News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 14/12

Started by Bruno3429, 14 de December de 2018, 07:52

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga-Feirense: antevisão
Pedreira à prova de «Fogaças»
Bruno José Ferreira

MOMENTO

Sp. Braga: na perseguição ao Sporting e ao FC Porto, os arsenalistas reagiram da melhor forma à primeira, e até agora única, derrota da época. Depois da derrota no Dragão o conjunto de Abel Ferreira soma três triunfos, frente ao Praiense (2-1) a contar para a Taça de Portugal e diante de Moreirense (2-0) e Tondela (0-1) nas duas últimas jornadas da Liga. A três pontos da liderança, o Sp. Braga pretende continuar nesta senda positiva e acabar com um triunfo no último jogo em casa de 2018.

Feirense: ao arranque prometedor tem-se seguido uma fase negativa na Liga, uma vez que os fogaceiros somam dez jornadas sem vencer. Apenas nas duas primeiras jornadas o conjunto de Nuno Manta conseguiu vencer o Rio Ave e o V. Guimarães, pelo que o empate caseiro na última jornada (1-1) frente ao Marítimo nem foi totalmente mau na medida em que evitou a quinta jornada seguida a perder. Pelo meio o Feirense venceu quatro jogos nas taças, mas no campeonato tem os mesmos pontos que o antepenúltimo classificado

INDISPONÍVEIS

Sp. Braga: Matheus, Lucas e Claudemir (lesionados).

Feirense: Phillipe Sampaio, Crivellaro e Alampasu (lesionados) e Edson Farias (castigado).

DISCURSO DIRETO

Abel Ferreira (Sp. Braga): «Vamos defrontar uma equipa que vai querer reagir àquilo que não tem conseguido, que são resultados. Era uma das melhores defesas da Europa, o que demonstra bem a sua capacidade defensiva. Coletivamente sabe bem o que faz e privilegia as saídas rápidas para o ataque. A cada dia que passa é mais difícil ganhar jogos, os adversários preparam-se bem. Vamos ter dificuldades, o Feirense vai apostar nas transições, nas bolas paradas e temos de estar precavidos. Preparámos bem este jogo e estamos focados em fazer um bom jogo e vencer».


Nuno Manta Santos (Feirense): «Sabemos que vamos defrontar uma equipa muito difícil de derrotar, que marca em média dois golos por jogo. Contam com um plantel muito bom, quer em qualidade quer em quantidade e vamos jogar num ambiente adverso, mas isso só nos dá força. Temos de nos agarrar àquilo em que somos bons e esconder aquilo em que somos menos bons. Sabemos que temos de ser muito mais pragmáticos. Pensar mais no resultado e menos na exibição».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Dez jogos, dez triunfos para o Sp. Braga. Histórico imaculado para os arsenalistas no que às receções ao Feirense diz respeito, não permitindo sequer um empate aos fogaceiros. Nos dois confrontos recentes após o regresso do conjunto de Santa Maria da Feira, o Sp. Braga venceu e somou ainda nove golos com duas vitórias confortáveis, 6-2 e 3-1. Na época passada os golos do triunfo bracarense foram apontados por Bruno Viana e Paulinho, que bisou na partida.

Maisfutebol

JotaCC

DYEGO SOUSA E O QUE FAZER COM A... BOLA
Abel não gostou de "ler as muitas páginas" sobre o afastamento do avançado. Baixa percentagem de posse de bola também foi assunto

"Dyego? A nossa força está no coletivo. Só assim poderemos combater as diferenças de recursos que existem para outros clubes" "Se contratarmos o Guardiola, o Sterling, o Messi e o Cristiano Ronaldo vamos melhorar de certeza..."
Abel Ferreira
Treinador do Braga


Abel Ferreira aproveitou a questão sobre o afastamento de Dyego Sousa do onze nos últimos dois jogos para reforçar a ideia de que só com um coletivo forte o Braga será capaz de lutar com os três grandes


Dyego Sousa tem perdido espaço para Wilson Eduardo e Paulinho

O BRAGA DESPEDE-SE HOJE DOS JOGOS NA PEDREIRA EM 2018. ATÉ AO FINAL DO ANO, SEGUEM-SE DUAS VISITAS A SETÚBAL E UMA À LUZ

A conferência de Imprensa de antevisão da receção ao Feirense ficou marcada por dois assuntos: a perda da titularidade de Dyego Sousa nas duas últimas partidas e a dificuldade que a equipa tem sentido em controlar os jogos com bola assim que se apanha a ganhar. A primeira pergunta mereceu, segundo o próprio treinador, uma "resposta ambígua", ainda que, no essencial, tenha ficado vincada a defesa de um coletivo em detrimento do individual. "O Dyego é mais um elemento do plantel. Aqui não é o Dyego, aqui é o Braga. Na nossa equipa os critérios de escolha são muito claros. Mais: todos aqui seguem os mesmos valores, humildade, amizade, respeito e competitividade. E é isso que se vê na equipa. O Dyego é o nosso melhor marcador e vai continuar a ajudar-nos, tal como acontece com o Wilson, o Paulinho ou Ricardo Horta...", afirmou o treinador, que reforçou ainda a necessidade de ter um grupo forte e unido para tentar esbater as diferenças que existem para o FC Porto, Benfica e Sporting. "A verdade é que a nossa força está no coletivo, até porque só assim poderemos combater as diferenças de recursos que existem para outros clubes. O nosso segredo é este: sabemos os nossos limites, os nossos defeitos, mas também as nossas virtudes. E a nossa maior qualidade é a união. Dito isto, seguramente que amanhã [hoje] vão ver o Dyego jogar, como fez, e muito bem, no último jogo", rematou o treinador, que lançou o avançado durante a segunda parte (74') do jogo com o Tondela.
Abel Ferreira não gostou de ler as "muitas páginas escritas" sobre o afastamento de Dyego Sousa, como também ficou com dúvidas quando foi confrontado com as palavras que disse no final do jogo com o Tondela, em que falou na necessidade de a equipa controlar melhor os jogos com bola. "Se contratarmos o Guardiola, o Sterling, o Messi e o Cristiano Ronaldo vamos melhorar de certeza... O que eu disse foi especificamente para esse jogo, mas as pessoas generalizaram. A verdade é que não temos apenas uma arma de ataque e que em todos os jogos criámos várias oportunidades. A posse de bola é apenas uma ferramenta para obrigar o adversário a mexer-se e a desequilibrar-se, para depois criarmos as oportunidades de golo. Se quiser ter muita posse de bola, faço-o no treino, em cima da nossa baliza... Mas as regras do futebol são muito simples: ganha a equipa que faz mais golos", rematou, em alusão aos apenas 49,7% de posse de bola que o Braga apresenta no campeonato.


O melhor e o pior da Pedreira
No caso de não perder, esta noite, com o Feirense, o Braga despede-se da Pedreira, em 2018, com o melhor registo de resultados da história do clube. Este ano, os arsenalistas perderam apenas por uma vez em casa – frente ao Benfica, logo em janeiro, para o campeonato –, tendo sobrado, por isso, muitas e boas recordações. "Se for pelo momento mais emotivo, escolho a vitória com o Sporting como o melhor momento, até porque vencemos com um golo mesmo a acabar", recordou o treinador. "No entanto, o que me interessa assinalar é a grande consistência que apresentámos ao longo deste ano", acrescentou. Se o treinador teve dificuldades em escolher o melhor momento, o mesmo não aconteceu para apontar o pior de 2018 na Pedreira. "Toda a gente sabe essa resposta... Não há semana que não me lembre do jogo com o Zorya", afirmou.


Claudemir faz voltar Palhinha
O brasileiro lesionou-se e falha o jogo com o Feirense
Claudemir sofreu uma lesão muscular no treino de ontem, mas ainda não é conhecido o tempo de paragem. Jogos com V. Setúbal e Benfica em risco. Palhinha avança
O último treino antes da receção de hoje ao Feirense trouxe uma má notícia para Abel Ferreira: Claudemir sentiu uma forte dor na coxa direita e acabou afastado da lista de convocados, divulgada ao início da tarde. O médio brasileiro, que tem sido um dos jogadores mais influentes da equipa, não pode jogar esta noite, estando igualmente em dúvida para as partidas que se seguem (V. Setúbal, para a Taça de Portugal, e Benfica, no campeonato). A verdadeira extensão da lesão do brasileiro só vai ser conhecida depois de realizados os habituais exames médicos.
No imediato, o lugar de Claudemir será ocupado por Palhinha, que regressa hoje à titularidade. O médio português foi titular pela última vez na receção ao Praiense, para a Taça de Portugal, enquanto no campeonato já não faz parte do onze inicial desde 31 de agosto, altura em que o Braga foi vencer (1-0) a Chaves. Pelo meio, Palhinha ainda mereceu a titularidade com o Tondela (Taça da Liga) e Felgueiras (Taça de Portugal).
A lesão de Claudemir, que causa alguma preocupação nos responsáveis arsenalistas, permitiu ainda o regresso de Pablo Santos aos convocados, numa lista de 20 jogadores à qual foi ainda acrescentado o nome de Murilo, ausente na última partida em Tondela por opção técnica.


Cada vez mais difícil
Abel recordou as lesões e a agressividade do confronto do ano passado com o Feirense
Apesar do mau momento do Feirense, Abel Ferreira sente que vai encontrar um adversário pronto a reagir aos recentes maus resultados. "Eles vão apostar nas transições e nas bolas paradas. Temos de estar precavidos", apontou o treinador, que destacou ainda a boa organização defensiva do Feirense, por entre recordações do confronto da última época. "A cada dia que passa é mais difícil ganhar jogos, os adversários preparam-se bem. Vamos ter de desafiar os nossos limites. Quando recebemos o Feirense no ano passado, houve muitas lesões e agressividade acima do limite. Temos de estar preparados para isso. Vamos encontrar um adversário à procura de pontos, mas estamos prontos para vencer", disse.

O JOGO

JotaCC

Foco no pódio e ensaio para a Luz
O terceiro recebe o antepenúltimo antes da prova com o Benfica. Claudemir de baixa. Abel espera "dificuldades"
O terceiro a contar de cima recebe o terceiro a contar de baixo. A simetria reflete interesses invertidos e totalmente opostos. O Feirense joga para fugir aos últimos lugares e a equipa minhota para se afirmar no pódio, num desafio que adquire mais importância por anteceder a ida dos Guerreiros à Luz.
Para já, o foco do Braga está todo no jogo desta noite, mas não há como fugir à perspetiva seguinte. Para chegar à partida do dia 23 (domingo) com pelo menos o ponto de avanço que tem agora sobre o Benfica, o Braga terá de precaver-se.
Uma coisa de cada vez e o treinador da equipa braguista alerta para as "imensas dificuldades" que espera encontrar ante o Feirense. "Até há pouco tempo, era uma das melhores defesas da Europa. Junta linhas, sabe muito bem o que faz e tem saídas rápidas", avisa Abel, que não não terá uma pedra basilar do meio-campo, Claudemir, afastado por lesão muscular (mialgia na coxa esquerda). Já central Pablo está recuperado e convocado.
Ainda no lançamento do jogo com o Feirense, o treinador do Braga relativizou as vitórias à tangente e com menos bola. Uma evidência estatística que nem sequer é um problema, mas para o qual Abel tem solução imediata: "Se contratarmos o Guardiola, o Sterling, o Messi e o Ronaldo acho que vamos melhorar...".

MANTA: "DETERMINAÇÃO"
Outras estatísticas: o Feirense leva dez jogos sem ganhar e nos cinco desafios anteriores em Braga, para o campeonato, também nunca venceu e perdeu sempre. Uma conjuntura de fraquezas das quais o treinador dos "fogaceiros" quer fazer forças. "As dificuldades só nos dão mais determinação", diz Nuno Manta Santos.
"Temos de nos agarrar aos nossos pontos fortes", afirma o treinador do antepenúltimo classificado.

JN

Bruno3429

REGISTOS ESTATÍSTICOS CLARAMENTE FAVORÁVEIS AOS BRACARENSES
11 curiosidades sobre o SC Braga x Feirense
Texto por Redação   
Análise estatística por Vasco Sousa

O SC Braga procura continuar na luta pelo primeiro lugar recebendo o Feirense, que se encontra nos últimos lugares da classificação. Fique a par das principais curiosidades do encontro.

Primeiro jogo entre SC Braga e Feirense, com clara vantagem dos bracarenses, que ganharam por 15 vezes. A equipa de Santa Maria da Feira triunfou em apenas três ocasiões.   

Em Braga, as duas equipas já se defrontaram por 10 vezes. O resultado foi sempre o mesmo: vitória dos minhotos.   

O SC Braga não perdeu os sete últimos jogos frente ao Feirense (seis vitórias e um empate).   

A última vitória do Feirense sobre o SC Braga foi em 1990: 3x1 em casa.   

Juntando todas as competições, o SC Braga soma três vitórias consecutivas e cinco triunfos nos seis últimos jogos.   

O SC Braga ainda não perdeu em casa esta época: 10 jogos, oito vitórias e dois empates.   

Em casa, o SC Braga não perde há 18 jogos (todas as competições). 

O SC Braga marcou nos 18 últimos jogos em casa na Liga.   

O Feirense é a equipa há mais tempo sem ganhar na Liga: 10 jogos sem triunfos na competição.   

Fora de portas, o Feirense soma cinco derrotas consecutivas.   Com apenas dois golos marcados, o Feirense é o pior ataque da Liga como visitante.

Zerozero.pt