News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 2/11

Started by Olho Vivo, 02 de November de 2007, 04:00

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

INQUÉRITO DISCIPLINAR SERÁ ENCERRADO brevemente abrindo as portas às convocatórias

João Pinto «absolvido»

Está por dias a conclusão do inquérito disciplinar instaurado a João Pinto e tudo indica que o jogador será ilibado de qualquer castigo além daquele a que esteve sujeito durante todo este tempo e que o afastou da competição. Apesar do desfecho previsível, hoje serão ouvidas as testemunhas arroladas pelo atleta, numa lista que inclui Jorge Costa e Eládio Paramés.

Vivem-se tempos de mudança no Sp. Braga e com eles a necessidade de colocar ponto final em casos sensíveis como aquele que mantém João Pinto longe das convocatórias e dos jogos.

O inquérito instaurado ao futebolista não está concluído, mas a resolução do assunto deverá estar por dias e com um final feliz para a João Pinto. Muito embora nunca tenha prestado quaisquer declarações sobre o tema, foi perceptível que o médio rejeitou sempre ter cometido qualquer acto de indisciplina por violação dos regulamentos internos, conforme terá sido acusado pela Administração do Sp. Braga.

Durante o dia de hoje serão ouvidas as testemunhas que João Pinto arrolou para sua defesa. Da lista destacam-se o ex-treinador Jorge Costa e o ex-director executivo Eládio Paramés. Aquilo que será dito pode ser importante para a resolução do caso, muito embora exista a vontade por parte da Administração de dar por concluído o inquérito com a total absolvição do futebolista. O regresso de Rui Casaca ao clube minhoto, para desempenhar as funções de director-executivo, também pode ser determinante para o arquivamento do inquérito e permitir que João Pinto regresse aos relvados já para o jogo com o Sporting.

A par de tudo isto, encontra-se a aquisição do novo treinador, que deve entrar no clube sem que existam quaisquer problemas de índole disciplinar que o impeçam de chamar os melhores jogadores para um desafio tão exigente como será a recepção aos leões.

Sem feridas

Resta saber como é que o Sp. Braga vai anunciar o desfecho deste processo. Ou seja, além de ter sido afastado de jogos da Liga e da Taça UEFA, João Pinto viu o seu nome associado a um acto de indisciplina que nega ter cometido. Passar uma esponja sobre todo este assunto e integrá-lo nas futuras convocatórias também poderá não ser suficiente para o jogador.

Por isso mesmo chegou a hora de fechar o tema mas de forma a não deixar marcas nem resquícios que possam abrir feridas no futuro próximo. Uma situação que poderia trazer danos irreparáveis, com João Pinto a deixar a actividade ainda antes do final da temporada.



Há perfil, abordagens e, para já, uma decisão

Treinador só depois do Leixões

Só depois do encontro com o Leixões é que o Sp. Braga vai anunciar o nome do novo treinador. A SAD bracarense entende que não seria boa medida avançar com a contratação de um novo técnico a poucas horas de um jogo. Por isso, e como já se sabia, vai pertencer a António Caldas a responsabilidade de orientar a equipa na deslocação a Matosinhos. Depois, Caldas voltará a desempenhar as funções de treinador da equipa júnior.

O presidente António Salvador disse ter traçado o perfil do futuro técnico, mas até ver, as movimentações da SAD não terão sido mais do que meras abordagens a treinadores que estão disponíveis no desemprego. Manuel Machado encontra-se no topo da lista e, entre os adeptos, o seu nome merece rasgados elogios.

Mais difíceis, mas mesmo assim entre as cogitações, encontram-se José Peseiro e Manuel José.



Tomás pára dois meses

O azar voltou a bater à porta de João Tomás. O avançado, que se lesionou no encontro com a Naval, sofreu uma rotura muscular na perna esquerda e vai estar cerca de dois meses sem competir. Baylón, também está lesionado e vai falhar o desafio com o Leixões, enquanto Rodriguez está em dúvida. O defesa-central peruano apresenta queixas musculares e hoje será reavaliado. César Peixoto, que ontem não subiu ao relvado, foi poupado a esforços devido a dores musculares, mas tudo indica que estará às ordens do treinador.

Estágio no Bom Jesus

A equipa do Sp. Braga entrou em estágio ao final da manhã de ontem. O Bom Jesus foi o local escolhido para a concentrar todo o grupo, antes do encontro com o Leixões. A ideia da realização deste estágio partiu da SAD, que num período de alguma agitação interna pretende unir o plantel. A equipa volta a treinar-se esta tarde, às 15.30 horas, e com as portas do relvado secundário do Estádio AXA abertas a todos.

Maicon com os seniores

Foi só para preencher uma vaga no treino, mas fica o registo da presença de Maicon nos trabalhos que António Caldas conduziu ontem. E quem é Maicon? Trata-se de um lateral-esquerdo brasileiro que alinha pela formação júnior do Sp. Braga. A passagem pelo treino da equipa principal foi justificada com a ausência de César Peixoto.

in A BOLA

JotaCC

Segunda estreia no "Mar"



Por capricho do destino, o primeiro teste de António Caldas, na qualidade de treinador interino do Braga, acontecerá amanhã no Estádio do Mar, em Matosinhos, precisamente onde se estreou no comando técnico de uma equipa, com apenas 37 anos, depois de ter fracturado um braço. Para trás ficou uma longa carreira de guarda-redes, ao serviço do Braga, Riopele, Vizela, Amarante, Lixa, Paços de Ferreira, União da Madeira e Leixões; daí para a frente, Caldas atirou-se sem medo, trabalhando oito anos na equipa B do Braga e dois no Chaves. Contratado esta época para coordenar todo o futebol de formação do clube minhoto e treinar os juniores, em absoluta sintonia com a equipa profissional, o técnico vê-se agora de repente no papel de "bombeiro", com a missão de apagar rapidamente os eventuais focos de incêndio provocados pelos maus resultados e ainda pela recente saída de Jorge Costa. "Ele sabe bem o que tem de fazer. Como tem pouco tempo para trabalhar, terá de proceder a um choque psiocológico nos jogadores e transmitir-lhes confiança, porque a equipa tem qualidade e valor. É isso que tem de transmitir aos jogadores", aconselha Toni, actual técnico do Trofense, que conhece bem António Caldas desde os tempos em que ambos trabalhavam na formação do Braga ou quando formavam equipa nos bês do Braga: Toni como técnico principal, Caldas como adjunto. "Desejo-lhe a maior sorte do Mundo", acrescenta.

Não foi à toa que Toni deixou a equipa B nas mãos de Caldas quando saltou para a formação profissional para ser adjunto de Fernando Castro Santos. Pouco depois, coube-lhe uma missão idêntica - assumir provisoriamente o comando da equipa depois do despedimento do treinador galego - e acabou por empatar (2-2) em Aveiro num contexto bastante atribulado. "Faltavam apenas seis jornadas, mas correu bem. Criámos um clima de confiança e de senidade e depois as pessoas foram frias e solidárias. Isso deve repetir-se no sábado [amanhã]", sugere.

Competência não lhe falta


A solução provisória encontrada pelo Braga para o despedimento de Jorge Costa não caiu do céu propriamente de pára-quedas. Toni, técnico do Trofense, conhece bem o trabalho desenvolvido por António Caldas e garante que não lhe falta tarimba. "O António Caldas não anda nisto há dois anos apenas, tem competência e isso não depende da experiência, depende das oportunidades que surgem. O tempo que tem de bola dá-lhe à vontade suficiente para trabalhar de forma eficiente", assegurou.

Sporting no horizonte


Aconteça o que acontecer em Matosinhos, António Caldas vai manter-se como responsável máximo da equipa profissional até ao jogo com o Sporting, na jornada seguinte. Tal como sublinhou António Salvador na conferência de Imprensa de quarta-feira, a SAD não tem qualquer pressa em encontrar um novo treinador e a questão deverá mesmo "arrastar-se" no tempo, sem precipitações, situação que poderá jogar a favor de Caldas.

Manuel José ou Machado


Entre os nomes que circulam como hipóteses válidas para o cargo de treinador, Manuel José e Manuel Machado enquadram-se em circunstâncias distintas. O primeiro é o que reúne maior consenso, mas o seu regresso a Portugal está dependente do consentimento do Al-Ahly (Egipto); já o segundo surge como uma possibilidade fiável no mercado interno, embora nesta altura a SAD invista no estrangeiro.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

João Tomás começa a precisar de ir à bruxa




A presente temporada começa a ganhar contornos de... desesperante para João Tomás que vê o azar persegui-lo a cada tentativa de ganhar o seu espaço na equipa minhota. Dois meses e quatro dias depois de, sozinho, no relvado do Estádio do Restelo, se ter lesionado com gravidade e lhe ter sido diagnosticada uma rotura muscular na perna esquerda, a história repetiu-se, desta feita frente à Naval, no regresso à titularidade do internacional arsenalista. Aos 50', João Tomás viu-se obrigado a interromper de novo o seu desempenho em campo, com nova lesão na mesma perna. A ressonância magnética que fez entretanto confirmou tratar-se de uma rotura e o tempo de paragem é novamente indeterminado. Se na primeira vez se lesionou logo após ter sido convocado por Scolari para a Selecção Nacional e não ser utilizado frente à Arménia, a nova lesão anuncia nova ausência contra os arménios e finlandeses, nos derradeiros compromissos de qualificação para o Euro'2008.

Em relação ao Braga, outra leitura diz que, além do Leixões, João Tomás ficará também de fora frente ao Sporting, na próxima jornada, enquanto o jogo com o Bayern, para a Taça UEFA poderá não passar de uma miragem. Mas não é tudo, já que também Jair Baylón tarda em reaparecer nas opções da equipa técnica. Um lance ocorrido na semana passada, com... João Tomás, fez ressurgir as queixas do avançado peruano no joelho direito e está impossibilitado de dar o seu contributo à equipa, igualmente por tempo indeterminado. Outro peruano, Alberto Rodriguez, esteve ontem no relvado apenas para fazer caminhada, já que apresenta queixas musculares nos gémeos. O seu afastamento do jogo em Matosinhos será hoje ou não confirmado, através de um teste a que será submetido.

César Peixoto foi poupado


César Peixoto foi outra das ausências no apronto, em resultado de queixas musculares apresentadas no final do treino da véspera. O lateral foi poupado, não estando em causa a sua utilização na partida com o Leixões. Contudo, a sua ausência abriu a porta a uma nova "promoção", ainda que temporária, do júnior Maicon, lateral-esquerdo, que ajudou a compor o onze que António Caldas definiu na peladinha que encerrou treino de ontem. Nota ainda para o surgimento de Zé Manel a lateral direito e de Madrid a fazer dupla com Paulo Jorge.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Caso João Pinto avança com testemunhas


Suspenso há um mês pela SAD do Braga, por ter marcado presença na festa do primeiro aniversário do Porto Canal, João Pinto aguarda tranquilamente pelo desfecho do seu caso. O clube abriu um processo de inquérito ao jogador e esta manhã serão ouvidas sete testemunhas arroladas por João Pinto, entre as quais o ex-treinador Jorge Costa, o ex-director-executivo Eládio Paramés e jornalistas do referido canal televisivo. No entanto, tudo aponta para que a suspensão seja levantada e que as duas partes cheguem a um consenso rapidamente, sendo cada vez mais improvável o cenário de rescisão unilateral com o internacional português, tendo por base o não cumprimento do regulamento interno. Esta mudança de rumo deve-se em boa parte à recente chegada do novo director-executivo Rui Casaca -na foto, com Salvador -, que tem funcionado como conciliador.

O Jogo

João-Braga

Rodriguez e César Peixoto em dúvida para o Leixões
Pela segunda vez consecutiva, António Caldas abriu ontem as portas do treino do Sp. Braga aos adeptos e comunicação social. Nota-se alegria no plantel e vontade de mostrar serviço. Os leixonenses que se cuidem...

António Caldas é um treinador de paixões e um defensor nato da mística 'arsenalista'. Foi assim que marcou a diferença ao comando dos 'bês' e se vê agora nos 'ás'. Igual a si próprio, super-rigoroso e meticuloso nos seus métodos de trabalho, não se inibe, perante os olhares indiscretos dos adeptos e jornalistas, enquanto tenta passar a sua mensagem aos jogadores do Sp. Braga. Alegria é claramente a nota dominante do técnico que rendeu Jorge Costa no comando da equipa arsenalista, e que tem como missão imediata preparar o jogo de amanhã, no Estádio do Mar, frente ao Leixões (15h30). O plantel tem correspondido bem e nota-se empenho e concentração para mostrar serviço a... António Caldas.

