News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 10/04

Started by Pé Ligeiro, 10 de April de 2007, 09:28

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Paulo Jorge espera Rodriguez

Rodriguez apto para a Luz. Este é o principal desejo dos responsáveis arsenalistas, em virtude da expulsão de Nem no embate com o Sporting, que colocou brasileiro imediatamente fora da rota dos encarnados e, consequentemente, deixou o Braga com apenas um central disponível para o confronto com o Benfica, Paulo Jorge. É este o cenário com que se debate nesta altura o técnico Jorge Costa, que aposta tudo no restabelecimento do internacional peruano, de forma a possuir uma opção de raiz para fazer dupla com o capitão. É que, se o central não recuperar, será obrigado a encontrar uma alternativa, a exemplo do que sucedeu na Madeira, diante do Marítimo, onde a dupla de centrais foi formada por Frechaut e Nem, uma vez que Paulo Jorge se encontrava castigado... e Rodriguez lesionado. Os bracarenses venceram o jogo, por 1-2, apesar da adaptação, mas a qualidade e dinâmica ofensiva entre as duas equipas (Marítimo e Benfica) pende substancialmente para a equipa da Segunda Circular, pelo que no embate de segunda-feira as exigências defensivas serão maiores para os arsenalistas.
A disponibilidade total do internacional peruano não está ainda garantida e o tipo de treino, de reintegração progressiva, a que vai ser sujeito depende da evolução clínica que apresentar. As dúvidas existem e as incertezas apenas serão dissipadas lá para o fim da semana, sendo certo que, mantendo-se a indisponibilidade de Rodriguez, Frechaut deverá voltar a ser o eleito, embora seja também de admitir que o eventual restabelecimento de Madrid o coloque nas lista das opções.




Confiança na Luz
"É possival ganhar e recuperar os pontos"


Paulo Jorge confia num resultado favorável frente ao Benfica. Independentemente de quem venha a ser o seu companheiro no eixo da defesa arsenalista, Rodriguez ou Frechaut, o capitão bracarense sustenta a sua ambição na qualidade da equipa que integra e na aleatoriedade de um jogo de futebol. "Temos consciência do nosso valor e estamos convictos de que é possível ganhar na Luz, apesar de sabermos que vai ser muito complicado. No entanto, recordo que o Braga não ganhava há muito ao Marítimo na Madeira e foi agora lá ganhar, assim como não esperávamos perder com o Sporting e perdemos... Agora o que temos a fazer é concentrarmo-nos no jogo com o Benfica e tentar recuperar os pontos perdidos", frisou o capitão arsenalista. Quanto ao parceiro na defesa, lembrou apenas que o plantel bracarense possui "jogadores de grande nível".



Madrid a caminho da Luz

Madrid está a caminho da Luz. O centrocampista argentino tem vindo a evoluir de forma bastante significativa da mazela que o afecta e irá reintegrar num dos próximos dias os trabalhos de grupo sem limitações, de forma a participar na preparação do embate com o Benfica, marcado para as 19h45 da próxima segunda-feira. Ou seja, Madrid (tal como Rodriguez) possui quase uma semana para se restabelecer e adquirir os índices físicos mínimos, que lhe permitam ter condições para ser opção para o confronto com a equipa de Fernando Santos. De referir que para além da natural influência que o sul-americano possui no rendimento da equipa, nomeadamente através da consistência que transmite ao jogo dos bracarenses, a sua disponibilidade permitirá o aumento do leque de alternativas para o centro do terreno, proporcionando ao treinador a equação de uma ou outra alteração no trio de médios, como fazer avançar Andrade para a funções de interior direito e, desta forma, dar-lhe uma maior liberdade de acção ofensiva e uma presença mais próxima da baliza contrária, para tentar o remate de meia distância, em que é um especialista. Se entretanto Jorge Costa não decidir aproveitar a disponibilidade de Madrid para o colocar no eixo da defesa. Uma opção possível mas pouco previsível.



Diego ou Chmiest a dúvida no ataque

Diego Costa ou Chmiest. Este é o dilema de Jorge Costa no eixo do ataque para o jogo com o Benfica. A suspensão de Zé Carlos, que completou diante do Sporting uma série de cinco amarelos, abriu uma vaga na linha da frente, sendo as alternativas o brasileiro ou o polaco. Diego Costa e Chmiest integraram o plantel arsenalista na reabertura de mercado de Janeiro (o primeiro regressou de um empréstimo ao Penafiel) e, enquanto o primeiro foi titular em quatro jogos e suplente utilizado em três, o segundo foi opção inicial em apenas dois e suplente utilizado em quatro. No total de minutos de jogo, Diego Costa apresenta um saldo de 413 contra 251 de Chmiest. Ou seja, em termos estatísticas o brasileiro vai na frente, embora as características do encontro e dos próprios jogadores possam levar Jorge Costa a optar pelo polaco. Curiosamente, nenhum dos dois marcou ainda em jogos da Liga – Diego marcou na Taça UEFA, no confronto em Parma.



Frechaut disponível

Frechaut está disponível para voltar a desempenhar as funções de central. A sua polivalência permite-lhe actuar em várias posições, uma das quais no eixo da defesa, a exemplo do que sucedeu com o Marítimo. "Como já disse antes do jogo da Madeira, o treinador possui outras opções, pois há colegas meus que também podem desempenhar essas funções, mas se a opção recair sobre mim com certeza que estarei pronto para dar o meu melhor", asseverou o centrocampista bracarense.
O médio tem vindo a subir gradualmente de rendimento, evolução que atribui ao facto de estar "a jogar com mais regularidade, o que transmite maior confiança a qualquer jogador, assim como passa a existir uma maior identificação com as rotinas de jogo", esclareceu, enquanto sustentava que, apesar do desaire com o Sporting, "o Braga possui uma boa equipa. Já o demonstrámos e vamos voltar a demonstrar nestes seis jogos que faltam até ao final da época", assinalou, reflectindo uma boa dose de confiança para o confronto da Luz.



3 PERGUNTAS, 3 RESPOSTAS
1

"São três jogadores cujo profissionalismo não pode ser colocado em causa"
São vários os casos de indisciplina que se têm registado esde o início da época, o último dos quais, na semana passada envolvendo uma saída nocturna de Pedro Costa, Ricardo Chaves e Paíto. Considera que estas situações podem desestabilizar o balneário?
Sinceramente, está a falar de três jogadores cujo profissionalismo não pode ser colocado em causa. Não tenho conhecimento objectivo da situação mas enquanto profissionais de futebol estamos sujeitos a certos horários, que temos que cumprir. Quando se fala dos horários dos jogadores por vezes exagera-se e, sem querer fazer o papel de advogado do diabo, não me parece que sair uma vez à noite coloque em causa o brio e a dignidade profissional dos jogadores. O balneário do Braga não vai ser nem nunca foi penalizadio por esse tipo de situações, pois é constituído por jogadores com muita maturidade e experiência.
 
2

"Têm é que ganhar ao Belenenses para manter o estatuto de quarto grande do futebol português"
O Braga partiu para esta época com a intenção de conquistar o terceiro lugar e garantir, objectivo está praticamente inalcansável. O que falhou?
É óbvio que o terceiro lugar já lá vai, mas tudo tem um princípio e esta está a ser para o Braga uma época atribulada. Aliás, já quando lá estava a equipa não conseguia manter a regularidade desejada e isso acaba por reflectir-se na classificação. Agora a luta tem que se para manter o estatuto de quarto grande, conquistado nas últimas épocas. Perdeu com o Sporting e na próxima jornada vai à Luz, o que significa que este final de campeonato não vai ser fácil, tanto que ainda tem que defrontar o Belenenses, uma adversário directo na disputa do quarto lugar, que tem que vencer se lá quiser chegar. O Jorge Costa disse recentemente, e bem, que era uma obrigação manter o quarto lugar e é por esse objectivo que têm que lutar.
3
"Estou a preparar-me para a próxima época"
Quando saiu do Braga afirmou que o fazia para efectuar uma recuperação física total e que só regressaria na próxima época. Qual é o ponto da situação?
Neste momento, estou fora de Portugal, com a família, mas em breve vou voltar e dar continuidade ao programa de trabalho que estava a desenvolver, de forma a estar preparado no início da próxima época. Nesta altura ainda não tenho nada definido em relação ao futuro...

IN O JOGO

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++




À espera de Rodriguez
JORGE COSTA SÓ TEM UM CENTRAL À DISPOSIÇÃO


O Sp. Braga inicia hoje os trabalhos com vista à deslocação ao terreno do Benfica e a expectativa é grande para saber quais os jogadores à disposição de Jorge Costa. Rodriguez e Andrés Madrid são as principais dúvidas, numa equipa que sabe já de antemão que Nem e Zé Carlos têm de assistir ao jogo pela televisão, devido a castigo.

Para a defesa, 15 dias depois de ter sido obrigado a utilizar Frechaut como central, o treinador dos arsenalistas deve voltar a sorrir, pois é muito provável que Rodriguez recupere da rotura muscular contraída frente ao Tottenham. Assim, o peruano juntar-se-ia a Paulo Jorge, refazendo a dupla preferida de Jorge Costa.

De azar em azar

Uns passos mais à frente, uma complicação ainda sem fim à vista: Madrid voltou aos relvados meses depois de uma grave lesão, mas diante do Varzim a coxa cedeu e obrigou o argentino a regressar ao departamento médico.

O médio defensivo – elemento nuclear nas duas últimas épocas – viu Marítimo e Sporting no sofá, mas pode regressar diante do Benfica. Hoje ver-se-á como aparece no relvado secundário do Municipal.

IN RECORD

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++




Jorge Costa espera pela recuperação de Rodriguez



O Braga inicia hoje de manhã a preparação do jogo com o Benfica, no Estádio da Luz, agendado para a próxima segunda-feira, a partir das 19.45 horas (SportTV). O técnico dos arsenalistas, Jorge Costa, já sabe que não vai poder contar com Nem e Zé Carlos, ambos castigados, e aguarda pela possível recuperação do central Rodriguez.

O defesa brasileiro viu um cartão vermelho directo na derrota do passado sábado, ante o Sporting (0-1), e deve ser punido com dois jogos de suspensão, enquanto o ponta-de-lança brasileiro completou uma série de cinco cartões amarelos. Para a vaga deixada em aberto por Zé Carlos existem várias soluções, entre as quais o polaco Chmiest, reforço de Inverno, mas o mesmo não se aplica ao centro da defesa. O peruano Rodriguez falhou os últimos jogos devido a lesão, mas é possível que recupere para jogar frente às águias. Também o médio Andrés Madrid está em dúvida no conjunto minhoto, depois de já ter falhado o jogo com os leões por problemas físicos.

Entretanto, estão confirmadas as multas a Pedro Costa, Paíto e Ricardo Chaves, que violaram as regras internas do clube, ao serem vistos num estabelecimento de diversão nocturna a horas pouco próprias. O trio não será sujeito a nenhum processo disciplinar.

IN JN
BRAGA SEMPRE MAIS!

nandes








Provas de fogo em quatro dias

Sp. de Braga joga, na próxima semana, duas importantes cartadas que poderão ditar o futuro da equipa esta época: vai à Luz defrontar o Benfica e joga a meia-final da Taça de Portugal.



Vão ser quatro dias elevados ao expoente máximo e ao limite das forças. Verdadeiras provas de fogo que podem decidir o futuro do Sporting de Braga esta época. Em quatro dias, a equipa orientada por Jorge Costa terá tudo a ganhar ou tudo a perder.
A primeira prova chama-se Benfica. A seis jornadas do final do campeonato - e depois da derrota em casa frente ao Sporting - o Sp. de Braga vai à Luz, na segunda-feira, dia 16, de olho no quarto lugar da tabela, ocupado pelo Belenenses.
A prova de fogo não se vislumbra fácil, até porque, os encarnados mantém a luta pelo título de campeão nacional, num campeonato ainda em aberto e que se espera emocionante até ao apito final.
Recorde-se que, na primeira volta, no Estádio Municipal de Braga, o Benfica saiu derrotado, por 3-1, naquele que foi o jogo de estreia de Rogério Gonçalves.

A segunda prova tem o nome de Belenenses. A par da luta renhida entre quarto e quinto lugar no campeonato, Sp. de Braga e Belenenses encontram-se para jogar a meia-final da Taça de Portugal.
Quatro dias depois da dura prova na Luz, os jogadores bracarenses defrontam a equipa do Restelo numa partida decisiva e fundamental para as aspirações de Jorge Costa. O técnico quer alcançar o primeiro troféu na época de estreia como treinador principal e terá, neste encontro, que jogar o tudo por tudo. O mítico Jamor à distância de uma vitória.
Vão ser, assim, dois jogos decisivos em quatro dias, que prometem emoções fortes. Por isso, o Sporting Clube de Braga desloca-se de armas e bagagens para a capital, onde realiza um estágio, que começa já no próximo domingo e se prolonga até ao dia 19.
Entre os dois jogos, os bracarenses decidiram ficar a trabalhar na zona de Lisboa, para garantir a entrada em campo na máxima força dos vermelhos com sotaque minhoto.



In Correio do Minho



====================================================================

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL