News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 01/12

Started by Bruno3429, 01 de December de 2018, 09:39

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga-Moreirense: antevisão
Dérbi entre cónegos e arcebispos
Bruno José Ferreira

MOMENTO

Sp. Braga: regresso ao campeonato depois de a equipa de Abel Ferreira ter somado a primeira derrota da temporada no Estádio do Dragão (1-0). Pelo meio os bracarenses derrotaram o Praiense em Jogo da Taça de Portugal (2-1), um resultado conseguido apenas nos derradeiros minutos. Com a derrota da última jornada o Sp. Braga desceu ao quarto lugar, somando 21 pontos.

Moreirense: a atravessar um bom momento, o melhor da sua história uma vez que nunca tinha somado cinco triunfos consecutivos ao mais alto nível, o Moreirense está a superar as expetativas. Venceu nas últimas três jornadas o Portimonense, o Benfica e o Marítimo e eliminou o São Martinho e o Covilhã na Taça de Portugal. Neste período marcou dez golos e sofreu apenas três.

INDISPONÍVEIS

Sp. Braga: Matheus, Pablo e Trincão (lesionados).

Moreirense: Loum (castigado) e Ricardo Almeida (lesionado).

DISCURSO DIRETO

Abel Ferreira (Sp. Braga): «Tem sido a nossa sina apanhar as equipas nas suas melhores fases, foi o Sporting quando cá veio, o FC Porto, o Rio Ave, mas para nós todos os jogos são oportunidades e desafios, porque cada vez é mais difícil vencer neste campeonato muito competitivo. O adversário também sabe que deste lado está uma equipa com uma identidade muito forte e só com um objetivo: jogar de forma competitiva e comprometida em busca da vitória».

Ivo Vieira (Moreirense): «Temos de perceber que o Sp. Braga é uma equipa muito competitiva, bem estruturada e bem orientada. Mas, temos de pensar no que podemos fazer diante de uma equipa fortíssima. Vamos encontrar muitas dificuldades, mas isso não nos vai inibir de disputar o jogo, querer ganhá-lo. Vamos lutar como temos feito nos outros jogos. Deixar o Sp. Braga menos confortável dentro do jogo é o nosso objetivo. Queremos aproveitar o momento em que estamos para acrescentar algo mais ao jogo».


HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Em nove deslocações ao terreno do Sp. Braga o Moreirense nunca conseguiu vencer, sendo que os arsenalistas têm por isso um histórico favorável. Nos tais nove jogos o Sp. Braga soma seis triunfos, sendo que se registam ainda três empates. Na época passada o Sp. Braga venceu com uma margem confortável (3-0) com dois golos de Wilson Eduardo e um de Ricardo Horta.

Maisfutebol

Bruno3429

Abel Ferreira: "Já todos sabem qual é o nosso sonho"
Carlos Costinha Sousa

Ser campeão até 2021. Abel Ferreira voltou a frisar o sonho/objectivo que o SC Braga tem de chegar ao título. Mas lembrou que para tal acontecer, os Guerreiros do Minho têm que estar focados sempre no próximo jogo.

Chegar à conquista do título de campeão nacional. Esta é a meta, o sonho do Sporting Clube de Braga para as próximas temporadas e o treinador Abel Ferreira recordou, ontem, isso mesmo ao afirmar que até 2021 o clube quer chegar a esse feito inédito.
"O nosso sonho vocês sabem, todos sabem: queremos ser campeões até 2021. Mas também todos sabem a nossa realidade e os nossos recursos. No entanto, o importante é estar focados naquilo que controlamos", referiu.

Na antevisão ao jogo com o Moreirense (hoje às 20.30 horas), o treinador foi claro ao assumir a conquista do título como uma meta a atingir em breve. Mas lembrou que para tal acontecer, os arsenalistas têm que continuar a trabalhar arduamente e focados naquilo que é o mais importante, o próximo jogo.
E o próximo duelo é um dérbi minhoto para o qual o treinador espera dificuldades, frente a uma equipa que, como outras que os bracarenses já enfrentaram, está neste momento na 'mó de cima'.

"Vai ser mais um jogo difícil, frente a um Moreirense que está no seu melhor momento da época [cinco vitórias consecutivas em todas as competições]. Mas temos tido essa sina de apanhas as equipas quando estão na sua melhor fase deste campeonato", considerou o treinador arsenalista, acrescentando que, no entanto, esses jogos "são oportunidades e desafios".
Quanto ao adversário, Abel lembra que o Moreirense tem "bons jogadores, bem orientada, aguerrida e atrevida", mas afirmou que o SC Braga está "preparado e alerta" para enfrentar mais este obstáculo no caminho que os bracarenses querem traçar ao longo da temporada. E avisou que a equipa terá que manter-se a "jogar de forma colectiva, competitiva e comprometida". "Continuamos focados e desafiamo-nos a cada dia. Queremos jogar para vencer do primeiro ao último segundo".
Para Abel Ferreira o "foco total e absoluto " continua a ser sempre no próximo jogo. "Temos que nos manter focados no que controlamos, no que conseguimos controlar. Temos que ser fortes no jogo colectivo, porque todos sabemos que somos dependentes uns dos outros. Temos que manter o espírito colectivo e também manter-nos fiéis à nossa identidade e processo".
O técnico abordou a situação de Loum, que está emprestado pelo SC Braga ao Moreirense e não será utilizado no jogo. "O Loum tem tido um crescimento muito interessante e que se espera que continue, num clube que é o indicado para ele".

Correio do Minho

rpo.castro

A aposta de... Carlos Pinto: Luther Singh, um talento escondido
Antigo treinador da Académica chama a atenção também para Florentino Luís e Lawrence Ofori

Da II Liga à Liga revelação, o talento abunda. Ninguém está mais habilitado do que um técnico que está ou esteve inserido numa dessas competições para palpitar acerca de um possível craque para o futuro.

O Maisfutebol esteve à conversa com Carlos Pinto, treinador que conduziu o Santa Clara à Liga depois de 15 anos de ausência no ano anterior e que iniciou esta temporada na Académica. O técnico de 45 anos atira três nomes de imediato: Luther Singh, Florentino Luís e Lawrence Ofori. No entanto, Carlos Pinto considera que o sul-africano do Sporting de Braga está acima dos restantes.

«É um craque. Pode jogar como número 10 ou como extremo. É um jogador muito rápido, excelente tecnicamente e muita forte na tomada de decisão. É um futebolista com um potencial enorme. Não gosta de ir à equipa B e está tapado na equipa A, mas é um craque», considera.

Em relação aos outros dois jogadores destacados - Florentino e Ofori - Carlos Pinto faz-lhes um raio-X.

«O Florentino é um excelente médio, que gosta de ver o jogo de todo de trás para a frente e que se evidencia no primeiro momento de construção. É um jogador com requinte técnico, que lê muito bem o jogo, enfim, é um verdadeiro organizador de uma equipa. Posiciona-se muito bem, é forte a dividir o jogo e muito competente a organiza-lo. Defensivamente é muito bom no desarme e no equilíbrio» diz, antes de explicar a aposta no jogador ganês do Leixões.

«Tanto faz a posição de médio como extremo, embora tenha mais características para jogar por dentro. Por isso, no meu entender rende muito mais como médio. É forte na relação com a bola e com os colegas e na condução de bola. Gosto de explorar os espaços e de atrair o bloco adversário. Tem também qualidade no passe e disponibilidade no processo defensivo. É um jogador que carrega a equipa para a frente.» 

MAIS FUTEBOL
Quem não sente não é filho de boa gente.