News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 31/03

Started by Pé Ligeiro, 31 de March de 2007, 09:52

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Jorge Costa
"Só os museus vivem do passado"


Por incrível que isto possa parecer, há mais de uma década (16 anos) que o Braga não sabe o que é vencer na Madeira, o que não combina nada bem com a grandeza actual dos minhotos. Mas há uma boa notícia para este caso: nada é definitivo em futebol. É por isso que Jorge Costa aposta num bom resultado na visita de amanhã ao Estádio dos Barreiros, deixando claramente para segundo plano a escassez de opções para o eixo da defesa, motivada pelo castigo do capitão Paulo Jorge e pela lesão do peruano Rodriguez, a que muitos não resistiriam invocar para justificar uma eventual queda. "Só os museus vivem do passado. Não nos devemos preocupar com dados estatísticos; devemo-nos concentrar apenas naquilo que devemos fazer. Estou confiante num bom resultado, pois noto que a minha equipa está melhor de dia para dia", argumentou o técnico, embora lembrando que o embate com o Marítimo será apenas o começo de "uma fase do campeonato tão complicada como decisiva, que envolve, naturalmente, jogos muito difíceis". Sporting e Benfica, por exemplo, vêm logo depois.
Cheio de fé "numa resposta positiva" por parte da equipa, Jorge Costa entende que o caminho mais curto para o triunfo será "fazer mais golos e sofrer menos do que o adversário". Tão simples quanto isto. Para os adeptos de versões mais complexas, o treinador do Braga aceitou desmontar uma boa parte da estratégia dos arsenalistas. "Temos de ser uma equipa compacta, actuar com concentração e muita vontade, impondo o nosso jogo", explicou, garantindo desde logo a intenção de assumir o comando do jogo nos Barreiros. Quanto ao substituto de Paulo Jorge, já foi eleito há muito tempo, possivelmente até no próprio dia em que perdeu o central. As hipóteses são Frechaut, Ricardo Chaves ou até Carlos Fernandes, mas o enigma vai manter-se oficialmente de pé até amanhã, quando a equipa subir ao relvado para o aquecimento. "Já escolhi, mas não vou dizer quem é", reagiu por entre sorrisos Jorge Costa, assegurando, no entanto, que semelhante questão não lhe roubou o sono. "Não me preocupa. Quem vai jogar teve a oportunidade de treinar nessa posição durante uma semana", completou.
Por ter feito carreira precisamente no eixo da defesa, o técnico sabe bem que não bastam cinco ou seis dias para alguém se transformar num central imaculado, "com ritmo e confiança", mas a experiência de quem vai jogar poderá ajudar a marcar pontos. "É um jogador experiente que me dá garantias e, sobretudo, inspira segurança à equipa", indicou.



Quatro regressos aos convocados

As chamadas de Pedro Costa, Cesinha, Castanheira e Diego, todos recuperados das respectivas lesões, foram as novidades da lista de convocados do Braga para a viagem à Madeira que abrangeu 19 jogadores. De fora deste grupo, que voa esta manhã para o Funchal pelas 8h55, ficaram Madrid, Rodriguez e Paíto, que se encontram sob a alçada do departamento médico, e ainda Paulo Jorge (castigado). Contas feitas, Nem é o único central de raiz disponível.


Nem saiu com gelo

Privado dos centrais Rodriguez (lesionado) e Paulo Jorge (castigado), Jorge Costa poderá ter engolido em seco quando viu Nem queixar-se de dores no joelho direito na ponta final do último treino realizado em Braga. O central regressou aos balneários com gelo, mas logo Álvaro Couto, o médico do clube, tratou de desdramatizar a situação, explicando que o jogador não sentiu "nada de especial", estando por isso em condições de alinhar contra o Marítimo.
IN O JOGO


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++




Jorge Costa: «Equipa está a melhorar de dia para dia»
MINHOTOS NÃO VENCEM NO BARREIROS HÁ 16 ANOS



Os bracarenses não vencem o Marítimo no Estádio dos Barreiros há 16 anos, um enguiço que Jorge Costa quer quebrar já no domingo, em jogo referente à 23.ª jornada da liga portuguesa.

"Não me preocupam dados estatísticos ou a história. Preocupamo- nos com o que podemos ou não fazer e estamos confiantes em conseguir um bom resultado, porque nota-se que a equipa do Braga está a melhorar de dia para dia", afirmou Jorge Costa.

O último triunfo dos minhotos no "Caldeirão" aconteceu em 1990/91, sendo que nas duas últimas temporadas empataram a um golo.

"Frente ao Marítimo não podemos ficar à espera, temos que ser nós a ter a iniciativa do jogo, temos que ser mais fortes e correr mais do que o adversário", acrescentou o ex-capitão portista.

Sobre o ciclo complicado que se avizinha - recebem o Sporting na 24.ª jornada e na ronda seguinte visitam o Benfica, sendo que a 19 de Abril disputam as meias-finais da Taça de Portugal no reduto do Belenenses - Jorge Costa está esperançado que a equipa dê "boa resposta".

"Vamos entrar numa fase complicada, acima de tudo porque é uma fase decisiva do campeonato, com jogos difíceis, mas estou esperançado que a resposta da equipa seja positiva", afirmou.

Jorge Costa apenas tem disponível um defesa central (Nem), uma vez que Paulo Jorge está castigado e Rodriguez lesionado.

"Já escolhi o jogador e quem vai jogar treinou nessa posição durante a semana. É verdade que não é numa semana que se ganha ritmo em determinada posição, mas sempre ajuda. É um jogador experiente que me dá garantias, a mim e à equipa", disse Jorge Costa.




Quatro "reforços" para a visita aos Barreiros
CÉSINHA, DIEGO, CASTANHEIRA E PEDRO COSTA



Os regressos dos avançados Césinha e Diego, do médio Castanheira e do defesa Pedro Costa são as novidades na lista de convocados de Jorge Costa para a visita, no domingo, ao reduto do Marítimo, em jogo da 23.ª jornada da Liga portuguesa.

Pedro Costa, Césinha e Diego Costa regressam após lesão, enquanto Castanheira cumpriu dois jogos de castigo frente à Naval e ao Varzim.

De fora ficaram o capitão Paulo Jorge (cumpre um jogo de castigo), o médio Andrés Madrid (sofreu uma microrrotura no jogo com o Varzim (2-0) nos quartos-de-final da Taça de Portuga) e ainda David, por opção.


Lista de convocados:

Guarda-redes:
Paulo Santos e Dani

Defesas:
Luís Filipe, Nem, Pedro Costa e Carlos Fernandes

Médios:
Vandinho, Castanheira, Frechaut, Ricardo Chaves e Andrade

Avançados:
Diego, João Pinto, Bruno Gama, Chmiest, Zé Carlos, Maciel, Césinha e Wender

IN RECORD


BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

"Não me preocupam dados estatísticos"


O treinador do Braga, Jorge Costa, está esperançado em terminar com a tradição aziaga da sua equipa que não ganha há 16 anos qualquer jogo de futebol, nos Barreiros, onde vai defrontar, amanhã, o Marítimo, às 18 horas.

"Não me preocupam dados estatísticos ou a história. Preocupamo-nos com o que podemos, ou não, fazer e estamos confiantes em conseguir um bom resultado, porque nota-se que a equipa do Braga está a melhorar de dia para dia", disse Jorge Costa.

Para amanhã, Jorge Costa quer que a sua equipa "marque mais golos e sofra menos do que o Marítimo" e, ainda, que se mostre "compacta e com vontade de vencer", para continuar na quarta posição. "Temos que ser nós a ter a iniciativa do jogo, temos que ser mais fortes e correr mais do que o adversário", acrescentou.

Depois da Madeira abre-se um ciclo complicado para o Braga que recebe o Sporting e visita o Benfica, deslocando-se, ainda , ao reduto do Belenenses (19 de Abril) para as meias-finais da Taça, competição em que a equipa aposta forte. Jorge Costa está, porém, esperançado numa "boa resposta" nesses jogos.

Para o jogo de amanhã, Jorge Costa só dispõe de um central (Nem), mas o técnico revelou que vai "adaptar" um jogador àquela posição "É alguém experiente que me dá garantias, a mim e à equipa."

A solução do treinador do Braga poderá passar pelo médio Frechaut, a quem os lugares da defa não são estranhos. No Boavista e no Setúbal foi, muitas vezes, lateral e, em situações de emergência, também jogou no eixo.

Qualquer outra solução passará pelos 17 jogadores de campo escalados para o desafio com os madeirenses.

Lista de convocados Guarda-redes Paulo Santos e Dani; Defesas: Luís Filipe, Nem, Pedro Costa e Carlos Fernandes. Médios: Vandinho, Castanheira, Frechaut, Ricardo Chaves e Andrade. Avançados: Diego, João Pinto, Bruno Gama, Chmiest, Zé Carlos, Maciel, Césinha e Wender.

IN JN
BRAGA SEMPRE MAIS!

Kintaro

Jorge costa faz profissão de fé na equipa antes de arranque para terrível ciclo de jogos
Voltam as noites mágicas

JORGE COSTA em discurso directo e em via aberta para a solidificação da candidatura à Europa, indiferente aos registos históricos, que relevam a tendência negativa das visitas do Sp. Braga ao Funchal.

— O último triunfo bracarense no caldeirão maritimista registou-se em 1990/91. Como contrariar a história?

— Não nos preocupamos com dados estatísticos ou factos históricos. E, pela minha parte, estou confiante em ver a equipa construir um bom resultado, porque estamos cada vez melhores, cada vez mais fortes.

— Semana após semana, sucedem-se as mudanças no onze. Desta vez, terá de improvisar uma dupla de centrais. Isso preocupa-o?

— Nada. Até porque quem vai jogar a central teve oportunidade de se treinar toda a semana nessa posição. É verdade que não é numa semana que se ganha ritmo e confiança, mas é uma ajuda. Mais: o jogador em causa dá-me garantias, bem como à equipa, de poder realizar um bom trabalho. Sim, já sei quem vai jogar, mas não digo.

— Qual a fórmula para vencer o Marítimo?

— Fazer mais golos e sofrer menos que o adversário... A sério: temos de ser compactos e de impor o nosso jogo desde o primeiro minuto.

— E como aliar as boas exibições aos resultados?

— Até pelo ciclo que se avizinha, frente a adversários difíceis (n. d. r: Marítimo, Sporting, Benfica e Belenenses), sabemos que para vencer teremos de realizar obrigatoriamente boas exibições. Espero sinceramente que a equipa volte às noites mágicas.



Há quatro regressos a registar na lista de convocados
Vão 19 para a Madeira

Pedro Costa, Cesinha, Diego e Castanheira estão de volta à lista de eleitos do técnico Jorge Costa, depois de terem falhado o encontro da Taça de Portugal. O último atleta esteve ausente da partida frente ao Varzim por impedimento disciplinar, enquanto os restantes futebolistas foram afastados da convocatória da Taça devido a problemas físicos.
Da convocatória de 19 jogadores para a jornada 23 incluem-se também os nomes de Paulo Santos, Dani, Nem, João Pinto, Carlos Fernandes, Wender, Andrade, Frechaut, Maciel, Luís Filipe, Ricardo Chaves, Zé Carlos, Chmiest, Bruno Gama e Vandinho.

in abola