News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/07

Started by Coiso, 21 de July de 2007, 11:43

Previous topic - Next topic

Coiso

Coerência

Há um denominador comum no discurso bracarense - seja de dirigentes, técnicos ou jogadores: fazer a melhor época de sempre. Jorge Costa deu o mote, na abertura da temporada, ao dizer que é importante, para o Braga crescer, a conquista de um troféu; António Salvador manteve o tom, ao admitir que conquistar um lugar na Taça UEFA é uma obrigação, mas que, de preferência, quer mais do que na época passada. Castanheira, ontem, disse sem hesitar que é fundamental começar a época a vencer e, como o primeiro adversário no campeonato é o FC Porto, é a esse, mesmo campeão nacional, que é preciso ganhar.

Não se encontrou, ate agora, um vestígio que seja de receio em assumir a responsabilidade de fazer crescer o Braga, que está num processo de consolidação que pode elevar o clube ao patamar dos melhores. O passo seguinte será a fidelização, de uma vez por todas, dos adeptos, que se aproximam cada vez mais do clube mas não ainda de forma indiscutível, como acontece, por exemplo, como vizinho-rival Guimarães. Os resultados desportivos - as vitórias, claro - serão uma ajuda inestimável, mas não chegam. O Braga precisa da criar uma mística exclusiva, porque só assim conquistará a simpatia exclusiva da cidade, que, então, poderá assumir o clube como referência fundamental. Para isso, terá que ouvir, sempre, um discurso coerente, que exalte o crescimento baseado em estruturas sólidas e sem resquícios de medo. Como acontece neste momento.

SOLIDARIEDADE
A visita desejada


O plantel foi ontem ver Bruno Tiago. A surpresa foi mútua: de Bruno, que ficou radiante por ver todo o grupo diante dele; do grupo, por ver Bruno passear a seu lado, ainda que de muletas. O processo de recuperação já começou.



Frechaut e Lenny entre os titulares

Prosseguem as afinações no protótipo do Braga. Sempre fiel ao tradicional 4x3x3, Jorge Costa aposta numa equipa rápida e incisiva para a nova época, virada para o ataque, mas ao mesmo tempo com vocação defensiva, sendo a grande inovação no sector mais recuado a inclusão efectiva de César Peixoto como lateral-esquerdo, em detrimento de Carlos Fernandes. Enquanto não chega Rodriguez para fazer parelha com Paulo Jorge, o treinador tem aproveitado para testar outras soluções para o eixo da defesa, tais como Anílton Júnior, recrutado ao Aves, e mais recentemente Frechaut, o mais polivalente do plantel, capaz de actuar sem grandes dificuldades em qualquer posição na defesa e no meio-campo defensivo. Durante uma pelada sem guarda-redes e com quatro pequenas balizas, o segundo apareceu entre os habituais titulares e voltou a demonstrar a eficiência habitual nas manobras defensivas, tanto nos duelos individuais como a dobrar os companheiros.

Mais à frente, o brasileiro Lenny foi a segunda novidade da manhã na qualidade de extremo-direito, precisamente no lugar de Zé Manel, que apenas cumpriu a primeira metade do treino devido a uma mialgia na coxa direita. Chamado a preencher a vaga, o jovem emprestado pelo Fluminense voltou a mostrar algum do seu espírito criativo e velocidade, um pouco à imagem do que fez no jogo particular de quarta-feira, frente aos amadores do Hammer, onde se queixou somente do "gramado ralinho". Aliás, talento é coisa que não falta entre os minhotos e o estágio tem ajudado a desfazer algumas dúvidas, como o peruano Jair Baylón, oriundo do Alianza de Lima. A timidez própria de quem se aventura, pela primeira vez, na Europa parecia ser o principal inimigo, mas o avançado nem precisou de uma semana de convívio com os novos companheiros para revelar todo o seu esplendor como matador.

Com grande poder atlético e excelente sentido de baliza, Baylón constitui a melhor dor de cabeça de Jorge Costa. João Tomás é claramente a primeira opção para a linha da frente, embora por uma vantagem mínima, pois o peruano entra perfeitamente num dos melhores onzes do Braga, quem sabe até no grupo dos candidatos a titulares para a jornada inaugural do campeonato, frente ao FC Porto.



Dos pontapés às panelas nasceu uma vontade férrea

Se estivéssemos aqui para falar de ciclismo, dir-se-ia que Bruno Tiago acabara de ganhar o prémio do azar, já que um minuto em campo valeu-lhe uma dupla fractura na perna esquerda e seis meses de recuperação como sentença, o tempo considerado necessário para a Natureza fazer o seu trabalho e o ser humano recuperar todas as suas faculdades. Acompanhado até ontem pela mãe Filomena, que viajou para Londres, e pela companheira Catarina, o jogador iniciou o processo de recuperação e já começou com a fisioterapia. É que o menino que com um ano e meio de vida se divertia a dar pontapés nos tachos e nas panelas, na casa em Santo Tirso, é feito de forte têmpera e de uma vontade enorme de vencer. Ele que nunca gostou de brinquedos viu sempre na bola um momento de prazer e, mais tarde, foi na redondinha que encontrou o seu futuro. Depois do colégio, e sempre com miúdos mais velhos, em frente ao Centro Cívico, aprendeu a jogar à bola enquanto sonhava jogar um dia no seu clube do coração: o Benfica. De longe, o seu olhar de menino via pela televisão os craques que aprendeu a admirar – casos de Dani e de... João Pinto, agora seu companheiro em Braga. Mas foi nas bancadas do velhinho Estádio Abel Alves de Figueiredo, na companhia do avó, que idolatra, Avelino Fernandes, que soube as diferenças entre o que era jogar à bola e futebol a sério até que um dia integrou os escalões de formação dos "jesuítas" e mais tarde partiu para Guimarães, de onde saiu em rotura com responsáveis do clube, ingressando no Salamanca.

Uma fractura no metatarso do pé direito abalou, sem quebrar, os sonhos do jovem de 18 anos que não parou de acreditar em si, sendo que dois meses depois, percorrido um caminho em que a inseparável Catarina, os avós, a tia e Rogério, então seu companheiro no Salamanca, ajudaram a percorrer, com visitas e muitos mimos, estava de novo a jogar. Hoje essa dor voltou, mas a revolta já passou e, com resignação, a obstinação em continuar a carreira, abriu-lhe um novo desafio: antecipar-se ao relógio e ficar em pleno antes dos seis meses.

Curiosidades

Um detalhe curioso que veio à superfície à boleia do infortúnio de Bruno Tiago é que a mãe do jogador, Filomena, está há 12 anos a trabalhar num hospital de Londres. Com curso de enfermeira, trabalha na área de... ortopedia e garante que o serviço prestado pela Paracelsus Klinik ao filho foi com base nas mais recentes técnicas de cirurgia

Apesar de nunca ter ligado muito a brinquedos, Bruno Tiago nunca conseguiu esconder ser uma criança ansiosa por presentes, ao ponto de numa véspera de Natal ter de ser socorrido no hospital local por ter dado uma cabeçada na esquina de uma mesa. Já nas urgências, a sua maior preocupação foi regressar a casa, para os... presentes. O resto de pouco lhe importava!

Apesar de bem disposto e mais calmo face ao que lhe aconteceu, Bruno Tiago conta os minutos para sair da clínica em Marl. Se depois segue para Portugal ou permanece mais alguns dias no hotel de estágio, é irrelevante. O importante é recuperar o convívio dos amigos que não param de ligar ou enviar mensagens e da família, o seu elo mais forte.



Bruno Tiago prioritário

Mal amanheceu, António Salvador pulou da cama, tomou o pequeno-almoço a correr e logo às oito horas já se encontrava junto da cama de Bruno Tiago. O presidente do Braga pretendia visitar o atleta operado à perna esquerda logo na quinta-feira, depois de pousar em Munster, mas o voo atrasou-se e apenas chegou ao hotel da equipa, acompanhado do assessor Amaral Correia, quando já passava da meia-noite, pelo que a visita teve de ser adiada para o dia seguinte. Poderia tê-lo feito apenas à tarde, juntamente com a equipa, o que significaria mais alguns horas de repouso, mas a ansiedade de Salvador era grande e foi mesmo no hospital Paracelsus Klinik, em Marl Huls, que começou a sua jornada em território germânico. Mais tranquilizado por ter verificado com os próprios olhos que o médio-defensivo se encontra em boas mãos, Salvador chegou a meio da manhã ao centro de treinos de Weissenburg para acompanhar o treino da equipa e terá apreciado bastante o que viu. "Isto começa a aquecer", comentou o dirigente, numa clara alusão ao empenho dos jogadores.

Plantel em peso foi dar aquele abraço

Se a essência de um estágio visa, na base, fortalecer o espírito de grupo, a viagem ontem desde Billerbeck até Marl de toda a comitiva arsenalista para visitar Bruno Tiago deixou-o visível à flor da pele. Claro que todos já lhe haviam ligado, que as conversas se tinham sucedido, as brincadeiras e os estímulos, mas a presença física do grupo de trabalho funcionou como balão de oxigénio para o jogador. O que talvez não esperassem ver era um Bruno Tiago tão móvel, ainda que amparado por muletas, a sair do quarto para um encontro no jardim.

Pouco antes, uma chuva diluviana, colocara em risco o passeio, mas logo depois o regresso do sol permitiu que a caminhada acontece. Bem disposto e falador, Bruno Tiago confirmou que já lhe fora retirado o dreno, que já começara com a fisioterapia e, mais importante, que assim que chegar a Portugal dará início a um novo processo de reabilitação com trabalho de piscina e de bicicleta. Sem lugar a lamentações – esse tempo já passou –, recuperaram-se alguns detalhes do incidente num clima de grande descontracção e boa disposição. O encontro durou cerca de uma hora – esperava a Bruno Tiago mais uma sessão de fisioterapia – após o que a comitiva regressou a Billerbeck para uma tarde de ócio, já que o treino da tarde fora anulado para permitir a visita ao companheiro de equipa. Novo reencontro poderá vir a acontecer no hotel de estágio, na segunda-feira.



João Tomás
"Também eu pensei nos camelos e deserto"


Só mesmo o próprio João Tomás poderia acabar com as saudades de... João Tomás. Bastou uma época para se perceber que o ataque do Braga ficou bem menos feroz do que era habitual com a mudança do ponta-de-lança para a Liga do Catar e o seu regresso à procedência só pode ser visto como um excelente trunfo para a nova temporada, pois os 16 golos que marcou são a prova evidente de que mantém intactas as faculdades de matador. "É bom voltar a casa, mas também poderia ter lá continuado. Ambas as hipóteses eram do meu agrado", contou. O futebol árabe não é fácil para o mais paciente dos ocidentais, mas o artilheiro bracarense já estava adaptado. "Julgo que os grandes obstáculos da Liga do Catar são as temperaturas altas e a humidade elevadíssima, que nos obrigavam a treinar à noite, o que não é habitual no futebol português. Felizmente, tudo correu bem e até são vários os jogadores de grande qualidade que lá actuam", esclareceu.

A maior prova de que a experiência no mundo árabe correu pelo melhor foi a recente chamada de João Tomás à Selecção Nacional. "Também eu pensei que o Catar era só deserto e camelos e não é nada assim. Tem lá de tudo, como em qualquer país europeu, e as pessoas são simpáticas", alegou.

Apostado em fazer mais uma época em grande em Portugal, o Jardel de Coimbra (como já foi chamado) conta pelo menos repetir o número golos que apontou na Liga do Catar. "Vou esforçar-me e espero também ter sorte. Se não surgirem lesões, poderei fazer uma época condizente com a anterior", testemunhou.



Hussein Yasser será outro João Pinto


Diz quem sabe ou quem viu que Hussein Yasser tem qualidade a rodos. Antigo companheiro do jogador do Catar, João Tomás é dos que assinam por baixo e até consegue encontrar pontos comuns entre ele e um craques do futebol português, que, curiosamente, representa o Braga. "Pode-se comparar ao João Pinto, mas também pode actuar sobre as alas", explicou. Certo de que o Braga acertou em cheio, Tomás considera que a adaptação do atacante ao futebol europeu não levará muito tempo. "Será um processo fácil, pois tem grandes qualidades e um desejo grande de triunfar na Europa", assegurou. Nem o facto de Yasser já ter tido uma passagem infeliz pelo futebol inglês refreia o entusiasmo de Tomás. "Teve uma experiência no Manchester City que não correu bem, mas agora está muito motivado", alegou. Quanto a uma data para a chegada do reforço, nada de novo, mas é certo que se juntará à equipa durante o estágio na Alemanha. O seu equipamento já se encontra no hotel Weissenburg.



Castanheira espera ganhar ao FC Porto

Não é fácil driblar o experiente Castanheira, até mesmo em conferências de Imprensa. Sempre muito ponderado nas respostas, o esquerdino é quase o paradigma do antivedeta e, naturalmente, um passatempo muito difícil para quem procura declarações bombásticas ou títulos apetecíveis. Protagonismo nunca foi com ele, da mesma forma que nunca foi apanhado em promessas empolgantes. Por tudo isto, abordou com o máximo realismo a multiplicação de opções para o meio-campo. "É bom sinal haver concorrência. Será uma luta diária entre aqueles que desejam jogar", analisou o centrocampista, concordando depois que realmente o plantel do Braga estará "mais equilibrado", com mais "soluções por posição". Passando um pouco do particular para o geral, para os objectivos da equipa que lutará por um troféu na próxima temporada, Castanheira assumiu sem receios a responsabilidade de vencer o FC Porto na jornada inaugural do campeonato. "Um bom resultado será sempre estimulante e queremos começar a ganhar", declarou.



Contra NEC será a doer

Após uma pausa de dois dias, o Braga volta hoje a entrar em acção contra o NEC, da primeira Liga holandesa, naquele que será o jogo mais difícil desde que a equipa se encontra em estágio, na Alemanha. O jogo particular está marcado para as 16h00 (15h00, em Portugal), em Groesbeek, nos arredores de Nijmegen (Holanda), e obrigará os bracarenses a percorrer uma distância de 193 quilómetros.

in OJOGO

Coiso

Bruno Tiago: «Estou como o aço»
MÉDIO RECUPERA MUITO BEM E SURPREENDE OS COLEGAS

      
Quando Bruno Tiago viu os seus colegas, à entrada da Paracelsus Klinik, em Marl-Hüls, não conseguiu conter uma expressão muito típica dos futebolistas. "Estou como o aço", soltou para gáudio geral.

O motivo não era para menos. Depois de ter fracturado a tíbia e o perónio na passada segunda-feira, sendo operado de madrugada, cerca de quatro dias depois o médio garante que já levanta 50 quilos com a perna esquerda e movimenta-se com a ajuda de canadianas com uma desenvoltura surpreendente.

"Amigos, quem tiver de se lesionar, lesione-se aqui, que é melhor", afirmou mais tarde, não se cansando de elogiar o tratamento dispensado pelos médicos alemães, bem como as técnicas de cirurgia e tratamento que lhe permitiram uma primeira fase de recuperação extraordinária.

"Antes do final do ano estou a jogar", foi a promessa que deixou perante o olhar de Jorge Costa, técnico que, enquanto atleta, foi crónico recordista na recuperação das lesões graves que sofreu nos joelhos.

Apesar da brutalidade do choque com Bergmannshoff, Bruno Tiago garante que não se apercebeu logo da seriedade da lesão. "Nem me doeu. Tentei meter a caneleira no sítio e não entrava. Foi nessa altura que o João Pinto dizer 'partiu, partiu' e percebi o que se passou", relatou o atleta, apoiado pela namorada, Catarina, e também pela mãe, Filomena. Bruno Tiago tinha pressa, mas por precaução apenas receberá alta na segunda-feira.

in Record