News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 16/04

Started by nandes, 16 de April de 2007, 09:24

Previous topic - Next topic

nandes






Andrés Madrid e Rodriguez regressam na Luz


JORGE COSTA CHAMOU AINDA PEDRO COSTA


      
       
   
Andrés Madrid e Rodriguez são as novidades nos convocados de Jorge Costa para a visita, amanhã, ao reduto do Benfica, em jogo de encerramento da 25.ª jornada.

De regresso está ainda Pedro Costa. Recorde-se que o defesa e Ricardo Chaves (não foi chamado para a visita ao Estádio da Luz) foram convocados para a recepção ao Sporting na última ronda, mas ambos acabaram por ficar de fora devido a comportamentos que violaram os códigos de conduta dos minhotos.

Por seu turno, o defesa Nem e o avançado Zé Carlos, ambos a cumprir castigo, vão falhar o encontro com os encarnados.

O Sporting de Braga ocupa o quinto lugar na Liga (38 pontos), enquanto o Benfica é terceiro (53).

À margem do encontro da 25.ª jornada, os minhotos voltam a jogar na quinta-feira, desta feita, frente ao Belenenses, em jogo das meias-finais da Taça de Portugal.

Lista de convocados:

Guarda-redes:
Paulo Santos e Dani

Defesas:
Pedro Costa, Paulo Jorge, Nem, Carlos Fernandes , Luís Filipe e Rodriguez

Médios:
Davide, Castanheira, Andrade, Frechaut, Vandinho e Andrés Madrid

Avançados:
João Pinto, Césinha, Wender, Diego, Maciel, Zé Carlos e Chmiest


Jorge Costa na Luz a pensar no 4.º lugar

TÉCNICO DIZ QUE EQUIPA SÓ DEPENDE DE SI



Jorge Costa admitiu hoje que a equipa "só depende de si própria" para recuperar o quarto lugar da Liga, considerando que é fulcral vencer o Benfica, na 25.ª jornada.

"A equipa perdeu o quarto lugar, mas tem consciência de que para o recuperar depende só de si", referiu Jorge Costa.

O treinador dos minhotos recordou que ainda vai defrontar o Belenenses pelo é preciso chegar a esse encontro, da 28.º jornada, em condições de lutar pela quarta posição.

"Vamos ter um confronto directo com o Belenenses e para isso é necessário manter uma distância pontual que mantenha de pé essa situação", realçou.

Sobre o encontro com os encarnados, Jorge Costa afirmou:
"Acho que o Benfica atravessou um período menos positivo porque teve uma sobrecarga de jogos. Entendo essa situação perfeitamente, pois enquanto jogador e treinador já passei por fases dessas. Também sei que, depois de já ter estado na Taça de Portugal e na Taça UEFA, ao Benfica só resta o campeonato".

Apesar de os minhotos estarem "proibidos" de perder pontos para lutar pelo quarto posto, o antigo internacional português admitiu que a pressão estará do lado dos benfiquistas.

"Em questões de pressão e responsabilidade, elas estão do lado do Benfica, que não pode perder pontos para chegar a onde quer, que é o título nacional", sublinhou.

À margem do encontro com o Benfica, sobre a partida com o Belenenses nas meias-finais da Taça de Portugal, na quinta-feira, o ex-capitão do FC Porto reconheceu que "é preciso gerir o plantel", mas realçou que primeiro há o encontro com o Benfica.

"Temos trabalhado para isso e espero que eles tenham percebido que antes da meia-final da Taça, há um jogo importante. Ainda bem que esse jogo é na Luz, pois esse facto faz com que os jogadores estejam motivados e concentrados", vincou.



In Record




===================================================================




Jorge Costa

"Benfica mal? É ilusão de óptica"


O Braga chega ao jogo com o Benfica numa altura em que no Estádio da Luz se ouvem ainda os ecos da eliminação da Taça UEFA. Um detalhe que, pasme-se, Jorge Costa preferia não estivesse a acontecer, tudo em nome de uma eventual factura que os minhotos tenham de vir a pagar, pela simples razão de o clube lisboeta ter agora na Liga a única prova em que pode conquistar um título. E se noutra fase da época essa "factura" poderia ser atenuada nas jornadas que ainda faltassem jogar, a distância (cinco pontos) que o Belenenses já granjeou nesta jornada não permite mais falhas, em nome do sonho de terminar a temporada num quarto lugar com vista para a Taça UEFA. E foi por aí que começou a conversa de ontem com o técnico minhoto, sobre questões de pressão: será maior no Benfica que vem de quatro resultados negativos ou num Braga que tem de diminuir a distância para o futuro adversário na Taça de Portugal?
Jorge Costa garantiu, à cabeça, que a "preocupação única é a da recuperação do quarto lugar". "Só dependemos de nós para o conseguir, até porque há ainda um confronto directo com o Belenenses [n.d.r. 28ª jornada, em Braga]". Dito isto, o técnico apelidou de "ilusão de óptica" o mal que se diz existir no Benfica. Embora reconheça que a equipa encarnada teve uma sobrecarga de jogos, "situação que entendo porque já a vivi enquanto jogador e agora também enquanto treinador", Jorge Costa lembra que a saída dos lisboetas das competições europeias faz com que a Liga seja o único objectivo que lhes resta. E continuou: "Eles estão numa situação, na Liga, que não é má, pois estão ainda próximos do primeiro lugar e podem ser campeões, pelo que sei que vão apostar tudo no campeonato". "Por todos os motivos, preferia que o Benfica tivesse seguido em frente na Taça UEFA. Mas não o conseguiu e o facto de só lhes restar a Liga como objectivo vai fazer com que este jogo vá ser tremendamente difícil para nós", referiu o técnico.
Fiel ao seu princípio de manter invioláveis as opções para o jogo seguinte, o técnico dos minhotos não divulgou quem vai utilizar no lugar de Zé Carlos, se Chmiest ou Diego, optando por refugiar-se num lugar comum. "Confio em todos os jogadores do plantel e acredito que vão dar uma boa resposta na Luz", respondeu.




Só lhes interessa chegar à vitória



Equipas com objectivos diferentes no Campeonato, Benfica e Braga defrontam-se hoje, no Estádio da Luz, com uma certeza: ambos têm necessidade de conquistar os três pontos para não comprometerem as suas ambições no que resta da prova. As duas equipas chegam a este desafio, porém, depois de resultados pouco positivos na jornada anterior: as águias empataram em Aveiro e os arsenalistas perderam, em casa, com o Sporting.
A presente classificação, antes deste encontro, diz-nos que o Benfica ocupa, à condição, o terceiro lugar, distando dois pontos do Sporting e seis do FC Porto – rivais que já jogaram e ganharam. Ou seja, a equipa de Fernando Santos só pode continuar a ambicionar a conquista do título se não se atrasar mais, sendo que até o segundo lugar não está, nesta altura, garantido. Para o conjunto orientado por Jorge Costa, o grande objectivo passa por chegar ao quarto lugar, ocupado pelo Belenenses – que já tem cinco pontos de avanço.
Nesta partida, será importante perceber que resposta será o Benfica capaz de dar depois de, na quinta-feira passada, ter sido eliminado da Taça UEFA pelo Espanhol. Nesse encontro, uma das razões para o insucesso dos encarnados foi a falta de eficácia – e de uma pontinha de sorte –, algo que os jogadores às ordens de Fernando Santos irão procurar corrigir hoje. Isto sabendo-se, naturalmente, que o Braga não estará disposto a entregar os pontos de mão beijada.
 
Equipas prováveis

Benfica
Estádio da Luz, em Lisboa
19h45 | SportTV
João Ferreira [AF Setúbal]
Serafim Nogueira + Hernâni Fernandes
Benfica
Treinador Fernando Santos
12 | Quim GR
22 | Nélson LD
3 | Anderson DC
23 | David Luiz DC
5 | Léo LE
6 | Petit MD
8 | Katsouranis MD
26 | Karagounis MO
10 | Rui Costa MO
20 | Simão AV
21 | Nuno Gomes AV
-
1 | Moretto GR
11 | Miguelito LE
16 | Beto MD
28 | João Coimbra MO
18 | Manu AD
9 | Mantorras AV
27 | Derlei AV
Braga
Treinador Jorge Costa
1 | Paulo Santos GR
20 | Luís Filipe LD
3 | Paulo Jorge DC
28 | Rodriguez DC
13 | Carlos Fernandes LE
16 | Andrade MD
17 | Frechaut MD
10 | Joao Pinto MO
19 | Maciel AD
15 | Wender AE
18 | Diego AV
-
12 | Dani Mallo GR
2 | Pedro Costa LD
14 | Castanheira MD
88 | Vandinho MD
11 | Cesinha AE
7 | Davide AD
79 | Chmiest AV




TÁCTICA: 4-3-3

Trabalhadores




Numa altura em que o quarto lugar está em perigo e a conquista de pontos, nesse particular, é uma obrigação, os minhotos não podem atrasar-se na deslocação à Luz. Mais, para poderem continuar a depender apenas de si na luta por um lugar seguro na Taça UEFA - uma vez que recebem o Belenenses na antepenúltima jornada - só a vitória interessa. Logo, a palavra de ordem é trabalhar muito e acreditar que é possível vencer na Luz para manter curta a rédea dos azuis do Restelo.




A figura do Braga: JOÃO PINTO

Mais um regresso


Para João Pinto não há regressos especiais aos clubes e estádios onde foi figura maior. O seu profissionalismo e contínua entrega ao jogo tornam-no dono do jogo e "motor" da equipa em que alinha. Ausente do onze inicial na última partida, contra o Sporting, o Estádio da Luz - onde brilhou de forma intensa durante oito épocas antes de rumar a Alvalade e aí voltar a ser campeão - marcará o seu regresso à equipa, reencontrando velhos conhecidos, mas também aquele gostinho especial de tentar sair como cavaleiro vitorioso em castelo difícil. Há dias, confessou que ainda não decidiu se termina a carreira no final desta temporada. O futebol, para já, continua a agradecer-lhe essa coragem e o virtuosismo de um grande jogador.
18 Jogos
14 a titular
2 golos
1161 minutos



Treinador diz que "concentra" a equipa

"Ainda bem que é na Luz"




Numa conferência de imprensa em que Jorge Costa proferiu algumas frases que, dado o seu passado ligado ao FC Porto, poderão ser entendidas como surpreendentes, a forma como procurou capitalizar confiança para os seus jogadores, à entrada para uma semana de jogos muito importantes para o futuro próximo, assume igual relevo, chegando mesmo ao ponto de se congratular por o jogo de amanhã ser no relvado dos encarnados. "Temos trabalhado a pensar no sucesso que podemos vir a ter nos dois próximos jogos e espero que os meus jogadores tenham percebido que são ambos importantes", disse o técnico, que elogiou o desígnio do calendário. "Ainda bem que o jogo é na Luz, o que só motiva e concentra os meus jogadores e faz-me acreditar que teremos sucesso nas duas deslocações", disse, terminando a alertar para a importância de os minhotos continuarem a depender apenas deles para terminarem a época no quarto lugar, o primeiro a dar acesso directo a uma presença na Taça UEFA que será a quarta consecutiva.


Madrid, Zé Carlos e Nem  chamados para a Taça

Jorge Costa levou 21 jogadores para a jornada dupla em Lisboa. Entres eles figuram os nomes de Madrid, Zé Carlos e Nem. O primeiro, disse na conferência de imprensa, "não reúne ainda condições físicas para defrontar o Benfica, embora clinicamente esteja recuperado", enquanto os dois restantes estão impedidos de jogar por terem de cumprir uma partida de suspensão. Uma vez que o tempo joga a favor de Madrid, enquanto Zé Carlos e Nem estarão "limpos" para o jogo da Taça, Jorge Costa integrou-os na comitiva, começando terça-feira de manhã a preparar o jogo com o Belenenses, na primeira de duas sessões agendadas para os relvados de apoio do Estádio Nacional. "É verdade, vamos ter muito pouco tempo para descansar, só vai haver tempo para fazer a preparação do jogo", disse.




In O JOGO



===================================================================




Ir à Luz para vencer

O Sp. Braga tem hoje (19.45 h) uma dura prova de fogo frente ao Benfica, de olhos postos em recuperar o quarto lugar.



Ir à Luz para vencer, de olhos postos no quarto lugar de acesso à Europa. O Sporting de Braga tem esta noite um duro teste no Estádio da Luz, fundamental para as aspirações da equipa orientada por Jorge Costa nesta fase final do campeonato. O técnico está consciente de que a tarefa não será fácil, perante um adversário difícil e de grande valor. Mas Jorge Costa sublinha que a equipa vai à Luz à procura da vitória.
"Vamos entrar com o pensamento de que, para recuperarmos o quarto lugar, neste momento dependemos só de nós, porque vamos ter um confronto directo com o Belenenses. Neste momento, recuperar o quarto lugar depende só de nós", frisou o técnico.

Lembrando que ao Benfica só lhe resta o campeonato nacional - depois do afastamento da Taça UEFA e Taça de Portugal - Jorge Costa está à espera de uma águia poderosa em campo, até porque, "o Benfica está numa situação que não é má, muito próximo do primeiro lugar, e vai apostar tudo no campeonato. Se já iria ser difícil, o jogo vai ser extre-mamente difícil".

No entanto, o técnico é claro: "como treinador tenho que me preocupar com o Benfica, mas, mais do que isso, tenho que perceber que o Sp. Braga tem uma excelente equipa, estamos numa fase boa, e vamos à Luz para tentar vencer".
Em termos de responsabilidades, o treinador arsenalista diz que a balança pesa mais para o lado encarnado. 
"Neste momento, qualquer desaire que o Benfica tenha dificilmente conseguirá chegar àquilo que eles querem, que é o título. O Sp. Braga nesse aspecto está mais descansado. Queremos o quarto lugar e, essencialmente, queremos chegar à Europa".

Para o confronto desta noite, Jorge Costa não vai contar com Nem e Zé Carlos, que cumprem um jogo de castigo. Contudo, o técnico reiterou confiança em todos os jogadores do plantel. "Todos os outros têm a minha total confiança e tenho a certeza de que irão dar uma boa resposta", rematou.
Em quatro dias, o Sporting de Braga vai estar em Lisboa para duas provas de fogo importantes tendo em vista as aspirações desta época.
À espera de recuperar pontos que garantam o quarto lugar na Liga, a equipa bracarense defronta, na próxima quinta-feira, o mais directo adversário nessa luta - Belenenses - na meia-final da Taça de Portugal, no Estádio do Restelo.

Convocados

Jorge Costa volta a contar com Andrés Madrid e Alberto Rodriguez, que regressam depois de recuperados de lesão.
O treinador arsenalista levou 21 jogadores para Lisboa, para o estágio que o Sporting Clube de Braga vai realizar, tendo em vista o jogo desta segunda-feira com o Benfica, assim como o encontro da meia-final da Taça de Portugal, na quinta-feira, frente ao Belenenses, no Estádio do Restelo.
Nem e Zé Carlos - a cumprirem um jogo de castigo - estão fora das contas para o embate do Estádio da Luz, mas podem ser opção para o desafio com os azuis do Restelo.
Os eleitos de Jorge Costa são:

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani
Defesas: Pedro Costa, Paulo Jorge, Nem, Carlos Fernandes, Rodriguez e Luís Filipe
Médios: Castanheira, Andrade, Frechaut, Madrid e Vandinho
Avançados: Davide, João Pinto, Césinha, Diego, Wender, Maciel, Zé Carlos e Chmiest

In Correio do Minho



==============================================================================



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes




"Vamos à Luz para tentar ganhar"



Jorge Costa diz entender o desgaste benfiquista


Com o apuramento para a Taça UEFA debaixo de olho, o Braga vai tentar dar mais um passo rumo a esse objectivo, esta noite, no ninho da águia. O treinador dos minhotos, Jorge Costa, não acredita na crise da equipa de Fernando Santos e promete tentar ganhar no Estádio da Luz. Rodriguez e Madrid estão de regresso aos convocados, mas o médio argentino pode começar o encontro no banco, porque quinta-feira há um importante duelo em Belém, para as meias-finais da Taça de Portugal.

"Como treinador, tenho de me preocupar com o Benfica, mas sei que o Braga tem uma boa equipa e vamos à Luz para tentar vencer", garantiu Jorge Costa, na antevisão do duelo com as águias, que, agora, centram todas as suas atenções no campeonato. Apesar disso, o técnico dos minhotos considera que a crise benfiquista é uma mera "ilusão de óptica" e que os encarnados "vão dar tudo pela Liga". "Não podem ter mais nenhum desaire. Acho que o Benfica atravessou um período menos positivo porque teve uma sobrecarga de jogos. Entendo essa situação perfeitamente", reiterou.



Decisões na capital


Após o encontro desta noite, o Braga vai manter-se em Lisboa, preparando, no Estádio Nacional, a meia-final da Taça com o Belenenses, agendada para a próxima quinta-feira. Para o duelo com os azuis, que lutam com os arsenalistas pelo quarto lugar da Liga, Jorge Costa já pode contar com Nem e Zé Carlos, impedidos de defrontar o Benfica por castigo. Assim, o treinador optou por chamar essa dupla para a viagem à capital, numa lista de convocados que engloba 21 atletas e da qual não fazem parte Paíto e Ricardo Chaves, envolvidos numa saída nocturna antes do duelo com o Sporting.

De regresso estão Rodriguez e Madrid, mas apenas o central peruano deve entrar na equipa titular, já que Jorge Costa pode poupar o argentino para o decisivo jogo com o Belenenses. Sem Zé Carlos, o técnico arsenalista pode optar por uma estratégia com dois avançados rápidos (Wender e Maciel), apoiados bem de perto por João Pinto, a funcionar como número 10. Andrade, Vandinho e Frechaut completam um meio-campo de luta minhoto.




In JN





==============================================================================




Jorge Costa

"A pressão está do lado do Benfica"  




O treinador do Sporting de Braga referiu este domingo que a equipa "só depende de si própria" para recuperar o quarto lugar da Liga portuguesa e considerou essencial vencer o Benfica no jogo que encerra segunda-feira a 25.ª jornada.

"A equipa perdeu o quarto lugar, mas tem consciência de que para o recuperar depende só de si", afirmou Jorge Costa.

Jorge Costa relembrou que a equipa ainda vai defrontar o Belenenses pelo é preciso chegar a esse encontro, da 28.ª jornada, em condições de discutir o quarto lugar.

"Vamos ter um confronto directo com o Belenenses e para isso é necessário manter uma distância pontual que mantenha de pé essa situação", disse.

Quanto ao jogo com o Benfica, Jorge Costa recusou a ideia de que o momento menos bom dos encarnados possa facilitar a vida ao Sporting de Braga.

"Acho que o Benfica atravessou um período menos positivo porque teve uma sobrecarga de jogos. Entendo essa situação perfeitamente, pois enquanto jogador e treinador já passei por fases dessas. Também sei que, depois de já ter estado na Taça de Portugal e na Taça UEFA, ao Benfica só resta o campeonato", afirmou.

O técnico do Sporting de Braga lembrou que o Benfica está na luta pelos primeiros lugares, pelo que "vai apostar tudo e deve apresentar uma equipa muito forte no jogo de amanhã (segunda-feira).

Apesar de a sua equipa estar "proibida" de perder pontos para lutar pelo quarto lugar, o antigo internacional português admitiu que a pressão estará do lado do Benfica.

"Qualquer desaire que o Benfica tenha neste momento dificilmente conseguirá chegar aquilo que quer, ou seja, o título. O Braga está mais descansado nesse aspecto. Em termos de pressão, penso que ela está mais do lado do Benfica do que do Braga", afirmou.

Gestão do esforço
O técnico admitiu que a equipa terá uma semana difícil, já que quinta-feira defronta o Belenenses nas meias-finais da Taça de Portugal, e reconheceu que "é preciso gerir o plantel".
No entanto, considerou que, por agora, o essencial é olhar para o jogo com o Benfica, onde prometeu apresentar "uma equipa incómoda e disposta a lutar pelo triunfo".

"Temos trabalhado para isso e espero que eles tenham percebido que antes da meia-final da Taça, há um jogo importante. Ainda bem que esse jogo é na Luz, pois esse facto faz com que os jogadores estejam motivados e concentrados", afirmou.



In Sportugal


==================================================================
UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL