News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 10/08

Started by Pé Ligeiro, 10 de August de 2007, 09:58

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

João Pinto
"Esta equipa é tão boa como a da época passada"

 
João Pinto consegue juntar a sua enorme qualidade a uma grande experiência, mas nem assim evita alguns períodos de ansiedade. O atacante do Braga considera que a fase mais dura da pré-época está cumprida, e sublinha que os jogos de preparação têm corrido bem, pelo que sente estar na hora da verdadeira competição. E logo em quatro frentes, Bwin Liga, Taça de Portugal, Taça UEFA e Taça de Liga, que encara com a ambição que nos últimos anos tem caracterizado o clube bracarense.
João Pinto recusa comparações com o passado. "O Braga tem uma equipa tão forte como a da época passada. Uma equipa de qualidade e ambiciosa, com capacidade para realizar uma boa campanha", sustentou, acrescentando que "todas as equipas se reforçaram bem" e que, por isso, "o campeonato vai ser mais equilibrado". "A determinada altura da época passada os três grandes conseguiram distanciar-se das restantes equipas, mas julgo que este ano a diferença entre os três grandes e os outros não será acentuada", afirmou.
Juntar o Braga aos três grandes e alterar o cenário vigente é uma ideia que não desagrada ao internacional bracarense. "Espero bem que isso aconteça, mas convém recordar que há várias equipas que se reforçaram bem e estão cada vez melhor, pelo que também podem discutir os lugares da UEFA e, quem sabe, até um dos três primeiros lugares", argumentou, sem referir os nomes desses concorrentes. "O Braga tem vindo a crescer de forma sustentada, mas por vezes são precisos vários anos para se ser grande. O Braga quer crescer e está a percorrer o caminho certo, mas não possui o orçamento nem tem a massa associativa dos três grandes. Há aqui um grande potencial, mas existem outros factores importantes para além a qualidade do plantel. É necessário ter força, ser consistente e ter uma massa associativa por trás, para se ser ouvido...", frisou.
O internacional bracarense reconhece a importância de começar bem a época - o que significa vencer o FC Porto -, mas só isso não é suficiente, porque "o campeonato é muito longo e durante esse período de tempo sucedem-se muitas coisas". "Há jogadores que aparecem em grande forma e que depois têm um decréscimo e o mesmo acontece com as equipas. O mais importante é fazer um campeonato regular e não uma grande exibição e depois uma má, para se chegar ao final da prova a dizer que se tivéssemos ganho aqui e ali, perante equipas acessíveis, podíamos ter mais seis pontos e conquistado um lugar na Liga dos Campeões, por exemplo... Temos que formar uma equipa ambiciosa, mas regular e consistente", sustentou.
 
"Temos capacidade para ganhar ao FC Porto"

O Braga tem o FC Porto a abrir a competição, um confronto que está marcado para as 19h00 do próximo dia 18 (sábado), no municipal bracarense. Um início de campeonato escaldante, conforme reconhece João Pinto, já que "se vão defrontar duas equipas que querem ganhar". "O FC Porto procura o título e fá-lo sempre desde o início do campeonato, mas o Braga joga em casa e também sente que possui capacidade para vencer. Queremos ganhar e é com esse objectivo que vamos entrar em campo", destacou. Como em campo "vão estar duas boas equipas", João Pinto assegura que "o jogo vai traduzir-se num bom espectáculo".
 
"É um bom teste  para o FC Porto"


João Pinto considera o embate de hoje à noite com o Villareal, em Espanha, como "um bom teste para preparar o jogo com o FC Porto. É um teste muito diferente dos anteriores, porque este é o adversário mais forte da pré-temporada. É um jogo no qual vamos ter de estar muito concentrados e testar todas as nossas capacidades, pois vamos ter pela frente uma equipa que pratica bom futebol e que já possui uma grande importância no campeonao espanhol", comentou. "Espero que nos corra tão bem quanto os anteriores, já com boas equipas, mas não tão fortes como esta. Que seja um bom treino e que nos dê motivação para o jogo com o FC Porto", acrescentou.
 
