News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/04

Started by Kintaro, 06 de April de 2007, 11:31

Previous topic - Next topic

Kintaro

Interesse bracarense reaceso e desta vez o jogador foi mesmo aconselhado a não recusar o convite minhoto
João Alves na lista de reforços

JOÃO ALVES está na lista de reforços do Sp. Braga para a próxima época e a visita do Sporting à Pedreira é um convite irrecusável ao acelerar das negociações entre os dois clubes. Alertado para a impossibilidade de permanecer em Alvalade na temporada de 2007/08 — Paulo Bento já disse que não o quer —, o médio parece agora encarar o regresso ao Minho como a solução ideal.

Durante a reabertura do mercado de transferências, registada em Janeiro, João Alves foi fortemente tentado a regressar a Braga, de onde saiu há época e meia com o rótulo de jogador- promessa bem visível, num negócio que implicou um considerável investimento do Sporting (os leões pagaram 2,5 milhões de euros por 50 por cento do passe). Mas as negociações e a transferência abortaram porque o jogador exigia vencimentos considerados incomportáveis pela SAD bracarense — os minhotos ainda chegaram a acenar com um contrato de média/duração (três anos), porém, João Alves manteve-se irredutível.

Três meses depois e com apenas sete jornadas a separar do final do campeonato, surgem relatos de nova aproximação entre bracarenses e leões, emergindo a garantia de que entre as SAD de Sp. Braga e Sporting há mais do que consenso quanto ao retorno de João Alves à casa de partida, com a diferença substancial e importantíssima de o centro-campista encontrar-se actualmente mais receptivo à mudança.

A alteração de ideias terá sido provocada pelo alerta recebido por João Alves de que o seu espaço no clube de Alvalade está reduzido a zero — o treinador dos verdes-e-brancos, Paulo Bento, não o quer ver por perto e as ausências constantes do médio das convocatórias leoninas são sintomáticas da inevitabilidade da sua saída.

Conhecedor do interesse de Jorge Costa nos seus serviços — A BOLA também ontem anunciou o interesse minhoto em Tiago Gomes, médio de 21 anos do E. Amadora —, João Alves, nascido há 26 anos em Trás-os-Montes, será certamente tema de destaque nos diálogos que os dirigentes dos dois clubes travarão amanhã, dia do jogo.



Gregos querem-no em definitivo
Wellington ainda rende

Wellington, lembram-se? O defesa-central brasileiro que apenas jogou uma temporada em Braga, precisamente a última (05/06), é estrela no OFI. Os gregos estão de tal modo entusiasmados com as qualidades e as exibições realizadas pelo defensor que estudam a possibilidade de contratar o jogador a título definitivo, tendo já encetado negociações com a SAD minhota, passo inevitável já que Wellington possui contrato com os bracarenses por mais três temporadas.

A BOLA sabe também que o Sp. Braga encara positivamente a possibilidade de reforçar os cofres com a cedência definitiva do passe do central, mostrando-se receptivo a promover uma transferência que é igualmente do agrado do próprio futebolista, mas nunca por valores inferiores a 300 mil euros, conforme desejavam os dirigentes do OFI.

Aliás, o facto de haver um outro clube grego interessado nos serviços de Wellington permite aos bracarenses esticar suficientemente a corda.



Defesa-central brasileiro lesionou-se no treino de ontem
Nem pode falhar recepção aos leões

Manhã de treinos totalmente fechada a adeptos e jornalistas, com o treinador Jorge Costa a promover um ensaio eminentemente táctico e a ser confrontado com uma baixa de última hora: Nem, defesa-central brasileiro, não concluiu a sessão e foi imediatamente incluído no lote de baixas minhoto, com a agravante de não haver certezas quanto à presença do defensor entre os convocados para a recepção ao Sporting.

Só hoje à tarde, após o derradeiro treino da semana, é que Jorge Costa saberá se Nem está ou não em condições de actuar diante dos leões.

Aliás, Frechaut terá já sido prevenido para a eventualidade de voltar a ocupar o posto de central, repetindo a experiência da Madeira (no domingo, o internacional português substituiu Paulo Jorge, que se encontrava castigado, e agora que o capitão está de volta às opções de Jorge Costa é o brasileiro Nem que se apresenta em dúvida para decisivo embate).

A confirmar-se a indisponibilidade de Nem e a dupla de centrais Frechaut-Paulo Jorge, é seguríssimo que o meio-campo alinhará com Andrade, João Pinto e Vandinho. Já o ataque ficará entregue a Wender, Zé Carlos e Maciel.



Baixa confirmada
Andrés Madrid não recuperou

Havia a esperança de vê-lo em acção já amanhã e, apesar de o argentino ultimamente ser presença assídua nos relvados, Andrés Madrid foi aconselhado a regressar à competição, em princípio, na próxima jornada (de segunda-feira a oito dias, no Estádio da Luz).

Madrid até já entrou na fase final da recuperação dos problemas físicos que o impediram de actuar nos últimos encontros, evoluindo satisfatoriamente nos trabalhos específicos que lhe têm sido ministrados, mas tal como o peruano Roberto Rodriguez, o sul-americano falhará o jogo frente ao Sporting, alimentando a ilusão de poder ser escolha inicial diante do Benfica.

in ABOLA





Nem está em dúvida

Nem está em dúvida para o embate de amanhã à noite com o Sporting. O central arsenalista padece de uma ligeira contractura na coxa direita, que sofreu no decorrer da sessão matinal de anteontem e foi confirmada à tarde através de uma ecografia a que o brasileiro se submeteu, pelo que Nem permaneceu durante o dia de ontem sob os cuidados do departamento clínico, em tratamento. O brasileiro vai prosseguir o tratamento hoje de manhã e à tarde e, consoante o evoluir da sua situação clínica, poderá subir ao relvado, ainda que para cumprir trabalho específico. O que, apesar dos condicionalismos, poderá significar um significativo aumento das expectativas quanto a uma eventual disponibilidade do defesa brasileiro para a recepção aos leões, um cenário que era ontem algo improvável. Ou seja, da forma como o central se apresentar hoje dependerá, em princípio, a sua permanência entre os eleitos de Jorge Costa e, naturalmente, na equipa que vai abordar o confronto com a equipa de Alvalade, nesse caso voltando a fazer dupla com Paulo Jorge no centro da defesa bracarense.

As reservas quanto à disponibilidade de Nem, acrescidas da ausência garantida do peruano Rodriguez - a cumprir a derradeira fase de reintegração progressiva resultante de uma lesão muscular sofrida em Londres, diante do Tottenham -, colocam o técnico Jorge Costa perante a eventualidade de ter de voltar a improvisar, a exemplo do sucedido na última jornada. Frente ao Marítimo, o treinador do Braga colocou Frechaut a fazer dupla com Nem, na ocasião o único dos três centrais arsenalistas disponível... E a verdade é que os minhotos até não se deram mal, pois venceram os madeirenses no seu próprio terreno, o que já não sucedia há várias épocas.

Nesta altura, o capitão Paulo Jorge é o único central com presença garantida na equipa que vai alinhar de início com o Sporting, perspectivando-se por isso que, se Nem não estiver a cem por cento, a opção volte a recair sobre o polivalente Frechaut, apesar do potencial do internacional júnior Pinto, que tem vindo a treinar desde o início da época com o plantel principal.

Apesar das contrariedades que têm afectado os arsenalistas, sendo a lesão de Nem apenas a mais recente, o estado de espírito do grupo de trabalho mantém-se elevado e sente-se uma grande confiança na obtenção de um bom resultado. É este o ambiente que rodeia a preparação da recepção de amanhã à noite aos leões, conforme se facilmente se percebe num simples contacto com os profissionais às ordens de Jorge Costa.



Wender está disponível e vai defrontar o Sporting

Wender está apto a defrontar o Sporting. O ala esquerdo arsenalista já vai integrar hoje os trabalhos de grupo praticamente sem limitações, depois de ter ficado ontem entregue aos cuidados dos fisioterapeuta Francisco Miranda, sob a coordenação do qual efectuou um treino específico no relvado. O susto, resultante do toque no joelho esquerdo sofrido no decorrer do apronto de anteontem, já lá vai e a ausência do brasileiro nos trabalhos de grupo de ontem ficou a dever-se essencialmente a uma questão de precaução, uma vez que o futebolista se apresentou no municipal bracarense já praticamente refeito da mazela – ou seja, sem dores. No relvado, ao lado de Wender, evoluíram ainda o central Rodriguez e o médio de cobertura Madrid, que deram continuidade à última fase do período de reintegração progressiva e que estão fora do leque de opções para o embate de amanhã à noite, com o Sporting.



Em busca de mais um bis... triunfante

O outro lado da última derrota do Sporting fora de casa tem Wender como co-responsável. O brasileiro, que no lado esquerdo do ataque minhoto costuma fazer miséria, normalmente não fica contente com esses dotes, prova que tem cabeça para mais e aventura-se na área para marcar golos a adversários de peso. Foi assim no Estádio do Dragão, quando o Braga lá venceu (3-1) o FC Porto, mas também contra o Sporting. Foi a 6 de Janeiro de 2006 que, num lance confuso na área do clube lisboeta, Wender, de cabeça, bateu Ricardo. Mas este nem sequer é o início da história, já que um regresso ao passado relembra que, na semana anterior, o extremo ainda era "leão". A SAD leonina não viu inconveniente na sua saída a apenas uma semana de jogo em Braga e Wender agradeceu com golos... a quem o emprestara. Primeiro aos 32 minutos, no tal lance de cabeça, e aos 79 minutos, a desfazer a vantagem que dois golos em quatro minutos de Liedson (69 e 73') tinham dado ao conjunto de Alvalade. João Tomás ainda fechou a contagem na última derrota dos "leões" fora de casa. Com contrato por mais uma temporada com os "leões", Wender está na disposição de voltar a fazer estragos, se possível na mesma dose. O número 2 é, de resto, uma marca que o persegue quando se fala de golos e Sporting, pois ao serviço do clube apenas por duas vezes marcou, na eliminatória da Taça UEFA diante do Halmstad, com um golo na Suécia e outro em Alvalade. Nova curiosidade: apesar dos golos de Wender, o Sporting acabou eliminado e Peseiro, a prazo, acabou por dar lugar a Paulo Bento.



Expectativa aponta para 15 mil pessoas

Apesar da venda de bilhetes para o jogo de recepção à formação leonina decorrer a um ritmo lento e, aparentemente, despreocupado para os adeptos minhotos, a expectativa da SAD aponta para que as bancadas do Estádio Municipal, à hora que as equipas subirem ao relvado, se apresentem meio preenchidas, ou seja, que estejam cerca de 15 mil adeptos a assistir ao jogo.

Na base da esperança minhota está a procura intensa dos ingressos que se aguarda a partir de hoje, não só por parte dos adeptos dos locais mas, sobretudo, dos seguidores do Sporting, agora mais próximo de FC Porto e Benfica na luta pelo título e, por consequência, gerando mais motivação.

À SAD chegaram pedidos de 520 bilhetes por parte do Sporting - que se destinam às claques -, mas também das diversas casas do clube no Norte do país também já foram recolhidos pedidos, o que eleva as solicitações para cerca de seis centenas de ingressos, um número muito abaixo do que é realmente esperado amanhã no Estádio Municipal, num jogo que poderá, ou não, confirmar a invencibilidade leonina nos jogos fora do Estádio José de Alvalade.



Sócios em actualização

Em curso há vários meses, o processo de actualização do número de associados do Braga continua longe do seu encerramento, já que diariamente chegam à secretaria do clube os envelopes com a resposta dos sócios sobre a sua ligação ao emblema. Estimados em cerca de 23 mil, os sócios minhotos continuam, ainda que de forma lenta, a responder ao pedido e a preencher os inquéritos, que acompanham o sim pela continuidade e reflectem as suas maiores preocupações, razão pela qual o processo continua a ser prorrogado.

Jorge Gomes é assessor

Há um ano sem funções determinadas nas instalações do Estádio 1º de Maio, o antigo secretário técnico Jorge Gomes foi recuperado para as funções de assessor do Director Executivo Eládio Paramés, que já havia reclamado junto do presidente da SAD, António Salvador, uma pessoa para trabalhar mais de perto. Jorge Gomes é um funcionário antigo do clube, que vê recuperada a sua importância.

Estágio será na Falperra

Cumprido o último treino antes da recepção ao Sporting, que decorrerá hoje à tarde e de portas abertas para jornalistas e adeptos, os convocados vão concentrar-se em estágio numa unidade hoteleira da Falperra, num "regresso" a casa depois de "aventuras" em hóteis do Porto e de Ofir. Concentração total e tranquilidade serão, então, as palavras de ordem num hotel que ficará para sempre ligado ao triunfo grego no Euro'2004.

Segurança assegurada

Na semana em que a GNR "cedeu" o seu lugar à PSP em matéria de preparação e prevenção da segurança nas partidas a disputar no Estádio Municipal de Braga, essas questões tem estado na ordem do dia e as reuniões continuam a abranger todos os detalhes, como sejam o acompanhamento das claques adversárias e a instalação dos cordões de segurança. As claques leoninas deverão estar representadas por meio milhar de membros.



Vítor Manuel, antigo teinador do Braga
"Em Braga é sempre difícil para o Sporting. As hipóteses são repartidas"

P | Quem reúne melhores condições para sair vencedor do Braga-Sporting?
R | Tenho alguma dificuldade em dizê-lo. Dever ser um jogo muito complicado, com as duas equipas num bom momento. O Sporting abriu novas perspectivas de apuramento directo para Liga dos Campeões, enquanto o Braga tem um período de evolução e joga mais à imagem de Jorge Costa, como se provou na Madeira. Em Braga é sempre difícil para o Sporting. As hipóteses são repartidas.

"Não será por Frechaut que a estrutura defensiva pode sair prejudicada"


P | Depois da exibição de Frechaut no centro da defesa frente ao Marítimo, jogando ao lado de Nem, poderá o mesmo jogador repetir o êxito frente a um Sporting e agora ao lado de Paulo Jorge?

R | Acho que sim. Ele é um jogador muito experiente e a demonstração foi feita no jogo com o Marítimo. Mesmo desconhecendo a rotina da posição, a inteligência e maturidade superam a falta de hábito, movimentos e espaços na nova posição. Quem foi lateral direito está habituado a jogar por dentro. Não será por aí que a estrutura defensiva pode sair prejudicada. Ele com Jorge Costa é um jogador diferente, mais alegre e motivado, é o grande Frechaut do Boavista a renascer no Braga.

"Maciel, Zé Carlos e Wender são versáteis e com grande talento para criar desequilíbrios"

P | A última derrota do Sporting fora de Alvalade foi em Braga, em Janeiro de 2006. Tem este Braga categoria para vergar os "leões" a nova derrota? Que destaca nos minhotos?
R | Julgo que sim, mas não antecipo favoritos. Os três resultados estão em aberto, mas no Braga destaco a solidez da equipa e os três homens da frente - Maciel, Zé Carlos e Wender - são muito versáteis e com grande talento para criar desequilíbrios. Há também boa organização nos dois processos, o que a torna uma equipa muito equilibrada. E depois há um jogador que pode fazer a diferença, o João Pinto, que terá um jogo especial e com características próprias para ele.

in OJOGO





João Pinto: «Paulo Bento é um óptimo treinador»
ATACANTE ELOGIA ANTIGO COMPANHEIRO

João Pinto tem 35 anos e ainda joga. Mais: admite prolongar a carreira e ser treinador é algo que não o cativa particularmente.

Ao invés, dois antigos colegas, Jorge Costa e Paulo Bento, já se treinam. Do técnico leonino, com quem privou em três fases, os elogios não podiam ser mais claros. "Joguei com ele no Benfica, Sporting e na Selecção. Sou suspeito para falar dele, mas considero que tem feito um bom trabalho e tem conseguido lançar vários jogadores. Tem tido sucesso. É um óptimo treinador", destacou sobre quem liderará, amanhã, o adversário dos bracarenses no Municipal.

De elogios em elogios, o atacante não deixou de registar, com apreço, o bom início da carreira de Jorge Costa.

"Foi muito engraçado vê-lo como treinador. Quando soube que ele iria ser adjunto do Sp. Braga fiquei muito surpreendido e não fazia a mínima ideia que ele chegaria a principal. Sempre pensei que o Rogério Gonçalves ficasse até ao final da temporada", admitiu, desenvolvendo a sua ideia sobre a promoção do "Bicho" a chefe da equipa técnica: "É engraçado ter o Jorge Costa como treinador: ele é mais novo do que eu 3 meses, fui capitão dele durante muitos anos na Selecção Nacional e somos amigos. Temos sabido lidar muito bem com a situação porque conseguimos distinguir os momentos em que temos de falar como jogador-treinador ou como amigos. Tem realizado um óptimo trabalho e os resultados falam por si."

in Record

Kintaro

#1
Wender disponível para jogar com o Sporting

A lesão no joelho esquerdo sofrida por Wender no treino de anteontem do Braga, após um choque com o lateral Pedro Costa, não passou de um susto, e o extremo está apto para defrontar amanhã à noite o Sporting (21 horas, SportTV 1), num dos jogos mais aguardados da 24.ª jornada da Liga portuguesa. O brasileiro foi reavaliado ontem e já participou na sessão realizada à porta fechada, pelo que será uma das apostas de Jorge Costa para a partida com os "leões", devendo mesmo alinhar de início, formando o trio atacante com Zé Carlos e Maciel, a exemplo do que tem acontecido nos últimos jogos.

Wender só apanhou um susto

O treino de ontem não trouxe grandes novidades, voltando a assistir-se ao trabalho condicionado de Andrés Madrid e Rodriguez, que não têm qualquer hipótese de integrar a convocatória para a recepção ao Sporting. Os dois jogadores poderão, no entanto, recuperar a tempo do jogo seguinte com o Benfica, marcado para o próximo dia 16, na Luz, ou na pior das hipóteses estarão a postos para a meia-final da Taça de Portugal, ante o Belenenses. no dia 19.

O plantel bracarense realiza hoje à tarde (16 horas) o último treino antes do embate com a equipa de Alvalade, seguindo-se a divulgação da lista de convocados, que não terá grandes novidades relativamente ao jogo do fim-de-semana passado com o Marítimo. Jorge Costa voltará a abrir as portas do treino aos adeptos, repetindo uma estratégia que tem sido habitual desde que o ex-internacional português substituiu Rogério Gonçalves no comando técnico do clube arsenalista.

O objectivo é aproximar os sócios da equipa, que até está a atravessar um bom momento, mas pelo menos para o jogo de amanhã os resultados não estão a ser muito visíveis. É que a procura de bilhetes para a partida com o Sporting tem sido reduzida, prevendo-se que apenas metade da lotação do Estádio Municipal esteja preenchida (cerca de 15 mil espectadores).

in JN




Extremo do Sp. Braga OK
Wender apto para o Sporting

Wender está apto para defrontar o Sporting. O extremo abandonou o último treino com um traumatismo no joelho, mas esta quinta-feira já trabalhou sem qualquer problema.

Tal como o brasileiro, também o ex-leão Paíto pode ser utilizado por Jorge Costa na partida deste sábado (21:00).

Ainda em dúvida continuam Rodriguez e Madrid, pois apresentam algumas limitações.

Esta sexta-feira, pelas 16:00, o Sporting de Braga realiza o derradeiro apronto da semana, findo o qual o treinador arsenalista divulgará a lista dos convocados para o desafio com os leões.

in Sportugal