News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 09/11

Started by Bruno3429, 09 de November de 2018, 12:50

Previous topic - Next topic

Bruno3429

"Queremos ser o maior clube do Minho e juntos vamos crescer para vencer"
Ricardo Anselmo

António Salvador assumiu a vontade do clube em tornar-se a maior potência desportiva da região minhota, não deixando de enaltecer as virtudes que o acordo ontem assinado entre a SC Braga, SAD, a CM Esposende e o FC Fão têm para o concelho.

"É um momento histórico para o nosso clube". Foi assim que António Salvador definiu o acordo ontem assinado entre as três entidades, que prevê, entre outros, a compra, por parte do SC Braga, do Complexo Desportivo de Fão. O clube arsenalista acordou ainda assumir o passivo do Fão, que se cifra nos 1,5 milhões de euros. Ao fim de 15 anos, caso o acordo não seja renovado, o SC Braga terá de pagar uma verba compensatória à CM Esposende de 550 mil euros.

O líder arsenalista começou por agradecer a confiança depositada no clube a que preside, salientando a vontade dos Guerreiros do Minho em ser, cada vez mais, um clube da região e não apenas da cidade. "Pela primeira vez conseguimos sair da nossa cidade e criar raízes num outro concelho. Queremos ser o maior clube da região Minho", declarou, antes de reconhecer a importância que esta parceria tem a nível social. "Sabemos das responsabilidades que temos para com a sociedade e este projecto não é apenas desportivo mas também de formação cívica e humana", salientou. Também para as gentes do concelho, Salvador guardou uma curta mas encorajadora convicção. "Quero dizer a todos os esposendenses que juntos vamos crescer para vencer."

Paulo Campos, presidente do CF Fão, não escondeu a emoção ao falar desta nova etapa na vida do clube a que preside. "É um momento muito especial da vida do nosso clube. Vivemos na última década períodos bastante difíceis e hoje, com este acordo, esperamos resolver muitos dos problemas que não me têm deixado dormir, a mim e aos meus colegas de Direcção. Atiraram o Fão para uma situação que nos obrigou a dar este passo", disse, antes de reconhecer as dificuldades das negociações. "Não foi fácil convencer António Salvador a trazer para Fão um dos grandes do futebol português", acrescentando que "amanhã vamos ouvir falar de Fão como hoje ouvimos falar do Seixal, do Olival ou de Alcochete".

Benjamim Pereira, presidente da autarquia, revelou que o "futuro está a ser encarado com ambição", assumindo que o município vai lucrar com a vinda do SC Braga. "Este protocolo de cooperação vai ajudar a trazer mais gente para cá, permitindo criar novos postos de emprego. A economia local também vai beneficiar com isso. O Braga levará o nome de Esposende por essa Europa fora", finalizou.

Lanças afiadas no Dragão para contrariar a história
Telmo Martins

Registo de encontros entre SC Braga e FC Porto é desfavorável aos Guerreiros do Minho mas Abel Ferreira já provou que gosta de contrariar as tendências e quer a liderança isolada na visita ao Dragão.

Jogo grande da décima jornada da I Liga vai colocar frente-a-frente os líderes do campeonato. O SC Braga desloca-se ao Dragão para defrontar o FC Porto e o vencedor da partida assume a liderança isolada do campeonato. Em caso de empate, mantém-se tudo na mesma.
Ora, os comandados de Abel Ferreira, além de uma luta em campo frente aos adversários, vão ter que lutar também contra a história, se bem que isso pouco conta quando o árbitro apitar para o início da partida.

Mas os factos dizem que o FC Porto tem sido superior nos duelos com o SC Braga. Entre campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga, Liga Europa e Supertaça, Guerreiros e Dragões já se defrontaram 150 vezes. Os azuis e brancos vencerem 104 das partidas, registaram-se 26 empates e os arsenalistas venceram apenas por 20 ocasiões.
Relativamente ao número de golos marcados, a equipa de Sérgio Conceição torna a levar a melhor. E por larga vantagem. Os azuis e brancos fizeram o gosto ao pé 337 vezes, enquanto que os minhotos marcaram 122. Aliás, o FC Porto marcou em quase todos os duelos com os bracarenses. Só em 16 dos 150 jogos é que a baliza dos Guerreiros se manteve a zeros.

Os arsenalistas viveram o melhor momento frente aos dragões sob o comando técnico de Paulo Fonseca quando venceram, em casa, para o campeonato, por 3-1 e conquistaram a Taça de Portugal frente ao FC Porto de José Peseiro, nas grande penalidades.

Na vitória para o campeonato marcaram para o SC Braga Hassan, Rafa e Alan, três atletas que já não fazem parte do plantel. Dos atletas que jogaram apenas Marafora, Goiano e Ricardo Ferreira se mantêm no clube.
Mas a grande conquista dos minhotos frente aos azuis e brancos foi mesmo a final da Taça de Portugal da época 2015/16. Josué e Rui Fonte marcaram os golos da equipa então orientada por Paulo Fonseca. André Silva ainda bisou e empatou a partida mas os Guerreiros levaram a melhor no desempate por grandes penalidades.
O Guerreiro a marcar no Dragão foi Raúl Silva, na derrota da última temporada, por 3-1.

Correio do Minho

Bruno3429

António Salvador e o interesse dos 'rivais' em Abel: «Ele tem caráter»
Elogios a "um dos melhores treinadores portugueses da atualidade e talvez de sempre no futuro"

O presidente do Sp. Braga, António Salvador, mostrou-se "confiante" na capacidade da sua equipa em garantir um bom resultado, no duelo de sábado, com o FC Porto, da 10.ª jornada Liga NOS.

