News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 18/04

Started by Pedro-SCB, 18 de April de 2007, 09:02

Previous topic - Next topic

Pedro-SCB

Paulo Santos jogou na Luz em sofrimento

Afinal, do jogo com o Benfica não ficou tudo dito ontem, pois uma história de sofrimento e espírito de sacrifício transitou para o dia seguinte e notada a partir do momento em que o guarda-redes Paulo Santos compareceu no treino de ontem, num dos relvados do Estádio Nacional, em chinelos, mais não fazendo do que observar os companheiros na primeira das duas sessões previstas para preparar a meia-final da Taça de Portugal já amanhã à noite.

Tudo começou no domingo, quando o jogador se sentiu mal, vítima de um desarranjo intestinal. Combatida a situação com a intervenção do departamento médico, Paulo Santos continuou debilitado durante toda a segunda-feira e sem melhoras à vista. Colocado, por Jorge Costa, perante a possibilidade de ficar de fora, o profissionalismo e vontade de jogar soaram mais alto e o dono da baliza minhota assumiu o risco de entrar em campo. A noção da importância do jogo que tinha pela frente – onde o Braga tinha todo o interesse em ganhar para manter-se perto do Belenenses e na luta pelo quarto lugar na Liga, aliado a um enorme espírito de sacrifício – tornaram possível a sua presença em campo, sempre vigiado pela equipa médica do clube minhoto, que nunca permitiu que lhe faltasse água, evitando assim o risco maior de poder vir a desidratar. Ontem, por força ainda do desarranjo intestinal, continuava debilitado e foi poupado a um esforço inútil sendo avaliada hoje a sua condição clínica para voltar aos treinos.

Recuando até segunda-feira à noite, se a tudo isto juntarmos o facto de Paulo Santos ter sido dos melhores jogadores em campo, percebe-se a dimensão do esforço do internacional do Braga e de como foi importante para os companheiros o risco que ousou correr o que, além do balneário, caiu também muito bem na SAD que reconheceu o sofrimento em nome do interesse colectivo.

--------------------------------------------------------------

Laterais falham jogo no Restelo

O azar bateu à porta dos laterais que Jorge Costa utilizou na partida frente ao Benfica. Pedro Costa foi titular – uma das várias surpresas apresentadas pelo onze minhoto - e saiu aos 65' e, quem lhe sucedeu – Luís Filipe, que ficara no banco para ser poupado para o jogo no Restelo – seguiu mesmo rumo à passagem do minuto 86'. Pese embora os exames de avaliação só serem efectuados na sexta-feira, assim que a equipa regressar a Braga, existem fortes indícios de que ambos padecem de lesões musculares (microrroturas) e, é certo, Jorge Costa não poderá contar com eles no jogo de amanhã à noite, tendo que nos 18 jogadores restantes encontrar a alternativa para essa posição.

Ontem, apresentaram-se no Estádio Nacional em chinelos e a coxear, mantendo-se afastados da preparação e na companhia do guarda-redes Paulo Santos e do avançado Chmiest. O jogador polaco apareceu com queixas no pé direito, vítima de um traumatismo ao nível do tornozelo, e passou o treino a fazer gelo. Contudo, neste caso, pode haver condições para ser utilizado pelo treinador, caso disso venha a haver necessidade. De notar que parte do treino, os três jogadores portugueses ocuparam-no a seguir o apronto que decorria ao lado, da selecção nacional sub-19.

-----------------------------------------------------------

Madrid pregou susto enorme

Sob uma temperatura vários graus acima daquela com que a equipa costuma treinar-se em Braga decorreu ontem o primeiro apronto dos minhotos em Lisboa visando o jogo com o Belenenses. Com quatro jogadores impedidos de treinar, Jorge Costa viu ainda condicionar-se mais a preparação do jogo já que, por exemplo, Dani Mallo exercitou-se sozinho com Jorge Vital, tendo, no total apenas nove jogadores para treinar de forma livre, uma vez que os titulares – com excepção de Paulo Santos, Pedro Costa e Chmiest – fizeram treino de recuperação. No total foram 45 minutos sob intenso calor mas que chegou a arrefecer, no momento em que Madrid abandonou um exercício de circulação de bola, atirando-se para o chão com queixas no pé direito. Prontamente assistido, minutos depois voltou à preparação sem denotar o mínimo problema. Findo o apronto, a equipa voltou para o hotel para continuar a descansar até hoje à tarde, altura em que regressa ao Estádio Nacional.

---------------------------------------------------------------

Fora pela primeira vez

Não se pode dizer que tenha sido complicado o caminho do Braga até às meias-finais da Taça de Portugal, num percurso em que a sorte não deixou de estar presente, não no decurso dos jogos, mas nas contingências do sorteio das sucessivas eliminatórias, ao ponto de, numa delas, a que correspondia aos oitavos-de-final, ter sido o contemplado com a última isenção da época. Até lá, o Braga eliminou o Portimonense (Liga de Honra), por 5-2, com Zé Carlos a rubricar três golos, e os madeirenses do Pontassolense (2-1), naquela que foi a primeira derrota da temporada da equipa da II Divisão. Depois foi o Varzim, por 2-0, num bis de Maciel que eliminou a equipa que na ronda anterior deitara por terra a ambição do Benfica de chegar ao Jamor. Amanhã será no Estádio do Restelo o primeiro jogo fora de casa dos minhotos para a Taça de Portugal, resta saber se será o único.

--------------------------------------------------

Mobilização quase total
Uma coluna de 25 autocarros vai fazer-se à estrada amanhã com destino a Lisboa. Metade dos adeptos aproveitará o transporte grátis


O vermelho e o branco serão amanhã as cores predominantes no trajecto Braga-Lisboa. Caso se confirmem as previsões da SAD do Braga, cerca de 2500 adeptos devem puxar pela equipa no Estádio do Restelo e é provável que se atinja um número superior, pois há algum tempo que o jogo com o Belenenses gerou uma onda de entusiasmo crescente na cidade minhota e arredores. E nem foi preciso esperar pelos efeitos positivos do empate com o Benfica para constatar tamanha fé. Esgotado logo na segunda-feira o primeiro lote de 700 ingressos pedidos ao Belenenses, o Braga estimava vender até ao fim do dia de ontem um reforço de 800, ao mesmo tempo que negociava com o clube do Restelo a cedência de mais 1000.

Metade dos adeptos optará por viajar em viaturas particulares, mas não deixará de ser extensa a coluna de autocarros fretados pelo clube, que se comprometeu a transportar gratuitamente quem comprar bilhetes. Serão aproximadamente 25, cada um com capacidade para 50 passageiros, que deverão concentrar-se amanhã à tarde, pelas 14h00, no Estádio 1º de Maio, estando a partida prevista para as 14h30, com possível escolta da PSP.

in ojogo

---------------------------------------------------------------------------

Dúvidas para Belém
LUÍS FILIPE E PEDRO COSTA COM MAZELAS
   

Luís Filipe e Pedro Costa estão em dúvida para o jogo com o Belenenses. Ambos contraíram lesões frente ao Benfica – curiosamente, o primeiro rendeu o segundo por lesão e também acabou magoado – e, ontem, não participaram na sessão de treino realizada pelo plantel num relvado secundário do Jamor.

Os dois estão em processo de reavaliação pelo departamento médico e, hoje, já poderá haver uma ideia mais concreta acerca da gravidade das respectivas mazelas. Quanto ao polaco Chmiest, contraiu um traumatismo diante dos encarnados, mas deve estar apto para jogar em Belém. Ontem, o ponta-de-lança foi poupado no treino, tal como o guardião Paulo Santos. É que o plantel teve poucas horas de descanso após o jogo da Luz e houve que gerir.

Hoje, os arsenalistas promovem uma conferência de imprensa às 15.30 no hotel onde decorre o estágio. Depois, às 16.30, Jorge Costa orienta o último treino antes do encontro do Restelo, novamente no Estádio Nacional.

in record

----------------------------------------------------------------

Sp. Braga: «Se tivessemos vencido na Luz não seria surpresa nenhuma», diz Paulo Jorge

Todo o noticiário do Sp. Braga Paulo Jorge, capitão do Sp. Braga, considera que a equipa fez um bom teste no Estádio da Luz, frente ao Benfica (0-0), antes do decisivo embate com o Belenenses nas meias-finais da Taça de Portugal.

«Fizemos um bom jogo, especialmente na primeira parte, e se tivessemos vencido não seria surpresa nenhuma. O jogo com o Belenenses é completamente diferente deste, e vai ser jogado como uma verdadeira final», começou por dizer, acrescentando: «O Belenenses está num bom momento, bem classificados na Liga e a jogar bom futebol. Nós respeitamos muito o Belenenses, mas também estamos bem e queremos muito alcançar um objectivo que é ao mesmo tempo um sonho para os jogadores e adeptos do Sp. Braga.»

O defesa arsenalista salienta a necessidade de conquista de títulos por parte do clube, em entrevista ao site oficial do Sp. Braga: «O Sp. Braga é um grande clube que merece títulos e todos nós sabemos e queremos que isso aconteça. A Taça de Portugal é uma meta de há muitos anos e vamos fazer de tudo para cumprir com mais um dos objectivos da época.»

«Jogar no Estádio do Jamor deve ser uma sensação fantástica e queremos chegar lá. Não vai ser fácil, mas estamos muito determinados. Queremos que estejam muitos adeptos do clube no Restelo, façam uma invasão bracarense a Lisboa, pintem o estádio de vermelho e nos apoiem incondicionalmente», apelou Paulo Jorge.

in maisfutebol



nandes




Três perguntas, três respostas


Alberto Pazos (ex-treinador do Braga)




P | Em 1997/98 chegou à final da Taça de Portugal com o Braga. Quem venceu nas meias-finais?

R | Eliminámos o Benfica, no Estádio 1º de Maio, por 2-1. O primeiro golo foi do Karoglan, de livre directo; o segundo julgo que foi do Bruno ou do Bajcetic. O Benfica marcou primeiro, mas conseguimos dar a volta. Foi dos jogos mais marcantes da minha carreira e, possivelmente, o mais emocionante, depois de ter substituído o Fernando Castro Santos no fim da primeira volta. É uma emoção muito grande chegar à final de uma Taça. Mas foi um duelo intenso, disputado num grande ambiente. Muitos não conseguiram entrar no Estádio.


P | Que possibilidades terá o Braga em Belém?

R | O Braga actual é uma equipa muito competitiva, pela sua qualidade e atitude, e muito equilibrada em termos tácticos. Esses são os factores mais determinantes deste Braga. Será um jogo muito equilibrado. A favor do Belenenses poderá jogar o factor casa e também o facto de ter mais tempo de descanso. O Braga tem menos dois dias de recuperação e isso poderá manifestar-se se o jogo for para prolongamento. De resto, ambas as equipas equivalem-se, não são muito diferentes. O ambiente nas bancadas é que poderá fazer a diferença.


P | Como se proporcionou o seu regresso a Portugal?

R | Estava no Pontevedra da II Divisão espanhola, e estavam a gostar do meu trabalho, pois a equipa seguia em segundo lugar no campeonato e está apurada para a final da Taça da Federação. Aconteceu tudo muito rapidamente. O Marítimo procurava um treinador com o meu perfil, que também ajude no sector da formação, e foi o próprio presidente Carlos Pereira que me ligou. Aceitei logo. Estou num bom clube que me oferece todas as condições para fazer um bom trabalho. É o meu terceiro clube em Portugal, depois de ter sido feliz em Braga, por ter chegado à final da Taça, e de ter saído do Farense apenas por questões directivas.





In O JOGO




====================================================================



"Determinação e garra"


O capitão do Sporting de Braga, apelou à 'invasão' dos bracarenses ao Estádio do Restelo. A SAD oferece o transporte aos adeptos que adquirirem bilhete.



O empate alcançado na Luz serviu de tónico para os jogadores do Sporting de Braga encararem o desafio de amanhã com o Belenenses. O sonho da presença numa final da Taça de Portugal está muito perto de ser concretizado. O capitão do Braga deixou uma mensagem de confiança, numa entrevista ao site oficial do clube. "Vamos encarar este jogo com determinação, garra e acima de tudo queremos honrar a camisola", vincou o central bracarense.

A mensagem principal de Paulo Jorge tem os adeptos como destinatários, num apelo claro à presença dos bracarenses no Restelo. "Queremos que sejam muitos, façam uma invasão bracarense a Lisboa, pintem o estádio de vermelho e nos apoiem incondicionalmente. Precisamos de estar todos juntos. Este é um momento de união e sintonia entre todos e não jogando em casa, queremos muito sentir e retribuir o carinho e apoio dos nossos adeptos. O facto de sabermos que eles vão fazer 300 km para nos apoiar dá-nos uma força especial. Sabendo que a Direcção colocou à disposição dos Sócios e adeptos transporte gratuíto, faço o apelo para que todos quantos possam, nos apoiem no Estádio pois precisamos muito de vós", referiu o futebolista do Sporting de Braga.




In Correio do Minho




====================================================================




Frechaut é a solução para o lado direito da defesa



Nem e Wender em acção durante o treino do Braga no Jamor

Na manhã que se seguiu ao empate de anteontem na Luz, o Braga treinou num dos relvados secundários do Estádio Nacional, já a pensar no jogo de amanhã com o Belenenses, a contar para as meias-finais da Taça de Portugal. Jorge Costa contou apenas com 19 dos 21 jogadores que foram convocados para o duplo compromisso em Lisboa, já que Luís Filipe e Pedro Costa se lesionaram na partida com o Benfica e não poderão alinhar no Restelo.

Os dois laterais sofreram lesões musculares, cuja gravidade está ainda por avaliar, mas que obrigarão Jorge Costa a fazer uma adaptação no lado direito da defesa. O escolhido para jogar nessa posição deverá ser Frechaut, que tem sido muito útil nos últimos jogos graças à sua conhecida polivalência. O internacional português costuma ser utilizado no meio-campo, mas até jogou a central ante o Benfica, como já tinha acontecido no jogo de há duas semanas com o Marítimo.

No Restelo, o treinador dos arsenalistas deverá fazer regressar ao onze vários jogadores que poupou na Luz, como Rodriguez, Madrid, Andrade, Wender e Maciel. Zé Carlos também será titular, depois de ter cumprido um jogo de castigo por acumulação de cinco cartões amarelos na Liga. O treino de ontem serviu de recuperação física para os atletas que jogaram com o Benfica, tendo sido complementado com uma sessão de banhos e massagens. Hoje, a equipa minhota voltará ao Jamor, desta vez à tarde (17.30 horas), para o último treino antes do aguardado embate com o Belenenses, que vale uma presença na final da Taça.



Encontro familiar  


Antes do treino de ontem, e quando a equipa bracarense se preparava para começar a trabalhar, João Pinto encontrou o filho mais velho nos relvados secundários do Estádio Nacional. Tiago Pinto, jogador do Sporting, também estava no Jamor, num estágio da selecção de Sub-19, e pôde dar um abraço ao pai em circunstâncias muito especiais.

Jorge Costa também participou no "encontro familiar" e fez questão de cumprimentar os responsáveis federativos, que o conhecem desde a adolescência, quando todos estavam ainda muito longe de imaginar que o "Bicho" iria chegar, um dia, a treinador principal...




In JN




====================================================================




PAULO JORGE SONHA COM O JAMOR



O capitão do Sporting de Braga antecipou ontem a meia-final da Taça com o Belenenses, pedindo o apoio massivo dos adeptos e elogiando o adversário. Admitindo que a partida com o Benfica, para a Liga, foi um bom teste para o confronto de amanhã, Paulo Jorge lembra que o Belenenses está "bem classificado na Liga e a jogar bom futebol", mas afiança que os «arsenalistas» querem conquistar a segunda prova do calendário nacional: "Também estamos bem e queremos muito alcançar um objectivo que é, ao mesmo tempo, um sonho para os jogadores e adeptos do Sp. Braga. Vamos entrar determinados e espero que estejam muitos bracarenses nas bancadas". O defesa recordou ainda que se vai estrear nas meias-finais da Taça, pois em 2003/04, quando os minhotos foram eliminados pelo FC Porto, se encontrava lesionado. "O Sp. Braga é um grande clube e merece títulos. A Taça de Portugal é uma meta de há muitos anos", acrescentou Paulo Jorge, concluindo: "Jogar no Estádio do Jamor deve ser uma sensação fantástica e queremos chegar lá".



Laterais em descanso


A preparação dos minhotos prosseguiu ontem no relvado do Estádio Nacional, mas os laterais-direitos Luís Filipe e Pedro Costa não integraram a sessão, tendo realizado tratamento médico. A sessão de ontem foi de recuperação, pelo que é no apronto de hoje, pelas 17h30, que o técnico Jorge Costa vai ultimar a táctica para o confronto com o Belenenses. Antes do treino, pelas 15h00, o treinador faz a antevisão do encontro para a Comunicação Social.





In O Norte Desportivo





====================================================================






Paulo Jorge

"Vamos encarar o jogo com garra"  





Depois do empate alcançado no Estádio da Luz, o Sporting de Braga defronta esta quinta-feira o Belenenses, no Restelo, para as meias-finais da Taça de Portugal. O capitão da equipa bracarense, Paulo Jorge, espera contar com o apoio dos adeptos para levar de vencida a formação de Jorge Jesus.

Em entrevista ao site oficial do Sp. Braga, o central reconhece que o Belenenses está atravessar um excelente momento de forma, mas isso não o impede de sonhar com a presença na final da competição.

"Estão num bom momento, bem classificados na Liga e a jogar bom futebol. Nós respeitamos muito o Belenenses, mas também estamos bem e queremos muito alcançar um objectivo", afirma.

Para atingir a final, Paulo Jorge conta com a massa adepta do clube. "Vamos entrar determinados e espero que estejam muitos bracarenses nas bancadas, pois o apoio de todos é fundamental", destaca.

O defesa tem os pés bem assentes no chão, assegurando que ainda não se imaginou a levantar o troféu no Jamor. "Antes de isso poder acontecer temos de vencer o Belenenses e a final. Isto não vai com imaginações, vamos encarar este jogo com determinação, garra e acima de tudo queremos honrar a camisola", afirma.

Paulo Jorge considera ainda que o desafio com o Benfica foi um bom teste para o embate desta quinta-feira. "Penso que sim. Fizemos um bom jogo, especialmente na primeira parte, se tivéssemos vencido não seria surpresa nenhuma. A equipa conteve-se um pouco na segunda parte, mas manteve-se muito coesa e unida e isso foi determinante", realça.

Paulo Jorge alcança a segunda meia-final da Taça de Portugal, ainda que não tenha jogado na primeira vez. "Em 2003/04 recebemos o FC Porto ainda no 1.º de Maio. Estava no plantel mas não participei porque estava lesionado. Lembro-me que ficou uma grande frustração no grupo por não termos conseguido a final", recorda.

"O Braga é um grande clube que merece títulos. A Taça de Portugal é uma meta de há muitos anos e vamos fazer de tudo para cumprir com mais um dos objectivos da época", assegura o atleta.



In Sportugal



====================================================================
UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

Kintaro

Jamor: Observou Tiago com atenção
João Pinto treina ao lado do filho

João Pinto foi, muito provavelmente, o jogador que treinou com mais entusiasmo no treino do Sp. Braga, ontem, no Jamor. A escassos metros do médio bracarense encontrava-se o filho, Tiago, também ele a treinar, mas pela selecção nacional de sub-19, que se encontra em estágio de observação.

João Pinto atento ao filho

Quando JVP chegou ao Jamor já Tiago treinava. O pai não resistiu e, enquanto o campo era preparado para a sessão, observou com muita atenção tudo o que Tiago fazia.

João, de 35 anos, e Tiago, 18, podem vir a tornar-se um caso raro no futebol profissional. Se o pai prolongar um pouco mais a sua já longa carreira ser-lhe-á possível encontrar o filho dentro das quatro linhas, algo que até poderá acontecer com os dois do mesmo lado. Tal como o Correio Sport noticiou, os bracarenses ponderam contratar o jovem já para o próximo ano.

in Correio da Manhã

Kintaro




in abola




Braga vai sentindo a "sensação" do Jamor
O plantel do Sporting de Braga, com a "oficina" montada" no Jamor, continua a preparar o jogo das meias-finais da Taça de Portugal com o Belenenses, que será dirigido pelo árbitro do Porto, Jorge Sousa.

in DM