"Sinto-me bem por sentir que ainda confiam em mim"

João Pinto não esconde a alegria que lhe proporciona o futebol, por enquanto como praticante. A caminho dos 36 anos, que completa no próximo dia 19, o antigo jogador de Benfica e Sporting optou por jogar ainda mais uma época, uma decisão de que não se arrepende. "Acho que sim, que fiz uma boa opção, porque me tenho sentido bem. Mas o mais importante é saber que as pessoas continuam a confiar em mim e a reconhecer que ainda sou útil a esta equipa", esclareceu o internacional dos bracarenses.




Goleador da terra do forró

Jaílson é sinónimo de golo. Esta é pelo menos a versão que corre em Caruaru, a capital do forró, cidade onde se presta a maior homenagem a S. João, e onde o atacante arsenalista nasceu. Foi aí que enfrentou tempos difíceis, com a resignação própria de uma criança, feliz por ter uma bola atrás da qual correr, mesmo nos dias em que as dificuldades o obrigavam a sair de casa sem pequeno-almoço. Ausência superada com o arroz e feijão das restantes duas refeições do dia, comprados com o esforço dos pais, Josué (falecido em 2002) e dona Severina.
Nas ruas do bairro, primeiro apenas pelo simples gosto de jogar futebol, e depois, já na escolinha de Élio Nascimento, este caçula de um rancho de seis irmãos começou a sonhar ser profissional de futebol. Por isso tentou a sorte no Porto, um dos dois clubes de Caruaru, no interior do nordestino estado de Pernambuco. Era então um rapaz já espigadote, com 14 anos. E ficou por lá durante cinco anos, altura em que, ao mostrar qualidades, gerou o interesse dos principais clubes de Recife, a capital do estado de Pernambuco, acabando por se vincular ao Santa Cruz, onde o seu instinto goleador ficou mais visível. Dois anos depois era transferido para o Marília (S. Paulo), regressando no ano seguinte a Recife, para defender as cores do Sport. As mudanças não pararam. Na época seguinte estava de novo em S. Paulo, no Palista de Jundiaí, seguindo-se o Corinthians, mas apenas por dois meses, uma vez que rapidamente as suas qualidades convenceram os observadores do Rubin Kazan, da Rússia. E provocaram a sua primeira aventura fora do Brasil.
Longe da família, dos amigos e do calor, mas tarimbado pelas dificuldades do início da sua vida, que entretanto se foram diluindo com o evoluir da carreira, nunca hesitou. Na Rússia não lhe faltou apenas o arroz e o feijão. Somou a sua primeira grande contrariedade em termos de carreira, ao perder o estatuto de titular a que se acostumara em todos os clubes por onde passou. Valia, pelo menos, a realização em termos financeiros. Ganhou disponibilidade para poder ajudar a família e fazê-la mais feliz entre tanta humildade.
Mas a frieza dos russos, inclusive a do treinador, que nem sequer o ouvia, desiludiu-o. Cinco meses depois da chegada estava a viajar de novo, agora para Lisboa, onde o esperava um contrato com o Benfica, válido por cinco anos. O primeiro dos quais, ficou desde logo determinado, seria em Braga. E é na Cidade dos Arcebispos, onde reside na companhia da esposa Naiara e do filho Ítalo, que tem um ano e três meses, que este atacante - gosta de desempenhar as funções de segundo ponta-de-lança- se sente agora feliz e vai tentar provar a fama que o precede. Marcando golos, claro.



Zé Manel na comitiva

Zé Manel é a grande novidade entre os 19 eleitos para o confronto de logo à noite, com o Villarreal. O ala arsenalista, que no últimos dias realizou treino específico, de restabelecimento de uma mialgia, está recuperado e por isso integrou os convocados. No sentido inverso há a registar a ausência de Rodriguez, devido a um toque sofrido no joelho direito no decorrer do embate de anteontem com o Merelinenense. Os convocados são Dani Mallo, Ricardo, João Pereira, Paulo Jorge, Anilton Júnior, César Peixoto, Carlos Fernandes, Frechaut, Stélvio, Roberto Brum, Vandinho, Castanheira, João Pinto, Wender, Zé Manel, Yasser Hussain, Jaílson, Orlando e João Tomás. Para além de Rodriguez, também ficaram de fora, por lesão ou outros condicionalismos físicos, os guarda-redes Paulo Santos e Kieszek, o defesa Vítor Hugo e os médios Madrid e Bruno Tiago, enquanto Philco, Kazeem, Lenny e Jair Baylón ficaram em Braga por opção.
 
Frechaut atrasou-se

Frechaut apresentou-se no relvado para o treino matinal de ontem um pouco mais tarde, por se ter deparado com um acidente no trajecto Porto-Braga, que gerou um engarrafamento e o levou a atrasar-se. À parte este ligeiro atraso, tudo decorreu com normalidade no único apronto do dia, registando-se mesmo a curiosidade de, numa conversa com o argentino Madrid, sobre assuntos que não o futebol, o técnico Jorge Costa ter gesticulado tanto... que chamou a atenção de todos os que assistim ao treino.

IN O JOGO

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


João Pinto: «Queremos ganhar ao FC Porto»
VETERANO PROMETE ATAQUE AOS GRANDES LOGO A ABRIR



João Pinto faz 36 anos no dia a seguir ao jogo com o FC Porto e a melhor prenda está escolhida. Um sucesso perante os dragões seria a primeira pedra no ataque à supremacia dos grandes. "Queremos ganhar ao FC Porto. Vai ser um bom jogo de futebol, mas o Sp. Braga sente que tem capacidade para vencer e, por isso, pode tornar-se numa partida escaldante", admite o decano do plantel minhoto.

Numa visão mais abrangente, João Pinto acredita que, em 2007/08, "o campeonato vai ser mais equilibrado. Antevejo uma Liga mais animada em todos os aspectos. Não me parece que vá existir uma grande diferença entre os 3 grandes e as restantes equipas, até porque há quem se tenha reforçado muito bem", refere sem precisar.

Tendo em conta o crescimento do Sp. Braga, será altura de começar, finalmente, a falar de forma mais aberta na existência de 4 grandes? "Espero que sim. Que isso aconteça. Mas devemos estar conscientes que há outros clubes com capacidade para interferir na luta pela Taça UEFA e, até, na disputa dos primeiros lugares", alerta.

IN RECORD

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



João Pinto (Sp. Braga) antevê estreia com F.C. Porto: «Vai ser um bom jogo de futebol»

O Sp. Braga vai defrontar o Villarreal em mais um encontro de preparação para o arranque oficial da época 2007/08. A primeira jornada da Liga reserva um embate com o F.C. Porto e João Vieira Pinto antevê um «bom jogo de futebol».
«É um bom jogo para começar, entre duas equipas que querem ganhar. O FC Porto joga sempre para ganhar desde o primeiro jogo e o Braga, porque joga em casa, quer ganhar e tem capacidade para isso. Vai ser um bom jogo de futebol, referiu o experiente jogador.
João Pinto considera que o confronto com o Villarreal será um bom teste. O Sp. Braga parte amanhã de manhã para a zona de Valência, defrontando a formação espanhola a partir das 21 horas (hora portuguesa).
Jorge Costa convocou os guarda-redes Dani e Ricardo, os defesas João Pereira, Paulo Jorge, Anilton, César Peixoto e Carlos Fernandes, os médios Frechaut, Stélvio, Roberto Brum, Vandinho, Castanheira e João Pinto e os avançados Wender, Zé Manel, Yasser, Jaílson, Orlando e João Tomás.

IN MAISFUTEBOL



BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Arsenal de ambição na nova temporada


Aoito dias do primeiro jogo oficial da temporada, João Pinto é a voz da confiança existente no plantel do Braga. As exibições e os resultados da pré-temporada deram a maior confiança ao grupo e, por essa razão, projecta-se o optimismo para uma temporada repleta de êxitos "Queremos fazer melhor do que nos anos anteriores. Mas será um campeonato equilibrado, pois todas as equipas reforçaram-se bastante. Penso que não haverá grandes diferenças entre os três grandes e as outras equipas", perspectivou.

O sorteio do campeonato ditou para a primeira jornada a recepção ao F.C.Porto, encontro agendado para sábado, 18 de Agosto (19 horas). Um jogo onde o pensamento estará centrado na conquista dos três pontos "É um bom jogo para começar, entre duas grandes equipas que querem ganhar. O F. C. Porto joga desde a primeira jornada para ganhar, mas o Braga joga em casa, quer vencer e tem capacidade para isso", analisou João Pinto, que no dia seguinte ao encontro comemora o 36.º aniversário.

Esta noite, às 21horas, no terreno do Villarreal, em Espanha, o Braga realiza o último ensaio da pré-temporada. Perante um adversário que na época anterior alcançou o quinto lugar na liga espanhola, João Pinto considera ser um bom ensaio. "É um teste difícil, perante um forte adversário. É sem dúvida um bom ensaio de preparação para o jogo com o F. C.Porto", concluiu João Pinto, um dos 19 elementos convocados pelo treinador Jorge Costa. Dani, Ricardo, João Pereira, Paulo Jorge, Anilton, César Peixoto, Carlos Fernandes, Frechaut, Stélvio, Roberto Brum, Vandinho, Castanheira, Wender, Zé Manel, Yasser, Jaílson, Orlando e João Tomás, são os restantes elementos eleitos pelo técnico.

Amanhã, pelas 20.15horas, decorrerá a festa de apresentação da equipa à massa associativa. A entrada no Estádio Axa é gratuita, num espectáculo onde os associados poderão contar com um grande espectáculo de som, cor e animação. Após um mini-jogo entre duas equipas formadas pelo próprio plantel, a festa encerrará com uma sessão de fogo-de-artifício.

IN JN

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



J. Pinto: "Continuamos ambiciosos"

O avançado João Vieira Pinto garantiu esta quinta-feira que o Sporting de Braga está pronto para começar a Liga portuguesa.

"A parte mais dura já foi feita, felizmente tudo tem corrido bem e estamos prontos para começar", assegurou o experiente futebolista.

O ex-jogador do Boavista está confiante para temporada 2007/2008, defendendo que o Sp. Braga permanece com "uma boa equipa". "Continuamos muito ambiciosos", acrescentou o atleta sobre o estado de espírito do grupo de trabalho.

Antes do arranque do campeonato frente ao FC Porto, a equipa de Jorge Costa defronta os espanhóis do Villarreal nesta sexta-feira. "É um teste muito difícil, diante um bom adversário", disse João Pinto, que lembrou que será necessário uma "grande concentração".

Antevisão do jogo com o campeão nacional

O embate com o FC Porto ainda está um pouco longe, mas o jogador bracarense já fez uma pequena abordagem da partida com a formação de Jesualdo Ferreira. "O FC Porto joga sempre para ganhar desde o primeiro jogo e o Braga, porque joga em casa, quer ganhar e tem capacidade para isso. Vai ser um bom jogo de futebol", afirmou.

Convocatória
Voltando à partida com o Villarreal, o técnico Jorge Costa chamou os seguintes 19 futebolistas: Dani, Ricardo; João Pereira, Paulo Jorge, Anilton, César Peixoto e Carlos Fernandes; Frechaut, Stélvio, Roberto Brum, Vandinho, Castanheira e João Pinto; Wender, Zé Manel, Yasser, Jaílson, Orlando e João Tomás.

IN SPORTUGAL
BRAGA SEMPRE MAIS!