Os minhotos deslocam-se ao estádio do Dragão com os mesmos 21 pontos que o líder FC Porto, num duelo que António Salvador antecipa como "um grande jogo de futebol".

"Será um jogo entre os dois líderes do campeonato, que considero ser as duas melhores equipas a jogar futebol em Portugal. O Sp. Braga tem grandes profissionais e ambição, e o nosso objetivo é discutir o jogo, olhos nos olhos, esperando por um bom resultado", analisou o dirigente minhoto, à margem da assinatura de um protocolo na Câmara Municipal de Esposende.

Mesmo reconhecendo que será "uma partida difícil para ambas equipas", António Salvador mostrou-se convencido de que o seu conjunto poderá conquistar os três pontos que lhe darão a liderança isolada do campeonato, apesar de lembrar que essa será, também, a intenção do adversário.

"Claro que acredito que vamos ganhar ao Dragão, tal com o Pinto da Costa acredita que pode ganhar, em Braga, na Luz ou em Alvalade. São os dois líderes do campeonato e qualquer um tem legitimidade para vencer", sublinhou.

Ainda assim, seja qual for o resultado neste desafio, o líder do emblema bracarense reconheceu que "nada no campeonato ficará decidido nesta jornada".

"Quem vencer fica mais à frente, mas isto é uma maratona de 34 jornadas, e só quem for mais consistente e perseverante durante este tempo irá ser campeão. Queremos estar nessa luta, para no final podermos ser felizes", disse António Salvador.

Os bons resultados da equipa neste arranque do campeonato têm potenciado rumores do interesse de Benfica e Sporting no treinador Abel Ferreira, algo que não preocupa o presidente do Sporting de Braga, lembrando que o técnico "tem contrato até 2021".

"O Abel sabe qual é o projeto deste clube. As notícias não o afetam. É um grande treinador, com futuro tremendo, um dos melhores treinadores portugueses da atualidade e talvez de sempre no futuro. Tem caráter, um clube que lhe dá todo o apoio e sente-se em casa", desabafou o dirigente.

António Salvador foi, ainda, instando a comentar a ausência de jogadores do Sp. Braga na mais recente convocatória do selecionador nacional Fernando Santos.

"Não comento as decisões do selecionador, que são soberanas, mas tenho a minha opinião sobre os jogadores do Braga, que é a equipa com mais portugueses como titulares e líder do campeonato. No entanto, quando o selecionador escolhe, somos Portugal é com eles que queremos vencer", disse o presidente do clube bracarense.

António Salvador participou hoje na assinatura de um protocolo com a Câmara Municipal de Esposende, na sequência da aquisição do Complexo Desportivo de Fão, num investimento de 1,5 milhões de euros, que será a primeira base de treino do Sporting de Braga fora da cidade.

Record

Bruno3429

FC Porto-Sp. Braga: o que torna a cimeira do Dragão especial
O duelo de líderes a partir de dez ângulos. História e memórias - de outras lutas pela liderança com um despedimento pelo meio - ideias e pistas para antecipar o grande jogo de sábado
Berta Rodrigues

Sábado, 20h30. Cimeira na Liga, um FC Porto-Sp. Braga feito duelo de líderes. As duas equipas partem em igualdade pontual para a 10ª jornada e o resultado do Dragão pode dizer muito sobre o que aí vem, num campeonato aberto como há muito não se via. Está muito em jogo numa partida que testará a real capacidade do Sp. Braga para se intrometer finalmente na luta dos ditos «grandes» e também a solidez da recuperação do FC Porto depois de um arranque abaixo do habitual. Um cenário que encontra algum paralelo, aliás, naquela que foi a última vitória do Sp. Braga no Dragão, já lá vão 13 anos. Essa ronda acabou com os minhotos a roubar a liderança a um FC Porto bem mais instável do que o atual. Foi uma das raras vitórias do Sp. Braga na casa portista, a única no atual estádio. Do momento actual até esse olhar para trás, o Maisfutebol olhou para o duelo de líderes a partir de vários ângulos. Ideias e pistas para antecipar o duelo do Dragão.

O dragão lançado

O FC Porto vai embalado, depois de sofrer duas derrotas nas primeiras sete jornadas da Liga: tantas quanto em todo o campeonato passado. Mas não olhou para trás a seguir à derrota na Luz, com o Benfica: seis vitórias consecutivas, duas para a Liga, duas para a Liga dos Campeões, uma para a Taça de Portugal e uma para a Taça da Liga. Mesmo numa época abaixo da sua média habitual de pontos, segue na frente, com o melhor ataque e a melhor defesa da Liga. E segue em todas as competições, com o futuro na Europa já garantido: a um ponto do apuramento na Champions e, mesmo que isso corresse muito mal, já com a presença na Liga Europa assegurado.

O Sp. Braga no topo e invicto

Chega aqui com um registo notável. O Sp. Braga é a única equipa invicta do campeonato, e aliás uma das poucas que restam na Europa, somando todas as competições: ficou isolado se contarmos as principais ligas, depois da derrota da Juventus a meio da semana com o Manchester United. Se bem que os números têm contexto. O Sp. Braga ainda não perdeu, mas caiu da Liga Europa na pré-eliminatória, à custa de dois empates frente aos ucranianos do Zorya. A partir daí colocou o foco na Liga e de caminho somou também vitórias na Taça de Portugal e nos dois jogos já disputados de Taça da Liga. Um arranque de 14 jogos sem perder já é recorde do clube, mas há mais pontos de comparação com o passado recente. Vamos lá.

Sp. Braga, 2009/10 como referência...

O Sp. Braga tem vindo a crescer e a ambição de chegar ao título é clara. Está bem lançado esta época, uma vez mais. Já esteve também há oito anos, quando a equipa então liderada por Domingos Paciência andou lá por cima em boa parte do campeonato. Por esta altura, até com melhores números que o atual Sp. Braga. À 9ª jornada, os minhotos lideravam o campeonato isolados, com três pontos de vantagem sobre o Benfica. Tinham 25 pontos, oito vitórias e um empate e também ainda não tinham perdido para a Liga. Levavam 15 golos marcados e quatro sofridos. Agora o Sp. Braga tem 21 pontos, seis vitórias e três empates, marcaram 19 golos e sofreram nove.

... com uma 10ª jornada marcante e a perda da liderança no Dragão

Nessa época a 10ª jornada também foi marcante. Acabou com a derrota do Sp. Braga em Guimarães, que permitiu ao Benfica alcancá-lo no topo. O Braga voltaria a isolar-se na frente, à 18ª jornada. Mas perderia de vez o comando... no Dragão. À 20ª jornada, numa pesada derrota por 5-1. Não voltou a estar na frente e a derrota na Luz à 24ª jornada acentuou diferenças. O Benfica foi campeão, o Sp. Braga terminou em segundo.

Domínio histórico do FC Porto e dois troféus para Braga

Esses 5-1 de 2009/10 foram anormalmente desequilibrados, mas o resultado não fugiu à «normalidade». O facto é que o Sp. Braga tem historicamente muitas dificuldades em casa do FC Porto. Em toda a história são apenas quatro vitórias em 75 confrontos, para todas as competições, com 63 vitórias portistas e mais oito empates. Duas das vitórias bracarenses foram já neste século e apenas uma no Estádio do Dragão, em 2004/05. Há muito mais história nos duelos entre ambos e três finais marcantes na última década, em campo neutro: a decisão da Liga Europa de 2010/11, ganha pelo FC Porto, as outras duas a valerem os dois títulos nacionais no palmarés dos minhotos: a Taça da Liga em 2013 e a Taça de Portugal em 2016, ganha pelo Sp. Braga de Paulo Fonseca nos penáltis.

2004/05, a última vez valeu liderança e deu despedimento

No Dragão, a última vitória do Sp. Braga – e única no atual estádio -  aconteceu a 30 de janeiro de 2005. Foi num campeonato atípico, um pouco à semelhança do que está a ser esta Liga, marcado por perdas de pontos acima do normal de todos os habituais candidatos. À entrada para essa 19ª jornada o FC Porto estava na frente, em igualdade com o Sporting, e o Sp. Braga também andava por ali, a um ponto de distância, a par do Boavista. O Benfica, que acabaria por ser campeão, estava a três pontos da liderança.

No Dragão, frente a um FC Porto em época de ressaca atribulada depois do título europeu conquistado com José Mourinho, o Sp. Braga adiantou-se aos 21 minutos, num golo de João Tomás. Diego ainda igualou, de penálti, mas Wender voltou a colocar o Sp. Braga na frente antes do intervalo. João Tomás ainda bisou para o 3-1 final.  Foi a primeira vez que o FC Porto sofreu três golos no seu então novo estádio e a equipa acabou a ver lenços brancos. O treinador, o espanhol Victor Fernández, não resistiu. Foi despedido no dia seguinte para Victor Fernández no Dragão. O triunfo permitiu ao Sp. Braga isolar-se na frente, depois de o Sporting ter empatado com o V. Setúbal nessa ronda. Voltaria a ser ultrapassado por FC Porto e Benfica na ronda seguinte, ao perder na visita ao V. Guimarães.

Com Abel (e Conceição) a tendência foi-se mantendo

Daí para cá o FC Porto venceu dez confrontos, o Sp. Braga conseguiu apenas três empates, o último dos quais em outubro de 2015, já lá vão três anos. Abel, que vai na segunda época no banco bracarense, não inverteu a tendência. Perdeu ambos os jogos para a Liga com o FC Porto, já de Conceição: 1-0 em Braga na primeira volta e 3-1 no Dragão na segunda. Sérgio Conceição, como treinador do Sp. Braga, defrontou o FC Porto por três vezes em 2014/15. Perdeu igualmente ambos os jogos de campeonato: no Dragão por 2-1 e em casa por 1-0, tendo empatado ainda uma partida da fase de grupos da Taça da Liga.

Recuperação defensiva em comum

Esta é uma temporada de expectativas renovadas. O FC Porto com o bicampeonato na mira e o Sp. Braga a olhar para cima. Para já, ambos no bom caminho. E com algumas semelhanças no desenrolar da temporada até agora. No plano defensivo, por exemplo, ambas as equipas melhoraram significativamente os registos na Liga. O FC Porto sofreu cinco golos nas primeiras três jornadas, três deles a partir de lances de bola parada, no que se incluem dois penáltis. A partir daí fechou a baliza. Para a Liga sofreu apenas mais um golo, na derrota com o Benfica, que foi igualmente o único jogo em que ficou em branco. O Sp. Braga encaixou cinco golos nas duas primeiras jornadas e, embora não com a mesma eficácia do dragão, daí para cá melhorou muito o registo defensivo, sofrendo apenas quatro nas últimas sete rondas.

O melhor ataque frente ao goleador da Liga

No plano ofensivo, o melhor ataque é do FC Porto, que tem conseguido suprir a ausência por lesão daquele que é ainda o seu melhor marcador no campeonato, Aboubakar. Ainda que não mantenha o nível goleador do arranque do campeonato. Os dragões, que não têm nenhum empate no campeonato, apenas ficaram em branco por uma vez na Liga: na derrota com o Benfica.

O Sp. Braga marcou em todos os jogos do campeonato até agora e tem o goleador da Liga. Dyego Souza, com sete golos, um registo notável ao fim de sete jornadas. Além disso o brasileiro fez três assistência para golo, o que faz dele o jogador mais valioso da Liga, com participação direta em 10 golos.

Há outro aspecto do jogo em que os rivais de sábado se equivalem: as bolas paradas, cada vez mais importantes. O FC Porto tem seis golos marcados na Liga a partir de bolas paradas, o Sp. Braga cinco. Do lado defensivo, também registos parecidos: os arsenalistas sofreram quatro golos a partir de lances de bola parada, o FC Porto três.

Os mesmos utilizados e o banco mais produtivo do dragão

O FC Porto chega aqui com mais jogos nas pernas – 17 contra 14 – por força da presença na fase de grupos da Liga dos Campeões. Mas Sérgio Conceição utilizou apenas mais um jogador que Abel no total: 26 contra 25. Na Liga o número é idêntico, ambos usaram 21 jogadores. O FC Porto mantém três totalistas no campeonato: Casillas, Alex Telles e Felipe. No Sp. Braga restam dois, Bruno Viana e Sequeira, e um muito perto: a Ricardo Esgaio faltam apenas sete minutos. Sérgio Conceição tem tirado melhor partido do banco: já houve cinco suplentes do FC Porto a marcar na Liga. Do lado do Sp. Braga nenhum até agora, em contraste com a época passada, quando os arsenalistas foram de longe a equipa que melhor aproveitou o banco.

Maisfutebol

JotaCC

Salvador e o duelo "olhos nos olhos"
Se o Braga teve a semana toda para se preparar, o F. C. Porto jogou na terça-feira para a Champions. Isso pode pesar? Não. Os jogos da Champions são cansativos e têm forte carga emocional. Mas o F. C. porto não foi à Rússia, jogou em casa e está em bom momento. Jogar com o Braga é o melhor que lhe podia acontecer, após um jogo europeu.
Com estes argumentos, mais o fator casa, pode dizer-se que o F.C. Porto estará em vantagem? Sim, muita coisa joga a favor do F. C. Porto. Tem um plantel mais forte e está motivadíssimo. O Braga está a fazer um grande campeonato, tem mérito, mas o favoritismo pende para o F. C. Porto.
Um jogo entre "as duas melhores equipas a jogar futebol em Portugal" que se vão defrontar "olhos nos olhos por um bom resultado" é o que antecipa o presidente do Sporting de Braga para a cimeira de líderes de amanhã, frente ao F. C. Porto, no Dragão, numa partida sobre a qual António Salvador mostra confiança.
"Se me perguntam se vamos ganhar ao Dragão, obviamente que digo que queremos, mas se perguntar o mesmo a Pinto da Costa, se vai a Braga, à Luz ou a Alvalade para ganhar, também vai dizer que sim", disse o líder dos minhotos, antecipando, por isso, "um jogo difícil para ambos".
Ainda assim, Salvador lembra que "nada ficará decidido nesta jornada", falando "numa maratona de 34 jornadas em que o mais consistente vai ser feliz".
O dirigente fez esta análise à margem da assinatura de um protocolo com o município de Esposende e CF Fão, que levou a um investimento de 1,5 milhões de euros na compra do complexo desportivo dos fangueiros, que será a primeira base do clube bracarense fora da cidade, antes de ser questionado sobre a alegada cobiça de Sporting e Benfica no treinador Abel Ferreira.
"Ele sabe qual é o projeto deste clube, e essas notícias não o afetam. E um grande treinador, com futuro tremendo, um dos melhores treinadores portugueses e tem contrato até 2021", esclareceu.

JN

JotaCC

"Nós e o Braga somos os mais fortes" CASILLAS
Em exclusivo a O JOGO, o guarda-redes antecipa um grande jogo amanhã à noite e não tem dúvidas sobre a justiça da classificação. Muitos elogios ao rival

O espanhol publicou uma foto no FC Porto 1-3 Real Madrid de 2003, ainda nas Antas, e perguntou aos adeptos se reparavam em algo de especial. Solari, atual treinador do Real, também lá estava
Seguro: Iker não sofreu golos nos dois jogos que fez no Dragão contra o Braga
Champions: dragões chegam a este jogo depois de vitória folgada (4-1) na Europa


A final da Taça de Portugal 2015/16 ainda está atravessada na garganta do espanhol, que aproveita para lembrar que o facto de o Braga estar fora das competições europeias lhe dá mais força na Liga
Primeiro foi Ricardo Horta, do Braga; a seguir Felipe, do FC Porto. A semana antes do jogo que define o líder do campeonato foi marcada por manifestações de força: os bracarenses garantem estar a atravessar a melhor fase dos últimos anos e os portistas sublinham que esta temporada nunca tinham estado tão bem. Nenhuma das equipas está a fazer bluff. Os dragões levam seis vitórias consecutivas, segunda melhor série desde que Conceição é treinador. O Braga é a única equipa dos principais campeonatos europeus (ver mais na página 13) que ainda não perdeu e Abel Ferreira está a um jogo de igualar os 15 seguidos sem derrotas de Paulo Fonseca.
Casillas é um guarda-redes atento. Entre os postes tem feito a diferença e fora deles atesta o que os outros protagonistas vão dizendo, com a certeza de que a liderança bipartida está por esta altura bem entregue. "FC Porto e Braga são atualmente as duas melhores equipas do campeonato, já que estamos com os mesmos pontos no topo da classificação. Vai ser um bom jogo", resumiu em exclusivo a O JOGO. "Espero um jogo muito difícil. O Braga é uma equipa que está muito forte. Aliás, já era muito forte na época passada e continua a ser, especialmente agora que está focado apenas nas provas nacionais, uma vez que não joga nas competições europeias ", explicou depois. "O Braga não é uma surpresa para nós", aponta ainda, garantindo que todo o plantel portista está atento e focado exclusivamente no último jogo antes da paragem para os compromissos das seleções nacionais. "É um adversário muito difícil. Vai ser uma partida muito dura", prosseguiu. "Para nós, é um jogo e um adversário importante", fechou, não sem antes deixar de lembrar que uma das primeiras recordações que guarda dos arsenalistas lhe continua engasgada na garganta: "Lembro-me da final da Taça de Portugal de há três épocas [2015/16], em que empatámos 2-2 e viríamos a perder nos penáltis. Com o Braga, os jogos são sempre exigentes, quer fora quer no Dragão."
Por falar em Dragão, o guarda-redes espanhol conta com o fator casa para terminar a jornada como líder isolado. E deixou uma mensagem aos adeptos: "Espero um grande apoio das bancadas, como sempre. Os adeptos são muito importantes para nós, espero que desfrutem do jogo e que juntos voltemos a conquistar o campeonato e outros títulos que nos deixariam muito felizes."

O JOGO

JotaCC

"ACREDITO QUE VAMOS GANHAR..."
Líder arsenalista está otimista para o embate de amanhã entre as "duas melhores equipas" da I Liga

"São as duas melhores equipas em Portugal a jogar futebol. Espero um bom resultado"
"Este jogo não vai decidir o campeonato, mas quem vencer fica logo mais à frente"
António salvador Presidente do Braga


O Braga tem todas as condições para disputar a liderança, só não tem, disse António Salvador, duas coisas que os outros têm: dinheiro e um grande número de adeptos. Mas isso também não marca golos
A sessão foi agendada para a assinatura do protocolo com o FC Fão, a Câmara Municipal de Esposende ea SC Braga S AD, mas as conversas – e as perguntas – foram parar a outro lado e a outro assunto. O jogo de amanhã no Dragão coloca frente a frente os líderes do campeonato. Se de um lado estará o campeão nacional, do outro vai estar o Braga, que ambiciona declaradamente chegar ao título. Não sendo novidade para ninguém a ambição dos guerreiros do Minho, António Salvador não se alongou a explicar os seus desejos, mas também não lhes fugiu.
"Todos sabem o que nós queremos e para onde caminhamos. Não vale a pena estar aqui a dizer se vamos ser campeões ou não", atirou o líder arsenalista.
E nesse caminho até ao título nacional, o Braga, disse, "só não tem duas coisas que os outros clubes têm: o dinheiro e a massa adepta com tanta gente como os outros. De resto, tem um clube com organização e que lhe dá todas as condições de trabalho, todo o apoio."
Sobre o jogo, Salvador transpira confiança por todos os poros e antevê um bom espetáculo. "Sabemos que sábado há um grande jogo de futebol, com os dois líderes do campeonato. São as duas melhores equipas em Portugal a jogar futebol neste momento. A equipa do Braga tem grandes profissionais, com carácter, ambição, e obviamente vamos com o objetivo de discutir o jogo olhos nos olhos e esperar por um bom resultado. Se me perguntar se vamos ganhar ao Dragão, acredito que vamos ganhar ao Dragão. Se perguntar a Jorge Nuno Pinto da Costa se vai a Braga, se vai à Luz ou ao Sporting com a convicção de que vai ganhar, ele também dirá que vai ganhar. Qualquer uma das equipas tem a legitimidade de ter a convicção de ganhar o jogo", esclareceu António Salvador, esperançado na presença em campo de "três grandes equipas". O jogo com o FC Porto pode não decidir o campeonato, é certo, "mas quem vencer fica logo mais à frente, com mais três pontos, numa maratona de 34 jornadas". E nessa corrida estará o Braga.
No dia em que foi conhecida a convocatória de Fernando Santos, sem atletas da equipa minhota, António Salvador foi politicamente correto. Defendeu a qualidade dos jogadores do Braga, mas vincou: "Somos Portugal e é com esses que queremos que a nossa seleção nacional vença os seus jogos."


ENCHENTE BILHETES QUASE A ESGOTAR
Os 500 bilhetes adicionais que o Braga pediu ao FC Porto estão praticamente esgotados, depois de já terem sido vendidos, em menos de dois dias, os primeiros 1500 ingressos recebidos para o jogo de amanhã. Na eventualidade de voltarem a esgotar, o clube ainda pondera voltar a pedir um reforço de bilhetes. Para já estão garantidos 2000 adeptos do Braga no Estádio do Dragão.


IMBATÍVEL EQUIPA NO TOPO DA EUROPA
Depois das derrotas do Dortmund e da Juventus na Champions, o Braga passou a ser a única equipa das dez principais ligas europeias que ainda não perdeu esta temporada (14 jogos, 9 vitórias e 5 empates). Abel Ferreira vai tentar prolongar esta série no Dragão, pretendendo também igualar o melhor registo da história do clube (15 jogos consecutivos sem perder).


NOTÍCIAS NÃO AFETAM ABEL FERREIRA
Treinador foi colocado na órbita de Sporting e Benfica, mas, por entre muitos elogios, Salvador garantiu que não sairá
Nos últimos dias, Abel Ferreira viu o seu nome associado a clubes como Sporting e Benfica, mas depois de o próprio ter negado a possibilidade de abandonar o Braga pelo menos antes do final da temporada, ontem foi a vez de António Salvador garantir a continuidade do treinador, que está seguro por uma cláusula de rescisão de 12,5 milhões de euros. "O Abel conhece o projeto do clube e tenho a certeza de que essas notícias não o vão afetar. É um dos melhores treinadores portugueses da atualidade e terá um futuro tremendo", começou por afirmar o presidente arsenalista. "Para além disso, é uma pessoa com carácter. Tem contrato até 2021, comunga dos nossos objetivos e está num clube que lhe oferece todas as condições de trabalho. Sente-se em casa, é apoiado por todos e é aqui que ele quer fazer história", acrescentou.


COMPLEXO TROCADO POR DÍVIDA
António Salvador formalizou ontem o contrato de compra do Complexo Desportivo de Fão, numa cerimónia que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Esposende. "Se não fizéssemos isto, o Fão acabava com uma carrada de credores em cima daquele complexo", explicou Benjamim Pereira (na foto), presidente da autarquia. O líder arsenalista explicou que este projeto dedicado à formação também serve para "reforçar a marca" do clube, tendo ainda confirmado que a SAD, como contrapartida, assumiu a dívida do Fão, no valor de 1,5 milhões de euros.

O JOGO

JotaCC

"Acredito que vamos ganhar ao FC Porto"
António Salvador garante que o treinador Abel Ferreira está em Braga de corpo e alma e até proferiu uma declaração peculiar quando confrontado sobre os rumores que envolveram recentemente o nome do técnico arsenalista e a possibilidade de estar a ser cogitado como uma alternativa tanto para a Luz como para Alvalade. "O Abel é um dos melhores treinadores portugueses, vai ter uma grande projeção e um futuro tremendo, mas também tem caráter e sabe qual é o projeto do Sp. Braga, pelo que as notícias não o atropelam", comentou o dirigente, recordando que "Abel Ferreira tem contrato até 2021 e comunga do objetivo claro do clube": "Não temos a mesma capacidade financeira, nem a massa crítica dos rivais, mas ele sente-se em casa e é aqui que quer fazer história." As duas equipas que, neste momento, melhor futebol jogam em Portugal", mencionou o presidente dos minhotos, firme na capacidade de resposta dos jogadores arsenalistas: "As duas equipas têm aspirações legítimas, mas os nossos jogadores também têm caráter e ambição e o nosso objetivo é discutir o jogo olhos nos olhos com o FC Porto."
Abel determinado a fazer história
António Salvador garante que o treinador Abel Ferreira está em Braga de corpo e alma e até proferiu uma declaração peculiar quando confrontado sobre os rumores que envolveram recentemente o nome do técnico arsenalista e a possibilidade de estar a ser cogitado como uma alternativa tanto para a Luz como para Alvalade. "O Abel é um dos melhores treinadores portugueses, vai ter uma grande projeção e um futuro tremendo, mas também tem caráter e sabe qual é o projeto do Sp. Braga, pelo que as notícias não o atropelam", comentou o dirigente, recordando que "Abel Ferreira tem contrato até 2021 e comunga do objetivo claro do clube": "Não temos a mesma capacidade financeira, nem a massa crítica dos rivais, mas ele sente-se em casa e é aqui que quer fazer história."


Potenciar talentos em Fão
A SAD arsenalista formalizou ontem, na autarquia de Esposende, o prometido protocolo de cooperação com o Fão, tendo em vista usufruir e rentabilizar as infraestruturas municipais, bem como os escalões de formação e competição do referido clube, até aos sub23, durante os próximos 15 anos. Mais do que apresentar-se como a primeira base de formação fora da cidade de Braga, este acordo também tem como finalidade dotar o atual complexo desportivo de Fão com pelo menos mais dois campos relvados e uma unidade hoteleira. O objetivo é o de potenciar jovens talentos e atrair outras equipas a estagiar na região de modo a tornar o projeto autossustentável. Em contrapartida, o Sp. Braga, que estará isento de taxas e impostos, comprometeu-se a assumir o passivo do Fão, que é de 1,5 milhões de euros, bem como a pagar 550 mil euros à edilidade de Esposende se, daqui a 15 anos, abdicar da renovação do acordo.

RECORD

Bruno3429

FC Porto x SC Braga: convocados

O SC Braga treinou esta sexta-feira pela última vez antes do duelo com o FC Porto, jogo grande da jornada 10 da Liga NOS.

O encontro está agendado para as 20h30 deste sábado, no Estádio do Dragão, e o treinador Abel Ferreira convocou 19 jogadores para a comitiva dos Gverreiros: Sequeira, Wilson, Xadas, Eduardo, Tiago Sá, Pablo, João Novais, Paulinho, R. Horta, Claudemir, Fábio M., Fransérgio, Marafona, Raul Silva, Bruno Viana, R. Esgaio, Palhinha, M. Goiano e Dyego Sousa.

"Espero uma equipa audaz"

Este sábado há duelo de titãs no Estádio do Dragão. FC Porto e SC Braga enfrentam-se com a liderança da Liga NOS em jogo e Abel Ferreira, no lançamento da partida, anteviu um duelo electrizante e espetacular. O técnico bracarense espera uma equipa audaz e ambiciosa, "em mais uma desafio e uma oportunidade" para crescer.

Expetativas: "Decisivo não é. Espero, acima de tudo, que seja um grande espetáculo. Vou enviar uma cartinha para ver se não há chuva à hora de jogo. Que seja um grande espetáculo, que as três equipas se respeitem e deem o melhor de si. Espero que façamos um bom jogo e que no final vença o SC Braga".

Fiéis à identidade: "Não temos nada a provar. Queremos ser melhores do que na época passada. E, para isso, temos que desafiar os melhores. Vamos desafiar o FC Porto que é uma grande equipa e que joga em sua casa. Queremos cumprir o plano de jogo, porque acreditamos muito naquilo que fazemos diariamente. Queremos manter-nos fiéis à nossa identidade e jogar para vencer do primeiro ao último minuto".

Coragem e audácia: "Não sou treinador de primeira liga há muito tempo, mas penso que já ficou bem vincada a nossa forma de jogar. O que mais quero é que os meus jogadores, aconteça o que acontecer, porque nada vai mudar o nosso trajecto, tenham coragem e audácia para desafiar o nosso adversário".

Desafio e oportunidade: "Vamos defrontar o campeão em título. Uma equipa que está na liderança do campeonato e em primeiro lugar do seu grupo na UEFA Champions League. Com uma forma de jogar versátil .e variável, que se adapta bem ao jogo apoiado, ao jogo em largura ou ao jogo interior É mais um grande desafio e uma grande oportunidade para nós".

Diana Novais: "Esperamos conquistar os três pontos"

A equipa feminina de Sub-19 do SC Braga enfrenta, este sábado, a Casa do Povo Martim em jogo correspondente à 5ª jornada do Campeonato de Juniores Feminino. Na antevisão da partida, Diana Novais afirmou que o objetivo para este próximo desafio é "conquistar os três pontos". A Gverreira do Minho revelou ainda o sonho de jogar ao lado de Vanessa Marques – a sua referência no futebol feminino português.

Expetativas para o próximo encontro: "Esperamos conquistar os três pontos e cumprir o objetivo que o treinador nos pede: fazer muitos golos e não sofrer. Queremos continuar invictas esta temporada".

União é o segredo para o sucesso: "Tenho muito orgulho em representar este clube. Tenho uma equipa muito unida. Sinto que tem sido esse o segredo do sucesso do SC Braga".

Sonho de jogar ao lado de Vanessa Marques: "A Vanessa Marques é uma referência para mim, sempre a admirei, é uma jogadora fantástica e uma pessoa incrível. Tenho o sonho jogar ao lado dela no futuro".

SC Braga soma mais dois títulos mundiais de Kickboxing

João Carvalho e Alexandre Cunha sagraram-se, esta sexta-feira, campeões do mundo no decorrer do Campeonato Mundial da WKF que está a ser realizado em Buenos Aires. Os Gverreiros do Minho brilharam em cima do ringue e conseguiram derrotar atletas de elevadíssima qualidade – triunfos que ficarão gravados na história desportiva destes dois jovens atletas da formação bracarense.

João Carvalho, na prova de Full Contact, deu um autêntico show a todos os amantes do kickboxing mundial ao vencer a meia-final (Argentina) e a final (França) por KO.

Alexandre Cunha, em Low Kick, voltou a estar ao mais alto nível derrotando dois lutadores argentinos, levando mais um cinturão de ouro para a cidade de Braga.

Os Gverreiros do Minho elevaram, uma vez mais, o símbolo do SC Braga além-fronteiras – um facto que orgulha toda a legião bracarense.

Sub-20 de Portugal com Carmo e Moura

Hélio Sousa, selecionador nacional Sub-20, convocou 24 jogadores para o estágio de preparação para o Mundial 2019. Os campeões europeus David Carmo e Moura fazem, uma vez mais, parte do lote de escolhidos.

A comitiva lusa reúne-se entre os dias 12 e 18 de novembro, num estágio que vai decorrer entre a Cidade do Futebol e o Algarve e contempla três jogos de preparação.

O primeiro, contra a Polónia, realiza-se a 15 de novembro no Estádio do Algarve. No dia 16 segue-se a Eslováquia, num jogo a disputar no Estádio Municipal Da Bela Vista, no Parchal. O último e derradeiro teste é novamente contra os eslovacos, no dia 18, no Estádio Municipal de Portimão. Todos os três jogos têm início marcado para as 17h00.

Sanca: "Começar a segunda volta da melhor forma"

Terminada a primeira volta para os Sub-19, é altura de enfrentar uma nova ronda de importantes e decisivas batalhas. Sanca, que esteve em destaque com os dois golos apontados no último encontro, projetou o desafio frente a um SC Beira-Mar que deixa boas memórias provenientes da abertura do Campeonato (5-1), afirmando que o grupo está focado em iniciar da "melhor forma" uma etapa de onde pretende sair com o passaporte para o primeiro dos objetivos: a presença na Fase Final.

Desejo de um (re)início feliz: "A expectativa é ganhar mais três pontos e começar a segunda volta da melhor forma. Queremos continuar com esta fibra vencedora, jogo após jogo, trabalhando cada vez mais para que depois isso se traduza nos resultados. O grupo está focado em concretizar o primeiro objetivo da época, que passa por garantir a passagem à Fase Final".

Totalmente preparados: "Por aquilo que conhecemos e tivemos oportunidade de observar no SC Beira-Mar este é um adversário muito variável em termos de posicionamento. Vai-nos dar algum trabalho, certamente, mas estamos preparados e sabemos aquilo que temos de fazer para sairmos com um sorriso no final".

Dois golos e totalista no último encontro: "O sentimento que fica é sobretudo de orgulho. Com a ajuda da equipa, consegui contribuir com dois golos e isso só me dá mais vontade para continuar a trabalhar e manter o meu lugar".

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: Raúl Silva e Xadas regressam para o FC Porto
Dupla estava afastada após lesões contraídas em agosto

O defesa central Raúl Silva e o médio Bruno Xadas são as grandes novidades nos convocados do Sp. Braga para o jogo ante o FC Porto, marcado para este sábado, no Estádio do Dragão e relativo à 10.ª jornada da Liga.

Ambos os jogadores contraíram lesões de alguma duração em agosto e estão agora de volta aos eleitos do treinador dos minhotos, Abel, que elegeu 19 atletas para o embate ante a equipa de Sérgio Conceição.

De fora, em relação à última convocatória, ficam Lucas e Murilo.

O FC Porto-Sp. Braga opõe as duas equipas que estão nos primeiros dois lugares da classificação. Dragões e arsenalistas estão lado a lado, com 21 pontos.

Lista de convocados

Guarda-redes: Tiago Sá, Marafona;

Defesas: Bruno Viana, Sequeira, Pablo Santos, Raúl Silva, Marcelo Goiano;

Médios: Fransérgio, Palhinha, Claudemir, Fábio Martins, Eduardo, Bruno Xadas, João Novais, Ricardo Esgaio;

Avançados: Wilson Eduardo, Ricardo Horta, Dyego Sousa, Paulinho.

Abel: «Vamos desafiar o FC Porto»
Técnico assume que a ambição do Sp. Braga é «vencer seja onde for e contra quem for»
Bruno José Ferreira

O Sp. Braga não tem «nada a provar a ninguém» no jogo deste sábado frente ao FC Porto num embate de líderes, mas Abel Ferreira promete «desafiar o FC Porto em sua casa» na medida em que só desafiando os melhores o Sp. Braga pode crescer. O técnico não considera o jogo «decisivo» para as contas do campeonato.

«O que temos a fazer, porque queremos ser melhores do que na época passada, é desafiar os melhores, é isso que vamos fazer, desafiar o FC Porto em sua casa perante os seus adeptos. Vamos desafiar o FC Porto! Esperamos conseguir ser fiéis à nossa identidade, ao nosso plano de jogo e com carisma. O nosso objetivo é sempre o mesmo, seja onde for e contra quem for», referiu o treinador em conferência de imprensa.

Abel recusa-se a jogar para conquistar um ponto, apontando como único objetivo o triunfo no Dragão. «É verdade que não sou treinador de Primeira Liga há muito tempo, mas já ficou bem vincada a nossa forma de estar, a nossa identidade. Vamos ser a mesma equipa depois do jogo aconteça o que acontecer», atirou.

Sobre o FC Porto, Abel Ferreira destaca a versatilidade do conjunto orientado por Sérgio Conceição. «Vamos defrontar e desafiar o atual campeão em título, a equipa que está em primeiro, está em primeiro também na Liga dos Campeões. Tem uma forma de jogar muito versátil, adapta-se muito bem quer seja em jogo apoiado, quer mais vertical quer seja nas bolas paradas. É mais um desafio, amanhã é um grande desafio para nós e uma grande oportunidade. Vamos apanhar o melhor FC Porto da época, com um grande treinador», vincou Abel.

O jogo entre o FC Porto e o Sp. Braga, que dividem o topo da tabela com 21 pontos, está agendado para as 20h30 deste sábado no Estádio do Dragão.

Abel e as ausências na Seleção: «Vamos continuar a partir pedra»
Treinador do Sp. Braga comentou ausências de jogadores seus na Seleção Nacional
Bruno José Ferreira
    
Abel Ferreira comentou a ausência de jogadores do Sp. Braga da convocatória da Seleção Nacional para os jogos frente a Itália e Polónia, para a Liga das Nações, e mostrou-se confiante de que no futuro o panorama pode alterar-se.

«O Sp. Braga neste momento não tem nenhum jogador internacional na sua equipa. Vamos ter de trabalhar mais, melhorar, ser persistentes e resilientes à procura daquilo que queremos. Só há um caminho, olhar para a frente e ir atrás dos nossos objetivos. Vamos continuar a partir pedra, pode demorar mais tempo, mas vamos continuar, temos guerreiros resilientes. Se tivermos de abrir uma porta numa parede vamos abri-la», afirmou o treinador dos minhotos, hoje, na conferência de imprensa de antevisão do jogo frente ao FC Porto.

O Sp. Braga visita o Dragão amanhã (20h30) em jogo da 10.ª jornada da Liga.

Abel: «Sp. Braga candidato? Vamos lutar, disso não tenham dúvidas»
Treinador estava na equipa do Braga que venceu o último jogo em casa dos azuis e brancos
Bruno José Ferreira
    
Em véspera de um jogo de líderes, com o Sp. Braga deslocar-se ao Dragão em igualdade pontual com estão cumpridas nove jornadas, Abel Ferreira voltou a ser confrontado com a intromissão os bracarenses na luta pelo título. O técnico do Sp. Braga promete lutar.

«Não adianta eu estar a falar daquilo que vocês falam todos os dias, daquilo que vem nos jornais todos os dias, do que os programas de televisão falam todos os dias, do que os nossos adeptos falam todos os dias. É fácil falar e colocar isso nas mãos dos outros. Vamos lutar, disso não tenham dúvidas», referiu o treinador, reforçando que o que está definido desde o início da época é lutar pelos quatro primeiros lugares.

O Sp. Braga não vence no terreno dos dragões desde 2005. Na altura triunfou por três bolas a uma e na equipa estava Abel Ferreira, que fala numa «história bonita», mas apenas estatística que não terá interferência neste embate,

«Lembro-me desse jogo, ganhámos 3-1. A história está lá, é bonita. Tenho a certeza do que queremos fazer amanhã é vencer o jogo, é aí que está o segredo, queremos ser fiéis à nossa identidade. Fico contente que vocês acreditem que nós podemos ir vencer o FC Porto em casa deles, porque nós também acreditamos. Mas mais do que acreditar é preciso fazer», atirou o treinador.

Maisfutebol