News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 16/03

Started by nandes, 16 de March de 2007, 08:38

Previous topic - Next topic

nandes


TRÊS ANOS INSUPERÁVEIS NÃO SÃO SINÓNIMO DE RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA


Paulo Santos sem respostas




Dono e senhor das redes bracarenses, terceiro guarda-redes da Selecção Nacional no Mundial 2006, redescoberta feliz de Jesualdo Ferreira há três anos, Paulo Santos está em fim de contrato em Braga e a renovação não parece fácil. O tema está em aberto.
Aos 34 anos, herói independente em dias de grande inspiração, ou coordenador experimentado dos movimentos defensivos, Paulo Santos está naquilo a que se chama a idade da razão dos guarda-redes. Tem sido um futebolista de influência extrema no belo ciclo europeu, eliminando rapidamente o vazio provocado pela saída de Quim para a Luz e mantendo Marco e Eduardo suspensos três anos de qualquer quebra que nunca existiria, a ponto de Marco ter partido (Belenenses) e Eduardo seguir, por empréstimo, para Aveiro.
Para Paulo Santos, a passagem por Braga não poderia ter sido mais bem sucedida: Jesualdo tirou-o do exílio dourado no FC Porto B, pouco tempo depois estava na Selecção. Comandou a melhor defesa da Europa (ou se quisemos, a menos batida) durante quase meio ano, e, à beira de fechar a terceira temporada no Minho, soma 95 jogos, entre competições internas e Taça UEFA. Três anos de Braga e quase centenário, é significativo.
Chegou, então, a hora de somar as partes e os factores, e olhar para a frente: renovação? Para já, difícil. Não está em causa, claro que não!, o valor do guarda-redes. Nem sequer a idade: aos 34 anos, e concretamente para um guardião, o fim de linha vem longe. Exemplos como os de Khan (Bayern), Van der Saar (Manchester) ou Cañizares (Valência), que, aos 37 anos são candidatos a campeões europeus, dispensam mais comentários; olhando para dentro, William, aos 38 anos, é uma pantera nas redes do Boavista.
O que torna então difícil e moroso o processo de renovação? Seguramente, a questão financeira. Mas é bom lembrar que a SAD investiu muito em Dani Mallo. A pensar em novo ciclo... mas a verdade é que Paulo Santos não cede ao tempo.




DEITAR À LUZ DO DIA


Expectativa por Rodriguez A comitiva do Sp. Braga europeu chegou ao Porto um pouco para lá das cinco da madrugada e os jogadores já se deitaram à luz do dia. Surpresa: alguns adeptos em Pedras Rubras para confortar o grupo, Andrade atrasado por problemas burocráticos, dia de folga para um sono reparador e a dúvida à volta de Rodriguez (fez exames ontem ao fim da tarde), que vai parar algum tempo, situação que o departamento clínico só hoje esclarece em pormenor.




In A Bola



====================================================================




EuroBraga com estofo

RECORDE DE JOGOS NA UEFA



O Sp. Braga realizou uma carreira notável na Taça UEFA e, acima de tudo, mostrou ter estofo para dignificar o seu emblema e o nome de Portugal nas exigentes andanças internacionais.

O fracasso em duas pré-eliminatórias consecutivas (Hearts e Estrela Vermelha), com Jesualdo Ferreira ao leme, tinha criado um estigma que urgia superar. Por alguma coisa Carlos Carvalhal definiu a superação dessa fasquia como o momento crucial da primeira fase da temporada.

Eliminado o Chievo, os minhotos encetaram um percurso que os levou a vingar na fase de grupos e a atingir o total de 10 jogos europeus, um recorde absoluto para um clube que, no seu historial, nunca tinha ido além das 6 partidas em 1997/98 (Vitesse, D. Tbilisi e Schalke 04...).



Alicerces


As declarações dos elementos do grupo de trabalho do Sp. Braga após a derrota em White Hart Lane deram a entender que a campanha de 2006/07 serviu para lançar alicerces rumo a novos feitos europeus. Em anos vindouros, o plantel estará melhor capacitado para lidar com situações como a sobrecarga de jogos e a melhor forma de encarar adversários com a capacidade de Sevilha ou Tottenham.

A partir do momento em que a concentração dos arsenalistas passa a estar exclusivamente dedicada às provas internas, é natural que a exigência dos associados aumente. Ao contrário do que vinha sendo habitual, o Sp. Braga está longe dos grandes (a 11 pontos do Sporting quando na época passada estava igual a leões e iguais...) e luta com o Paços de Ferreira pela quarta posição, pelo que é exigível um "forcing" que normalize a situação.

Muito importante é ainda a Taça de Portugal. Se o jogo em atraso contra o Varzim for superado, a entrada no Jamor dependerá do duelo com o Belenenses, no Restelo. As cartas estão na mesa.




In Record



====================================================================





Três semanas de cativeiro


Nem e Paulo Jorge são agora os únicos centrais disponíveis. Enquanto Rodriguez recupera, Jorge Costa corre o risco de ter que fazer adaptações



O regresso de Nem não será temporário. Caso se confirme que Rodriguez sofreu uma lesão na face posterior da coxa direita, motivo pelo qual foi substituído logo aos 39 minutos do jogo com o Tottenham, é ponto assente que vai manter-se afastado durante algumas semanas, ficando Jorge Costa circunscrito a apenas dois centrais de raiz: Nem e Paulo Jorge. Ou seja, se acontecer uma nova baixa, por castigo ou lesão, no centro da defesa, o técnico terá mesmo de proceder a adaptações para formar a habitual dupla de centrais do Braga, podendo neste caso recorrer à polivalência de Frechaut ou Carlos Fernandes, que já experimentaram a posição no passado.
Sujeito ontem à tarde a uma ecografia, Rodriguez já conhece nesta altura o tempo de paragem. A informação será hoje oficialmente anunciada no sítio do clube, mas dificilmente o exame terá despistado uma lesão muscular, tal como foi diagnosticado em Londres. Na melhor das hipóteses, o que terá de ser entendido como uma microrrotura, o peruano deverá desaparecer durante três semanas, falhando por isso os duelos com a Naval (em casa) e o Marítimo (fora), para o campeonato, e ainda com o Varzim (em casa), a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal - jogo adiado para 25 de Março.
Se o azar do defesa não significar uma rotura muscular, que implicará uma paragem mais prolongada, Rodriguez estará de volta no fim da primeira semana de Abril, podendo por isso entrar em acção contra o Sporting (em casa) e o Benfica (fora) que se apresentam no caminho dos minhotos em duas jornadas consecutivas. Para a recepção à Naval, adivinham-se ainda os regressos de Jorge Luiz e Chmiest, não inscritos nos jogos da Taça UEFA, e provavelmente de Bruno Gama ou Ricardo Chaves, pois Castanheira terá de cumprir castigo, depois de ter sido expulso na última jornada.



Zé Carlos

"Fui beber uma água ao balneário e voltei"



Não há qualquer segundo caso em torno de Zé Carlos. Repreendido recentemente por Jorge Costa, que chegou até a retirá-lo da equipa frente ao Estrela da Amadora, o avançado brasileiro transmitiu a ideia de que teria ficado aborrecido por ter sido substituído ao minuto 73 do jogo com o Tottenham, ao correr logo para a zona dos balneários, mas logo se mostrou disponível para esclarecer que a sintonia é perfeita com o novo técnico. "Estava cansado e compreendi a substituição. Fui beber uma água ao balneário e voltei logo para junto da equipa. Saí tranquilo, foi tudo normal", assegurou.
Triste pela eliminação da Taça UEFA, Zé Carlos entende que "faltou muito pouco" para o Braga alcançar o apuramento. "Sabíamos que seria um jogo complicado e fizemos tudo para sair de Londres com uma vitória, pelo que o Braga saiu de cabeça erguida. A vontade comum era atingir a eliminatória seguinte", assegurou. De volta ao campeonato, o também conhecido Zé do Gol aposta agora no reencontro com as vitórias frente à Naval. "Só temos que pensar em dar continuidade ao trabalho que temos vindo a realizar", testemunhou.



Salvador em negócios


Está para breve o anúncio de mais renovações, sendo o guarda-redes Paulo Santos, o extremo Luís Filipe e o médio Andrés Madrid as prioridades da SAD do Braga. Alguns destes casos estão já alinhavados e poderão ter sido até motivo de conversações entre António Salvador e o agente FIFA Jorge Mendes, que assistiram, juntos, ao jogo com o Tottenham. Curiosamente, o líder da sociedade desportiva não regressou a Portugal no mesmo avião "charter" da equipa.



Sócios e filhos não pagam

Mesmo com um dia de atraso, o Dia do Pai será comemorado frente à Naval. A direcção do clube aposta forte na "nova geração de bracarenses" e, nesse sentido, agendou para a noite de terça-feira uma campanha especial de bilheteira, com entradas gratuitas para sócios com as quotas em dia e jovens até aos 16 anos, de modo a criar "um ambiente de grande festa e de apoio" aos jogadores. Adeptos e cativos terão de adquirir ingressos a 5€ e 20€, respectivamente.



Aplaudidos de madrugada

Eram apenas oito adeptos, mas valiam por dezenas. O regresso da comitiva bracarense a Portugal aconteceu duas horas mais tarde do que estava previsto, devido a atrasos na ligação entre o Estádio White Hart Lane e o aeroporto de Luten, mas às 4h05 eles estavam lá, no aeroporto de Sá Carneiro, para aplaudir os profissionais e transmitir-lhe palavras de incentivo, pois a despedida da Taça UEFA foi tudo menos inglória. Jorge Costa decretou para ontem descanso geral para a equipa, mas esta manhã todos estarão de volta aos relvados de apoio do Estádio Municipal para dar início à preparação do jogo com a Naval, para o qual estão em dúvida Diego, Vandinho e Pedro Costa.


In O JOGO



====================================================================




Ponto final na aventura europeia


O Sporting Clube de Braga despediu-se com honra e pitadas de brilhantismo da sua aventura europeia. Pela segunda vez na sua história pisou os oitavos de final da Taça UEFA. Não conseguiu quebrar o seu recorde pessoal, todavia caiu de pé.     

O Sporting de Braga despediu-se das competições europeias. Em ano de afirmação no velho continente, realizou uma carreira brilhante e igualou o seu recorde pessoal, cifrado nos oitavos de final da Taça UEFA.
Quando nos primeiros dias de Setembro, o sorteio da primeira eliminatória da competição ditou um embate com os italianos do Chievo Verona, poucos pensariam que os bracarenses levariam a sua aventura até   às portas da Primavera de 2007.
A 14 de Setembro, em Braga, começou a epopeia e um golo de Paulo Jorge e outro de Wender começaram a dar asas ao sonho. No dia 28 do mesmo mês, na deslocação a Verona, os minhotos garantiram a sua primeira presença na fase de grupos da competição, com um golo no prolongamento, depois de no tempo regulamentar terem sofrido dois golos. Foi Wender a colocar  a equipa no mapa da  fase de grupos.
Em sorte saiu o grupo C e o Sporting de Braga garantiu o terceiro posto, com uma carreira ímpar em ca-sa, em clara oposição aos  desafios realizados fora de portas. A primeira jornada, a 19 de Outubro, foi uma desilusão com uma derrota por 3-0 em Alkmaar (Holanda), que foi de pronto corrigida no dia 2 de Novembro, com uma goleada (4-0)  na Pedreira aos campeões da República Checa, o Slovan Liberec. A 23 de Novembro seguiu-se uma visita ao detentor da UEFA e os bracarenses não resistiram  ao poderio do Sevilha e não sairam vivos do Estádio Sanchez Pizjuan, perdendo por 2-0.
No dia da decisão - 14 de Dezembro - os arsenalistas cumpriram a sua missão, perante o Grasshoppers, da Suiça. João Pinto e Castanheira pintaram o sonho de dourado.
Os dezasseis avos de final ditaram novo confronto com um emblema italiano. Desta feita foi o Parma e o saldo  foi francamente positivo, com duas vitórias por 1-0 nos dois desafios. Os dias 15 e 22 de Fevereiro foram o momento mais alto na sua afirmação europeia.
Agora, às portas da Prima-vera, terminou a aventura, diante do Tottenham, mas os minhotos cairam de pé e  mostraram-se claramente ao mapa europeu. É razão para dizer thank you!



