News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 27/10

Started by Olho Vivo, 27 de October de 2007, 03:16

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Dúvidas sobre o seu profissionalismo podem antecipar fim de carreira

João Pinto ofendido

JOÃO PINTO não admite que se levantem dúvidas quanto ao seu profissionalismo. O processo disciplinar instaurado pelo Sp. Braga contraria a ideia do futebolista, que, assim, pondera terminar a carreira ainda antes do final da época.

Como será a Liga sem João Pinto? Esta é uma questão à qual, se calhar, se poderá responder com mais celeridade do que aquela que se presumia. É que tem ganho consistência a possibilidade de retirada de João Pinto ainda antes do ocaso da época, prazo que o menino de ouro chegou a equacionar para o ponto final na carreira, aos 36 anos. O processo que lhe foi instaurado pelo Sp. Braga, tendo como base um alegado incumprimento do regimento disciplinar do clube, poderá acelerar, em definitivo, a intenção do atleta, caso se sinta lesado na sua integridade moral, segundo terá confessado em circuito privado.

Na resposta à acção dos bracarenses é acrescentada argumentação válida para sustentar o comportamento irrepreensível de João Pinto nos clubes por onde passou em 18 épocas. A folha em branco de castigos ou casos disciplinares trazida de Boavista, Benfica e Sporting comprova que é tido como um exemplo.

Aparentemente, a palavra de João Pinto não bastou para demover os responsáveis dos minhotos, abrindo espaço à dúvida quanto ao carácter do avançado.

As razões da SAD

Contudo, não será apenas a hora a que João Pinto abandonou o jantar de aniversário do Porto Canal que está em causa, mas a própria presença na cerimónia sem que o tivesse comunicado à SAD, como parece ser exigido pelo regulamento interno. E o facto da participação no referido jantar ter acontecido 24 horas após a eliminação da Taça da Liga, igualmente, não foi vista com bons olhos.

A intenção do Sp. Braga é avançar com o processo até ao fim, em resposta à intransigência do jogador em assumir a culpa e pagar a multa correspondente. Este castigo, garantem da SAD, foi respeitado por outros profissionais em situações semelhantes e também recentes.

Até à conclusão do processo, João Pinto está impedido de jogar.




Jogo com Bayern

Sport TV adquiriu direitos televisivos

A partida frente aos alemães do Bayern Munique está apenas agendada para o próximo mês de Novembro, concretamente para o dia 29, no Estádio AXA, mas, desde já, o Sp. Braga garantiu uma importante e avultada receita para os seus cofres.

É que António Salvador negociou os direitos de transmissão televisiva, tendo o presidente dos minhotos recebido a melhor oferta da Sport TV. As verbas envolvidas não foram quantificadas, mas garantiram a A BOLA que se trata de uma excelente contrapartida. Não é certo que o desafio da 3.ª jornada do Grupo F da Taça UEFA seja transmitido naquele canal de cabo, pois a Sport TV tem em perspectiva a venda dos mesmos direitos a uma televisão portuguesa ou a um canal alemão.




Um adepto e 20 alunos

Um adepto e 20 alunos de uma Escola Secundária de Arcos de Valdevez em visita de estudo ao Estádio AXA. Era esta a assistência ao treino do Sp. Braga na manhã seguinte ao empate em Bolton. Estranho e singelo panorama numa equipa de topo...


Frechaut sem limitações

Aí está Frechaut a trabalhar sem qualquer tipo de limitações e disponível para dar o contributo à equipa na partida a realizar frente à Naval, na Figueira da Foz. Superados foram os problemas físicos que impediram o defesa de ser convocado para o desafio com o Bolton.


