News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 25/03

Started by Pé Ligeiro, 25 de March de 2007, 11:38

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

O último David contra Golias da época

Para os românticos que se apaixonam pelos mais fracos e indefesos, a edição deste ano da Taça de Portugal tem sido um prazer sem fim. Entre outras surpresas, o Bragança, mergulhado numa crise financeira gigantesca, cantou vitória em casa da Naval; o Atlético despachou o FC Porto da prova em pleno Estádio do Dragão; e o Varzim encarregou-se de eliminar o Benfica. Deste surpreendente trio de tomba-gigantes, sobrevive apenas a equipa da Póvoa de Varzim. Mesmo privados da estrela Mendonça, que se encontra ao serviço da Selecção de Angola, os poveiros acreditam agora em tudo e até falam em chegar à final da Taça, mas numa eventual casa da especialidade poucos apostarão neles, pois terão de enfrentar fora de casa um Braga supereuropeu, que segue em quarto lugar no campeonato e se despediu recentemente da Taça UEFA com classe, pregando até valentes sustos aos ingleses do Tottenham.
Atingir as meias-finais, onde já se encontram Sporting, Beira-Mar e Belenenses – o adversário do vencedor desta noite –, será, portanto, um acontecimento natural para os minhotos, atendendo a que o Varzim é de um escalão inferior (Honra). Jorge Costa já assumiu que gostaria de conquistar nesta época o seu primeiro troféu como treinador, mas também é sabido que as surpresas acontecem sem avisos prévios e contemplações para os mais fortes. Será nessa pequena margem que apostarão os Lobos do Mar.
 
Equipas prováveis

Estádio Municipal de Braga, Braga
18h00 | RTP1
João Ferreira [AF Setúbal]
Braga
treinador Jorge Costa
1 | Paulo Santos GR
20 | Luís Filipe LD
3 | Paulo Jorge DC
5 | Nem DC
13 | Carlos Fernandes LE
23 | Madrid MD
16 | Andrade MD
17 | Frechaut MD
10 | João Pinto MO
79 | Chmiest AV
16 | Wender AE
-
12 | Dani GR
21 | Ricardo Chaves MD
87 | Bruno Gama MO
88 | Vandinho MO
19 | Maciel AD
7 | Davide AD
77 | Zé Carlos AV
Varzim
treinador Diamantino Miranda
12 | Ricardo GR
18 | Pedrinho LD
3 | Alexandre DC
13 | Bruno Miguel DC
20 | Nuno Ribeiro LE
6 | Tito MD
7 | Emanuel MO
17 | Nuno Rocha MO
30 | Marco Cláudio MO
21 | Luca AV
9 | Denilson AV
-
24 | Barbosa GR
2 | Tiago Lopes LD
15 | Campinho MD
8 | Rafael MO
23 | Diego AE
28 | Roberto AV
31 | Yazalde AV



Vandinho entre os eleitos

Recuperado de uma rotura muscular e colocado ao dispor de Jorge Costa na sexta-feira, Vandinho é a grande novidade da lista de convocados do Braga. O médio-ofensivo esteve parado cerca de um mês e, nesse sentido, não deverá alinhar de início.
 
Pedro Costa sofre pancada

O azar voltou a bater à porta de Pedro Costa. Depois de ter reintegrado o grupo no começo da semana, tudo fazia prever que o lateral-direito fosse chamado para a missão Varzim, mas ontem sofreu um traumatismo e acabou por juntar-se aos lesionados.
 
Cesinha não recuperou

Condicionado por uma entorse num joelho, Cesinha não recuperou a tempo de entrar na convocatória para o duelo com o Varzim. O extremo brasileiro continua a realizar trabalho de reintegração progressiva, assim como os compatriotas Stélvio e Diego, que se mantém afastado da equipa há já algum tempo (desde a segunda mão com o Tottenham) devido a problemas musculares. A este grupo juntou-se ontem o lateral-direito Pedro Costa, que sofreu uma entorse no último ensaio para o jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal.
 
Serão utilizados os melhores

Gerir o plantel não é o mesmo que apostar em todos os jogadores menos utilizados. É possível que Jorge Costa proceda a alterações no onze que derrotou a Naval, mas o Varzim não poderá contar com um Braga mais tenro do que é habitual. "Jogará o onze que melhor poderá servir os interesses do Braga. Estamos a dois jogos do final da Taça de Portugal e a oito do fim do campeonato. O pior da época já passou", avançou o treinador, deixando bem patente a ideia de que a equipa respira confiança apesar do cansaço. Defesa e meio-campo não deverão ser minimamente beliscados, mas não espantará se o avançado polaco Chmiest jogar no lugar do brasileiro Zé Carlos.
 
Paulo Jorge pode jogar

Por lapso, foi referido na edição de ontem que o brasileiro Nem era o único central disponível para o jogo com o Varzim, uma vez que Rodriguez se encontra lesionado e Paulo Jorge teria de cumprir castigo, por ter sido expulso frente à Naval. Na verdade, o terceiro apenas viu o quinto cartão amarelo e a respectiva suspensão só terá de verificar-se no regresso do campeonato, pelo que nada o impede de alinhar no embate desta noite. Carlos Fernandes e Frechaut, apontados como possíveis substitutos do capitão, jogarão na defesa e meio-campo, respectivamente.



A Figura: JOÃO PINTO
Coleccionador de troféus


Para quem não saiba, João Pinto ganhou sempre alguma coisa por onde passou, especialmente Taças de Portugal. No seu escaparate pessoal, estão lá arrumadas nada mais, nada menos do que quatro, uma pelo Boavista, outra pelo Sporting e duas pelo Benfica, pelo que há bons motivos para pensar que a sua estrela da sorte possa jogar a favor do Braga.



Jorge Costa
"A Taça é um objectivo"


Alertado para todos os perigos do Varzim, o técnico diz que o Braga deve chegar à vantagem o mais cedo possível, de modo a não permitir que os visitantes possam sonhar com algo mais

Vencer a Taça de Portugal na época em que se estreou como treinador seria ouro sobre azul para Jorge Costa. Habituado a ganhar quase tudo, o líder dos minhotos já reflectiu há algum tempo nessa possibilidade e nem o fez sem querer, durante um sonho, como se tal fosse proibido, um acto falhado. Fê-lo porque sabe que é uma meta perfeitamente possível para o Braga e, nessa medida, só pensa em eliminar o Varzim, pois as meias-finais aparecem logo depois. "Já pensei nisso sem estar deitado. Não é um sonho; é um dos nossos objectivos e estamos muito perto dele. Agora só temos de procurá-lo", indicou. Outra coisa que os minhotos procuram é regressar rapidamente às boas exibições. "Qualquer treinador deseja que a sua equipa ganhe jogando bem. Frente à Naval, era importante vencer e jogar bem, mas só conseguimos vencer... Não temos tido muito tempo para trabalhar; os treinos têm sido apenas de recuperação", explicou o técnico, aludindo aos jogos da Taça UEFA que sobrecarregaram o calendário da equipa.
Pouco habituados a jogar "em três frentes", os minhotos "ressentiram-se" do ponto de vista físico e Jorge Costa nem teve a possibilidade de disfarçar o problema com "a rotação" de jogadores. "As opções eram limitadas. Estando agora só em duas frentes, acredito que poderemos conciliar novamente as vitórias aos bons jogos", anunciou, deixando bem claro que a equipa não tem esta noite outra saída: é para vencer o Varzim. "Merecem-nos todo o respeito, pois eliminaram o Benfica, mas estamos a falar de uma equipa de um escalão inferior ao nosso. Jogaremos em nossa casa e uma vitória nossa terá de ser um resultado normal. Se o Braga ganhar e jogar mal, até poderemos ser criticados", avisou. Mais do que prevenido para as "surpresas" da Taça, Jorge Costa entende que a equipa não deve esperar pelo fim para assegurar a passagem às meias-finais. "Temos de construir bastante cedo um resultado que não permita ao Varzim sonhar", observou.
Por outro lado, as situações de "relaxamento" que muitas vezes inferiorizam os grandes só costumam verificar-se em fases embrionárias da Taça de Portugal. "Quando se está mais próximo do objectivo, tal não acontece com tanta frequência", argumentou.



Poveiros mais "desgastados"

Ao invés do Braga, que ficou isento na anterior eliminatória, o Varzim nunca descansou nesta edição da Taça de Portugal. Notabilizados por terem afastado o Benfica dos quartos-de-final, os poveiros preparam-se esta noite para o quinto jogo, depois de terem deixado igualmente para trás Leça, Valecambrense e Sertanense. Com apenas dois jogos nas pernas no que respeita unicamente a jogos da "prova rainha", os arsenalistas foram responsáveis pelas eliminações do Pontassolense e Portimonense.



O sofredor de sofá

Telmo ficou de fora no embate com o Benfica e agora, no jogo que marcaria o seu regresso a Braga, também não vai poder ajudar o Varzim

Mendonça não é a única grande baixa na equipa poveira. Telmo é o segundo jogador mais utilizado do plantel, mas o destino do defesa-esquerdo não tem, definitivamente, encontro marcado com os jogos grandes da Taça. Se a ausência com o Benfica resultou de um lance discutível – foi expulso em Guimarães na sequência de um penálti –, o castigo que o impede de defrontar os bracarenses teve contornos dramáticos. O jogador foi expulso no jogo com o Penafiel, depois de um choque violento com Pedro Moreira e que resultou numa lesão grave para o seu adversário. "Nunca imaginei que iria acontecer uma lesão tão grave. Já falei com o Pedro e ele entendeu que foi um lance casual, mas o importante é que recupere o mais rápido possível", explicou, confessando não ter entendido a dupla expulsão. "O árbitro até marcou falta a nosso favor, dizendo-me que fui expulso pelo excesso de competitividade, mas foi tudo muito rápido". Resultado: Telmo não joga frente ao clube que representou em 2002/03. "Espero que a equipa encare o jogo de frente, porque é uma oportunidade única", afirma, revelando que vai sofrer pelos companheiros no sofá: "Não gosto de ver os jogos na bancada. Vou ver na televisão, porque sofro muito e tenho vontade de saltar lá para dentro."


A Figura: MARCO CLÁUDIO
O Zidane da Póvoa


Marco Cláudio é o '10' do Varzim. Com um estilo muito semelhante ao do francês Zidane, destaca-se pela capacidade técnica acima da média. Depois de ter sido um suplente de luxo com Horácio Gonçalves, é já um imprescindível na equipa de Diamantino Miranda. Controla os ritmos de jogo, deliciando os adeptos com passes e golos impossíveis.

Segredos do losango "diamantino"

Mesmo sabendo que a equipa jogou várias épocas em 4x3x3, Diamantino Miranda analisou as características dos atletas e logo apostou no 4x4x2 em losango. Uma vitória frente ao Benfica na estreia e dez pontos conquistados em cinco jornadas na Liga Vitalis fazem deste sistema uma aposta de sucesso. Com Pedrinho a lateral e a assumir-se na ala-direita, numa defesa que, em função dos castigos e lesões, tem estado em constantes mudanças, o meio-campo começa na serenidade táctica e, ao mesmo tempo, impressionante capacidade atlética de Tito. Emanuel e Nuno Rocha (médios interiores) ajudam o 'maestro' Marco Cláudio a organizar o ataque, sendo ambos preciosos no processo defensivo, onde também entram os dois avançados Denilson e Luca.

Juniores em destaque

Os juniores Yazalde e Luca foram convocados. Se o primeiro, que nunca jogou na Liga Vitalis, mas já alinhou na Taça frente a Valecambrense e Benfica, deverá ser suplente, o segundo pode ser titular, numa estreia absoluta pela equipa principal.
IN O JOGO

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Vandinho está de regresso aos convocados
PARA O JOGO DE AMANHÃ COM O VARZIM


Vandinho está de regresso ao lote de convocados do Sp. de Braga, com vista ao encontro com o Varzim, a contar para os quartos-de-final da Taça. O jogador não era chamado desde a partida com a União de Leiria.

Entretanto, Pedro Costa lesionou-se, no treino de hoje (sofreu um traumatismo) e está, por isso, fora dos chamados por Jorge Costa para amanhã.

Recorde-se que a partida, em atraso dos quartos-de-final da Taça, tem lugar amanhã às 18 horas. O vencedor defronta o Belenenses, nas meias-finais da competição.

Convocados:

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani.

Defesas: Paulo Jorge, Nem, Carlos Fernandes, Luís Filipe e Frechaut.

Médios: Ricardo Chaves, Madrid, Andrade, Vandinho e Davide.

Avançados: João Pinto, Wender, Maciel, Zé Carlos, Chmiest e Gama.


Jorge Costa: «Fico satisfeito pelo Mendonça não jogar»
TÉCNICO RECONHECE FAVORITISMO


Foi com agrado que Jorge Costa comentou a ausência do angolano Mendonça no encontro que vai definir o adversário do Belenenses nas meias-finais da Taça. Considerando tratar-se de "um dos melhores jogadores do Varzim", o treinador do Sp. Braga vê nisso uma vantagem.

"Sabem que sou uma pessoa frontal e, como tal, não escondo que fico satisfeito pelo Mendonça não jogar", assegurou, admitindo que a pressão está toda do lado arsenalista. "É certo que o Varzim derrotou o Benfica, mas milita num escalão inferior e o jogo é no nosso estádio. Sendo assim, o Sp. Braga tem tudo a perder. Se vencer é normal. Se ganharmos e jogarmos mal seremos criticados. Nem coloco outra hipótese que não seja a vitória", assegurou Jorge Costa.

IN RECORD







BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

#1
Braga contra Varzim a caminho de Belém


Braga e Varzim completam, hoje (18 horas), os quartos-de-final da Taça de Portugal. O vencedor jogará com o Belenenses, em Lisboa, pelo acesso à final do Jamor. Jorge Costa já ergueu o troféu cinco vezes, como jogador do F. C. Porto, e quer voltar a ganhá-lo na época de estreia como treinador, até porque isso significaria a segunda vitória do Braga na história da competição. "Esse é um grande objectivo, que passa pelo desafio com o Varzim. Estamos demasiado perto para abdicar dessa meta. É um sonho e vamos procurar alcançá-lo", afirma o técnico da equipa bracarense.

O único triunfo do Braga na Taça remonta a 1966, quando venceu o Setúbal, no Jamor, por 1-0. O emblema minhoto perdeu outras três finais, duas com o Porto e uma com o Sporting. Agora, a equipa de Jorge Costa volta a sonhar com a final, que está à distância de dois jogos.

"Primeiro temos de ganhar ao Varzim, o que não será nada fácil. É uma boa equipa, que respeitamos muito. E não digo isto só porque eliminou o Benfica. O Varzim é mesmo uma boa equipa e também tem aspirações. E sendo a Taça de Portugal uma competição rica em surpresas, temos de estar prevenidos. Se fosse um jogo de campeonato, não teria qualquer dúvida em assumir que o Braga é mais forte, mas, numa eliminatória, as coisas podem ser bem diferentes", avisa Jorge Costa.

Entre os 18 jogadores convocados, destaque para o regresso de Vandinho, recuperado de lesão. No Varzim, a novidade da escala é Yazalde, jovem avançado que o treinador Diamantino Miranda recrutou nos juniores para substituir Mendonça, ausente ao serviço da selecção de Angola.



Convocados

Braga - Guarda-redes Paulo Santos e Dani; Defesas: Luís Filipe, Paulo Jorge, Nem e Carlos Fernandes, Médios: Andrade, Frechaut, Ricardo Chaves, Madrid e Vandinho; Avançados: Davide, João Pinto, Wender, Maciel, Zé Carlos, Chmiest e Gama.



Varzim - Guarda-redes Ricardo e Rui Barbosa; Defesas: Alexandre, Bruno Miguel, Tiago Lopes, Nuno Ribeiro e Pedrinho; Médios: Tito, Luca, Campinho, Nuno Rocha, Marco Cláudio, Emanuel e Rafael; Avançados: Denilson, Roberto, Diego e Yazalde.




Mendes em alta no dérbi minhoto


O Braga derrotou o Guimarães, por 3-0, em dérbi minhoto no qual a formação da casa justificou a conquista dos três pontos. Num bom jogo de futebol, os arsenalistas foram sempre superiores sobre um irreconhecível adversário e, sem surpresa, chegaram ao intervalo com uma vantagem justa. Na etapa complementar, o Braga soube controlar as investidas do opositor e, para desespero de Rogério Rodrigues, ainda chegou ao terceiro golo, por Ricardo Santos. Mendes, com um golo e duas assistências, foi o jogador em destaque. Arbitragem esteve em plano positivo.

IN JN


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++




Jorge Costa
O Sp. Braga está na Taça para ganhar



O treinador bracarense, Jorge Costa, diz que não espera outra coisa que não seja a vitória, no jogo de logo à tarde no Estádio Municipal de Braga (18h00), frente ao Varzim, referente aos quartos-de-final da Taça de Portugal.


Para além de ter como objectivo "uma vitória clara" no jogo, Jorge Costa diz que "o Braga está na Taça para a ganhar".

"Depois de termos saído da UEFA e de termos traçado como objectivo para a Liga o quarto lugar, apostamos tudo numa vitória da Taça de Portugal, no entanto, é preciso ganhar ainda três jogos", afirmou o técnico do Braga, que já pode contar com Vandinho.

Apesar de dizer que o Braga joga em casa e "tem obrigação de ganhar", Jorge Costa lembra que "o Varzim eliminou o Benfica e não é, por isso, uma equipa qualquer".

VARZIM COM YAZALDE

Quanto aos poveiros, a inclusão do júnior Yazalde é a principal novidade da lista de convocados do técnico Diamantino Miranda. O jovem jogador substitui o avançado Mendonça, carrasco do Benfica na Póvoa, que se encontra actualmente ao serviço da selecção de Angola.


IN CM






BRAGA SEMPRE MAIS!

Kintaro

Jorge costa com uma franqueza extrema: máximo respeito pelo varzim, mas obrigação absoluta de passar
Demasiado perto para falhar

CRENÇA genuína, espírito crítico, sonho actualizado: Jorge Costa lança meia dúzia de razões para fazer desacreditar circunstancialmente o ingovernável efeito-Taça. «Estamos demasiado perto da final para haver desconcentrações fatais...»

Prever um jogo de Taça é um exercício relativamente arriscado; relativizar uma potencial proeza, nestes cenários de Jamor à vista, é uma declaração... difícil. Mas Jorge Costa, com o sentido de realidade em dia, desfila uma série de razões para sustentar o seu pensamento principal: «Não me passa pela cabeça ser eliminado. Sinceramente, não me passa pela cabeça.»

Coloquem-se, então, os pontos de interrogação:

— Já se deitou a pensar na conquista de um título nacional logo na primeira época de treinador?

— Já pensei algumas vezes nisso e sempre antes de me deitar...

— Entre uma final de Taça e uma aposta firme na solidificação do quarto lugar, qual é a prioridade com pano de fundo europeu?

— Estamos nas duas frentes e nesta altura demasiado perto do sonho do Jamor, que é um dos objectivos. E como estamos perto de mais, acredito que não vamos falhar.

"Quando se está à beira do sonho, a perspectiva de desconcentração baixa muito. Não vai haver surpresa"

— Sendo a Taça a forma competitiva mais eufórica e... frustrante, que cuidados se recomendam quando se chega a esta fase, onde usualmente não se distinguem grandes de pequenos?

— Devo dizer, primeiro, que não me passa pela cabeça ser eliminado, e isto sem qualquer ideia de desvalorizar o Varzim, que chegou onde chegou com muito mérito e, recordo, deixou o Benfica para trás. Mas há um aspecto que interessa sublinhar: os escândalos são frequentes, os grandes clubes caem muitas vezes, em casa ou fora, mas penso que isso acontece normalmente em fases menos adiantadas da competição. Nesta altura e nesta fase, a concentração é maior, é mais difícil acontecer uma grande surpresa.

"Não tem sido possível ganhar a jogar bem, mas as coisas estão melhor. Só peço um esforço extra"

— Mas o efeito-Jamor, provavelmente, até se faz sentir mais sobre as equipas teoricamente mais fracas.

— Se virmos o cenário geral, o Sp. Braga só tem coisas a perder. É do escalão principal, joga em casa, vencer é normal, se vencer e jogar mal é criticado... Há um quadro de previsões que, no fundo, não nos interessa muito baralhar, porque temos uma ideia fixa e um pensamento único: ganhar, passar. Sem qualquer menosprezo pelo Varzim, e sem deixar de pensar que este é um jogo... de Taça.

— Traduzindo, deduz-se que todos os perigos estão detectados. É isso?

— Temos o Jamor a dois jogos e vamos fazer tudo para lá chegar. Jogar com A ou B, bem ou mal, é um assunto que se discute eventualmente depois do jogo. Muito sinceramente, penso no Varzim, mas não penso perder. Fica aqui todo o respeito que sinto pelo Varzim, mas a dois jogos da final da Taça, só posso pensar no Estádio do Jamor. E, necessariamente, vou jogar com os melhores.

— Nesta altura a equipa está mais liberta e fisicamente disponível para jogar melhor?

— Não havia habituação a três frentes e devido às lesões não tenho tido possibilidades de fazer rotação. Mas a fase difícil já passou, só peço um esforço extra.



Planificação da próxima época avança a grande velocidade
Vandinho abre ciclo de renovações
Parecem não existir quaisquer dúvidas sobre a continuidade de Jorge Costa como técnico principal e o simples e mais significativo facto de o jovem treinador estar já parcialmente virado para a planificação da próxima temporada é o dado mais sólido que o coloca, aparentemente, acima de qualquer risco, numa fase em que a continuidade na Europa ainda surge em via dupla, possibilidade que esta tarde pode ser reforçada, se o Sp. Braga afastar o Varzim.

Num clube que, nos últimos anos, tem processado alterações consideráveis na estrutura do plantel, com o aproveitamento acentuado do mercado de Janeiro, chega agora a fase de trocar aquisições sonantes por renovações... não menos sonantes. Um dos casos mais melindrosos, Vandinho, está perto de ser fechado com sucesso. Provavelmente, ainda esta semana, o brasileiro renova. E... por quatro anos, com o Sp. Braga a oferecer-lhe um contrato mais longo e, dessa forma, contra-atacar em proposta de longa duração às exigências financeiras do atleta, já com 29 anos.

Seguem-se, nas prioridades, Paulo Santos, que também poderá renovar em condições similares, e depois João Pinto, que ainda não deu... pistas.



Quadro clínico ainda mais severo
Pedro Costa volta atrás
Bruno Gama está na lista, mas Pedro Costa volta atrás no processo de recuperação. Tudo porque, na semana em que se preparava para regressar aos convocados, sofreu um traumatismo precisamente no treino derradeiro, uma coincidência infeliz que o volta a devolver aos frequentadores dos gabinetes clínicos. Mas como se trata apenas de um traumatismo, poderá começar a semana a trabalhar normalmente.

Para esta tarde, e numa perspectiva de ataque, admite-se que Maciel entre de início para o assalto às meias-finais, colocando-se então como dúvida principal a utilização de Vandinho, chamado aos convocados seis semanas após o último jogo. À partida, e numa lógica de cuidados, irá para o banco. Mas como é influente...

in abola

Pé Ligeiro

Ataque ao troféu...

Jorge Costa quer alcançar o primeiro troféu na época de estreia como treinador. Por isso, não admite outro resultado que não seja a vitória frente ao Varzim.   

Depois de uma estreia perfeita como treinador do Sporting de Braga com uma vitória na Taça UEFA,  frente ao Parma, e de um percurso já apontado como vitorioso, Jorge Costa está agora de olho naquele que poderá ser o seu primeiro troféu em ano de estreia enquanto técnico principal. A Taça de Portugal - prova rainha do panorama desportivo nacional - está a apenas a dois jogos de poder ser levantada pelo técnico na grande final do Jamor. Um sonho que Jorge Costa não esconde.
"Já pensei nisso. É um dos nossos objectivos que passa, evidentemente, pelo jogo de amanhã [hoje">. Penso que estamos perto demais para, sinceramente, não ser um objectivo e não ser um sonho que iremos procurar", destacou em jeito de antevisão ao encontro desta tarde, frente ao Varzim, refe-rente aos quartos-de-final da prova.

Jorge Costa está confiante e espera escrever a primeira página da história como treinador com este troféu, por isso, não admite outro resultado que não seja a vitória. "Com todo o respeito que temos pelo Varzim, quanto mais não fosse porque derrotou na última eliminatória o Benfica, estamos a falar de uma equipa de um escalão inferior ao do Braga. Estamos a falar de um jogo que vai ser realizado em casa e onde o Braga tem tudo a perder. Se o Braga vencer, é um resultado normal. Se o Braga vencer e jogar mal, vamos ser criticados e nem quero por a hipótese do Braga não conseguir outro resultado que não seja a vitória", frisou.

Lembrando que em jogos da Taça "acontecem surpresas" e que "num jogo de 90 minutos a eliminar, por vezes, a equipa mais forte não consegue vencer", Jorge Costa é claro quanto à fórmulo para apagar o adversário: "temos que tentar, desde o primeiro minuto, construir um resultado que não permita sequer o Varzim sonhar". Marcar cedo, num jogo onde o técnico não admitirá "relaxamento" dos jogadores.

Como treinador, Costa quer ganhar e jogar bem: "em termos de trabalho não temos tido muito tempo, porque os treinos são, basicamente, treinos de recuperação. O Braga não é uma equipa habituada a jogar em três frentes. A condição física dos jogadores não foi a melhor, porque se ressentiram. Mas a fase mais difícil já passou. Temos todos que fazer um sacrifício e esforço extra, porque está quase no fim", rematou.


IN CORREIO DO MINHO
BRAGA SEMPRE MAIS!