News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A grandeza dos grandes.

Started by Zé, 13 de June de 2006, 00:04

Previous topic - Next topic

Quando da apresentação da Associação Braguista, o sr Barros Pereira usou da palavra, insurgiu-se contra o poder instituído e disse umas palavras que ficaram retidas na minha memória. Cito de memória:
"Portugal deve ser o único país do mundo que à partida somente 3 equipas podem conquistar campeonatos. Nos outros países, todos podem aspirar  a ganhar o campeonato, em Portugal somente os três... com a excepção do Belenenses e Boavista. O Belenenses, porque na década de 50 tinha como membro da Direcção o Alm. Américo Tomás e o Boavista, porque tinha como presidente da Liga o Sr Major."

Desta declaração, importa salientar que Barros Pereira, ex presidente da C. Arbitragem da FPF, por isso sabe do que fala, atribui a conquista dos campeonatos, não só ao valor e qualidade dos planteis das equipas mais fortes, mas também a lobbies...  As influências nas estruturas desportivas que organizam as competições e essencialmente a arbitragem.

A ser verdade a premissa anterior( eu creio que sim) todos sabemos, ou pelo menos temos a percepção, das manobras e negociações para colocar nos orgãos das estruturas  desportivas  nacionais, pessoas de "confiança", porque isso também ajuda a conquistar campeonatos.   

Recordo-me  ainda à bem pouco tempo do SCB ter sido alvo de uma abordagem por parte de Guilherme Aguiar, quando das eleições para a Liga, com o intuito de sensibilizar o SCB para votar na sua lista. Tudo isto a troco dos direitos de formação do malogrado Fehér e mais uns jogadores. O SCB recusou e plea boca do Luis Machado, ficamos a saber que o SCB não votou em G.Aguiar porque este (aparentemente) nem conseguia lidar com a empregada doméstica de sua casa...

Srve este exemplo para realçar o quão importante é ser presidente da Liga. Na ocasião, lembro-me de ler que o FCP reinvidicava uma verba singnificativa (800 mil contos?!?) ao SLB, por formação...
O VSC, que na altura apoiou esta lista(que não chegou a ir a votos), juntamente com outros clubes, entre eles o Marítimo, SCP e o Belenenses,  recebeu, nesse ano de 2002, por coincidência ou não, o Rafael e o Ricardo Silva, a "custo zero"...

É mesmo importante colocar o homem certo, no lugar certo?
Muitos dirão que preferem ser honestos, íntegros... infelizmente e mesmo contra os meus princípios eu lhes chamarei de ...liricos!!! deixem-se de lirismos. A realidade é que há sempre alguém a manipular e é impossível mudar seja o que for por uma razão muito simples: são humanos e dependendo do preço, o jogo de interesses vai sempre acontecer. É inevitável!
Muitos dirão que preferem ser mediocres toda a vida que um dia perder a honra ou ser desonesto. Certo...aceito essa opinião que se calhar é a 100% correcta, no entanto, isso não enche a barriga, ev na hora de todas as decisões, enquanto uns comemoram e dançam de felicidade, outros agarram-se, quais naufragos em agonia, às vitórias morais...Uns prevaricam, são desonestos e conseguem a sublime sensação da glória...outros são integros, honestos e o que conseguem é o travo amrgo e azedo da derrota. Como diria o poeta:"A honestidade é elogiada por todos, mas morre de frio"
Perdoem o desabafo...

Acho então importante o SCB colocar o homem certo no lugar certo. Avançar com uma candidatura para Liga pode mexer com o ninho das vespas e o clube poderá acabar por sair prejudicado.
Será que há alguém que seja braguista e simultaneamente consiga agregar o consenso  geral?
Mas quem?
Força Gverreiros

Aparte as questões partidárias, repito, aparte as questões partidárias, acho que um homem que reune o perfil  adequado é Mesquita Machado.
Que dizem?
Força Gverreiros

Ricard8

:( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :(
E por causa destas merdas que as vezes me pergunto a mim mesmo porque é que gosto de futebol se todos sabemos que esta tudo feito antes de começar o campeonato...

Bom texto Zé: e que tal envia-lo a jornais (DM, CM e outros se aceitarem...) para as pessoas reflectirem??

Saudações Braguistas

Apenas_Braga

Quote from: Zé on 13 de June de 2006, 00:04
Quando da apresentação da Associação Braguista, o sr Barros Pereira usou da palavra, insurgiu-se contra o poder instituído e disse umas palavras que ficaram retidas na minha memória. Cito de memória:
"Portugal deve ser o único país do mundo que à partida somente 3 equipas podem conquistar campeonatos. Nos outros países, todos podem aspirar  a ganhar o campeonato, em Portugal somente os três... com a excepção do Belenenses e Boavista. O Belenenses, porque na década de 50 tinha como membro da Direcção o Alm. Américo Tomás e o Boavista, porque tinha como presidente da Liga o Sr Major."

Desta declaração, importa salientar que Barros Pereira, ex presidente da C. Arbitragem da FPF, por isso sabe do que fala, atribui a conquista dos campeonatos, não só ao valor e qualidade dos planteis das equipas mais fortes, mas também a lobbies...  As influências nas estruturas desportivas que organizam as competições e essencialmente a arbitragem.

... Caro Zé, essa citação do Sr. Barros Pereira, já por mim foi aqui no forúm citada muito antes da apresentação citada, Pena que não tenhas visto

Acho então importante o SCB colocar o homem certo no lugar certo. Avançar com uma candidatura para Liga pode mexer com o ninho das vespas e o clube poderá acabar por sair prejudicado.
Será que há alguém que seja braguista e simultaneamente consiga agregar o consenso  geral?
Mas quem?

O problema não é colocar os homens certos do Braga, nos lugares certos, o único problema no futebol É A CORRUPÇÃO EXCESSIVA, e digo-te mais, as pessoas que desde à minha memória se lembra que foram colocadas nos diversos orgãos que da FPF quer da Liga, nunca defenderam BEM o S.C. de Braga, pelo contrário, é por exemplo o caso do Sr. que neste momento está lá, que Vota consoante a sua saída de lá ou não (são 2500 €/mês) e que lá saber do Braga para alguma coisa, e já foi Director do Braga muitos anos

ENFIM É O PAÍS QUE TEMOS

Vê o próprio Jesualdo, que bastou ir para o Boavista para dizer que o Boavista ganhou um campeonato limpinho, quando aqui em Braga (disse a alguém que vocês não conhecem) que foi um roubo.

Tudo joga a favor desses 3
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

Pé Ligeiro

Sendo eu um defensor da transparência, da honestidade, da seriedade e da justiça, acho muito bem que o Braga tenha alguém com capacidade de defender esses princípios no lugar onde eles devem ser defendidos. Acho que o Braga não se deve envolver em manobras menos claras, mas tudo deve fazer para evitar que outros beneficiem delas.
Para defender os legítimos interesses do Braga e evitar que outros possam ser ilegitimamente beneficiados, ocorrem-me os nomes de Mesquita Machado e do Cónego Melo. São duas pessoas que conhecem o "sistema" e que à sua maneira, já deram muito ao nosso clube.

O Braga precisa de uma voz que se oiça!

BRAGA SEMPRE MAIS!

VSC

O VSC, que na altura apoiou esta lista(que não chegou a ir a votos), juntamente com outros clubes, entre eles o Marítimo, SCP e o Belenenses,  recebeu, nesse ano de 2002, por coincidência ou não, o Rafael e o Ricardo Silva, a "custo zero"...

Isto é completamente falso! O ricardo silva chegou do FCP por empréstimo, tendo saído no final da temporada.
E quanto ao Rafael é mentira que tenha vindo a custo zero. Ingressou no Vitória, num negócio inacreditável, por troca com 3 juniores nossos, entre eles o Vierinha que é seguramente uma das grandes promessas do futebol português, e ainda o Márcio Sousa e o Raviola.

Augusto Gomes

"O Belenenses, porque na década de 50 tinha como membro da Direcção o Alm. Américo Tomás "

O Tomáz só foi "eleito" com "derrota" de Humberto Delgado em 1958, já o Belenenses tinha sido campeão...

Alias o Belém, no tempo do futebol amador, era muito forte, podendo até ganhar outroa campeonatos...Um perdeu-o para o Benfica no último jogo, empatando o jogo com o Sporting ,quase a acabar o jogo, quando vencia ao intervalo por 2-0.

Assim o campeonato do Belenenses não foi de favor...

Quanto ao Boavista, já não tenho a mesma opinião, não deixando de ser um grande êxito.De facto houve jogos em que utilizou excessiva agressividade não punida convenientemente com cartões amarelos, segundos amarelos ou até vermelhos que poderiam fazer a diferença...

De qualquer modo, cheguei a pensar que o Boavista, com aquele feito, iria explodir e penetrar no espaço de influência do FC Porto, tornando-o mais fraco, mas pura ilusão, o Boavista é mesmo um clube de elite e não cresce mais...Agora arruinou-se com a construção de um Estádio....
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Quote from: VSC on 13 de June de 2006, 17:37

Isto é completamente falso! O ricardo silva chegou do FCP por empréstimo, tendo saído no final da temporada.
E quanto ao Rafael é mentira que tenha vindo a custo zero. Ingressou no Vitória, num negócio inacreditável, por troca com 3 juniores nossos, entre eles o Vierinha que é seguramente uma das grandes promessas do futebol português, e ainda o Márcio Sousa e o Raviola.

O  negócio do Rafael é inacreditável? sabes quanto custou o Rafael ao FCP um ano antes? 300 mil contos!!!
"É do domínio público que o jogador brasileiro poderia deixar a Mata Real por uma verba de 300 mil contos constante de uma claúsula de rescisão. Como o jogador tinha contrato com o Paços para a próxima temporada, essa prerrogativa foi exercida no momento das negociações com o FC Porto que culminaram da forma que se conhece." In Record

Força Gverreiros

Quote from: Augusto Gomes on 13 de June de 2006, 17:55
"O Belenenses, porque na década de 50 tinha como membro da Direcção o Alm. Américo Tomás "

O Tomáz só foi "eleito" com "derrota" de Humberto Delgado em 1958, já o Belenenses tinha sido campeão...

Alias o Belém, no tempo do futebol amador, era muito forte, podendo até ganhar outroa campeonatos...Um perdeu-o para o Benfica no último jogo, empatando o jogo com o Sporting ,quase a acabar o jogo, quando vencia ao intervalo por 2-0.

Assim o campeonato do Belenenses não foi de favor...

Quanto ao Boavista, já não tenho a mesma opinião, não deixando de ser um grande êxito.De facto houve jogos em que utilizou excessiva agressividade não punida convenientemente com cartões amarelos, segundos amarelos ou até vermelhos que poderiam fazer a diferença...

De qualquer modo, cheguei a pensar que o Boavista, com aquele feito, iria explodir e penetrar no espaço de influência do FC Porto, tornando-o mais fraco, mas pura ilusão, o Boavista é mesmo um clube de elite e não cresce mais...Agora arruinou-se com a construção de um Estádio....

Quem mencionou o Almirante Américo Thomaz foi o Sr. Barros Pereira. O Belenenses foi campeão antes de Américo Thomaz ser indigitado PR, é um facto, mas isso não invalida o raciocínio de Barros Pereira. Tanto quanto sei, Américo Tomás, era na ocasião um político  proeminente e inclusive tinha sido Ministro da Marinha. Certo?
Força Gverreiros

