News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Novo estádio da Juventus!

Started by Freitas, 09 de September de 2011, 11:53

Previous topic - Next topic

Carvalhinha

Bem moderno o novo estádio da Juventus, que ainda não tem nome fixo? Em Itália tudo é possível, são uma cambada de mafiosos. ::)

Quote from: PAF on 09 de September de 2011, 19:54
Quote from: HQ - BragaManíaco on 09 de September de 2011, 17:49
Eu não estou a comparar o nosso estádio ao da Juventos, só estou a dizer que um turista vinha muito mais depressa visitar o nosso estádio do que o novo estádio da Juventos, eu sei que isso não dá dinheiro nenhum, mas lá que este estádio é um cartão de visita da cidade isso é...
Mesmo só olhando ao estádio (sem olhar aos clubes) duvido que isso seja tão linear assim! Mesmo não conhecendo o estádio da Juventus, do que se vê ele parece bem interessante, as bancadas até parecem algo parecidas com a nossa nascente inferior. Por exemplo entre o Dragão e Braga nem exitava um segundo em escolher o Dragão, mesmo aceitando que o Axa tem mais arquitectura, é mais arrojado, etc. A tua afirmação podia ser mais real se houvesse alguma coisa que levasse os turistas ao estádio do Braga... desde logo sendo divulgado no Porto que é onde chegam os turistas... Nos dias de hoje um estádio tenha ele a arquitectura que tiver, é quase sempre digno de se ver, e são construidos com uma arquitectura tão ou mais arrojada que AXA.
Mais uma vez, a exclusividade das 2 bancadas não existe, isso já se fazia há mais de 50 anos, até o Rio Ave tem só 2 bancadas. E se forem ao Dragão ou há Luz têm mais que 30mil lugares todos centrais! É uma questão de opção!
Eu a cada cidade que vou tento visitar os estádios,nunca entro porque não estou para gastar dinheiro a ver museus de clubes e etc, o mais feio que vi por fora, mas de longe, Barcelona, e qual era o que tinha mais gente nas imediações? Obviamente Barcelona! A marca Barcelona vale muito mais que a estética do estádio ou qualquer visita ao estádio. Nós até podiamos ter um estádio para turista ver, podia ser uma alavanca para algo ali em volta, mas nada, de momento nem uma coisa nem outra. Nem o estádio beneficia a cidade, acho que bem pelo contrário (está a ajudar a atrasá-la, mas isso são outras contas), e como parece uma prisão, não permitindo sequer que se tirem umas fotos, quem lá vai é perda de tempo, nem a cidade está a benefeciar o estádio, porque a sua divulgação que eu saiba se não é nula, pouco longe deve andar.
Basicamente é uma coisa que para ali está para ser usada 20 dias no ano!
Quanto a custos, o Axa mesmo com o projecto actual e que se candidatou a fundos do Estado para o Euro, estava previsto 30milhões (a Câmara recebeu 7,5Milhões como comparticipação do estado), depois passou para 60M€ e no fim de 140M€ sobraram uns trocos... foi uma derrapagem no minimo estranha! Convém não esquecer que o da Juve custou 120M€ (números conhecidos) 8 anos depois... Acho que ninguém tem dúvidas que mesmo sendo uma obra grandiosa o AXA custou demais, bem demais!

PAF, nem acredito que estou de acordo em algumas coisas que aqui acabaste de escrever! Já estive em Barcelona, e como também gosto de visitar outros estádios fui até o Camp Nou. Aquelas imediações não são simpáticas e não têm nada de especial. Pouca gente vi, encontro sempre mais gente nos treinos do SCB do que aquelas que vi durante aquela hora em que lá estive. Talvez por ter sido num dia em que havia jogo da Liga dos Campeões. No entanto, o EMB é uma referência da cidade de Braga, quer queiram quer não. É certo que a Câmara e o próprio SCB deviam apostar muito mais no interesse público da obra. Há muito por aproveitar, por explorar. Ele está situado num local em que de fora não dá para o ver muito bem. Consegue-se presenciar apenas uma parte. Não considero isso mau. Protege o clube e abre mais a curiosidade para um indivíduo querer ir a um jogo para conhecê-lo por dentro ou então fazer a visita, embora, neste momento, o clube não dar valor a isso, metendo alguém como guia que não exerce profissionalismo, mas isso é outra história. A cidade em si beneficia daquilo que o Souto de Moura fez. Não parece porque não há transparência. Tenho amigos que nunca estiveram em Braga, mas querem ir conhecer por causa do... estádio!