Bruno Tiago tirou metal

Bruno Tiago ultrapassou mais uma etapa da recuperação física após ter sido submetido a intervenção cirúrgica para debelar fractura contraída no estágio de pré-época. O médio, que apenas vestiu a camisola do Sp. Braga em duas partidas de carácter particular, deslocou-se ao Hospital de Riba de Ave para lhe serem retirados os parafusos que lhe haviam sido implantados na tíbia e perónio direitos.


in A BOLA

Olho Vivo

João Pinto rejeitou multa de 500 euros

SAD ARRUMAVA PROCESSO SE JOGADOR ACEITASSE PUNIÇÃO SIMBÓLICA

João Pinto pode treinar-se, mas está impedido pela SAD de ser convocado para qualquer jogo do Sp. Braga enquanto durar o processo disciplinar que lhe foi movido.

Em causa está a presença na festa de aniversário do Porto Canal, a 27 de Setembro, que teria resultado numa alegada saída tardia que nenhuma testemunha corrobora publicamente.

O estranho da questão é que, conforme apurámos, a SAD estava disposta a arrumar a questão com uma multa simbólica (na ordem dos 500 euros, segundo a nossa fonte...), caso João Pinto aceitasse a responsabilidade pelo suposto comportamento incorrecto.

Sentindo estar de consciência tranquila neste episódio, João Pinto rejeitou a proposta que lhe foi efectuada e decidiu defender os seus direitos pela via legal. O advogado Castanheira Neves tomou conta do caso e já foram arroladas várias testemunhas de defesa, uma das quais será o próprio director desportivo do Sp. Braga, Eládio Paramés.

Limites

O facto é que, após a divulgação pública do divórcio de César Peixoto, a vida pessoal de alguns jogadores do Sp. Braga tem estado na ordem do dia. Os rumores de variada índole são tema de debate, nomeadamente em fóruns e blogues na internet, onde as "denúncias" florescem a coberto do anonimato.

João Pinto assume estar desgastado com todo este imbróglio, não rejeitando a possibilidade de, no limite, antecipar o final da sua carreira.

in Record

Olho Vivo

Jaílson azarado depois da glória

Na manhã que se seguiu à primeira noite de glória de Jaílson ao serviço do Braga, o azar bateu-lhe à porta. O avançado brasileiro sofreu uma lesão na perna direita durante o treino de ontem, na sequência de um lance dividido com Frechaut, e teve de abandonar a sessão, ficando em dúvida para o jogo de depois de amanhã com a Naval (19.30 horas), na Figueira da Foz.

Jaílson poderá, assim, ficar impossibilitado de dar sequência ao golo que marcou anteontem em Bolton, poucos instantes depois de ter saltado do banco, e que valeu um precioso empate à equipa bracarense (1-1). Quanto a Wender, que saiu lesionado da partida no Reebok Stadium, só participou no treino durante 15 minutos e também não é certo que possa estar em condições para defrontar a Naval.

Realizado poucas horas depois do regresso a Braga - os jogadores chegaram a casa já passava das quatro da manhã - o treino foi mais ligeiro para os titulares em Inglaterra e permitiu verificar a satisfação da equipa pelo resultado positivo obtido em Bolton, que deixou o Braga no bom caminho para passar à fase seguinte da Taça UEFA.

O plantel arsenalista volta hoje de manhã ao trabalho (10 horas), para continuar a preparar o regresso à competição na Liga portuguesa, três semanas depois de ter disputado, e ganho, o último jogo no campeonato, diante do Nacional (1-0).




João Pinto treina com o plantel

João Pinto em pleno exercício, ao lado de Carlos Fernandes

No primeiro dia em que o plantel do Braga treinou todo junto desde que foi tornada pública a suspensão de João Pinto, o internacional português participou normalmente na sessão realizada ontem de manhã, sem qualquer tipo de diferenciação relativamente aos companheiros, depois de anteontem ter treinado com os restantes atletas que não foram convocados para a deslocação a Bolton.

O processo disciplinar a que o jogador está sujeito foi entregue aos advogados, sendo certo que JVP já recusou a acusação de incumprimento das regras internas do clube, motivada pela alegada presença numa festa a horas impróprias, no passado dia 27 de Setembro, no Porto. Até que o processo esteja concluído, João Pinto não estará à disposição da equipa técnica liderada por Jorge Costa para os jogos, pelo que não poderá fazer parte das convocatórias, a exemplo do que já aconteceu nos jogos da Taça UEFA com o Hammarby (disputado a 4 de Outubro) e em Bolton (anteontem), e também na partida da sétima jornada da Liga portuguesa com o Nacional, realizada no dia 8 de Outubro.

Recorde-se que os dirigentes da SAD minhota revelaram, em Bolton, que pretendem ser esclarecidos sobre os problemas pessoais alegados pelo jogador para a ausência em alguns treinos das últimas semanas, acrescentando que João Pinto só voltará a fazer parte das opções do treinador quando esses problemas estiverem resolvidos. Para já, é certa a sua ausência no jogo de depois de amanhã à noite com a Naval, que assinalará o regresso da formação arsenalista ao campeonato, depois de uma paragem de três semanas.

O jogador manteve o silêncio nos últimos dias, recusando fazer qualquer comentário à situação e pondo o processo nas mãos do seu advogado, Castanheira Neves. O contrato que liga JVP ao clube minhoto termina no fim da temporada e a intenção é cumpri-lo integralmente, antes de colocar um ponto final numa carreira profissional que já dura há 18 anos.

in JN

Olho Vivo

João Pinto obriga SAD a horas extras

João Pinto, soube-se nos últimos dias, está sob a alçada disciplinar da SAD que entendeu levantar-lhe um inquérito na sequência da presença deste num convívio para celebrar o aniversário do Porto Canal, ocorrido há um mês na discoteca Twins, no Porto, e a qual abandonou mesmo antes de jantar alegando ser a hora já tardia. "Traído" pelas fotos publicadas num diário, o jogador foi questionado pelos responsáveis do clube sobre a sua presença no local, tendo confirmado ter estado na discoteca, mas que abandonou cerca das 22h00, nem sequer tendo jantado, e que meia hora depois estava em casa, em Braga. Posteriores contactos com pessoas que lá estiveram confirmaram a versão do jogador, a quem entretanto foi emitida uma nota de culpa que teve a oportunidade de contestar. Pelo meio, João Pinto foi confrontado com a eventualidade de pagar uma multa, o que recusou veementemente lembrando que não violou o regulamento interno do clube. Assim, aquilo que parecia ser um caso para arquivar teve desenvolvimentos, com João Pinto a continuar sem jogar por determinação da SAD, já que nem a equipa técnica nem a médica confirmam opções ou lesões que o afastem. Os factos atrás descritos - João Pinto entregou o caso ao seu advogado, Castanheira Neves - apontam no sentido de que não haverá novas consequências para o jogador pelo que o mais lógico será, agora, o arquivamento de um caso criado para ser exemplar mas que, e recorrendo de novo aos factos, parece não ter pernas para andar.

Contudo, o caso pode assumir outros contornos e complicados. Profissional que sempre se considerou exemplar, João Pinto, alegando inocência, poderá exigir ser ressarcido pelos direitos que lhe foram coarctados - não pôde ser convocado nos últimos jogos - e as consequências, são, nesta lógica, imprevisíveis, podendo mesmo chegar à ruptura. Três dias depois do jantar no Twins, João Pinto, recorde-se, jogou em Guimarães, e este foi o último jogo.

Até pode ser antecipado

Em declarações ao programa Futbol Mundial, que passou na noite de quinta-feira na Sport TV, João Pinto admitiu terminar a carreira no final da presente temporada, numa altura em que já soma 36 anos. Contudo, a suspensão de que foi alvo e o extremar de posições podem até acelerar o processo de pendurar das chuteiras e o talentoso jogador antecipar o adeus ao futebol. O JOGO sabe que João Pinto coloca essa hipótese como válida, apesar de continuar a comparecer aos treinos. Os próximos dias serão decisivos.



Jailson lesionou-se em dia de muitos sorrisos

Jailson voltou ontem a dominar as atenções no plantel minhoto, ainda que por razões bem mais dolororas do que as que trazia da véspera. O brasileiro foi obrigado a abandonar o treino matinal, na sequência de um choque com Frechaut, que lhe causou uma forte dor no joelho direito, recolhendo de seguida aos balneários para ser assistido. E já que se fala em Frechaut, o defesa/médio trabalhou integrado e sem limitações, numa sessão que, não fosse a lesão de Jailson - mais tarde Baylón teve um lance aparatoso com João Tomás, queixou-se do joelho direito, mas não passou de um susto - teria sido o primeiro sem jogadores a treinar condicionados, já que Bruno Tiago não compareceu dado ter sido submetido a uma cirurgia à tarde. César Peixoto e Wender, que saíram lesionados do jogo em Bolton, limitaram o dia de trabalho a 20 minutos de corrida na companhia dos titulares e saíram para o balneário. Sélvio, envolvido nos trabalhos da selecção sub-19, não compareceu ao apronto matinal que teve a duração aproximada de 90 minutos para os não titulares e preteridos do jogo em Bolton. O plantel volta a reunir-se hoje de manhã.


Bruno Tiago foi operado

Bruno Tiago regressou ontem ao bloco operatório, desta feita no hospital de Riba d'Ave, para fazer uma cirurgia correctiva à perna esquerda que fracturou na Alemanha, no jogo contra o Marl-Huls. Na altura, além de uma placa, foram-lhe colocados quatro parafusos, material de ostiossíntese que lhe foi agora parcialmente retirado. A intervenção correi bem e jogador abandonou ontem, à noite, o hospital.


Bayern já em estudo

A terceira jornada do Grupo F ainda está longe, mas em Braga já se começou a preparar a recepção ao Bayern. O primeiro passo foi a gravação do jogo em Belgrado numa altura em que o calendário do clube bávaro está em análise para observações mais próximas e pormenorizadas. Por outro lado já decorrem negociações para a venda dos direitos de transmissão num negócio que se desenha... atractivo.




O outro Patrick Vieira

Bolton ficará para sempre no álbum de recordações de Stélvio Cruz. O primeiro jogo da fase de grupos da Taça UEFA marcou a sua estreia ao mais alto nível e de resto com óptimos resultados: mostrou serviço de qualidade e ajudou a equipa a chegar ao empate.

Filho de Filipe Cruz, notável jogador de andebol que representou o Belenenses e, durante muitos anos o ABC, e que foi também uma das figuras da Selecção Nacional, Stélvio não quis seguir os passos do pai, preferindo dedicar-se ao futebol.

Foi nos infantis do Braga que Stélvio iniciou uma carreira que, segundo diz quem o conhece, como por exemplo os técnicos que o orientaram, tem tudo para ser auspiciosa. Senhor de um porte atlético pouco comum - quase 1,90 m de altura -, Stélvio tem também uma assinalável qualidade técnica.

Com as devidas proporções, há quem o compare a Patrick Vieira, médio do Inter de Milão. Para quem ainda tem apenas 18 anos, a entrada em cena no "Reebok Stadium" - substituiu Castanheira aos 67' -, é uma prova de que tem muito para dar. Aliás, não foi por acaso que Jorge Costa o lançou no jogo numa altura em que o resultado era desfavorável ao Braga.


Campeão na "PlayStation"

Dizem os companheiros de equipa que Stélvio não dá hipótese na "PlayStation". Quando os estágios permitem, o médio ganha a todos sem excepção no "Pro EvolutionSoccer". Ricardo e Dani Mallo, ambos guarda-redes, César Peixoto ou Castanheira, são alguns dos "adversários" a quem Stélvio não perdoa.^


Apaixonado por filmes

Sempre que sai um filme do seu agrado, Stélvio não perdoa: adquire-o. É, por isso, natural aparecer nos estágios de portátil para ver os mais recentes. É um dos bons hábitos de um companheiro "tranquilo" e "que gosta de entrar nas brincadeiras", como confessou um colega de equipa.


REACÇÕES

Toni
"Qualidade para fazer carreira"

Toni, actual treinador do Trofense, orientou Stélvio entre os 12 e os 15 anos na AF Braga. "O objectivo desse trabalho era recrutar os melhores valores para representar as selecções nacionais. Naquela altura, já mostrava capacidades para fazer uma carreira interessante a nível profissional. Tinha um bom porte atlético e tinha uma qualidade técnica acima da média para a idade. Marcava a diferença naquela faixa etária", salientou.


Artur Correia
"Um atleta do século XXI"

Artur Correia foi treinador de Stélvio na época passada nos juniores do Braga. "Desde cedo que começou a representar as selecções de Sub-18 e Sub-19. É um atleta do século XXI. Tem tudo o que é necessário ter um médio-centro, é um jogador de área a área. Chamava-lhe o Patrick Vieira de plástico. Se continuar a trabalhar e a ser humilde, tem tudo para ser um grande jogador."

in O JOGO

Pedro-SCB

BRAGA TRABALHOU COM AVANÇADO INCLUÍDO NO PLANTEL
JVP JÁ TREINA



O plantel do Sporting de Braga regressou ontem ao trabalho, dia seguinte a ter empatado (1-1) com os ingleses do Bolton para a Taça UEFA, num treino que já contou com o médio João Pinto.
João Pinto, suspenso pela SAD bracarense e, por isso, mesmo ausente da convocatória do jogo com o Bolton, treinou normalmente com os seus companheiros, e assim vai continuar nos próximos dias, enquanto não for solucionado o diferendo com o clube.
Regressado a Braga durante a madrugada de ontem, após o jogo com o Bolton, em Inglaterra, o plantel bracarense voltou ao trabalho ao final da manhã com uma sessão à porta aberta, coisa rara na presente temporada.
Um treino de descompressão, mas onde Jorge Costa começou já a preparar o jogo da próxima segunda-feira, na Figueira da Foz, frente à Naval 1.º de Maio.
Ontem, após a sessão de treino, o técnico «arsenalista» voltou a recusar falar com os jornalistas sobre o assunto João Pinto, alegando não ter autorização da SAD para o fazer.

Jaílson assusta

No treino, o avançado brasileiro Jaílson, autor do golo do empate na partida de Inglaterra, ainda assustou, quando saiu queixoso dum lance disputado com Frechaut, abandonando o apronto um pouco mais cedo.
O plantel do Sporting de Braga prossegue, hoje de manhã, à porta fechada, a preparação do jogo com a Naval, agendado para as 19h30 de segunda-feira.


in onortedesportivo

João-Braga

João Pinto arrisca-se a pagar uma multa
O processo disciplinar instaurado pela SAD do Braga a João Pinto deve ficar concluído com a aplicação de uma multa ao futebolista por infrigir as regras internas do clube.

A celeuma despoletada em torno do futebolista João Vieira Pinto deve ficar resolvida nos próximos dias. A SAD do clube arsenalista aplicou um processo disciplinar ao futebolista, alegadamente, por ter infrigido as regras do regulamento interno. O jogador já respondeu à nota de culpa, apresentando os seus argumentos mas não deverá livrar-se da aplicação de uma multa, ao abrigo dos regulamentos internos do Sp. de Braga.

Na base deste enredo estará a participação do futebolista num evento social a horas pouco próprias para um futebolista, o que de resto já foi contrariado por algumas das testetunhas presentes no mesmo acontecimento. No dia de ontem, como tem acontecido, João Pinto participou normalmente na sessão de trabalho e está em condições de ser chamado por Jorge Costa para dar o seu contributo à equipa, logo que o processo disciplinar fique concluído.

Certo é a suspensão aplicada a João Pinto já dura há cerca de um mês, apesar das razões evocadas para a sua ausência serem divergentes. João Pinto não participou no jogo da segunda-mão com o Hammarby (Taça UEFA), sendo considerado como lesionado a contas com uma mialgia de esforço. Esta foi a mesma explicação atribuída para a ausência do atleta no jogo com o Nacional.

in CM