News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 25/10

Started by nandes, 25 de October de 2007, 00:20

Previous topic - Next topic

nandes





João Pinto com processo disciplinar

ACUSADO DE INFRINGIR O REGULAMENTO INTERNO COM SAÍDA NOCTURNA



João Vieira Pinto foi alvo de um processo disciplinar depois de uma saída nocturna, ocorrida na semana passada. O avançado aceitou um convite para uma festa num espaço diversão da cidade do Porto e, de acordo com a nota de culpa, infringiu o regulamento interno do clube pois a hora em que abandonou a festa foi considerada tardia.

Contudo, não é esse o entendimento do internacional português. Com efeito, João Pinto respondeu de imediato à nota de culpa e indicou testemunhas que o ilibam por completo. Fonte conhecedora do processo admitiu mesmo a Record que o caso não terá repercussões pelo que será arquivado brevemente.

Não foi, contudo, por este motivo que foi excluído do jogo desta noite. De acordo com os dados disponíveis, tal ausência deve-se a razões pessoais que nos últimos dias têm perturbado o seu estado emocional.

Na conferência de imprensa, Jorge Costa assumiu a ausência como sendo uma opção técnica, mas não a justificou, pois entende que para o fazer tinha também de explicar, por exemplo, porque excluiu o brasileiro Lenny do lote dos convocados para o jogo europeu.



Ganhar na experiência

JORGE COSTA DIZ QUE A BAGAGEM DA ÚLTIMA CAMPANHA É FUNDAMENTAL PARA VENCER HOJE



Jorge Costa tinha resposta preparada quando confrontado com o passado negro do Sp. Braga em Inglaterra: "Não foi um jogo oficial, mas esta época já vencemos aqui [n.d.r.: 2-1 sobre o Charlton na pré-temporada]." Estava dado o mote e o treinador acredita que esta equipa está, com o avolumar dos desafios, a acumular argumentos para se bater cada vez melhor na Europa.

"A boa campanha da última temporada deu-nos muita experiência e, apesar da eliminação contra o Tottenham, sinto que deixámos óptima imagem. Acreditamos que temos uma melhor preparação", analisou, ciente de que a bagagem do seu adversário de hoje é mais modesta.

Quanto ao desafio e face às observações efectuadas, Jorge Costa desconfia da lanterna-vermelha que os "wanderers" carregam na Premiership: "É uma classificação que não traduz o que esta equipa vale. Vimos preparados para sofrer em alguns momentos do jogo, porque o nosso adversário é muito ofensivo e a isso mesmo vai obrigar-nos. Vamos resistir e tentar depois fazer com que a nossa força possa prevalecer."


Dois estilos

Jorge Costa traçou ainda diferenças no perfil de britânicos e portugueses. "O Bolton é uma equipa tipicamente inglesa, que pratica jogo directo. Nós, como latinos que somos, queremos ter bola no pé", avisou e adianta que não prescinde dos processos trabalhados. Salientando o respeito pelo adversário, o técnico concluiu: "Bom resultado é ganhar."




Vaz Tê: «Braga tem todas as hipóteses de vencer o Bolton»

AVANÇADO ESTÁ LESIONADO E FALHA JOGO DA TAÇA UEFA




O avançado português do Bolton, Ricardo Vaz Tê, considera que o Sp.Braga poderá alcançar um bom resultado no jogo de amanhã, alegando que a equipa inglesa não está a atravessar um bom momento.

"O Sp.Braga tem todas as hipóteses de vencer o Bolton, porque a equipa não se encontra num bom momento em termos de moral e condição", começou por dizer Vaz Tê à Antena 1.

E adiantou: "Temos um treinador novo que não conseguiu um resultado positivo com o Arsenal e se calhar neste jogo vai tentar tudo por tudo para que a equipa possa vencer."

De referir que o avançado está lesionado e não vai defrontar os minhotos, em jogo da fase de grupos das Taça UEFA.



Autarca de Braga nega divergências com António Salvador

MESQUITA MACHADO VIAJOU COM MINHOTOS PARA INGLATERRA



O presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado, negou que tenha qualquer divergência com o presidente do Sporting de Braga, António Salvador.

"Não existem divergências, mas sim diferentes opiniões. As divergências com o presidente da câmara são vocês (jornalistas) que as fazem, porque gostam de criar polémicas. Não existem divergências nenhumas, pode é haver diferentes opiniões", afirmou o autarca.

As supostas divergências que têm sido noticiadas serão motivadas pelas exigências feitas por António Salvador à autarquia como condição para se recandidatar à presidência do clube minhoto.

Mesquita Machado falou aos jornalistas no aeroporto Sá Carneiro, no Porto, onde chegou acompanhado de António Salvador, para iniciar a viagem para Inglaterra, onde o Sporting de Braga defronta amanhã o Bolton para a Taça UEFA.

Por sua vez, António Salvador prolongou por mais alguns dias as dúvidas sobre a recandidatura, mas lamentou a pouca preocupação criada em torno da sua sucessão.

"Infelizmente as pessoas, ou porque não se preocuparam, ou porque entenderam que não se deveriam preocupar, ainda não arranjaram uma solução", disse o presidente.

António Salvador recordou que "em tempo útil" comunicou, por escrito ao presidente da Mesa da Assembleia Geral do SC Braga, João Marques, a decisão de não continuar no cargo.

"O tempo está a esgotar-se e infelizmente não vejo esses problemas serem resolvidos. Se calhar em vez das pessoas estarem a falar constantemente nos jornais deviam preocupar-se mais com a vida do clube", apontou.

E acrescentou: "De certeza que vamos arranjar uma solução. Vamos esperar até ao dia 30 e depois falamos".




In Record


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes






«O Sp.Braga tem todas as hipóteses» (Vaz Tê)


O avançado Ricardo Vaz Tê, do Bolton, revelou hoje que o Sp.Braga poderá alcançar um bom resultado no jogo de amanhã, isto porque a sua equipa não atravessa um bom momento.

«O Sp.Braga tem todas as hipóteses de vencer o Bolton, porque a equipa não se encontra num bom momento em termos de moral e condição. Por outro lado, temos um treinador novo que não conseguiu um resultado positivo com o Arsenal e se calhar neste jogo vai tentar tudo por tudo para que a equipa possa vencer», afirmou Ricardo Vaz Tê, em declarações à Antena1.

O avançado está lesionado e não irá marcar presença na partida de amanhã frente ao Sp.Braga.




«Não nos passa pela cabeça um resultado negativo» (Jorge Costa)


O técnico do Sp.Braga não equaciona a possibilidade da sua equipa alcançar um resultado negativo no desafio, de amanhã, frente aos ingleses do Bolton. Jorge Costa realça que são neste tipo de jogos das competições europeias que todos os jogadores querem realizar uma boa exibição.
«Não nos passa pela cabeça neste momento sair com um resultado negativo. É um cenário que não gostaria de colocar», realça Jorge Costa, que acredita na vontade do seu grupo para alcançar uma boa exibição.

«São estes os jogos que queremos fazer. Grandes desafios. Certamente no final todos nós sairemos valorizados, porque quem anda na Taça UEFA e na alta-roda do futebol europeu deseja este tipo de jogos. Portanto acho que temos de aproveitar ao máximo a oportunidades que nos deram», concluiu o técnico do Sp.Braga.



Anelka recuperado para defrontar Sp. Braga


O Bolton Wanderers conta com reforço de peso para o encontro desta quinta-feira com o Sp. Braga. O francês Nicolas Anelka está recuperado da lesão que o afastou do encontro do passado fim-de-semana frente ao Arsenal e entra nas opções do técnico Archie Knox.


«Anelka está de volta e vai fazer o seu papel neste importante jogo contra o Braga», afirmou Knox, que assumiu interinamente o comando da equipa após a demissão de Sammy Lee.

O Bolton, no entanto, ainda não poderá contar com o sueco Christian Wihelmsson, assim como Jloyd Samuel. Para o técnico, não será problema: «Vou escolher a equipa em que acredito para ganhar o jogo. Vamos precisar de alguma sorte e de muita determinação, mas é muito importante conseguirmos entrar bem para ganharmos confiança.»



«Sp. Braga jamais poderá voltar ao passado» (António Salvador)


O ainda líder do Sp. Braga mostrou-se hoje muito agastado perante a ausência de soluções para a presidência do clube. Para António Salvador, «os responsáveis deveriam preocupar-se mais com a vida do clube».

«Em tempo útil disse às pessoas responsáveis para resolver esse problema, mas nada acontece. Se calhar, em vez de andarem por aí a falar deviam preocupar-se mais com a vida do clube. Há pessoas credíveis para dar continuidade a este trabalho, por isso vamos ver o que acontece. Certo é que o clube não pode cair num vazio e jamais poderá voltar ao passado», afirmou Salvador, à partida da comitiva do Sp. Braga para Inglaterra, onde na quinta-feira tem o Bolton Wanderers como primeiro adversário na fase de grupos da Taça UEFA.

Sobre o jogo, o ainda líder dos bracarenses diz que as «as expectativas são boas». «Sabemos do valor do adversário, mas estamos confiantes num bom resultado. Qual? Queremos ganhar, mas se não for possível vamos ver se conseguimos pelo menos o empate», atirou.





In A Bola



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes



Castanheira no onze


Dobrado o filme em torno de Hussain, que teve um final à Hitchkock - não viajou para Manchester por falta de um visto, chegou o momento da verdade para o Braga no arranque da fase de grupos da Taça UEFA. Parcialmente moribundo por uma época azarada na Premier League, o Bolton é o primeiro teste e, à partida, parece ser o adversário mais acessível do Grupo F, onde estão incluídos Bayern de Munique, Aris Salonica e Estrela Vermelha. Visto à lupa, o tal bichinho microscópico inglês acaba, no entanto, por assustar e bem, pois rapidamente se percebe que a qualquer momento pode assumir dimensões "jurássicas", qual "transformer" dos desenhos animados, para causar estragos sem fim. Quem tem Nicolas Anelka, El-Hadji Diouf ou Giannakopoulos, entre outros, é capaz de tudo e nem o facto de os "trotters" funcionarem agora em autogestão, depois do recente despedimento do técnico Sammy Lee, poderá ser encarado como um ponto de fragilidade a explorar. Em Manchester acredita-se que o "gigante" Bolton vai despertar mais cedo ou mais cedo e, nessa medida, a equipa portuguesa terá de actuar no Reebok Stadium com os cinco sentidos bem apurados. Terá sido essa a impressão com que voltou Jorge Costa a Portugal, depois de assistir no Emyrates Stadium à derrota do Bolton (2-0), frente ao Arsenal. Por tudo isto, o técnico arsenalista deverá reforçar a equipa com o poder combativo de Castanheira, colocando ao mesmo tempo Jorginho sobre a ala direita do ataque, no lugar de Hussain. Já o substituto de Frechaut (lesionado) deverá ser o peruano Rodriguez, finalmente livre dos compromissos da selecção e também das... lesões. Com a possível entrada de Castanheira, prevê-se um Braga a todo-o-vapor na sua linha média, pronto para a luta e, sobretudo, para o poder físico do adversário, adepto ferrenho do futebol agressivo.


 
Nove graus... suportáveis

Nem sempre Portugal leva vantagem ao Reino Unido em questões meteorológicas. O Braga despediu-se de casa com uma chuva outonal nada simpática e aterrou em território britânico num cenário diferente, com tempo seco e até com alguns raios de sol, que, no entanto, não chegaram para fazer subir o mercúrio do termómetro dos 9 graus. Progressivamente, a temperatura foi descendo ao longo do dia e aí sim a comitiva ficou com uma ideia mais aproximada sobre o clima, perfeitamente suportável para quem vai entrar em acção, que terá de enfrentar nesta noite. Seja como for, o objectivo do Braga passa por aproveitar a crise do Bolton.



Reebok Stadium (Manchester)
20h00 | RTP 1
Darko Ceferin [Eslovénia]
Andrej Kokolj + Milan Kogej
Bolton
treinador Archie Knox
22 | Jaaskelainen GR
24 | Joey O'Brien LD
5 | Meite DC
31 | Andy O'Brien DC
11 | Gardner LE
4 | Kevin Nolan MO
19 | Gavin McCann MD
17 | Danny Guthrie MD
21 | Diouf MO
39 | Anelka AV
14 | Kevin Davies AV
-12 | Walker GR
2 | Hunt DC
28 | Michalik LE
8 | Ivan Campo DC
7 | Giannakopoulos MO
6 | Speed AV
9 | Helguson AV


Braga  

treinador Jorge Costa

12 | Dani Mallo GR
47 | João Pereira LD
3 | Paulo Jorge DC
2 | Rodriguez DC
21 | César Peixoto LE
23 | Madrid MD
88 | Vandinho MO
14 | Castanheira MO
7 | Jorginho AD
29 | Linz AV
15 | Wender AE
-
1 | Paulo Santos GR
12 | Anilton Júnior DC
13 | Carlos Fernandes LE
5 | Roberto Brum MD
18 | Zé Manel AD
20 | Jaílson AV
9 | João Tomás AV





Zé Manel no plano B


Caso Jorge Costa opte por uma estratégia mais ofensiva, é crível que Zé Manel, recuperado da lesão muscular, recupere a titularidade no Reebok Stadium no lugar de Hussain. Se assim for, Jorginho deverá manter-se no meio-campo, ao lado de Madrid e Vandinho.
 

Paulo Santos no banco

Novidade na convocatória para Manchester, Paulo Santos aumentou a concorrência em torno da baliza. Já recuperado de um abcesso, problema que o afastou do jogo-treino com o Trofense, o internacional português deverá surgir no banco de suplentes.
 

Dezasseis mil no estádio

Mesmo em crise, o Bolton não está sozinho em busca de melhores dias. Com capacidade para 29 mil espectadores, o Reebok Stadium receberá esta noite cerca de 16 mil adeptos, certamente ruidosos. Já o apoio do Braga não irá além de uma vintena de adeptos.



Jorge Costa

"Eles vão estar diferentes mas queremos a vitória"



Para Jorge Costa o nome e a condição de pertencer ao futebol inglês não deixam ao Bolton manobra para retirar as probabilidades de vitória ao clube português

O técnico minhoto foi peremptório na antevisão do jogo: "Temos muitas probabilidades de vencer sabendo de antemão que não será fácil, pois a classificação actual do Bolton não traduz o seu real potencial. Estão a atravessar uma fase má, mas a qualquer momento podem dar a volta à situação. De qualquer modo este jogo abre-nos perspectivas de conseguir um bom resultado". Num jogo em que estarão em campo dois estilos diferentes, Jorge Costa sublinhou o "futebol directo" dos ingleses em contraste com a preferência do Braga para "ter a bola no pé", expressando o desejo de que a escola latina se sobreponha nesse aspecto. E continuou: "Teremos de ter a bola o máximo de tempo possível e sair rápido para o ataque, sabendo sofrer pois o Bolton é uma equipa muito ofensiva".
Para um jogo em que não fará "muitas alterações" no onze, o técnico lembrou a boa imagem deixada na última época no confronto com o Tottenham, embora tenha confirmado a tendência dos minhotos para não ganhar a equipas inglesas em jogos oficiais. "Na época passada deixámos uma boa imagem contra o Tottenham, fomos eliminados, mas hoje somos mais experientes nas competições europeias e estamos preparados para fazer um bom resultado". "Há três resultados possíveis - disse o técnico - mas não nos passa pela cabeça sair daqui com um resultado negativo." A actual indefinição directiva do clube foi o tema seguinte da conversa com Jorge Costa a não esconder algum incómodo pelo facto, afirmando que "é uma questão que não nos passa ao lado, mas que não vai interferir no nosso trabalho". "Embora não seja agradável, estou plenamente convencido de que o nosso presidente vai continuar. Voltei ao futebol pela mão dele, tornei-me técnico principal pela mão dele e estou convencido de que irá continuar", disse. E logo depois uma pequena provocação. E se ele não continuar? Resposta do técnico: "Não gosto de ses, há momentos para tudo, mas se ele não continuar será muito complicado, pois há um projecto, uma empatia e uma relação profissional muito fortes." Novo desafio para uma resposta lacónica. Admite sair se António Salvador não continuar? "Adiante, falemos do Bolton." Feita a vontade ao técnico, a conversa avançou para o futuro próximo. "O primeiro objectivo foi conseguido, agora começamos fora e depois teremos pela frente uma equipa que é das mais fortes do futebol europeu. Seria excelente repetir a campanha do ano passado, pois queremos este tipo de jogos, estas oportunidades e agora há que aproveitá-las, provando que somos dignos de andar na Taça UEFA." Do Bolton sobra desconfiança, depois do que viu sábado. "O Bolton praticou um futebol diferente do que já tinha visto e, contra o Braga, ainda serão mais diferentes." Sobre as implicações das ausências de Hussain e João Pinto foram minimizadas por Jorge Costa que não escondeu algum incómodo por ser convidado a abordar a situação. "O Hussain era um jogador que contava utilizar, mas temos outros no plantel e não será por aí que não levaremos os três pontos. O João Pinto é uma pessoa que respeito muito, tal como respeito os outros, como por exemplo o Lenny e se fosse hoje explicar os motivos da ausência dele (João Pinto), depois teria que explicar caso a caso", defendeu-se o técnico que não vê nada de estranho na ausência do talentoso jogador. "E as ausências do Lenny e do Vítor Hugo, também não são casos estranhos?" perguntou.




João Pinto suspenso


João Pinto está suspenso e alvo de uma inquirição por razões disciplinares. A SAD bracarense não confirmou (nem desmentiu) a informação, mas é um facto que não faz parte do grupo que ontem seguiu para Inglaterra porque, embora treinando, não integrará as convocatórias enquanto durar a inquirição. Aliás, depois de Jorge Costa não ter feito comentários objectivos sobre a ausência do avançado, uma fonte da SAD do Braga deixou perceber que o facto está ligado a questões disciplinares: "Da mesma forma que o Braga cumpre escrupulosamente com os seus profissionais, também esperamos que os profissionais cumpram os seus deveres. Quem não cumpre, tem de ser penalizado. O clube tem regras bem definidas e a SAD não permite que sejam quebradas", explicou.
Não foi, por enquanto, instaurado qualquer processo, mas João Pinto terá de se explicar sobre os factos que a SAD considera gravosos. "Temos que saber o que se passa com o João Pinto. Ninguém está livre de ter problemas pessoais, mas há regras claras de disciplina", testemunhou a mesma fonte.
Em causa estarão pedidos de dispensa do atleta aos trabalhos do plantel, que foram satisfeitos e que, depois, a SAD terá considerado injustificados. Daí a exigência de explicações.



Salvador contra o "vazio"


À partida para Manchester, António Salvador quebrou o silêncio das últimas semanas para alimentar um pouco mais o tabu relacionado com a sua possível recandidatura à presidência do Braga clube e SAD. Bem-disposto e sempre muito próximo do autarca Mesquita Machado, com quem tem conversado regularmente com vista ao futuro, o presidente do Braga recuou um pouco no tempo para lembrar que a sua intenção inicial seria passar o testemunho a outro. "Não sei se esta será a minha última viagem como presidente. Em tempo útil avisei as pessoas responsáveis do clube sobre a minha decisão. O tempo está a esgotar-se e, infelizmente, não vejo esse problema resolvido", referiu.
A única certeza que Salvador tem é que o Braga precisa de "pessoas úteis para dar seguimento ao trabalho" iniciado. "O clube não pode cair num vazio e regressar ao passado. Tem de seguir em frente, crescendo e ganhando sustentabilidade", defendeu, repetindo, uma vez mais, que o desejo de deixar o clube foi anunciado oportunamente. "Vamos aguardar o que pode acontecer nesta semana, vamos esperar pelo dia 30", indicou. Atirada a única pista possível, Salvador fechou-se em copas quanto à possibilidade de assumir um novo mandato. "Tenho a esperança que este problema se resolva", suspirou, deixando bem claro que jamais impôs exigências para continuar no clube. "Pode é haver opiniões diferentes. Estou no clube para unir todos os bracarenses em torno do mesmo objectivo", replicou, optando por continuar sob expectativa, pelo menos, até ao final do mês.

 
João Pinto é questão do técnico e da SAD


Excluído da convocatória por opção técnica, João Pinto volta a falhar mais um compromisso do Braga. As ausências do internacional português em jogos e até treinos começam a ser uma constante, mas ninguém do clube avança com explicações. Nem mesmo António Salvador. "Não sei por que razão não foi convocado, o treinador é que sabe. O plantel é constituído por vários jogadores e o João Pinto não foi chamado. É uma questão que apenas diz respeito ao treinador e à SAD", observou o dirigente, numa clara tentativa de colocar uma pedra sobre o assunto. Já a ausência do catarense Hussain foi justificada em pormenor pelo presidente do clube. "Como sabem, foi assaltado, ficou sem documentos e tentámos em tempo recorde arranjar outro passaporte no Catar. Chegou na segunda-feira, mas depois ainda precisaria de ter um visto, só que não conseguiu isso em Lisboa em tempo útil. Infelizmente não pôde viajar", comentou.




A vitória como tónico

Último classificado na Premier League, o Bolton procura encontrar na Taça UEFA o rumo das vitórias que vão faltando a nível interno, numa espécie de fuga para a frente depois do anterior treinador, Sammy Lee, ter sentido na pele os efeitos de tão grave situação na tabela classificativa. Archie Knox, que lhe sucedeu interinamente, mantém altas as esperanças de, frente ao Braga, fazer a equipa chegar às vitórias, situando asua preocupação mais além, mais precisamente no jogo do próximo domingo com o Aston Villa . "Acredito fortemente que vamos conseguir vencer o jogo", começou por dizer Knox que, bem lembrado do que tem sido as últimas exibições da equipa que agora orienta, frisou um ponto que considera crucial: "Vamos precisar de um pouco de sorte e determinação para chegar à vitória". E continuou: "É fundamental que comecemos o jogo virando as coisas a nosso favor, pois é sempre preferível fazê-lo cedo que tarde. Se assim for e acabarmos bem sucedidos, isso representará o tónico de que precisamos para o jogo com o Aston Villa no próximo domingo", concluiu.



Anelka está recuperado

Ausente no último jogo da Premier League, frente ao Arsenal, devido a lesão, Nicolas Anelka reentrou ontem nas opções do técnico Archie Knox na preparação para o jogo desta noite com o Braga. O avançado francês é, nesta linha, uma execelente notícia para o técnico inglês que vê aumentarem as possibilidades de conseguir pôr a equipa a jogar à imagem do que advoga. Melhor marcador da equipa inglesa, com seis golos em onze partidas, sendo que cinco marcados na liga inglesa e um na Taça UEFA, Anelka lesionou-se ao serviço da selecção inglesa. De fora vão continuar o internacional sueco Wilhelmsson, com uma lesão num tornozelo, e Lloyd Samuel, a contas com uma lesão muscular.



Gary Megson é o eleito para treinador

Gary Megson, até terça-feira treinador do Leicester, é a última opção dos responsáveis do Bolton para assumir a direcção técnica da equipa. A notícia foi ontem avançada pelo presidente do Leicester, Milan Mandaric, que deu conta de negociações para a transferência do técnico que já estará no banco no próximo domingo frente ao Aston Villa. Alvo da fúria dos adeptos no último jogo do Leicester, Megson já só pensa em começar a trabalhar no novo clube.




In O JOGO



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes




"Confiantes num bom resultado"


Jorge Costa não está à espera de facilidades, no jogo de hoje com o Bolton, no entanto, frisou que a equipa arsenalista está "preparada e confiante" para lutar pela vitória. A receita do treinador é ter o maior controlo da bola e partir, com eficácia, para o contra-ataque.



Jorge Costa revelou ontem, na antevisão da partida, muito respeito pela equipa do Bolton Wanderes FC, mas também muita confiança na vitória do Sporting de Braga, para o jogo com o Bolton. O treinador dos arsenalistas sabe que vão defrontar um adversário "ferido no orgulho", face aos maus resultados na Premier Leage, e por isso, muito perigoso nesta altura, depois de uma 'chicotada psicológica'.

A receita de Jorge Costa é simples: "face ao grande poder ofensivo do Bolton, e o seu futebol directo, tipicamente britânico, temos de ter o maior domínio e controlo da bola. E depois, sair rapidamente e com eficácia para o contra-ataque", apontou, sem problemas de abrir livro. "Estamos confiantes e preparados para lutar pela vitória, mas sabemos que não vai ser um jogo fácil. O Bolton está a atravessar uma fase má, mas a sua equipa vale muito mais que o actual último lugar no campeonato inglês. No entanto, também sabemos o que valemos e estou convencido que vamos conseguir um bom resultado", frisou.

Em relação ao facto do Sp. Braga nunca ter vencido um jogo em Inglaterra, Jorge Costa relembrou os jogos com o Tottenham na época passada. "Perdemos esses jogos, mas deixamos uma boa imagem. Esta época, embora amigável, já ganhamos em Inglaterra, ao Charlton. A equipa do Sp. Braga está mais experiente e acho que estamos preparados para conquistar amanhã os três pontos. É esse o nosso objectivo", rematou.


Jorge Costa "convencido" da continuidade de Salvador


Inevitavelmente, Jorge Costa foi ontem convidado a comentar a indefinição em volta da continuidade de António Salvador como presidente do Sporting de Braga. O treinador não teve problemas em assumir o que lhe ia na alma.
"Naturalmente, que toda esta situação não nos passa ao lado. No entanto, quero deixar claro que é algo que não interfere na equipa profissional do Braga. Mas que é uma situação, por todos os motivos e mais alguns, que não possamos considerar de agradável, é", começou por dizer.

"Mas estou plenamente convencido que o nosso Presidente vai continuar. Gostava de dizer também que voltei ao futebol pela mão de António Salvador. Tornei-me treinador principal pela mão de António Salvador. Estou convencido de que vai continuar, mas se eventualmente não continuar... (ligeiro 'suspense' na sala)... é complicado!", disse, explicando a 'saca rolhas': "complicado, porque há um projecto, empatia entre as pessoas, ambição pessoal e profissional, mas estou convencido que o presidente vai continuar", afirmou. Nas entrelinhas, ficou mais ou menos explicito que Jorge Costa sairá também, caso António Salvador não se recandidate.




Exorcitar fantasmas ingleses


O Sporting de Braga defronta esta noite, em Inglaterra, o Bolton, em jogo da primeira jornada da fase de grupos da Taça UEFA. A equipa bracarense vai tentar colocar, na casa do 'lanterna vermelha' da Premier Leage, um ponto final na série de jogos sem vencer em terras de Sua Majestade.



BOLTON - O Sporting Clube de Braga está em Inglaterra com dupla missão. A primeira e a mais importante, sem dúvida, é entrar com o 'pé direito' na fase de grupos da Taça UEFA, de modo a abrir caminho ao apuramento para os dezasseis-avos-de-final da competição. Um vitória esta noite, no Reebok Stadium, frente aos ingleses do Bolton, significa meio caminho andado para esse objectivo superior. Como motivação extra, a equipa bracarense comandada pelo treinador Jorge Costa tem a oportunidade de fazer história, pelo facto do Sporting Clube de Braga nunca ter saído de terras de Sua Majestade, com a vitória no bolso, em jogos oficiais.

Nas memórias dos duelos entre arsenalistas e ingleses, há um rasto negativo, nos seis encontros já disputados, no decurso de três eliminatórias da Taça UEFA, tendo perdido todos os combates. A última vez que o Sporting de Braga defrontou equipas inglesas, foi no ano passado, contra o Tottenham (duas derrotas por 3-2), nos oitavos-de-final da Taça UEFA.

A moral no seio da equipa arsenalista está em crescendo, e todos acreditam que esta noite será do Braga. O Bolton não é, contudo, pêra fácil, mas a equipa bracarense não vai querer carregar mais este 'fantasma'.




In Correio do Minho

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes

#4



Apuramento passa por Bolton



Jorge Costa e o Sporting de Braga acreditam num bom resultado no terreno do Bolton



Mais de duas semanas depois do último jogo oficial, o Braga volta hoje à acção, e logo para a abertura da fase de grupos da Taça UEFA, etapa da prova que vai disputar pelo segundo ano consecutivo. A equipa portuguesa tentará obter em Bolton um resultado que lhe permita começar a ganhar terreno na luta por um dos três primeiros lugares do grupo, os que dão acesso à ronda seguinte da competição. Na época passada, os bracarenses até perderam os dois jogos que disputaram fora, em Sevilha e em Alkmaar, e conseguiram na mesma a desejada qualificação, mas desta vez a "poule" parece ser mais difícil, já que os minhotos jogarão a seguir em casa com o poderoso Bayern de Munique e depois com o Estrela Vermelha, deslocando-se ainda à Grécia para defrontar o Aris de Salónica. Será, por isso, importante pontuar hoje em Inglaterra, para desbravar caminho rumo aos 16 avos-de final…

Jorge Costa sabe que uma derrota no "Reebok Stadium" tornará tudo mais difícil, mas acredita que a sua equipa será capaz de surpreender o actual último classificado da Premier League, mesmo sabendo que o Braga nunca ganhou uma partida oficial em estádios ingleses. "Temos muitas probabilidades de conseguir aqui um bom resultado, apesar de sabermos que o Bolton é uma equipa com grande potencial, que está a atravessar um mau momento no campeonato inglês, mas que nos merece todo o respeito", afirmou o treinador arsenalista, esperançado em rectificar neste jogo as duas derrotas sofridas na eliminatória da época passada com o Tottenham "Fomos eliminados, mas deixámos uma boa imagem em Inglaterra. Agora, e apesar de já termos cumprido o primeiro objectivo, que era chegar a esta fase de grupos, será fundamental obtermos um bom resultado em Bolton para podermos chegar, no mínimo, onde chegámos na época passada".

Sem João Pinto, suspenso pela SAD, nem Hussaine, impossibilitado de viajar para Inglaterra devido à falta de visto no passaporte, Jorge Costa deverá apostar em Castanheira para o meio-campo e em Jorginho para o lado direito do ataque. Persiste a dúvida em relação à baliza, já que Paulo Santos foi convocado pela primeira vez desde que recuperou da lesão que o afastou dos relvados desde a pré-temporada, mas ainda não deverá ser desta que Dani Mallo vai perder a titularidade na baliza.

No Bolton, a novidade é a recuperação do francês Anelka, o melhor marcador da equipa, que ultrapassou um problema muscular e jogará de início no ataque dos ingleses, juntamente com Kevin Davies e o senegalês Diouf. Uma dor de cabeça que os defesas bracarenses bem gostariam de não ter…




João Pinto suspenso pela SAD   


João Pinto foi suspenso pela SAD do Braga e é por isso que não está com a equipa em Inglaterra, para o jogo com o Bolton. A repetida ausência de JVP, que, mais uma vez, não foi convocado, tivera, ao início do dia de ontem, a justificação que o clube dera nas ocasiões anteriores problemas pessoais. A imprensa portuguesa presente em Inglaterra quis saber ao certo o que se passava com JVP, mas, na conferência de imprensa, Jorge Costa limitou-se a dizer que, apesar de respeitar João Pinto, não tinha de justificar o facto de o ter deixado de fora, porque, de outro modo, teria de o fazer em relação a todos os jogadores do plantel que não vieram a Bolton. Durante o treino que se seguiu, fonte da SAD bracarense abordou o assunto, esclarecendo que JVP está afastado das opções do treinador até que resolva "problemas pessoais", não especificados. A mesma fonte entende que, como o clube sempre cumpriu os compromissos assumidos perante todo o plantel, também entende que os jogadores devem cumprir a sua parte, o que não terá acontecido nas últimas semanas com João Pinto.


Salvador diz que o clube não pode cair no vazio


À partida para Bolton, António Salvador voltou a abordar o tema das eleições no Braga e, desta vez, deixou aberta a porta para a recandidatura, embora tenha dito mais uma vez que preferia que aparecessem candidatos à sua sucessão. "O tempo está a esgotar-se e, infelizmente, não vejo esse problema resolvido. São precisas pessoas úteis para dar seguimento ao trabalho já feito. Como não se preocuparam com isso, não sei o que poderá suceder. Mas uma coisa é certa o clube não pode cair num vazio e regressar ao passado. Tem de seguir em frente, crescendo e ganhando sustentabilidade", afirmou o presidente da SAD bracarense, negando qualquer tipo de divergência com Mesquita Machado, o presidente da Câmara de Braga, relativamente à construção de um centro de estágio, e desmentindo que seja essa a razão para ainda não ter avançado com a candidatura. O responsável municipal também afirmou, minutos antes, que não há qualquer desentendimento com o presidente da SAD...

Recorde-se que, na semana passada, Mesquita Machado e António Salvador tiveram um encontro, noticiado pelo JN, em que ficaram alinhavadas as bases para a recandidatura do dirigente, esperando-se a sua concretização para os próximos dias. "Tenho a esperança de que este problema se resolva. Há-de arranjar-se uma solução. Vamos esperar pelo dia 30 para ver o que acontece. Estou no clube para unir todos os bracarenses em torno do mesmo objectivo. Enquanto cá estiver, defenderei os interesses do Braga", acrescentou António Salvador.

O dirigente perspectivou, ainda, o jogo de hoje, mostrando-se optimista quanto ao resultado que o Braga poderá obter em Bolton. "As expectativas são boas. Conhecemos bem o valor do adversário, mas estamos confiantes. Um bom resultado seria ganhar. Sabemos que o Bolton não está bem no campeonato inglês e, por isso, vamos tentar sair com uma vitória. Se não for possível, espero que, pelo menos, consigamos o empate".


Doze emigrantes e Braga em acção


O Braga inicia, em Inglaterra, frente ao Bolton, a segunda participação consecutiva na fase de grupos da Taça UEFA. Pelo segundo ano seguido, os bracarenses são o único clube português que conseguiu ultrapassar a primeira eliminatória - Paços de Ferreira, Belenenses e União de Leiria ficaram pelo caminho -, tendo como adversários no Grupo F as equipas do Bolton (Inglaterra), Bayern Munique (Alemanha), Estrela Vermelha (Sérvia) e Aris Salónica (Grécia). O outro jogo do grupo opõe o Estrela Vermelha ao Bayern Munique, em Belgrado.

Só há um clube nacional entre os 40 que formam os oito grupos - apuram-se os três primeiros classificados -, mas doze emigrantes portugueses (11 jogadores e um treinador) vão também competir nesta fase. Entre os futebolistas, dois deles serão adversários do Braga Ricardo Vaz Tê (Bolton) e Lucas (Estrela Vermelha). Nuno Valente (Everton), Maniche, Zé Castro e Simão (Atlético Madrid), Geraldo e Manu (AEK), Carlitos (Basileia), Ricardo Rocha (Tottenham) e Lourenço (Panionios) completam a lista de jogadores. José Peseiro é o treinador, à frente do Panathinaikos (Grécia).

Os minhotos ficaram num grupo complicado, cabendo-lhes em sorte o Bayern Munique - os alemães voltam a Portugal, depois de terem afastado o Belenenses -, quase unanimemente apontado como o grande favorito à vitória na presente edição da Taça UEFA.


Bolton já tem novo treinador quase garantido


O Bolton ainda será orientado no jogo de hoje por Archie Knox, o técnico que assumiu o comando da equipa após a demissão de Sammy Lee, na semana passada, mas ontem a imprensa inglesa garantiu que Gary Megson está a caminho de se tornar o treinador dos "trotters". Megson foi autorizado pelo Leicester City, o clube que estava a treinar, a negociar o contrato com o Bolton, devendo ser apresentado no "Reebok Stadium" nos dias que seguirão à partida com o Braga.

Consciente de que esta situação está a marcar mais a actualidade no clube do que o jogo da Taça UEFA, Archie Knox afirmou ontem que o Bolton tem uma boa oportunidade para interromper a série de maus resultados em que mergulhou nas últimas semanas no encontro de hoje. "Sabemos que temos de ganhar em casa e espero que uma vitória neste jogo nos possa moralizar para a recuperação que ambicionamos na Premier League", referiu o treinador interino do Bolton. Sobre a equipa bracarense, Knox salientou o facto de atacar muito, mesmo na condição de visitante "Podemos esperar do Braga aquilo que sempre se espera das equipas portuguesas. É um conjunto muito ofensivo e não irão alterar essa atitude nesta partida".

Knox não escondeu a satisfação por já poder contar com o avançado Anelka, ausente nas últimas partidas devido a uma lesão muscular, e prometeu não fazer muitas mudanças ao onze que defrontou o Arsenal no sábado passado.


O clube da diversidade



O último lugar que o Bolton ocupa na Premier League é um mistério para os ingleses, já que a mudança de treinador não parece suficiente para explicar os péssimos resultados desta época. A saída para o Newcastle de Sam Allardyce, o técnico que elevou o estatuto do clube na última década, no final da temporada passada, não significou o êxodo dos principais jogadores do plantel, nem qualquer tipo de desinvestimento financeiro, sendo estranho que uma equipa que terminou o campeonato anterior no sétimo lugar esteja agora na cauda da tabela, com apenas uma vitória em dez jogos.

A qualidade do plantel dos "trotters" é indiscutível, mas é a diversidade de nacionalidades que mais impressiona. Os 30 jogadores à disposição da equipa técnica agora liderada por Archie Knox, substituto interino de Sammy Lee, que abandonou o comando da equipa na semana passada, são originários de 19 países, incluindo Portugal, representado pelo avançado Ricardo Vaz Tê, contratado em 2003 e a cumprir a quinta época no clube. Para além do internacional luso de sub-21, há jogadores oriundos de quatro continentes, que vão desde locais tão exóticos como a Jamaica (o médio Ricardo Gardner) ou Trinidad e Tobago (o defesa Jlloyd Samuel) até aos longínquos Irão (o avançado Andranik) ou Omã (o guarda-redes Al Habsi). Algo de parecido em Portugal só o Boavista, que tem atletas de 14 países.

Estes nomes serão desconhecidos da maioria dos adeptos portugueses, mas o mesmo não se poderá dizer do francês Anelka, do sueco Wilhelmsson ou do senegalês Diouf, estrelas do futebol internacional, que já representaram gigantes europeus como o Real Madrid e Arsenal (no caso do francês), Anderlecht ou Liverpool. Anelka, que esteve em dúvida para o jogo de hoje com o Braga, é mesmo a grande figura do plantel do Bolton, onde chegou no ano passado, a troco de 11 milhões de euros, e onde tem recuperado estatuto, após uma época menos bem sucedida no Fenerbahçe, da Turquia.

Os jogadores ingleses estão em minoria, mas o médio Kevin Nolan (capitão) e o avançado Kevin Davies são os mais adorados pelos adeptos. É, no entanto, habitual ver no "Reebok Stadium", um espectacular estádio inaugurado há pouco mais de 10 anos, bandeiras de muitos outros países. Nas últimas semanas, têm estado um pouco escondidas, porque não há razões para festejar sete derrotas, dois empates e só uma vitória em dez jornadas da Premier League, e convinha aos bracarenses que a situação se prolongasse por mais alguns dias.





In JN



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes





MUITO EMPENHO PARA GANHAR


O treinador do Sporting de Braga, Jorge Costa, pede empenhamento aos jogadores da equipa para vencerem o jogo desta noite contra o Bolton de Inglaterra, no jogo a contar para a fase de grupos da taça UEFA.

O técnico dos arsenalistas expressou esta opinião na conferência de imprensa que deu ontem à tarde em Bolton, depois do treino de adaptação da equipa bracarense ao relvado, e à iluminação artificial do Reebok Stadium onde se disputa o jogo desta noite.

Quanto ao vazio directivo que se vive actualmente na direcção do clube criado pela incerteza da continuidade ou não de António Salvador como presidente da SAD do Sporting de Braga, Jorge Costa acredita e deseja a permanência do líder à frente do clube.

Os regressos do ponta de lança João Tomás e do guarda-redes Paulo Santos, que estiveram lesionados nas últimas semanas, são os principais destaques da convocatória de João Tomás para o jogo o Sporting de Braga disputa esta noite em Bolton.

A Antena Minho apurou que os dois jogadores podem alinhar no onze inicial deste jogo em Inglaterra, a contar a contar para a fase de grupos da taça UEFA.



Sporting de Braga procura inverter tendência em jogo com o Bolton


O Sporting de Braga inicia hoje a participação na fase de grupos da Taça UEFA em futebol, no reduto do Bolton, procurando inverter a tendência negativa frente a equipas inglesas.

O clube minhoto parte para o confronto da primeira jornada do grupo F com um saldo pouco recomendável frente a adversários oriundos de Inglaterra, pois perdeu todos os seis jogos que disputou, sempre em eliminatórias da Taça UEFA.

Quanto à Liga dos Campeões, de ontem, no que toca às equipas portuguesas, fica a vitória do benfica por 1-0 frente ao celtic e o empate do FC Porto a uma bola com o Marselha.



In Antena Minho


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes





Sp. Braga: Técnico Jorge Costa pede alegria aos jogadores

Aproveitem estes jogos



Jorge Costa, treinador do Sp. Braga, pediu ontem aos seus jogadores que "aproveitem ao máximo" o embate de hoje (20h00, RTP 1) frente aos ingleses do Bolton, a contar para a fase de grupos da Taça UEFA. "Quem joga na alta-roda do futebol europeu deve desejar muito estes jogos", disse na conferência de imprensa de antevisão ao jogo.


Jorge Costa diz que o Bolton tem de ser respeitado

Quanto ao encontro, Jorge Costa não escondeu que antevê complicações, apesar do momento atribulado que o conjunto inglês atravessa na Premier League (último lugar, com uma vitória, dois empates e sete derrotas). "Sabemos que não será um jogo fácil. A má classificação do Bolton na Liga inglesa não traduz o valor da equipa. É um adversário que nos merece todo o respeito, mas espero um bom resultado", acrescentou Jorge Costa.

O treinador mostrou-se ainda convicto de que António Salvador, o ainda presidente bracarense, vai voltar atrás na sua intenção de deixar o clube: "Estou convencido de que irá continuar."



MOTIVOS PESSOAIS

O médio João Pinto não foi convocado para o embate com o Bolton por motivos particulares. Segundo apurou o CM, o jogador já deve estar à disposição de Jorge Costa na segunda-feira, frente à Naval, na Figueira da Foz.



SALVADOR AGASTADO

O ainda presidente do Sp. Braga, António Salvador, mostrou-se ontem agastado com a falta de nomes para assumir a sucessão à frente do clube. "Há pessoas credíveis para dar continuidade a este trabalho. Certo é que o clube não pode cair num vazio e jamais poderá voltar ao passado", disse.


ANELKA TITULAR

O avançado francês Nicolas Anelka recuperou de lesão e deverá mesmo ser titular frente ao Sp. Braga, A confirmação foi feita por Archie Knox, técnico interino do Bolton. "O Nicolas está de volta aos treinos e está ansioso por fazer a sua parte neste jogo importante contra o Braga", afirmou.



In Correio da Manhã


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes



Tabu de Salvador está perto do fim  





António Salvador deve recandidatar-se nos próximos dias à presidência do Sporting de Braga, para um terceiro mandato de três anos. Adeptos e accionistas apoiam o dirigente, que não tem rivais no cargo e terá vacilado na decisão por exigir ao município um Centro Desportivo de Alto Rendimento, "decisivo" para aproximar o clube e os jovens da região do topo do futebol nacional. O autarca local Mesquita Machado recusa a tarefa por "condicionalismos legais e económicos". Contudo, a recandidatura de Salvador pode ser anunciada após o jogo de hoje com o Bolton, em Inglaterra, a contar para a Taça UEFA.

Parco em palavras, António Salvador deve render-se à onda de apoio dos jogadores e adeptos do clube (80%, segundo sondagem de um diário local), dos sócios da SAD, do líder do Conselho Geral, o cónego Eduardo Melo Peixoto, e do presidente da Assembleia Geral, João Marques.

"É urgente avançar com o Centro Desportivo, ou eu ou quem vier, mas a câmara devia apoiar", anuiu Salvador ao DN, admitindo que vai à próxima assembleia do clube (ainda sem data), mas sem afirmar se deseja renovar o mandato. João Marques recebeu atempadamente a carta de saída de Salvador, mas crê "plenamente" que o dirigente fica. "Está-se a seguir os mesmos passos do último acto eleitoral que, em termos formais, pode agora decorrer até 30 de Outubro", contou o responsável.

A última assembleia eleitoral, a 12 de Outubro, ficou suspensa até o Conselho Geral encontrar um candidato, podendo então o acto eleitoral ocorrer 48 horas depois, dispensando nova convocatória. De qualquer modo, os estatutos exigem que, mesmo que saia, Salvador mantenha funções até ter substituto.

Também em silêncio no último mês, Mesquita Machado deve aceitar fazer os acessos e as obras de águas e saneamento da futura academia de formação e treino, ainda sem local, ficando o SC Braga incumbido de comprar o terreno e erigir o imóvel. Os 20 milhões de euros a investir seriam pagos de forma faseada sem pôr em risco o quotidiano do clube. Nesta "solução intermédia", o autarca socialista "evita" perder votos nas autárquicas de 2009 (o SC Braga tem peso enorme na cidade), além de manter boas relações com Salvador, o qual considera competente - o clube é o "quarto grande" há três anos, afirmou-se na Europa e sanou o passivo de 10 milhões de euros.

Por outro lado, antecipa possíveis tentativas, nomeadamente de Guimarães, para criar outra academia na região. Mesquita livra-se ainda de nova obra do "circo da bola" paga pelos bracarenses, que nas próximas décadas já têm de abater os mais de cem milhões de euros do estádio desenhado por Souto Moura.

Aliás, figuras locais repudiam o "apoio municipal exagerado" ao Braga face aos restantes grémios concelhios, sobretudo numa fase em que o clube não tem património próprio (devido às alienações) e que até teve aval recente da câmara para vender o nome do estádio por 4,5 milhões de euros em três anos. "Salvador precisa assim tanto do presidente de câmara para questionar a reeleição?", comenta-se no fórum SCBraga.com e no blogue Avenida Central.



In Diário de Notícias



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes






Processo disciplinar afasta João Pinto do jogo com o Bolton  

Jorge Costa quer vingar derrota da última época com o Tottenham, mas desconfia do mau momento do Bolton



"Fomos eliminados na época passada pelo Tottenham e agora queremos a desforra", avisou o treinador Jorge Costa. "Sabemos do valor do Bolton mas estamos confiantes num bom resultado", reforçou o presidente, António Salvador. É clara a ambição do Sp. Braga para o jogo desta noite (20h, na RTP1) com o Bolton, para a Taça UEFA. Mesmo que João Pinto, alvo de um processo disciplinar, não tenha sequer viajado com a equipa.

Ao que o PÚBLICO apurou, na base do processo que tem o médio português como alvo estará o comportamento alegadamente pouco profissional do jogador. João Pinto já entregou o caso ao advogado, mas o que é certo é que ficou desde logo afastado da viagem a Inglaterra.

Sem o craque na comitiva, ontem o fantasma do Tottenham esteve presente na conferência de imprensa de Jorge Costa. Porque foi o adversário que afastou o Sp. Braga da Taça UEFA na época passada e em 1982, porque os minhotos nunca ganharam um jogo em solo britânico, porque o Bolton, apesar da crise de resultados no campeonato inglês, encarna o futebol prático da equipa do português Ricardo Rocha. "O nosso objectivo é ganhar", assumiu o técnico português, com vontade de vingar as duas derrotas por 3-2 que o Tottenham impôs ao Sp. Braga na época passada: "Agora queremos a desforra".

Para os minhotos, a derrota é impensável. "Mas um ponto será bom, porque esta é uma prova com quatro jogos e sete pontos chegam para seguir em frente", explicou Jorge Costa, que conheceu o futebol britânico em 2001, quando representou o Charlton por empréstimo do FC Porto. O mesmo raciocínio do empate nas palavras de Salvador: "Queremos ganhar, mas o empate seria satisfatório".

O mau momento do Bolton - a última derrota na Liga inglesa relegou a equipa para o último lugar e deixou-a órfã de treinador, estando em negociações com o técnico do Leicester, Gary Megson - não impressiona. Jorge Costa até o desvaloriza, realçando "o leque de jogadores de alta qualidade" do adversário. "Espero um jogo complicado. Sei que o Bolton é muito perigoso no seu estádio", disse.

Ainda assim, admitiu, o Sp. Braga leva vantagem ligeira porque o Bolton soma a segunda participação em provas da UEFA. "Estamos mais experientes que na última campanha. Nesse aspecto, levamos vantagem".

Na partida para Bolton, o tema central foi António Salvador, com o presidente do Sp. Braga a garantir que não deixará o clube mergulhar num vazio directivo. Não confirmou a recondução na presidência, mas disse que o Sp. Braga não pode regressar ao passado das indefinições. "Em tempo útil, disse às pessoas responsáveis para resolverem o problema [a sucessão]. Em vez de andarem a falar, deviam preocupar-se mais com a vida do clube. Há pessoas credíveis para dar continuidade a este trabalho", anotou. E reforçou: "O clube não pode cair num vazio e jamais poderá voltar ao passado. Tem de continuar a dar passos firmes para o seu crescimento".



In Público

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes



Jorge Costa: «Não vamos sair com um resultado negativo»


O técnico do Sporting de Braga, Jorge Costa, não espera sair do encontro com o Bolton, para a primeira jornada da fase de grupos da Taça UEFA, com uma derrota, apesar de jogar fora de casa...

«Não nos passa pela cabeça neste momento sair com um resultado negativo», afirmou Jorge Costa na conferência de imprensa.

O treinador ressaltou que «são estes os jogos que os jogadores querem fazer» e acredita que, «no final, todos nós sairemos valorizados».

«Acho que temos de aproveitar ao máximo a oportunidades que nos deram», concluiu Jorge Costa.



In Diário Digital


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

JotaCC

Taça UEFA: adversário do Sp. Braga já tem treinador


O Bolton, adversário do Sp. Braga na Taça UEFA esta quinta-feira, anunciou Gary Megson como o novo treinador do clube poucas horas antes do jogo coma equipa portuguesa. O ex-treinador do Leicester City assinou contrato válido por duas épocas e meia e inicia o trabalho no domingo, na deslocação ao terreno Aston Villa, sendo a equipa inglesa orientada esta noite ainda pelo técnico interino Archie Knox.

O novo treinador de Ricardo Vaz Tê foi notícia esta época por ter permitido que a sua equipa marcasse um golo na própria baliza num puro acto de fair-play. O jogo em questão, com o Nottingham Forest, havia sido interrompido quando um defesa dos visitantes (o Leicester) teve indícios de um ataque cardíaco ao desmaiar no balneário.

A equipa da casa vencia por 1-0, mas na repetição do jogo, o resultado teve de recomeçar com 0-0. Desta forma, e segundo ordens de Megson, o guarda-redes do Leicester fez um auto-golo e o Nottingham Forest pôde voltar à
merecida vantagem.

in mais futebol

JotaCC

Bracarenses procuram inverter tendência diante do Bolton

O Sporting de Braga inicia hoje a participação na fase de grupos da Taça UEFA em futebol, no reduto do Bolton, procurando inverter a tendência negativa frente a equipas inglesas.

O clube minhoto parte para o confronto da primeira jornada do grupo F com um saldo pouco recomendável frente a adversários oriundos de Inglaterra, pois perdeu todos os seis jogos que disputou, sempre em eliminatórias da Taça UEFA.

No outro encontro da "poule" F da segunda prova continental de clubes, os alemães do Bayern de Munique, que afastaram o Belenenses na eliminatória inaugural, defrontam em Belgrado o Estrela Vermelha.

As equipas portuguesas presentes na Liga dos Campeões conheceram sortes diversas: terça-feira, o Sporting perdeu no reduto da AS Roma, por 2-1, e, no dia seguinte, o FC Porto empatou 1-1 em Marselha e o Benfica impôs-se por 1-0 na recepção ao Celtic de Glasgow.

in RTP Desporto

JotaCC

Bolton, adversário do Sp. Braga, confirma Gary Megson como novo técnico
O Bolton, adversário esta noite do Sp. Braga, na primeira jornada da fase de grupos da Taça UEFA, confirmou a contratação de Gary Megson como novo treinador, e que hoje estará nas bancadas a assistir ao desafio.

Megson, de 48 anos, demitiu-se do Leicester, do segundo escalão do futebol inglês, para assinar contrato válido para as próximas duas épocas e meia com o Bolton, equipa inglesa onde actua o português Ricardo Vaz Tê.

in O Jogo