News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 26/04

Started by Pé Ligeiro, 26 de April de 2007, 10:32

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Grande prioridade é o quarto lugar

O reconquista do quarto lugar marcará em exclusividade a actualidade do Braga, possivelmente até ao fim do campeonato, para o qual faltam apenas quatro jornadas. Com o Paços de Ferreira à perna e o Belenenses à distância de três pontos, os minhotos continuam a cerrar fileiras em busca da recuperação e o exemplo até vem de cima, mais concretamente da administração da SAD, que resolveu congelar temporariamente o processo de renovações, em nome da concentração total. As negociações respeitantes ao prolongamento ou melhoria dos contratos dos profissionais da equipa principal arrancaram em força, com os capitães Paulo Jorge e Castanheira, mas foram abrandando progressivamente, por força também da participação do Braga na Taça UEFA e Taça de Portugal, embora alguns casos estejam mais do que alinhavados, como acontece com Vandinho, Madrid e Paulo Santos.
Em fim de contrato, o médio-ofensivo Vandinho deve renovar por mais quatro épocas; o trinco Andrés Madrid, desejado pelo FC Porto em Janeiro, tem mais dois anos de ligação pela frente, mas os seus vencimentos serão revistos, assim como o valor actual da sua cláusula de rescisão – cinco milhões de euros respeitantes a 70 por cento do seu passe; por último, o guarda-redes Paulo Santos tem à sua espera um novo contrato válido por três épocas. Numa nublosa de incertezas estão envolvidos os nomes de Luís Filipe, João Pinto e José Carlos, entre outros. Sabe-se que a sociedade desportiva pretende blindar um pouco mais o passe do lateral/extremo-direito, a exemplo do que acontecerá com Madrid, ao passo que João Pinto e José Carlos, o segundo melhor marcador da equipa (cinco golos), estão dependentes de questões financeiras que andam naturalmente de braço dado com as necessidades ditadas pela nova equipa técnica comandada por Jorge Costa.




António Salvador mantém o tabu

A seis meses do fim do seu mandato, António Salvador continua enigmático quanto à possibilidade de se recandidatar. Até Outubro, sobra muito tempo para o actual presidente do Braga pensar, mas nalguns círculos do clube comenta-se que a questão terá muito em breve contornos definidos. "Na altura certa, falarei", precisou o dirigente. Certo é que a nova época dos minhotos arrancará com Salvador na presidência, pois de outra forma não teria sido já agendado o local onde a equipa profissional vai estagiar na pré-época: no centro de estágios de Weissenberg (Alemanha), entre 14 e 27 de Julho. Antes do defeso, deverá ainda acontecer uma Assembleia Geral, durante a qual serão votadas as contas da SAD, cujo agendamento esteve para acontecer numa reunião agendada para a noite de terça-feira, entretanto desmarcada devido ao falecimento da mãe de Luís Filipe Vieira.




Coimbra tem mais encanto

O Braga defrontou a Académica, na condição de visitante, por 33 vezes, averbando um "score" global que não lhe é favorável: 15 derrotas, nove vitórias e igual número de empates. Porém, a estatística é contrariada pelos confrontos nas últimas cinco épocas, já que é preciso recuar até à época 2002/03 para encontrar um resultado favorável (1-0) aos estudantes. Antes dessa partida, disputada na recta final do campeonato dessa temporada, o Braga conseguira três resultados positivos, sendo que a vitória folgada por 3-0 no ano transacto foi o expoente máximo. Nas duas épocas anteriores, os arsenalistas conseguiram um empate a dois golos e uma vitória tangencial por 1-0, após a referida vitória dos estudantes.
Desta feita, com particularidades distintas a separarem as duas equipas – os visitados lutam para fugir da zona de despromoção, enquanto que os visitados acalentam a esperança de chegar ao quarto lugar –, nem por isso é fácil dar o favoritismo a qualquer um dos contendores. Pela carreira que tem feito, pelos valores que integram o plantel, o conjunto de Jorge Costa é na teoria favorito. Uma teoria que cai por terra se se recuar uma semana e recordar que o Setúbal, uma das equipas que luta com Aves e Beira-Mar para não descer e foi a Braga arrancar um precioso ponto.
Entretanto, estatísticas à parte, a carreira do Braga nesta temporada tem uma curiosidade: os comandados de Jorge Costa só ficaram em branco por seis vezes, sendo que tal aconteceu em três vezes consecutivas. O primeiro "duplo-zero" aconteceu nas terceira e quarta jornadas, em que o Braga perdeu em casa com o Leiria, indo depois empatar à Amadora. Depois de muitas semanas em que apenas contabilizou duas derrotas, o Braga voltou a ficar em branco em duas rondas consecutivas: no Dragão e em casa, frente ao Beira-Mar. A terceira vez que o ataque arsenalista ficou em branco aconteceu nas duas últimas jornadas. Curiosamente, após terem ficado duas vezes sem marcar golos, na jornada seguinte voltaram aos triunfos, nas duas vezes por 2-1.
 
Apenas uma vitória folgada

Nos últimos 10 jogos que o Braga disputou em Coimbra só perdeu por três vezes e sempre de forma tangencial. Quatro empates e três vitórias completam o leque de resultados, sendo que a mais folgada foi conseguida na época passada.
 
Época| Resultado

2005/06 0-3
2004/05 2-2
2003/04 0-1
2002/03 1-0
1998/99 1-1
1997/98 2-2
1987/88 2-1
1986/87 0-0
1985/86 1-0
1984/85 2-1



Artilharia completa

Rodriguez, Maciel e Castanheira, bem como Luís Filipe, Diego e Pedro Costa deverão integrar hoje o treino dos arsenalistas, aumentando o leque de opções de Jorge Costa para a deslocação a Coimbra. Maciel lesionou-se no encontro com o Setúbal, à semelhança do que aconteceu ao central peruano, que não treinou na segunda-feira, mas hoje será reavaliado e tudo aponta para a recuperação plena para o confronto com os estudantes.
Situação semelhante deverá verificar-se com Castanheira. O médio sofreu uma entorse no pé direito – já na etapa final do apronto realizado no dia seguinte após o embate com os sadinos –, tudo apontando para que hoje já treine, depois da reavaliação a que será sujeito pelo departamento médico arsenalista.
Refira-se, por último, que Wender e Paulo Santos – ausentes frente aos sadinos por estarem a cumprir castigo – completam o "pelotão" com que os bracarenses irão tentar derrubar o forte academista.



3 PERGUNTAS, 3 RESPOSTAS
Miguel Pedro Guimarães
Presidente da Mesa da AG da SAD

"Com todos os jogadores disponíveis, este tipo de momentos, sem marcar golos há duas jornadas, não se verificava"
1 - É preocupante o facto de o Braga não marcar golos há duas jornadas?
O Braga não marca há duas jornadas, mas também não perde. Temos falhado muito. Contra o Setúbal, a equipa criou muitas oportunidades só que a bola nunca entrou. Teremos de ter mais sorte na próxima vez. Porquê? Confesso que não consigo analisar este tipo de questões com objectividade. Para mim, o Braga nunca está em crise. Será um problema momentâneo. E também não nos devemos esquecer das várias lesões que têm atacado a equipa. Com todos os jogadores disponíveis, este tipo de momentos não se verificava. Não classifico de mau este momento, apenas não é o melhor.
"Corremos o risco de sermos ultrapassados pelo Paços de Ferreira, pelo que temos de ganhar todos os jogos até ao fim"
2 - Aguarda com confiança o jogo com a Académica ou receia uma eventual ultrapassagem do Paços Ferreira?
Espero que o Braga ganhe. A Académica precisa de pontos para garantir a manutenção e vai entregar-se muito à luta, mas o Braga também precisa para alcançar o quarto lugar. Espero que desta vez a sorte esteja connosco. Todas as equipas precisam de sorte para ganhar jogos; estou convencido que o Braga vai ganhar à Académica. Teoricamente corremos também o risco de sermos ultrapassados pelo Paços de Ferreira na classificação, pelo que temos de ganhar todos os jogos até ao fim. Só assim poderemos sonhar com o quarto lugar no fim do campeonato.
"Coimbra foi uma fase deliciosa da minha vida: só estudava o necessário para fazer as cadeiras... para poder fazer outras coisas"
3- Guarda boas recordações de Coimbra onde se licenciou em Direito?
Tenho excelentes recordações de Coimbra, mas, atenção, nunca fui pela Académica. Aliás, enquanto estudante, julgo que nunca assisti a jogos do Braga em Coimbra porque a Académica não estava na primeira divisão nessa altura. Foi uma fase deliciosa da minha vida: só estudava o necessário para fazer as cadeiras... para poder fazer outras coisas. Quais? Não seria politicamente correcto mencioná-las; eram coisas próprias de um estudante boémio que também fazia parte de uma banda chamada "Mão Morta". Ainda estávamos no começo e dava-nos imenso prazer. A música dá-me ritmo para uma série de coisas.


