News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Noticias do Enorme 10/10/07

Started by miguel_afonso, 10 de October de 2007, 08:22

Previous topic - Next topic

miguel_afonso

Quarteto de luxo na rota minhota

Bolton, Bayern de Munique, Aris de Salonica e Estrela Vermelha são, por esta ordem, as próximas preocupações na Taça UEFA do onze bracarense


Poderia ter sido melhor! O sorteio ontem realizado na sede da UEFA, para a prova que agora vai começar a fase de grupos, colocou na rota do Braga nomes com história no futebol do Velho Continente numa conjugação de factores que tende a fazer a vida negra às aspirações minhotas de seguir em frente na competição, à semelhança do sucedido na última temporada. É que, mais do que o nome dos adversários, o alinhamento dos encontros pode jogar contra a equipa portuguesa, que começará em Inglaterra, onde encontrará um Vaz Tê... lesionado de longa duração; folga na segunda ronda, para depois receber o Bayern, a equipa bávara que afastou o Belenenses da prova na semana passada. Em seguida regressa à Grécia - 40 anos depois de se ter estreado nas competições europeias, frente ao AEK de Atenas - onde o espera um ambiente hostil no reduto do Aris de Salonica, para terminar com um reencontro, a uma semana do Natal, com o Estrela Vermelha, do médio português Lucas, precisamente a equipa que eliminou o Braga da Taça UEFA, em 2005/07, com um golo do agora leão Purovic e com Stojkovic na baliza sérvia, a fazer uma exibição extraordinária. O sorteio surge um dia depois do conjunto minhoto concluir com duas vitórias uma maratona de jogos que chegou a fazer perigar a estabilidade da equipa, com Jorge Costa a admitir mesmo que esta "havia batido no fundo". O arregaçar das mangas que se seguiu devolveu a equipa às vitórias mas as consequências da paragem na Liga só se vão perceber quando entrar em campo no Reebok Stadium, para defrontar o Bolton, pois devido aos compromissos da Selecção Nacional e ao afastamento precoce da Taça da Liga, a equipa portuguesa não voltará a jogar antes dessa data.

Aqui, uma pequena vantagem para Jorge Costa, que poderá observar a equipa inglesa, no dia 20, quando esta defrontar o Arsenal em Londres, enquanto Sammy Lee, técnico do Bolton, terá de recorrer a vídeos para se documentar sobre o que está a valer, nesta data, o onze da Cidade dos Arcebispos. O sucesso do Braga neste grupo passa, indubitavelmente, pela capacidade de poder pontuar neste jogo, pois um ponto conquistado fora pode fazer a diferença na contagem final do Grupo F. Comparativamente com o que sucedeu na última temporada, nem o sorteio nem o alinhamento de jogos favoreceu a equipa portuguesa, resta saber se haverá qualidade na equipa para se transcender e conseguir seguir em frente.


GRUPO F

Aris Salónica
Bayern de Munique
Bolton
BRAGA
Estrela Vermelha

Jogos


25/10 Bolton-Braga Estádio Reebok Bolton
08/11 Isento
29/11 Braga-Bayern  Estádio AXA
06/12 Aris Salónica -Braga  Estádio Kleanthis Salonica
19/12 Braga-Estrela Vermelha Estádio AXA





Jorge Costa

"Temos de aproveitar esta oportunidade"

e, por um lado, Jorge Costa reconheceu que o sorteio da fase de grupos da Taça UEFA foi pouco simpático para os bracarenses, tendo em conta o valor dos adversários, por outro, admitiu que o calendário dos jogos poderia ser pior. "É um grupo complicado, mas o calendário nem por isso", disse, sublinhando que são estas as partidas em que qualquer atleta gosta de participar. "São estes os jogos que nós queremos fazer e certamente que no final saíremos todos valorizados. Acho que temos de aproveitar ao máximo esta oportunidade".

Em relação à forma como o Braga irá abordar a fase de grupos, Jorge Costa lembrou a experiência adquirida nos últimos anos. "O Braga não é uma equipa novata nas competições europeias. No ano passado fizemos uma excelente campanha e esta época partimos mais confiantes, com a noção exacta do que são estes jogos europeus".

Já sobre o alinhamento das partidas, o técnico considera ser "positivo" folgar na segunda jornada. "No ano passado fomos os últimos a folgar e ficámos com o coração nas mãos à espera dos resultados das outras equipas. Foi bom termos ficado isentos na segunda jornada, partindo do princípio que iremos fazer um bom resultado na primeira, pois quem sabe se na terceira as coisas já estarão mais ou menos definidas".

Atribuindo as mesmas dificuldades para todos os jogos o técnico classificou o confronto com o Bayern de Munique de "especial". "É provavelmente a equipa mais forte da actualidade".

"Preferia defrontar o Bolton em casa"


Apesar de não ter ficado desagradado com o alinhamento dos jogos, Jorge Costa admitiu que seria melhor defrontar o Bolton em casa, ou não fosse ele um conhecedor profundo do ambiente existente nos estádios britânicos, onde jogou ao serviço do Charlton. "Preferia jogar com o Bolton em Braga, mas, por outro lado, temos o Bayern de Munique em casa. Temos de pensar jogo a jogo, na esperança de dignificar o clube, a cidade e o país". Sobre as possibilidades de o Braga passar à fase seguinte, o técnico acredita que sete pontos serão suficientes. "No ano passado, com seis pontos, o Braga esteve a dois minutos de ser eliminado na última jornada. Não sei se os mesmos pontos serão suficientes, pelo que será importante conquistar pelo menos mais um. Sinceramente, acho que temos algumas hipóteses, apesar de termos pela frente equipas fortes".


Madrid sofre traumatismo


Obrigado a abandonar a partida frente ao Nacional sobre a meia hora, as suspeitas de fractura no tórax de Madrid não se confirmaram, derivando as dores de um segundo traumatismo que o atleta sofreu. O jogador vai ser poupado nos próximos dias. Também Dani Mallo, que saiu queixoso da mão direita, depois de um choque com um adversário, não registou qualquer fractura, apenas sofrendo um traumatismo, não se confirmando a angústia que levou o guarda-redes às lágrimas logo que a partida frente à equipa insular se concluiu.

Rodríguez viajou ontem


É quase incrível, mas a verdade é que Rodríguez passou o tempo desde que regressou da selecção do Peru, depois dos jogos com a Colômbia e a Bolívia, lesionado e, mesmo assim, foi convocado pelo seleccionador peruano. Já na posse de um relatório médico desde o dia 29, a federação daquele país insistiu na presença do jogador na concentração e ontem Rodríguez fez a primeira de duas viagens de 12 horas que liga os dois continentes. Caso se confirme a lesão, ele regressará nos próximos dias, caso contrário, só depois dos jogos com Paraguai (13) e Chile (17).


Jorge Costa espia Bolton


Sem jogos até ao dia em que defrontar o Bolton, Jorge Costa tem tempo livre de sobra para preparar o jogo com a equipa onde alinha o português Ricardo Vaz Tê, tendo no dia 20 a oportunidade de observar, in locco, o jogo entre o Arsenal e o Bolton, no Estádio Emirates. Será a única oportunidade da equipa técnica minhota se documentar ao vivo do valor do futuro adversário, actual penúltimo classificado na Premier League.


Lucas

"Braga vai dar-nos muitos problemas"

Ainda são frescas as memórias de Lucas sobre o Braga e nem mesmo a passagem do futebol português para o sérvio, onde ingressou no plantel do último adversário da equipa portuguesa no Grupo F, alertaram a opinião do ex-axadrezado Lucas, agora ao serviço do Estrela Vermelha, sobre a equipa de Jorge Costa. Depois de considerar tratar-se de um grupo "muito difícil" para todas as equipas e de eleger o Bayern de Munique como o principal candidato à passagem à ronda seguinte, considerou o médio que, nesta fase da competição, "não existem equipas fáceis". "Do que posso dizer do Estrela Vermelha é que vai ser bom defrontar equipas tão boas assim como voltar a Portugal a um clube e a um estádio que conheço bem e onde tenho bons amigos, como são os casos do João Pinto, Frechaut ou Carlos Fernandes", salientou Lucas. As eventuais apostas e comentários ao resultado do sorteio, segundo o jogador português, com os amigos do Braga, ficaram guardados para a noite de ontem, altura em que prometeu contactá-los para "começarem a atacar o reencontro", em vésperas do Natal. De resto, confessou o jogador português a alinhar na equipa de Belgrado, a hipótese de o Braga vir a ficar no mesmo grupo do Estrela Vermelha "foi por nós discutida desde que ultrapassámos a ronda anterior [n.d.r. eliminaram o Groclin, da Polónia]", para depois elogiar o valor da equipa de Jorge Costa. "Todos nós conhecemos o seu valor como equipa e como clube, sabemos que o Braga vai colocar-nos muitas dificuldades". Convidado a eleger favoritos à passagem à ronda seguinte, apenas um nome lhe surgiu: Bayern de Munique, considerando que depois "tudo pode acontecer" dado o valor aproximado das outras equipas do grupo. Uma afirmação que diz bem do equilíbrio que, ex-campeões alemães à parte, no grupo onde vai passar a competir a única equipa portuguesa que carimbou o passaporte para a fase de grupos.


Estrela de má memória na tarde de Stojkovic


epois de, na temporada anterior, o Braga ter deixado fugir a primeira tentativa de qualificação para a fase de grupos, empatando em casa com os escoceses do Hearts (2-2), após uma derrota (3-2) na primeira "mão", foi o Estrela Vermelha a cruzar-se na ambição minhota, com a equipa a passar com distinção no "Marakana" de Belgrado (0-0), adiando a decisão para Braga. Após Purovic ter inaugurado o marcador, Jaime empatou de livre perto do fim, num final de tarde em que Stojkovic passou de bestial a besta - foi o principal responsável pela qualificação sérvia com uma exibição espantosa - no segundo em que cruzou o relvado de dedo fálico erguido para a plateia, num gesto que provocou as agressões que se seguiram à entrada para o túnel. O defesa-central Nunes e o então director desportivo da SAD, Artur Monteiro, ficaram sob a alçada disciplinar da UEFA, num processo que acabou sem muitas faíscas para a formação minhota, apenas multada.


Gigante rejuvenescido e mortífero no ataque


O Bayern de Munique, um dos gigantes do futebol europeu, o clube com mais seguidores no futebol teutónico, volta a cruzar-se com uma equipa portuguesa; depois do Belenenses o colosso bávaro mede forças com o Braga. Um teste fortíssimo à capacidade minhota. Nem uma época de 2006/2007 verdadeiramente dantesca, que culminou com a queda para o quarto lugar e afastamento da liga milionária, abalou a energia de Franz Beckenbauer e Karl-Heinz Rummenigge, principais figuras do clube. Num ápice apareceram 67 milhões de euros para gastar em reforços e o Bayern está outra vez no "top". Lidera, com cinco pontos de avanço sobre o Karlsruher, na Bundesliga, tendo marcado em nove jogos 25 golos (média de 2,7 golos por jogo). Desses 25 golos, 16 foram marcados pela dupla atacante constituída por Luca Toni (oito golos) e Klose (outros oito) que custaram a módica quantia de 23 milhões de euros. O francês Ribéry, comprado ao Marselha por 25 milhões, é a grande figura da equipa, que perdeu para o Manchester United e por igual quantia o inglês Hargreaves, para além de terem saído Salihamidzic, Pizarro, Scholl (acabou a carreira), Karimi e Makaay. O núcleo defensivo (Kahn, Sagnol, Lúcio, Van Buyten, Demichelis e Lahm) foi mantido, o meio-campo recebeu Hamit Altintop e Zé Roberto, e o ataque reforçadíssimo. E aí está o Bayern pronto para assumir-se como principal favorito à conquista da Taça UEFA. Tem a palavra o Braga.^

Hitzfeld gosta de uma equipa de ataque


Ottmar Hitzfeld, treinador do ano em 1997 e 2001, não teve uma vida fácil na época passada. O Bayern acabou por não conseguir o apuramento para a Liga dos Campeões, e Hitzfeld procedeu a uma extensa renovação, essencialmente em tremos ofensivos. Makkay, Santa Cruz e Pizarro perderam espaço na equipa e foram dispensados. Podolski, melhor jogador jovem do Mundial'2006, foi o único a manter-se. O técnico de 56 anos, que esteve no clube bávaro entre 1998 e 2004, vencendo quatro campeonatos e uma Liga dos Campeões, pediu reforços para o ataque: Luca Toni e Klose já respondem com golos.


BAYERN DE MUNIQUE

Alas dinâmicos e interventivos


O Bayern de Munique aposta num "4x4x2" com Ribéry e Zé Roberto nas faixas, embora o brasileiro possa, também, jogar no meio. Dois jogadores fulcrais numa estratégia ofensiva que tem como objectivo central libertar os atacantes Luca Toni e Klose, sem esquecer ainda o poder do jovem Podolski.

O plantel


Kahn, Rensing e Dreher, guarda-redes; Sagnol, Ismael, Lúcio, Van Buyten, Lell, Demichelis, Hummels, Lahm e Jensen, defesas; Hamit Altintop, Van Bommel, Zé Roberto, Schweinsteiger, Ottl, Kroos, Ribéry e Sosa, médios; Luca Toni, Podolski, Schlaudraff e Klose, avançados.

Principais figuras: Kahn, Lúcio, Luca Toni, Klose e Ribéry.

Dados do clube


Fundação: 1900 Estádio: Allianz Arena
Presidente: Franz Beckenbauer Treinador: Ottmar Hitzfeld
Sítio: www.fcbayern.de
Palmarés: 20 campeonatos da Alemanha, 13 Taças da Alemanha, 4 Ligas (Taças) dos Campeões, 1 Taça das Taças , 1 Taça UEFA, 3 Supertaças da Alemanha, 2 Taças Intercontinentais
Calendário até jogo com o Braga: Bochum (fora, 20 de Outubro), Borússia Dortmund (fora, 27 de Outubro), Eintracht Frankfurt (casa, 3 de Novembro), Estugarda (fora, 10 de Novembro), Wolfsburgo (casa, 24 de Novembro).

Hitzfeld

"Grupo muito exigente"


Para Ottmar Hitzfeld, técnico do Bayern, não existem razões para embandeirar em arco em razão do resultado do sorteio que ditou o Grupo F. Segundo o técnico alemão, há mesmo razões para "ter cuidado" dada a "exigência" de que se reveste a competição. "Cabe-nos defrontar equipas boas e que praticam um futebol muito atraente, entendo, por isso, que se trata de um grupo muito exigente e que não é nada fácil. Teremos de ter muito cuidado", sublinhou Ottmar Hitzfeld que aspira a reconquistar o título para a equipa germânica esta temporada.

Crise no reino dos "trotters"

O Bolton já viveu melhores dias e a contestação ao trabalho do técnico Sammy Lee, antiga estrela do Liverpool, já começou. Os "trotters", que visitaram Guimarães em 2005, ocupam o indesejado penúltimo lugar na Premier League com os mesmos pontos do último, o Derby County. Um começo atribulado e bem distante do poderio recente, a que não é estranha a saída, na época passada, para o Newcastle, do treinador Sam Allardyce, que durante oito anos comandou os destinos da equipa dos arredores de Manchester, levando-a às taças europeias e batendo vários recordes. Com o atacante português Vaz Tê lesionado e afastado da competição até Dezembro e, por isso, fora das opções para o duelo com o Braga, o Bolton tem no francês Anelka, no grego Giannakopoulos e no senegalês Diouf, que recentemente renunciou à selecção, as principais figuras, sem esquecer os veteranos Ivan Campo, Gardner e Helguson. O guarda-redes finlandês Jaskelainen está magoado e é dúvida para Braga. Na ronda anterior o Bolton sentiu grandes dificuldades para bater o Rabotnicki, da Macedónia.


in ojogo online

JotaCC

#1
Dani Mallo fez tratamento
MADRID E JORGINHO REAVALIADOS

         
      
Dani Mallo, Lenny e Stélvio passaram, ontem de manhã, pelo Estádio AXA para tratarem as respectivas lesões.

Bastante interventivo no jogo de segunda-feira à noite, contra o Nacional da Madeira, o guarda-redes espanhol contraiu traumatismos nas duas mãos e, por precaução, foi mesmo submetido a um raios X, cujo resultado final lhe foi favorável.

O defesa Rodriguez já seguiu para o Peru, onde se juntará à sua selecção. Madrid e Jorginho são hoje reavaliados.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vaz Té: «Braga favorito se o jogo fosse em casa»
AVANÇADO DO BOLTON DEIXA AVISO AOS MINHOTOS
   
      
      
Ricardo Vaz Té, a recuperar de uma lesão, não vai defrontar o Sp. Braga no próximo dia 25, jogo referente à primeira eliminatória da Taça UEFA, mas o avançado do Bolton aproveita para deixar um aviso à formação minhota:

"O Bolton não está numa boa fase e o Braga seria favorito se o jogo fosse em Portugal. Mas a jogar em Inglaterra vai ser difícil", alertou.

E lamentou: "Seria muito bom defrontar uma equipa portuguesa na Taça UEFA, mas infelizmente não posso. Acho que vai ser um jogo interessante, pois o Sp. Braga joga bom futebol."

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lucas: «Vai ser um reencontro engraçado»
JOGADOR DO ESTRELA VERMELHA COMENTA JOGO COM SP. BRAGA

   
      
      
Lucas ficou satisfeito por o Estrela Vermelha fazer parte do grupo do Sp. Braga. "Vai ser um reencontro engraçado mas acima de tudo quero ganhar", disse o jogador da equipa de Belgrado à Rádio Renascença.

Lucas atribui ao Bayern Munique o principal "favoritismo" no grupo F da Taça UEFA mas acredita que pode haver surpresas.

"É favorito mas as coisas têm de ser demonstradas dentro de campo", disse.

O Sp. Braga-Estrela Vermelha está marcado para 19 de Dezembro, na última jornada do Grupo F.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Alonso suspenso dois jogos
EM CAUSA OS INCIDENTES NO REDUTO DO SP. BRAGA

   
      
      
O defesa Alonso e o médio Juliano, suspensos por dois e um jogo, respectivamente, vão falhar a recepção ao Sporting, na oitava jornada da Liga portuguesa.

Na origem dos castigos estão os incidentes ocorridos no final do encontro entre o Sporting de Braga e o Nacional, no qual os dois jogadores foram expulsos por palavras dirigidas ao árbitro lisboeta Pedro Proença.

Recorde-se que esta situação levou à saída do banco de suplentes do técnico do Nacional, Jokanovic.

Além de Alonso e Juliano, o bracarense César Peixoto também foi expulso por acumulação de amarelos, ficando afastado da partida com a Naval.

Foram ainda castigados com um jogo de suspensão, o defesa Marcelão, do Boavista, o médio Delfim, da Naval, e o avançado Matheus, do Vitória de Setúbal, que irá falhar o encontro da primeira mão da quarta eliminatória da Taça da Liga frente ao Benfica.
in record

JotaCC

«Sp. Braga vai sentir dificuldades em Inglaterra» (Vaz Tê)

Ricardo Vaz Tê está impossibilitado de defrontar o Sp. Braga no próximo dia 25, mas o avançado português do Bolton já deixou um aviso aos arsenalistas: «Em Portugal, seriam favorito. Em Inglaterra vai ser difícil».
Vaz Tê

«Seria muito bom defrontar uma equipa portuguesa na Taça UEFA, mas infelizmente não posso. Acho que vai ser um jogo interessante, pois o Sp. Braga é uma equipa que joga bom futebol», elogia Vaz Tê. «O Bolton não está numa boa fase e o Braga seria favorito se o jogo fosse em Portugal. Mas a jogar em Inglaterra vai ser difícil»,
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lúcio elogia Sp. Braga

O internacional brasileiro Lúcio, do Bayern, admite não conhecer em pormenor o Sp. Braga, mas os dois jogos com o Belenenses deixam o central de pé atrás com as equipas portuguesas.
Lúcio

«É uma grande equipa do futebol português, mas ainda não temos detalhes. Temos tempo para analisar o Sp. Braga. Como o Belenenses, tem muitos jogadores brasileiros com técnica e qualidade, o que vai dificultar o nosso trabalho», comentou Lúcio, em declarações à Renascença.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

«Não temos nada a perder», diz treinador do Aris

Dusan Bajevic aponta o Bayern como o grande favorito à conquista da Taça UEFA, pelo que antevê com naturalidade o domínio bávaro no Grupo F. O treinador do Aris Salónica, anfitrião do Sp. Braga a 6 de Dezembro, acredita na qualificação para a próxima fase.

«O Bayern é a melhor equipa da competição e vai comandar o nosso grupo. Não temos nada a perder. Vamos dar o nosso melhor e acredito que podemos conseguir a qualificação. Precisamos, no mínimo, de obter duas vitórias», afirmou Bajevic.

Dusan Bajevic, de 58 anos, vai reencontrar o Estrela Vermelha (de Lucas), equipa que orientou antes de rumar ao Aris.

in a bola

João-Braga

"Grupo complicado e muito forte"
O sorteio da fase de grupos da Taça UEFA ditou a presença da única equipa portuguesa em prova - Sp. Braga - no Grupo F, com adversários de peso: Bayern Munique, Bolton, Estrela Vermelha e Aris Salónica. O grupo é encarado por Jorge Costa como complicado e é um dos mais fortes da prova.

Complicado, muito forte, mas uma fase de grupos com um calendário que poderá ajudar às aspirações europeias. Depois de eliminar os suecos do Hammarby, o Sp. Braga vai defrontar o Bayern Munique, Bolton, Estrela Vermelha e o Aris Salónica na fase de grupos da Taça UEFA, num grupo que o técnico Jorge Costa considera "muito forte" e com uma dose de grande valor, entre adversários de respeito. O treinador admite que o caminho não será fácil, no entanto, recorda que o Sp. Braga é uma equipa motivada e experiente em termos de competições europeias.
"É um grupo complicado, o calendário nem por isso. É um grupo muito forte, mas é bom. É para isso que cá estamos, são estes os jogos que nós queremos fazer, são grandes jogos e, certamente, no final todos nós sairemos valorizados. A equipa deseja este tipo de jogos. E temos que aproveitar ao máximo a oportunidade que nos dão", revelou.

Jorge Costa lembrou que são três equipas apuradas e que, no ano passado, "com seis pontos o Sp. Braga esteve a dois minutos de ser eliminado na última jornada", por isso, o objectivo é somar sete pontos nesta fase de grupos: "acho que temos alguma hipótese apesar de estarmos entre equipas fortes. Vamos pensar jogo a jogo com calma e esperança de podermos dignificar mais uma vez o clube, a cidade e o país. E tentar passar à fase seguinte".
Destacando a moral da equipa e o percurso na Taça UEFA, Jorge Costa recorda que o Sp. Braga é já experiente no que toca aos confrontos europeus, daí que acredite em voos mais altos.
"O ano passado fizemos uma excelente campanha e  este ano partimos mais confiantes. Já sabemos o que é participar em provas europeias, portanto, estamos mais confiantes e mais fortes. E vamos dar o nosso melhor para tentar passar à fase seguinte", rematou.

Jogo com o Bayern "é especial"

Apesar de considerar todos os jogos decisivos nesta fase de grupos da Taça UEFA, Jorge Costa aponta como maior desafio o segundo jogo, em casa, à terceira jornada, frente ao Bayern Munique (dia 29 de Novembro).
"É um jogo especial, estamos a falar, provavelmente, da equipa mais forte da actualidade em termos europeus e será sempre um jogo especial. Mas se queremos passar à fase seguinte, teremos que encarar todos os jogos com a mesma atitude", frisou o técnico.
Do Grupo F, o Aris Salónica (Grécia) é apontado como o adversário mais acessível para o Sp. Braga, no entanto, Jorge Costa apresenta um discurso um tanto cauteloso: "na teoria é, mas é preciso lembrar que o Aris eliminou o Saragoza da competição que é só uma das equipas mais fortes de um dos campeonatos mais fortes, o espanhol".
Quanto à paragem logo à segunda jornada, o técnico diz ser "positivo", até porque, "o ano passado fomos os últimos a folgar e ficamos todos com o coração nas mãos à espera dos outros resultados. É positivo partindo do princípio de que iremos conseguir um bom resultado no primeiro jogo".

Colosso alemão do Bayern Munique no caminho do Sporting de Braga

A tarefa não será fácil. No caminho do Sporting de Braga na fase de grupos da Taça UEFA (Grupo F) está um dos candidatos favoritos à vitória da competição. Depois de ter eliminado o Belenenses, o colosso do Bayern Munique - líder do campeonato alemão - volta a estar no caminho de uma equipa portuguesa. Com argumentos de peso, como Franck Ribéry e Luca Toni, a equipa de Ottmar Hitzfeld tem dado provas de um excelente arranque de época e capacidade para lutar pela Bundesliga e pela Taça UEFA, troféu que conquistou em 1996.
Apesar do rótulo de favorito, o clube já veio a público serenar os ânimos: "a nossa experiência com o Belenenses diz-nos que não vai ser um passeio até Braga", comentou o director-geral Uli Hoeness, reforçando a ideia de que "não é um grupo fácil, temos de estar atentos".

in CM

João-Braga

Sp. Braga defronta Bayern na fase de grupos
O Sp. Braga, o único sobrevivente português na Taça UEFA, vai defrontar o Bayern de Munique, o Bolton Wanderers, o Estrela Vermelha de Belgrado e o Aris de Salónica na fase de grupos da competição. Esta fase disputa-se entre 25 de Outubro e 19 e 20 de Dezembro.


O Sp. Braga vai jogar com o Bayern de Munique na fase de grupos da Taça UEFA, isto depois de ser ter qualificado para esta fase após eliminar os suecos do Hammarby na ronda inicial da competição.

Para além de defrontar o "carrasco" do Belenenses na prova, a equipa bracarense terá ainda pela frente, no Grupo F, em que ficou integrado, os ingleses do Bolton Wanderers, os sérvios do Estrela Vermelha de Belgrado e os gregos do Aris de Salónica.

A 25 de Novembro, a equipa de Braga desloca-se ao terreno do Bolton Wanderers, descansando depois na segunda ronda da prova, a 8 de Novembro.

O Sp. Braga regressa a esta competição a 29 de Novembro com uma recepção ao Bayern de Munique, deslocando-se depois ao reduto do Aris de Salónica, a 5 ou 6 de Dezembro.

Na última jornada da competição, os bracarenses recebem os sérvios do Estrela Vermelha de Belgrado, a 19 e 20 de Dezembro.

in tsf

João-Braga

Bayern de Munique joga em Braga

O Bayern de Munique é um dos adversários do Sporting de Braga na fase de grupos da Taça UEFA. Os outros são o Bolton, de Inglaterra; o Estrela Vermelha, da Sérvia; e o Aris Salónica, da Grécia.

in DM

João-Braga

Um sorteio pouco simpático

Osorteio da fase de grupos da Taça UEFA 2007/08, ontem realizado em Nyon (Suíça), não foi simpático para o Braga. Aos minhotos saiu o grande favorito à vitória, o Bayern Munique, que voltará a Portugal depois de ter afastado o Belenenses na primeira eliminatória. Bolton Wanderers (Inglaterra), de Ricardo Vaz Tê, Estrela Vermelha (Sérvia), de Lucas, e Aris Salónica (Grécia) completam o lote de adversários com quem os bracarenses discutirão os três primeiros lugares e o apuramento no Grupo F.

Se o sorteio colocou o único representante português nesta fase num dos grupos mais fortes, também a ordem dos jogos - dois em casa e dois fora - não foi favorável à equipa de Jorge Costa.

Os bracarenses começam a segunda participação na fase de grupos com uma deslocação ao campo do Bolton, no próximo dia 25. A época não está a correr bem à equipa do internacional sub-21 português Ricardo Vaz Tê - é penúltimo classificado na Primeira Liga Inglesa, com uma vitória e dois empates em nove jornadas. -, mas o Bolton possui jogadores de craveira mundial, como o francês Anelka e o senegalês Diouf. O Bolton jogou na época 2005/06 com outra equipa minhota, o Guimarães, tendo ganho na Cidade Berço, por 1-0, golo de… Ricardo Vaz Tê.

Seguem-se a recepção aos alemães do Bayern Munique, 29 de Novembro, e a visita aos gregos do Aris Salónica. O poder do colosso alemão é por todos reconhecido - gastaram quase 80 milhões de euros em reforços como Ribéry, Toni, Zé Roberto e Klose. Já o Aris, onde alinha o central brasileiro Ronaldo, ex-jogador do Benfica, não apresenta nenhum craque. Mas o sérvio Dusan Bajevic, que viveu dias de glória à frente do Olympiacos, montou uma equipa muito competitiva. Que o diga o Saragoça, a vítima do Aris na primeira eliminatória.

Depois de três jogos complicados, o Braga finaliza com o Estrela Vermelha, em casa, a 19 de Dezembro. Os bracarenses correm o risco de chegar ao último jogo já com o destino traçado ou, então, com a possibilidade de jogar a continuidade na competição frente aos adeptos.

Jorge Costa admitiu tratar-se de "um grupo muito forte e complicado. O calendário nem por isso". "Quem anda na Taça UEFA e na alta roda do futebol europeu deseja este tipo de jogos. São adversários que merecem todo o respeito, mas a ambição bracarense é a de lutar pela passagem", salientou, acrescentando "Vamos pensar jogo a jogo, com calma, com esperança de poder dignificar, mais uma vez, o clube, a cidade e o país".

Jorge Costa lembrou ainda que o Braga já não é "novato" nas andanças europeias e destacou a recepção ao Bayern Munique. "É um jogo especial, porque se trata, provavelmente, da equipa mais forte da actualidades em termos europeus", concluiu.

Também o médio Lucas, do Estrela Vermelha, atribuiu o favoritismo aos alemães. "O Bayern Munique é favorito, mas terá de o confirmar em campo", disse Lucas, contente por voltar a Portugal e reencontrar os amigos do Braga. "Vai ser giro. É sempre bom encontrar os amigos que tenho no Braga. Será um reencontro engraçado, mas o mais importante é ganhar o jogo", disse o ex-jogador do Boavista à Rádio Renascença.

Nos restantes grupos, o realce vai para o confronto entre o Panathinaikos, que é treinado por José Peseiro, e o Atlético de Madrid, onde alinham Simão, Maniche e Zé Castro. Nuno Valente (Everton), Geraldo e Manu (AEK), Lourenço (Panionios), Filipe da Costa (Larissa), Feliciano Condesso (Villarreal), Ricardo Rocha (Tottenham) e Carlitos (Basileia) são os outros jogadores portugueses ainda em competição.

in JN

João-Braga

Braga recebe a visita do Bayern de Munique

A caminhada do Sporting de Braga rumo aos 16 avos-de-final da Taça UEFA terá como principais obstáculos os alemães do Bayern de Munique e os ingleses do Bolton. Adversários que os bracarenses - o único representante português - irão encontrar nos seus dois primeiros jogos, a realizar a 25 deste mês (visita o Bolton) e 29 de Novembro (recebe a equipa que eliminou o Belenenses).

Os gregos do Aris Salónica e o Estrela Vermelha, campeões sérvios, são os outros concorrentes do Braga a um dos três lugares que dá acesso à próxima fase. O sorteio do calendário ditou que a equipa minhota, além de receber o Bayern de Munique, jogue também na condição de visitado com Estrela Vermelha (19 Dezembro). Inglaterra e Grécia (6 de Dezembro) são os compromissos fora.

"É um grupo complicado, muito forte, mas é para isso que cá estamos. Queremos e gostamos de disputar os grandes jogos, pois no final todos sairemos valorizados. Temos de aproveitar ao máximo a oportunidade que nos deram", comentou Jorge Costa, assegurando que o Braga vai jogar para a qualificação. E as contas até já estão feitas: "Não sei se seis pontos serão suficientes para a qualificação, mas sete penso que sim."|

in DN

João-Braga

Bayern no caminho do Braga

O Sp. Braga, único representante português ainda em prova na Taça UEFA, vai defrontar FC Bayern München, Bolton Wanderers FC, FK Crvena Zvezda (Estrela Vermelha) e Aris Thessaloniki FC na fase de grupos. O sorteio que decorreu esta terça-feira na sede da UEFA, em Nyon, ditou que os bracarenses vão integrar o Grupo F.

Embates lusos
Os comandados de Jorge Costa integram assim um dos agrupamentos mais fortes desta fase, que inclui o Bayern, responsável pela eliminação do Belenenses na ronda anterior. De resto, os minhotos medirão forças com os ingleses do Bolton (onde actua Ricardo Vaz Té), com o Estrela Vermelha de Lucas e com os gregos do Aris de Salónica. Já o Club Atlético de Madrid, onde evoluem Simão, Maniche e Zé Castro, terá a companhia de Panathinaikos FC (orientado por José Peseiro), FC Lokomotiv Moskva, FC København e Aberdeen FC no Grupo B. O Tottenham Hotspur FC de Ricardo Rocha vai enfrentar o RSC Anderlecht, Getafe CF, Hapoel Tel-Aviv FC e Aalborg BK no Grupo G, ao passo que o FC Basel 1893 de Carlitos medirá forças com Hamburger SV, Stade Rennais FC, NK Dinamo Zagreb e SK Brann no Grupo D.

Vitórias expressivas

A primeira eliminatória da competição ficou concluída na quinta-feira, com as habituais doses de vitórias expressivas, prolongamentos emocionantes e "tomba-gigantes". O FC Spartak Moskva e o FC Basel 1893 (onde alinha Carlitos) fazem, certamente, parte da primeira categoria, ao conseguirem triunfos totais por 8-1 frente ao BK Häcken e ao FK Sarajevo, respectivamente, pese embora não tenham sido os resultados mais volumosos da primeira eliminatória. Essa honra pertenceu ao Atlético de Madrid, que marcou nove golos sem resposta aos turcos do Kayseri Erciyesspor.

Calendário

A Sérvia é um dos 21 países ainda com representantes em competição, enquanto, em igual fase da época passada, eram 19 as federações nacionais com clubes envolvidos, pese embora a Grécia marque presença com um contingente de cinco formações. Uma vez que os grupos não poderão integrar clubes da mesma federação e há ainda condicionantes como encontros na mesma cidade e questões climatéricas, após a conclusão do sorteio dos grupos um computador produzirá o calendário dos jogos prevendo todas essas situações. Cada clube efectuará dois encontros em casa e outros tantos fora, nas seguintes datas: 25 Outubro, 8 Novembro, 29 Novembro, 05/06 Dezembro e 19/20 Dezembro.

Formato
Os vencedores, segundos e terceiros classificados de cada grupo qualificam-se para os 16-avos-de-final, onde se juntarão aos terceiros classificados de cada grupo da UEFA Champions League. A partir daqui prosseguirá o formato tradicional de eliminatórias a duas mãos, com excepção da final de Manchester.

in uefa

João-Braga

Sp. Braga defronta Bayern Munique

        Equipa alemã é uma das favoritas à conquista da Taça UEFA

        O Sporting de Braga foi hoje integrado no grupo F da Taça UEFA em futebol, onde vai defrontar os alemães do Bayern Munique, os ingleses do Bolton Wanderers, os sérvios do Estrela Vermelha e os gregos do Aris Salónica.

   O sorteio, realizado hoje na sede da UEFA em Nyon, Suíça, ditou que a equipa "arsenalista" defronte a formação com maior favoritismo à conquista do troféu, o Bayern, que na ronda anterior afastou o Belenenses.

A fase de grupos da competição tem início a 25 de Outubro, com a disputa da primeira jornada, e encerra a 20 de Dezembro, dia em que se disputará a quinta e última jornada.

Seguem para os 16/avos-de-final, que se disputam a 13 e 21 de Fevereiro de 2008, os três primeiros classificados de cada um dos oito grupos, juntando-se a estes as oito equipas provenientes da Liga dos Campeões.

in SIC/LUSA

João-Braga

Anelka quer vencer Braga
O avançado do Bolton, Nicolas Anelka, já definiu os seus objectivos para a fase de grupos da Taça UEFA, sendo um deles vencer o Sporting de Braga em Londres.

No dia 29 de Novembro, o Bolton recebe no Reebok Stadium a equipa de Jorge Costa. Anelka quer vencer, não só esta partida, mas todas que a sua equipa irá disputar em casa. "Não há jogos fáceis nesta fase da competição. O objectivo é vencer os jogos em casa e pontuar fora. Devemos ser capazes de derrotar o Braga e o Aris e somar pelo menos um ponto em Munique ou em Belgrado", revelou o avançado francês.



Jorge Costa: "É um grupo complicado"
O treinador dos "Arsenalistas" já comentou o sorteio referente à fase de grupos da Taça UEFA, onde calhou em "sorte" ao Sp.Braga equipas complicadas como o Bayern Munique, Bolton e Estrela Vermelha.

"É um grupo complicado, o calendário nem por isso, mas o grupo é muito forte. É para isso que cá estamos. São estes os jogos que queremos fazer. Quem anda na Taça UEFA e na alta roda do futebol europeu deseja este tipo de jogos."



Braga integrado no grupo F juntamente com Bayern Munique
O Sporting de Braga foi hoje integrado no grupo F da Taça UEFA, onde vai defrontar os alemães do Bayern Munique, os ingleses do Bolton Wanderers, os sérvios do Estrela Vermelha e os gregos do Aris Salónica.

O sorteio, realizado hoje na sede da UEFA em Nyon, Suíça, ditou que a equipa "arsenalista" defronte a formação com maior favoritismo à conquista do troféu, o Bayern, que na ronda anterior afastou o Belenenses.

A fase de grupos da competição tem início a 25 de Outubro, com a disputa da primeira jornada, e encerra a 20 de Dezembro, dia em que se disputará a quinta e última jornada.

Seguem para os 16/avos-de-final, que se disputam a 13 e 21 de Fevereiro de 2008, os três primeiros classificados de cada um dos oito grupos, juntando-se a estes as oito equipas provenientes da Liga dos Campeões.

in Infordesporto

João-Braga

Rodriguez na selecção: «Não disputei último jogo do Sp. Braga por decisão do técnico»

Rodriguez foi convocado para a selecção do Perú apesar de estar parado há cerca de três semanas, devido a uma lesão nos gémeos. A chamada do defesa causou alguma estranheza, face a este cenário, mas a verdade é que o jogador já se apresentou na concentração e garante mesmo que estava apto para defrontar o Nacional da Madeira, na última jornada.

«Estou totalmente recuperado. Tenho alta do meu clube e agora tenho de trabalhar no duro, na selecção, para ganhar um lugar na equipa. Não disputei último jogo do Sp. Braga por decisão do técnico, mas estava apto. Sinto-me bem para jogar porque, felizmente, as lesões já ficaram para trás», afirmou o central, à chegada ao país, em declarações reproduzidas pelo jornal El Bocón.



Taça UEFA: «É um grupo complicado e muito forte», diz Jorge Costa

O treinador do Sporting de Braga, Jorge Costa, classificou hoje como forte o grupo em que a sua equipa ficou inserida na fase de grupos da Taça UEFA em conjunto com o Bayern Munique, o Bolton, o Estrela Vermelha e o Aris Salónica.

Após derrotar os suecos do Hammarby, com 5-2 no agregado das duas mãos, Jorge Costa reconhece agora, após o sorteio, que lhe calhou em sorte um grupo «complicado e muito forte», mas com algumas hipóteses de apuramento num calendário que, para o treinador bracarense, acaba por não ser assim tão mau.

Na conferência de imprensa realizada em Braga, o técnico lembrou que «são apuradas três equipas» e que o Sp. Braga, «no ano passado, com seis pontos, esteve a dois minutos de estar eliminado na última jornada», pelo que o importante é alcançar os sete pontos nesta fase de grupos.

No que toca ao Bayern Munique, o adversário mais sonante do grupo, Jorge Costa afirma que «é um jogo especial, porque se trata, provavelmente, da equipa mais forte da actualidade em termos europeus».

No entanto, Jorge Costa é cauteloso. «Vamos pensar jogo a jogo, com calma, com esperança de poder dignificar, mais uma vez, o clube, a cidade e o país, e tentar passar à fase seguinte», afirmou. «Já sabemos o que é participar nas provas europeias, estamos mais confiantes, mais fortes e vamos certamente dar o melhor e tentar passar à fase seguinte», afiançou, por fim, o técnico bracarense.



Os adversários do Sp. Braga: Aris motiva o regresso à Grécia, 40 anos depois da estreia

O Aris de Salónica surgiu no último pote para este sorteio da fase de grupos da Taça UEFA, mas não pode ser encarado como um adversário perfeitamente acessível para o Sporting de Braga. A equipa portuguesa vai regressar à Grécia mais de quarenta anos depois da estreia nas competições europeias, em Atenas. Na temporada 1966/67, os minhotos deslocaram-se ao reduto do AEK, em jogo da Taça das Taças, e venceram pela margem mínima (1-0). Em Braga, a equipa voltou a vencer (3-2), mas viria a ser eliminada logo a seguir pelo Vasas de Gyor.

No regresso simbólico à Grécia, o Sporting de Braga terá o público como principal obstáculo a um resultado positivo. O Aris costuma tirar o máximo partido do inferno de Salónica, assumindo-se como um adversários extremamente mais complicado em casa que na condição de visitante. A deslocação a terras helénicas está marcada para 6 de Dezembro.

Equipa do meio da tabela do campeonato grego, onde ocupa actualmente a 8ª posição, o Aris de Salónica conta com vários nomes conhecidos dos adeptos portugueses. Paulo Costa, antigo internacional nas camadas jovens da selecção lusa, abandonou o clube neste defeso, mas ainda resistem Ronaldo (central brasileiro que passou pelo Benfica), Ronald Garcia (médio que passou por Alverca e Benfica) e Koke (avançado que representou o Sporting). O adversário do Sp. Braga contratou ainda dois brasileiros oriundos do futebol português: Siston (ex-Santa Clara) e Anderson Costa (ex-V. Guimarães).

Palmarés (entre parênteses o último título ganho):

3 Campeonatos da Grécia (1946)
1 Taça da Grécia (1970)

Plantel 2007/08:

Guarda-redes

Kostas Chalkias
Marian Kelemen
Karatziovalis
Kiriakos Stratilatis

Defesas
Darcy Neto
Kouloucheris
A. Papadopoulos
Ronaldo
T. Papadopoulos
Nikos Karabelas
Marco Aurélio
Georgios Koltsidas
Athanasios Prittas
Kristi Vangeli
Spiros Gogolos

Médios
Orlandi
Kostas Nebegleras
Toni Calvo
Ronald Garcia
Diogo Siston
Jonan
Vladimir Ivić
Tasos Kiriakos

Avançados
Anderson Costa
Koke
Felipe Huerta
Papazoglou
Javito
Gougoulias

Treinador
Dusan Bajevic



Os adversários do Sp. Braga: E. Vermelha regressa com Lucas mas sem Stojkovic e Purovic

O Estrela Vermelha assume-se como uma espinha encravada na afirmação europeia do Sporting de Braga. A formação sérvia encontrou-se com os arsenalistas no caminho para a fase de grupos da Taça UEFA, em 2005, e logrou ser feliz no Minho. A equipa então orientada por Jesualdo Ferreira teve de adiar a sua progressão na prova e espera agora vingar-se, já na fase de grupos.

História potência do futebol sérvio, o Estrela Vermelha funciona como uma produção contínua de novos talentos. Em 2005, por exemplo, dois actuais jogadores do Sporting começavam a dar os primeiros passos. Em Braga, depois do empate a zero em Belgrado, o Estrela garantiu a passagem à próxima fase com enormes contributos do guarda-redes Stojkovic e do avançado Purovic, autor do golo na «pedreira» (1-1).

Em constante renovação, o adversário do Sp. Braga continua a ser o clube mais popular do futebol sérvio, apesar da actual supremacia do rival Partizan. No campeonato local, o Estrela Vermelha está no 4º lugar, com 13 pontos, a sete do líder Partizan. Na Europa, a equipa começou por tentar o apuramento para a Liga dos Campeões mas, depois de ter ultrapassado o Levadia, acabou por ser afastada pelo Glasgow Rangers, com apenas um golo marcado pelos escoceses nos dois jogos (0-0 e 1-0).

Remetido para a Taça UEFA, o Estrela Vermelha teve o Groclin (Polónia) como adversário para chegar à fase de grupos e garantiu dois triunfos pela margem mínima. Lucas, médio português oriundo do Boavista, tem sido um elemento importante no sector intermediário da equipa.

Palmarés (entre parênteses o último título ganho):

1 Taça dos Campeões Europeus (1991)
1 Taça Intercontinental (1991)
25 Campeonatos nacionais (2007)
22 Taças nacionais (2007)

Plantel 2007/08:

Guarda-redes

Ivan Ranđelović
Sasa Radivojevic
Zoran Banović

Defesas

Aleksandar Pantic
Dusan Andjelkovic
Milos Bajalica
Bojan Miladinović
Djordje Tutoric
Grzegorz Bronowicki
Ibrahim Gueye
Vladimir Djordjevic

Médios

Nikola Trajković
Du¿an Basta
Igor Burzanovic
Nenad Milijas
Dejan Milovanović
Ognjen Koroman
Marko Perović
Aleksandar Trisovic
Mauricio Alejandro Molina
Dragan Stancic
Segundo Castillo
Lucas

Avançados

Milanko Ra¿ković
Hernan Barcos
Nenad Jestrovic
Franklin Salas
Filip Djordjevic

Treinador

Dusan Kosanovic



UEFA: Sp. Braga recebe o Bayern e estreia-se em Bolton

O Sp. Braga estreia-se na fase de grupos da edição deste ano da Taça UEFA a 25 de Outubro no Reebok Stadium frente ao Bolton, equipa do português Ricardo Vaz Tê. Segue-se o grande jogo da campanha bracarense, a 29 de Novembro, com a recepção ao colosso alemão Bayern de Munique, que se volta a cruzar com uma equipa portuguesa, depois de ter eliminado o Belenenses.

O percurso europeu continua a 6 de Dezembro, na Grécia, frente à equipa teoricamente mais acessível, o Aris Salónica, terminando a 19 de Dezembro em Braga, frente ao Estrela Vermelha de Lucas. A única equipa portuguesa em competição não joga assim na segunda jornada do Grupo F.

Bolton-Braga, 25 de Outubro
Sp. Braga-Bayern, 29 de Novembro
Aris Salónica-Sp. Braga, 6 de Dezembro
Sp. Braga-E. Vermelha, 19 de Dezembro



Os adversários do Sp. Braga: Bolton em novo vira minhoto sem Vaz Tê

O Bolton Wanderers regressa ao Minho, onde defrontou o Vitória de Guimarães na fase de grupos da Taça UEFA, em 2005/06. Adversário complicado para o Sporting de Braga, normalmente associado ao nome do português Ricardo Vaz Tê, o Bolton apresenta-se como uma equipa com valor semelhante aos arsenalistas e idêntica experiência nas competições europeias.

A formação britânica estará privada de Vaz Tê durante largo período, devido a uma grave lesão no joelho, mas conta com nomes bem conhecidos como Giannakopoulos, Wilhelmsson, El Hadji Diouf ou Nicolas Anelka. A 24 Novembro de 2005, no último encontro do Bolton com equipas portugueses, o Estádio D. Afonso Henriques foi palco do precioso empate com o V. Guimarães. Saganowski colocou os locais em vantagem mas Vaz Tê saltou do banco para garantir um ponto pouco depois. Os ingleses seguiriam em frente, na estreia na Taça UEFA.

Apesar da forte aposta no mercado, o Bolton Wanderers teve um arranque sem grande brilho na Premier League e encontra-se numa posição modesta. Num campeonato com vinte equipas, o adversário do Sp. Braga ocupa a 19ª posição, com os mesmos cinco pontos que o «lanterna vermelha» Derby County e menos 17 (!) que o líder Arsenal.

O Sp. Braga irá defrontar o Bolton no Reebok Stadium, na 1ª jornada do Grupo F, em encontro marcado para o dia 25 de Outubro.

Palmarés (entre parênteses o último título ganho):

4 Taças de Inglaterra (1958)
1 Charity Shield (1958)

Plantel 2007/08:


Guarda-redes
Ian Walker
Jussi Jaaskelainen
Ali Al Habsi

Defesas
Nicky Hunt
Jlloyd Samuel
Abdoulaye Meïté
Cid
Lubomir Michalik
Andrew O¿Brien
Ivan Campo

Médios
Kevin Nolan
Gary Speed
Giannakopoulos
Wilhelmsson
Ricardo Gardner
Andranik Teymourian
Danny Guthrie
Mikel Alonso
Gavin Mccann
Blerim Dzemaili
Joey O¿Brien

Avançados
Heiðar Helguson
Kevin Davies
Ricardo Vaz Te
El Hadji Diouf
Daniel Braaten
Zoltan Harsanyi
James Sinclair
Nicolas Anelka

Treinador

Sammy Lee



Os adversários do Sp. Braga: Bayern de Munique, uma vez mais

O Bayern de Munique volta a cruzar-se com uma equipa portuguesa, depois de ter eliminado o Belenenses para chegar à fase de grupos da Taça UEFA. O seu poderio afasta a necessidade de apresentações, bem como os dois jogos realizados frente à formação do Restelo, onde a abnegação lusa foi insuficiente para contrariar as credenciais bávaras. Vitória em solo alemão (1-0) e novo triunfo no Restelo (0-2), para selar o apuramento.

Depois do modesto quarto lugar na última edição do campeonato alemão, o Bayern de Munique procura recuperar a imagem forte e conta com argumentos de peso para o fazer. Franck Ribéry e Luca Toni foram dois reforços escolhidos com critério para reforçar um plantel de luxo, com capacidade para lutar pelo título da Taça UEFA e pelo campeonato germânico.

Para já, a equipa de Ottmar Hitzfeld está a atingir todos os objectivos propostos, seguindo em frente da prova europeia apesar da oposição do Belenenses e encontrando-se na primeira posição da Bundesliga, com 23 pontos em 9 jogos e uma vantagem de cinco pontos sobre o segundo classificado, o Karlsruher.

Palmarés (entre parênteses o último título ganho):

20 campeonatos nacionais (2006)
13 Taças da Alemanha (2006)
4 Liga dos Campeões (2001)
1 Taça das Taças (1967)
1 Taça UEFA (1996)
2 Taça Intercontinental (2001)

Plantel 2007/08:

Guarda-redes

Oliver Kahn
Michael Rensing
Bernd Dreher

Defesas
Willy Sagnol
Lucio
Daniel van Buyten
Martin Demichelis
Philipp Lahm
Marcell Jansen
Valerien Ismael
Christian Lell
Mats Hummels

Médios

Franck Ribéry
Hamit Altintop
Zé Roberto
Andreas Ottl
Mark van Bommel
José Ernesto Sosa
Bastian Schweinsteiger
Stephan Fürstner
Toni Kroos

Avançados
Luca Toni
Lukas Podolski
Miroslav Klose
Jan Schlaudraff

Treinador

Ottmar Hitzfeld

in maisfutebol


João-Braga

Alonso suspenso por dois jogos e Juliano por um falham Sporting
O defesa Alonso e o médio Juliano, suspensos hoje por dois e um jogo, respectivamente, vão falhar a recepção do Nacional da Madeira ao Sporting, na oitava jornada da Liga portuguesa de futebol

No final do encontro entre o Sporting de Braga e o clube insular, os dois jogadores foram expulsos por palavras dirigidas ao árbitro lisboeta Pedro Proença, uma situação que levou à saída do banco de suplentes do técnico do Nacional da Madeira, Jokanovic.

Além destes dois jogadores, também o bracarense César Peixoto foi expulso por acumulação de amarelos, ficando afastado da partida com a Naval 1º de Maio.

Também foram suspensos por um encontro o defesa Marcelão, do Boavista, o médio Delfim, da Naval 1º de Maio, e o avançado Matheus, do Vitória de Setúbal, que irá falhar o encontro da primeira mão da quarta eliminatória da Taça da Liga frente ao Benfica.


Lista de castigos:

LIGA
- 2 jogos:

Alonso (Nacional da Madeira)
- 1 jogo:
Marcelão (Boavista)
Matheus (Vitória Setúbal)
Juliano (Nacional Madeira)
César Peixoto (Sporting Braga)
Delfim (Naval 1º Maio)

LIGA DE HONRA
- 2 jogos:
Edu Sousa (Trofense)
- 1 jogo:
Dorival (Estoril-Praia)

in LUSA/SOL