News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 28/12

Started by Bruno3429, 28 de December de 2018, 08:31

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Raúl, Trincão e Ailton de regresso
Carlos Costinha Sousa

Trio está de volta aos convocados, tendo em vista o duelo com o Vitória de Setúbal, ocupando os luga-res deixados vagos pelas saídas de Sequeira, Murilo e Fábio Martins.

Raúl Silva, Trincão e Ailton são as três grandes novidades na lista de convocados elaborada pelo treinador Abel Ferreira para o duelo deste fim de tarde frente ao Vitória FC, em Setúbal.
É um jogo em que os Guerreiros do Minho estão um pouco mais tranquilos, uma vez que defrontam um adversário que já não tem ambições na competição e também pelo facto de que até mesmo a derrota pode continuar a ditar o apuramento dos bracarenses para a 'final-four' da Taça da Liga, objectivo principal da equipa arsenalista.
Talvez por esses motivos, Abel Ferreira tenho realizado três mudanças na lista de convocados em que entram três nomes comparativamente à lista do último duelo (derrota com o Benfica): Ailton, Trincão e Raul Silva.
E se os nomes de Raul Silva e Trincão não surpreendem - com o central a regressar após cumprir castigo e o jovem criativo a voltar aos convocados por opção - substituindo Murilo e Fábio Martins, já a chamada de Ailton acaba por ser uma surpresa, uma vez que não tem sido opção e substituiu Sequeira, jogador que tem estado em bom plano.

A lista de convocados é a seguinte: guarda-redes - Tiago Sá e Marafona; defesas - Ailton, Pablo, Raul Silva, Bruno Viana e M. Goiano; médios - Ryller, Eduardo, João Novais, Claudemir, Palhinha e Fransérgio; e avançados - W. Eduardo, Ricardo Horta, Ricardo Esgaio, Trincão, Paulinho e Dyego Sousa.

Abel Ferreira: "Vamos dar resposta ao que foi o último jogo"
Carlos Costinha Sousa

Abel Ferreira mostra confiança para o duelo de hoje (19 horas) em Setú-bal e afirma que a equipa quer mostrar que derrota com o Benfica foi acaso.

Não há segredos, neste momento, quanto ao que o Sporting Clube de Braga tem que fazer no jogo deste fim de tarde, em Setúbal. E Abel Ferreira confirmou isso mesmo na antevisão da partida. O treinador falou em respeito pelas críticas e opiniões e a forma como lida com isso, mas também lembrou que esta equipa bracarense já mostrou, mais do que uma vez, a sua qualidade, o seu carácter e exigência.

Por isso, o treinador afirma que a equipa quer dar uma resposta cabal frente ao Vitória de Setúbal e mostrar que o último jogo não passou de um acaso. Para Abel, este duelo frente aos sadinos é, agora, o jogo mais importante, por ser o próximo.
"Vínhamos de quatro jogos sem sofrer golos. Foi um jogo atípico, mas o nosso objectivo é e vai continuar a ser fazer melhor do que no ano passado. Olhando para os quatro primeiros classificados, a única equipa que está a fazer melhor é o SC Braga. E há uma palavra que me acompanha desde sempre, que é o equilíbrio. Em todos os momentos. O futebol é um jogo de emoção e temos que respeitar todas as opiniões, lembrando-nos que os recursos que precisamos estão dentro de nós", referiu o técnico, acrescentando que a receita para assegurar o objectivo de marcar presença na 'final- -four' da Taça da Liga passa por "ser organizados, jogar sempre para vencer, dar uma resposta ao que foi o último jogo" e manterem-se "fiéis à identidade e ao que acreditamos".

"Conhecendo o seu treinador [do Vitória de Setúbal], acredito que vão ser uma equipa supercompetitiva, séria e com uma forma de jogar muito própria. Esperamos dificuldades, mas vamos ser iguais a nós próprios. Jogando onde for, seja contra quem for, para vencer. Vamos dar uma resposta àquilo que foi o último jogo. Sabemos de onde viemos e para onde queremos ir. Cada vez fica mais difícil vencer os jogos e, por isso, temos que ser fiéis àquilo em que acreditamos. Temos que continuar a ser fortes colectivamente".

E se pela frente vem um novo ciclo complicado, com muitos jogos no mês de Janeiro, à imagem do que aconteceu em Dezembro, o treinador voltou a frisar que o único foco está no jogo de amanhã [hoje]: "o meu único foco está no jogo de amanhã. Um dos nossos objetivos da época é estar presentes na 'final-four'. Amanhã [hoje] queremos carimbar a presença e esse é o nosso foco neste momento".

"Dezembro e Janeiro são meses complicados. Vem aí um ciclo de jogos complicado e que pesa. Já aconteceu neste último mês e vai continuar no próximo. Temos que analisar o número de jogos que os jogadores têm, perceber o momento. Olhar para cada jogo e perceber aquilo que temos que fazer", afirmou ainda o treinador quando questionado se, para o jogo deste fim de tarde, vai proceder a alterações no onze habitual ou manter a aposta nos mesmos jogadores que defrontaram o Benfica na última jornada do campeonato.

Correio do Minho

Bruno3429

As contas dos quatro grupos à partida para a última jornada
Benfica e Sp. Braga só precisam de empatar, FC Porto parte na liderança e Sporting está obrigado a vencer

Com um fim de semana de Allianz Cup à porta, Record quis ajudar os leitores e fez as contas dos quatro grupos na corrida pela presença na final four de Braga. Recorde-se que só o vencedor de cada grupo passa à fase seguinte e há três critérios de desempate para o caso de haver equipas empatadas na tabela: diferença de golos, golos marcados e média etária.

É também conhecido o emparelhamento nas meias-finais: o vencedor do Grupo A encontra o do Grupo C a 22 de janeiro; quem ganhar o Grupo B defronta o primeiro do Grupo D no dia seguinte. Já a final joga-se a 26.

Neste momento ainda há 10 equipas a concorrer para quatro vagas. Vamos às contas:

Grupo A

1. Benfica, 6 pontos, 4-1 em golos
2. Aves, 4 pontos, 3-0
3. P. Ferreira, 1 ponto, 0-2
4. Rio Ave, 0 pontos, 1-5

É o grupo com as contas mais simples. A decisão da passagem às 'meias' joga-se na Vila das Aves: ao Benfica basta o empate para segurar a liderança, ao passo que a equipa de José Mota está obrigada a ganhar.


Grupo B

1. Sp. Braga, 6 pontos, 7-1
2. Tondela, 3 pontos, 3-3
3. V. Setúbal, 1 ponto, 4-5
4. Nacional, 1 ponto, 3-8

O Sp. Braga está bem encaminhado para atingir a final four, que é disputada em sua casa. Um empate em Setúbal assegura a qualificação, mas a equipa de Abel até pode perder e apurar-se. É que o Tondela está obrigado a ganhar, esperar que o Sp. Braga perca, e mesmo assim tem de anular a desvantagem no registo de golos face aos minhotos.

Por exemplo, se o Sp. Braga perder 1-0, a turma de Pepa tem de vencer o Nacional por 5-0.


Grupo C

1. FC Porto, 4 pontos, 5-3
2. Chaves, 4 pontos, 2-1
3. Varzim, 3 pontos, 4-5
4. Belenenses, 0 pontos, 1-3

Três equipas ainda estão na luta pelo apuramento. FC Porto e Chaves têm apenas a diferença de golos a separá-los, ao passo que o Varzim, que defronta os flavienses, está obrigado a ganhar para seguir em frente, mas é o único do trio que não depende de si. O triunfo dos poveiros pode não chegar, caso o FC Porto também vença o Belenenses.

Certo é que se houver empate nos dois jogos, passa o FC Porto.


Grupo D

1. Feirense, 6 pontos, 5-3
2. Sporting, 3 pontos, 4-3
3. Estoril, 3 pontos, 3-3
4. Marítimo, 0 pontos, 3-6

Só o Marítimo está já afastado da final four. De resto, até pode dar-se o caso de as outras três equipas acabarem com seis pontos. Nesse cenário o Feirense estará eliminado (perderá na diferença de golos com o Sporting) e as contas dos golos serão entre Sporting e Estoril.

Por outro lado, o Feirense só depende de si e basta um empate com os leões para seguir em frente. Já Sporting e Estoril estão obrigados a ganhar.

Se o Sporting vencer por 1-0 e o Estoril por 2-0, ficam ambos com seis pontos, com a mesma diferença de golos e os mesmos golos marcados. A média etária dos jogadores utilizados na fase de grupos será então o critério a usar.

Por Luís Miroto Simões

Record

Bruno3429

A partir desta sexta-feira e até domingo disputa-se a derradeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga

Aproximam-se as decisões na Taça da Liga e, consequentemente, o momento em que serão conhecidos os quatro clubes que marcarão presença na final four da Taça da Liga, que se disputará em Braga nos dias 22 e 23 (meias-finais) e, finalmente, 26 de janeiro, dia da final. Nota para o emparelhamento das meias-finais: o vencedor do Grupo A defronta o primeiro classificado do Grupo C a 22 de janeiro; quem vencer o Grupo B defronta o vencedor do Grupo D no dia seguinte.

Rio Ave FC, Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal, Nacional, Belenenses e Marítimo já não têm possibilidades de continuar na prova, pelo que existem 10 equipas com hipóteses matemáticas de ainda chegarem à final four. Vamos às contas:

Grupo A

Ao Benfica, primeiro classificado, basta o empate para voltar à final-four que falhou a época passada. O Aves, que recebe os encarnados a partir das 21h15 desta sexta-feira, está obrigado a vencer para ultrapassar a desvantagem de dois pontos que tem para as águias. O Rio Ave-Paços de Ferreira serve apenas para cumprir calendário.

Grupo B

Os jogos disputam-se ambos a partir das 19 horas. O Braga, que joga em Setúbal, está a um ponto de garantir um lugar na final-four que se disputa em janeiro no seu estádio. Tal como os minhotos, que defrontam um Vitória já eliminado, o Tondela recebe o Nacional - sem hipóteses de qualificação -, mas para além da obrigação de vencer, os beirões necessitam que o Braga perca no Bonfim.

Grupo C

O último grupo a ser decidido visto que os jogos realizam-se a partir das 17 horas de domingo. As contas do grupo, que tem neste momento o FC Porto como líder, até são simples, apesar das várias possibilidades: caso FC Porto, que joga no Jamor com o Belenenses, e Chaves - recebe o Varzim - vençam, qualifica-se o clube que tiver a maior diferença entre golos marcados e sofridos, visto que ambos têm neste momento quatro pontos. Se é verdade que o Belenenses já está eliminado, o Varzim ainda aspira a um lugar na final-four: necessita de vencer em Chaves e esperar que o FC Porto perca com o Belenenses.

Grupo D

Decisão marcada para sábado a partir das 19h45. O Feirense lidera isolado com seis pontos em dois jogos, com Sporting e Estoril, na segunda e terceira posições, respetivamente, com três pontos. O Feirense recebe o Sporting e necessita apenas de empatar para garantir de imediato a qualificação. Os leões têm de vencer, mas isso pode não chegar, porque se no outro jogo o Estoril vencer o "eliminado" Marítimo, haverá no final da jornada três equipas com seis pontos. Em caso de empate na liderança da tabela classificativa, seguirá em frente o conjunto que obtiver maior diferença entre golos marcados e sofridos.

O Feirense tem um score de 5-3, o Sporting conta com quatro golos marcados e três sofridos e o Estoril 3-3. Este é um grupo onde poderá ser necessário recorrer a um terceiro critério de desempate: a média etária mais baixa dos jogadores utilizados na fase de grupos.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE NA FASE DE GRUPOS*

Na fase de grupos, no caso de se verificar uma situação de igualdade de pontuação entre clubes, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

a) maior diferença entre o número de golos marcados e número de golos sofridos nesta fase de grupos;

b) maior número de golos marcados nesta fase de grupos;

c) média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante esta fase de grupos.

A determinação da média etária mais baixa dos jogadores é feita nos seguintes termos:

a) após cada jogo são elaboradas tabelas para cada um dos clubes participantes com a seguinte informação:

i. identificação dos jogadores utilizados e respetiva data de nascimento;

ii. somatório das idades (em anos completos) dos jogadores utilizados;

b) no final da fase de grupos, efetua-se a seguinte operação:

i. somatório dos totais de idades por equipa por jogo;

ii. somatório do número total de jogadores utilizados por equipa (jogo 1 + jogo 2 + jogo 3);

iii. cálculo da média de idades final, dividindo b) i. por b) ii.

O Jogo

Bruno3429

«DYEGO SOUSA TEM CONTRATO COMO OS OUTROS»
Redação

Melhor marcador do campeonato, com onze golos anotados, Dyego Sousa é, atualmente, a grande figura dos arsenalistas, estando já a despertar cobiça no Extremo Oriente, de onde surgem notícias do interesse de vários clubes chineses, mas igualmente com o Sporting atento ao processo do atacante. Ontem, Abel Ferreira foi confrontado sobre se as alegadas movimentações no mercado poderão vir a prejudicar o goleador brasileiro, tendo o técnico sido perentório.

«O Dyego Sousa tem contrato como os outros jogadores. Está a apresentar números que nunca tinha atingido, a fazer o que nunca conseguiu fazer! É nisso que ele tem de estar focado, quando o rendimento da equipa é bom, o aspeto individual acaba por sobressair», defendeu o treinador
do SC Braga.

WILSON EDUARDO APTO PARA REPRESENTAR OS «PALANCAS NEGRAS»
Redação

O extremo angolano Wilson Eduardo (SC Braga) já tem nacionalidade desportiva angolana, pelo que pode finalmente jogar, isto depois de ter sido convocado para jogar frente ao Burkina Faso (18 de novembro) e não ter sido autorizado a participar esse aspeto não estar regularizado.

A estreia de Wilson Eduardo poderá ser frente ao Botsuana, dia 22 de março, em jogo do Grupo I de qualificação para a fase final da Taça Africana das Nações (CAN2019).

A Bola

Bruno3429

Taça da Liga: Fábio Veríssimo no Desp. Aves-Benfica
António Nobre no V. Setúbal-Sp. Braga
    
Fábio Veríssimo foi o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para o Desp. Aves-Benfica desta sexta-feira, referente à terceira jornada da Taça da Liga (21h15).

Recorde-se que o jogo opõe as duas equipas do Grupo A que ainda podem chegar à «final four» da prova, sendo que um eventual empate beneficia o Benfica, que tem seis pontos (contra quatro do Desportivo das Aves).

Para o Rio Ave-P. Ferreira (21h15), referente ao mesmo grupo mas já sem influência nas contas do apuramento, foi nomeado Nuno Almeida.

No V. Setúbal-Sp. Braga do Grupo B, marcado para as 19 horas, foi nomeado António Nobre. Manuel Mota vai estar no Tondela-Nacional.

Refira-se que este grupo é liderado pelo Sp. Braga, que tem seis pontos, seguido do Tondela, com três. Vitória e Nacional já estão fora da «final four», com apenas um ponto.


Wilson Eduardo já pode representar a seleção de Angola
Seleção dos Palancas Negras já recebeu comunicação da FIFA pelo jogador do Sp. Braga

O futebolista do Sp. Braga, Wilson Eduardo, está autorizado em definitivo a representar a seleção de Angola. De acordo com o presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida e Silva, o organismo do país já recebeu a comunicação oficial da FIFA que permite, administrativamente, a utilização oficial do jogador.

«A nacionalidade desportiva agora é angolana. Já vamos contar com ele no próximo jogo. Recebemos uma comunicação da FIFA», informou Almeida e Silva, em declarações ao canal desportivo Rádio 5, da Rádio Nacional de Angola.

Wilson já pode, desta forma, participar no jogo da sexta e última jornada do grupo I de qualificação para a fase final da Taça Africana das Nações, a 22 de março, ante o Botsuana.

O jogador dos minhotos já tinha sido convocado pelo selecionador Srdjan Vasiljevic para o jogo ante o Burkina Faso, a 18 de novembro, em Luanda. Contudo, a autorização agora comunicada ainda não tinha sido dada.

Wilson, irmão de João Mário, que é internacional por Portugal, é filho de pais angolanos. Chegou a jogar dos sub-16 aos sub-21 das quinas, mas nunca pela equipa principal.

Maisfutebol