News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 22/09

Started by JotaCC, 22 de September de 2007, 09:14

Previous topic - Next topic

JotaCC

António Salvador
"Não me vou recandidatar pois cumpri a minha missão"


A Assembleia Geral que se realizou na sede da Associação de Futebol de Braga tinha como propósito analisar as contas do Braga, mas depressa tudo passou para segundo plano, devido a... António Salvador. Antes de partir para a Suécia, na véspera do jogo com o Hammarby, o dirigente prometeu que iria pronunciar-se na reunião magna sobre a possibilidade de se recandidatar ou não e cumpriu com a palavra. "A minha missão está cumprida. Há muitos bracarenses com competência para continuar esta obra. O grande trabalho está feito. Não me vou recandidatar, pois a minha missão está cumprida. Apoiarei sem reservas uma candidatura credível", indicou, embora avisando que se manterá bem atento até às eleições. "Não deixarei que o aventureirismo faça cair o clube e comprometa tudo o que de bom foi feito. Apoiarei sem reservas uma alternativa credível. Deixo aos vindouros o próximo desafio importante do clube, que é a construção do Centro Desportivo de Alto Rendimento", precisou.

Enquanto escutava apelos dos associados, no sentido de reconsiderar a sua decisão, Salvador deixou ainda a garantia de que não passará o testemunho a qualquer um. "Não deixarei que o aventureirismo faça cair tudo o quer de bom foi feito", repetiu, embora sem esclarecer esse tal combate. "Quem vier para cá terá de trabalhar com o mesmo amor e paixão que nós tivemos, mas estou ciente de que o clube não pode cair num vazio", observou, manifestando-se depois optimista para o jogo de amanhã, com o Benfica. "É verdade que não estamos satisfeitos com a derrota na Suécia, mas isso vai ser invertido já no domingo, pois temos grandes jogadores, com um grande líder para dar a volta", testemunhou.

Quanto ao relatório e contas do clube referente a 2006/07, apresentou um resultado líquido negativo de 40.430 euros; já o orçamento para 2007/2008 prevê como resultados operacionais 388.654 euros. Ambos foram aprovados por unanimidade, assim como os pareceres do Conselho Fiscal.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Jair Baylón chega à FIFA

É uma novela que já vem desde Julho e que já teve alguns episódios rocambolescos e até algumas mentiras pelo meio, com o emblema minhoto a sair amplamente prejudicado ao ver-se na obrigação de não poder inscrever o avançado na Liga e na UEFA, com todos as implicações negativas que isso determina para um jogador que é, ao mesmo tempo, um activo da SAD e que, por estar sem competir, tende a desvalorizar.

Na base da questão, agora que os efeitos nefastos do sismo que abalou o Peru já se esgotaram e a federação deixou de estar encerrada e sem serviço de secretaria, como chegou a ser aventado como justificação para a não emissão do documento internacional do jogador, sobressaiu a questão financeira, ou seja, o Alianza de Lima surgiu há cerca de duas semanas com exigências financeiras para justificar a retenção da autorização de cedência do certificado internacional do jogador. A questão, que nesta fase é do foro jurídico, deriva do facto do clube peruano reclamar direitos de formação sobre um jogador que diz estar ao serviço do maior clube peruano como "afiliado", contrapondo o Braga, que diz desconhecer o que quer dizer a direcção do emblema de Lima com a designação, que o primeiro contrato profissional do jogador foi o que rubricou com a SAD minhota.

No meio de tudo isto está a federação peruana, sem condições processuais para emitir o respectivo certificado internacional, como constatou a SAD na semana passada, quando foi informada de tudo pela federação portuguesa, uma vez que esse tipo de documentos transita de federação para federação. Em face disto, a SAD avançou de imediato com uma exposição para a FIFA, no sentido de obter desta um certificado internacional provisório que permita, finalmente, que o jogador se estreie em jogos oficiais pelo Braga, para já apenas nas competições internas, já que para a UEFA o período para novas inscrições só reabre em Janeiro de 2008. Confiante que a respectiva comissão de apelo vai ser sensível às necessidades do clube, a SAD espera obter uma resposta no mais curto prazo de tempo, libertando assim um jogador que poderá vir a ser um precioso trunfo para o que resta da temporada.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Benfica abriu o apetite à hora do almoço

Regressados a Portugal na madrugada de ontem (3h30), depois uma jornada europeia azarada na Suécia, os profissionais do Braga pernoitaram juntos numa unidade hoteleira e às 12h00, em ponto, já pisavam os relvados de apoio do Estádio Municipal, apontando baterias na direcção do Benfica. O treino foi naturalmente menos puxado para os mais utilizados, especialmente para os que entraram em acção contra o Hammarby, mas era essencial não parar, pois a recepção à equipa da Luz é já amanhã. Enquanto duraram os 15 minutos exclusivos para repórteres de imagem e fotojornalistas, foi possível verificar que o quadro clínico dos minhotos se mantém inalterável, com Rodriguez parado e João Tomás, Paulo Santos e Bruno Tiago condicionados, sendo todos baixas certas. Curiosamente, Jorge Costa fez questão de conversar com este grupo logo no começo do treino, que também ficou marcado pelo regresso de Vítor Hugo, oriundo dos Sub-20.
 

João Pinto reaparece hoje

Dispensado pela equipa técnica para resolver assuntos do foro pessoal, João Pinto não participou no treino, a exemplo de Rodriguez. O médio-ofensivo não poderá alinhar na próxima jornada do campeonato, frente ao Benfica, pois terá de cumprir um jogo de castigo em virtude de ter sido expulso em Setúbal, mas esta manhã estará de volta ao trabalho.
 

Casa com 21 mil lugares ocupados

Dificilmente acontecerá amanhã uma enchente, como há duas épocas, mas tudo aponta para que o Estádio Municipal de Braga receba pelo menos 25 mil espectadores. Tal como é tradição, a deslocação do Benfica ao Minho tem despertado o interesse de muitos adeptos bracarenses e benfiquistas e, nesta altura, é certo que 21 mil lugares já se encontram preenchidos, depois de o clube ter colocado à venda os bilhetes há uma semana, com os seguintes preços: 10 euros (sócios); 20, 30 e 35 euros para o público e, por fim, 60 euros para os cativos. Quem se decidir por adquirir agora um lugar anual a partir de 50 euros, terá também direito a assistir gratuitamente ao jogo.

Entretanto, o departamento de marketing e comercial do Braga anunciou no seu sítio oficial na Internet que os postos de venda de bilhetes - Estádio AXA, secretaria do clube no Estádio 1º de Maio e loja do clube nas Galerias do Bingo - estarão abertos durante todo o dia de hoje e ainda amanhã de manhã, de modo a evitar depois aglomerações exageradas na zona das bilheteiras, já próximo da hora do jogo (18h00), e também com o objectivo de cativar os mais retardatários.

o Jogo

JotaCC

Jorge Luiz (ex-Sp. Braga) só agora vai estrear-se pelo Internacional
O defesa-esquerdo Jorge Luiz, que em Março passado abandonou o Sp. Braga para rumar ao Internacional de Porto Alegre, foi hoje pela primeira vez convocado pelo técnico Abel Braga, tendo em vista o encontro deste domingo com o Atlético Mineiro.


 
ASF 
Apesar de ter regressado ao seu país em Março passado, o jogador apenas no passado mês de Julho viu a sua inscrição dar entrada na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

No entanto, o nosso também conhecido Abel Braga só agora convocou o jogador, ainda que muito dificilmente aposte na sua titularidade.

a bola

JotaCC

Salvador não se recandidata no Sp. Braga


António Salvador não se vai recandidatar à presidência do Sporting de Braga. O líder dos arsenalistas, que cessa funções em Outubro, deu ontem conta da sua intenção na assembleia geral do clube.


Diario do Minho

JotaCC

 
"Não me vou recandidatar"
António Salvador anunciou, ontem, durante a Assembleia Geral do Sporting de Braga, que não se recandidata à presidência do clube. Salvador diz que a sua missão está cumprida.



Correio do Minho

Pedro-SCB

"Não me vou recandidatar"


António Salvador anunciou, ontem, durante a Assembleia Geral do Sporting de Braga, que não se recandidata à presidência do clube. Salvador diz que a sua missão está cumprida.
   
Está anunciado. António Salvador não se recandidata à presidência do Sporting de Braga. O anúncio foi feito ontem aos sócios, durante a Assembleia Geral do clube, num discurso curto e claro em que Salvador realçou o percurso do  clube nos últimos quatro anos, uma caminhada que elevou o nome do Sp. Braga ao topo do futebol nacional.
Com o olhar no futuro, Salvador apontou o Centro   Desportivo de Alto Rendimento como o próximo passo para aproximar o clube aos três grandes do país, um desafio que lança ao sucessor.
"É o grande desafio que deixo aos vindouros. Não me vou recandidatar. A minha missão está cumprida. Há muitos bracarenses com competência para continuar esta obra", revelou, dando a conhecer publicamente o que já vinha a ser anunciado.

Apesar de não se recandidatar, António Salvador deixa a porta entreaberta: "apoiarei, sem reservas, uma alternativa credível que não comprometa tudo o que foi feito, mas não dei-xarei que o aventureirismo faça cair tudo o que de bom foi feito pelo clube", frisou.
Em jeito de balanço, Salvador fez questão de lembrar que o o Sp. Braga não é o mesmo clube de há quatro anos. "O Sp. Braga é hoje um clube respeitado e pujante. O futuro pode ser ainda melhor", rematou.

Passivo diminuiu 67 por cento

Os accionistas do Sporting Clube de Braga - Futebol SAD estiveram ontem reunidos em Assembleia Geral, onde aprovaram, por unanimidade, todos os pontos da ordem de trabalhos, nomeadamente o relatório de gestão e contas. De entre os dados apresentados, destaque para o passivo bancário que diminuiu de 2.294.105,00 € para 747.104.66 €, o que equivale a uma redução de 67 por cento, com a administração a canalizar parte das receitas extraor-dinárias para amortizar o passivo bancário. De acordo com Paulo Resende, administrador delegado da SAD, esta diminuição só foi possível "devido à gestão rigorosa que temos vindo a fazer".

Outro ponto fundamental é a questão dos capitais próprios, pela primeira vez cumpriu-se a norma 35 do código das sociedades e, em termos de autonomia financeira do Sp. Braga, os capitais próprios passaram para 2.625.942 €, numa autonomia financeira de 20 por cento.
"Passamos de uma situação de falência técnica onde a autonomia financeira era negativa, de 59 por cento, em 2002/2003, para uma autonomia financeira de 20 por cento", realçou.

Quanto ao total do passivo da SAD é de 9.959.249,59 €, recorde-se que, na época 2002/2003, o passivo era 8.064.998 €, ou seja, durante esta vigência o passivo aumentou 19 por cento, mas o activo passou de 5.061.041 € para 12.585.191 € "Estamos a falar de um acréscimo de 148,6 por cento. Enquanto que o passivo cresceu 19 por cento, o activo cresceu 148", explicou.
Durante a apresentação do relatório aos sócios, o presidente da SAD, António Salvador, sublinhou que o caminho da estabilidade está traçado, sendo que a SAD bracarense "é a única com resultados positivos", tendo em conta que foi amortizado "75 por cento do passivo anterior" e que houve uma recuperação "em cerca de sete milhões e meio em termos de capitais próprios".


in correiodominho

Pedro-SCB

António Salvador: «Jorge Costa tem todo o meu apoio»
PRESIDENTE NEGA CISÃO COM O TREINADOR


   
Após a segunda derrota consecutiva, na Suécia, o ambiente na viagem de regresso da comitiva bracarenses a Portugal esteve longe de ser o ideal. Rostos fechados e sussurros conspirativos davam conta do desconforto de uma derrota inesperada frente a um adversário inferior.

Com o Benfica no horizonte e uma série terrível de jogos a caminho, o cenário de afastamento entre a liderança da SAD e a equipa técnica poderia levar a um cenário de ruptura. António Salvador, porém, desmente qualquer deterioração da relação com o técnico principal em declarações a Record.

"O Jorge Costa tem todo o meu apoio. O meu relacionamento com ele não podia ser melhor. Não serão os resultados a colocá-lo em xeque e ele sabe disso", asseverou, sossegando alguma inquietação dos associados e dando assim margem de manobra à equipa técnica para enfrentar embates de cariz determinante como o de amanhã, contra o Benfica, mas ainda frente a V. Setúbal, para a Taça da Liga, V. Guimarães, no dérbi do D. Afonso Henriques e Hammarby, em casa, para garantir o propósito "fulcral" de entrada na fase de grupos da UEFA.


in record

Pedro-SCB

Salvador volta a dizer que não se recandidata


António Salvador, presidente da SAD do Braga, voltou a afirmar ontem que não se recandidatará ao cargo, deixando em aberto o caminho para "alternativas credíveis" nas eleições de Outubro. "A minha missão está cumprida. Há muitos bracarenses com competência para continuar esta obra", referiu o dirigente minhoto, durante a assembleia geral da SAD bracarense, que se realizou ontem à noite.

O líder da direcção arsenalista acrescentou, no entanto, que não deixará que "o aventureirismo faça cair e comprometa tudo o que de bom foi feito" nos últimos anos, o que pode querer dizer que, caso não apareça um candidato da sua confiança, Salvador reconsiderará a posição actual. Recorde-se que, nos últimos dias, várias figuras da cidade dos Arcebispos pediram a António Salvador para se recandidatar.

"Apoiarei sem reservas uma alternativa credível. Deixo aos vindouros o próximo desafio importante do clube, que é a construção do Centro Desportivo", referiu, numa assembleia geral em que também foram aprovadas as contas da SAD para o último ano. Segundo António Salvador, "a SAD do Braga é a única do país com resultados positivos", tendo amortizado 67% do passivo anterior e recuperado 7,5 milhões de euros de capitais próprios, um valor que mantém a tendência crescente dos últimos quatro anos.

O relatório apresentado ontem indica que o passivo bancário da SAD baixou de 2,2 milhões de euros para 747 mil euros, enquanto os capitais próprios ascenderam a 2,6 milhões. "Passámos de uma situação de falência técnica, em que a autonomia financeira era negativa, de 59% em 2002/2003, para uma autonomia financeira de 20%", afirmou Paulo Resende, director da SAD bracarense.

==================================================================

Sem tempo para respirarporque vem aí o Benfica
Jorge Costa tem três jogos difíceis nos próximos oito dias



Começou mal a série de sete jogos em 20 dias do Braga - com derrotas em Setúbal (3-1) e na Suécia com o Hammarby (2-1), embora esta possa ser rectificada na segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA - mas a equipa de Jorge Costa nem tem tempo para carpir mágoas. Apenas sete horas depois de ter voltado de Estocolmo, o plantel minhoto treinou ontem ao fim da manhã, já a pensar no jogo de amanhã à tarde com o Benfica (18 horas, SportTV1).

O ambiente na viagem de regresso a Portugal não foi o melhor, uma vez que a direcção, a equipa técnica e os jogadorees não estavam nada à espera de perder com o Hammarby, e só um bom resultado ante o Benfica poderá aliviar um pouco a pressão que se começa a sentir sobre Jorge Costa. Recorde-se que, depois do embate com o clube da Luz, o Braga joga em Setúbal para a Taça da Liga, na próxima quarta-feira, deslocando-se no domingo seguinte a Guimarães, na sexta jornada do campeonato.

O ciclo é mesmo terrível, e na partida de amanhã é certa a ausência de João Pinto, devido ao cartão vermelho que lhe foi mostrado no Bonfim, a exemplo do que acontece com Paulo Santos, Rodriguez, João Tomás e Bruno Tiago, que continuam a recuperar das respectivas lesões.

JVP não treinou ontem, tendo sido autorizado a tratar de assuntos pessoais, mas hoje já voltará ao trabalho. A sessão começou a ser orientada por Aloísio, e Jorge Costa chegou passados alguns minutos, tendo falado primeiro com os jogadores lesionados e só depois voltado atenções para os atletas que estão aptos a defrontar o Benfica. Hoje, a equipa arsenalista realiza o último treino antes da recepção às águias, seguindo-se a divulgação da convocatória, que poderá ter algumas novidades em relação à anterior. César Peixoto, por exemplo, deverá voltar às opções do treinador, para uma partida em que os bracarenses partem em desvantagem física relativamente aos benfiquistas, pois tiveram menos 48 horas de descanso após os compromissos europeus.

Jorge Costa irá, assim, fazer alterações à equipa que defrontou o Hammarby, embora não se espere uma revolução como a verificada no jogo de anteontem, que os bracarenses começaram com seis jogadores que não tinham alinhado de início na deslocação a Setúbal.


in jn

Pedro-SCB

Hóquei em Patins: Hóquei de Braga defronta hoje o Benfica     


O Hóquei Clube de Braga defronta esta tarde o Benfica, em jogo a contar para o II Torneio Bracara Augusta, uma organização da formação bracarense que tem como cenário o Pavilhão das Goladas.

Antes, jogam Juventude de Viana e Óquei de Barcelos... formações que completam um elenco de luxo para um torneio que promete ser um espectáculo de qualidade.

RM: 7 ALBERTO BOTELHO (H.C.BRAGA)

Alberto Botelho, presidente do Hóquei Clube de Braga

O primeiro jogo disputa-se às 16.30 horas, e antecedendo a partida entre o Hóquei de Braga e o Benfica, a Federação de Patinagem faz entrega da Taça de Campeão nacional da II.ª divisão, conquistado o ano passado pela equipa comandada por Rui Sérgio Teixeira.

===================================================================


Bilheteiras abertas hoje todo o dia para o jogo Braga - Benfica


O Sporting Clube de Braga abre hoje durante dia todo os postos de venda.

A iniciativa tem o objectivo de permitir a todos os sócios e simpatizantes a compra de bilhetes para o jogo Braga-Benfica que se realiza amanhã no Estádio AXA.

O custo dos bilhetes é de 10€ para os sócios e 20 € para o Público e podem ser adequiridos na loja do S.C.Braga nas galerias bingo, na secretaria do clube no Estádio 1º de Maio e nas Bilheteiras do Estádio AXA.

O Sporting Clube de Braga defronta amanhã o Benfica pelas 18h.


in antenaminho

Pedro-SCB

João Pedro foi surpresa


A SAD do Braga continua a ser um exemplo admirável, tanto para grandes como para pequenos clubes, em termos de gestão. O segredo é escolher bem, comprar barato e depois realizar grandes negócios. Parece fácil, mas a verdade é que são mesmo poucos os que conseguem pôr em prática semelhante axioma. Entre 2006 e 2007, os minhotos arrecadaram 5.625.305,68 milhões de euros com a venda de jogadores e a maior transferência foi mesmo a do jovem avançado João Pedro, oriundo da extinta equipa B. Pela venda de apenas 40% do seu passe à agência Gestifute, que defende os seus interesses, o jogador proporcionou um encaixe de 1,5 milhões de euros e actualmente defende as cores do Beira-Mar, por empréstimo dos minhotos, depois de ter rodado na época anterior em Penafiel. O coreano Kim e o brasileiro Diego Costa, transferidos para o Rubin Kazan (Rússia) e Atlético de Madrid, ambos por 1,5 milhões de euros por metade do passe, constituem o grosso dos restantes negócios.

Vendas
Jogador | Destino | Montante


Kim Rubin Kazan 1.525.305,68 (metade do passe)
Diego Costa Atlético de Madrid 1.5 milhões de euros (metade do passe)
João Pedro Beira-Mar 1.5 milhões de euros (40% do passe)
Cesinha Rapid Bucareste 600 mil euros
Luís Filipe Benfica 500 mil euros
Total em vendas: 5.625.305,68 milhões de euros

Lucro da SAD foi de 1,1 milhões de euros


O resultado líquido do exercício da SAD do Braga em 2006/07 não deixou margem para dúvidas. Com um lucro de 1.153.096,34 de euros, a administração presidida por António Salvador voltou a brilhar numa Assembleia Geral destinada a aprovar as contas da sociedade desportiva e acabou por receber aprovação de todos os presentes, que representavam 61 por cento do universo dos accionistas. Todos os pontos foram revistos e aprovados rapidamente, pelo que a reunião que decorreu na sede da AF Braga não durou mais do que 45 minutos. O passivo bancário da SAD diminuiu ainda 74%, passando dos 2.294.105 de euros para 747.44 mil euros.

Passivo aumentou 19% e é de 9,9 milhões


Apesar da tendência positiva em termos de tesouraria, o passivo da SAD do Braga aumentou 19% em relação ao valor de 2005/06, pois era de 8.064.998 euros, cifrando-se actualmente em 9.959.249,59 euros. Este fenómeno explica-se pelo facto de os activos terem conhecido um crescimento de 148% entre 2006 e 2007, passando de 5.061.041 euros para 12.585.191 euros. Apresentados estes dados, os accionistas não apresentaram qualquer crítica a António Salvador e seus colaboradores na administração da sociedade desportiva, pois estava tudo mais do que explicado. Os dados eram concretos e cristalinos e a evolução dos números mesmo assim impressionante.

Autonomia financeira é de 20 por cento


A saúde financeira da sociedade desportiva do Braga reflecte-se ainda no capítulo dos capitais próprios, estando o passivo fixado em 2.625.942 euros, o que se traduz numa autonomia financeira de 20 por cento. A título comparativo, quando a actual administração, liderada por António Salvador, iniciou funções, em 2002/03, a SAD estava mergulhada numa situação de falência técnica, passando depois de uma situação de 59 por cento de capitais próprios negativos para uma autonomia financeira de 20 por cento. É esse o actual cenário, o que, por certo, deixou os accionistas tranquilizados. A margem de confiança é grande.


in ojogo

Pedro-SCB

SAD ESCLARECE «CASO CASTRO SANTOS»


O Sp. de Braga - Futebol, SAD, emitiu ontem um comunicado a esclarecer o ponto de situação em que se encontro o processo judicial que opõe o clube bracarense ao seu ex-treinador Fernando Castro Santos. O documento publicado ontem no site oficial é o seguinte: "O Supremo Tribunal de Justiça decidiu alterar o acórdão anteriormente proferido pelo Tribunal da Relação do Porto em sentido considerado favorável aos interesses do Sporting Clube de Braga – Futebol, SAD;
Nos termos que resultam da referida decisão, o Supremo Tribunal de Justiça determinou que enquanto não se encontrar apurado o montante exacto dos rendimentos auferidos pelo ex-treinador Fernando Castro Santos ao serviço do Córdoba FC, o Sporting Clube de Braga – Futebol, SAD, nada tem a pagar ao seu referido ex-treinador;
De acordo com a mesma decisão a fixação do montante definitivo de indemnização a pagar ao ex-treinador Fernando Castro Santos terá que ser determinada em posterior procedimento judicial de liquidação em execução de sentença;
Ainda nos termos que resultam o referido acórdão, ao montante da indemnização haverá que deduzir a totalidade dos rendimentos auferidos pelo ex-treinador Fernando Castro Santos ao serviço do Córdoba FC, sendo que da documentação que até agora já foi possível juntar ao processo judicial constam valores na ordem dos 260.000,00€ (duzentos e sessenta mil euros);
Na defesa dos interesses que lhe compete salvaguardar, o Sporting Clube de Braga – Futebol, SAD, fará uso de todos os meios legítimos ao seu dispor, para que o Tribunal venha a apurar com todo o rigor e na sua exacta dimensão a totalidade dos rendimentos auferidos pelo seu ex-treinador ao serviço do referido clube espanhol;
A finalizar, o Sporting Clube de Braga – Futebol, SAD, não pode deixar de lamentar a publicação de notícias irresponsáveis, incorrectas, omissivas e parciais, levadas a efeito em flagrante desconsideração pela decisão do Supremo Tribunal de Justiça e sem ser dada a possibilidade ao Sporting Clube de Braga – Futebol, SAD de, previamente manifestar a sua posição".


in onortedesportivo