Scolari deixa Paulo Santos de fora e chama Daniel Fernandes


O guarda-redes do Sporting de Braga, Paulo Santos, ficou de fora das escolhas de Luíz Felipe Scolari para os jogos da Selecção Nacional com a Bélgica e Sérvia. Face a lesão de Quim, Scolari decidiu convocar Daniel Fernandes!   

Luiz Felipe Scolari efectuou apenas uma alteração em relação aos convocados para o particular com o Brasil (2-0), disputado em Fevereiro, chamando o guarda-redes Daniel Fernandes para o lugar do lesionado Quim, tendo em vista os encontros com a Bélgica e a Sérvia, do grupo A de apuramento para o Euro'2008.
Perante a chamada do jovem atleta, Paulo Santos — guarda-redes do Sporting de Braga — que esteve presente no Mundial da Alemanha., continua afastado da Selecção Nacional, apesar das excelentes exibições que tem rubricado ao ser-viço do clube minhoto.
O guardião do PAOK Salónica, da Grécia, já tinha sido chamado por Luiz Felipe Scolari, mas nunca alinhou em nenhum jogo da selecção principal. De regresso à Selecção estão ainda Nani e Hugo Almeida. Os dois jogadores foram convocados pela última vez em Outubro de 2006, para a jornada dupla com a Polónia (derrota por 2-1) e Azerbaijão (3-0).
Fora das escolhas do seleccionador continuam, entre outros, os médios Costinha e Maniche, ambos do Atlético Madrid, e o extremo Luís Boa Morte, do West Ham.
Simão (Benfica) está entre os eleitos de Scolari, mas não poderá alinhar no encontro com a Bélgica, devido a castigo.A selecção portuguesa defronta a Bélgica a 24 de Março, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e joga com a Sérvia quatro dias depois, em Belgrado.




In Correio do Minho


====================================================================




Rodriguez é baixa certa para os próximos jogos



Rodriguez lesionou-se e Jorge Costa só tem dois centrais disponíveis



O jogo de anteontem com o Tottenham, que ditou a eliminação do Braga nos oitavos-de-final da Taça UEFA, provocou uma baixa de vulto na equipa minhota. O central Rodriguez, que estava a ganhar o estatuto de indiscutível desde a sua chegada ao plantel no mercado de Inverno, sofreu uma lesão muscular que o vai afastar dos relvados nas próximas semanas. O peruano teve de ser subtituído por Nem, durante a primeira parte do encontro de White Hart Lane, e só deverá voltar à competição em Abril, deixando Jorge Costa com apenas duas opções de raiz para o eixo da defesa.Para já, Rodriguez falhará a partida da próxima terça-feira à noite com a Naval (20.30 horas), a contar para a 22.ª jornada da Liga portuguesa, e também o jogo de dia 24 com o Varzim, que fechará os quartos-de-final da Taça de Portugal. Estes são, de resto, dois compromissos muito importantes para a formação bracarense, que agora vai apontar baterias às competições internas. O objectivo é segurar o quarto lugar da Liga e chegar à final da Taça, para assim garantir o regresso à Taça UEFA na próxima temporada.Ontem, e depois de ter chegado de Londres perto das cinco da manhã, a equipa bracarense gozou um dia de folga. A chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneira, onde desta vez não estava mais do que uma dezena de adeptos para receber a comitiva, ficou marcada por um problema com o visto do brasileiro Andrade - curiosamente, o jogador que mais se destacou no embate com o Tottenham, tendo marcado o segundo golo do Braga - que ainda não tem residência em Portugal e perdeu muito tempo a explicar a situação às autoridades.O plantel arsenalista regressa aos treinos hoje de manhã (10.30 horas), para começar a preparar a recepção à Naval. Para além de Rodriguez, Pedro Costa, Vandinho e Diego também têm problemas físicos, mas podem recuperar a tempo de integrar a convocatória, até porque a partida com a equipa da Figueira da Foz só se realizará daqui a quatro dias.



In JN


==============================================================================



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL