e estrangeiro.

Da mesma forma que Stélvio se transformou numa surpresa, outras estarão em carteira, mas é igualmente indesmentível que nesta altura o lateral-direito João Pereira e o central Rodriguez lideram a lista dos transferíveis, além de serem dos mais cotados no mercado.

Há mesmo quem afirme que João Pereira estará na mira do técnico benfiquista José António Camacho, que, curiosamente, foi quem o lançou no futebol profissional; já o peruano Rodriguez estará na mira do FC Porto. Por tudo isto, é igualmente certo que o Braga tem referenciados alguns jogadores, observados no Brasil e Polónia.

Despediu-se mais cedo


O médio Stélvio abandonou ontem o estágio da equipa minhota após o almoço, por ter sido convocado para integrar a selecção Sub-21, igualmente concentrada, mas na Gafanha da Nazaré. Depois de ter representado aquela selecção no particular com Malta, em Vila do Conde, o jogador arsenalista volta a merecer a confiança de Rui Caçador para o confronto com a Inglaterra, na próxima terça-feira. Perante isto, o jogador já não marcará presença hoje no jogo-treino com os "galos".

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Carlos Fernandes fora de combate


A sessão de preparação de ontem, que precede o jogo-treino com o Gil Vicente de hoje de manhã, foi de cariz bem ligeiro, não tendo, inclusive, excedido os 60 minutos. Poupados na véspera durante a sessão vespertina, o central Paulo Jorge e o médio Madrid reapareceram a treinar sem restrições, tal como o extremo Wender, que saíra com queixas. Ao invés, ao lateral-esquerdo Carlos Fernandes, igualmente obrigado a abandonar na véspera o apronto devido a queixas, foi diagnosticada uma mialgia de esforço na coxa esquerda e está impossibilitado de se treinar nos próximos dias, o que equivale por dizer que não jogará hoje. Com César Peixoto também lesionado, há razões para haver preocupações no lado esquerdo da defesa.

Jorginho
"Estou na melhor fase da minha forma"


Jorginho não tem dúvidas, "o Braga vai sair desta concentração com muita vontade e determinação para que as coisas continuem da mesma forma com que terminou o último jogo, vencendo". Afirmando-se adepto do estilo de jogo que a equipa adoptou frente aos "leões", o criativo arsenalista insiste que prefere jogar na posição dez e que é aí que o seu rendimento mais se evidencia. E esclareceu porque pensa assim: "Estou na melhor fase da minha forma e frente ao Sporting viu-se que correu tudo a 100 por cento comigo". "Por isso estou animado e motivado para ajudar a equipa no resto da época", sublinhou o brasileiro, que continua a ver espaço na equipa para jogarem dois criativos, lembrando que a "convivência" com João Pinto em campo já ocorreu em alguns jogos. "Eu jogo como e onde o técnico quiser, não tenho problema nenhum", referiu.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INQUÉRITO ONLINE
O sistema táctico 4x2x3x1, estreado por António Caldas e preferido de Manuel Machado, é o mais indicado para o Braga?


Os participantes no inquérito de O JOGO são quase unânimes em eleger o novo sistem táctico do Braga como o ideal para a equipa. Uma maioria significativa (78 por cento) acha que o 4x2x3x1 de António Caldas e agora de Manuel Machado adequa-se na perfeição às características dos jogadores e, por isso, apoia a recente ruptura com o passado.

78%

Sim


22%

Não


N.º DE PARTICIPANTES: 348


O Jogo


JotaCC

Andebol: ABC defronta esta tarde o RK Koper     




O ABC defronta esta tarde o RK Koper, em jogo da primeira mão dos 1/16 avos-de-final da Taça EHF, em andebol.

Uma partida frente a um adversário difícil, com Jorge Rito a referir que se trata de uma equipa `dura e versáti`.

O encontro inicia-se às 19 horas locais, menos uma em Portugal Continental.


Antena Minho

João-Braga

Primeiro 'ensaio' de Manuel Machado
O plantel arsenalista termina hoje o mini-estágio, no Complexo Desportivo de Melgaço, com um jogo-treino frente ao Gil Vicente (10h30). É o primeiro teste sob as ordens do novo treinador, após quatro dias de intenso trabalho.

Manuel Machado já deu a táctica (4x2x3x1) — exactamente a herdada pelo 'mister' António Caldas, que espezinhou o Sporting (3:0), na última jornada do cam-peonato, onde a equipa arsenalista fez uma exibição a roçar a perfeição — e, depois de quatro dias de intenso trabalho (com sessões bi-diárias, à excepção de ontem), em estágio concentrado em Melgaço, hoje é dia de tirar as primeiras ilações e impressões da nova era bracarense. O Gil Vicente vai servir de 'cobaia', neste primeiro ensaio do novo treinador do Sp. Braga.
O central e capitão Paulo Jorge e o médio Madrid já treinaram ontem sem limitações, e podem jogar hoje com os gilistas. Em sentido inverso, o lateral esquerdo Carlos Fernandes não treinou ontem, por precaução, devido a uma mialgia na coxa esquerda, e falha também hoje o jogo-treino.

"Vamos sair mais fortes deste estágio"
O médio Jorginho mostrou finalmente frente ao Sporting a sua verdadeira identidade, com uma exibição de luxo como n.º 10, e confessou-se ontem, em Melgaço, "muito feliz no Braga, motivado e bastante animado".
Jorginho fez ainda um balanço muito positivo deste mini-estágio e deixou uma palavra de optimismo aos bracarenses. "Vamos sair deste estágio, com muita vontade e determinação de que as coisas, a partir de agora, sejam como no jogo com o Sporting. Viemos para nos fortalecer e vamos sair daqui mais fortes, pois passamos muito tempo juntos, conhecemo-nos melhor e isso ajuda", realçou o atleta, considerando "ainda cedo" estar a fazer comparações entre os treinadores Jorge Costa e Manuel Machado. "Quero é jogar!", rematou.

Stélvio deixou Melgaço rumo ao estágio da Selecção Sub-21
O jovem médio do Sp. Braga, Sélvio, foi ontem chamado por Rui Caçador para substituir Yannick Djaló (lesionado) no grupo de trabalho da Selecção de sub-21, tendo em vista o importante encontro de terça-feira com a Inglaterra, em Águeda, de qualificação (Grupo 3) para o Europeu de 2009.
O jogador, de 18 anos, que estava em estágio dos bracarenses em Melgaço, fez as malas e rumou de imediatorumo aos trabalhos da selecção portuguesa, que está em estágio em Ílhavo.
Stélvio Cruz disputou o último mini-torneio de apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-19 e já tinha sido chamado pelo técnico Rui Caçador à selecção de sub-21 para o particular com Malta.
A viver um excelente momento, após a estreia na Liga Bwin, no fim-de-semana passado, ajudando o Sp. Braga na vitória diante do Sporting (3-0), Stélvio Cruz vê assim a sua cotação subir em flecha e numa altura em que está sob a mira de gran-des emblemas europeus.

in CM