News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Futebol e regionalização

Started by antimouros, 22 de September de 2007, 11:06

Previous topic - Next topic

antimouros

"Pinto da Costa esteve, ontem, em Freamunde, na inauguração das novas instalações da Casa do FC Porto desta freguesia de Paços de Ferreira. Apesar da insistência, o presidente portista não quis falar aos jornalistas, evitando assim algumas perguntas sobre a actualidade desportiva como por exemplo a saída de José Mourinho do Chelsea ou o castigo aplicado a Scolari, na sequência de uma atitude irreflectida do seleccionador no final do Portugal-Sérvia e em defesa de um jogador do FC Porto. Porém, e bem à sua imagem, Pinto da Costa não perdeu a oportunidade de deixar algumas bicadas no ar, mas fê-lo apenas no discurso que proferiu quando foi recebido na Casa da Cultura de Freamunde.

"O FC Porto é um grande clube mundial, mas mais do que isso é um símbolo de uma região. Há pessoas responsáveis neste País que em certas alturas prometem muito mas vão sempre adiando a regionalização e é com enorme respeito que vejo que apenas o FC Porto ainda não se rendeu a essa questão. É essa a luta que temos de ter", atirou o presidente, ao que se seguiu uma enorme salva de palmas pelas centenas de pessoas que o ouviam atentamente no auditório Fernando Santos, na Casa da Cultura de Freamunde.

Noutro âmbito, Pinto da Costa ainda enalteceu o facto de a região visitada ser cada vez mais azul e branca. "Há muitos anos, esta era uma terra da cor destas cadeiras [n.d.r.: vermelhas], mas agora os jovens daqui são, na sua maioria, da cor daquela bandeira", disse apontando para a bandeira azul de Freamunde.

De resto, nesta sua passagem pelo município de Paços de Ferreira, ainda desterrou a placa que marca a inauguração da casa portista de Freamunde, seguindo depois para um jantar que não se iniciou sem que o presidente se tenha disponibilizado para uma concorrida sessão de autógrafos."


http://www.record.pt/noticia.asp?id=758785&idCanal=17

Olho Vivo

#1
Não creio que o propósito do anti-mouros fosse esse, mas servirá este tópico para discutir a relação do futebol com a descentralização. Serviria a regionalização o interesse do futebol, encarado na sua globalidade?

De resto, não creio que o interesse de Pinto da Costa na regionalização tenha a ver com um esforço genuíno no sentido de um maior equilíbrio competitivo... mas é apenas uma frente da sua luta de galos com os seus adversários da capital...

Manuel Pereira

Também não me parece que o antimuoros esteja genuinamente pela regionalização.
Parece que esta mais por uma dicotomia Porto - Lisboa.
Para Braga e para nós braguistas não ganhamos muito em ptentar passar esta luta de duas cidades para uma luta de três cidades. Podemos pelo contrário liderar "a revolota conta este estado de coisas". E nesta medida fazer frente comum com Setubalenses, Aveirenses, Leixonenses e por ai a diante.
E tal como o A B C liderou o crescimento do andebol nacional, podemos ser a base de um aumento muito significativo da competitividade da liga portuguesa.

Saudações braguistas