News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 15/11

Started by JotaCC, 15 de November de 2007, 09:16

Previous topic - Next topic

JotaCC

Brum continuará titular



Depois da táctica, os jogadores! Manuel Machado prossegue a elaboração do esboço que lhe servirá de base para os jogos que se aproximam, e as revelações do estágio em Melgaço apontam no sentido da continuidade, desta vez com o técnico a manter as apostas que António Caldas colocou em campo no fim-de-semana. Dito de outra forma, na sessão dupla de trabalho de ontem, ambas com direito a peladinhas, não houve alterações nos onzes que o técnico trabalhou. A novidade que emerge é a de Brum, que parece (re)afirmar-se aos olhos de um técnico que foi seu durante uma temporada em Coimbra, relegando Madrid para o banco dos suplentes. No escalonamento para as peladinhas, foi sempre o brasileiro que surgiu na posição de trinco, agora com Vandinho ao lado, um dos ausentes frente aos leões por estar de castigo. Com Frechaut a recuar para o centro da defesa por força da ausência de Rodriguez, uma dúvida salienta-se quanto à vontade do técnico, que é de saber quem será o par de Brum no meio-campo defensivo, quando o peruano regressar da selecção: Vandinho ou Frechaut? A pergunta ainda vai ter de aguardar alguns dias, até ao jogo em Leiria.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

João Pinto e Madrid preteridos


Vida difícil para dois dos jogadores até há relativamente pouco tempo considerados imprescindíveis na equipa. Falamos de João Pinto e de Madrid, que, de pesos pesados na equipa de Jorge Costa, passaram a suplentes na transição e assim parece irem continuar no regresso dos jogos da I Liga. Há mais de um mês sem ver o seu nome no onze inicial - a última vez foi em Guimarães -, João Pinto tem o seu lugar em risco desde que Jorginho ganhou rédea para jogar solto no terreno, sendo certo que o 4x2x3x1 adoptado por Manuel Machado também não prevê a coexistência de João Pinto com Jorginho.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lenny regressa hoje


Os bons indicadores físicos dados por Lenny nos últimos dias - tem estado a recuperar de uma mialgia de esforço num adutor - permitiram que o jovem atleta brasileiro possa dar, a partir de hoje, mais um passo no sentido da recuperação total. Depois de, nos últimos dias, ter limitado a sua acção física a corrida ligeira, na companhia de Anilton, iniciará hoje uma nova fase, passando a cumprir trabalho de reintegração progressiva, o que poderá, inclusive, permitir a sua total disponibilidade na próxima semana para se integrar nos treinos de conjunto, ficando depois a faltar a aquisição do ritmo de competição para se poder tornar outra vez opção para a equipa técnica. Recorde-se que Lenny é o jogador com menos minutos de jogo no plantel arsenalista, levando somados apenas 20, em resultado da sua entrada frente ao Benfica. Para tal também contribuíram as sucessivas lesões do extremo que chegou, na pré-temporada, do Fluminense. Continuando a falar dos jogadores lesionados, o trio formado por Jair Baylón, João Tomás e Abdu não compareceu ontem no Complexo Desportivo de Melgaço, antes permanecendo no ginásio do hotel, situado a poucos passos do local, em trabalho de ginásio. O defesa Anilton continua limitado.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Bocas" na bancada


Melgaço "entrou no mapa" quando criou condições para a realização de estágios, sendo já às dezenas as equipas que, nos últimos anos, demandaram ao Alto Minho.

Os locais não perdem a oportunidade de ver de perto os craques a que só costumam ter acesso via televisão, numa presença quase constante nas bancadas para observarem o trabalho quevai sendo efectuado. Contudo, ontem um grupo de jovens mais entusiasta decidiu fazer mais do que olhar e lançou algumas "bocas" para o relvado, gritando os nomes dos artistas.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reeleição de Salvador em Dezembro


A data das eleições para o clube e SAD, que vão reconduzir António Salvador na presidência, aguarda apenas pela disponibilidade do actual dirigente máximo para ser marcada, num prazo que nunca poderá ser inferior a um mês, o que atira o escrutínio para Dezembro.

Há duas questões ainda pendentes, que resultam da indefinição quanto à continuidade ou saída dos administradores Gaspar Borges e Manuel Rodrigues.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Zé Manel
"Trabalho foi igual só mudou a atitude"

Os apupos dos adeptos à chegada da equipa ao Estádio AXA após a derrota em Matosinhos uniram o grupo, revelou o jogador



Não é possível falar da vitória sobre o Sporting sem a enquadrar numa semana que sucedeu à derrota mais pesada da equipa até ao presente momento da temporada para a I Liga, ocorrida diante do Leixões, em Matosinhos. A questão, na conversa com Zé Manel, era saber o que aconteceu no balneário para motivar uma reacção na equipa de tamanha monta, numa inversão de 180 graus em relação à atitude (não) mostrada em campo no Estádio do Mar. Zé Manel não usou de rodeios e explicou como foi: "Entre os dois jogos, trabalhou-se da mesma forma, se calhar em nós houve foi outra maneira de encarar a partida com o Sporting." À questão sobre se a recepção dura dos adeptos tinha contribuído para isso, o jogador acrescentou: "Tivemos conversas privadas no balneário em que discutimos o que de mau se passou naqueles 60 minutos em campo, e tudo foi revisto e analisado." E continuou: "O resultado dessas conversas foi uma grande vitória, mas não podemos agora pensar apenas no que de bom foi feito, esquecendo o que erramos na jornada anterior." De volta à recepção dos adeptos, considerou-a "inesperada, sem ser brutal".

"O Leiria só pode esperar o... pior"


O moral entre a equipa está em ascensão, e o futuro é visto com olhos muito optimistas por Zé Manel, que, em resposta à questão sobre que Braga vai entrar em campo em Leiria, foi taxativo: "Eles só podem esperar o pior para... eles, pois não vão ter, em campo, o Braga que defrontou o Leixões. Vamos entrar determinados a fazer tudo para que corra melhor do que nesse jogo." E, sobre a chegada de Manuel Machado, expressou um desejo curioso a um técnico que, salientou, até há bem pouco tempo só conheceu como... adversário: "Que traga mais sorte e alegria." Formulados os primeiros votos, fez uma breve viagem no tempo para reconhecer alguns pecados. "Espero que saiba sempre dialogar connosco, pois no passado as coisas nem sempre correram como as pessoas desejaram, e todos saímos a perder", recordou.

"Oxalá tenha chegado a minha hora"


Os jogos com o Sporting têm deixado, salvo raras excepções, motivos para boas memórias ao extremo arsenalista, que sorri quando o convidam a regressar ao passado para recordar golos e vitórias diante dos leões. "É verdade: tanto no Paços de Ferreira como no Boavista fiz sempre bons jogos contra eles, e agora repetiu-se o bom desempenho", regozijou-se o atleta, sem esquecer o facto de, na última ronda, ter regressado à titularidade na equipa. "Aqui, não tem sido muito frequente, mas também o facto de me ter lesionado afastou-me duas semanas da preparação, e depois foi difícil apanhar o comboio", frisou Zé Manel, que fez votos para que assim continue. "Oxalá tenha chegado a minha hora", desejou.

O Jogo

JotaCC

Zé Manuel à espera de mais diálogo


Zé Manuel comentou ontem a mudança de treinador no Braga, deixando no ar algumas críticas à equipa técnica anterior, liderada por Jorge Costa. "Conheço Manuel Machado apenas como adversário, dado o pouco tempo de trabalho que temos com ele. Desejo que traga sorte e espero que saiba dialogar connosco, porque no passado as coisas nem sempre correram como seria desejável", afirmou o extremo minhoto, no segundo dia do miniestágio que a equipa bracarense está a realizar em Melgaço.

O ex-boavisteiro acredita que a situação de suplente que viveu quase sempre desde o início da época se poderá alterar a partir de agora, embora reconheça que o plantel arsenalista possui várias soluções de qualidade para o lugar que ocupa no terreno. "Nos outros clubes, jogava mais vezes a titular. Aqui não tem sido assim, mas é uma situação que se poderá inverter. Oxalá a minha hora esteja a chegar, mas também sei que o plantel tem mais jogadores a lutar pelo mesmo", referiu.

O extremo está convencido de que o Braga será capaz de dar continuidade à excelente exibição realizada no jogo com o Sporting, e explicou o que permitiu a transfiguração da equipa depois da derrota com o Leixões "Se calhar, houve outra forma de encarar o jogo. Tivemos conversas privadas no balneário, que resultaram numa grande vitória sobre o Sporting. Mas não devemos pensar só nas coisas boas que aconteceram nesse jogo, pois não podemos esquecer o que se passou em Matosinhos. Em Leiria. não vai estar em campo, de certeza absoluta, o Braga que jogou com o Leixões".

O plantel bracarense fez, ontem, mais dois treinos em Melgaço, nos quais Manuel Machado voltou a não poder contar com os lesionados César Peixoto, Anilton, Lenny, Baylón, João Tomás e Bruno Tiago, nem com Rodriguez e Hussaine, que estão nas selecções do Peru e do Catar, respectivamente.

JN

JotaCC

Zé Manuel: «Que nos traga alegria»
JOGADOR PEDE NOVO AMBIENTE A MANUEL MACHADO

   
      
      
Zé Manuel é o primeiro jogador bracarense a falar abertamente sobre a troca de treinador. O extremo não foi muito expansivo, mas lá deixou escapar o desejo. "Que nos traga sorte e alegria com a sua forma de trabalhar, muito dialogante", lançou, num desabafo que deixou no ar a ideia de que o ambiente já não era o melhor nos últimos tempos de Jorge Costa.

"Não quer dizer que o treinador anterior fosse menos alegre e dialogante, mas as coisas não saíam bem", esclareceu. Se excluirmos os jovens Stélvio e Vítor Hugo, os guarda-redes Ricardo e Kiesczeck e, ainda, João Tomás e Paulo Santos (sujeitos a paragens prolongadas), Zé Manuel é o 7.º jogador menos utilizado do plantel. No total, somou apenas 388 minutos em 14 encontros, numa média de 28 minutos por jogo, ritmo que o extremo nunca conheceu em Paços de Ferreira nem no Boavista.

Com a saída de Jorge Costa, Zé Manuel ganhou um lugar e participou na goleada ao Sporting. Para já, Manuel Machado parece inclinado a mantê-lo na equipa e o atleta está convencido de que vai dar força à aposta. "Tomara eu afirmar-me. Mas essa também é a ideia dos meus colegas e trabalhamos todos para isso. Com Jorge Costa estive duas semanas lesionado e, além desse tempo, depois também fiquei sem o ritmo necessário. Passou o comboio", justificou.

A recepção hostil dos bracarenses no regresso à cidade após a goleada sofrida no Leixões foi tão inesperada como decisiva para bater o Sporting, curiosamente um adversário contra quem Zé Manuel costuma dar-se bem. "Já pelo Paços e Boavista", recorda. "Compreendo os argumentos dos adeptos, mas não esperávamos que os adeptos se expressassem daquela maneira. Não mudámos a forma de trabalhar, mas se calhar encarámos o jogo de outra forma. Conversámos e entendemos que tínhamos de fazer algo", notou.

Record

Olho Vivo

MUDANÇAS TÁCTICAS projectadas por Manuel Machado FAVORÁVEIS AO MÉDIO BRASILEIRO

Nova vida para Brum

Com a mudança de treinador e a introdução de um novo desenho táctico no Sp. Braga, tudo indica que Roberto Brum conquiste um lugar entre os titulares. O primeiro sinal foi dado no jogo com o Sporting e nos treinos de ontem repetiu-se o cenário, com o médio brasileiro a integrar a equipa onde se encontravam as primeiras escolhas do último desafio.

Os caminhos de Roberto Brum e de Manuel Machado voltam a cruzar-se, depois de ambos terem estado na Académica, na temporada passada. Em Coimbra, o jogador não era opção habitual do treinador, mas, agora, o cenário é outro e como tal também são outras as hipóteses de jogar.

Na presente época, o médio só tinha somado 57 minutos na Liga, mas no passado domingo foi uma das surpresas na equipa que António Caldas escalou para a partida com o Sporting.

Muito embora não tenha rubricado uma exibição de sonho, deixou indicações positivas frente a um adversário exigente. Isto acontece no preciso momento em que Manuel Machado assume o comando técnico do Sp. Braga e está disposto a mudar o sistema táctico. No 4x2x3x1 que já foi testado com os leões, e que agora será introduzido de forma definitiva, Brum surge como sério candidato a um dos lugares do meio-campo defensivo.

A luta promete ser grande, porque no plantel há outras soluções a ter conta. Por exemplo, na última jornada Brum teve Frechaut como companhia, mas nos treinos de ontem a dupla foi feita com Vandinho, que na ronda anterior ficou de fora devido a castigo.

A estes, junta-se Andrés Madrid, jogador que gostaria de reconquistar um espaço que já foi seu, mas que lhe escapou por diversas razões.

Olear movimentos

Manuel Machado vincou que esta fase seria importante para conhecer os jogadores, mas o técnico também vai aproveitar para introduzir as suas ideias e colocá-las em prática durante os treinos.

Outra coisa não seria de esperar, principalmente quando se trata de mudar processos de jogo. O desejo é dar o máximo de rotina ao novo sistema para que os jogadores interpretem na perfeição aquilo que é agora pedido.

Como o campeonato se encontra interrompido, há tempo suficiente para assimilar ideias e dar ritmo a novas soluções, mas quando regressar a competição e a equipa visitar o terreno do União de Leiria, os movimentos terão de estar oleados.



JOSÉ MANUEL ACREDITA NUM FUTURO MELHOR PARA O CLUBE

Felicidade para Machado

José Manuel chegou esta temporada ao Sp. Braga e não conseguiu a regularidade que lhe era conhecida quando jogava no P. Ferreira e no Boavista. Na génese deste eclipse estarão problemas físicos que o impediram de jogar, mas tudo parece estar ultrapassado e, como tal, até já passou a ser chamado à titularidade, como sucedeu na partida com o Sporting:

«Sofri uma lesão que me afastou dos treinos por duas semanas. Depois, é necessário recuperar o ritmo ideal para se voltar a jogar.»

Como nunca tinha sido orientado por Manuel Machado, ainda não tem opinião formada sobre o novo treinador, no entanto, espera que tenha mais sorte do que o seu antecessor:

«O novo treinador tem as suas ideias e espero que seja mais feliz do que foi o Jorge Costa.»

Numa fase com tantas mudanças, José Manuel espera que as exibições do Sp. Braga mudem para melhor. Os últimos jogos devem mesmo servir de exemplo, ou seja, não se devem repetir pontos negros como aconteceu com o Leixões, porque o caminho a seguir é aquele que se viu com o Sporting. «A atitude no jogo com o Sporting foi diferente porque, se calhar, encarámos o jogo de outra forma. Conversámos no balneário e chegámos à conclusão que teríamos de encarar as partidas sempre da mesma forma, para não se repetirem erros como aquele», esclarece.



Lenny está de volta

Está concluído o período de recuperação do avançado brasileiro. Lenny esteve uma semana a treinar-se forma condicionada, devido a mialgia nos adutores, mas de acordo com o médico do Sp. Braga, o jogador deve ser integrado sem quaisquer condicionalismos. Esta é uma excelente notícia para Manuel Machado, que, apesar de ter levado dois juniores para estágio (Maicon e Sibide), continua com falta de unidades para formar duas equipas, tendo mesmo recorrido aos serviços do adjunto Virgílio Fernandes.

Que grande confusão...

O sossego em que decorriam os trabalhos da parte da manhã só foi interrompido quando surgiram alunos de uma escola da Póvoa de Varzim. O alvo das atenções foi João Pinto, mas Paulo Santos ouviu elogios de um poveiro com boa memória. Depois de chamar pelo guardião, o jovem fez questão de dizer que ele era «o melhor do Mundo, porque tinha jogado no Varzim». Mas nem todos tinham a mesma cultura desportiva e só assim se explica que um deles tenha olhado para o relvado e visto Jorge Costa dar o treino à equipa do Sp. Braga.

Ninguém se levanta

A vitória frente ao Sporting fez bem aos bracarenses. Não só porque contribuiu para elevar o moral, como ajudou a devolver sorrisos ao grupo. Ontem, os jogadores protagonizaram um episódio insólito: César Peixoto avisou que o primeiro a levantar-se seria semelhante a um animal e todos levaram à letra o desafio do companheiro. Ou seja, ninguém quis sair do banco de suplentes para dar início ao treino. A intervenção do adjunto José Augusto não foi suficiente para que os jogadores dessem por concluída a brincadeira, até que Castanheira puxou os galões de capitão e todos seguiram as pisadas do colega, com gargalhada geral e com um sorriso de Manuel Machado.

in A BOLA