Quem não se mostrou no treino de ontem foi Jair Baylón, João Tomás, César Peixoto e Rodriguez, que padecem de mazelas e fi-caram no ginásio em tratamento, tal como o médio Bruno Tiago, que mantém o plano de recuperação à lesão sofrida durante a pré-época.
Os casos de Baylón e João Tomás, de fora já há alguns dias, em tratamento, são praticamente cartas fora do baralho de Caldas para o jogo de Matosinhos.

Em dúvida para o ataque demolidor ao Estádio do Mar, ambos com mialgias, estão o central peruano Rodriguez e o lateral esquerdo César Peixoto. Os dois atletas não subiram ontem, sequer, ao relvado, tendo ficado em 'banho-maria' no ginásio, em trabalho de recuperação. No entanto, os dois atletas — peças fulcrais no onze do Sp. Braga — devem estar operacionais para o jogo com os leixonenses. Dúvidas para dissipar no derradeiro treino de hoje.

in Correio do Minho

JotaCC

Sem João Tomás para o jogo em Matosinhos


Está confirmada a ausência de João Tomás no jogo que o Braga vai fazer amanhã à tarde com o Leixões (15.30 horas, SportTV2), em Matosinhos. O avançado lesionou-se na partida da passada segunda-feira com a Naval, que assinalou o seu regresso à titularidade, e terá de voltar a parar. António Caldas, o treinador que está a substituir interinamente Jorge Costa, deverá, assim, entregar o lugar de ponta-de-lança a Roland Linz, que começou no banco na Figueira da Foz, mas entrou a tempo de marcar o golo do empate, na transformação de um penálti.

A equipa bracarense treinou ontem à tarde, pela segunda vez sob a orientação de Caldas, e a seguir iniciou um miniestágio de dois dias, que só terminará depois do jogo de amanhã no Estádio do Mar. A medida destina-se a fortalecer o espírito de grupo, numa altura especialmente conturbada da época, marcada pela saída de Jorge Costa do comando técnico e também pelo processo disciplinar instaurado a João Pinto.

Rodriguez e César Peixoto não treinaram, devido a mialgias, mas devem estar disponíveis para a partida em Matosinhos, ao contrário de Jayr Baylón, que continua a recuperar do problema físico sofrido na semana passada. Hoje, o plantel arsenalista volta a treinar à tarde (15.30 horas), à porta aberta, nos relvados secundários do Estádio AXA, seguindo-se a primeira conferência de imprensa de António Caldas, que servirá para fazer a antevisão do jogo com o Leixões.

JN

João-Braga

Sp. Braga sem João Tomás frente ao Leixões

O Sporting de Braga, que se encontra em estágio no Bom Jesus, não vai poder contar com o avançado João Tomás na partida com o Leixões e, muito provavelmente, com o Sporting. Com António Caldas no comando do plantel arsenalista, as portas do Municipal voltaram a abrir-se aos associados e assim se vão manter na sessão de hoje.

in DM

João-Braga

João Tomás ausente em Matosinhos
SOFREU UMA ROTURA E TAMBÉM NÃO DEFRONTA O SPORTING

      
Más notícias no final do treino de ontem à tarde do Sp. Braga com a confirmação de que João Tomás, ausente da sessão, padece de uma lesão mais grave do que à partida se imaginava.

O avançado "não pode jogar a curto prazo devido a uma rotura dos músculos isquiotibiais", esclareceu o médico Álvaro Couto. João Tomás falha a deslocação ao terreno do Leixões e a recepção ao Sporting, não sendo segura a viagem seguinte a Leiria.

Baylon, que acabou de recuperar de uma lesão no joelho, voltou a queixar-se de uma dor na mesma zona e também falha as próximas jornadas. O internacional peruano, que já está devidamente inscrito com a chegada de um certificado provisório, continua a ser tramado pelas lesões.

O defesa Rodríguez não integrou o plantel e só pisou a relva, de sapatilhas, para percorrer o tapete verde sem grande esforço devido a queixas musculares nos gémeos. Da sua evolução está pendente a realização de um exame médico durante o dia de hoje.

César Peixoto também parou devido a queixas musculares. "Vamos ver se poderá estar apto para sábado", precisou Álvaro Couto.

in Record