xpt_nautilus

Zé tenho de admitir que ainda estou incredulo com as tuas palavras. Penso que o SCBraga pode e deve aspirar a ser campeao nacional sem favorecimentos de terceiros, nao considero isso uma tarefa inacessivel nem tao pouco irrealista, penso é que temos de nos apretechar melhor e procurar continuar esta onde de crescimento dos ultimos anos. Isso sera suficiente para sermos campeoes, ou lutar continua e constantemente pelo titulo de campeao nacional. É um facto que em Portugal apenas 5 equipas foram campeas, mas por exemplo em varias outras ligas isto se passa. Em Espanha nos ultimos 10 anos tivemos 5 equipas campeas, em Italia 4 e em Inglaterra 3, em Portugal foram 4 as equipas que venceram nos ultimos 10 anos. Nao me parece que nos afestemos assim tanto da media Europeia. Claro que se pode advogar que a equipa campea é favorecida pelos arbitros, mas nao sera sempre? Sera que este ano o Barça tambem nao foi benificiado? Acho comodo que se diga que o campeao é feito apenas por influencias da equipa de arbitragem...assim desresponsabilizamo-nos dos nossos falhanços.

E essa questao de colocar alguem que favorece, porque é este o termo, o SCBraga nao sera apenas e so alinhar pelo mesmo diapasao dos restantes grandes? Depois que significado teria o nosso titulo, quando comparado com o dos grandes? Seria ganho tambem por fora. Desculpem mas se é este o SCBraga que querem fiquem la com ele, assim é a mesma coisa que se adepto de um grande. Ao contrario do que leio por aqui afinal os adeptos do SCBraga sao adeptos das vitorias, ja que o que importa é vencer nao interessa de que forma.

Citando o Lininho, prefiro perder justo a ganhar roubando...

Mais, e depois se o SCBraga daqui por 30 anos tiver 8 titulos 9 taças 5 supertaças, alguem daqui tera mais orgulho em ser adepto do SCBraga? Sao precisas vitorias para ter orgulho em andar com uma camisola do SCBraga? Na minha modesta opiniao nao é isto o SCBraga,

"Vamos para o campo lutar
Venham eles quem vier",

Para o campo, repito PARA O CAMPO.

VSC

Claro que é inacreditável! Os três juniores mais promissores do Vitória serem trocados por um jogador de futebol de praia!? Isto não é inacreditável?
Vamos ver quanto valerão Vierinha e Márcio Sousa daqui por 3 ou 4 anos, enquanto que o Rafael... bem, o Rafael deverá estar a apanhar sol, ou a jogar futebol em Copacabana que é para a única coisa que ele serve.

lipe

Quote from: Ricard8 on 13 de June de 2006, 08:44
:( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :(
E por causa destas merdas que as vezes me pergunto a mim mesmo porque é que gosto de futebol se todos sabemos que esta tudo feito antes de começar o campeonato...

Bom texto Zé: e que tal envia-lo a jornais (DM, CM e outros se aceitarem...) para as pessoas reflectirem??

Saudações Braguistas
Este texto deveria realmente ser enviado aos jornais.
100% braga
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Reis

Quote from: Zé on 13 de June de 2006, 00:11
Aparte as questões partidárias, repito, aparte as questões partidárias, acho que um homem que reune o perfil  adequado é ...

... Marcelo Rebelo de Sousa!
Pena é este nem sequer lhe passar pela cabeça aceitar o posto que aqui estás a falar...
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Ricardo

A ser verdade a premissa anterior( eu creio que sim) todos sabemos, ou pelo menos temos a percepção, das manobras e negociações para colocar nos orgãos das estruturas  desportivas  nacionais, pessoas de "confiança", porque isso também ajuda a conquistar campeonatos.   

Recordo-me  ainda à bem pouco tempo do SCB ter sido alvo de uma abordagem por parte de Guilherme Aguiar, quando das eleições para a Liga, com o intuito de sensibilizar o SCB para votar na sua lista. Tudo isto a troco dos direitos de formação do malogrado Fehér e mais uns jogadores. O SCB recusou e plea boca do Luis Machado, ficamos a saber que o SCB não votou em G.Aguiar porque este (aparentemente) nem conseguia lidar com a empregada doméstica de sua casa...

Srve este exemplo para realçar o quão importante é ser presidente da Liga. Na ocasião, lembro-me de ler que o FCP reinvidicava uma verba singnificativa (800 mil contos?!?) ao SLB, por formação...

Muitos dirão que preferem ser honestos, íntegros... infelizmente e mesmo contra os meus princípios eu lhes chamarei de ...liricos!!! deixem-se de lirismos. A realidade é que há sempre alguém a manipular e é impossível mudar seja o que for por uma razão muito simples: são humanos e dependendo do preço, o jogo de interesses vai sempre acontecer. É inevitável!
Muitos dirão que preferem ser mediocres toda a vida que um dia perder a honra ou ser desonesto. Certo...aceito essa opinião que se calhar é a 100% correcta, no entanto, isso não enche a barriga, ev na hora de todas as decisões, enquanto uns comemoram e dançam de felicidade, outros agarram-se, quais naufragos em agonia, às vitórias morais...Uns prevaricam, são desonestos e conseguem a sublime sensação da glória...outros são integros, honestos e o que conseguem é o travo amrgo e azedo da derrota. Como diria o poeta:"A honestidade é elogiada por todos, mas morre de frio"
Perdoem o desabafo...

Mas quem?
Para mim um país de terceiro mundo não é o que contrói grandes pontes ou estádios. É o que tem na sua sociedade diparidade do nível social (ricos e pobres, sem classe média). Como na sociedade, no futebol, temos esse cenário. Os "grandes" têm o poder instituído e jogam-no entre si deixando migalhas para os restantes. Enquanto que os apitos dourados não funcionarem verdadeiramente não vamos sair da cepa torta!
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

lininho

A grandeza dos grandes e directamente proporcional ao analfabetismo que grassa ainda por este país fora.
Pode parecer incrível mas ainda há pouco tempo, numa freguesia de Terras de Bouro, enquanto conversava com uma pessoa de idade, acerca de como se deveria precaver com os "amigos do alheio", responde-me ela: - pois é meu menino, andam aí esses comunistas...
Viva Salazar, Fátima, Amália e Eusébio.
zé: futuro capitão. 8-)

Manuel Pereira

O Amigo Zé que normalmente prima pela clareza no que escreve, não é claro neste texto.
Eu sei que o Zé é uma pessoa de princípios (seriedade, honestinade, transparência..), mas o texto nem sempre é feliz na forma como aborda o tema que pretende.
Talvez valha a pena ao amigo Zé escrever de novo o texto depois de clarificar o seu próprio pensamento.
As reações de Ferreira-Braga e xpt_nautilus são exactamente as mesmas que eu teria se não conhecesse  o Zé e não entendesse que ele foi "traído" pelas suas próprias palavras, as quais não atingiram a clareza a que nos habituou.
As reações da generalidade dos outros foristas que vai no mesmo sentido deixa-me tanquilo quanto à natureza daos princípios éticos que norteiam a imensa maioria dos superbraguistas.
O lininho com o seu humor característico diz muito mais do que à primeira vista parece.
Eu também sou braguista para empunhar "uma bandeira desta região face a bandeiras de outras regiões" e não por perder ou ganhar campeonatos.
Para além da certeza que nós os braguistas temos no crescimento sustentado (que pode ser mais rápido ou mais lento, possivelmente lento)  e que vai chegar o dia em que vamos ser campeões com toda a classe e transparência.
Já ninguém vai conseguir parar o Sporting Clube de Braga.

Saudações braguistas.

O Ricardo respondeu por mim!!!
Como referi no post, enveredar por caminhos escuros é contra os meus princípios. Todavia, eu que adoro o SCB,  estou cansado! Estou cansado demais para acreditar na justiça e seriedade que era o que mais desejo.
Sei que estou a deixar-me levar por um estado de pessimismo sem fundamento, ou aparente razão de ser.Será? Não sei...o que sei é que erros como aquele golo sofrido ante o Paços de Ferreira, acabou comigo!
Perdoem-me estas linhas, este desabafos porque os princípios são para mim como a espinha dorsal é para o corpo, todavia o SCB é como o sangue e alma que reside em mim.
Estou assim porque não tenho razões para me sentir de outra forma. Tento encontrar dentro de mim razões para não pensar assim e aceito que esteja enganado.
Quero acreditar que algo vai mudar, e mais que nunca, acreditem, que não queria escrever aquilo que escrevi, tanto mais que o título do post diz tudo: "A grandeza dos grandes" .Masnada muda! NADA!!!
Digam-me. O que é preciso fazer? Mas digam-me algo concreto! Nada de lirismos e frases feitas e demagógicas. Não somos nós que dizemos que o SCB é prejudicado seriamente pela arbitragem? E porque tal acontece? Porque há pessoas a prejudicar o meu Braga? Porque os meus dirigentes não denunciam a situação??? AHHH esqueci-me... eles já o fizeram e nada resultou! Outros também o fizeram... e nada resultou!
Digam-me pois mais que nunca quero reescrever o tópico inicall. Nem imaginam como o desejo.
Força Gverreiros

Quote from: xpt_nautilus on 13 de June de 2006, 22:32
Zé tenho de admitir que ainda estou incredulo com as tuas palavras. Penso que o SCBraga pode e deve aspirar a ser campeao nacional sem favorecimentos de terceiros, nao considero isso uma tarefa inacessivel nem tao pouco irrealista, penso é que temos de nos apretechar melhor e procurar continuar esta onde de crescimento dos ultimos anos. Isso sera suficiente para sermos campeoes, ou lutar continua e constantemente pelo titulo de campeao nacional. É um facto que em Portugal apenas 5 equipas foram campeas, mas por exemplo em varias outras ligas isto se passa. Em Espanha nos ultimos 10 anos tivemos 5 equipas campeas, em Italia 4 e em Inglaterra 3, em Portugal foram 4 as equipas que venceram nos ultimos 10 anos. Nao me parece que nos afestemos assim tanto da media Europeia. Claro que se pode advogar que a equipa campea é favorecida pelos arbitros, mas nao sera sempre? Sera que este ano o Barça tambem nao foi benificiado? Acho comodo que se diga que o campeao é feito apenas por influencias da equipa de arbitragem...assim desresponsabilizamo-nos dos nossos falhanços.

E essa questao de colocar alguem que favorece, porque é este o termo, o SCBraga nao sera apenas e so alinhar pelo mesmo diapasao dos restantes grandes? Depois que significado teria o nosso titulo, quando comparado com o dos grandes? Seria ganho tambem por fora. Desculpem mas se é este o SCBraga que querem fiquem la com ele, assim é a mesma coisa que se adepto de um grande. Ao contrario do que leio por aqui afinal os adeptos do SCBraga sao adeptos das vitorias, ja que o que importa é vencer nao interessa de que forma.

Citando o Lininho, prefiro perder justo a ganhar roubando...

Mais, e depois se o SCBraga daqui por 30 anos tiver 8 titulos 9 taças 5 supertaças, alguem daqui tera mais orgulho em ser adepto do SCBraga? Sao precisas vitorias para ter orgulho em andar com uma camisola do SCBraga? Na minha modesta opiniao nao é isto o SCBraga,

"Vamos para o campo lutar
Venham eles quem vier",

Para o campo, repito PARA O CAMPO.

Não penses XPT que sou adepto das vitórias. Já sou sócio à 24 anos e disse sempre presente, mesmo quando o SCB lutou para não descer.
Não são precisas vitórias para ter orgulho no SCB, tenho imenso orgulho... sempre!

"Desta declaração, importa salientar que Barros Pereira, ex presidente da C. Arbitragem da FPF, por isso sabe do que fala, atribui a conquista dos campeonatos, não só ao valor e qualidade dos planteis das equipas mais fortes, mas também a lobbies...  As influências nas estruturas desportivas que organizam as competições e essencialmente a arbitragem.

Nunca disse, que são as arbitragens o principal factor, mas sim o factor desiquilibrador, se me fiz entender. Quando existe equilíbrio, podes crer que algo faz pender o prato da balança para um dos lados. Quantas e quantas vezes o SCB jogou mal e...perdeu. Quantas e quantas vezes os ditos grandes jogaram mal e... ganharam, porque houve um erro da arbitragem que ditou o resultado. Estarei enganado?
Penso que esclareci...

Em relação à média europeia, gostaria que comentasses as tabelas seguintes:cAMPEÕES EUROPUES DESDE 1935.

Campeões de PORTUGAL:
SLB, SCP, FCP, BFC, CFB.
- o BFC e o CFB ganharam somente uma vez o campeonato nacional.

Campeões de ESPANHA(:
Barcelona, Real Madrid, Valencia, Deportivo, Atlético Madrid, Atl. Bilbao, Real Sociedad, Sevilha.
De realçar que com a excepção do Sevilha e Deportivo as restantes equipas sagraram-se campeãs mais que uma vez.

Campeões de FRANÇA:
Lyon, Nantes, Mónaco, bourdéus, Lens, Auxerre, PSG, Marselha, Saint, Etiene, Estrasburgo, Reims, Nice, Cort Roubaix, Lille, Rouen, Sete, Sochaux.

Campeões de ITÁLIA:
Milan, Juventus, Roma, Lázio, Sampdória, Na´poles, Inter, Verona, Torino, Cagliari, Fiorentina, Bolonha.

Campeões da ALEMANHA:
Weder Bremen, Bayern Munique, Dorussia de Dortmund, Kaiserlautern, Estugarda, Hamburgo, Colónia, Borussia de Monch´bach, Nuremberga, Entrach, munique 1860, Schalke 04, Manheim, Dresdner.

Campeões de INGLATERRA:
Chelsea, Arsenal, Manchester United, Blackburn Rovers, Leeds, Liverpool, Everton, Aston Vila, Nott´Forest, Derby County, Ipswich Town, Tottenham, Brunley, Wolverhampton, POrtsmouth, Sunderland, Mancherster City.

Campeões da HOLANDA:
Ajax, PSV, Feyernoord, AZ, Dws Amesterdão, Sparta de Roterdão, Utrecht, Rapid Hererlen, Willem II, Haarlem, Limburgia, Bvv, ADo.
Força Gverreiros

jaimeh

Perdoem o desabafo...

Mas quem?
Não é obrigatoriamente necessário ter alguém lá dentro para poder roubar para o nosso lado! Mas alguém que zele pelos nossos interesses!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

xpt_nautilus

Zé agora penso que te percebi melhor. Compreendo e partilho a tua revolta face a tantas coisas que prejudicam o nosso clube, no entanto o que havia lido das tuas palavras é que havias desistido de ser leal e apenas procuravas o conforto das vitorias, para nelas alimentares o teu Braguismo. Felizmente interpretei mal as tuas palavras.

Quanto as tabelas dos campeos, eu quando postei e referi os campeoes dos ultimos 10 anos sabia que o que fazia e sabia porque nao comparava com todos os vencedores. Muitas das equipas que apresentaste na tua tabela actualmente ou lutam por objectivos bem mais modestos (Real Sociedad lutou para nao descer ate a ultima jornada) ou estao em escaloes secundarios (Napoles e Derby,por exemplo). Quando apenas me limitei aos ultimos 10 anos é que nestes ultimos anos a diferença entre clubes aumentou significativamente e tudo por uma questao de dinheiro. No entanto penso que em Portugal tem-se verificado a situaçao inversa. Em Italia por exemplo as equipas com os grandes orçamentos ficam bem la em cima e destacadas dos restantes, casos de Inter, Milao e Juventus, cada vez mais inacessiveis ao restantes clubes. Em Portugal parece-me que esse fosso tem vindo a ser gradualmente diminuido. Ate pode ser que esteja errado, mas é a minha perspectiva.