IN O JOGO

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++




Jorge Costa corre para o trono interno
A 3 PONTOS DE SUPERAR ANTECESSORES



A campanha do Sp. Braga na Liga não tem sido brilhante e nem as trocas de treinadores conseguem colocar a equipa no tão desejado 4.º lugar. Jorge Costa foi o último a chegar, mas as "escorregadelas" continuaram. Os arsenalistas já não vencem há três jogos para o campeonato (pelo meio ainda houve a eliminação da Taça de Portugal) e o P. Ferreira (6.º classificado) já só está a um ponto de distância. Mesmo assim, e caso vença a Académica, Jorge Costa conquista o trono interno, ultrapassando em número de pontos os seus antecessores.

Carlos Carvalhal e Rogério Gonçalves estiveram cada um nove jornadas em Braga e os 14 pontos conquistados foram insuficientes para que Salvador os segurasse. Em oito rondas, o antigo central do FC Porto somou 12. Este nono jogo pode decidir muita coisa...


IN RECORD


BRAGA SEMPRE MAIS!

nandes





CHEGOU A HORA DE JOGADORES MOSTRAREM QUE TÊM VALOR PARA FICAR NO PLANTEL

SAD suspende renovações  



A administração já comunicou que todos os processos de renovação serão interrompidos até final da temporada. Numa demonstração inequívoca de sintonia total com o treinador, Jorge Costa, a intenção é declarada: só permanecerá no plantel quem demonstrar profissionalismo absoluto nos quatro jogos que faltam para o epílogo da Liga.
O plantel do Sp. Braga está de sobreaviso. Depois da manifestação pública de desagrado produzida por Jorge Costa à última exibição da equipa, chegou a vez de a administração bracarense juntar a voz de protesto ao comportamento colectivo do plantel, indiciando total comunhão de ideias com o treinador, decididamente indisponível para pactuar com actos de questionável profissionalismo.
A quatro jornadas do final da prova, e com o quarto lugar como objectivo principal, os bracarenses estão proibidos de repetir actuações como a registada diante do V. Setúbal.
O alerta da SAD chega sob a forma de uma informação posta a circular no balneário de que os processos de renovação já iniciados e outros que se preparavam para ser abertos ficam interrompidos até se concluir a Liga, numa espécie de pressão categórica sobre o plantel, emergindo os embates frente à Académica (fora), Belenenses (casa), Boavista (fora) e Nacional (casa) como testes decisivos.
A ordem é clara: chegou o momento de todos mostrarem o que valem, pois a selecção de jogadores que Jorge Costa vai fazer para a próxima temporada está dependente destes derradeiros desafios.
A BOLA sabe igualmente que mesmo os jogadores com contrato já firmado estão longe de possuir lugar garantido no plantel para a época 2007/08, não escapando, também eles, às observações que se seguem até ao último sopro desta Liga.




In A Bola


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL